Anda di halaman 1dari 5

RECURSOS HUMANOS

PIM II
Projeto Integrado Multidisciplinar

PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR


TEMA: Descrever o papel da rea de Recursos Humanos em termos de seu significado e importncia no alcance dos objetivos estratgicos de uma empresa. OBS: O Projeto dever ser desenvolvido individualmente OBJETIVOS: Identificar o posicionamento que a rea de RH ocupa na empresa; Identificar o modelo de gesto de pessoas adotado pela empresa; Reconhecer, por meio das polticas e prticas de RH adotadas, os subsistemas de proviso (recrutamento e seleo) e desenvolvimento (planejamento estratgico de RH). DISCIPLINAS CONTEMPLADAS:

BASE Desenvolvimento de recursos humanos Suprimento de mo de obra

COMPLEMENTAR Mercadologia Contabilidade Gerenciamento de Pessoas Dinmica das Relaes Interpessoais

CONTEDO DO PIM: O aluno dever escolher e analisar uma organizao no mercado, com o objetivo de descrever a atuao da rea de recursos humanos. O grupo deve desenvolver o trabalho de forma a atender os seguintes aspectos:

1.

Descrio da organizao escolhida: 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1.7 Denominao e forma de constituio; Dados e fatos relevantes da origem da organizao; Natureza e ramo de atuao; Informaes sobre o porte da empresa; Descrio dos principais produtos e/ou servios; Principais mercados e, nos ramos de atuao, principais segmentos desses mercados onde se encontram os clientes alvo; O segmento de mercado da empresa no mbito internacional; 2

1.8 1.9 2.

O segmento de mercado da empresa no mbito nacional: como surgiu o negcio no Brasil e como vem sendo a sua evoluo at os dias atuais; Principais concorrentes da organizao e aspectos relevantes de cada um.

Anlise de RECURSOS HUMANOS: 2.1 2.2 2.3 2.4 2.5 2.6 Desenhar o organograma da empresa e identificar o posicionamento de RH; Descrever o modelo de gesto de pessoas utilizado pela empresa; Apresentar as ferramentas de recrutamento e seleo que a empresa utiliza; Descrever o processo de seleo que a empresa utiliza; Descrever os mecanismos para contratao e controle de pessoal; Apresentar o planejamento estratgico para o desenvolvimento de recursos humanos para a empresa.

3.

Aspectos relacionados disciplina de MERCADOLOGIA: Descrever, no contexto mercadolgico da empresa, os seguintes aspectos 3.1 3.2 Como foi identificado o pblico alvo da empresa para a definio do seu conjunto de produtos; Como feita a avaliao de satisfao do cliente. Caso este tipo de avaliao no esteja implantado na empresa, descreva que falta faz ao processo de crescimento da empresa.

4.

Aspectos relacionados disciplina de CONTABILIDADE: Apresentar e comentar a estrutura do balano e demonstrativo de resultados da empresa pesquisada..

5.

Aspectos relacionados INTERPESSOAIS:

disciplina

de

DINMICA

DAS

RELAES

Descrever as estratgias que a empresa pesquisada utiliza para desenvolver a motivao, trabalhos em equipe e liderana entre seus funcionrios. Instrues para o desenvolvimento do Projeto PIM O relatrio final do projeto dever ser entregue via sistema de envio do PIM , na data estipulada no calendrio acadmico. MATERIAL DE APOIO:

Contedo das aulas Modelo de relatrio do PIM

INSTRUES PARA FORMATAO GRFICA


Com o objetivo de obter padronizao de forma nas monografias do Projeto Integrado Multidisciplinar PIM apresentamos a seguir um roteiro para a digitao dos trabalhos. Neste documento esto sugeridos: tipo e tamanho de fonte, posio e formato de ttulos e seqncia das partes integrantes do trabalho. Cabe ressaltar que, conforme NBR 14724:2002, o projeto grfico de responsabilidade do autor do trabalho. Todavia, os elementos que so normatizados devero ser atendidos.

ASPECTOS GERAIS:
Margens: Superior e Esquerda: Inferior e Direita: 3,0 cm 2,0 cm

Espaamento entre linhas e Pargrafos: O espaamento entre linhas deve ser de 1,5 linha, correspondendo cerca de 1,2 cm entre as linhas. NOTA: Embora a padronizao do espaamento pela NBR 14724:2002 seja por espaamento entre linhas duplo, adotaremos o espaamento entre linhas em um e meio. usual que o espaamento entre pargrafos deve ser o dobro do existente entre as linhas. No caso de utilizao de editor de textos (Word), no menu Formatar\Pargrafo\Recuos e Espaamentos, definir a medida 12 pontos DEPOIS. O incio do texto de cada pargrafo deve ficar 1,5 cm, a partir da margem esquerda. Pode-se optar em definir o recuo especial para a primeira linha, utilizando os recursos do editor de textos. As citaes longas, as notas, as referncias e os resumos em vernculo e em lngua estrangeira devem ser digitados em espao simples. Escrita: Recomenda-se utilizao de Fonte ARIAL ou TIMES NEW ROMAN tamanho 12 para o corpo do texto e tamanho 10 para citaes longas (mais de 3 linhas) e notas de rodap, bem como alinhamento Justificado. Paginao: Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas seqencialmente, mas no numeradas. A numerao colocada, a partir da primeira folha da parte textual - INTRODUO, em algarismos arbicos, no canto superior direito da folha. Havendo apndice e anexo, as suas folhas devem ser numeradas de maneira contnua e sua paginao deve dar seguimento do texto principal.

ESTRUTURA DO TRABALHO:
4

A estrutura do trabalho acadmico dissertao, tese, monografia, trabalho de concluso de curso e similares definida na NBR-14724:2002 (com vigncia a partir de 29.09.2002), deve contemplar os elementos pr-textuais, elementos textuais e elementos ps-textuais, conforme indicado na tabela a seguir: Estrutura Capa Folha de Rosto Pr-textuais Resumo Sumrio Introduo Textuais Desenvolvimento Concluso Referncias Ps-textuais Anexos Elemento Condio Obrigatrio obrigatrio obrigatrio obrigatrio Obrigatrio Obrigatrio Obrigatrio Obrigatrio Opcional

Anda mungkin juga menyukai