Anda di halaman 1dari 3

Neste artigo vou abordar a questo do significado da moda, de sua representao social usando a histria como base, principalmente

do Brasil, com citaes de profissionais da rea e historiadores, que buscam entender o comportamento, valores e cultura de nossa sociedade para explicar o seu significado sob todos os aspectos scio-econmico culturais.

INTRODUO A moda uma representao social e econmica da lgica do sistema capitalista, que se circunscreve na produo e no consumo imediato dos objetos do setor txtil. Assim, a moda muito mais do que um invlucro do corpo na sociedade de consumo, representa um cdigo de indicao, tanto da posio social, quanto de atitudes (comportamento) daqueles que a consomem em um contexto histrico especfico. A roupa mais um dos objetos materiais da Histria e do Design, apesar do tempo fsico torn-la desvanecida, ela redimensiona a produo da moda.

A MODA NO BRASIL No Brasil ocorreu a gradativa substituio da produo da moda de Alta Costura para o Prt Porter, quando, tanto a moda carioca, quanto a paulista estavam influenciadas pela produo europia e, posteriormente, pela norte-americana, tendo como critrios conceituais de anlise: o estilo, o comportamento e a produo. Ressaltamos que a elite feminina, carioca e paulista no estavam inseridas no mercado de trabalho, muito pelo contrrio, elas mantm o status quo de uma sociedade burguesa e elitista, conforme os manuais de boas maneiras, que estabelecem um cdigo do que seja viver na sociedade moderna. Entre eles, por exemplo, o Em sociedade, que dita como deve ser o comportamento de sociabilidade a partir das etiquetas sociais, para a mulher que pretende freqentar os espaos da sociedade, alm daqueles que so contnuos no seu dia-a-dia, na famlia e com os amigos. Estes cdigos de boas maneiras, de tratamento no lar e na sociedade estabelecem diversas regras que determinam o tipo de mulher socialmente aceita neste perodo. La Paixo, em seu guia de etiqueta, enfatiza o papel da mulher moderna de forma bem esclarecedora e chama a ateno para o seu verdadeiro lugar, quando afirma que a poca em que vivemos expe a todos os perigos.

COMPORTAMENTO A autora faz, uma lista das qualidades que a mulher moderna deve adquirir para ser considerada uma boa dona de casa. Ela deve tratar desde as finanas do lar at da costura, alem de sempre estar bonita e elegante.

Ainda segundo Paixo, estas senhoras esto fadadas a serem as rainhas do lar, porm no h muita diferena entre o traje destas e o das mulheres que trabalham fora, cujo vesturio deve ter os seguintes atributos: "distino, elegncia, simplicidade, comodidade e deve ser prtico, econmico, durvel e resistente ao longo do uso" (Idem, p. 269). A autora enumera apenas quatro tipos de profisses para o universo feminino e os seus adequados trajes de trabalho: a balconista e a operria (uso de roupas sbrias ou de uniforme pr-determinado pela loja ou magazine), como tambm a escriturria e a datilgrafa. Chamamos a ateno para o fato de que, em nenhum momento, essa mulher que trabalha fora do lar valorizada, at por que as profisses apresentadas so para as classes subalternas e no para a elite.

SIGNIFICADO Quando falamos sobre moda, um significado pejorativo vem tona, associamos a um assunto suprfluo de senhoras abastadas que podem freqentar desfiles comprar vestimentas de marca e encomendar a um consagrado estilista um modelo exclusivo, confeccionado em um ateli. Na verdade, esta viso limitada e no reproduz os verdadeiros valores e cdigos que esto presentes no simples ato de vestir um corpo no dia-a-dia, frente s necessidades da vida urbana e industrial. Se a moda vista apenas como manifestao de produo de esttica feminina, temos que avaliar a sua importncia enquanto objeto de produo de costumes e valores sociais. A moda uma representao das manifestaes do inconsciente coletivo e de um determinado grupo, em constante relao com o seu tempo. O historiador Roche (1989) afirma que as roupas devem ser estudadas como evidncia das atitudes e valores de seus usurios. Neste sentido, uma histria que parece, primeira vista, preocupada unicamente com a superfcie, se revela como um meio de investigar estruturas profundas. Compreendemos a moda, ento, como um sistema composto de signos, os quais indicam uma forma de linguagem no verbal, mas estabelecendo uma comunicao. A escolha individual que possibilita a construo do seu discurso, ao selecionar as cores dos variados tipos de tecidos, alm dos adereos, no meio da diversidade e das diversas opes. A construo de identidade se verifica a partir da insero do sujeito no contexto social, poltico, econmico e esttico. A moda tem significados variados no mundo contemporneo, todavia representa para a sociedade o objeto da diferena, isto , a seleo do vesturio, dos acessrios e das cores, formatos e texturas podem determinar no somente um estilo prprio de um sujeito associado ao seu contexto, mas uma forma de tornar-se identificado.

Portanto, a moda um objeto de revelao das aes de determinados sujeitos no cotidiano social e no apenas um objeto superficial de desejo das mulheres da sociedade.

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS Este artigo foi desenvolvido baseado em informaes contidas no Artigo Cientfico publicado pela: Revista VOZES EM DILOGO (CEH/UERJ) - n3, jan-jun/2009; Por: Ana Paula Lima de Carvalho, Mestra em Design - PUC-RJ.

http://waldorfs.fashionblog.com.br/r8575/Artigos-Academicos/

Anda mungkin juga menyukai