Anda di halaman 1dari 14

Anlise institucional

Conceito de Ideologia: A ideologia o conjunto de ideias fundamentais que


caracteriza o pensamento de uma pessoa, de uma colectividade ou de uma poca. Tambm se trata da doutrina filosfica centrada no estudo da origem das ideias. O Termo ideologia foi criado por Destutt de Tracy e Karl Marx transformou a ideologia no conjunto de ideias cuja relao com a realidade menos importante que o seu objectivo (evitar que os oprimidos percebam o seu estado de opresso). Por isso, Marx afirma que a ideologia d origem a uma falsa conscincia das condies materiais de existncia do homem. Neste sentido, a ideologia uma ferramenta de controlo social para despojar o ser humano da sua liberdade, tornando-o parte de uma massa manipulvel.

Material Estetina
IDEOLOGIA - Grego eidos-idia e logos discurso -Origem no pensamento humano: Antoine Destrutt de Tracy(1754-1826) -Foi o primeiro a fazer uso do termo em Elementos da ideologia, uma disciplina filosfica que deveria observar e descrever com exatido a origem e a formao das idias. - Tentava reduzir as idias origem sensual (sentidos) para chegar s idias verdadeiras que correspondessem ordem social baseada na razo e na natureza do homem e assim surgem as teses com as quais se vai construir o Estado e a Sociedade.

- Karl Marx: 1818-83

Trs conceitos; -1: Aparncia socialmente determinada e resultado das relaes materiais de produo - O ser social que determina a conscincia do homem

- A consequncia ideolgica a conscincia que no consegue descobrir a conexo entre alheamento/coisificao da conscincia e as relaes materiais de produo que as determinam - Marx confronta a conscincia ideolgica (consc. falsa) e o conhecimento cientifico(histria real) que no ideolgico porque afirma sua verdade na destruio da aparncia ideolgica.

-2: Materialismo histrico: ideologia instrumento de uma superestrutura dominante. E a histria consequncia da luta de classes que ocorre no nvel da subestrutura. Aqui o proletariado vai crescer e estabelecer (superestrutura: Igreja, Justia, Filosofia) 3: Ideologia do marxismo contemporneo: Escola de Frankfurt Marx e (Adorno, Marcuse, Hakheimer) - Indstria Cultural meios de comunicao social na sociedade de consumo - Dominao Ideolgica feita pelo controle dos meios de comunicao social imposta a uma massa passiva e portadora de uma conscincia falsa, aspirando necessidades falsas de um sistema econmico orientado para o consumo. Conformismo substitui conscincia. outra forma de construir as idias

Freud

- Vrios tericos da Comunicao analisam o fenmeno na nossa sociedade. 4) Este momento a leitura de tericos de que o fim das Ideologias A idia que existe um proletariado opulento; as riquezas so homogneas; h uma diminuio da luta de classes. - Os tericos que discordam: . Afirmam o aumento da burocracia, . Planejamento leva a uma maior racionalidade e superioridade tcnica, . Indivduos isolados tm ao obscura e sem sentido . Cultura burguesa de consumo tem ideologia annima, a consequncia o nivelamento ,moral e atrofia do esprito critico, . Ideologia no se contrape a uma prxis , agora ela surge da pp prxis inevitvel.

Conceito de Alienao: A alienao est ligada ao trabalho. Alienao, para Marx,


tem um sentido negativo em que o trabalho, ao invs de realizar o homem, o escraviza; ao invs de humaniz-lo, o desumaniza. O homem troca o verbo SER pelo TER: sua vida passa a medir-se pelo que ele possui. O filsofo alemo concebeu diferentes formas de alienao, como a religio ou o Estado, em que o homem, longe de tornar-se livre, cada vez mais se aprisionaria. Mas uma alienao bsica, segundo Marx: a alienao econmica.

Paradigma: Conjunto de perspectivas dominantes, em terno da concepo do ser do


conhecer e do homem em que priodos de estabilibidade paradigmtica adquirem autoridade inquestionvel. Esta naturalidade de leitura impede que haja crtica. Paradigma organiza e limita o pensamento.

Crise do Paradigma moderno consiste na ausncia de um enunciador coletivo


com credibilidade caracteriza a situao do homem moderno. No existem mais verdades insquestionveis.Aparentemente , todos os antigos valores, da mordenidade ainda esto possveis e disponiveis , mas nenhum dispe do prestiogio necessrio para se impor. O individuo age sob diversas influncias que concorrem entre si e at so conflitantes.

