Anda di halaman 1dari 36

ndice Conceito de Filosofia 2 Noes de Lgica 3 O Mtodo da Filosofia 3 Intuio e Inspirao 3 Filosofia e Espiritismo 3 Senso Crtico 3 Teoria Esprita

do Conhecimento A Verdade e o Erro 3 Ontologia Esprita 3 O Conhecimento de Si Mesmo 3 tica Esprita 3 O Bem e o Mal 3 Esttica e Espiritismo 3 til e Intil 3 Descartes e o Espiritismo 3 Razo e F 3 Kant, Hegel e o Espiritismo 3 Conscincia e Inconscincia 3 Existencialismo Esprita 3 Vida e Morte 3 Fenomenologia e Espiritismo 3 Real e Irreal 3 Materialismo Dialtico e Espiritismo Liberdade e Escravido 3 Sociologia e Espiritismo 3 Igualdade e Desigualdade 3 Poder Poltico e Espiritismo 3 Justia e Injustia 3 Bibliografia Consultada 3 Vocabulrio Filosfico 3

A Filosofia na atualidade A partir do sculo XVII, o campo imenso da filosofia comea a partir-se. Saem do seio da filosofia as cincias particulares: as matemticas, fsica, qumica etc. Assim, atualmente, a filosofia uma cincia que estuda as leis mais gerais do ser, do pensamento, do conhecimento e da ao. uma concepo cientfica do mundo como um todo, da qual se pode deduzir certa forma de conduta (5). CONCEITO
DE

A atitude, o mtodo, o objeto e a finalidade da Filosofia mudam-se decorrer de sua histria. Hoje, j no comporta as cogitaes metafsicas transcendentais, divorciadas da realidade e da vida social. H que se pens em transformar a sociedade, oferecendo-lhe subsdios para uma vivnc plena e participativa dos indivduos que a compem.

Desta forma, o conceito atual de Filosofia fundamenta-se no estudo essncia e do valor de todas as coisas: cosmos, vida, sociedade, natureza uma reflexo critica sobre o eu, o ns e a natureza, com a finalidade tornar mais humana a vida social.

F ILOSOFIA

Questes
1) 2) 3) 4) 5)
Qual o significado de conceito? Qual o significado de definio? Qual o conceito de filosofia? Qual o conceito de filosofia na Idade Mdia? Qual o conceito de filosofia na atualidade?

O conceito de Filosof ia dev e ser elaborado de acordo com as caractersticas filosficas de um determinado perodo de tempo, no curso de sua histria. Na Antigidade, os filsofos; na Idade Mdia, a Escolstica; na Atualidade, os problemas. Os filsofos gregos da Antigidade fornecem-nos uma viso completa da Filosofia. A atitude desinteressada na busca do conhecimento objetivava ltima reduo do real, sem compromissos particulares e limitados. Utilizavam o mtodo demonstrativo no apenas aplicando a um plano lgico, mas metafsico. A finalidade era favorecer a reta razo, a perfeio interior e a autoconscincia do homem. Na Idade Mdia no existia uma Filosofia mas correntes de opinies, doutrinas e teorias, denominadas de Escolstica. Santo Toms de Aquino e Santo Agostinho so seus principais representantes. Buscava-se conciliar f com razo. O mtodo utilizado o da disputa: baseando-se no silogismo aristotlico, partiam de uma intuio primria e, atravs da controvrsia, caminhavam at s ltimas conseqncias do tema proposto. A finalidade era o desenvolvimento do raciocnio lgico. Na Idade Moderna, as cincias se desprendem do tronco comum da Filosofia. Restam Filosofia as reflexes sobre a Ontologia ou Teoria do Ser, a Gnoseologia ou Teoria do Conhecimento e a Axiologia ou Teoria dos Valores. O mtodo utilizado o da intuio: intelectual, emotiva e volitiva. Discutemse problemas relacionados ao ser, ao pensamento e conexo entre ambos. A finalidade a transformao da sociedade pela autoconscincia do indivduo.

Temas para debate


1)

A partir da Idade Moderna, a extenso do conhecimento filosfico tend a reduzir-se ou a ampliar-se? 2) O mtodo da disputa usado na Idade Mdia tem utilidade para a Filoso Moderna? 3) A filosofia uma reflexo crtica sobre o eu, o ns e a natureza Comente.

Referncia bibliogrfica
(1) BAZARIAN, J. Introduo Sociologia. (2) MENDONA, E. P. de. O Problema do Conceito de Filosofia. (3) COTRIM, G. Fundamentos da Filosofia. (4) GARCIA MORENTE, M. Fundamentos de Filosofia. (5) BAZARIAN, J. O Problema da Verdade.

Exemplo de sofisma intelectual: tomar por essencial o que apenas acidental; tomar por causa um simples antecedente ou mera circunstncia acidental (3). L GICA Lgica - do grego logos significa palavra, expresso, pensamento, conceito, discurso, razo. Para Aristteles, a lgica a cincia da demonstrao; Maritain a define como a arte que nos faz proceder, com ordem, facilmente e sem erro, no ato prprio da razo; para Liard a cincia das formas do pensamento. Poderamos ainda acrescentar: a cincia das leis do pensamento e a arte de aplic-las corretamente na procura e demonstrao da verdade. A filosofia, no correr dos sculos, sempre se preocupou com o conhecimento, formulando a esse respeito vrias questes: Qual a origem do conhecimento? Qual a sua essncia? Quais os tipos de conhecimentos? Qual o critrio da verdade? possvel o conhecimento? lgica no interessa nenhuma dessas perguntas, mas apenas dar as regras do pensamento correto. A lgica , portanto, uma disciplina propedutica. Aristteles considerado, com razo, o fundador da lgica. Foi ele, realmente, o primeiro a investigar, cientificamente, as leis do pensamento. Suas pesquisas lgicas foram reunidas, sob o nome de Organon, por Digenes Larcio. As leis do pensamento formuladas por Aristteles se caracterizam pelo rigor e pela exatido. Por isso, foram adotadas pelos pensadores antigos e medievais e, ainda hoje, so admitidas por muitos filsofos. O objetivo primacial da lgica , portanto, o estudo da inteligncia sob o ponto de vista de seu uso no conhecimento. ela que fornece ao filsofo o instrumento e a tcnica necessrias para a investigao segura da verdade. Mas, para conseguirmos atingir a verdade, preciso raciocinarmos com exatido e partirmos de dados exatos, a fim de que o esprito no caia em contradio consigo mesmo ou com os objetos, afirmando-os diferente do que, na realidade, so. Da as vrias divises da lgica. Assim sendo, a extenso e compreenso do conceito, o juzo e o raciocnio, o argumento, o silogismo e o sofisma so estudados dentro do tema lgica. O silogismo, que um raciocnio composto de trs proposies, dispostos de tal maneira que a terceira, chamada concluso, deriva logicamente das duas primeiras chamadas premissas, tem lugar de destaque.

que todos os argumentos comeam com uma afirmao caminhando depo por etapas at chegar concluso.

Estudemos a lgica, pois no basta conhecer a verdade, preciso q saibamos refutar os erros. E s o conseguiremos com a exatido do pens

Questes
1) 2) 3) 4)
O Que significa a palavra lgica? O que se entende por extenso e compreenso do conceito? Conceitue juzo e raciocnio. O que um sofisma? D um exemplo.

Temas para debate


1) A lgica boa para o raciocnio, mas mal para a prtica. Comente. 2) O todo sempre a soma das partes? 3) Relacione acidental e essencial.

Referncia bibliogrfica
(1) SANTOS, T. M. dos. Manual de Filosofia. (2) COTRIM, G. Fundamentos da Filosofia. (3) BAZARIAN, J. O Problema da Verdade.

Para poder chegar a essa observao pura necessrio deixar de lado todas as idias preconcebidas, todos os preconceitos, tudo aquilo que ouvimos dizer, tudo aquilo que lemos a respeito (1). O
MTODO

que devem constituir o critrio para o julgamento crtico do valor de noss proposies.

A especulao filosfica, como vimos, exige o exerccio do bom sens Urge estarmos sempre alerta para no cairmos na mitif icao d conhecimento.

