Anda di halaman 1dari 7

GOVERNODOESTADODOTOCANTINS SECRETARIADAEDUCAOECULTURA INSTRUONORMATIVAN005,de22deabrilde2002.

Regulamenta o Ensino da Disciplina Educao Fsica e do Programa Esporte na Escola nas Unidades Escolares da RedeEstadualdeEnsino.

A SECRETRIA DA EDUCAO E CULTURA, no uso de suas atribuies,consoanteodispostonoart.42,1,incisoII,daConstituiodoEstadoe considerando a necessidade de regulamentar o funcionamento da disciplina Educao Fsica e do Programa Esporte naEscola nas UnidadesEscolares da RedeEstadual de Ensino,resolve: CAPTULOI DaApresentao

Art. 1 A Educao Fsica, integrada proposta pedaggica da escola, componentecurriculardaEducaoBsica,ajustandosesfaixasetriasescondies dapopulaoescolar,sendofacultativanoscursosnoturnos.

CAPTULOII DoFuncionamento Art.2AsmodalidadesoferecidasnoProgramaEsportenaEscolaso: Ihandebol IIvoleibol IIIfutsal IVbasquetebol Vxadrez. 1Asmodalidadesdequetrataoartigoanterior,destinamseaopblico masculinoefeminino. 2Afaixaetriaparaasturmasdetreinamentoserde14a17anos.

GOVERNODOESTADODOTOCANTINS SECRETARIADAEDUCAOECULTURA

Art. 3 As aulas do Programa Esporte na Escola sero distribudas da seguinteforma: I 4 horas/aula, ministradas 2 (duas) vezes por semana, em dias alternados,sendo2horas/aulaemcadasessodetreinamento,emhorriodiferenciado dohorrionormaldeaula,dentrodaunidadeescolar IIemturmascompostasde15a25alunosdomesmosexo IIIturmadamodalidadexadrezpodersercompostade20a30alunosde ambosossexos IV o ltimo horrio para a realizao do treinamento do programa no deverultrapassars19horase30minutos. Art. 4 O nmero de modalidades trabalhadas pela unidade escolar no Programadevesercompatvelcomadisponibilidadedaquadradeesportes,sendoquea utilizaodevepriorizarasaulasdeEducaoFsica. CAPTULOIII DaLotaodoProfessor SEOI Art. 5 Os critrios para a lotao de professor nas aulas de Educao FsicaenoProgramaEsportenaEscolaficamassimestabelecidos: IoprofissionaldeEducaoFsica: a) deve ser licenciado em Educao Fsica, de acordo com a Lei n 9696/98,queregulamentaoprovimentodosprofissionaisdessarea b) somente na falta do profissional licenciado na rea de Educao Fsica, outroprofessor poderatuar, desdequepossua, pelo menos, 180 horas de cursos de educao fsica escolar, ministrado pela SecretariadaEducaoeCultura

GOVERNODOESTADODOTOCANTINS SECRETARIADAEDUCAOECULTURA

c) o professor/tcnico na modalidade de xadrez somente poder ser lotadoseapresentarcertificadodeparticipaonasoficinasoferecidas pelaSecretariadaEducaoeCultura. Pargrafo nico. A Secretaria da Educao e Cultura capacitar anualmente o professor/tcnico lotado no Programa Esporte na Escola que no poder mudardemodalidade,tendoemvistaqueaatualizaocontinuadaepormodalidade. SEOII Art. 6 A lotao do professor na unidade escolar contemplada com o ProgramaEsportenaEscola,serrealizadadaseguinteforma: I o professor lotado no Programa com40horas/aulana unidade escolar poder ter, no mximo,2 (duas) turmas, em 1 (uma) nica modalidade, masculinoe/ou feminino, sendo 24 horas/aula deEducao Fsica Escolar e 8horas/aula no Programa EsportenaEscola IIoprofessorlotadocom20horas/aulanaunidadeescolarpoderter,no mximo, 1 (uma) turma no Programa Esporte na Escola, sendo 12 horas/aula de EducaoFsicaEscolare4horas/auladeEsportenaEscola III o professor, uma vez lotado em determinada modalidade, no pode mudarparaoutra IVoprofessorsomentepoderserlotadonoProgramaEsportenaEscola, aps ter completado sua carga horria mnima de 12 horas/aula, em Educao Fsica Escolar. SEOIII

Art.7Alotaodoprofessornaunidadeescolarnocontempladacomo ProgramaEsportenaEscola,serrealizadadaseguinteforma: Ioprofessorlotadocom40horas/aulanaunidadeescolardeverter32 horas/auladeEducaoFsicaEscolar

GOVERNODOESTADODOTOCANTINS SECRETARIADAEDUCAOECULTURA

IIoprofessorlotadocom20horas/aulanaunidadeescolar,deverter16 horas/auladeEducaoFsicaEscolar. CAPTULOIV DaImplantaodoPrograma

