Anda di halaman 1dari 13

Escola Bsica e Secundria da Povoao Disciplina: Cincias Professor: Fernando Machado

Trabalho Elaborado Por: Lisa Raposo n12 Rafael Silva n19 Rita Carreiro n20 Ano:9 Turma: A Ano Lectivo: 2010/2011

ndice
1. Introduo 2. A Anorexia 3. Causas 4. Sintomas e Sinais 5. Influncias Psicolgicas 6. Tratamento 7. Tratamento 8. O Que a Bulimia 9. Factores que influenciam a Bulimia 10.Tratamento 11.Concluso

Introduo

A anorexia nervosa uma disfuno alimentar, caracterizada por uma rgida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal) e stress fsico. A anorexia nervosa uma doena complexa, envolvendo componentes psicolgicos, fisiolgicos e sociais. Uma pessoa com anorexia nervosa chamada de anorxica (portugus do Brasil) ou anorctica (portugus de Portugal). Uma pessoa anorxica pode ser tambm bulmica. A anorexia nervosa afecta primariamente adolescentes do sexo feminino e jovens mulheres do Hemisfrio Ocidental, mas tambm afecta alguns rapazes. No caso dos jovens adolescentes de ambos os sexos, poder estar ligada a problemas de auto-imagem, dismorfia, dificuldade em ser aceito pelo grupo, ou em lidar com a sexualidade genital emergente, especialmente se houver um quadro neurtico (particularmente do tipo obsessivo-compulsivo) ou histria de abuso sexual ou de bullying. A taxa de mortalidade da anorexia nervosa de aproximadamente 10%, uma das maiores entre qualquer transtorno psicolgico.

Anorexia
A anorexia nervosa uma difuso alimentar, caracterizada por uma rgida e insuficiente dieta alimentar e stress fsico. A anorexia nervosa afecta primariamente adolescentes do sexo feminino e jovens mulheres do Hemisfrio Ocidental, mas tambm afecta alguns rapazes. A taxa de mortalidade da anorexia nervosa de aproximadamente 10%, uma das maiores entre qualquer transtorno psicolgico. Dessa forma, as compulses peridicas geralmente ocorrem sem o conhecimento dos pais, dos amigos ou das pessoas prximas. Esses pacientes podem jejuar por um dia ou mais ou exercitar-se excessivamente na tentativa de compensar o comer compulsivo.

Causas
Depresso; Stress; Surge aps uma dieta normal para reduo do peso; Perturbao psicolgica grave do adolescente que necessita da aceitao por parte dos outros, devido aos ideais de beleza magra actualmente em moda.

Sintomas e sinais

Emagrecimento. Anorcticas com 42 kg so consideradas de bom peso. Frequente o peso chega a 36 kg ou menos. Quando se consegue que elas faam refeies.

Influncias psicolgicas

Ansiedade Depresso Auto-imagem distorcida Culpabilizao Baixa auto-estima Intolerncia frustrao Vergonha Obsesso Perfeccionismo Mau controlo dos impulsos

Tratamento
importante o tratamento em ambulatrio pois, em geral, os pacientes so mulheres jovens estudantes ou com empregos, donas de casa e com filhos pequenos, onde o afastamento seria prejudicial. O internamento ocorre quando: H ms condies psquicas ou fsicas; Doena prolongada h vrios anos; Tratamento em ambulatrio mal sucedido; Desejo por parte da doente de receber tratamento longe da famlia.

O que a Bulimia?
Preocupao na ingesto de grandes quantidades de alimentos num curto espao de tempo. Comportamentos compensatrios: Ex.: vomitar, usar laxantes, diurticos, exerccio fsico em excesso.

Factores que Influenciam a Bulimia

Ansiedade Depresso Auto-imagem distorcida Culpabilizao Baixa auto-estima Intolerncia frustrao Vergonha Obsesso Perfeccionismo Mau controlo dos impulsos

Tratamento
A escolha do tratamento deve basear-se nas necessidades de cada paciente; Factores que influenciam a escolha do tratamento: Condio fsica e psicolgica do paciente; Histria da doena A grande maioria dos pacientes bulmicos deve ser tratada em ambulatrio, excepto nos casos onde o desequilbrio metablico exige uma interveno mais intensa (internamento).

Concluso
Neste trabalho conclumos que estas doenas esto expandir-se cada vez mais e que existem poucos sobreviventes destas doenas.

Anda mungkin juga menyukai