Mtodo - do grego methodos significa caminho para se chegar a um fim. Todo mtodo, seja em Filosofia ou em qualquer outro campo, tem por finalidade formular e tentar afirmaes, explicaes e previses, com o intuito de descobrir a verdade, contrapondo-se ao erro. Na cincia, utilizamos o mtodo positivo; em filosofia, o mtodo especulativo. Qual o alcance dessa diferena metodolgica? A intuio mstica , muitas vezes, cogitada na especulao filosfica. No podemos desprez-la de todo pois o sentimento com relao ao Ser Supremo pode perfeitamente conter parte da verdade. A dificuldade em aceitla como mtodo filosfico est no fato de que essa faculdade extra-racional e extra-emprica oferece pouca ou nenhuma garantia de rigor e preciso que o referido mtodo filosfico exige. A dialtica hegeliana, o transcendentalismo de Kant e a fenomenologia descritiva de Husserl constituem os trs mais importantes mtodos para superar o mtodo filosfico clssico, baseado no empirismo e no racionalismo. Partem de um conhecimento a priori, puro. Eles, porm, no explicam com clareza como chegam a essa pureza do conhecimento. Por isso, os crticos alimentam srias dvidas quanto ao xito desses ensaios, preferindo a opinio de que no passam de formas disfaradas do mtodo emprico e do mtodo racionalista. A axiomtica hilbertiana possibilitou nova dimenso tcnica reflexiva da filosofia. Segundo as prprias palavras de Hilbert, tudo que pode ser motivo do pensamento cientfico recai, desde que se integre na estrutura de uma teoria, sob o domnio da axiomtica e, portanto, da matemtica. que toda a teoria, segundo ele, edificada sobre os indemonstrveis (axiomas). Por isso, a suspeita com relao garantia do conhecimento a priori. A criao do sistema especulativo, entretanto, uma atividade puramente esttica que no se submete a preceitos racionais. Nada disso porm dever impedir-nos de reter, apenas os axiomas arbitrariamente escolhidos dos que se mostram mais fecundos no curso do pensamento e do raciocnio abstrato. Desta forma, so a experincia e razo (no o empirismo ou o racionalismo)

Questes
1) 2) 3) 4) 5) 6)
Qual o significado de mtodo? Qual o conceito de dialtica? Como Plato aperfeioa a maiutica socrtica? No que consiste o mtodo da disputa? Como voc explica a dvida hiperblica? O que fenomenologia como mtodo?

Temas para debate

1) A intuio mstica aceitvel como mtodo da filosofia? 2) A tese do conhecimento a priori, defendida por Kant, Husserl e Heg
supera o mtodo baseado no empirismo e no racionalismo?

3) Experincia e razo (no o empirismo ou o racionalismo) devem constit

o critrio para o julgamento crtico do valor de nossas proposie Comente.

Referncia bibliogrfica
(1) GILES, T. R. O que Filosofar? (2) GARCIA MORENTE, M. Fundamentos de Filosofia.

O campo da razo vai at onde a inteligncia alcana, mas o da intuio no tm limites, porque o campo da conscincia universal. Por isso, s vezes diz sim, quando a intuio diz no; uma fala prudncia, a outra ordena confiana; uma diz raciocina primeiro, mas a outra determina cr e segue (4).

I NTUIO,

INSPIRAO E MEDIUNIDADE

Intuio significa um conhecimento direto, imediato do conjunto d qualidades sensveis e essenciais dos objetos e das suas relaes, sem u do raciocnio discursivo. Inspirao quer dizer soprar para dentro. o esta de exaltao emotiva, de ntima e misteriosa iluminao, em que, pela intui esttica, o artista apreende o seu objeto de modo impreciso, mas em plenitud

Conceito de inspirao Inspirao - do latim inspiratio do verbo aspiro, soprar para dentro. Segundo o Dicionrio Aurlio, qualquer estmulo ao pensamento ou atividade criadora. Na aspirao, quando o esprito humano, no seu dinamismo, dirige a um valor puro, como liberdade, justia, a aspirao torna-se inspirao. Fala-se muito na inspirao dos artistas, esse misterioso poder de criao espontneo, que parece como se uma potncia exterior viesse em auxlio daquele. Muitos artistas realizam obras num estado de mnima conscincia, apercebendo-se do que fizeram quase no fim ou no trmino do que encetaram. Alguns chegam a afirmar um carter de mediunidade, como se o artista no passasse de um instrumento dcil s mos de um ser misterioso que o guiasse na realizao de sua obra, como Mozart que ouvia os seus concertos, num s ato, escrevendo-os, depois, por memorizao (5).

Por essas definies depreende-se que na intuio o indivduo busca conhecimento por si mesmo, penetrando-o atravs de seus prprios esforo Por outro lado, na inspirao, a descoberta vem espontaneament transparecendo em muitos artistas a existncia de uma percepo extr sensorial - mediunidade. Muitos realizam suas obras num estado de mnim conscincia, como o caso de Mozart, que depois do xtase, escrevia se acordes de cor.

Teoricamente no difcil separar esses dois conceitos. Mas com precisar, com certeza, onde comea um e onde termina o outro? A doutri dos Espritos, codificada por Allan Kardec, fornece-nos uma luz. De acor com seus postulados, estamos envoltos pela presena de Espritos, que tan podem influenciar-nos para o bem quanto para o mal. Neste sentido, o insig de uma descoberta poderia, perfeitamente, provir do sopro de um Espr amigo.

Mdiuns intuitivos e mdiuns inspirados Mdiuns Intuitivos: o papel desta categoria de mdiuns ser intrprete dos Espritos. Enquanto o mdium mecnico age como uma mquina, o mdium intuitivo, para transmitir o pensamento, deve primeiramente compreend-lo, para depois apropriar-se dele e traduzi-lo fielmente, embora esse pensamento no seja o seu. Mdiuns Inspirados: uma variedade da mediunidade intuitiva, entretanto a interveno de um poder oculto ainda bem menos sensvel, ou seja, no inspirado mais difcil distinguir-se o pensamento prprio daquele que lhe sugerido. O que caracteriza este ltimo sobretudo a espontaneidade (6).

No desenvolvimento desses raciocnios, o homem de gnio poderia s apontado como o ser exclusivamente intuitivo. Isso no impossvel, vis que ele, em outras encarnaes, conquistou, atravs dos prprios esforo condies para tal fim. Mesmo assim, no se invalida a influncia exerci pelos bons Espritos. Estes podem utilizar-se da matria cerebral do gnio comunicar-lhe as invenes necessrias para a evoluo da humanidade

No estudo da psicografia, Kardec usa os termos mdium intuitivo mdium inspirado. O mdium intuitivo escreve e percebe que as idias s do Esprito comunicante e com o mdium inspirado isto no ocorre. Afirm ainda, que o segundo um caso especial do primeiro. Ele considera a intui e a inspirao como mediunidade, ao contrrio dos filsofos, que tratam intuio como sendo uma abstrao do prprio sujeito cognoscente.

Excluindo-se a terminologia exclusivamente medinica de Karde podemos dizer que a intuio refere-se ao fenmeno anmico, enquanto inspirao, ao fenmeno medinico. Estejamos atentos para separar um outro.

Segundo Gonzales Soriano, o Espiritismo a sntese essencial dos conhecimentos humanos aplicada investigao da verdade. o pensamento debruado sobre si mesmo para reajustar-se realidade. Trata-se, pois, no de fazer sesses, provocar fenmenos, procurar mdiuns, mas de debruar o pensamento sobre si mesmo, examinar a concepo esprita do mundo e reajustar a ela a conduta atravs da moral esprita (1).

F ILOSOFIA E ESPIRITISMO

Filosofia - do grego filos (amor) e sofia (sabedoria). Tem o senti etimolgico de amor sabedoria. Atualmente uma cincia que estuda leis mais gerais do ser, do pensamento e da ao. Divide-se em trs part fundamentais: 1) Gnosiologia ou Teoria do Conhecimento; 2) Ontolog ou Teoria do Ser; 3) Axiologia ou Teoria dos Valores.

O Espiritismo O Espiritismo uma doutrina que existe nos livros e precisa ser estudada. uma doutrina sobre o mundo, d-nos sua interpretao e nos mostra como nos devemos conduzir nele. Dizem que nasceu na cabea de Allan Kardec, mas no verdade. Dados histricos nos revelam que o Espiritismo se formou lentamente atravs da observ ao e pesquisa cientf ica dos f enmenos espritas, hoje parapsicologicamente chamados de fenmenos paranormais. Kardec partiu da pesquisa cientfica, originando-se desta a Cincia Esprita; desenvolveu a seguir a interpretao dos resultados da pesquisa, que resultou na Filosofia Esprita; tirou, depois, as concluses morais da concepo filosfica, que levaram naturalmente Religio Esprita (1).

