Anda di halaman 1dari 3

Perguntas: 1. O que representao comercial?

? R - De acordo com a Lei 4886/65, a representao comercial uma modalidade de intermediao de negcios mercantis, ou seja, os representantes comerciais tm a funo de facilitar os negcios envolvendo a venda de produtos ou mercadorias de seus clientes, chamados de empresas representadas. Portanto, cabe ao representante comercial fazer a ponte entre a empresa representada e seus clientes, de modo a aumentar o nmero de negcios entre elas. 2. Quais so as leis que regulamentam esta atividade? R - As Leis n. 4.886/65 e n. 8.420/92, bem como os artigos 710 a 721 do NCC. 3. Sabendo-se que no pode haver subordinao por parte do representante comercial, em relao a empresa representada, o que acontece se houver subordinao ou poder de mando, por parte da representada? R - Pode criar entre eles vnculo empregatcio, transformando o representante comercial em empregado da empresa representada, com todos direitos e garantias estabelecidos pela legislao trabalhista em vigor. 4. No caso de representao comercial por parte de pessoas fsicas (autnomos) ou jurdicas (empresa), o que obrigatrio para ambos? R O registro junto ao Conselho Regional de Representao comercial do estado onde elas exeram suas atividades. 5. A intermediao de negcios, envolvendo a prestao de servios, considerada uma atividade de representao comercial? R No, pois a atividade de representao comercial, se limita apenas intermediao de negcios mercantis, ou seja, compra e venda de produtos ou mercadorias. 6. Existe necessidade de contrato entre as partes para se exercer a atividade de representao comercial? R Sim, dever existir contrato escrito de representao comercial entre o representante comercial e suas empresas representadas, para assegurar os direitos e deveres de ambas as partes. 7. Um representante comercial pode representar mais de uma empresa (marca) ou produto? R Sim, pois em seu artigo 1 a Lei 4886 de 1965, no limita a uma empresa esta representao, contudo dependendo da empresa (marca), no prprio contato de prestao de servios, pode-se estabelecer uma clusula, limitando a representao a esta determinada empresa (marca), sendo at motivo de resciso contratual a no observncia dessa clusula. 8. Porque no artigo 1 da Lei 4886 de 1965, diz que a atividade deve ser de carter no eventual?

R Porque, por si s, a no eventualidade, j no criaria vnculo empregatcio, do representante em relao empresa representada. 9. Quanto ao contrato de prestao de servios de representao comercial, quais as duas modalidades possveis? R Pode ser por tempo determinado e indeterminado. 10. No caso do contrato por tempo indeterminado, o rompimento do mesmo, sem justa causa, por parte da empresa representada, o que acontece? R A mesma deve pagar indenizao especial ao representante comercial, que no poder ser inferior a 1/12 (um doze avos) do valor total de comisses recebidas por este durante o tempo em que ele exerceu sua representao. 11. Quem est proibido de exercer a atividade de representao comercial? R O que no pode ser comerciante, o falido no reabilitado, o que tenha sido condenado por infrao penal de natureza infamante, tais como falsidade, estelionato, apropriao indbita, contrabando, roubo, furto, lenocnio ou crimes tambm punidos com a perda de cargo pblico, bem como o que tiver com seu registro comercial cancelado como penalidade. 12. Porque foram criados o Conselho Federal e os Conselhos Regionais dos Representantes Comerciais? R Para fiscalizar o exerccio da profisso de representante comercial. 13. Dos elementos comuns, cite pelo menos dois dos principais que devero constar obrigatoriamente no contrato de representao comercial: R - a) - Condies e requisitos gerais da representao, b) - indicao genrica ou especfica dos produtos ou artigos objetos da representao, c) - prazo certo ou indeterminado da representao, d) - indicao da zona(s) (local) onde ser exercida a representao, e) - garantia ou no, parcial ou total, ou por certo prazo da exclusividade da zona ou setor da zona, f) - retribuio e poca do pagamento, pelo exerccio da representao, dependente da efetiva realizao dos negcios, e recebimento ou no, pelo representado, dos valores respectivos, g) - os casos em que se justifique a restrio de zona concedida com exclusividade, h) - obrigaes e responsabilidades das partes contratantes, i) - exerccio exclusivo ou no da representao a favor do representado, j) - indenizao devida ao representante pela resciso do contrato fora dos casos previstos no art. 35, cujo montante no poder ser inferior a 1/12 (um doze avos) do total da retribuio auferida durante o tempo em que exerceu a representao. 14. No caso do contrato a prazo certo, ou seja por tempo determinado, o rompimento do mesmo, sem justa causa, por parte da empresa representada, existe indenizao? Qual? R Sim, a indenizao corresponder importncia equivalente a mdia mensal da retribuio auferida at a data da resciso, multiplicada pela metade dos meses resultantes do prazo contratual.

15. No contrato por prazo determinado, pode ser feita a prorrogao deste prazo, mais de uma vez? R - No, pois uma vez prorrogado o prazo inicial, tcita ou expressamente, torna-se a prazo indeterminado. 16. A que se vincula o direito s comisses das vendas, por parte do representante? R - O representante comercial adquire o direito s comisses quando do pagamento dos pedidos ou propostas. 17. Existe data limite para pagamento das comisses aos representantes? R Sim, dia 15 do ms subseqente liquidao da fatura por parte do cliente. 18. Em caso de resciso injusta do contrato por parte do representando, o que acontece? R - A eventual retribuio pendente, gerada por pedidos em carteira ou em fase de execuo e recebimento, ter vencimento na data da resciso. 19. Dos motivos justos para a resciso do contrato de representao comercial, pelo representado, cite pelo menos dois: R - a) a desdia do representante no cumprimento das obrigaes decorrentes do contrato; b) a prtica de atos que importem em descrdito comercial do representado; c) a falta de cumprimento de quaisquer obrigaes inerentes ao contrato de representao comercial; d) a condenao definitiva por crime considerado infamante; e) fora maior. 20. Qual o teor do artigo 39 da lei 4886/65? R Art. 39. Para julgamento das controvrsias que surgirem entre representante e representado competente a Justia Comum e o foro do domiclio do representante, aplicando-se o procedimento sumrio previsto no art. 275 do Cdigo de Processo Civil, ressalvada a competncia do Juizado Especial.

Anda mungkin juga menyukai