Anda di halaman 1dari 15

Sustentabilidade Corporativa

RESUMO O objetivo deste trabalho correlacionar origem, evoluo e conceitos de uma sustentabilidade corporativa dentro das organizaes, avaliando as suas dimenses econmica, social e ambiental. No Brasil, as organizaes j comeam a se preocupar com a relevncia desses princpios em seus negcios. Se a empresa necessitar de um financiamento do banco, so levados em considerao, por exemplo, no s os aspectos financeiros, mas tambm os aspectos scios ambientais. Sendo assim, uma empresa que no pensa em sustentabilidade deixa de ser competitiva. Isto ocorre, principalmente, porque os consumidores esto preocupados em escolher empresas que buscam as melhores prticas entre a empresa e seus funcionrios, bem como comunidades. A sociedade est comeando a privilegiar as instituies que preservam o meio ambiente e que adotam, no s medidas compensatrias para minimizar os seus impactos ambientais e sociais, mas que realmente demonstram, por meio de seus relatrios de sustentabilidade, os compromissos assumidos em relao aos riscos de seus negcios.

Palavra-chave: Sustentabilidade Corporativa, Responsabilidade Social, Desenvolvimento Sustentvel, Organizao

Introduo O desenvolvimento sustentvel corporativo o tema do momento no mundo empresarial. Uma oportunidade para as empresas inovarem, agregarem valor e diferencial aos seus produtos, procedimentos e servios, tornando-se mais competitivas. Atualmente, o grande desafio formar empresas sustentveis. A sustentabilidade corporativa no nenhum tipo de assistencialismo ou filantropia, nem mesmo um investimento social isolado. A sustentabilidade , portanto, a adoo de prticas que fortalecem os negcios de forma integrada. Neste sentido, os recursos ambientais, sociais e econmico-financeiros esto na base desse trip de sustentao. A utilizao destes mecanismos para atender s necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das geraes futuras em atender s suas prprias necessidades o que chamamos de desenvolvimento sustentvel. A sustentabilidade corporativa precisa ser inserida nas organizaes em todos os seus processos. Porm, se no estiver inserida em sua cultura, dificilmente ela ser alcanada. Por esta razo, pode-se dizer que uma empresa que pretende ser sustentvel uma empresa que visa tica, o respeito, a formalidade, a minimizao de recursos, principalmente os naturais, que j so escassos. Alm disso, valores como justia, honestidade, tolerncia, liberdade, humanidade e tica, precisam ser considerados nessa busca pela sustentabilidade corporativa. preciso, tambm,

superar alguns desafios. Os empresrios e a sociedade precisam compreender o que sustentabilidade. Sendo assim, uma empresa que no pensa em sustentabilidade deixa de ser competitiva. Isto ocorre, principalmente, porque os consumidores esto preocupados em escolher empresas que buscam as melhores prticas entre a empresa e seus funcionrios, bem como comunidades. A sociedade est comeando a privilegiar as instituies que preservam o meio ambiente e que adotam, no s medidas compensatrias para minimizar os seus impactos ambientais e sociais, mas que realmente demonstram, por meio de seus relatrios de sustentabilidade, os compromissos assumidos em relao aos riscos que seus negcios representam. Por tudo isso as organizaes tm buscado inserir a sustentabilidade em seus negcios por uma questo de sobrevivncia e perenidade. Para as empresas, sustentabilidade corporativa quando se realiza um diagnstico de suas prticas sob os aspectos sociais, ambientais e econmicos do ponto de vista de seus stakholders. Ou seja, so avaliadas as oportunidades e riscos inerentes aos seus processos em relao ao pblico-alvo. . Captulo I: Sustentabilidade Corporativa conceito, origem e evoluo

O termo sustentabilidade originou-se durante a dcada de 1980, com a crescente conscientizao dos pases em descobrir formas de promover o crescimento de suas empresas sem destruir o meio ambiente, nem sacrificar o bem-estar das futuras geraes. Desde ento, o termo se transformou em cenrio para causas sociais e ambientais, principalmente no mundo dos negcios, onde prevalece a idia de que empresa sustentvel aquela que gera lucro para os acionistas, ao mesmo tempo em que protege o meio ambiente e melhora a qualidade de vida das pessoas com que mantm interaes. SAVITZ (2007) A partir deste princpio, Sustentabilidade Corporativa passou a ser mais do que um simples conceito. Na realidade passou a ser um fator determinante para o sucesso das empresas. De acordo com Daniel Domeneghetti, Sustentabilidade Corporativa est embasado no triple bottom line, termo cunhado pelo cientista social ingls John Elkington, fundador da SustainAbility, reconhecida empresa especializada em aconselhamento de negcios sustentveis, que estuda o assunto h 30 anos. A expresso triple bottom line rene, simultaneamente, o resultado econmico-financeiro, o resultado social e o resultado ambiental cada vez mais valorizado por acionistas e clientes , tornando-se um imperativo para o sucesso das corporaes. DOMENGHETTI (2009). Mas o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundao Getlio Vargas, acredita que:
nos ltimos anos, vem ocorrendo no Brasil um movimento nesse sentido, com a populao se mobilizando em torno da responsabilidade social corporativa e a realizao de uma srie de atividades sobre o tema. Aos poucos, essa questo tem se tornado uma necessidade, assim como a qualidade que comeou a ser discutida h algum tempo e hoje no mais um diferencial, mas condio bsica. Tambm no basta dizer que social ou corporativamente responsvel; preciso s-lo. Cada vez mais, a responsabilidade social corporativa (RC) tem se tornado condio bsica para estar no negcio. Portanto, essa deciso extremamente estratgica. Atingir os resultados com coerncia, no triple bottom line econmico, social e

ambiental, importante desde que de forma sustentvel. Centro de Estudos em Sustentabilidade CES da FGV-EAESP e AMCE Negcios Sustentveis (2007)