A Gnosiologia ou Teoria do Conhecimento estuda a origem, a essnc e a validade do conhecimento. Da Antigidade aos nossos dias, o problem do conhecimento, para a Filosofia, apresenta-se contraditrio: conhecem pelo esprito ou pelos sentidos? Essa dualidade, para a Filosofia Espri no existe, pois o homem essencialmente Esprito. Assim, segundo Doutrina Esprita, a percepo faculdade geral do esprito, que abran todo o seu ser, isto , o Esprito, o Perisprito e o Corpo Fsico.

A Ontologia ou Teoria do Ser estuda a origem, a essncia e a cau primria do cosmos, da vida e do pensamento. Para a Filosofia, a dualida persiste: o ser que d origem ao pensamento, ou este quele? Quem surg primeiro: a matria ou o esprito? Para o Espiritismo, Deus causa prim de todas as coisas. Dele vertem-se dois princpios: o princpio material e princpio espiritual. Diz-nos que a ligao entre ambos feita atravs perisprito.

A tradio filosfica A Filosofia Esprita se apresenta naturalmente integrada na tradio filosfica. Dos pitagricos, passando pela contribuio da doutrina da forma e matria, de Aristteles, enaltecendo os pensamentos de Descartes, Espinosa e Kant, a tradio filosfica terreno vasto e profundo em que podemos descobrir as razes da Filosofia Esprita. A Filosofia Esprita sintetiza, em sua ampla e dinmica conceituao, todas as conquistas reais da tradio filosfica, ao mesmo tempo em que inicia o novo ciclo dialtico da nova civilizao em perspectiva (1).

No conhecimento do perisprito est a soluo para muitos de noss problemas, inclusive os filosficos. Ele o elo de ligao entre o ser e pensamento. Enquanto a Filosofia debate se a origem est na mat (materialismo filosfico) ou no esprito (idealismo filosfico), o Espiritism afirma que o ser essencialmente um Esprito, que deve ser visto no s trplice aspecto, ou seja: Esprito, Perisprito e Corpo Fsico.

A Axiologia ou Teoria dos Valores estuda a origem, a essncia e evoluo dos valores existenciais e indica os princpios da ao. Um estu pormenorizado das Aleis Morais e, especificamente, a Lei de Justia, Amo Caridade, contidas em O Livro dos Espritos nos fornecer os princpios ao voltados para o bem. Automatizando-os em nossos atos cotidiano poderemos construir uma sociedade mais justa e igualitria.

A atitude filosfica da dvida, crtica, reflexo e contradio aliada a princpios codificados por Allan Kardec, fornecem-nos subsdios valiosos pa a compreenso de ns mesmos, do nosso prximo, da natureza e do mun que nos circunda.

- a conscincia do mundo: compreenso do mundo natural e social e de suas possibilidades de mudana (2).

Senso crtico na tica esprita


Podemos v-lo, dentro da tica esprita, sob trs aspectos:

Estigma e preconceito Nossas concepes ingnuas forjaram ideologias e estigmatizaram povos. No paramos para pensar se as atitudes de alguns indivduos referem-se ou no totalidade das pessoas. Exemplo: - o judeu ganancioso; - o negro indolente; - os americanos so superficiais.

1) vias de inspeo: as informaes nos chegam atravs das percep sensoriais e das extra-sensoriais. Passam, primeiramente, pelo corpo fsic depois, pelo corpo perispiritual, e, por ltimo, chegam ao Esprito propriamen dito. O senso crtico est localizado no Esprito, que faz a seleo de tudo que lhe chega, enviando de volta, como crtica conceituada. Graficamente,

Passagem do esprito no crtico para o esprito crtico A lei de evoluo inexorvel. Neste sentido, podemos passar de uma situao no crtica para uma que seja crtica, da seguinte forma: - de forma espontnea: quando novas crenas se chocam com as antigas e requerem uma mudana; - de forma provocada: quando deliberamos por ns mesmos uma mudana em nossos hbitos e atitudes (3).

Pensador crtico O esprito crtico arranca o pensador das limitaes da particularidade, situando-o no plano das intencionalidades globais, originrias e finais do movimento da existncia. Para J. Ladrire, a crtica um recuo em direo ao momento originrio da existncia e tambm um mergulho na obscuridade do futuro, na tentativa de discernir as melhores possibilidades do devir. A crtica consiste num discernimento, num esforo de separar o que pode ser reconhecido como vlido daquilo que no o , a fim de reencontrar as orientaes autnticas das intencionalidades constitutivas (4).

2) herana e automatismo: o princpio inteligente estagiando no reino mine adquiriu a atrao; no reino vegetal, a sensao; no reino animal o instin no reino hominal, o livre-arbtrio, o pensamento contnuo e a razo. Ho somos o resultado de toda essa herana cultural. 3) a evoluo do Esprito: a lei do progresso exige que o princp inteligente v-se despojando dos liames da matria. Para que tenhamos u olhar crtico, devemos libertar-nos da obscuridade da matria, consubstancia no egosmo, no orgulho e no interesse prprio (5).

O Espiritismo auxilia-nos a pensar criticamente, porque enfoca o ser no s sentido global, ou seja, relaciona-o s existncias anteriores. SENSO
CRTICO E

ESPIRITISMO

Senso crtico - a busca da verdade pelo questionamento do eu, outro e do mundo. Tenciona-se, com isso, superar as concepes ingnu formadas pela ideologia dominante.

O esprito crtico distingue-se do esprito de crtica. No primeiro, procur se a verdade de forma amadurecida, ou seja, estimula-se o progresso ment

Teoria Esprita do Conhecimento

A percepo uma faculdade do esprito e no do corpo. o escafandris que v atravs dos vidros do escafandro e no este que v pelos seus vidro

Diviso da Filosofia Como cincia que estuda as leis mais gerais do ser, do conhecimento e da ao, podemos distinguir na filosofia trs partes fundamentais: 1) Ontologia ou teoria do ser: estuda a origem, a essncia e a causa primeira do cosmos, da vida e do pensamento; e a relao entre o ser e o pensamento; 2) Gnosiologia ou teoria do conhecimento: estuda a origem e a validade do conhecimento; 3) Axiologia ou teoria dos valores: estuda a origem, a essncia e a evoluo dos valores existenciais e indica os princpios da ao (1).

Veja-se o ensaio terico sobre as sensaes dos espritos, em O Livro d Espritos. O Esprito no percebe atravs dos rgos, no v pelos olh nem ouve pelos ouvidos. V e ouve por todo o seu ser (2).

Percepo objetiva e subjetiva

H a percepo objetiva que estabelece a relao sujeito-objeto, e a percep subjetiva, que faz do sujeito o seu prprio objeto. Isso quer dizer, em termos epistemolgicos (na teoria das cincias) que Cincia e h Filosofia.

A Cincia investiga os objetos exteriores, a Filosofia investiga a si mesma o pensamento debruado sobre si mesmo.

O conhecimento Diante da pergunta como conhecemos, a tradio filosfica mostra duas posies clssicas: a platnica ou socrtico-platnica, que envolve a questo da reminiscncia, das idias inatas, e a sofstica ou emprica que se refere apenas aos nossos sentidos. Surge a contradio: 1) conhecemos pelo esprito; 2) conhecemos pelos sentidos. O primeiro a dar uma resposta conciliatria, ao que nos parece, foi Aristteles, com sua teoria dos dois espritos do homem: o formativo e o receptivo. Essa dualidade resolvida pela Filosofia Esprita (2).

Hoje, temos o mundo dividido em duas partes: numa, se desenvolve pensamento materialista como ideologia oficial dos Estados; noutra, pensamento espiritualista na mesma posio (2).

A Filosofia Esprita se coloca entre ambas e nos oferece a sntese, mostran o equvoco desse divisionismo artificial e anunciando o advento global realidade.

O processo gnoseolgico

A lei dos trs estados da evoluo gnoseolgica segundo Auguste Com so:

1) o estado teolgico em que tudo se explica pela interveno dos deuse 2) o estado metafsico das explicaes abstratas (o pio faz dormir porq tem a virtude dormitiva); 3) o estado positivo em que predominam as Cincias.