I movimento institucionalista

- Origem:

contra cultura dos anos 60

- Questionamento da rigidez das instituies. Objetivo: auto-analise, auto-gesto. - Trs prxis: sade mental, educao, organizao. - A anlise institucional um curso de dois anos, uma especializao para psiclogos, administradores, pedagogos. *No equiparado a psiclogo do trabalho. *Se ganha muito dinheiro porque no so funcionrios da instituio, um profissional autnomo. *Se Trabalha em equipe, com no mximo 12 componentes. - A dcada de 60 foi revolucionaria e de quebra de paradigma. - um dos resultados disso a diminuio das famlias, as mulheres tm menos filhos, se pararem de ter filhos a raa humana acaba. Hoje vivemos mais, somos mais saudveis e temos menos filhos isso um problema. - As mulheres ao sair de casa para trabalharem, decidem quando iro ter filhos e no dependem mais do marido financeiramente. H na famlia dois provedores.

- Na contra cultura a forma das relaes se modificaram, como: sexo fora do casamento e filhos tambm. - O festival de rock como marco da contra cultura, sexo e maconha livremente. - Os estudantes se rebelaram contra os catedrticos, pois falavam de forma que os alunos no entendiam, para depois o professor adjunto explicar os detalhes. - A invaso do poder pblico dentro do espao do saber atravs da cavalaria francesa para pegar os estudantes que os jogavam pedras. - Nessa poca os jovens brasileiros saram para a luta e muitos foram mortos, esto at hoje desaparecidos. - Faculdades em forma de crditos para no facilitar a formao de grupos fortes, pois cada aula o aluno estaria em uma sala dificultando assim a aliana dos mesmos para formao de movimentos estudantis. - Policiais nas universidades. - Movimento das barricadas do desejo em Paris. - Os catedrticos so os que sabem e fazem as regras. - Auto-anlise: processo de analise do seu regimento, coisas que esto dando certo ou no. Esse processo feito em assemblia. Exemplo: faculdade de psicologia. O horrio para quem trabalha 08h00min por dia vivel? Esses alunos conseguem ler todos os textos que so passados? Motivos pelos quais s pessoas esto no curso psicologia? - A anlise institucional demorada, precisando de vrias assembleias. - Os analistas anotam os objetivos particulares, escusos que nada tem haver com o motivo de estar no curso. a) 10min. b) Institunte uma no lei. Nem sempre punvel uma transgresso que depende Instituda a regra da instituio. Exemplo: as aulas no CES se iniciam s 17hs

da lei do institudo, que pode se caracterizar de forma positiva ou negativa. Uma instituio que no possui o instituinte ser autocrtica, autoritria. Se a instituio consegue ouvir o instituinte ela pode melhorar. Ex: o horrio que normalmente comea as aulas, que pode se tornar institudo. O professor comea a aula s 17hs e 25min porque sabem que muitos alunos trabalham e no conseguem chegar a tempo. Nessa situao ningum punido, nem aluno, nem professor. c) Institucionalizao a soma das duas acima funcionando, que forma a cara da

instituio. Juzo de valor da instituio. A+b=c.

d)

Analisadores: so aqueles que analisam a instituio, esto l e desmistificam as

situaes. Trabalham com a ideia de ignorncia (de um no saber que pode ser de vrias formas) institucional e inconsciente institucional. Tem aes e intervenes cujo objetivo desvelar os mecanismos de reproduo do desconhecimento. Podem ser artificiais (construdos e instalados pelos analistas) e/ou naturais, que so prprios da vida histrico-social-libidinal da instituio. um trabalho em longo prazo, pois s pessoas no querem mudanas, so pessoas que esto a 10 anos em um mesmo lugar e no querem interferncia. - Esse no saber faz um efeito e atua sobre as pessoas da instituio. - D mesma forma que as pessoas tentam aparecer e no passarem despercebidas, as instituies tambm fazem isso. e) transversalidade: se refere s determinaes que incidem na instituio. Ex: instituio que tinha apenas funcionrios do sexo masculino e passa a ter funcionrios do sexo feminino, isso afetara o dia a dia da instituio. f) Grupo assujeitado/ grupo sujeito: - Grupo assujeitado o que tem na maioria das instituies. Eles obedecem s regras, um grupo muito maior. Algum esta decidindo por eles, no tem responsabilidade onde esta. - Grupo sujeito: grupo que define e decide a hora que a regra vai mudar se vai mudar. O objetivo da anlise institucional fazer com que o grupo assujeitado tenha voz ativa na instituio. - Patologia institucional: quando os funcionrios ficam na mesma reclamao o tempo todo e no tomam uma atitude, no largam o osso. Falo mal, mas no largo. Nem todas as pessoas so agradveis e amadas, porm se no podemos mat-las melhor respeitlas. - Obrigaes institucionais: educao e respeito. - Todos querem ser admirados, reconhecidos e acreditar que a instituio no vive sem voc. g) Encomenda/demanda: - Encomenda: pedido da instituio. EX: esta acontecendo muitos acidentes na instituio. - Demanda: o que se percebe durante o trabalho da encomenda. A demanda no algo muito claro, s se percebe no decorrer do trabalho de anlise. h) Explcito x implcito:

- Explcito: tudo aquilo que a instituio sabe. - Implcito: o que a instituio finge no saber ou que de fato no sabe. i) Inconsciente institucional material on line; - Os analisadores podem ser da instituio, ou no. - O analisador natural pode ou no ser percebido pela instituio. - 03/10/11- Texto A psicanlise e a cultura, Totem e Tabu, Psicologia das massas e anlise do eu, Futuro de uma iluso. - Marx no dito no saber inconsciente institucional - No falam de economia. - se referem ao momento fundante. - Se referem s relaes interpessoais. - se referem a mensagens subentendidas. - se referem a histria que todos os participantes foram deixando nas instituies. Pessoas que estavam primeiro vo contando histrias do passado e as pessoas que agora estavam chegando. Olhares distintos com relao ao lugar que voc ocupa. De acordo com a poca de entrada e participao o seu discurso ser referente poca. - 04/10/11- Texto Mal estar na cultura 1930 - 17/10/11- Dinmica grupal: - ambivalncia relao de amor e dio de algum para o seu lder. - idealizao distanciamento de mim para o lder. - festim totmico/incorporao - comunidade fraterna *Duas foras prendem um sujeito no grupo = lder no lugar de ideal de eu. - identificao entre os membros. - idealizao diferente de ideal do eu. Trs mecanismos no psiquismo do individuo para estar no coletivo: a) b) c) Aceitao por todos da limitao de seu narcisismo; Perda do narcisismo se instala o ideal do eu. Vinculo amoroso entre os membros e uma compensao pelo ataque

narcsico aceito. Grupos na instituio Tcnica da anlise institucional: dinmica de grupo e no terapia de grupo.

I Introduo

- No existe um fundador /mestre. - Conjunto de escolas/teorias heterogneas. - Recuperao de um saber das mos dos experts (sabem o que bom para o outro, ligados ao estudo, poltica).

Ter prtica - Antipsiquiatria Educao Organizao Fundadores: Ren Louvau George Lapassade Anlise Institucional

*Ambivalncia: relao de amor e dio entre as figuras idealizadas que esto para ns no lugar de perfeio. A figura muito idealizada acaba sendo alvo de muito dio, pois muitas vezes ele no alcanvel. Idealizao: o estado de paixo, algo passional, onde se o outro for embora eu o mato. uma incapacidade de sobrevida sozinha. A perda da idealizao d vontade de matar o objeto. Freud: O preo psquico que se paga para viver com o outro muito grande.

FREUD
Quando eu abro mo do meu narcisismo eu ponho o ideal do outro no lugar. Escolhe-se um trao do outro para ser, (extroverso, forma de andar, jeito de ser, etc.). Ideal do EU. - Abro mo do narcisismo; - Escolho um trao do lder. - As pessoas tm um trao em comum o lder (estamos juntos no mesmo objetivo e aceitamos o mesmo lder).

Para Freud o grupo precisa de um lder que coordena que facilita a posio de bode expiatrio. Ela uma posio que muitos acham uma questo narcsica, mas ela tambm destrutiva.

Anlise institucional no pensa em uma instituio sem conflito, mas na discusso destes conflitos dentro dela. As pessoas podem discutir, falar de si, sem que isto se torne algo fora da instituio. Uma boa instituio aquela capaz de resolver seus conflitos e imposies.

- Psicodrama

Dramatizao das questes, conflitos da psique.

- Objetivo recuperar a espontaneidade infantil perdida pela educao. - Psicodrama tridico: Moreno, gestalt e Psicanlise. - Boa tcnica para se trabalhar com adolescentes, grupos, instituies.

Jos Bleger Psicologia institucional (nome que d a sua abordagem) estuda os


fenmenos humanos que ocorrem em relao estrutura (prdio), dinmica (quem entra e quem sai), funo (lugares que as pessoas ocupam) e objetivos da instituio. - Analisa-se o grau de dinmica na instituio pela capacidade de explicitar e manejar conflitos dentro do limite institucional. Gritar no calado no resolve. preciso resolver dentro da instituio diretamente evitando prolongamento do conflito. Quanto mais saudvel a instituio mais ela discute sobre os seus conflitos. Gostando ou no da pessoa na instituio preciso ser discutido os conflitos.

