Anda di halaman 1dari 6

Sistema de informao

Sistema de Informao a expresso utilizada para descrever sistema seja ele automatizado (que pode ser denominado como Sistema de Informao Computadorizado), ou seja manual, que abrange pessoas, mquinas, e/ou mtodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informao para o usurio e/ou cliente.

Outras definies
Alm disso, o termo tambm utilizado para descrever a rea de conhecimento encarregada do estudo de Sistemas de Informao, Tecnologia da Informao e suas relaes com as organizaes. Neste contexto, esta disciplina comumente classificada como uma cincia exata. Um terceiro uso para a expresso Sistemas de Informao refere-se a um curso de graduao cujo foco o desenvolvimento e aplicao de sistemas de informao computadorizados nas organizaes. O contedo deste curso abrange aspectos tcnicos, gerenciais e sociolgicos, abrangendo, em linhas gerais, os contedos relevantes estudados na rea de conhecimento Sistemas de Informao. As concepes mais modernas de Sistemas de Informao contemplam tambm os Sistemas de telecomunicaes e/ou equipamentos relacionados; sistemas ou subsistemas interconectados que utilizam equipamentos na aquisio, armazenamento, manipulao, gesto, movimento, no controle, na exposio, na troca, no intercmbio, na transmisso, ou na recepo da voz e/ou dos dados, e inclui o software e hardware utilizados. Em relao a esta ltima definio, comum nos meios acadmicos a utilizao do termo Tecnologias da Informao e Comunicao (TIC). Um sistema de informao pode ser ento definido como todo sistema usado para prover informao (incluindo o seu processamento), qualquer que seja o uso feito dessa informao. Um sistema de informao possui vrios elementos inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (sada) os dados e informaes e fornecem um mecanismo de feedback. Um Sistema de Informao de Marketing pode ser definido como um conjunto de procedimentos e mtodos para o planejamento, coleta, anlise e apresentao regulares de informao para o uso no processo de tomada de deciso de marketing. O SIM um complexo estruturado e interligado de pessoas, mquinas e procedimentos construdo para gerar um fluxo ordenado de informaes relevantes, coletadas de ambas as fontes intra e extra-empresa, para serem usadas como base da atividade de tomada de deciso em reas de responsabilidade especfica da administrao de marketing.

Conceito do MEC
Segundo definio adotada pelo Ministrio da Educao Brasileiro, os cursos que estudam a Computao so: Cincia da Computao, Licenciatura em Computao, Sistemas de Informao, Analise e Desenvolvimento de Sistemas (diferente de Sistemas de Informao), Engenharia da Computao e Engenharia de Software. Cada um dos cursos com um foco:

Cincia da Computao (modelos tericos matemticos que fundamentam a Computao). Licenciatura em Computao (foco no ensino-aprendizagem de computao, informtica e tecnologia da informao e sistemas de informao). Sistemas de Informao (aplicao da Computao nas organizaes). Engenharia da Computao (nfase maior no s em software como os outros Cursos, mas tambm em hardware). Engenharia de Software (desenvolvimento e manuteno de sistemas de software aplicando tecnologias e prticas de gerncia de projetos).

Atividades envolvidas
"Combinao de recursos humanos e computacionais que interrelacionam a coleta, o armazenamento, a recuperao, a distribuio e o uso de dados com o objetivo de eficincia gerencial (planejamento, controle, comunicao e tomada de deciso) nas organizaes. Podem tambm ajudar os gerentes e os usurios a analisar problemas, criar novos produtos e servios e visualizar questes complexas" (MEC-98/SBC) O tipo de trabalho previsto para um Bacharel em Sistemas de Informao abrange a administrao do fluxo de informaes geradas e distribudas por redes de computadores dentro de uma organizao. Suas responsabilidades em uma empresa podem abranger o planejamento e organizao do processamento, armazenamento, recuperao e disponibilizao das informaes presentes nos sistemas computacionais. Este trabalho tambm abrange funes relacionadas a suporte aos usurios e infraestrutura tecnolgica. abrangente em reas de Cincia da Computao-Software e Engenharia da Computao-Hardware. No mbito do desenvolvimento de sistemas (software), o trabalho do Bacharel em Sistemas de Informao inclui gesto de projetos, levantamento de requisitos, anlise, especificao, projeto/desenho (no sentido de design) do sistema, programao, testes, homologao, implantao e acompanhamento dos sistemas solicitados pelos seus usurios/clientes.