Esprito e corpo Para a Filosofia Esprita, portanto, a dualidade de espritos da teoria aristotlica no existe. O homem essencialmente um esprito. O Esprito a substncia do homem e o corpo seu acidente.

Kardec acrescentou a essa teoria, por sugesto de um leitor da Revis Esprita, o estado psicolgico iniciado pelo Espiritismo (2).

A Verdade e o Erro

Estados da mente em relao verdade

Ignorncia: estado de completa ausncia de conhecimento do Sujeito e relao Objeto. Ignorar desconhecer.

Conceito de verdade Conhecimento o reflexo e a reproduo do objeto em nossa mente. Conhecimento verdadeiro aquele que reflete corretamente a realidade na mente. Verdade o reflexo fiel do objeto na mente, adequao do pensamento com a coisa. verdadeiro todo o juzo que reflete corretamente a realidade (1).

Dvida: estado em que determinado conhecimento tido como possv Mas as razes para afirmar ou negar alguma coisa esto em equilbrio. Opinio: estado em que o Sujeito julga ter um conhecimento provvel objeto. Afirma conhecer, mas com temor de se enganar.

Certeza: estado em que o Sujeito tem plena firmeza de seu conhecimen em relao ao Objeto. O conhecimento surge como algo evidente (2).

Fundamento nico

Conceito de erro O erro o conhecimento que no reflete fielmente a realidade e por isso mesmo no corresponde realidade. O erro consiste no desacordo, na no-conformidade, na inadequao do pensamento com a coisa, do juzo com a realidade (1).

A Filosofia procura, desde suas origens, a verdade diante da falsidade, o s verdadeiro diante do ser aparente, o reino da certeza diante do reino da ilus (3).

Critrio da verdade

O verdadeiro e o errado O que existe na realidade no pode ser verdadeiro ou errado. Simplesmente existe. Verdadeiros ou errados s podem ser nossos conhecimentos ou juzos a respeito do objeto. Em outras palavras, verdadeiro ou errado pode ser apenas o reflexo subjetivo da realidade objetiva (1).

Evidncia: o mais conhecido, divulgado e aceito critrio, desde Aristtel at nossos dias. A palavra evidncia deriva de ver - ato de viso direta imediata, obtida pela intuio de evidncia.

Crtica: a evidncia como critrio da verdade, embora seja bastante eficien no , entretanto, suficiente, pois a evidncia pode ser verdadeira e fals real e aparente, ainda que haja no Sujeito o sentimento subjetivo de certe (1).

Outros critrios: critrio da autoridade, critrio da ausncia de contradi (ou da no-contradio), critrio da utilidade, critrio da prova, critrio prtica etc.

se como evidncia manifestada nas coisas. E o princpio de todas as coisas Deus. Este critrio da verdade problemtico. Quantos no so os fatos que, no primeiro momento, parecem verdadeiros e que so desmentidos logo aps uma anlise ampla e profunda. A Doutrina dos Espritos, codificada por Allan Kardec, aceita a revelao divina. Como pode haver revelaes srias e mentirosas, h que se precaver o esprito, deixando-o de atalaia. Deve-se, tambm, tomar conscincia de que o carter essencial da revelao divina o da eterna verdade. Conforme j foi dito, toda a revelao eivada de erros ou sujeita a modificao no pode emanar de Deus. A revelao esprita apresenta-se com duplo carter: de um lado, h a iniciativa dos Espritos e, de outro, o trabalho do homem. Por isso, na sua elaborao, o Espiritismo procedeu do mesmo modo que as cincias positivas, aplicando o mtodo experimental. Ainda mais, um mesmo problema foi enviado a vrios mdiuns, em todo o mundo, a fim de se alcanar a universalidade do conhecimento. A construo rigorosa dos princpios doutrinrios d-nos condies de melhor conhecer a realidade que nos absorve. De acordo com esses postulados, captamos as verdades que nos libertam e distanciamo-nos dos erros que nos escravizam.

Referncia bibliogrfica
(1) BAZARIAN, J. O Problema da Verdade. (2) COTRIM, G. Fundamentos da Filosofia. (3) VITA, L. W. Compndio de Filosofia. (4) KARDEC, A. A Gnese. (5) GUITTON, J. Nova Arte de Pensar.

Questes

1) 2) 3) 4)

Qual o conceito de verdade? Qual o conceito de erro? Quais os estados da mente com relao verdade? Qual o carter da revelao esprita?

Temas para debate

1) H verdades reveladas?
2)
A arte de pensar consiste em supor, por um momento, que as coisas poderiam ser o contrrio do que so. Comente. 3) Captarmos as verdades que nos libertam e desviarmo-nos dos erros que nos escravizam. Comente.

Esses Espritos conservam sua individualidade aps a morte do corpo e a conservam atravs da evoluo nos mundos superiores. S a parte formal perecvel: o corpo e o perisprito. A essncia do Esprito indestrutvel, pois representa a atualizao das potencialidades do princpio inteligente, uma criao de Deus para fins que ainda desconhecemos (1).

O Ser maisculo Deus, o ser minsculo o homem. O ser minscu provm do Ser maisculo, ou seja, no ser minsculo existe uma essnc criada pelo Ser maisculo, cujo processo de criao ainda nos infens Sabemos apenas que fomos criados simples e ignorantes, o que j suficien para entendermos o ser no seu trplice aspecto: Esprito, Perisprito e Cor Vital. Essa a grande diferena que o Espiritismo nos proporciona com rela s diversas filosofias existentes. por esse conhecimento que fazemos sntese dessas filosofias.

Escala esprita O Livro dos Espritos, a partir do n. 100, oferece-nos um esquema ontolgico da evoluo do homem. No um esquema rgido, mas uma orientao aos estudiosos (1). O NTOLOGIA E ESPIRITISMO Ontologia - do grego onto mais logia significa parte da Filosofia que trata do ser enquanto ser, ou seja, do ser concebido na sua totalidade e na sua universalidade. A Ontologia seria, ento, a cincia do noumeno. A ela caberia o papel especial de estudar o que permanece atrs dos fenmenos, de explic-los, enquanto os fenmenos, propriamente ditos, caberiam s cincias particulares. Essncia e existncia so os elementos bsicos do ser. pergunta: que o ser, temos uma infinidade de respostas, dependendo, claro, do ponto de vista considerado. Se materialista, a essncia estaria na matria; se idealista, no esprito; se religioso dogmtico, em Deus. Essa aparente contradio de pontos de vista aclarada pelo Espiritismo, que faz a sntese de todas as correntes filosficas. Allan Kardec, em O Livro dos Espritos, define o Ser, com s maisculo, como sendo Deus, a inteligncia suprema, causa primeira de todas as coisas. A prova da existncia de Deus no se d Nele mesmo, mas nos efeitos que Dele provm. Dessa forma, se o efeito inteligente deduz-se que a causa tambm o seja. Embora ainda nos falte um sentido para compreender o mistrio da Divindade, chegar um dia que o compreenderemos, principalmente quando os nossos espritos no estiverem mais obscurecidos pela matria.

O Espiritismo uma doutrina com recursos extraordinrios pa desvendarmos os mistrios que se ocultam atrs do ser. Mas, mesmo assi h muitos conhecimentos que no nos so revelados, porque no tem condies de absorv-los. medida, porm, que evolumos atravs do nos esforo e da nossa perseverana, vamos adentrando, tambm, em nve mais elevados do conhecimento superior.

Estejamos sempre alertas a fim de sermos dignos de captar o conte da revelao que os Espritos superiores nos proporcionam. Os bons Esprit desejam apenas a constncia do nosso progresso espiritual.

Questes
1) 2) 3) 4) 5)
Qual o conceito de Ontologia? Como o Ser visto no processo histrico? Como o mistrio do Um e do Mltiplo se aclara no Espiritismo? O que o Ser supremo para o Espiritismo? O que distingue a essncia da existncia?

Temas para debate


1)
O homem, no processo evolutivo, o ltimo estdio de evoluo do Esprito? 2) No que se transforma o ser aps a morte fsica? 3) Essncia, existncia e Espiritismo. Comente.

Aps a visita de Scrates a este templo, emanam-se dois dilogos, que podem ser encontrados em: Plato (Alcibades, 128d-129) e Xenofontes (Memorveis, IV, II, 26) (1).

