Anda di halaman 1dari 16

Captulo 3 SISTEMAS DE PROJEES ORTOGONAIS

ngulos Diedros
A representao de objetos tridimensionais atravs de desenhos bidimensionais, utilizando projees ortogonais, foi idealizado por Gaspar Monge no sculo XXVIII. O sistema de representao criado por Gaspar Monge denominado de Geometria Descritiva. Considerando os planos vertical e horizontal prolongados alm de suas intersees, como mostra a Figura 3.1, dividiremos o espao em quatro ngulos diedros (que tem duas faces). Os quatros ngulos so numerados no sentido anti-horrio, e denominados 1, 2, 3, e 4 Diedros.

PV PV PH

pura PH pura Rebatimento Rebatimento 2DIEDRO 3DIEDRO 1DIEDRO 4DIEDRO

PH PV PH

pura PV pura

NGULOS DIEDROS
Rebatimento

Rebatimento

Figura 3.1

Utilizando os princpios da Geometria Descritiva, pode-se, atravs de figuras planas, representar formas espaciais utilizando os rebatimentos de qualquer um dos quatros diedros. Entretanto, para viabilizar o desenvolvimento industrial e facilitar o exerccio da engenharia, foi necessrio normalizar uma linguagem que, a nvel internacional, simplifica-se o intercmbio de informaes tecnolgicas. Assim, a partir dos princpios da Geometria Descritiva, as normas de Desenho Tcnico fixaram a utilizao das projees ortogonais somente pelo 1 e pelo 3 diedro, criando atravs de normas internacionais dois sistemas para representao de peas: sistema de projees ortogonais pelo 1 diedro sistema de projees ortogonais pelo 3 diedro

Antonio Cllio Ribeiro, Mauro Pedro Peres, Nacir Izidoro

32

O uso de um ou do outro sistema depender das normas adotadas por cada pas. Por exemplo, nos Estados Unidos da Amrica (USA) mais difundido o uso do 3 diedro, nos pases europeus mais difundido o uso do 1 diedro. No Brasil mais utilizado o 1 diedro, porm, nas industrias oriundas dos USA, da Inglaterra e do Japo, podero aparecer desenhos representados no 3 diedro. Como as normas internacionais convencionaram, para o Desenho Tcnico, o uso do 1 e 3 diedro importante a familiarizao com os dois sistemas de representao. A interpretao errnea de um Desenho Tcnico poder causar grandes prejuzos.

Projees Ortogonais pelo 1 Diedro


As projees feitas em qualquer plano do 1 diedro, seguem um princpio bsico que determina que o objeto a ser representado dever estar entre o observador e o plano de projeo, conforme mostra a Figura 3.2. A partir da, considerando o objeto imvel no espao, o observador pode v-lo por seis direes diferentes, obtendo seis vistas da pea. Ou seja, aplicando o princpio bsico em seis planos circundando a pea, obtemos, de acordo com as Figura 3.2 normas internacionais, as vistas principais no 1 diedro. Para serem denominadas de vistas principais as projees tem que ser obtidas em planos, perpendiculares entre si e paralelos dois a dois, formando uma caixa. A Figura 3.3 mostra a pea circundada pelos seis planos principais, que posteriormente so rebatidos de modo a se transformarem em um nico plano. Cada face se movimenta em 90 em relao outra.

3 4 1 3 6

Figura 3.3

LEITURA E INTERPRETAO DE DESENHO TCNICO

33

A projeo que aparece no plano 1(Plano vertical de origem do 1 diedro) sempre chamada de vista de frente. Em relao posio da vista de frente, aplicando o princpio bsico do 1 diedro, nos outros planos de projeo resultam as seguintes vistas: Plano 1 Vista de Frente ou Elevao mostra a projeo frontal do objeto. Plano 2 Vista Superior ou Planta mostra a projeo do objeto visto por cima. Plano 3 Vista Lateral Esquerda ou Perfil mostra o objeto visto pelo lado esquerdo. Plano 4 Vista Lateral Direita mostra o objeto visto pelo lado direito. Plano 5 Vista Inferior mostra o objeto sendo visto pelo lado de baixo. Plano 6 Vista Posterior mostra o objeto sendo visto por trs.

