Anda di halaman 1dari 9

Escola Secundria Antero de Quental

A EXPRESSO DA

MODALIDADE

Modalidade Apreciativa Modalidade Epistmica Modalidade Dentica

Professor Vtor Roque

Escola Secundria Antero de Quental

A MODALIDADE uma categoria gramatical que serve para exprimir a atitude do falante relativamente quilo que diz e a quem o diz. Atravs da modalidade expressam-se apreciaes sobre o contedo de um enunciado, representam-se valores de probabilidade ou de certeza modalidade epistmica, de permisso ou obrigao valor dentico. DESIGNAO VALOR EXPRESSO Expressa apreciaes, isto , exprime um juzo de valor (positivo ou negativo) sobre uma situao, utilizando-se construes exclamativas e verbos como lamentar, gostar, apreciar, admirar... EXEMPLOS - lamentvel que o Padre Antnio Vieira no tenha sido compreendido. -Gosto imenso do sermo vieiriano. Lamento que o Mrio no tenha ganho a prova de natao. Que simpatia de pessoa! (Frase Exclamativa) -Os homens no ouviam as palavras do orador seiscentista. -Cesrio Verde criticou a burguesia. -A Cludia j veio. -A Cludia no veio. -Talvez Ea de Queirs desconhecesse o ambiente rural. -Provavelmente a imprensa no estava habituada inovao potica cesariana. -Duvido que os escritores sejam reconhecidos. -A Cludia deve estar em casa. -A Cludia provavelmente et em casa.

Apreciativa

Valor de Certeza Ae o enunciador validad a verdade ou falsidade do contedo proposicional do enunciado, que tem como certo Epistmica A atitude do locutor baseia-se no grau de conhecimento que detm sobre o juzo emitido.

Valor de Probabilidade Se o enunciador no assume inteiramente a verdade ou falsidade do contedo proposicional do seu enunciado, baseando-se, por isso, em hipteses ou inferncias.

Valor de Possibilidade Se o enunciador recusa assumir qualquer compromisso em relao verdade ou falsidade do contedo proposicional do seu enunciado.

-Pode ser que a Cludia tenha desistido. -Talvez a Cludia esteja em casa, pois no a vi sair. -Podes apresentar o trabalho sobre um dos autores estudados. 1) -Esto autorizados a entrar depois do professor. No fim de estudar podes ir ao cinema com os amigos. Est bom tempo, a Lara pode ir praia. -Devem prestar ateno aos contedos temticos. 2) -Tens de acabar o exerccio at amanh. -No podem deixar de ouvir os conselhos do pregador Vieira. Vai depressa. No saias da. A Lara tem de ir j. 2

Dentica O locutor procura agir sobre o interlocutor, impondo, proibindo ou autorizando a situao expressa.

Valor de Permisso Quando o locutor coloca a possibilidade de escolha, sem quaisquer restries.

Valor de Obrigao Quando o locutor procura impor ou proibir a realizao daquilo que o enunciado expressa, procurando assim agir sobre o seu interlocutor ou, atravs dele, sobre um ouro alvo dentico

Escola Secundria Antero de Quental


Notas ao quadro anterior:
1)

O verbo auxiliar modal dever pode tambm transmitir o valor epistmico de probabilidade (Devem ter percebido o contedo do sermo vieiriano) e ainda o dentico de obrigao (Devem estudar antes do teste).

2) O verbo auxiliar modal poder transmite frequentemente o valor epistmico de probabilidade. Todavia, tambm pode ter valor de certeza, quando significa capacidade (Este pode acumular funes).

Para alm das formas anteriormente descritas, a modalidade pode ainda ser expressa de outros modos; atravs da entoao (Sai!), da variao no modo verbal (Indicativo, conjuntivo, imperativo), atravs de advrbios combinados ou no com verbos (talvez, no, certamente), de verbos modais (auxiliares como "dever", poder"... ou principais com valor modal como "crer", "pensar", "obrigar",...), etc. INFORMAO VERBOS MODAIS so os que determinam outros verbos, contribuindo para a significao de modalidades do tipo da (in)certeza, dvida, possibilidade, necessidade, obrigatoriedade, contingncia. o cado, de entre outros, de: 1. poder: exprime permisso ou possibilidade (Podes sair! ou Posso ser eu a fazer o que pediste.); 2. dever: exprime necessidade ou possibilidade/incerteza (Devemos lavar sempre as mos antes de comer. Ou No sei bem, mas devo regressar amanh.; 3. ter de/que: significa necessidade (Tens de trabalhar mais.) 4. Haver de/que: significa a necessidade impessoal ou possibilidade (H que trabalhar para obter resultados. Ou Hei de fazer a viagem dos meus sonhos!)

