Anda di halaman 1dari 8

Escola Secundria Santa Maria da Feira Biologia e Geologia I Actividade Prtica Formao de Cristais

ASPECTOS GERAIS DO TRABALHO LABORATORIAL EM BIOLOGIA NORMAS BSICAS DO LABORATRIO: 1.1. CONDUTA: 1. Serenidade e persistncia no trabalho de investigao. 2. Ter sempre presente que o trabalho de laboratrio tem que ser rigoroso, tanto na execuo como nas observaes e registos. 3. Trabalhar sem pressa, com muito cuidado e ateno. 4. Os princpios de higiene devem ser escrupulosamente respeitados. 5. Executar experincias tendo em conta a resoluo de problemas propostos ou da sua iniciativa (as experincias devem ser analisadas e discutidas previamente na turma am de obter a necessria viabilizao do professor). 6. No abandonar o laboratrio com uma experincia a decorrer. 1.2. SEGURANA: 1. Assegurar-se do local onde esto colocados os extintores do laboratrio e das normas de funcionamento. 2. Colocar o vesturio (ex., casacos), os livros e outros materiais desnecessrios nos locais reservados aos mesmos. 3. Evitar o contacto directo com qualquer produto qumico e biolgico, a menos que isso seja expressamente indicado (lavar a pele, imediata e abundantemente em gua corrente se a contaminar com produtos qumicos ou com microorganismos). 4. Antes de efectuar qualquer experincia dever ler com muita ateno todas as instrues/ orientaes que lhe forem dadas e segui-las rigorosamente. 5. Vericar cuidadosamente os rtulos dos frascos tendo em ateno os sinais de perigo inscritos nos mesmos. 6. No utilizar qualquer aparelho sem previamente ter lido as instrues de manuseamento e compreendido o seu funcionamento. 7. Usar aparelhos de pipetagem mecnica (nunca pipetar cidos, bases, substncias txicas ou culturas de microorganismos com a boca). 8. Organizar metodicamente o trabalho a executar, lendo previamente o protocolo experimental (seleccionar e utilizar somente o material necessrio e proceder convenientemente s etiquetagens). 9. No deixar abandonada qualquer experincia e manter sempre limpo os materiais e a mesa de trabalho. 10. No hesitar em consultar o professor sempre ocorram dvidas ou situaes de emergncia. 1.3. UTILIZAO DOS MATERIAIS: 1. Identicar cuidadosamente o material que vai utilizar, chamando ateno do professor para quaisquer desvios observados. 2. Se entornar um cido ou outro produto qumico corrosivo, lavar imediatamente, com gua, a superfcie atingida. 3. Nunca provar um produto qumico ou uma soluo, a menos que isso lhe seja expressamente indicado. 4. No tocar os produtos qumicos ou uma soluo, a no ser que lhe seja expressamente indicado. 5. Ao cheirar uma substncia, no deve colocar o rosto directamente sobre o frasco que a contm (deslocar na sua direco uma pequena quantidade de vapor para cheirar aps abanar com a mo por cima do frasco).

6. Dar tempo suciente para o vidro quente arrefea; ter presente que vista desarmada, o vidro quente parece igual ao vidro frio. 7. Ao aquecer um tubo de ensaio, deve ser usada uma chama fraca e colocar lateralmente sobre esta, porque o contedo do tubo pode saltar e queimar (no encher completamente os frascos de forma a deixar espao para potenciais expanses dos reagentes e/ou produtos). 8. Examinar sempre os rtulos dos frascos de reagentes antes de os utilizar:

9. Retirar dos frascos apenas a quantidade de substncia necessria realizao da experincia. 10. Ao utilizar reagentes slidos colocar a tampa do frasco sobre a mesa de trabalho, de modo que a parte inferior da mesma que voltada para cima (aps a utilizao colocar de novo a tampa no respectivo frasco). No caso do frasco possuir rolha de vidro, esta deve car presa entre os dedos anelar e o mdio da mesma mo que segurar o frasco. 11. Para passar um reagente de um frasco para outro recipiente, pegar no frasco colocando a mo do lado da etiqueta, evitando que o reagente contacte com ela e a danique. 12. Nunca adicionar gua a cidos ou bases concentrados. Para preparar uma soluo, o cido deve ser acrescentado lentamente gua. 13. No colocar chama, nem exposto ao sol, frascos que contenham respectivamente cidos e substncias volteis ou foto-sensveis. 14. No contaminar o contedo dos frascos com pipetas, conta-gotas ou esptulas que j tiverem sido utilizadas (excepo para concentraes iguais da mesma substncia). 1.4. HIGIENE: 1. Utilizar uma bata branca de algodo, de mangas compridas de forma a proteger o vesturio da corroso e ndoas originadas por produtos qumicos. 2. Todos os slidos e papis de ltro que sejam para deitar fora devem ser colocados no balde ou no cesto do lixo. Nunca lanar para as pias das bancas nem para o esgoto fsforos, papel de ltro ou quaisquer produtos slidos. 3. Terminado o trabalho de laboratrio, colocar na banca, para ser lavado, o material de vidro que foi utilizado. Em seguida limpar e arrumar criteriosamente a mesa para nalmente lavar as mos com gua e sabo.

2. RECONHECIMENTO DO MATERIAL MAIS UTILIZADO NO LABORATRIO DE BIOLOGIA:

3. CONSTITUIO E FUNCIONAMENTO DO MICROSCPIO PTICO COMPOSTO (M.O.C.): 3.1. CONSTITUIO DO MOC: 1. Colocar o MOC em frente e um pouco para a esquerda (no caso de seres dextro) ou um pouco para a direita (no caso de seres esquerdino). 2. Baseando-te na gura seguinte, identica, no teu MOC, as respectivas peas constituintes.
Ocular Lente que permite observar os objectos. Tubo ou canho cilindro que suporta os sistemas de lentes, localizando-se na extremidade superior a ocular e na inferior o revlver com as objectivas. Brao ou coluna pea fixa base na qual esto aplicadas todas as outras partes constituintes do MOC.

Revlver disco que suporta as lentes objectivas. Objectivas lentes que efectuam a primeira ampliao dos objectos a observar.

Platina pea onde se coloca a preparao a observar. Condensador distribui regularmente a luz no campo visual do MOC. Diafragma regula a intensidade luminosa no campo do MOC. Fonte luminosa pode ser uma lmpada (iluminao artificial) ou um espelho que reflecte a luz solar (iluminao natural). Base ou p suporta o MOC, assegurando a sua estabilidade.

Parafuso macromtrico permite fazer a focagem dos objectos. Parafuso micromtrico permite ligeiros ajustes de focagem.

3. As objectivas e oculares tm inscritos nmeros que especificam o respectivo poder de ampliao. Identifica o poder ampliador de cada uma das lentes do teu MOC. 4. Roda o revlver de modo a colocar cada uma das objectivas em posio de observao. A lente encontra-se no seguimento do tubo quando se ouve um pequeno estalido. Observa o sentido em que o revlver deve ser girado para se obterem ampliaes crescentes. 5. Move, lentamente, o parafuso macromtrico e o parafuso micromtrico e observa o movimento da platina em relao s objectivas do MOC. 6. Observando pela ocular, manobra o diafragma e verifica o que acontece luminosidade do campo do MOC. 3.2. NORMAS DE UTILIZAO DO MOC: Utilizando o MOC que tens na mesa e uma lmina, segue os passos seguintes: 1. Do lado contrrio ao do MOC, devem ser colocadas as folhas de papel e um lpis para que possas esquematizar e tirar notas sobre o que observas, o que permite, quando necessrio, observar e desenhar ao mesmo tempo. 2. Vericar se a objectiva de menor ampliao est pronta a ser utilizada. 3. Iluminar o campo do MOC. 4. Regular a intensidade luminosa com o diafragma. 5. Colocar a preparao sobre a platina com a lamela voltada para cima e xar a lmina com as pinas. 4