A padronizao dos sentidos de rebatimentos dos planos de projeo garante que no 1 diedro as vistas sempre tero as mesmas posies relativas. Ou seja, os rebatimentos normalizados para o 1 diedro mantm,em relao vista de frente, as seguintes posies: a vista de cima fica em baixo; a vista de baixo fica em cima; a vista da esquerda fica a direita; a vista da direita fica a esquerda.

Talvez o entendimento fique mais simples, raciocinando-se com o tombamento do objeto. O resultado ser o mesmo se for dado ao objeto o mesmo rebatimento dado aos planos de projeo. A figura 3.4 mostra tombamento do objeto. Comparando com o resultado das vistas resultantes dos rebatimentos dos planos de projeo, pode-se observar: O lado superior do objeto aparece em baixo e o inferior em cima, ambos em relao posio frente. O lado esquerdo do objeto aparece direita da posio de frente enquanto que o lado direito est esquerda do lado da frente.

Figura 3.4

A Figura 3.5 mostra o desenho final das seis vistas. Observe que no so colocados os nomes das vistas, bem como no aparecem as linhas de limite dos planos de projees.

Antonio Cllio Ribeiro, Mauro Pedro Peres, Nacir Izidoro

34

Figura 3.5

importante olhar para o desenho sabendo que as vistas, apesar de serem desenhos bidimensionais, elas representam o mesmo objeto visto por diversas posies. Com a conscincia de que em cada vista existe uma terceira dimenso escondida pela projeo ortogonal; partindo da posio definida pela vista de frente e sabendo a disposio final convencionada para as outras vistas, possvel entender os tombos (rebatimentos) efetuados no objeto. Outra conseqncia da forma normalizada para obteno das vistas principais do 1 diedro que as vistas so alinhadas horizontalmente e verticalmente. Para facilitar a elaborao de esboos, como as distncias entre as vistas devem ser visualmente iguais, pode-se relacionar as dimenses do objeto nas diversas vistas conforme mostra a Figura 3.6. Verticalmente relaciona-se as dimenses de comprimento, horizontalmente relaciona-se as dimenses de altura e os arcos transferem as dimenses de Figura 3.6 largura.

Exerccio Resolvido

LEITURA E INTERPRETAO DE DESENHO TCNICO

35

Exerccios Propostos
Ainda que dificilmente ocorra a necessidade de se desenhar todas as vistas principais de uma pea, importante fazer os exerccios propostos para desenvolver a habilidade de raciocinar com os rebatimentos. Procure analisar os rebatimentos de todas as superfcies que compem cada pea.

Escolha das Vistas


Dificilmente ser necessrio fazer seis vistas para representar qualquer objeto. Porm, quaisquer que sejam as vistas utilizadas, as suas posies relativas obedecero s disposies definidas pelas vistas principais. Na maioria dos casos, o conjunto formado pelas vistas de frente, vista superior e uma das vistas laterais suficiente para representar, com perfeio, o objeto desenhado. No 1 diedro mais difundido o uso da vista lateral esquerda, resultando no conjunto preferencial composto pelas vista de frente, vista superior e vista lateral esquerda que tambm so chamadas, respectivamente, de elevao, planta e perfil, mostradas na Figura 3.7. Na pratica, devido simplicidade de forma das maiorias das peas que compem as mquinas e equipamentos, so utilizadas somente duas vistas.