Escola Secundria Antero de Quental


Texto de Apoio 2

1.2. Modalidade Categoria gramatical. Exprime diferentes tipos, e em cada tipo diferentes graus, da atitude do locutor relativamente ao contedo proposicional do seu enunciado e ao seu interlocutor. Os valores modais podem ser subdivididos em epistmicos, denticos e apreciativos. Modalidade epistmica Os valores epistmicos exprimem a atitude do locutor relativamente verdade ou falsidade do contedo proposicional do seu enunciado. Essa atitude baseia-se no grau de conhecimento que est na origem do juzo emitido. De acordo com esse grau de conhecimento, prope-se a classificao dos valores epistmicos em valores de certeza (ex.1), valores de probabilidade (ex.2) e valores de possibilidade (ex.3). (1) O Joo chegou/no chegou ontem. (2) O Joo deve/no deve ter chegado ontem. (3) Pode ser que o Joo tenha/no tenha chegado ontem. Valor de certeza Valor da modalidade epistmica pelo qual o locutor assume total compromisso em relao verdade (ex.1) ou falsidade (ex.2) do contedo proposicional do enunciado. Entre o juzo positivo de (1) e o juzo negativo de (2) h uma distino de natureza modal: os dois enunciados exprimem o mesmo tipo de atitude do locutor em relao a um contedo proposicional. (1) O Joo entrou na Universidade. (2) O Joo no entrou na Universidade. Valor de probabilidade Valor modal epistmico pelo qual o locutor no assume inteiramente a verdade ou falsidade do contedo proposicional do seu enunciado (ex.1e 2). Subjacente ao juzo de probabilidade que o locutor emite, existe um conhecimento indireto que lhe permite construir uma inferncia: o locutor no viu a Maria entrar em casa mas sabe que ela deixa o carro porta quando est em casa; se ele v o carro porta, ento infere (ou conclui) que ela est em casa (ex.1, 3 e 4). (1) A Maria deve estar em casa. (2) A Maria no deve estar em casa. (3) Provavelmente a Maria est em casa. (4) provvel que a Maria esteja em casa. Valor de possibilidade Valor modal epistmico pelo qual o locutor recusa assumir qualquer compromisso em relao verdade ou falsidade do contedo proposicional do seu enunciado (ex.1, 2 e 3). Teoricamente, o juzo de possibilidade emitido equiponderante relativamente s hipteses possveis (o Joo estar/no estar em casa). Fala-se, por vezes, de 'possibilidade' a propsito de ocorrncias do verbo poder que significam "ter capacidade para" (ex. 4). No se trata, nestes casos, de um valor epistmico, tal como foi acima definido, mas de um valor assertivo, com valor de certeza, que incide sobre a 'capacidade de nadar' e no sobre a situao expressa por nadar. Neste caso, o verbo poder no um marcador epistmico como em (1) e (2).
(1) O Joo pode estar ou no estar em casa, no sei (2) Pode ser que o Joo esteja em casa, no sei, no o vi sair.

Escola Secundria Antero de Quental


(3) Talvez o Joo esteja em casa, no o vi sair. (4) O Joo pode nadar dez piscinas sem se cansar.