Pelo Convvio com o Prximo: podemos avaliar-nos, observando as rea dos outros com relao s nossas atitudes.

O mtodo socrtico Scrates procura o conceito. Este alcanado atravs de perguntas. As perguntas tm um duplo carter: ironia e maiutica. Na ironia, confunde o conhecimento sensvel e dogmtico. Na maiutica, d luz um novo conhecimento, um aprofundamento, sem, contudo, chegar ao conhecimento absoluto (2).

Pela Auto-Anlise: as questes 919 e 919A de O Livro dos Espritos auxiliam nos a pratic-la. Santo Agostinho sugere que todas as noites devamos revis o dia para ver como fomos em pensamentos, palavras e atos (5).

Conscincia da ignorncia

Tomando conscincia de nossa ignorncia, estaremos alicerados pa detectar a nossa verdadeira capacidade. O
CONHECIMENTO DE SI MESMO

Reflexo uma volta sobre si mesmo. A reflexo seria mais perfeita se fosse somente sobre o prprio pensamento, sem a interveno dos sentidos; mas, como o pensamento e os sentidos so inseparveis, de qualquer forma uma reflexo (3).

Os primeiros filsofos antes de Scrates buscavam, nos element externos do ser, as explicaes racionais do mundo. Para Tales de Mileto substncia primordial era a gua; para Anaxmenes, o ar; para Pitgoras nmero e para Demcrito, o tomo. Nesse contexto, surge Scrates, com autoconscincia, ou seja, com uma volta reflexiva sobre si mesmo.

Herana e automatismo Nosso passado histrico propiciou-nos a automatizao de hbitos e atitudes. nossa herana, que comea desde o reino mineral. H hbitos positivos e negativos. Os positivos devem ser incrementados; os negativos, extirpados. A funo da reforma ntima, no seu sentido amplo, melhorar o reflexo condicionado, arquitetado pelo nosso Esprito (4).

Scrates, depois da visita a Cherofonte, o orculo de Delfos, passa refletir sobre o conhece-te a ti mesmo. Este dstico, inscrito no frontispc do templo, inspira-lhe dois dilogos, narrados em Plato (Alcibades, l28 l29) e em Xenofontes (Memorveis IV, II, 26), onde retrata a importncia autoconhecimento.

A reflexo uma volta do esprito sobre si mesmo, colocando em pau os conhecimentos que possui. Seria perfeita se o ato de refletir se restringiss somente, ao processo racional do pensamento. Contudo entram em cena sentimentos e as emoes, o que no deixam de ser, tambm, uma reflex

Como conhecer-se? Pela Dor: a dor teleolgica e leva consigo um destino. Por ela podemos saber o que fomos e, tambm, o que tencionamos ser. Ela sempre positiva; no sofrimento, estamos purgando algo ou preparando-nos para o futuro.

O mtodo usado por Scrates para o conhecimento de si mesmo de perguntar. As perguntas objetivavam descobrir o conceito que se oculta na superficialidade do conhecimento. Primeiramente aplicava a iron (confundir o interlocutor) e, depois, a maiutica (vir luz um novo saber). E no ensinava, mas criava condies para que o conhecimento brotasse ouvinte.

Allan Kardec trata desse tema em O Livro dos Espritos, nas quest 9l9 e 9l9A. As elucidaes so do Esprito Santo Agostinho, que nos orienta repassar mentalmente, todas as noites, o nosso dia, a fim de verificar com

Espinosa, no seu livro A tica, cujo contedo incorpora no somente princpios morais, como todo o acervo filosfico espinosiano e seu pantesmo singular, destaca Deus como Natureza Criadora e a Criao como a Natureza criada. A tica a Nicmaco, de Aristteles, contm, em detalhes, a exposio de seus conceitos morais e constitui a expresso mais elevada da filosofia tica grega. Na segunda metade do sculo XIX, surge a Filosofia Esprita, como ncleo central do pensamento do Esprito Verdade e o processo da revelao (2).

TICA E ESPIRITISMO

tica - etimologicamente deriva da palavra grega ethos (comportament a parte da Filosofia que se ocupa do valor do comportamento human Investiga, assim, o sentido que o homem impe sua conduta para s verdadeiramente feliz.

A tica esprita A tica Esprita uma decorrncia natural de sua prpria Essncia. Contudo, o Codificador, dando-lhe um Cdigo preestabelecido - O Evangelho Segundo o Espiritismo - alcana, num s passo, dois objetivos: a emergncia da religiosidade, cuja potncia se atualiza no Ser Humano, e mantm ausente o sentido que a palavra Religio contm como conveno tradicional. O Evangelho Segundo o Espiritismo no o Evangelho comum em que se misturam profecias, milagres, ocorrncias histricas da vida de Jesus. O Chamado Evangelho Esprita to somente a compilao dos ensinos de Jesus, imbudo do Esprito da Misso que lhe competia: por isso segundo o Espiritismo, ou posto em nossas mos, sob os reflexos da Verdade (2).

A conscincia moral e a liberdade humana esto intimamente ligada Por conscincia moral, entende-se a capacidade que o homem tem de julg e escolher o seu prprio caminho na vida. J, a liberdade, refere-se possibilidade da escolha deste ou daquele caminho. A liberdade no al que se forma no vazio, mas dentro das limitaes impostas pel circunstncias. Assim sendo, o exerccio da liberdade a luta que o home trava para ampliar ou romper esses limites.

Os grandes filsofos sempre destacaram os valores morais em su obras. Aristteles em A tica a Nicmaco, desenvolve, em detalhes, o acer dos conceitos sobre a ao humana e sua relao com as idias elevadas uma vida superior. Espinosa, em A tica, encerra extensa doutrina sobre maneira de fortalecer as virtudes e combater as paixes. Em Kant, a tica deixada ao sabor da prpria conscincia, onde a ao humana ditada pe boa vontade, ou seja, pela intencionalidade do eu.

O comportamento tico-esprita A tica Esprita o fruto saboroso de uma Semente que s pode germinar em terra frtil. O comportamento tico-esprita no consiste exclusivamente em fazer o bem a outrem, mas em exemplificar em si mesmo, uma vida laboriosa que se expanda e se eleve na hierarquia da justia social, e, sobretudo, do prprio conceito, pois este o que remodela o Esprito, numa tal freqncia vibratria, que o aproxima dos nveis intelectuais que roam as esferas superiores (2).

Allan Kardec em O Livro dos Espritos, quando trata das Leis Mora define a moral como a regra da boa conduta e portanto, da distino entre bem e o mal. D sua contribuio formao da tica esprita. Em sua respos pergunta 630 - como se pode distinguir o bem do mal? -, diz-nos que o be tudo o que est de acordo com a lei de Deus e o mal tudo o que dela afasta. Assim, fazer o bem se conformar lei de Deus; fazer o mal infrin essa lei.

A tica esprita uma decorrncia da Lei Natural. Contudo, o Codificad para lhe dar um cunho de praticidade, legou-nos O Evangelho Segundo Espiritismo, como norma de conduta. Observe que, das cinco partes d matrias contidas nos Evangelhos: os atos comuns da vida do Cristo, milagres, as profecias, as palavras que serviram para o estabelecimento d dogmas da Igreja e o ensinamento moral, ateve-se, exclusivamente, ltim por se tratar de um cdigo divino onde a prpria incredulidade se inclina.

O comportamento tico-esprita s pode fixar-se e expandir-se em ter frtil. Desta forma, o adepto do Espiritismo deve, em primeiro lugar, limp adubar e regar o terreno interior, a fim de criar condies favorveis

No centro das discusses est a questo da mudana das avaliaes. Malinovsky, etnlogo polons, estudando a moral sexual dos selvagens australianos, chegou concluso de que tudo o que entre ns considerado vlido e at santo, l considerado mau (3).

o que dela se afasta. Para evitar o engano, devemos apoiar-nos se estrib na lei urea de Jesus: Vede o que querereis que vos fizessem ou no (6

Deus, sendo justo, a origem do mal no pode Nele estar. Entretanto, o m existe e tem uma causa. Qual? H duas categorias:

Princpios morais e conhecimento moral O bem e o mal como princpios podem ser encontrados no livro da natureza. O conhecimento deles requer experincia. Tomemos as figuras de Ado e Eva. Eles comeram o fruto proibido, instigados pela serpente. Para conhecerem o bem e o mal, tiveram de prov-los. Mas Ado pode ter pensado: no vou ligar para isso, pois foram a serpente e a Eva que me tentaram. Porm, nesse momento, Deus passa-lhe a noo de responsabilidade. A conscincia moral comea com a responsabilidade (4).

a) b)

o que no se pode evitar (flagelo); o que se pode evitar (vcio).

