Anda di halaman 1dari 2

CALIBRARBATERIADENOTEBOOK

Hoje em dia, as modernas baterias de notebook, que utilizem clulas internas de ons de ltio, no mais apresentam o famoso efeito memria, presentes em equipamentos mais antigos. Porm, no esto livres de outros problemas que podem diminuir consideravelmente a autonomia do aparelho e o tempo em funcionamento desconectado da energia. Este artigo tem o objetivo de explicar o procedimento de condicionamento da bateria, que traz beneficios tanto para baterias novas quanto baterias j com algum tempo de uso. ORIGEM DO PROBLEMA As baterias de notebook apresentam dois componentes internos principais: um conjunto de clulas armazenadoras de energia e um circuito controle da carga. Esse circuito responsvel pela segurana da bateria, pois realiza o monitoramento da voltagem e da corrente de carga ou descarga que est sendo submetida a bateria. Alm disso, esse circuito responsvel por informar ao notebook qual o nvel de carga que a bateria se encontra, para que o mesmo entre em hibernao quando a carga estiver prxima do nvel mnimo. O PROBLEMA Depois de algum tempo de uso, ou mesmo quando novas, as baterias no permanecem 100% calibradas, ou seja, no informam com exatido ao notebook o nvel de carga em que se encontram. Se a bateria informar carga a mais, o notebook vai continuar funcionando at que ocorra o esgotamento total, quando ento a mquina desligar abruptamente e voc perder os dados no salvos. Se a bateria informar carga a menos, o notebook ir entrar em hibernao antes da hora, privando voc de um maior tempo de utilizao. A SOLUO Para realizar a calibragem da bateria, para que a mesma informe ao aparelho precisamente o nvel de carga em que deve ocorrer a hibernao ou o desligamento, deve ser realizada uma descarga absolutamente completa da mesma, seguida de uma recarga de 12 horas. O problema que muitas vezes o notebook entrar em hibernao automaticamente e no permitir que a bateria se descarregue por completo. Voc liga o aparelho, ele reinicia, e alguns segundos depois o aparelho entra em hibernao, simulando que estivesse com a bateria fraca. Na verdade, a bateria est com carga ainda normal, mas o marcador da carga que est descalibrado. COMO FAZER NA PRTICA:

Vamos descrever passo-a-passo os procedimentos necessrios para a realizao da calibrao. Foi tomado como base o sistema operacional Windows XP Profissional em portugus. Com alguma adaptao, esse roteiro valido para qualquer sistema operacional.

1. Clique em INICIAR e abra o PAINEL DE CONTROLE 2. Abra a pasta OPES DE ENERGIA 3. Na aba ESQUEMAS DE ENERGIA, troque todas as opes para NUNCA. 4 . Entre na aba ALARMES 5 . Desative as duas caixas de seleo, que indicam o nvel de carga em que o aparelho deve emitir avisos e/ou entrar em hibernao. 6 . Feche todos os programas. 7 . Desconecte o notebook da tomada. 8 . Deixe o aparelho descarregar a bateria completamente, at seu desligamento. 9 . Aps o aparelho desligar, tente religar novamente, para certificar-se que no sobrou carga

nenhuma na bateria. 10 . Certificado que a bateria encontra-se completamente esgotada, conecte o notebook na energia e realize uma carga prolongada, de pelo menos 12 horas com o aparelho desligado ou 24h se o aparelho permanecer ligado. 11. Entre nas opes de energia novamente (PAINEL DE CONTROLE-OPES DE ENERGIA), na aba ESQUEMAS DE ENERGIA e selecione PORTTIL/LAPTOP ou customize como desejar os itens expostos. Entre na aba ALARMES e marque novamente os avisos de carga baixa como voc preferir. Um perfil comum notificao de texto quando a bateria atingir 10% de carga e hibernao automtica quando a bateria atingir 3% de carga. Se no ocorrer nenhuma melhora na autonomia, sinal que a sua bateria j atingiu o limite da vida til.

Anda mungkin juga menyukai