Modalidade dentica Os enunciados com valor dentico exprimem juzos atravs dos quais o locutor procura agir sobre o seu interlocutor impondo (ex.1), proibindo (ex.2) ou autorizando (ex.3) a realizao da situao representada pelo contedo proposicional, num tempo necessariamente posterior ao tempo de emisso do juzo dentico. A modalidade dentica uma modalidade intersujeitos, pressupondo uma relao hierrquica entre o locutor, origem dentica, e o interlocutor, alvo dentico. Pode haver um alvo dentico ltimo, distinto do interlocutor, limitando-se este a ser intermedirio (ex.4, 5 e 6). A modalidade dentica igualmente uma modalidade interagentiva: os valores denticos s ocorrem, geralmente, se o contedo proposicional for [+Dinmico] e se o argumento com funo de sujeito sintctico for caracterizado como [+Agente]. Os valores denticos subdividem-se tradicionalmente em valores de obrigao e valores de permisso. (1) Sai imediatamente! (2) No saias! / No podes sair. (3) Podes sair. (4) O Joo tem de sair j. (5) O Joo no pode ficar c. (6) O Joo pode sair. Valor de obrigao Um enunciado tem valor modal de obrigao quando o locutor procura agir sobre o seu interlocutor (ex.1, 2, 4 e 5) ou, atravs do interlocutor, sobre um outro alvo dentico (ex. 3 e 6), impondo a realizao (ex.1, 2 e 3), ou proibindo a realizao (ex. 4, 5 e 6) de uma situao representada pelo contedo proposicional. Sendo uma modalidade dentica, a obrigao selecciona, em princpio, um contedo proposicional [+Dinmico]. Constata-se, nos exemplos (2) e (6 ), que algumas situaes estativas que representam propriedades - por exemplo, ser cuidadoso, ser antiptico podem combinar-se com um valor de obrigao: o sujeito sintctico sobre o qual se predica a propriedade , nestes contextos, construdo como [+Agente] e o estado passa a ser [+Dinmico], adquirindo, caractersticas de actividade. (1) Entra! (2) Deves ser mais cuidadoso. (3) A Maria tem de estudar mais. (4) No entres! (5) No podes entrar! (6) A Maria no pode / no deve ser to descuidada. Valor de permisso O valor de permisso um valor dentico pelo qual o locutor procura agir sobre o interlocutor, ou, atravs deste, sobre outro alvo dentico, eliminando quaisquer restries realizao, pelo alvo dentico, da situao representada pelo contedo proposicional do enunciado, ou da respectiva situao complementar. (ex 1, 2 e 3). Ao contrrio do valor de obrigao, em que o locutor define e procura impor um nico caminho, no valor de permisso o locutor constri a possibilidade de ser o interlocutor a escolher, entre vrios caminhos definidos pelo locutor. 5

Escola Secundria Antero de Quental

Tratando-se de um valor dentico, o contedo proposicional deve, em princpio, representar uma situao [+Dinmica], sendo o respectivo sujeito sintctico caracterizado como [+Agente]. (1) Podes sair ou ficar, como entenderes. (2) Parou de chover, podes ir hoje praia. (3) Se a Maria j estudou pode ir ao cinema. Modalidade apreciativa Os valores da modalidade apreciativa exprimem um juzo valorativo, positivo ou negativo, emitido sobre um enunciado com valor assertivo, isto , que o locutor constri com valor de certeza. Em (1) o valor apreciativo incide sobre um valor assertivo positivo - o Joo perdeu o ano - construdo numa enunciao anterior (verbo no conjuntivo); em (2) o valor apreciativo incide sobre um valor assertivo negativo - o Joo no perdeu o ano - construdo na mesma enunciao (verbo no indicativo). A modalidade apreciativa pode tambm, entre outros, ser expressa por construes exclamativas (ex.3 e 4). (1) Lamento que o Joo tenha perdido o ano. (2) Felizmente (que) o Joo no perdeu o ano. (3) Que dia to chuvoso! (4) Como ela nada bem!

Escola Secundria Antero de Quental


EXERCCIOS:
1. Associa as frases da coluna da esquerda ao respetivo valor modal expresso coluna da direita:
No fales alto. A carta deve chegar amanh. Podes ir para casa. Infelizmente no lhe falei antes. Tenho a certeza que ele sabe. .a). .b). .c). .d). .e). .1. .2. .3. .4. .5. Modalidade apreciativa Modalidade epistmica com valor de certeza Modalidade epistmica com valor de probabilidade/possibilidade Modalidade dentica com valor de obrigao Modalidade dentica com valor de permisso

2. Atente no seguinte excerto garrettiano: "Madalena: Meu Deus, meu Deus!... Ai, e o retrato do meu marido!... Salvem-me aquele retrato. (Miranda e os outros criados vo para tirar o painel; uma coluna de fogo salta nas tapearias e os afugenta.) Manuel: Parti, parti. As matrias inflamveis que eu tinha disposto vo-se ateando com espantosa velocidade. Fugi. Madalena (cingindo-se ao brao do marido): Sim, sim, fujamos."
Cena XII, Acto I de Frei Lus de Sousa, de Almeida Garrett

2.1. Classifique a modalidade presente nos enunciados destacados do excerto.


Enunciados Meu Deus, meu Deus!... Ai, e o retrato do meu marido!... Salvem-me aquele retrato. Parti, parti. As matrias inflamveis que eu tinha disposto vo-se ateando com espantosa velocidade. Fugi Sim, sim, fujamos. Modalidades e valores Dentica
Apreciativa Valor de obrigao Valor de permisso Valor de certeza