Papel das Intuies:


-

Instituies: so suporte, apoio, segurana, identidade e insero social do sujeito. Ex:

cidade pequena as pessoas tem referencia de famlia, filho de quem; neto do seu fulano; irm do cicrano; sobrinho de beltrano. Na cidade grande as referencias so, local onde trabalha; onde estuda; onde mora.

*Sero mandados embora alguns funcionrios. necessrio dizer: quando, Quantos; para no perder o compromisso com o trabalho. O funcionrio sendo esclarecido devidamente o seu psiquismo j deturpa, imagine no sendo?

- Adaptao, integrao e dependncia da instituio enquanto suporte. No aceitao e por isso dificuldade de adaptao; marcao de um espao at onde pode ser diferente; muitas diferenas, mas o funcionamento padro.

-Patologia institucional: emergncia do ncleo aglutinado (seqela do perodo indiferenciado), estabelecendo vnculo sincrtico: ansiedade catastrfica, depresso, leses corporais, ansiedade aniquiladora e persecutria. *Causa: ausncia de limites (institudos) claros e definidos na instituio. - Postura (enquadre) do analista: a) Esclarecer a todos os setores institucionais a sua funo. b) Empatia clnica.

*Ncleo glutinato: so sequelas da passagem de estgio de fixao do 1 ano de vida. A neurose segura o ncleo glutinato. *Integrao: podem ser pessoas diferentes e se integrarem.

*Dependncia: so pessoas que falam mal da instituio, reclamam mais no saem da mesma. - Patologia institucional: Melanie Klein 1 ano de vida, escola inglesa. Seio bom, seio mal = imaginrio mundo das sensaes.

- Postura do analista (enquadre) so todos esses itens.

a) Esclarecer a todos os setores institucionais a sua funo: Apresentao de quem voc e o que veio fazer. O acordo tem que ser com a instituio, seus membros. Explicar o que ser feito. b) Empatia clnica: ser capaz de compreender o sofrimento das pessoas e recuar, para ver o que melhor pode fazer. c) Sigilo absoluto: analista no dedo duro, nem relata para a direo o que foi falado no grupo. O que se fala no grupo, no grupo fica e no a comparao entre os grupos. Os dirigentes da instituio em algum momento vo participar do trabalho em grupo. d) No aceitar exigncia de tempo para o trabalho: os contratos so de seis a oito meses e depois vai se renovando na medida da necessidade. No uma previso de termino.

e) No alimentar dependncia: postura de quem sabe no bom, cria-se uma dependncia. f) No manter contatos fora da instituio: no ter nenhuma relao com ningum da instituio. As informaes extras nos atrapalham, no tico com os outros da instituio. A tendncia da instituio nos engolir. g) No alimentar grupos de poder: ter um supervisor fora da instituio. O outro quer ser amigo do supervisor, os amigos pensam ser supervisores j que andam com ele. h) Insights dos grupos para conflitos crises e solues definem a direo e final da anlise. *A equipe deve ser formada por 12 analistas divididos em seis duplas na instituio. *Analista institucional: realiza o trabalho e vai embora. *Psiclogo do trabalho: permanece no local uma relao mais direta. *Tcnica e mtodo Grupal DG dinmica de grupo. *Os privilgios na instituio no do certo. Segundo Bleger.

P. Louran e G. Lapassade
- Criadores da Anlise institucional -Proposta de interveno pedaggica e scio analtica. Instituio de ensino a partir da graduao. - Para eles no existe na instituio uma concepo de desejo com sentido psicanaltico. s pessoas esto to cristalizadas que no conseguem desejar. No sabem o que desejar. As pessoas esto acostumadas no lugar do no saber.

- Sociedade conjunto aberto de instituies.

- Auto-anlise e auto-gesto so para recuperar poder de organizao e autogerenciamento. Se elas no sabem, no podem autogerenciar.

- Burocracia: imposio e dissociao. Provocam rupturas, algum manda fazer, ningum sabe quem.