Evoluo histrica
O Sculo XX considerado aquele do advento da Era da Informao. A partir de ento, a informao comeou a fluir com velocidade maior que a dos corpos fsicos. Desde a inveno do telgrafo eltrico em 1837, passando pelos meios de comunicao de massa, e at mais recentemente, o surgimento da grande rede de comunicao de dados que a Internet, o ser humano tem de conviver e lidar com um crescimento exponencial do volume de dados disponveis.

O domnio da informao disponvel uma fonte de poder, uma vez que permite analisar fatores do passado, compreender o presente, e principalmente, antever o futuro. Os sistemas de informao surgiram antes mesmo da informtica.

Evoluo do Sistema de Informao


Antes de 1940
Antes da popularizao dos computadores, os sistemas de informao nas organizaes se baseavam basicamente em tcnicas de arquivamento e recuperao de informaes de grandes arquivos. Geralmente existia a figura do "arquivador", que era a pessoa responsvel em organizar os dados, registr-los, catalog-los e recuper-los quando necessrio. Esse mtodo, apesar de simples, exigia um grande esforo para manter os dados atualizados bem como para recuper-los. As informaes em papis tambm no possibilitavam a facilidade de cruzamento e anlise dos dados. Por exemplo, o inventrio de estoque de uma empresa no era uma tarefa trivial nessa poca, pois a atualizao dos dados no era uma tarefa prtica e quase sempre envolvia muitas pessoas, aumentando a probabilidade de ocorrerem erros...

1940 - 1952
Nessa poca os computadores eram constitudos de vlvulas eletrnicas (so componentes grandes e caros), era uma tcnica lenta e pouco durvel. Nessa poca os computadores s tinham utilidade cientifica, para poder fazer clculos mais rpidos (algumas vezes a mais que nossa capacidade de calcular). A Mo de obra utilizada era muito grande para manter o computador funcionando, para fazer a manuteno de vlvulas e fios (quilmetros), que eram trocados e ligados todos manualmente. Essas mquinas ocupavam reas grandes, como salas ou galpes. A programao era feita diretamente, na linguagem de mquina. A forma de colocar novos dados era por papel perfurado.

1952 - 1964
Perodo destacado pela origem dos transistores e grande diminuio de cabos e fios, diminuio de tamanho das maquinas e aumento da capacidade de execuo de clculos em relao a gerao anterior. O comeo da comercializao dos computadores foi marcado, eram vendidos para as grandes empresas. Foi utilizada a tcnica de integrao em que em uma pequena cpsula continha vrios transistores, chegavam a milhares em um espao menor que a unha. o comeo do microprocessador, a linguagem de programao que era feira por mnemnicos (comandos abreviados). A linguagem dominante era ASSEMBLY e nessa poca os clculos estavam na casa dos milionsimos de segundo. Surgiram formas de armazenamento cada vez maiores: as fitas e tambores magnticos (para uso de memria).

1964 - 1971
Uma nova tcnica de Circuito Integrados foi criado, o SLT (Solid Logic Technology) e uma tcnica de microcircuitos. Com isso podendo fazer processos simultneos, dando um grande salto de processamentos. Ainda tendo novas evolues para tcnica de integrao SSI (integrao em pequena escala), MSI (integrao em mdia escala) As tcnicas de integrao evoluram de SSI (integrao em pequena escala), LSI (integrao em grande escala) e VLSI (integrao em muito grande escala). A linguagem utilizada na poca era linguagens orientadas (linguagem universal e assemelham-se cada vez mais com linguagem humana). Esses processos chegaram a ponto de se bilionsimos de segundos.

1971 - 1981
Nessa gerao surgiram os microprocessadores, e com isso a reduo dos computadores (microcomputadores). E o surgimento de linguagens novas de alto-nvel e nasceu a transmisso de dados entre computadores atravs de rede.

1981 - atual
Com essa nova gerao e que estamos vivendo, surgiu com VLSI. Inteligncia artificial, com altssima velocidade (com um ou mais ncleos por processadores, grande freqncia e transferncia de dados entre os componentes do computador), programas com alto grau de interatividade com o usurio, grande rede mundial (Internet) e que impulsionou mais ainda a informtica (grande marco), etc.