Epistmica
Valor de probabilidade Valor de possibilidade

2.2. Transforme os enunciados de modalidade dentica com valor de obrigao em valor de permisso. ____________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________ 2.3. Transforme os enunciados de modalidade epistmica com valor de certeza em valor de probabilidade e de possibilidade. ____________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________

Escola Secundria Antero de Quental


3. Atente nas frases seguintes e sublinhe os elementos que so introdutores de questes de modalidade. a) Sabe-se que Ea de Queirs foi administrador do concelho de Leiria. b) As obras de Joanne Harris, Danas e contradanas e Cinco Quartos de Laranja, no so comparveis. c) Cesrio Verde tinha uma atitude bastante peculiar perante a industrializao. d) Talvez Cesrio Verde tenha evidenciado a sua revolta por questes de sade,. e) Os alunos tm de ganhar o hbito da leitura. 3.1. Classifique os modalizadores que encontrados nas frases anteriores. a)________________________________________________________________________________________________________________________ b)________________________________________________________________________________________________________________________ c)________________________________________________________________________________________________________________________ d)________________________________________________________________________________________________________________________ e)________________________________________________________________________________________________________________________ 3.2. Classifique a modalidade, bem como o seu valor, presente nas frases dadas. a)________________________________________________________________________________________________________________________ b)________________________________________________________________________________________________________________________ c)________________________________________________________________________________________________________________________ d)________________________________________________________________________________________________________________________ e)________________________________________________________________________________________________________________________

Escola Secundria Antero de Quental

CORRECO
1. a)/4; b)/3; c)/5; d)/1; e)/2 2. Atente no seguinte excerto garrettiano:
"Madalena: Meu Deus, meu Deus!... Ai, e o retrato do meu marido!... Salvem-me aquele retrato. (Miranda e os outros criados vo para tirar o painel; uma coluna de fogo salta nas tapearias e os afugenta.) Manuel: Parti, parti. As matrias inflamveis que eu tinha disposto vo-se ateando com espantosa velocidade. Fugi. Madalena (cingindo-se ao brao do marido): Sim, sim, fujamos."
Cena XII, Acto I de Frei Lus de Sousa, de Almeida Garrett

2.1. Classifique a modalidade presente nos enunciados destacados do excerto.


Modalidades e valores Enunciados Meu Deus, meu Deus!... Ai, e o retrato do meu marido!... Salvem-me aquele retrato. Parti, parti. As matrias inflamveis que eu tinha disposto vo-se ateando com espantosa velocidade. Fugi Sim, sim, fujamos. Apreciativa Valor de obrigao Dentica Valor de permisso Valor de certeza Epistmica Valor de probabilidade Valor de possibilidade

X X X X X X X

2.2. Transforme os enunciados de modalidade dentica com valor de obrigao em valor de permisso. Autorizo-vos a salvar aquele retrato. Permito-vos que partam. Podem fugir. Sim, sim, podemos fugir. 2.3. Transforme os enunciados de modalidade epistmica com valor de certeza em valor de probabilidade e de possibilidade. Valor de probabilidade: As matrias inflamveis que eu tinha disposto devem ir-se ateando com espantosa velocidade. Valor de possibilidade: possvel que as matrias inflamveis que eu tinha disposto se vo ateando com espantosa velocidade. 3. Atente nas frases seguintes e sublinhe os elementos que so introdutores de questes de modalidade. a) Sabe-se que Ea de Queirs foi administrador do concelho de Leiria. b) As obras de Joanne Harris, Danas e contradanas e Cinco Quartos de Laranja, no so comparveis. c) Cesrio Verde tinha uma atitude bastante peculiar perante a industrializao. d) Talvez Cesrio Verde tenha evidenciado a sua revolta por questes de sade,. e) Os alunos tm de ganhar o hbito da leitura. 3.1. Classifique os modalizadores encontrados em 1. a) Sabe-se que o verbo do domnio do conhecimento (epistmico) b) no so comparveis o negao presente na estrutura predicativa c) bastante peculiar o adjetivo com valor avaliativo antecedido de advrbio de intensificao d) Talvez o advrbio de incerteza e) tm de ganhar perfrase verbal iniciada por verbo modal e seguida de preposio 3.2. Classifique a modalidade, bem como o seu valor, presente nas frases dadas. a) Modalidade epistmica com valor de certeza (positivo). b) Modalidade epistmica com valor de certeza (negativo). c) Modalidade apreciativa sobre um facto validado. d) Modalidade epistmica com valor de probabilidade. e) Modalidade dentica com valor de obrigao.

Anda mungkin juga menyukai