Anda di halaman 1dari 7

Grupo 2

BIOLGICAS

SIMULADO 28/03/2009
INSTRUES

ABRA ESTE CADERNO QUANDO AUTORIZADO PELO FISCAL.

Escreva o nmero de sua inscrio e assine seu nome no espao reservado abaixo. Aps autorizao, verifique se este caderno est completo e se h imperfeies grficas. Neste caso, solicite ao fiscal a troca do mesmo. Este caderno contm a prova de BIOLOGIA, com seis questes, de MATEMTICA, com seis questes e a prova de REDAO. Utilize os espaos em branco para resposta.

As questes devero ser respondidas com caneta esferogrfica de tinta azul ou preta. O tempo de durao da prova de hoje de 5h, includa a leitura dos

Colgio Protgoras

avisos.

AO

TERMINAR, DEVOLVA ESTA PROVA PARA O FISCAL DE SALA.

NOME:

N INSCRIO:

Turma:

Colgio Protgoras

BIOLOGIA .
QUESTO 01
A figura seguinte representa uma resposta fisiolgica para o florescimento de duas espcies vegetais, em funo da relao existente entre a durao do dia (perodo iluminado) e da noite (perodo escuro).

a) Qual o nome da resposta fisiolgica para as variaes dos perodos de claro e escuro? Em condies naturais, em quais estaes do ano as plantas de dia curto e as plantas de dia longo florescem?

Fotoperiodismo. Plantas de dia curto necessitam de noites longas e contnuas, portanto, devem florescer em perodos do outono e inverno. Plantas de dia longo necessitam de noites curtas, neste caso, devem florescer na primavera e vero.
b) Quais as condies representadas nas situaes I e III, para que as duas espcies floresam?

AMABIS, J.M.; MARTHO, G. R. Conceitos de Biologia. So Paulo: Moderna, 2001. p. 408. Considerando essas informaes, a) explique o mecanismo de troca (respiratria, nutritiva e metablica) entre a me e o feto, levando em conta que o sangue de ambos no se mistura;

Considerando a espcie A (dia curto), a noite no devera ser interrompida. Para a espcie B (dia longo), a noite devera ser interrompida.
QUESTO 02
A partir do terceiro ms de gestao, a alimentao e a respirao do feto passam a ser realizadas atravs da placenta. As figuras seguir representam a circulao sangnea materno-fetal.

Ao chegar placenta, o sangue do feto est pobre em oxignio e nutrientes e rico em gs carbnico e resduos metablicos. Devido s diferenas de concentrao entre a circulao do feto e a da me, por difuso, ocorrer a oxigenao do sangue e a transferncia de nutrientes para a circulao fetal.
b) explique por que, na circulao materno-fetal, as veias e as artrias apresentam funcionamento semelhante ao da circulao pulmonar aps o nascimento.

Porque, em ambos os casos, as artrias (umbilical e pulmonar) transportam sangue pobre em oxignio, e as veias (umbilical e pulmonar) transportam sangue rico em oxignio.
QUESTO 03
A espcie Strongyloides stercoralis um pequeno verme que habita o intestino delgado humano. A forma parasita desse verme a fmea partenogentica, que fica inserida na mucosa intestinal (ciclo direto). J no solo, essa espcie pode desenvolver as formas macho e fmea, ambas de vida livre, permitindo a reproduo sexuada (ciclo indireto). Considerando as referidas adaptaes, em termos reprodutivos e de habitat, responda:

Colgio Protgoras
a) Cite e explique uma vantagem de cada um dos tipos de reproduo (sexuada e partenognese) para essa espcie.

Na reproduo sexuada, ocorre variabilidade gentica, o que aumenta as chances de sobrevivncia e de reproduo de indivduos quando o meio se altera. Na reproduo por partenognese, a fmea mantm a capacidade reprodutiva, mesmo na ausncia do macho. Como a fmea de Strongyloides stercoralis vive inserida na mucosa intestinal, seria difcil encontrar um parceiro para o ato reprodutivo.
b) Quando esse parasito submetido a uma faixa de temperatura entre 15 e 31oC, qual dos dois ciclos se desenvolve adequadamente? Justifique sua resposta.

O ciclo indireto desenvolve-se adequadamente, porque os vermes com maior variabilidade gentica podem adaptar-se a mudanas de temperatura no ambiente. Para que ocorra o ciclo direto, a temperatura deve corresponder temperatura interna do organismo humano.
QUESTO 04
No interior do Nordeste brasileiro, a cultura do algodo arbreo foi fortemente atacada pelo bicudo. Como alternativa, vem sendo cultivado o algodo precoce, inclusive com algumas variedades que produzem fibras coloridas. Essas variedades foram desenvolvidas por meio de melhoramento gentico (seleo artificial). Tambm j vm sendo desenvolvidas, no Brasil, variedades de algodoeiro transgnico, embora elas ainda no estejam sendo cultivadas. a) Considerando uma variedade de algodoeiro, explique a diferena entre os processos de obteno por melhoramento gentico e por transgenia. a) Indique, para cada esquema, a etapa em que ocorre a meiose.