Apesar do desenvolvimento industrial ter quase trs dcadas, foi na segunda metade do sculo XX que o volume fsico da produo industrial cresceu, com isso ocorreram vrios processos de deteriorizao ambiental e a possibilidade de esgotamento de determinados recursos naturais se tornaram mais evidentes.
Um dos problemas mais visveis causados pela industrializao a destinao dos resduos de qualquer tipo (slido, lquido ou gasoso) que sobram do processo produtivo, e que afetam o meio ambiente natural e a sade humana. Ao longo do sculo XX, foram os grandes acidentes industriais e a contaminao resultante deles que acabaram chamando a ateno da opinio pblica para gravidade do problema. Alguns dos problemas ambientais tornaram-se assunto global e pela sua visibilidade e facilidade de compreenso quanto a causa e efeito constituram-se na principal ferramenta de construo de uma conscientizao dos problemas causados pela m gesto. DIAS (2006)

Os principais casos que passaram para a histria dos desastres ambientais constituem uma pequena parte dos acidentes mais ilustrativos que envolveram as empresas e que tiveram maior repercusso mundial. Segundo o relatrio O Estado Real das guas no Brasil 2003/2004, elaborado pela Defensoria das guas, no Brasil a contaminao dos rios, lagos e lagoas quintuplicaram nos ltimos dez anos. Eles fizeram um levantamento tendo como base o mapeamento de 35 mil denncias de agresso ao meio ambiente e aes civis pblicas que j receberam sentena judicial. Nesse relatrio, a contaminao por despejo de material txico proveniente de atividades agroindustriais e industriais apontada como a principal fonte. Dos 100% das guas utilizadas, 90% so devolvidas contaminadas para o consumo. Nessa pesquisa foram apontadas 20.000 reas contaminadas no pas. Para o Instituto Ekos do Brasil, que faz estudos na rea ambiental, s em So Paulo existem 30.000 locais contaminados, mas a CETESB s reconhece oficialmente 1.500.
Um dos piores casos de contaminao das guas, revelados pelo relatrio, o que foi provocado pelo aterro Mantovani, uma rea do Municpio de Santo Antonio da Posse, na Regio Metropolitana de Campinas (SP), onde mais de 50 empresas multinacionais depositaram toneladas de resduos txicos de forma inadequada entre 1973 e 1987. Entre outras indstrias, Cargill, Monsanto, Philips, Petrobras, Du Pont, Chrysler, Bosch, Johnson & Johnson despejaram mais de 500 mil toneladas de material txico, contaminando rios e pessoas. DIAS (2006)

Em Paulina, So Paulo, o caso da Shell foi um exemplo dos problemas causados pela contaminao. De acordo com o relatrio divulgado no incio de 2005, ela foi condenada pelo Ministrio da Sade pela contaminao do bairro Recanto dos Pssaros. Tanto o caso do Aterro Mantovani, quanto o da Shell, em Paulnia (SP), demonstraram que o passar do tempo no nenhuma garantia para as empresas que buscam se beneficiar em curto prazo com o no-cumprimento da legislao. O prejuzo para a imagem da empresa poder ocorrer a qualquer tempo curto, mdio ou longo prazo e, quando vierem os problemas causados para o meio ambiente, o benefcio inicial obtido no compensar a m reputao alcanada que demandar alto investimento para ser recuperada, sem garantia nenhuma de que ser obtida novamente.

Algumas empresas j no pensam somente na maximizao dos lucros, como era antes. Atualmente elas entendem que a organizao que souber identificar os pontos fortes da sustentabilidade corporativa, ou seja, as reas de sobreposio fundamental de interesses empresariais e de interesses sociais e neles operar acabaro superando seus concorrentes.
A distribuio de bens e servios com preos competitivos que satisfazem as necessidades humanas e trazem qualidade de vida, ao mesmo tempo em que reduzem progressivamente a intensidade do impacto de recursos sobre a ecologia ao longo do ciclo vital, em um nvel ao menos alinhado com a capacidade estimada de resistncia da Terra. HARGREAVES (2007), apud JACKSON & NELSON (2004)