Figura 3.7

Em alguns casos, com auxlio de smbolos convencionais, possvel definir a forma da pea desenhada com uma nica vista. No importa o nmero de vistas utilizadas, o que importa que o desenho fique claro e objetivo. O desenho de qualquer pea, em hiptese alguma, pode dar margem a dupla interpretao. O ponto de partida para determinar as vistas necessrias escolher o lado da pea que ser considerado como frente. Normalmente, considerando a pea em sua posio de trabalho ou de equilbrio, toma-se como frente o lado que melhor define a forma da pea. Quando dois lados definirem bem a forma da pea, escolhe-se o de maior comprimento. Feita a vista de frente faz-se tantos rebatimentos quantos forem necessrios para definir a forma da pea. Na Figura 3.8, considerando como frente direo indicada, as trs vistas preferenciais do 1 diedro so suficientes para representar o objeto. Observe no

Antonio Cllio Ribeiro, Mauro Pedro Peres, Nacir Izidoro

36

conjunto de seis vistas que as outras trs vistas, alm de apresentarem partes ocultas, so desnecessrias na definio da forma do objeto.

Vistas Prefrenciais

VISTAS PRINCIPAIS

Figura 3.8

Na Figura 3.9, considerando a frente indicada no objeto, o conjunto formado pelas vistas de frente, superior e lateral direita o que melhor representa a pea. Na vista lateral esquerda aparecem linhas tracejadas, que devem ser evitadas.

CONJUNTO DE DUAS VISTAS LATERAIS

Figura 3.9

Quando a vista de frente for uma figura simtrica, conforme mostra a Figura 3.10, teoricamente poderia utilizar qualquer uma das vistas laterais, porm deve-se utilizar a vista lateral esquerda para compor o conjunto das vistas preferenciais.

Figura 3.10

preciso ter muito cuidado com a escolha das vistas, porque o uso de vistas inadequadas pode levar a solues desastrosas.

LEITURA E INTERPRETAO DE DESENHO TCNICO

37

A Figura 3.11 mostra que as duas vistas escolhidas em 3.11 (a) podem representar qualquer uma das peas mostradas em 3.11 (b) se considerarmos os sentidos de observao indicados no paraleleppedo.

(a) Figura 3.11

(b)

Ainda que parea que o problema est resolvido, a soluo pode ser enganosa como mostrado na Figura 3.12. As duas vistas escolhidas em 3.12 (a) podem corresponder a qualquer uma das quatro peas mostradas em 3.12 (b).

(a) Figura 3.12

(b)

As vistas precisam ser escolhidas de modo que o desenho defina fielmente a forma da pea e que, em hiptese nenhuma, d margem a dupla interpretao.

Exerccios Resolvidos

Antonio Cllio Ribeiro, Mauro Pedro Peres, Nacir Izidoro

38

Exerccios Propostos
Dadas as perspectivas faa o esboo das trs vistas que melhor representam as peas. Para desenvolver a viso espacial todo o esforo deve ser concentrado na automao do raciocnio para os rebatimentos convencionados do 1 diedro. A automao do raciocnio para os rebatimentos significa que, quando se olha para um conjunto de vistas deve-se, automaticamente, estar associando (enxergando) a pea, ou as superfcies que a compem, em suas diferentes posies. Na maioria das vezes no se consegue enxergar todos os detalhes da pea, mas possvel analisar individualmente cada superfcie, e entender suas posies espaciais em cada vista. Visando ajudar o desenvolvimento da viso espacial, os exerccios propostos devem ser resolvidos seguindo a seguinte metodologia: 1. Considerando a direo indicada, olhando para a perspectiva, faa o desenho da vista de frente; 2. No se esquea que o desenho da vista de frente, apesar de ser bidimensional, representa uma pea tridimensional e existe uma terceira dimenso que est escondida pelas projees ortogonais; 3. Olhando para a vista de frente mas com o sentimento da forma espacial da pea, sem olhar para as perspectivas, faa a vista superior. 4. Confira as duas vistas com a perspectiva dada; e 5. Tambm sem olhar para a perspectiva, a partir da vista de frente, desenhe a vista lateral mais conveniente.

