Anda di halaman 1dari 6

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 7 VARA CRIMINAL DA COMARCA DE GOINIA/GO PROCESSO CRIMINAL N.

201103284155 NATUREZA: AO PENAL AUTOR: MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE GOIS DENUNCIADOS: Carlos Henrique Ramos de Sousa e Zilda Ferreira Arcanjo CARLOS HENRIQUE RAMOS DE SOUSA, brasileiro, convivente, pedreiro, nascido em 18 de julho de 1984, natural de Goinia-GO, portador do RG n: 4263219/SSP-GO, residente na Rua CP 41 Qd. 43 Lt. 16, Conjunto Primavera, nesta capital, e, ZILDA FERREIRA ARCANJO, brasileira, convivente, auxiliar de servios gerais, nascida em 15 de janeiro de 1974, natural de Anicuns- GO, portadora do RG n: 3852189/SSPGO, residente na Rua Sabi, N 83, Vila Coronel Cosme, nesta capital, vm mui respeitosamente presena de Vossa Excelncia, por intermdio de sua advogada, infra-assinada, apresentar, dentro do prazo legal, ESPOSTA ACUSAO Nos termos do artigo 396-A do Cdigo de Processo Penal, pelas razes de fato e de direito a seguir expostas:

I - DOS FATOS Os acusados CARLOS HENRIQUE RAMOS DE SOUSA e ZILDA FERREIRA ARCANJO encontram-se respondendo a processo criminal neste juzo, por suposto crime de roubo com concurso de pessoas, previsto no art. 157, 2, II, do Cdigo Penal. Ocorre que, no dia 30 de julho de 2011, por volta de 02:00hs a.m., na Avenida 24 de Outubro, Setor Campinas, nesta capital, os denunciados foram abordados por uma viatura da policia militar enquanto caminhavam pela via. Em seguida, foram revistados por dois policiais militares que deram voz de priso em flagrante delito, sob a acusao de que os mesmos teriam roubado de um rapaz, a poucos metros dali, uma mochila, um aparelho celular e uma carteira contendo documentos pessoais. Os dois foram levados delegacia onde se reservaram ao direito de permanecerem calados.

II - DO DIREITO Cumpre primeiramente destacar que a denncia apresentada pelo Ministrio Pblico inepta, no possuindo amparo legal para prosperar, ensejando a rejeio da mesma nos termos do art. 395, I, c/c art. 41, ambos do CPP, que disciplinam:
Art. 395. A denncia ou queixa ser rejeitada quando: I - for manifestamente inepta; II - faltar pressuposto processual ou condio para o exerccio da ao penal; ou III - faltar justa causa para o exerccio da ao penal. Art. 41 - A denncia ou queixa conter a exposio do fato criminoso, a com todas do as suas ou circunstncias, qualificao acusado

esclarecimentos pelos quais se possa identific-lo, a classificao do crime e, quando necessrio, o rol das testemunhas.

Ocorre que a denncia ministerial foi oferecida sem a descrio dos comportamentos especficos que vincularam os agentes ao evento criminoso de forma pormenorizada. Entende-se que, neste caso, a denncia inepta porque no expe todas as circunstncias do fato criminoso, impedindo a compreenso da acusao e trazendo flagrante prejuzo defesa dos acusados. O Ministrio Pblico, ao narrar o fato delituoso, no individualizou a conduta dos acusados e tampouco disse qual foi a participao de Carlos Henrique e Zilda Ferreira para o desfecho criminoso. Por se tratar de crime em concurso de pessoas, deve-se descrever a ao de cada um dos agentes. Com essa omisso, fica impossvel medir a culpabilidade de cada um. Vejamos o art. 29, caput, do CP:

"Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade." Desta forma, entende o doutrinador Guilherme de Souza Nucci:

obrigao do acusador Ministrio Pblico ou ofendido promover a imputao completa e bem descrita, sendo-lhe permitindo deixar de lado apenas as circunstncias genricas de elevao da pena [...] O acusado ter ampla defesa assegurada desde que os fatos, com todas as circunstncias [especficas] que os envolvam, estejam bem descritos na denncia (NUCCI, Manual de Processo Penal e Execuo Penal, 2006, p.197).

Portanto, no vivel o exerccio do direito fundamental de defesa por parte dos acusados sem que saibam, com exatido, qual o fato que lhes imputado. Nesse sentido tambm ensina Vicente Greco Filho:

Outro requisito essencial ampla defesa a apresentao clara e completa da acusao, que deve ser formulada de modo que possa o ru contrapor-se a seus termos. essencial, portanto, a descrio do fato delituoso em todas as suas circunstncias. Uma descrio incompleta, dbia, ou que no seja de um fato tpico penal gera a inpcia da denncia e nulidade do processo, com a possibilidade de trancamento atravs de habeas corpus, se o juiz no rejeitar desde logo a inicial. Para que algum possa preparar e realizar sua defesa preciso que esteja claramente descrito

o fato de que deve defender-se. (Greco Filho, Manual de Processo Penal, 1991, pg. 64)