- Anlise institucional: investigao permanente sempre lacunar e circunscrita de como o no saber e a negatividade operam. *O institudo segura o ncleo glutinato na instituio. *Quando o institudo sempre burlado, no segura. *instituio na patologia: falam de mim, com o corpo apresentamos. *Vinculo sincrtico: quando o ncleo vem tona. PSICOLOGIA DAS MASSAS E ANLISE DO EU (1921)

Neste texto Freud analisa o que mantm as pessoas reunidas. Nas relaes sociais o amor atua como fator civilizatrio, amor s mulheres preserva o que para elas importante. O amor a outros homens sublimado e dessexualizado origina o trabalho em comum. Freud retoma o mito da Horda Primeva descrito em Totem e Tabu e analisa os sentimentos presentes nos agrupamentos humanos. Freud sempre valorizou a presena masculina enquanto liderana, articulada figura paterna e ela considerada determinante no eixo horizontal. Entre os membros existe uma identificao atravs de um trao: lder no lugar de ideal. E em relao ao Lder, ao diminuir o narcisismo o lder entra como ideal de ego. Existe uma sensao de triunfo quando algo no Ego coincide com o Ideal.

FUTURO DE UMA ILUSO 1927

Neste texto S. Freud explica, posteriormente, que uma tentativa de defender a psicanlise dos padres. Aqui Freud analisa as religies, a questo da f e da crena inabalvel em algo. Em 1907 Freud comparou a religio a uma Neurose Obsessiva. Aqui existe uma comparao entre Natureza e Cultura. Para que possa haver Cultura com suas regras, valores, tcnicas, conhecimentos, obrigaes e deveres se faz necessrio imposies. Ao mesmo tempo o ser humano precisa de sentir-se seguro, tal qual se sentia enquanto bebe e criana onde os pais eram os deuses que tudo podiam resolver. E tambm amenizar o sofrimento decorrente das exigncias da Cultura e onipotncia da Natureza. A religio entra como um dos mais antigos anseios dos homens. A palavra Iluso usada para caracterizar um desejo, no mentira nem m f.

Uma Iluso no precisa ser confirmada no real, como relacionada ao desejo difcil de ser refutada ou provada. Todas as doutrinas religiosas so iluses. um texto, muito bem escrito, onde Freud cria um interlocutor imaginrio e responde as perguntas colocadas por aquele. Para o autor a Cincia que tem condies de combater a Iluso da religio. Assim como a iluso seria uma caracterstica da criana desamparada, Freud escreve sobre sua crena de que quando a humanidade chegar vida adulta poder abrir mo desta iluso. Ironicamente o que temos visto uma exacerbao das religies e de suas exigncias.

MAL ESTAR NA CULTURA 1930

*Possui uma certa continuidade com Futuro de uma iluso.

* Violncia e poder esto interligados: quem tinha maior quantidade de artefatos e sabia us-los; inteligncia sobre a fora muscular * Poupar a vida do vencido (escravo) X desejo de vingana ( proteo pessoal e dos seus) *Ser humano busca o prazer constante e ausncia da dor: para isso faz re-arranjos psquicos para alcanar estes objetivos-que se demonstram falhos * O homem percebe que o sofrimento esta muito acessvel que a felicidade constante: decadncia do corpo; natureza e relao com outros homens. * Aceita o Principio da Realidade, renuncia a felicidade constante e procura meios de atenuar ou eliminar o sofrimento.

*Pais da civilizao: Anank e Eros * funo da cultura, por meio das instituies que a materializam remediar o sofrimento humano. Mas os remdios propostos pela cultura so coercitivos e constroem mais limites ao prazer humano. Constituindo nova fonte de sofrimento. *Freud confirma frase de Hobbes (1588-1679);O homem o lobo do homem.

*A coero da cultura provoca dor , o que faz o homem viver num sofrimento e num paradoxo: sonhar estar longe da cultura e dela no precisar mas no tem como sobreviver longe dela. * Na anlise da cultura Freud examina a dimenso da agressividade, da hostilidade e da crueldade dos homens, como algo inerente aos humanos. * O combate da Pulso de Morte e da Pulso de Vida so constantes : O combate da espcie humana pela vida. Luta entre as duas foras. * Combate da agressividade: conscincia moral, culpa pulso de morte voltada para o prprio sujeito. (internalizao da Lei, Lei simblica), se constitui na infncia , na relao com os primeiros objetos amados:Pais.

Concluso:

Sigmund Freud acreditava inicialmente, que o crescimento e avano cientifico trariam uma organizao social mais harmnica ao ser humano, Contudo ao se dar conta da Pulso de Morte se deparou com o desamparo intrnseco ao ser humano. A Psicanlise No cumpriu as promessas que as pessoas acreditaram lhe estar latente:calmaria das pulses, o fim da sensao de desamparo e angustia, o domnio do mal estar coletivo. Na contemporaneidade a Psicanlise j no fascina nem produz barulho. No seu lugar temos a psiquiatria biolgica, neurocincia e teorias do cognitivismo. A Iluso de cura permanece.

Anda mungkin juga menyukai