De qualquer maneira, o problema do meio ambiente hoje faz parte da pauta obrigatria da maior parte dos encontros mundiais e tornaram-se uma preocupao crescente da maioria das instituies. As preocupaes com o meio ambiente e a qualidade de vida assumem propores cada vez maiores, em virtudes dos efeitos provocados pelo homem na natureza. E essa preocupao foi uma das pautas levantadas na Conferncia sobre Meio Ambiente Humano, patrocinada pela ONU, atravs do Programa Ambiental, em 1972 na cidade de Estocolmo. Dez anos aps essa Conferncia, foi institudo pela UNEP a Comisso Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento, tambm conhecida como Comisso Brundtland, e que em 1992 passou a ser chamada de Meio Ambiente e Desenvolvimento. Ela tinha como um de seus principais objetivos aclarar os aspectos que vai assumindo desenvolvimento nesse processo, para se restringir ao adjetivo sustentvel. Nesse sentido, podemos comear pelo exame da seguinte passagem de Limits: possvel alterar essas tendncias de crescimento (das variveis de estudo) e estabelecer uma condio de estabilidade ecolgica e econmica que seja sustentvel no futuro. MEADOWS et al.,(1972), grifo meu. NOBRE, (2002) A Sustentabilidade Corporativa permeia os trs macros temas que compem o triple bottom line, ou seja, os aspectos ambientais, sociais e econmicos. Alm das questes econmicofinanceiras, as variveis da Sustentabilidade Empresarial so atualmente contempladas, respectivamente, atravs das vertentes da Responsabilidade Social Corporativa e Ecoeficincia. Tambm conhecida como Cidadania Empresarial, a Responsabilidade Social Corporativa entendida como compromisso contnuo da empresa com o seu comportamento tico e com o seu desenvolvimento econmico, promovendo, ao mesmo tempo, a qualidade de vida da sociedade como um todo. J a Ecoeficincia alcanada atravs do fornecimento de bens e servios comunidade, a preos competitivos e que satisfaa s suas necessidades, trazendo qualidade de vida e conseguindo, ao mesmo tempo, a reduo progressiva dos impactos ambientais e da intensidade do consumo de recursos ao longo da vida, respeitando a capacidade de suporte estimada da terra.
O discurso do desenvolvimento sustentvel procura estabelecer um terreno comum para uma poltica de consenso capaz de integrar os diferentes interesses de pases, povos e classes sociais que plasmam o campo conflitivo da apropriao da natureza. A ambivalncia do discurso do desenvolvimento sustentado/sustentvel se expressa j na polissemia do termo sustainablidade, implica a incorporao das condies ecolgicas renovabilidade da natureza, diluio de contaminadores, disperso de dejetos do processo econmico; o segundo, que se traduz como desenvolvimento sustentado, implica a perdurabilidade no tempo do progresso econmico. Se a crise ambiental produto da negao das bases naturais na quais

se sustenta o processo econmico, ento a sustentabilidade ecolgica aparece como condio da sustentabilidade temporal do processo econmico. LEFF (2006)

Embora as empresas estejam ainda muito tmidas nas contribuies dadas sociedade, percebe-se um crescimento significativo. As organizaes, que antes eram tidas como as principais vils, esto, de alguma forma, conseguindo dar respostas a muitos questionamentos da sociedade.
O Trplice Resultado (TR) capta a essncia da sustentabilidade, ao medir o impacto das atividades da organizao no mundo. Quando positivo, reflete aumento no valor da empresa, em termos tanto de lucratividade e de contribuio para a riqueza dos acionistas, quanto sob o aspecto de seu capital social, humano e ambiental. SAVITZ (2007)

No mundo de hoje, para que as empresas possam conquistar o sucesso, precisam realmente aderir sustentabilidade. Ela a observncia da interdependncia de vrios elementos da sociedade com o objetivo de reforar a rede de relacionamento que as mantm integradas. Entre eles possvel citar os grupos comunitrios, as instituies educacionais e religiosas, a fora de trabalho, a vida familiar, o crescimento intelectual, a expresso artstica, bem como o desenvolvimento moral e espiritual. Captulo II: As dimenses da sustentabilidade: econmica, social e ambiental

A sustentabilidade nas empresas se apresenta em trs dimenses: a econmica, a social e a ambiental. O conceito de sustentabilidade no meio empresarial tem se pautado mais como um modo das empresas assumirem formas de gesto mais eficientes. Assim, realizam prticas identificadas com a ecoeficincia e a produo mais limpa, ou seja, a aplicao contnua de uma estratgia ambiental preventiva e integral que envolve processos, produtos e servios, de uma maneira que se previnam ou reduzam os riscos de curto ou longo prazo para o ser humano e o meio ambiente DIAS (2006); em detrimento da elevao do nvel de conscincia do empresariado em torno de uma perspectiva de desenvolvimento econmico mais sustentvel.
um processo de transformao no qual a explorao dos recursos, a direo dos investimentos, a orientao do desenvolvimento tecnolgico e a mudana institucional se harmonizam e reforam o potencial presente e futuro, a fim de atender s necessidades e aspiraes humanas. DIAS (2006), apud CMMAD (1991)

Tem havido um aumento da mobilizao em torno da sustentabilidade, porm, ela ainda est muito focada no ambiente interno das organizaes, voltadas prioritariamente para processos e produtos. Mas j , sem dvida, um grande avano, tomando-se como marco o ano de 1972.
Do ponto de vista econmico, a sustentabilidade prev que as empresas tm que ser economicamente viveis. Seu papel na sociedade deve ser cumprido levando em considerao esse aspecto da rentabilidade, ou seja, ao investimento realizado pelo capital privado. DIAS (2006).