Porm, os males mais numerosos so os que o homem cria pelos seus vcio os que provm do seu orgulho, do seu egosmo, da sua ambio, das s cupidez, de seus excessos em tudo (7).

Ideal evanglico

O princpio inteligente, impulsionado pela lei do progresso, busca a s perfeio. O ideal evanglico tem grande peso nesse mister.

A responsabilidade O Esprito Andr Luiz, no livro Evoluo em Dois Mundos, psicografado por Francisco Cndido Xavier, traa-nos a trajetria do princpio inteligente atravs dos vrios reinos da natureza. O princpio inteligente conduzido pelos Operrios Espirituais. A repetio dos atos cria a herana e o automatismo. Ao adentrar na fase hominal, ele adquire o pensamento contnuo, o livre-arbtrio e a razo. Aos poucos esses operrios espirituais vo entregando o aprendizado ao livre-arbtrio, sob a prpria responsabilidade (5).

Cuidemos de absorv-lo dentro das nossas necessidades reais, sem n importarmos com as avaliaes de nossos semelhantes. O
BEM , O MAL E O

ESPIRITISMO

A questo das mudanas de nossas avaliaes um dos pontos centra para o entendimento do bem e do mal. Embora haja uma moral objetiv traada pelas leis divinas, s captamos o que nossa viso interior conseg abarcar. O valor das coisas est constantemente alterando-se, principalmen devido educao cultural dos diversos povos.

O bem e o mal segundo Allan Kardec Uma vez adquiridos o livre-arbtrio e a responsabilidade, o Esprito tem condies de distinguir o bem do mal. Mas o que o bem e o que o mal? Allan Kardec, em O Livro dos Espritos, nas perguntas 630 e 632, esclarecenos: o bem tudo aquilo que est de acordo com a lei de Deus; o mal tudo

A experincia propicia-nos condies de conhecer o bem e o mal. S Ado e Eva no tivessem provado a ma, no saberiam o que o bem e que o mal. O fato bblico, nesse contexto, pode ser analisado da seguin forma: Ado, estimulado pela Eva e esta, pela serpente, comem o fruto proibi - cometem o pecado. Ado poderia escusar-se dizendo que a culpa era Eva e da serpente. Mas justamente nesse ponto que a divindade interv e d-lhe a noo de responsabilidade.

Esttica e Espiritismo

O Espiritismo, efetivamente, nos mostra o porvir sob uma luz nova e mais nosso alcance. Por ele, a felicidade est mais perto de ns, principalmen nos Espritos que nos cercam e que jamais deixaram de estar em rela conosco (2).

Conceito de esttica Em sua origem grega, a palavra esttica tinha o seguinte significado: coisa possvel de ser percebida pelos sentidos humanos. Baseando-se nesse significado etimolgico, o filsofo Kant definiu esttica como a cincia que tratava das condies da percepo pelos sentidos. Foi, entretanto, com o alemo Alexander Baumgarten (1714-1762) que a palavra esttica adquiriu o significado de cincia do belo, cujo objetivo era alcanar a perfeio do conhecimento captado pelos sentidos. Dentre os principais problemas filosficos pertencentes Esttica podemos citar aqueles que se referem aos fundamentos da arte e do belo, aos diferentes tipos de obras de arte, s relaes da arte com a sociedade (1).

Beleza no tempo

Lanando-se um olhar para o passado, vemos que, pelo que toca a bele do rosto, graa da fisionomia, ao conjunto que constitui a esttica do corp houve uma melhoria acentuada.

A iconografia de Visconte e o museu do Conde de Clarol oferecem-nos u conjunto de figuras, cuja caracterstica a rudez dos traos, a animalidad da expresso, a crueza do olhar.

Por outro lado, Ccero, orador brilhante, escritor espiritual e profundo, q deixou to grande recordao de sua passagem por este mundo, tem u rosto acaapado e vulgar, que certamente tornava muito menos agradv v-lo, do que ouvi-lo (2).

A arte De acordo com Susanne Langer, a funo primordial da arte objetivar o sentimento de modo que possamos contempl-lo e entend-lo. a formulao da chamada experincia interior, que impossvel de atingir pelo pensamento discursivo. Desta forma, ela pode ser definida como a prtica de criar formas perceptveis expressivas do sentimento humano. H que se distinguir realizaes tcnicas e belas-artes: a primeira enfatiza a utilidade, enquanto a segunda, o belo. Dentre as belas-artes, citamos: msica, dana e pintura (1).

Beleza e moral

A forma dos corpos se modificou em sentido determinado e segundo um lei, medida que o ser moral se desenvolveu:

1) que a forma exterior est em relao constante com o instinto e os apetit do ser moral;

2) que, quanto mais, seus instintos se aproximam da animalidade, tan mais a forma igualmente dele se aproxima;

3) que, medida que os instintos materiais se depuram e do lugar sentimentos morais, o envoltrio material, que j no se destina satisfa de necessidades grosseiras, toma forma cada vez menos pesada, ma delicada, de harmonia com a elevao e a delicadeza das idias (2).

A arte esprita Assim como a arte crist sucedeu arte pag, transformando-a, a arte esprita ser o complemento e a transformao da arte crist.

til e Intil

prticos da vida. A contemplao de um quadro, de uma msica pode leva nos ao xtase (1).

Bem-estar e felicidade
til significa tudo aquilo que tem um fim noutro e no em si mesmo. Um lpis til, porque o seu fim escrever. O til sempre instrumento, sempre meio, intermedirio, e vale por tudo aquilo a que se dirige: no vale por si.

Conceito de til

Bem-estar favorece o progresso tcnico, portanto a melhoria das condi materiais de nossa existncia. A felicidade prende-se s conquist imperecveis do Esprito (2).

A criana e o artista
Intil significa o que no tem um fim noutro. Ora, aqui est todo o problema - o que no tem um fim noutro pode ser entendido de duas formas: 1) no tem um fim noutro porque no possui finalidade alguma; 2) ou, ento, no tem fim noutro porque possui um fim em si mesmo (1).

Conceito de intil

A fase da criana til ou intil? A criana joga, pula, corre. Ela no pergun para que, mas sim o que.

Esse mundo da criana prolonga-se na existncia dos artistas. Estes ltim querem revelar sempre uma funo nova das coisas (1).

Progresso e Espiritismo
O carter de til se prende idia de criao, de uma criao renovada, de um mudar constante, de um dirigir-se sempre na escalada do progresso. O fim torna-se meio, porque produzimos por produzir sem saber para que fim. A angstia surge, porque a idia de produzir perdeu o sentido ao no se saber o que produzir (1).

Carter de til

De que maneira o Espiritismo pode contribuir para o progresso? Destruindo materialismo, que uma das chagas da sociedade.

O Espiritismo faz os homens compreenderem onde est o seu verdade interesse. Destri, tambm, os preconceitos de seita, de casta e de c ensinando aos homens a grande solidariedade que os deve unir como irm (2).

Progresso moral e utilidade

Carter de intil Em se tratando do fim em si mesmo, intil caracteriza-se pela perfeio e pela liberdade. A existncia ldica, a esttica e a especulao intelectual desinteressada chegam a ser uma necessidade, visto serem um desligamento dos aspectos

O progresso moral e religioso no tem conotao de utilidade. Mas, be entendido, leva ao aperfeioamento da criatura. Se h povos intelectuais q so maus, porque o desenvolvimento espiritual e moral est por realiza se.

Descartes e o Espiritismo

Toma como paradigma a geometria que partindo de algumas proposi certas em si mesmas, descobre outras verdades e esgota todas possibilidades; tambm a filosofia deve, de igual modo, descobrir e demonstr as suas verdades, dedutivamente, partindo de algumas proposies certa indubitveis.