LEITURA E INTERPRETAO DE DESENHO TCNICO

39

Projees Ortogonais pelo 3 Diedro


Assim como no 1 diedro, qualquer projeo do 3 diedro tambm segue um princpio bsico. Para fazer qualquer projeo no 3 diedro o plano de projeo dever estar posicionado entre o observador e o objeto, conforme mostra a Figura 3.13. O plano de projeo precisa ser transparente (como uma placa de vidro) e o observador, por trs do plano de Figura 3.13 projeo, puxa as projetantes do objeto para o plano. As vistas principais so obtidas em seis planos perpendiculares entre si e paralelos dois a dois, como se fosse uma caixa de vidro, e posteriormente rebatidos de modo a formarem um nico plano. A Figura 3.14 mostra os rebatimentos dos planos que compem a caixa de vidro, onde cada plano se movimenta 90 em relao ao outro.

Figura 3.14

Da mesma forma que no 1 diedro, a projeo que representada no plano 1 corresponde ao lado da frente da pea. Deste modo, considerando o princpio bsico e os rebatimentos dados aos planos de projeo, tm-se as seguintes posies relativas das vistas: Plano 1 Vista de Frente mostra a projeo frontal do objeto. Plano 2 Vista Superior mostra a projeo do objeto visto por cima. Plano 3 Vista Lateral Direita mostra o objeto visto pelo lado direito. Plano 4 Vista Lateral Esquerda mostra o objeto visto pelo lado esquerdo. Plano 5 Vista Inferior mostra o objeto sendo visto pelo lado de baixo. Plano 6 Vista Posterior mostra o objeto sendo visto por trs.

Antonio Cllio Ribeiro, Mauro Pedro Peres, Nacir Izidoro

40

A Figura 3.15 mostra as vistas principais resultantes das projees na caixa de vidro e tambm os tombamentos que devem ser dados pea para obter o mesmo resultado.

Figura 3.15

No 3 diedro as vistas mais utilizadas, que acabam se constituindo nas vistas preferenciais, o conjunto formado pelas vistas de frente, superior e lateral direita. A Figura 3.16 mostra as vistas principais e as vistas preferenciais do 3 diedro.

VISTAS PRINCIPAIS

VISTAS PREFERENCIAIS

Figura 3.16

Exerccios Resolvidos
Analise as projees das peas abaixo e procure entender os rebatimentos convencionados para o 3 diedro.

LEITURA E INTERPRETAO DE DESENHO TCNICO

41

Exerccios Propostos
Tome como vistas de frente as direes indicadas e analisando cuidadosamente os rebatimentos, faa o esboo das seis vistas principais de cada pea dada.

Comparaes entre as Projees do 1 e do 3 Diedro


Visando facilitar o estudo e o entendimento dos dois sistemas de projees ortogonais, normalizados como linguagem grfica para o Desenho Tcnico, a seguir ser realada as diferenas e as coincidncias existentes entre o 1 e o 3 diedro. 1 - Quanto vista de Frente Tanto no 1 como no 3 diedro, deve-se escolher como frente o lado que melhor representa a forma da pea, respeitando sua posio de trabalho ou de equilbrio. 2 Quanto s Posies relativas das vistas A Figura 3.17 mostra as vistas principais do 1 e do 3 diedro. Para facilitar a comparao, nos dois casos, a vista de frente corresponde ao mesmo lado do objeto. Como mantida a mesma frente, conseqentemente, todas as outras vistas so iguais, modificando somente as suas posies relativas.
3
2

1 - Vista de Frente 2 - Vista Superior

4 - Vista Lateral Direita 5 - Vista Lateral Esquerda

Figura 3.17

POSIES RELATIVAS VISTA DE FRENTE 1 Diedro 3 Diedro A vista superior fica embaixo A vista superior fica em cima A vista inferior fica em cima A vista inferior fica embaixo A vista lateral direita fica esquerda A vista lateral direita fica direita A vista lateral esquerda fica direita A vista lateral esquerda fica esquerda

Antonio Cllio Ribeiro, Mauro Pedro Peres, Nacir Izidoro

42

As figuras 3.18 e 3.19 fazem respectivamente a comparao dos sentidos dos rebatimentos dos planos de projees e dos tombamentos do objeto.