A partir disto, pensamento comum a todos que muitos investimentos so feitos na direo da sustentabilidade.

Estima-se que de 2005 a 2007, os investimentos socialmente responsveis cresceram no mundo 18%, enquanto os demais 3%. Os fundos globais desse perfil cresceram de 55 carteiras em 1995 para 210 em 2005, passando de US$ 12 bilhes para US$ 179 bilhes. Os nmeros foram publicados na matria Essa tal Sustentabilidade, de abril de 2008, no jornal Valor Econmico. DOMENEGHETTI (2009)

Existe uma preocupao muito grande das empresas em elaborar balanos sociais ou relatrios de Responsabilidade Social Corporativa, como so conhecidos. Neles esto contidos os dados sociais, ambientais e econmicos, inclusive trazendo as demonstraes contbeis. No so muitas as empresas que publicam balanos socioambientais, mas certamente crescente. A elaborao do balano social uma tarefa que engloba toda a empresa. Cada dia que passa as organizaes revelam, de modo sistemtico e estruturado, suas prticas na direo da sustentabilidade.
O balano social favorece todos os grupos que interagem com a empresa. Aos dirigentes, fornece informaes teis tomada de decises sobre programas sociais que a empresa desenvolve. Alm disso, o processo de realizao estimula a participao dos colaboradores na escolha das aes e dos projetos sociais, intensificando a comunicao interna e a integrao nas relaes entre dirigentes e o corpo funcional. Aos fornecedores e investidores, informa como a companhia encara as responsabilidades em relao aos recursos humanos e natureza, o que um bom indicador da forma como administrada. Para os consumidores, reflete a postura dos dirigentes e a qualidade do produto ou servio que oferece, demonstrando o caminho que a empresa escolheu para construir sua Marca. Ao Estado, ajuda na identificao e na formulao de polticas pblicas. DOMENEGHETTI (2009)

A sustentabilidade de uma empresa deve ser uma construo contnua, e a escolha desse caminho s possvel quando a empresa acredita na sua sustentabilidade, ou seja, ao trabalhar em todas as dimenses da sustentabilidade, as organizaes buscam fazer a diferena, no s hoje, mas permanentemente. Mas o fundamental quando as organizaes dividem essas experincias com outras pessoas e instituies, favorecendo a percepo das dificuldades e a troca de idias. Portanto, essa deciso extremamente estratgica. Atingir os resultados com coerncia, no triple bottom line econmico, social e ambiental, importante desde que de forma sustentvel. Centro de Estudos em Sustentabilidade CES da FGV-EAESP e AMCE Negcios Sustentveis (2007). No se sabe ainda aonde esse processo chegar, porm, ainda falta um grande caminho a ser percorrido. extremamente importante que existam mais pessoas comprometidas politicamente com esse tipo de execuo, de anlise, de criao de valores sustentveis, pois com a implementao desse plano com todos esses fatores reunidos, haver a possibilidade de que d certo.
Quanto mais informados se tornam os cidados, mais cuidaro para que a proteo ambiental e seus prprios interesses particulares estejam em completa harmonia. Cuidaro tambm de insistir com as empresas para que elas demonstrem sua capacidade de existir em harmonia com o meio ambiente. Cidado informado significa cidadania despertada, e toda instituio pblica ou privada acabar por se curvar sua influncia. KINLAW (1997)

A sustentabilidade, hoje, um fator to importante para as organizaes quanto so as qualidades dos produtos ou dos servios, a marca comercialmente forte e a competitividade nos preos.
Estudo recente da Universidade de Harvard mostra que, atualmente 76% dos consumidores preferem marcas e produtos envolvidos em algum tipo de ao social. E, assim, cada vez mais a competio entre as empresas passa, tambm, pelo volume de investimentos na rea social, sejam junto a seus funcionrios, seja junto aos moradores que habitam na cidade onde a empresa est instalada, seja para a populao em geral AMARAL (2004)

As organizaes no devem pensar s em cumprir as leis ambientais de um municpio, estado ou pas. Devem, sim, na medida do possvel, serem pr-ativas e planejarem suas atividades de maneira sustentvel. As empresas tm um melhor desempenho nos negcios, quando elas se comportam de maneira sustentvel, pensando no seu futuro.
A sociedade espera que as empresas no s proteja o meio ambiente, como, tambm, leve em considerao a comunidade afetada direta ou indiretamente por suas atividades, produtos e servios. Trabalhar com o conceito de desenvolvimento sustentvel diferente do business as usual, pois o desenvolvimento sustentvel demanda das empresas a construo de capacitao dos empregados, dos contratados e da comunidade e a participao em projetos comunitrios e ambientais da regio onde est operando, alm, das tarefas normais de proteo e conservao ambiental inerentes as suas atividades. AMARAL (2004)