Biografia sucinta Ren Descartes (1596-1650) nasceu em La Haye, Frana, pertencendo a uma famlia de prsperos burgueses. Estudou no colgio jesuta de La Flche, na poca um dos mais conceituados estabelecimentos de ensino europeu. Foi soldado, esteve sob as ordens de Maurcio de Nassau. Participou de vrias campanhas militares. As obras de Descartes so de considervel extenso. As mais importantes so: Regras para a Direo do Esprito (1628), O Discurso do Mtodo (1637) e Meditaes Filosficas (1641) (1).

O edifcio filosfico que lhe compete estruturar a de assentar, sobre um verdade contra a qual nenhuma dvida, a mnima que seja, possa pairar (

Intuio e deduo

Dois atos fundamentais nos conduzem verdade: a intuio e a dedu

Sonho premonitrio A dez de novembro de 1616, o jovem Descartes teve um sonho premonitrio. Sonhou que o Esprito da Verdade o visitara e, reverente, tal como natural Entidade de sua estirpe, comunicou-lhe que lhe competia a misso de edificar uma Cincia Admirvel, cujas coordenadas lhe trouxe em outra visita onrica. Houve, ainda, uma terceira, concluindo o esclarecimento devido. Ao acordar, preocupado com a responsabilidade de to grande misso, pediu a Deus que o amparasse a fim de que pudesse fielmente cumprir a grande tarefa, to acima de suas parcas forcas (2).

A intuio o conceito, fcil e distinto, de um esprito puro e atento, de q nenhuma dvida poder pesar sobre o que ns compreendemos. A deduo apenas uma srie de intuies - e, como se pode semp esquecer um momento da srie, ser necessrio pela imaginao e pe memria habituarmo-nos a repassar cada vez mais rapidamente no nos esprito os termos da deduo, at que leve a uma quase intuio (3).

O contedo do mtodo
Cinco problemas definem o seu contedo: 1) a significao da dvida; 2) a prova da existncia de Deus; 3) a possibilidade do erro; 4) a realidade do mundo exterior; 5) a unio da alma e do corpo.

A dvida metdica Descartes analisa o conhecimento vigente e conclui que nada se lhe oferece, de modo indubitvel, sobre o que possa fundamentar o seu trabalho. Tem que buscar alguma coisa fora da tradio, uma idia, uma nica que seja, mas que resista a todas as dvidas.

J. H. Pires, em O Esprito e o Tempo, e Manoel So Marcos em Noes Histria da Filosofia, auxiliam-nos a dar uma interpretao esprita a ess problemas.

O racionalismo e o idealismo
O critrio de evidncia todo o fundamento da especulao filosfica Descartes.

Razo e F

O fundamento da f

Conceito de razo Sentido Original - Parece ser aquele que a velha expresso livro da razo sugere, e que significa registro discursivo de todo o movimento de uma casa: despesas, receitas, reformas, bitos, nascimentos etc. Liga-se a ratus, particpio de reor (crer, pensar), e parece ter sobretudo como significado clculo e relao, antes da poca clssica (1). Enquanto Faculd ade - Faculdade de bem julgar, de raciocinar discursivamente: conhecimento natural enquanto oposto ao conhecimento revelado, objeto da f.

Ela no nem anti-racional e nem a-racional, no desconhece nem renega saber; funda-se em razes tais que a razo, uma vez consultada, desdobr se num atestado de confiana de que seria ridculo e at odioso estabelec as provas atravs de um raciocnio formal (1).

Ato de f

Volio pela qual se adota como verdadeira uma proposio que no ne racionalmente demonstrvel nem evidente. Pode ser tambm a express verbal da f religiosa (1).

Fidesmo

Razo e intuio A razo de per si no cria. Seu papel sintetizador e eminentemente abstrato. fcil compreender o malogro da matematizao em Filosofia, pois camos em construes vazias (2).

Teologal - O homem dispe de um s princpio de conhecimento para verdades da religio natural: a revelao divina manifestada ao homem atrav da Tradio; fora desta, a razo humana apenas fraqueza e erro. Para protestantes franceses o dogma da salvao pela f, independentemen no s das obras como de crenas determinadas.

Razo raciocinante e razo raciocinada A razo no fixa, mas encontra-se em constante estado de devir. Ela o acordo entre coisas e esprito, por um lado, e, por outro, entre os diversos espritos. Seria difcil, no estado atual dos nossos conhecimentos, conceber essa ordem como uma realidade fixa e imutvel (1).

Filosfico - Os filsofos fidestas so os que fundamentam todo conhecimento humano numa f mais ou menos sentimental. S a f po apreender a essncia das coisas (3).

Razo e f como potncias do esprito

Conceito de f Fidelidade a um compromisso, confiana absoluta, segurana vlida. Quando se trata da f religiosa, o oposto a razo.

A Razo e a F pertencem essncia da natureza humana. So, pois, atribut potenciais do Esprito, que se atualizam e se desenvolvem no decurso Vida, em etapas sucessivas, desde a indiferenciao primitiva at as form mais bem definidas da conscincia, no rumo certo da entelequia aristotli (4).

4) 5) 6)

O que um ato de f? Como se divide o fidesmo? O que f raciocinada?

Kant, Hegel e o Espiritismo

Temas para debate

Biografia sucinta de Kant

1) 2)

Discuta os aspectos imanentes e transcendentes da f. F inabalvel s aquela que enfrenta a razo, face a face, em todas as pocas da humanidade. Comente. 3) Ridculo e miopia alheia.

Immanuel Kant, filho de modesta famlia, nasceu em Konigsberg, em 1724 morreu em 1804, nessa mesma cidade.

Estudou na Universidade de Konigsberg, onde foi professor particular, ten depois participado de atividades universitrias e, em 1770, foi nomea professor de Lgica e Matemtica.

Referncia bibliogrfica (1) LALANDE, A. Vocabulrio Tcnico e Crtico da Filosofia. (2) SANTOS, M. F. dos. Dicionrio de Filosofia e Cincias Culturais. (3) JERPHAGNON, L. Dicionrio das Grandes Filosofias. (4) PIRES, J. H. Introduo Filosofia Esprita.

Sete anos antes de sua morte, abandonou a ctedra em razo de s debilidade fsica.

A Crtica da Razo Pura (1781) e a Crtica da Razo Prtica (1788) sintetiza o pensamento renovador de Kant e a essncia da sua filosofia (1).

Biografia sucinta de Hegel

Georg Wilhelm Friedrich Hegel nasceu em Stuttgart, em 1770 e faleceu e 1831.

So caractersticas de seu carter a serenidade, o pensar lento, mas firme tenaz unidos profundidade do sentimento.

Faltava-lhe todo o mpeto, toda a genialidade, toda a inclinao para manifes o subjetivo. Sua natureza era fria e objetiva, e vai se desdobrando lentamen em um trabalho sereno e amplo (1).

A filosofia de Kant

A misso da filosofia que h de suceder a Leibniz, a filosofia de Kant, v consistir em dar plena terminao e remate ao movimento iniciado pela atitu idealista.

Questes

Conscincia e Inconscincia

1) 2) 3) 4) 5)

Descreva sucintamente a vida de Kant. Descreva sucintamente a vida de Hegel. Qual a Misso da filosofia de Kant? Qual a base da filosofia de Hegel? Qual a base da filosofia de Kant?

Conceito de conscincia

Temas para debate

Conscincia (do latim conscientia) significa etimologicamente um sab testemunhado ou concomitante. Por analogia, dualidade ou multiplicidade saberes ou de aspectos num mesmo e nico ato de conhecimento (1).

1) Juzos a priori e juzos a posteriori. 2) Dialtica da idia. 3) Kant, Hegel e o Espiritismo.

Definida de forma simples, atravs da conscincia que conhecemos a nos vida interior.

Escreve A. Montalvo: Em qualquer ato de conhecimento h sempre u indivduo que pretende conhecer, que o sujeito do conhecimento, e u assunto que deve ficar conhecido, que o objeto do conhecimento (2).

Referncia bibliogrfica (1) SO MARCOS, M. P. Noes de Histria da Filosofia. (2) PIRES, J. H. Introduo Filosofia Esprita.

Graus de conscincia

Na psicologia clssica, distinguem-se dois modos ou graus de conscinci

Conscincia espontnea - a conscincia direta, imediata, primitiva, isto no separada do objeto.

Conscincia reflexiva (do latim reflexu + ivo = voltado para trs) - conscincia mediata, o retorno do esprito sobre as idias. Ela dirigi para as idias. As pessoas emotivas tm o campo da conscincia mais estreito do que no emotivas (3).