A meiose ocorre na etapa B no celenterado. Nas plantas, a meiose ocorre na etapa 1.


b) Identifique a ploidia (haplide ou diplide) de cada um dos quatro indivduos (plipo, medusa, esporfito e gametfito) indicados nos ciclos.

Plipos, medusa e esporfito so diplides; o gametfito haplide.


QUESTO 06
Leia a tirinha.

No melhoramento gentico, faz-se o cruzamento entre diferentes linhagens de uma mesma espcie at que os descendentes selecionados possuam as caractersticas desejadas.
b) Explique por que o processo de transgenia permite produzir indivduos com maior quantidade de caractersticas do que o processo de melhoramento gentico.

O processo de transgenia consiste na transferncia de genes de uma espcie para outra atravs de ferramentas moleculares laboratoriais, de modo que, pela transgenia, possvel expressar novas caractersticas numa relao direta com o nmero de genes inseridos.
QUESTO 05
Os esquemas a seguir mostram os ciclos de vida de dois organismos que apresentam alternncia de geraes, um celenterado e uma planta, com a indicao do ponto onde ocorre a fecundao. No esquema do celenterado, as etapas so designadas por letras, no da planta, por nmeros. (http://depositodocalvin.blogspot.com/, acesso em 23.07.2008. Adaptado.) a) Qual o processo celular realizado pela ameba, que est retratado na tirinha? Qual seria o processo realizado se, no

Colgio Protgoras nmero de oxidao do fsforo no reagente = + 5; nmero de oxidao do fsforo no produto = 0. O processo celular realizado pela ameba, que est retratado na tirinha, e o englobamento de Variao do Nox do P = 5. partculas slidas, denominado fagocitose. O processo de englobamento de lquidos e b) Determine a quantidade mxima, em mols, de fsforo denominado pinocitose.
lugar do pacote de biscoitos, estivesse retratado na tirinha um copo de suco? b) A que Reino pertencem os protozorios? Cite duas caractersticas tpicas dos seres pertencentes a esse grupo taxonmico. formado quando so colocados para reagir 8 mols de Ca3(PO4)2 com 18 mols de SiO2 e 45 mols de carbono.

Os protozorios pertencem ao Reino dos Protoctistas (Protistas). Estes seres vivos so unicelulares e eucariontes.

1 mol de Ca3(PO4)2 reagem com 3 mols de SiO2 e 5 mols de C. 8 mols de Ca3(PO4)2 reagiro com 24 mols de SiO2 e 40 mols de C Logo, o reagente limitante o SiO2. Assim, 18 mols de SiO2 produziro 6 mols de P2
QUESTO 09
A concentrao de ons hidrognio no sangue regulada por meio do sistema tampo representado a seguir.

QUMICA .
QUESTO 07
O biodiesel tem sido considerado uma importante alternativa bioenergtica ao diesel produzido a partir do petrleo. O biodiesel constitudo por uma mistura de steres derivados de leos vegetais. Quando o biodiesel obtido a partir da reao de leo de soja com metanol, um de seus principais componentes o oleato de metila, cuja frmula estrutural est representada a seguir:

H 2 O + CO 2

H 2 CO 3

H + + HCO

O O

a) A eliminao do CO2 presente no sangue se d nos pulmes, durante o processo respiratrio. Em uma situao de hipoventilao, a concentrao de CO2 no sangue aumenta. Descreva o que ocorre com o pH do sangue nessa situao.

Oleato de metila
a) Escreva a frmula estrutural do ismero geomtrico do oleato de metila.
O

Quando [CO2] aumenta, o equilbrio da reao deslocado para a direita, causando o aumento da [H+]. Logo, na condio de hipoventilao, o pH do sangue diminui.
b) Considerando a concentrao de cido carbnico no sangue igual a 103 mol/L, calcule o grau de ionizao do cido carbnico quando o pH do sangue for igual a 7,0.

O
[ H O 2C
3]

= 1 0

mL o l /

b) Calcule a soma das energias de ligao do oleato de metila, sabendo que a soma das energias de ligao presentes no cido oleico de 21.169 kJ/mol. Utilize, para o clculo, a tabela das energias de ligao apresentada a seguir.

pH do sangue = 7,0 =>


[ H
+

] =O [C H

1 0 3 ] =

mL o l /

[ C =O H

3 ]/

[ H

O 2C

3]

= 1 0

/ 1 0

= 1 0

22.286 kJ/mol
QUESTO 08
O Fsforo pode ser produzido industrialmente por meio de um processo eletrotrmico no qual fosfato de clcio inicialmente misturado com areia e carvo; em seguida, essa mistura aquecida em um forno eltrico onde se d a reao representada a seguir:

QUESTO 10
O material orgnico do lixo gera grande quantidade de metano (CH4), muito mais danoso camada de oznio do que o CO2. A soluo ideal, que j comea a ser adotada em algumas cidades do Brasil, o aproveitamento do CH4 na gerao de energia. A compresso do metano tem papel importante, desde a produo at o consumo, para desenvolver as atividades de transporte, armazenagem ou alimentao de equipamentos. Em um determinado processo de compresso, os valores de presso e temperatura usados, para uma massa fixa de CH4, so mostrados nas figuras (i), (ii) e (iii), abaixo:

Ca 3 (PO 4 ) 2 + 3 SiO 2 + 5 C 3 CaSiO

+ 5 CO + P2

a) Calcule a variao do nmero de oxidao do elemento que sofre reduo.

elemento que sofre reduo: fsforo


C a O 4 3 (P )2 P2

Colgio Protgoras

a) Sabendo que o volume inicial do gs V1 = 12L e considerando o seu comportamento ideal, calcule os valores de V2 e V3 e construa na figura abaixo uma curva de presso versus volume.

A Figura 1 a que melhor representa a ligao qumica no ferro metlico. A teoria mais simples para explicar como os tomos do metal esto ligados entre si o modelo do mar de eltrons. Segundo essa teoria, os tomos perderiam seus eltrons externos e passariam a formar um mar, no qual estariam mergulhados os ctions. Nesse modelo, os eltrons estariam livres para fluir em uma direo, criando uma corrente de eltrons, pois so um bom condutor de eletricidade.
QUESTO 12

V2= 6L

V3= 3L

O soro fisiolgico formado por uma soluo aquosa de NaCI a 0,15 mol/L. Sua concentrao deve ser controlada de modo a evitar variaes que podem causar danos s clulas quando ele injetado no paciente.

Composto NaNO3 AgCl


b) Considerando o volume do gs na figura (i) e o comportamento ideal do CH4 (PV=nRT), calcule o nmero de mols de CH4 contidos nesse recipiente.

Coeficient e de Solubilida de a 25 C (g do sal em 100 g de H 2 O) 93 0,019

0,5 mol
QUESTO 11
O solo brasileiro rico em muitos minrios. Um exemplo a Serra dos Carajs, no Par, a maior reserva mundial (explorada) de minrio de ferro, predominantemente sob a forma de hematita. Atravs de processo siderrgico, o minrio transformado em metal com alto grau de pureza. a) Uma das etapas do processo siderrgico, a altas temperaturas (800C a 1600C), envolve a reao do monxido de carbono com o xido de ferro (II) slido, produzindo ferro metlico fundido e dixido de carbono. Escreva a equao qumica para essa etapa.

a) Um mtodo para se determinar a concentrao de NaCl no soro consiste numa reao de precipitao deste com uma soluo aquosa de AgNO3, com formao dos compostos NaNO3 e AgCl. Utilizando a tabela abaixo, indique que produto ir precipitar nessa reao. Justifique.

AgCl vai precipitar nessa reao por apresentar o menor coeficiente de solubilidade (ou menor grau de solubilidade ou por ser menos solvel ou por ser mais insolvel). AgNO3 (aq) + NaCl (aq) AgCl (s) + NaNO3 (aq), pois apresenta o menor coeficiente de solubilidade (ou menor grau de solubilidade ou por ser menos solvel ou por ser mais insolvel). ou AgNO3 (aq) + NaCl (aq) AgCl + NaNO3 (aq), pois apresenta o menor coeficiente de solubilidade (ou menor grau de solubilidade ou por ser menos solvel ou por ser mais insolvel). ou

b) Escolha a figura (1 ou 2) que melhor representa a ligao qumica no ferro metlico e, a partir da sua escolha, explique por que o ferro, no estado slido, um bom condutor de eletricidade.

Ag+(aq) + Cl(aq) AgCl (s), pois apresenta o menor coeficiente de solubilidade (ou menor grau de solubilidade ou por ser menos solvel ou por ser mais insolvel). ou 4

Colgio Protgoras Ag (aq) + Cl (aq) AgCl, pois apresenta o obter a concentrao do soro fisiolgico (0,15 menor coeficiente de solubilidade (ou menor mol/L). grau de solubilidade ou por ser menos solvel ou por ser mais insolvel).
+

b) Uma soluo aquosa foi preparada usando-se 29 g de NaCl em 1L de H2O. Determine a concentrao molar dessa soluo e explique se ela pode ser usada como soro fisiolgico. Caso contrrio, o que deveria ser feito para utiliz-la como soro fisiolgico? OBS: Considere a massa molar do NaCl = 58 g/mol.

Concentrao molar, M = n/V \ M=m/(MMxV)= 29/(58x1)=0,5 mol/L. Essa concentrao maior do que a do soro fisiolgico (0,15 mol/L), portanto a soluo no pode ser usada como soro. Como essa soluo est mais concentrada em relao ao soro fisiolgico, o procedimento seria realizar uma diluio com gua para se

Anda mungkin juga menyukai