Para alguns empresrios, que possuem uma viso mais holstica e de longo prazo, trabalhar com indicadores de ecoeficincia visando a melhoria do desempenho ambiental, social e econmico das empresas, tem se tornado um grande atrativo.
A ecoeficincia atingida quando a organizao fornece produtos e servios a preos competitivos, que satisfaam s necessidades humanas, trazendo qualidade de vida, enquanto reduz progressivamente os impactos ecolgicos e a intensidade do uso de recursos naturais, em todo o ciclo de vida, a um nvel que pelo menos, no reduza a capacidade de absoro do planeta. AMARAL (2004)

Investimentos ticos em projetos de carter sustentvel, que no agridam ao meio ambiente e s comunidades, e so priorizados em relao aos demais projetos da empresa, demonstram que as organizaes do ateno adequada sociedade e ao meio ambiente. H duas formas de abordagem para a questo da sustentabilidade nas organizaes. Primeiro, pode-se investir em projetos e processos que consumam menos recursos materiais e energticos, que poluam menos e que utilizem tecnologias mais limpas. Em segundo, o financiamento de projetos da comunidade de carter sustentvel, ligados direta ou indiretamente aos negcios da empresa.
A expanso da conscincia coletiva com relao ao meio ambiente e a complexidade das atuais demandas sociais e ambientais que a comunidade repassa s organizaes induzem a um novo posicionamento por parte dos empresrios e executivos em face de tais questes. TACHIZAWA (2002)

quelas empresas que aplicarem uma estratgia insustentvel e insistirem em permanecer inativas, gastando seus recursos para resistirem s foras que exijam um desempenho ambiental responsvel, no sobrevivero na era ambiental.

Um dos motivos pelos quais as empresas tm demorado a reconhecer o desafio ambiental mais como uma oportunidade de melhorar seu desempenho do que como algo que ameaa sua sobrevivncia a idia de que os ambientalistas e as cpulas das empresas representam necessidades e pontos de vista completamente divergentes. Criamos uma falsa polaridade que coloca trabalho e vida como oponentes; e o que pior, desenvolvemos um conjunto de prerrogativas que sugerem que devemos eliminar as empresas para salvar o meio ambiente ou que devemos eliminar as empresas para salvar o meio ambiente ou que devemos continuar a trabalhar ao custo da perda do meio ambiente. KINLAW (1997)

As organizaes so uma das maiores fontes dos problemas ambientais, mas, ao mesmo tempo a mais importante fonte para a soluo desses problemas. Elas dispem de recursos fiscais, administrativos e tecnolgicos no encontrados em nenhum outro lugar.
Para que o DS seja bem sucedido, necessrio o correspondente e claro compromisso da parte dos altos executivos e gerentes de todos os nveis da empresa. O compromisso para com o DS traz os mesmos requisitos fundamentais do compromisso para com o TQM e a melhoria contnua. Tanto a mudana para o TQM quanto a mudana para o DS representam formas to radicalmente novas de se fazer negcios que exigem a ateno clara e especfica da parte dos gerentes de todos os nveis. KINLAW (1997)

As empresas precisam encontrar uma forma de conscientizar seus colaboradores, envolvendoos nas novas metas de desempenho e nos novos tipos de critrios de desempenho, os quais fundem lucro, qualidade e meio ambiente em um elemento nico. Existe a necessidade das organizaes demonstrarem aos seus empregados porque devem e como devem trabalhar com o meio ambiente. Elas tm que definir princpios e conceito organizador que possam assessor-las na definio, planejamento e execuo do seu negcio, comeando daquilo que recebem dos fornecedores at o que enviam para o meio ambiente.
O aumento da conscientizao ambiental apenas o mais recente captulo de uma conscientizao maior que resultou na demanda pela qualidade total. Se existe algo concreto entre asa preocupaes do ambientalismo com a proteo e a renovao do meio ambiente natural e as preocupaes das empresas com sua produo, esse algo que as mudanas em curso parecem estar ocorrendo lentamente demais para os ambientalistas e rapidamente demais para os lderes empresariais. KILAW (1997)

De acordo com o World Business Council Sustainable Development (WBCSD), no documento Ecoeficincia, a criao de mais valor com menos impacto, indicam alguns fatores que constroem a sustentabilidade empresarial que esto sintetizados na Figura 1.

Emprego

Crescimento econmico

Sucesso do negcio
Quota de mercado Prestao de servios

Como separar?

Medidas governamentais

Incentivos

Competitividade

Conhecimento Viso de negcio

Novos produtos

Utilizao da natureza
Estratgia da ecoeficincia

Novas competncias

Inovao
Figura 1 Indicadores para a sustentabilidade empresarial. Fonte: DIAS (2006)

Em termos econmicos, a sustentabilidade prev que as organizaes tm que ser economicamente viveis. As empresas possuem um papel muito importante na sociedade e que deve ser cumprido levando em considerao o aspecto da rentabilidade, dando retorno ao investimento realizado pelo capital privado. Do ponto de vista social, a organizao deve proporcionar aos empregados melhores condies de trabalho, contemplando a diversidade cultural existente na sociedade em que atua. Os seus dirigentes devem participar constantemente das atividades socioculturais de expresso da comunidade que vive no entorno da unidade produtiva. Em termos ambientais, a empresa deve pautar-se pela ecoeficincia dos seus processos produtivos. Isto deve ser feito oferecendo condies para o desenvolvimento de uma cultura ambiental organizacional, adotando-se uma postura de responsabilidade ambiental e buscando a no-contaminao de qualquer tipo do ambiente natural. Tambm de suma importncia procurar participar de todas as atividades propostas pelas autoridades governamentais locais e regionais no que diz respeito ao meio ambiente.
O mais importante na abordagem das trs dimenses da sustentabilidade empresarial o equilbrio dinmico necessrio e permanente que devem ter, e que tem de ser levado em considerao pelas organizaes que atuam preferencialmente em cada uma delas: organizaes empresariais (econmica), sindicatos (social) e entidades ambientalistas (ambiental). Deve ser estabelecido um acordo entre as