6. Deslocar a preparao de forma a que o material a observar que situado no meio do orifcio da mesma e na direco da lente frontal da objectiva. 7. Colocar a objectiva de pequena ampliao na posio correcta e olhando lateralmente para o MOC, aproximar a platina at cerca de 1 cm da objectiva, recorrendo, para tal, ao parafuso macromtrico. necessrio cuidado para no se danicar, nem a preparao, nem as lentes. 8. Atravs da ocular, continuar a focagem (com o parafuso macromtrico, se necessrio) ou proceder ao ajuste da focagem, com o auxlio do parafuso micromtrico. 9. Vericar se necessria alguma correco na iluminao. A objectiva de menor ampliao permite uma viso geral da preparao. Para uma observao mais pormenorizada devem ser utilizadas (sucessivamente) objectivas com maior poder de ampliao. Para tal, deve-se: 1. Situar no centro do campo do MOC o pormenor a observar. 2. Rodar o revlver at se colocar a objectiva com poder ampliador imediatamente superior na continuao do tubo. 3. Focar, utilizando exclusivamente o parafuso micromtrico. 4. Ajustar de novo a iluminao. 5. Repetir o mesmo processo sempre que se quiser mudar para outras objectivas de maior ampliao. 6. S utilizar a objectiva de maior ampliao (100 x) objectiva de imerso se necessrio, por ordem do Professor, tendo o cuidado de se aplicar sobre a preparao uma gota de leo de imerso no local sobre o qual incidir a objectiva. NOTA: A mo esquerda dever executar os movimentos de focagem com os parafusos, enquanto que a mo direita dever realizar os movimentos de deslocao da preparao sobre a platina. Quando se termina a utilizao do MOC deve-se: 1. Descer totalmente a platina e retirar a preparao. 2. Colocar a preparao no local que lhe foi destinado. 3. Em caso de se ter utilizado a objectiva de imerso, limp-la cuidadosamente com xilol (em pequena quantidade, pois prejudica o sistema de xao das objectivas), para eliminar todo o leo. Proceder de igual modo com a preparao (se for denitiva). 4. Rodar o revlver para deixar a objectiva de menor ampliao no prolongamento do tubo. 5. Desligar a luz do MOC (se for articial). 6. Certicar-se de que o MOC ca convenientemente limpo. 7. Tapar o MOC com a proteco de plstico e arrum-lo. 5

Devem, ainda, ter-se alguns cuidados com o MOC, tais como: 1. Transport-lo sempre com as duas mos (uma por baixo da base e outra segurando o brao). 2. No o colocar perto do bordo da mesa de trabalho. 3. No o inclinar quando se utilizam preparaes extemporneas com gua como meio de montagem, para no o molhar. 4. As lentes s devem ser limpas com ordem do Professor, utilizando ter e um leno de papel. 5. O MOC deve ser guardado no mesmo local onde se encontrava inicialmente.

3.3. CARACTERSTICAS DA IMAGEM DO MOC: A objectiva fornece uma imagem real (porque no captada pelos nossos olhos) A1 do objecto (A), a qual ampliada e invertida em relao posio da preparao situada sobre a platina. A ocular fornece uma imagem ampliada, direita (relativamente formada na objectiva) e virtual (porque captada pelos nossos olhos) A. Assim, conjugando o efeito dos dois sistemas de lentes, pode dizer-se que a imagem observada ao MOC ampliada, invertida e virtual. Dando o MOC imagens invertidas, deve movimentar-se a preparao sempre no sentido contrrio quele em que desejamos movimentar a imagem. 3.4. FUNCIONAMENTO DO MOC: O MOC caracteriza-se pelos parmetros seguintes: Poder de denio: a capacidade do MOC formar imagens com contornos mais ou menos ntidos. Profundidade de campo: permite a observao de imagens a diferentes profundidades. Quando se observa nitidamente um plano, os que esto acima e abaixo do mesmo cam desfocados. Poder de ampliao: o produto da ampliao da ocular pela ampliao da objectiva. Por exemplo, se uma ocular tem um poder de ampliao de 10x e uma objectiva tem o poder de ampliao de 40x, a imagem do objecto ser ampliada 400x. Poder de resoluo: a distncia mnima a a que dois pontos devem estar para serem distinguidos separadamente. Por exemplo, o poder de resoluo do olho humano de 100m, enquanto que o poder de resoluo do MOC de 0,2m (NOTA: 1m =10-3mm).

3.5. ELABORAO DE PREPARAES EXTEMPORNEAS: Para a observao microscpica de clulas e/ou tecidos, procedem-se, geralmente, a duas tcnicas: Preparaes extemporneas ou temporrias: tm um prazo de validade reduzido. Preparaes denitivas: atravs de uma tcnica especca, so conservadas, o que permite observ-las posteriormente, durante um prazo de validade mais alargado.

A tcnica de elaborao de preparaes extemporneas encontra-se esquematizada na gura ao lado e ser realizada bastantes vezes ao longo deste e dos prximos anos lectivos.