Depreende-se da lio acima transcrita, que a presente denncia, ao trazer uma descrio dbia, est ferindo o princpio constitucional da ampla defesa, invalidando todo o processo. O exposto anteriormente tem o respaldo de

jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia que decidiu pela rejeio da denncia em que a pea acusatria no preenchia os requisitos do art. 41 do CPP:
AO PENAL. ARTIGO 129, CAPUT, DO CDIGO PENAL E ARTIGO 232 DO ECA. CARNCIA DE AO POR FALTA (...) DE REPRESENTAO. DA DA DENNCIA. CONDUTA INOCORRNCIA. EXIGNCIA DA INPCIA

ARTIGO 41 DO CDIGO DE PROCESSO PENAL. DESCRIO DELITUOSA, COM AS SUAS CIRCUNSTNCIAS. IRREGULARIDADE. DENNCIA REJEITADA. 1. (...) 2. A denncia, apta a dar incio persecuo penal, deve conter os requisitos estabelecidos no artigo 41 do Cdigo de Processo Penal, de modo que o denunciado, tomando conhecimento da acusao que lhe feita, possa exercer, de maneira ampla, sua defesa. 41 Cdigo de Processo Pena l3. Revela-se manifesta a inpcia formal da pea acusatria que deixa de descrever, ainda que sucintamente, a conduta do denunciado e as circunstncias em que teriam sido praticados os delitos, inclusive no arrolando testemunhas, impondo-se, de rigor, a sua rejeio. 4. Denncia rejeitada. (STJ APN 369 PE 2004/01074953, Relator: Ministro PAULO GALLOTTI, CORTE ESPECIAL, Data de Publicao: DJ 28/02/2008 p. 68)

O Tribunal de Justia de Gois reconheceu a inpcia da denncia que no descreveu a exposio detalhada do fato criminoso ao negar provimento ao recurso Ministerial:

EMENTA:

RECURSO

EM

SENTIDO

ESTRITO.

REJEIO DA DENNCIA. INPCIA. OCORRNCIA. Se a denncia no descreve a exposio detalhada do fato criminoso, com todas as suas circunstncias, porque no narrada leso efetiva ou potencial a bem jurdico tutelado por lei a possibilitar aos acusados o exerccio dos princpios constitucionais da ampla defesa e do contraditrio em plenitude, causando-lhes evidentes incmodos prejudiciais alm de omitir dados essenciais instrumentalizao da ao penal, de rigor a mantena da deciso que a rejeitou, viabilizada a propositura de nova denncia pelo Ministrio Pblico. RECURSO EM SENTIDO ESTRITO CONHECIDO E IMPROVIDO. (TJGO, 1 CAMARA CRIMINAL, RESE 9853-7/220, Rel. Des. Leandro Crispim, DJ 106 de 10/06/2008)

O Tribunal de Justia do Mato Grosso j concedeu, por falta de requisitos da denncia, a ordem de trancamento da ao penal pleiteada em Habeas Corpus:
CONSTITUCIONAL HABEAS CORPUS CRIME AMBIENTAL (...) PRETENDIDO TRANCAMENTO DA AO PENAL, NA O PEA POR DA AUSNCIA CONDUTA INICIAL DA DE DOS SUA NA INDIVIDUALIZAO PACIENTES ENSEJANDO INPCIA

ACUSATRIA

RECONHECIMENTO

PACIENTES

DENUNCIADOS

CONDIO DE REPRESENTANTES LEGAIS DA PESSOA JURDICA PEA QUE NO PREENCHE TODOS OS REQUISITOS DO ART. 41 DO CPP CONSTRANGIMENTO ILEGAL EVIDENCIADO ORDEM CONCEDIDA PRECEDENTES DO STJ. (...) A denncia que, em parte, desatender o art. 41 do Cdigo de Processo Penal, no descrevendo a conduta de cada qual dos denunciados, vem desacompanhada de um mnimo de prova que lhe assegure a viabilidade, autoriza e mesmo determina o julgamento por falta de justa causa para ao penal.

(TJMT - 3 Cmara Criminal Habeas Corpus n 39.144/2006 Figueiredo) Relator: Desembargador Docles de

, portanto, notrio, que a tese aqui levantada est em conformidade com o entendimento doutrinrio e jurisprudencial merecendo a acolhida de Vossa Excelncia.

III DO PEDIDO

Ante o exposto, requer a V. Ex, I Seja recebida a resposta acusao; II Seja rejeitada a denncia por falta de requisitos essenciais inicial acusatria, nos termos do art. 395, I, c/c art. 41, ambos do CPP. III - Subsidiariamente, requer que sejam notificadas e ouvidas as mesmas testemunhas arroladas pelo Ministrio Pblico.

Termos em que pede deferimento.

Goinia, 15 de setembro de 2011.

ANA LCIA BATISTA FONSECA OAB/GO 25.174

Anda mungkin juga menyukai