Art. 8 Critrios necessrios para a implantao do Programa Esporte na Escolaso: Iaunidadeescolardeveoferecerquadrasesportivasembomestadode conservao,commarcaes,traveseboailuminao IIamanutenodasquadrasdeveserfeitaconstantemente IIIaunidadeescolardeveoferecerumasalacommesasecadeiraspara o treinamento da modalidade xadrez. O material esportivo como bolas, redes, bombas, bicos, jogos de xadrez e tabuleiros, dever ser oferecido pela unidade escolar, atravs dos recursos provenientes da prpria escola. Este material deve ser renovado, sempre quenecessrio IV a quantidade estabelecida, especificamente para a aquisio das bolas,serde1(uma)bolaparacada2(dois)alunoseumjogodexadrezcompeas paracada2(dois)alunos Vaunidadeescolardeveofereceromaterialdeapoioparaarealizao dasatividadesdecadamodalidade,taiscomo:arcos,cones,cordas,colchoneteseoutros queforemnecessrios. CAPTULOV DasDisposiesGerais Art.9OsDelegadoseSupervisoresTcnicosdeQualidadedeveroemitir umparecersobreaescolaindicadaparaoPrograma,enviarfotosdamesmaecurrculo doprofessorqueficarresponsvelpelotreinamento. Art.10.AsunidadesescolarescontempladascomoProgramaEsportena EscolaseroinformadasoficialmentepelaSecretariadaEducaoeCultura.

GOVERNODOESTADODOTOCANTINS SECRETARIADAEDUCAOECULTURA

Art. 11. Os Gestores das unidades escolares contempladas com o ProgramaEsportenaEscoladevemassinaroTermodeCompromisso,conformeAnexo nicoaestaInstruoNormativa,comprometendosearepor,semprequenecessrio,os materiaisesportivos,cujoTermodeverserenviadoCoordenadoriadeEducaoFsica daSecretariadaEducaoeCultura. Art. 12. Deve ser considerado o rendimento escolar mnimo do aluno, conforme preceitua o Captulo IX, Artigo 95 do Regimento Escolar, para ingresso e permanncianoProgramaEsportenaEscola. Art. 13. O professor deEducao Fsica tem as mesmas atribuies e sujeitosmesmasobrigaesdosdemaisprofessores. Art.14. Oprofessordevepossuirumdiriodeclasseparaotreinamento, onderegistrarasaulasdoProgramaEsportenaEscola. Art. 15. Os professores de Educao Fsica da unidade escolar devem discutir e elaborar o Plano Anual de Curso, de acordo com a Proposta Pedaggica da Escola, que ser apreciado pela Coordenao Pedaggica, visando transversalidade, fatorfundamentalparaoavanodoprocessodeensinoaprendizagem. Art.16.CompeteaosSupervisoresTcnicosdeQualidadedasDelegacias Regionais de Ensino, juntamente com o Coordenador Pedaggico da unidade escolar, orientar e supervisionar os professores de Educao Fsica, na elaborao do Plano AnualdeCursoenasdemaisaespedaggicas,sejamelasinerentessuadisciplina ousatividadesgeraisdaescola. Art. 17. O Programa Esporte na Escola deve ser avaliado pela Coordenadoria de Educao Fsica da Secretaria da Educao e Cultura, bem como pelos Supervisores Tcnicos de Qualidade das Delegacias Regionais de Ensino, de acordocomoPlanodeAcompanhamento.

CAPTULOVI DasDisposiesFinais Art.18. Paradirimirquaisquerdvidasquantointerpretaodenormas, anlise de casos omissos, fatos relevantes e novos, no contemplados nesta Instruo Normativa, deve ser consultado a Coordenadoria de Educao Fsica da Secretaria da EducaoeCultura.

GOVERNODOESTADODOTOCANTINS SECRETARIADAEDUCAOECULTURA Art.19.EstaInstruoNormativaentraemvigorapartirdestadata. PUBLIQUESE. Palmas,22deabrilde2002.

MARIAAUXILIADORASEABRAREZENDE SecretriadaEducaoeCultura

GOVERNODOESTADODOTOCANTINS SECRETARIADAEDUCAOECULTURA

ANEXONICOINSTRUONORMATIVAN005,DE22DEABRILDE2002.

TERMODECOMPROMISSO

Nestadata,aosercontemplado(a)comoProgramaEsportenaEscolaa Direodo(a)Colgio/Escola______________________________________________se compromete, sempre que necessrio, a repor os materiais esportivos para que o professortcnicodcontinuidadeaoPrograma.

________________________,______de_________________de2002.

________________________________ Diretor(a)

Anda mungkin juga menyukai