Anda di halaman 1dari 6

Unidade

1
Monitoramento e controle de processos

Purgadores de vapor
eparam e eliminam o condensado formado nas tubulaes que transportam vapor. Alguns tipos, devido ao seu princpio de funcionamento, removem tambm o ar e outros gases no-condensveis que possam existir na linha, aps a remoo do condensado. O aparecimento de condensado em tubulaes de vapor pode se dar devido perda de calor para o meio ambiente, arraste de gotculas, colocao em operao de determinado trecho de tubulao fria ou trechos de tubulaes bloqueadas. Removese o condensado existente nas linhas de vapor pelas seguintes razes: Conservar a energia do vapor Evitar vibraes e golpes de ariete nas tubulaes causados pelo arraste do condensado e encontro do vapor com bolses de condensado Reduzir os efeitos de corroso e eroso. A entrada de condensado em turbinas, por exemplo, causa danos irreparveis em suas palhetas CLASSIFICAO DOS PURGADORES
MECNICOS
Opera baseado na diferena de densidade da gua para o vapor
TIPOS

TERMOSTTICOS
Opera baseado na diferena de temperatura dos fluidos
TIPOS TIPOS

ESPECIAIS

Purgadores termodinmicos Purgadores de impulso Purgadores de bia Purgadores de panela invertida Purgadores de expanso lquida Purgadores de expanso balanceada (fole) Purgadores de expanso metlica

NA

IP

ETRO

BR

AS

..........

55

..........

SE

Particularidades de alguns tipos de purgadores


PURGADORES DE BIA
FIGURA 11

PURGADORES DE BIA

A sada do condensado aberta por uma vlvula comandada por bia. Enquanto h condensado, a bia flutua e abre a sada dele, que expulso pela prpria presso do vapor. Esse purgador tem descarga contnua. Veja a Figura 11.

RESPIRO

BIA

ENTRADA

VLVULA DE SADA (fechada) DRENO

PURGADORES DE PANELA INVERTIDA

SADA

o tipo mais usado. Consiste em uma caixa dentro da qual existe uma panela com o fundo para cima, comandando a vlvula que fecha a sada do condensado. Para o incio da operao, o purgador deve estar cheio de gua; a panela fica pousada no fundo, abrindo a vlvula, por onde sai o excesso de gua. O vapor, quando chega, lanado dentro da panela, de onde expulsa a gua (que escapa pela sada), at que a quantidade de gua dentro da panela, tornando-se pequena, faz com que a panela flutue, fechando a vlvula de sada. Observe a Figura 12 na pgina ao lado. O ar contido na panela sai pelo pequeno furo existente no fundo da panela, por onde escapa tambm um pouco de vapor; o ar acumula-se, ento, no topo do purgador, e o vapor condensado por saturao do ambiente. Chegando mais condensado, a panela enche-se de gua, perde flutuao e afunda, abrindo a vlvula. A presso do vapor faz sair o ar acumulado e o condensado at que, diminuda a quantidade de condensado dentro da panela, restabelecida a flutuao com o fechamento da vlvula.

PURGADORES DE EXPANSO BALANCEADA (fole)

Consiste em uma caixa com um pequeno fole em seu interior que comanda a vlvula de sada do condensado. O fole contm um lquido de ponto de ebulio inferior ao da gua. O purgador funciona pela diferena de temperatura que existe sempre, para a mesma presso, entre o vapor e o
NA

IP

ET

R ROB

AS

..........

56

..........

SE

FIGURA 12

PURGADORES DE PANELA INVERTIDA

1
VLVULA (aberta) SADA

PURGADOR ABERTO Descarga de condensado


ORIFCIO ENTRADA

PANELA INVERTIDA
(afundada)

PURGADOR FECHADO Chegada de vapor BOLHAS


VAPOR

DE VAPOR VLVULA (fechada) SADA

ENTRADA

CONDENSADO

PANELA INVERTIDA
(afundada)

PURGADOR ABERTO Descarga de condensado


VLVULA (aberta) ENTRADA SADA VAPOR

CONDENSADO

PANELA INVERTIDA
(afundada)

NA

IP

ETRO

BR

AS

..........

57

..........

Monitoramento e controle de processos

SE

condensado. O vapor, mais quente, vaporiza o lquido dentro do fole, que se dilata, fecha a vlvula e impede, portanto, a sada do vapor. O condensado e o ar, como so mais frios, contraem o fole, e a vlvula se abre. No pode ser empregado para vapor superaquecido.

PURGADORES TERMODINMICOS

Consiste em um disco que trabalha livre dentro de uma pequena cmara, abrindo ou fechando, e bloqueia simultaneamente a entrada de vapor e a sada de condensado. O condensado ou o ar chegando ao purgador so empurrados pelo vapor, levantam o disco e escapam. Quando o vapor chega ao purgador, a princpio tambm escapa. Mas, logo em seguida, o jato de vapor em alta velocidade, passando por baixo do disco, cria uma zona de baixa presso e o disco tende a fechar a sada do vapor. Quando o disco comea a abaixar, a presso do vapor que sai para a cmara acima do disco fora ento o disco para baixo. Conseqentemente, o movimento de descida do disco provoca uma reduo na seo de sada do vapor, aumentando sua velocidade e a depresso causada. Essa seqncia faz com que o disco desa rapidamente, fechando a sada do vapor. Fechado, o disco fica em equilbrio (a mesma presso nas duas faces), at que o FIGURA 13 PURGADOR TERMODINMICO vapor retido em cima comea a condensar e a presso cai, o disco sobe, reiniciando-se o ciclo. De construo extremamente simples, barata e de baixa manuteno, esse tipo de purgador est sendo empregado cada vez mais para linhas de vapor e de aquecimento, desde que a quantidade de condensado no seja muito grande. No deve ser usado quando a contrapresso do condensado for maior do que 50% da presso do vapor, ou quando a presso do vapor for inferior a 0,7 kgf/cm2 . Pode ser utilizado para altas presses e altas temperaturas.
NA

IP

ET

R ROB

AS

..........

58

..........

SE

RESUMO

PURGADORES DE VAPOR E SUAS ESPECIFICAES

1
Monitoramento e controle de processos

Purgadores de vapor separam e eliminam o condensado formado nas tubulaes que transportam vapor, para conservar a energia dele, evitar vibraes e golpes de ariete e reduzir os efeitos de corroso e eroso.

1 PURGADORES
MECNICOS
Operam baseados na diferena de densidade da gua para o vapor TIPOS Purgadores de bia Purgadores de panela invertida

Tome Nota

2 PURGADORES
TERMOSTTICOS
Baseados na diferena de temperatura dos fluidos TIPOS Purgadores de expanso metlica Purgadores de expanso lquida Purgadores de expanso balanceada (fole)

3 PURGADORES
ESPECIAIS
Purgadores termodinmicos Purgadores de impulso

NA

IP

ETRO

BR

AS

..........

59

..........

SE

Tome Nota

Anda mungkin juga menyukai