1 DIEDRO

3 DIEDRO

Figura 3.18

1 DIEDRO

3 DIEDRO

Figura 3.19

Observe que no 1 Diedro, olha-se a pea por um lado e desenha-se o que se est vendo do outro lado, enquanto que no terceiro diedro, o que se esta vendo desenhado no prprio lado donde se est olhando a pea. No se pode esquecer que cada projeo ortogonal representa o objeto em uma determinada posio e, assim sendo, no 1 Diedro qualquer projeo ortogonal corresponde quilo que visto pelo outro lado da projeo que estiver ao seu lado. Da mesma forma, no 3 Diedro qualquer projeo ortogonal corresponde quilo que visto na direo da projeo que estiver ao seu lado.

LEITURA E INTERPRETAO DE DESENHO TCNICO

43

Para facilitar o entendimento das inverses dos rebatimentos, as Figuras 3.20, 3.21 e 3.23 comparam os rebatimentos do 1 e do 3 diedro: Das vistas superior e inferior

1 DIEDRO

3 DIEDRO

Figura 3.20

Das vistas laterais

1 DIEDRO

Figura 3.21

3 DIEDRO

Figura 3.22

Antonio Cllio Ribeiro, Mauro Pedro Peres, Nacir Izidoro

44

Para desenvolver habilidade na interpretao de Desenhos Tcnicos necessrio associar, automaticamente, o conjunto de vistas com os rebatimentos que a pea sofreu. Em funo de uma maior utilizao deve ser dada maior nfase no estudo dos rebatimentos formados pelas vistas preferenciais, a Figura 3.23 mostra a comparao destes rebatimentos.

1 DIEDRO

3DIEDRO

Figura 3.23

Na Figura 3.23, no 3 diedro, o objeto seria mais bem representado se fosse utilizado como frente o lado de trs da pea porque eliminaria a linha tracejada na vista lateral direita. Respeitando a posio de equilbrio ou a posio de trabalho da pea, tomase como frente um lado que defina a forma da pea e que tambm resulte em um conjunto de vistas com a menor nmero possvel de arestas ocultas. A Figura 3.24 mostra as vistas principais no 1 e no 3 diedro obtidas a partir da mesma vista de frente (direo indicada na perspectiva).

1 DIEDRO

3 DIEDRO Figura 3.24

LEITURA E INTERPRETAO DE DESENHO TCNICO

45

Para utilizar o conjunto de vistas preferenciais e ao mesmo tempo minimizar as linhas tracejadas necessrio modificar os lados tomados como frente, conforme mostra a Figura 3.25.

3 DIEDRO

1 DIEDRO

Figura 3.25

De acordo com as normas internacionais, na execuo de Desenhos Tcnicos, pode-se utilizar tanto o 1 como o 3 diedros. Para facilitar a interpretao do desenho recomendado que se faa indicao do diedro utilizado na representao. A indicao pode ser feita escrevendo o nome do diedro utilizado, como mostrado na Figura 3.25 ou utilizando os smbolos da Figura 3.26.

Figura 3.26

Exerccios Resolvidos
No desenho seguinte so dadas s vistas principais no 1 e no 3 diedro. Analise as projees das superfcies que compem a pea procurando entender os seus rebatimentos.

Antonio Cllio Ribeiro, Mauro Pedro Peres, Nacir Izidoro

46

Os desenhos seguintes mostram as trs vistas que melhor representam a pea (conjunto de vistas que tm o menor nmero possvel de arestas invisveis), mantendo a mesma vista de frente tanto no 1 como no 3 diedros. Observe que para manter a mesma vista de frente, nos dois diedros, foi necessrio fugir das vistas preferenciais em um deles.

Para utilizar as vistas preferncias e minimizar o aparecimento de linhas tracejadas preciso escolher, para cada diedro, o lado da pea que ser tomado como frente.

1 DIEDRO

3 DIEDRO

Anda mungkin juga menyukai