10

organizaes de tal modo que nenhuma delas atinja o grau mximo de suas reivindicaes e nem o mnimo inaceitvel, o que implica num dilogo permanente para que as trs dimenses sejam contempladas de modo a manter a sustentabilidade do sistema. DIAS (2006)

Se o dilogo no for possvel entre as trs associaes, isso levar ao desequilbrio do sistema e a sua insustentabilidade. Os empresrios devem procurar sempre o lucro, os sindicatos devem sempre reivindicar, buscando o equilbrio, e as entidades ambientalistas devem sempre se preocupar com as condies do ambiente natural, sabendo ceder de modo que no o prejudique de modo irreversvel. Essa questo no apenas a gesto dos trs fatores clssicos: ambiental, econmico e social. Existem elementos ligados ao ambiente interno e externo, processo e controles que envolvem stakeholders e shareholders e determinam que a empresa sustentvel deva possuir esses trs pilares. Porm, existem outras bases slidas como: gesto de riscos, indicadores de desempenho, governana corporativa e identificao de fatores crticos de sustentabilidade.
Isso implica que, num diagnstico de sustentabilidade, devem ser considerados os fatores de reputao, lucratividade, crescimento& inovao e continuidade operacional. Nos aspectos externos, dos stakeholders, os clientes, a sociedade, os fornecedores, os concorrentes e o governo; nos aspectos internos: a tica e os valores, as polticas, a governana, os processos, as tecnologias e o capital intelectual. Assegurar a sustentabilidade significa monitorar isso e algo mais. Centro de Estudos em Sustentabilidade CES da FGV-EAESP e AMCE Negcios Sustentveis (2007)

Antes de algum tipo de anlise, importante que seja levado em considerao o setor e a natureza do negcio, tendo em vista que as situaes externas variam de acordo com a rea. Um tipo de anlise seria identificar a situao para cada um dos elementos, a fim de comparlos com a prpria organizao, verificando os gaps, de forma a definir como a empresa vai se alinhar.
Se, at algum tempo atrs, a relao do consumidor com as empresas se estabelecia basicamente em torno do produto/servio fornecido, hoje a sociedade, na figura de suas ONGs, dos rgos governamentais, da imprensa e na prpria figura do indivduo-cidado (como eleitor, consumidor e acionista/investidor), passa a exigir das empresas, principalmente das de capital aberto, que adorem a prtica da transparncia em seus processos de Governana Corporativa e distribuio de riquezas, obrigando-as a mostrar a quem de direito que esto devolvendo sociedade (em diferentes formas) os recursos utilizados para produzir essa riqueza. Mais que inteno, Sustentabilidade triple bottom line resultado aparente e transparente. DOMENEGHETTI (2009)

Os pontos que devem ser levados em considerao em termos econmicos dos stakeholders so, entre outros, servios e produtos, custo x benefcio, empregados, tendncias. Esse tema inclui vrios fatores interligados, como responsabilidade socioambiental, parcerias e comunidade. Cria-se confiana, fidelidade e motivao com a gesto da sustentabilidade, conseguindo, assim, um melhor uso dos ativos da empresa, um aumento de produtividade e receita, reduo de demanda e custos e mais qualidade dos ativos em geral, ou seja, a sustentabilidade.

11

Captulo III: Como inserir o conceito de sustentabilidade nas empresas

Nos dias atuais j se pode dizer que a sustentabilidade j faz parte do negcio, ou seja, ela o tema do momento no mundo empresarial, o equilbrio entre o sucesso a longo prazo, o desenvolvimento econmico e social da comunidade e um meio ambiente saudvel. Uma oportunidade para as empresas inovarem, agregarem valor e diferencial aos seus produtos, procedimentos e servios e tornarem-se mais competitivas. Os benefcios econmicos para as empresas so certos, desde que se pratique o pensamento da ecoeficincia. Para Almeida e Gianetti, a ecoeficincia se define pelo trabalho direcionado em minimizar impactos ambientais devido ao uso minimizado de matrias primas: produzir mais com menos.
As empresas modernas no devem pensar somente em cumprir as leis ambientais de um pas, estado ou municpio. Elas devem ser, na medida do possvel, pr-ativas e planejar suas atividades de uma maneira sustentvel. De fato, as empresas que se comportam de uma maneira mais sustentvel, pensando no seu futuro, tm um desempenho melhor nos seus negcios. AMARAL (2004)