Vantagens de um Sistema de Informao


Em um Sistema, vrias partes trabalham juntas visando um objetivo em comum. Em um Sistema de Informao no diferente, porm o objetivo um fluxo mais confivel e menos burocrtico das informaes. Em um Sistema de Informao bem construdo, suas principais vantagens so: Otimizao do fluxo de informao permitindo maior agilidade e organizao; Reduo de custos operacionais e administrativos e ganho de produtividade; Maior integridade e veracidade da informao; Maior estabilidade; Maior segurana de acesso informao. Informaes de boa qualidade so essenciais para uma boa tomada de deciso. Observaes: Um Sistema de Informao no precisa ter essencialmente computadores envolvidos, basta ter vrias partes trabalhando entre si para gerar informaes. Ele pode ser tanto manual quanto baseado em TI, ou uma mescla dos dois. Acontece que um Sistema de Informao grande dificilmente sobrevive atualmente sem estar informatizado, o que por si s no elimina o fator humano no processo. a interao dos componentes da TI com o componente humano que faz com que um Sistema de Informao tenha funcionalidade e utilidade para a organizao.

Sistemas de Informao nas empresas


escala das organizaes, a informao um fator decisivo na gesto por ser um recurso importante e indispensvel tanto no contexto interno como no relacionamento com o exterior. Quanto mais vivel, oportuna e exaustiva for essa informao, mais coesa ser a empresa e maior ser o seu potencial de resposta s solicitaes da concorrncia. Alcanar este objectivo depende, em grande parte, do reconhecimento da importncia da informao e do aproveitamento das oportunidades oferecidas pela tecnologia para orientarem os problemas enraizados da informao. A revoluo da Informao exige, assim, mudanas profundas no modo como vemos a sociedade na organizao e sua estrutura, o que se traduz num grande desafio: aproveitar as oportunidades, dominando os riscos inerentes ou submeter-se aos riscos com todas as incertezas que acarretam. Na chamada Sociedade de Informao, esta possui um efeito multiplicador que dinamizar todos os sectores da economia, constituindo, por sua vez, a fora motora do desenvolvimento poltico, econmico, social, cultural e tecnolgico. O acesso informao e a capacidade de, a partir desta, extrair e aplicar conhecimentos so vitais para o aumento da capacidade concorrncia e o desenvolvimento das actividades comerciais num mercado sem fronteiras. As vantagens competitivas so agora obtidas atravs da utilizao de redes de comunicao e sistemas informticos que interrelacionam empresas, clientes e fornecedores.

Classificao
Podemos ter a classificao dos Sistemas de Informao baseados em TI de acordo com o tipo de informao processada :

Sistemas de Informao Operacional: tratam das transaes rotineiras da organizao; Comumente encontrados em todas as empresas automatizadas Sistemas de Informao Gerencial: agrupam e sintetizam os dados das operaes da organizao para facilitar a tomada de deciso pelos gestores da organizao; Sistemas de Informao Estratgicos: integram e sintetizam dados de fontes internas e externas organizao, utilizando ferramentas de anlise e comparao complexas, simulao e outras facilidades para a tomada de deciso da cpula estratgica da organizao. Sistemas de Informao Comerciais/Negociais: referem-se ao processo de coleta, anlise, compartilhamento e monitoramento de informaes que oferecem suporte gesto de negcios de uma organizao, tanto em relao ao comrcio e colaborao com outras empresas, como ao atendimento direto com o cliente. (De FABJ) Sistemas de Informao

Profissional de Sistemas de Informao


O profissional formado em Sistemas de Informao deve analisar, planejar e organizar o processamento, armazenamento e recuperao da informao e disponibiliz-la ao usurio. Sua principal funo analisar e entender os problemas de uma organizao, buscando solues com uso da tecnologia computacional, atravs de ferramentas disponveis no mercado ou produzindo seus prprios sistemas. O mercado de trabalho para o profissional bem abrangente e encontra-se aquecido. No Brasil, h grande disponibilidade de vagas, principalmente nos setores de bancos, indstrias, seguradoras, empresas de telefonia, internet e educao.

Anda mungkin juga menyukai