Anda di halaman 1dari 8

I.E.E.

GOMES JARDIM

ABALOS NO JAPO

A LUNA : THAS MORAIS TAVARES


N :

26 22

TURMA :

D ATA DA PESQUISA : 26 DE MARO DE 2011

T E R RE M O T O

T S UN A M I

N O J A P O

Um terremoto com magnitude de 8,9 graus na escala Richter assolou a costa nordeste do Japo nesta sexta-feira, 11 de maro, e gerou um tsunami de dez metros que arrastou cidades litorneas prximas ao epicentro. Este o maior tremor j registrado na histria do Japo desde que o pas passou a monitorar os dados sobre abalos, h 140 anos.

Vazamentos em Fukushima contaminam oceano e preocupam autoridades Da Redao, com AFP


O Japo anunciou neste sbado ter detectado no mar, perto da avariada central nuclear de Fukushima, nveis de iodo radioativo 1.250 vezes acima do permitido, aumentando ainda mais o temor de que a blindagem de um dos reatores tenha sofrido uma fissura. Esta grande concentrao de iodo radioativo agrava o risco de contaminao alimentar dos frutos do mar, to apreciados pelos japoneses. Horas, antes, o primeiro-ministro japons, Naoto Kan, admitiu que a situao segue "imprevisvel" em Fukushima. Iodo radioativo A Agncia de Segurana Nuclear japonesa anunciou neste sbado um ndice de iodo radioativo 131 1.250 vezes superior ao padro, aps uma srie de testes realizados na gua do mar pela companhia Tepco (Tokyo Electric Power), operadora da central. "Se algum bebe 50 centilitros de gua com esta concentrao de iodo atingir de uma s vez o limite anual que pode absorver. um nvel relativamente elevado", explicou um porta-voz da agncia. O mesmo funcionrio destacou que a radioatividade registrada na costa "se diluir com a mar, impedindo que uma concentrao muito alta seja absorvida por algas e animais marinhos". "A concentrao de iodo cai metade a cada oito dias e quando a populao efetivamente tiver acesso a estes produtos do mar, seu volume estar reduzido de maneira significativa", explicou. A Tepco tambm registrou uma concentrao 80 vezes superior ao limite legal de csio 137, substncia radioativa que s se reduz metade cada 30 anos. O ndice de iodo 131 j estava 126 vezes acima do padro na tera-feira passada no litoral do Pacfico prximo central de Fukushima Daiichi. O governo japons decretou ento um reforo no controle sobre peixes e mariscos procedentes da costa atingida. Redatora: Brbara Forte

Nmero de mortos por tsunami no Japo sobe para 10.035


Foto: Nicolas Asfouri/ AFP

Equipes continuam a buscar vtimas entre os escombros Da Redao, com AFP mundo@eband.com.br O nmero de mortos confirmados no tsunami que varreu em 11 de maro passado a costa nordeste do Japo subiu para 10.035, informou nesta sexta-feira a polcia japonesa. Segundo o ltimo boletim, publicado s 11h (23h de Braslia), ainda h 17.443 desaparecidos e 2.775 feridos. O boletim anterior, emitido na noite de quinta-feira, informava 9.811 mortes confirmadas. A tragdia contabiliza o maior nmero de vtimas desde 1923, quando um tremor de 7.8 graus Richter matou 100 mil pessoas na regio de Kanto, tambm no nordeste do pas.

Prejuzos
O custo econmico do terremoto e do tsunami que afetaram o nordeste do Japo em 11 de maro de US$ 309 bilhes, anunciou o governo nipnico. O valor corresponde aos danos das infra-estruturas, das casas e das empresas do nordeste do Japo. A catstrofe pode conter o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 0,5%, segundo o governo. O custo final pode ser ainda maior, j que a estimativa no leva em considerao o impacto dos cortes de energia eltrica na regio de Tquio em conseqncia da crise nas centrais nucleares e trmicas.

Onda invade a cidade Miyako aps terremoto de magnitude 8,9 na escala na escala Richter. Japo, 11 de maro de 2011.

Foto: REUTERS/Mainici Shimbun

Foto: AP Photo/Kyodo News

Ondas do tsumani provocado pelo terremoto de magnitude 8,9 na escala Richter atingem a costa leste do Japo, 11 de maro de 2011.

Foto: Sankei via Getty Images

Refinaria de leo em chamas aps terremoto de magnitude 8,9 na escala Richter. Japo, 11 de maro de 2011.

Foto: AP Photo/Kyodo News

Redemoinhos provocados pelo terremoto no estado de Ibaraki. Japo, 11 de maro de 2011.

Foto: REUTERS/Fabrizio Bensch

O sismlogo Bernd Weber, do instituto de geofsica alemo GFZ, mostra um mapa com informaes sobre o terremoto no Japo. Alemanha, 11 de maro de 2011.

Foto: REUTERS/Jo Yong-Hak

Destruio causada pelo terremoto seguido de tsunami na costa do Japo. Sendai, Japo, 12 de maro de 2011.

Anda mungkin juga menyukai