No campo do desenvolvimento de empreendimentos e dos projetos, observamos uma grande evoluo, pois estes tm que incluir em seu escopo preocupaes com a anlise e localizao do terreno, eficincia energtica, uso racional da gua, conforto ambiental, controle de emisses, seleo de materiais sustentveis, sade e segurana no trabalho, educao e desenvolvimento profissional, promoo da equidade e diversidade, relaes com a comunidade local, etc.
Projetos de carter sustentvel, que no agridam o meio ambiente e a comunidade, devem ser priorizados em relao aos demais projetos das empresas. Investimentos ticos em projetos sustentveis demonstram que as organizaes do ateno adequada sociedade e ao meio ambiente. AMARAL (2004)

Ainda neste campo observa-se uma maior sinergia entre as empresas e a comunidade, pois existem desafios mais amplos e sistmicos provenientes introduo de novos regulamentos e novos cenrios em virtude de questes sociais, as mudanas climticas e o aquecimento global. Estes novos tempos exigem o adensamento de competncias e habilidades para superao.
As empresas eficientes esto na dianteira do movimento rumo ao desenvolvimento sustentvel. As organizaes que esto na liderana de uma nova gerao de oportunidades criada pela transio rumo ao desenvolvimento sustentvel sero as mais bem-sucedidas em termos de lucro e interesses de seus acionistas. As organizaes defensivas, que continuam enfrentando as batalhas de ontem, ficaro margem e sero tragadas pela contramar da onda do futuro. KILOW (1997), apud Business and the Environment (1992)

Os profissionais atuantes devero ter a competncia para verificar os diferentes impactos que estes novos cenrios tero no campo de atuao das empresas e priorizar as aes adequadas. Ser necessrio compreender a complexidade e a gesto de risco envolvido. A sustentabilidade corporativa um movimento que possibilita essa viso ampla e ativa as potencialidades profissionais. O conceito de sustentabilidade empresarial focado no triple bottom line que envolve o desempenho econmico, ambiental e social. O segredo est em

12

equilibrar estas trs dimenses na conduo da empresa. Ressalta-se que o valor da empresa e de seu negcio no est s ligado ao aspecto financeiro, embora este seja fundamental.
A viso de sustentabilidade corporativa a construo de um conjunto de condies concretas para a perenidade do empreendimento. Lembrando o conceito do triple bottom line, destaca-se a interseo do ambiental com o social, do social com o econmico, do econmico com o ambiental. Temos, ento, a cidadania na questo social, o ecoturismo, a ecoeficincia; reduzindo problemas com os custos e o meio ambiente, valorizamos o investimento tico. Isso tambm importante para a questo do comrcio justo, da integrao entre pases e da reduo das barreiras tarifrias. Centro de Estudos em Sustentabilidade CES da FGV-EAESP e AMCE Negcios Sustentveis (2007)

Vrias empresas j vm percebendo que, para manter a rentabilidade de seu negcio, preciso relacionar-se com todas as partes envolvidas: acionistas, consumidores e clientes, pblico interno, comunidade, fornecedores, meio ambiente, governo e sociedade. Alm dos resultados financeiros, j ditos fundamentais, h outros resultados gerados pela empresa, alguns hoje intangveis, mas que tendem a serem valorizados pelos clientes e demais partes interessadas. Um dos grandes desafios o de construir empresas em que todos ganham, inclusive as geraes futuras.
Uma quantidade crescente de empresas est abordando os propsitos mais profundos de desenvolvimento corporativo sustentvel ao atentar para o valor humano do que produzem, no apenas para o modo como produzem. A integridade do produto importante; um critrio qualificador para companhias includas em portflios de investimento responsveis quanto ao desenvolvimento corporativo, por exemplo.(HARGREAVES (2006)

Na busca pela qualidade total, as empresas do mundo todo esto claramente se tornando mais responsveis em relao aos seus efeitos ambientais. A implantao de prticas responsveis em todos seus aspectos independe do porte da empresa. Hoje, a sustentabilidade corporativa apresenta-se como uma forma de assegurar o crescimento e desenvolvimento no longo prazo do negcio e ao mesmo tempo contribui para o desenvolvimento econmico, social e ambiental da organizao e todas as partes envolvidas.
Em resumo, as organizaes que se destacam hoje olham para a comunidade local sem perder de vista as questes estruturais do Pas. Elas entendem e assumem seu papel e procuram contribuir efetivamente para a soluo dessas questes (a contribuio pode ser financeira ou poltica), investem alinhando seus prprios interesses estratgicos s demandas da comunidade, do pblico alvo e capacidade de contribuir de forma mais ampla para a agenda nacional. A reflexo e o dilogo so os pontos fundamentais desse modelo de gesto. o dilogo no se limita simplesmente aos momentos em que a empresa tem interesse nele. A empresa tem de estar interessada em manter essa comunicao aberta. Centro de Estudos em Sustentabilidade CES da FGV-EAESP e AMCE Negcios Sustentveis (2007)

A premissa inicial para trilhar um caminho de responsabilidade socioambiental estabelecer a sustentabilidade como valor estratgico da empresa e desdobrar este valor para a gesto