3.6. E LABORAO

DE PREPARAES EXTEMPORNEAS , DETERMINAO DO PODER DE AMPLIAO E

RECONHECIMENTO DAS CARACTERSTICAS DA IMAGEM DO MOC:

Material: 1 jornal ou revista, conta-gotas, lminas e lamelas, gua, agulha de dissecao, MOC, papel e lpis. Procedimento experimental: 1. Recorta uma letra F do teu jornal ou revista. 2. Coloca uma gota de gua no centro de uma lmina de vidro e sobre aquela, o fragmento que contm a letra que recortaste, de forma a que que na posio correcta. 3. Depois da letra estar humedecida, coloca a lamela sobre a lmina de modo a formar um ngulo de 45 e, com a ajuda da agulha de dissecao, deixa cair lentamente a lamela sobre a lmina (gura). A inclinao progressiva da lamela evita a formao de bolhas de ar. 4. Procede focagem do objecto. 5. Escolhe uma objectiva que te permita observar a letra na totalidade e desenha a imagem que observas, comparando-a com a posio inicial da letra. 6. Observando pela ocular, desloca a preparao da direita para a esquerda e da esquerda para a direita, registando o sentido de deslocao da imagem observada em cada uma das situaes. Questes orientadoras: 1. Calcula o poder de ampliao do teu MOC para cada uma das objectivas utilizadas. 2. Atravs da observao efectuada, indica as caractersticas da imagem fornecida pelo MOC. 3.7. PROFUNDIDADE DE CAMPO DO MOC: Material: tesoura, 2 os de cabelo, conta-gotas, lminas e lamelas, gua, agulha de dissecao, e MOC. Procedimento experimental: 1. Corta dois os de cabelo. 2. Coloca uma gota de gua no centro de uma lmina de vidro e sobre aquela, os os de cabelo cruzados, um sobre o outro. 3. Coloca a lamela sobre a lmina de modo a formar um ngulo de 45 e, com a ajuda da agulha de dissecao, deixa cair lentamente a lamela sobre a lmina. 4. Observa ao MOC e foca, utilizando a objectiva de menor ampliao, o local onde se cruzam os os de cabelo. 5. Move o parafuso micromtrico nos dois sentidos e observa. 6. Repete os mesmos passos para as objectivas de mdia e de grande ampliao. Questes orientadoras: 1. Consegues observar simultaneamente os dois os de cabelo com a mesma nitidez? 2. Que explicao sugeres para o facto referido na resposta questo anterior? 7

4. NORMAS DE ELABORAO DO DESENHO BIOLGICO: O desenho das estruturas observadas ao MOC constitui um importante reforo da comunicao, aquando da realizao do relatrio, alm de desenvolver o esprito de observao e melhorar a capacidade de reteno na memria. A utilizao de material adequado (papel cavalinho, lpis de diferentes durezas, apara-lpis e borracha mole) pode permitir uma melhoria na qualidade do dito desenho. No entanto, com a prtica que o mesmo se aperfeioa. Existem algumas normas que podero contribuir para uma rpida melhoria da qualidade do desenho biolgico: 1. Traa mentalmente uma subdiviso do campo do MOC e inicia o desenho. 2. Comea por desenhar muito levemente um esboo geral do desenho, delimitando os seus contornos principais e denindo as zonas que nele mais se destacam. 3. De acordo com o grau de pormenor necessrio, evidencia agora os detalhes. 4. Se utilizares lpis de cor, deve ser para reproduzir a estrutura observada de uma forma mais el e nunca para das uma falsa aparncia ao desenho efectuado. 5. Se a estrutura ocupar uma grande rea e houver simetria na sua forma, deve representar-se apenas uma faixa dessa preparao, que seja sucientemente esclarecedora da sua estrutura global. 6. Indica sempre a ampliao da estrutura desenhada. 7. Deves legendar sempre o desenho (demonstra a compreenso da estrutura observada). 8. Na legenda, as setas dirigem-se sempre para a estrutura que pretendemos indicar e nunca o contrrio. 9. Finalmente, e no menos importante, procura apresentar o trabalho com um aspecto limpo e agradvel. Procedimento experimental: 1. Baseando-te nas normas acima apresentadas, elabora o desenho biolgico da estrutura abaixo representada (clulas da epiderme do bolbo da cebola).

Ocular: 15x Objectiva: 40x

Anda mungkin juga menyukai