13

corporativa e para os projetos, obras, fornecedores e demais partes envolvidas. Assim, elas podem inovar e se diferenciar
As empresas tm de incorporar s suas aes a conscincia de que sua verdadeira misso, seu grande objetivo, est ligado a engrandecer a vida das pessoas, aumentar o sentimento alheio de pertencimento e de incluso a partir de produtos, servios e idias. Nesse processo, o lucro necessrio, mas ele no pode comprometer esse grande objetivo empresarial, analisa Paulo Itacarambi, vice-presidente do Instituto Ekos . DOMENEGHETTI (2009)

Com esse pensamento, parte da sociedade moderna vem preparando o mercado para ser mais justo e inclusivo, levando em considerao a demanda e o reconhecimento do mercado que atribui valor real e incentiva o comportamento socialmente responsvel das empresas. A sustentabilidade ingressa, agora, na base da frmula do xito para as empresas contemporneas, alm dos j conhecidos: preo, qualidade, relacionamento e marca. Nesse conjunto de itens, no h necessidade das empresas serem socialmente responsveis, elas precisam enfrentar dilemas e problemas, buscando solues sustentveis, a sua prpria existncia e da sociedade .
Para a maioria das empresas, a Sustentabilidade inicialmente um ativo de proteo de valor e no de gerao imediata de valor. A gerao de valor chega quando a Sustentabilidade impulsiona a Inovao em produtos e servios e serve de matriz para a entrada da empresa em novos mercados ou para a colocao de novas propostas de valor nos mercados em que compete. DOMENEGHETTI (2009)

As organizaes sustentveis tm maiores chances de se firmar no mercado, pois tendem a ganhar a preferncia dos consumidores, controlarem melhor os seus riscos, manter sua boa reputao, proteger melhor seus valores, enfrentar menos problemas na justia e em rgos de fiscalizao, uma vez que prezam o bom relacionamento com seus stakeholders. Os investidores, na hora de analisarem as empresas para fins de investimentos, passam cada vez mais a considerar aspectos como responsabilidade social e ambiental, transparncia e alinhamento de interesses entre os acionistas controladores e minoritrios. Para desenvolver negcios com sustentabilidade, preciso conduzir aes efetivas para garantir que geraes futuras recebam um sistema ambiental equilibrado.

14

Concluso No mundo de hoje estamos interconectados. Temos como desafios renovar teorias, crenas, prticas, formas de viver em sociedade e de governar. Nas empresas no diferente: as mudanas esto acontecendo, os novos paradigmas esto a e no h como ignor-los. No Brasil, temos uma forte tendncia a seguir os caminhos da sustentabilidade, principalmente porque abrigamos o pulmo do mundo, que a Amaznia. O maior dilema para se conseguir implantar e suportar um programa de sustentabilidade est nas pessoas. Enquanto o consumo continuar existindo, indiscriminadamente, sem a preocupao com questes relacionadas legalidade da empresa, licena ambiental para operar, responsabilidade com o seu lixo, entre outros, no haver mudana significativa direcionada sustentabilidade. O ponto positivo da Sustentabilidade que cada vez mais as instituies esto se conscientizando e admitindo que so apenas ecossistemas complexos, que integram comunidades, sociedade, governo, pessoas e meio-ambiente. Para que as empresas obtenham um crescimento sustentvel necessrio que elas se valorizem, que sejam sempre abertas, transparentes, imbudas de cidadania, preocupadas com o meio ambiente, verificando o que a pode ser feito para contribuir com crescimento sustentvel do seu Estado.

15

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:

AMARAL, Srgio Pinto. Sustentabilidade ambiental, social e econmica nas empresas: como entender, medir e relatar. So Paulo: Tocalino, 2004. DIAS, Reinaldo. Gesto ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. So Paulo: Atlas, 2006. DOMENEGHETTI, Daniel. Ativos intangveis: como sair do deserto competitivo dos mercados e encontrar um osis de valor e resultados para sua empresa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. Fruns empresariais: sustentabilidade e responsabilidade corporativa: um passo adiante. Organizadores Centro de Estudos em Sustentabilidade (CES) da FGV-EAESP e AMCE Negcios Sustentveis 1 ed So Paulo: AMCE, 2007. HARGREAVES, Andy. Liderana sustentvel: desenvolvendo gestores da aprendizagem. Traduo Adriano Moraes Migliavacca. Porto Alegre: Artmed, 2007. KINLAW, Dennis C. Empresa competitiva e ecolgica: desempenho sustentado na era ambiental. Traduo Lenke Peres Alves de Arajo. So Paulo: Makron Books, 1997. LEFF, Enrique. Racionalidade ambiental: a reapropriao social da natureza. Traduo Luis Carlos Cabral. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2006. NOBRE, Marcos, AMAZONAS, Maurcio de Carvalho. Desenvolvimento sustentvel: a insttucionalizao de um conceito. Braslia: Ibama, 2002. SAVITZ, Andrew W., WEBER, Karl. A empresa sustentvel: o verdadeiro sucesso o lucro com responsabilidade social e ambiental. Traduo Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. TACHHIZAWA, Takeshy. Gesto ambiental e responsabilidade social corporativa: estratgias de negcios focadas na realidade brasileira. So Paulo: Atlas, 2002.

Anda mungkin juga menyukai