Descartes e Kant

Sob a influncia de Descartes, o pensamento moderno surge profundamen marcado pela problemtica da Conscincia, devido ao seu carter de evidnc da verdade.

CONSCINCIA,

INCONSCINCIA E

E SPIRITISMO

Conscincia significa etimologicamente um saber testemunhado ou concomitante. Por analogia, dualidade ou multiplicidade de saberes ou de aspectos num mesmo e nico ato de conhecimento. Inconscincia - apesar de sua base etimolgica ser clara e precisa, enquanto negao da conscincia, torna-se contudo extremamente difcil definir o inconsciente. O fato devido no s obscuridade como, tambm, aos vrios contedos que o termo encerra. Os psiclogos aceitam o termo conscincia. Dividem-na, porm, em espontnea e reflexiva. A primeira refere-se conscincia direta, imediata; a segunda, mediata, ou seja, ao retorno do esprito sobre as idias. Quanto inconscincia, so muitos os que a negam, alegando que, sendo a conscincia prpria do pensamento, o que no conscincia deixa de ser psicolgico. Em Descartes, a conscincia posta como fundamento inabalvel da verdade, devido ao seu carter de evidncia imediata. Em Kant, a conscincia em geral que se situa como condio transcendental da possibilidade do conhecimento. No idealismo posterior, a conscincia absoluta, visto absorver em seu seio a prpria materialidade, identificando-a com o infinito. O Esprito Andr Luiz, no livro No Mundo Maior, psicografado por Francisco Cndido Xavier, afirma-nos que possumos um nico crebro, dividido em trs regies, como se fosse um castelo de trs andares. No primeiro andar, o subconsciente, representando nossos hbitos e automatismos; no segundo andar, o consciente, em que situamos as conquistas atuais, e, no terceiro andar, o superconsciente, ou seja, a casa das noes superiores. Diz-nos, ainda, que essas trs regies devem estar sob controle, para que possamos viver equilibradamente. Allan Kardec, em O Livro dos Espritos, ao tratar das idias inatas, oferece-nos, tambm, subsdios para uma melhor interpretao do tema. Segundo a Doutrina Esprita, a cada nova encarnao temos o esquecimento do passado, mas permanece a intuio de todos os nossos conhecimentos adquiridos. por isso que, para muitos de ns, alguns conhecimentos vm tona como se fossem algo do inconsciente, ou seja, no foram adquiridos na atual existncia e sim numa existncia anterior. Mozart, por exemplo, recebia de ouvido uma composio. Depois tinha apenas o trabalho de coorden-la conscientemente.

O passado, o presente e o futuro formam a nossa conscincia glob Assim sendo, hoje somos um misto do que fomos e daquilo que desejam ser. Por isso, o esforo e a vontade devem estar sempre presentes em ca um de nossos atos.

Questes
1) 2) 3) 4) 5)
Qual o conceito de conscincia? Qual o conceito de inconscincia? Quais so os graus da conscincia? Onde est escrita a lei de Deus? Quais so as fronteiras da conscincia?

Temas para debate


1) 2) 3) 4) 5)

H possibilidade de negarmos a conscincia? Quais as fronteiras da conscincia? H uma ou vrias conscincias? Idias Inatas. Conscincia, inconscincia e Espiritismo. Hoje somos um misto do ontem e do amanh.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA

(1) LOGOS - Enciclopdia Luso-Brasileira de Filosofia. (2) EDIPE - Enciclopdia Didtica de Informao e Pesquisa Educacional (3) SANTOS, M. F. dos. Dicionrio de Filosofia e Cincias Culturais. (4) LALANDE, A. Vocabulrio Tcnico e Crtico da Filosofia. (5) LUIZ, A. No Mundo Maior.

dos seus possveis espirituais, torna-se um interexistente, um ser no intermndio. Mas o intermndio no um conceito espacial e sim um conceito hiposttico, no quantitativo, mas qualitativo. Deve-se acrescentar que a Filosofia Esprita da Existncia coloca o problema da mediunidade em termos de moralidade - no o fenmeno em si, mas o desenvolvimento de suas potencialidades espirituais (1). EXISTENCIALISMO
E

podem se comunicar com as essncias, na existncia. Prova-se, assim, q a essncia no s precede a existncia, como continua depois de ter estagia na existncia. Nesse sentido, o verdadeiro mundo o mundo das essncia ou seja, o mundo espiritual.

O existencialismo esprita como um projtil do ser, que passa por es existncia, rumo perfeio da essncia.

ESPIRITISMO

Questes
1) 2) 3) 4) 5)

Existencialismo - Aplica-se esse nome s idias filosficas de Heidegger, Kierkegaard, Sartre e outros. Caracteriza-se pela negao do abstracionismo racional de Hegel. Para Kierkegaard, por exemplo, um sistema lgico de idias no alcana a existncia, o individual. Faz abstrao deste, tem por objetivo as essncias, os possveis, e no o existente, o indivduo, que no se explica, no se deduz, nem se demonstra. As concepes de existncia e de essncia auxiliam-nos a compreender o tema. A existncia vem de ex-sistncia (estar a, ex, fora das causas), o que se acha na coisa, in re. Existncia o fato de ser da essncia. Difere da essncia, pois, a existncia consiste no fato de ser da essncia. A essncia, por outro lado, o fundo do ser, metafisicamente considerado. A base do existencialismo est na discusso do possvel. Para Sartre: A existncia precede a essncia. a tese da impossibilidade do possvel. Ele retoma a frmula de Lequier: Fazer e, ao faze, fazer-se. a expresso metafsica da crena na liberdade absoluta segundo a qual o ser vivo e pensante faz a si mesmo tanto quanto lho permitem certas determinaes j tomadas. Alm do exposto, Abbagnano acrescenta o grupo da necessidade do possvel e o grupo da possibilidade do possvel. O existencialismo esprita aproxima-se da possibilidade do possvel. De acordo com os princpios codificados por Allan Kardec, a essncia (possvel) o princpio inteligente (Esprito na fase humana), que se atualiza em cada existncia. O elo de ligao a reencarnao, em que se processa a unio da essncia ao corpo fsico, atravs do perisprito. O ir-e-vir d consistncia essncia, deixando-a cada vez mais purificada. A mediunidade apresenta-se, tambm, como ponto de ligao entre a essncia e a existncia. Por intermdio dela, as essncias, fora da existncia,

O que o Existencialismo? Quais so os trs grupos da Filosofia da Existncia, segundo Abbagnan O que se entende por Facticidade? Defina xtase existencial. O que a mediunidade?

Temas para debate


1) 2) 3) 4)
Possibilidade do possvel. Essncia, existncia e mediunidade. O Ser como um projtil rumo perfeio. Existencialismo e Existencialismo Esprita.

Referncia bibliogrfica
(1) PIRES, J. H. Introduo Filosofia Esprita.

A existncia fsica Passagem por este mundo de provas e expiaes com a finalidade de expiar o passado; submeter-se a nova prova para a evoluo do Esprito, ou, ainda, em misso redentora da humanidade.

Qual a essncia da vida? A esta pergunta filosfica a Cincia s po responder atravs de hipteses: uma delas a cadeia evolutiva do germ trazido de outros planetas. A Filosofia tenta penetrar no mago da quest Plato, em seu Mito da Reminiscncia das Idias, informa-nos que a alm preexiste ao corpo. Ela, antes de encarnar, pertence ao mundo das essnci - o topus uranus. Depois de sua passagem aqui na Terra voltaria ao lug de origem.

Deixar aos mortos o cuidado de enterrar os mortos Esta passagem evanglica mostra o nosso cuidado para com a vida espiritual, a verdadeira vida. H muitos que esto vivos (materialmente) e mortos espiritualmente. um tema para vasta reflexo em nosso caminho da vida. A vida no se encontra feita, ela tem de ser feita.

A morte pode ser vista sob vrios ngulos: 1.) como ciclo de um nova vida - tese de Plato: a alma, mesmo separada do corpo, continua sua existncia; 2.) como fim do ciclo - tese existencialista: tudo acaba co a morte fsica; 3.) como possibilidade existencial - a morte est presen em todos os instantes de nossa vida.

Alternativas da humanidade com relao morte - Niilista - Pantesta - Individualidade da alma:

Segundo a Doutrina dos Espritos, codificada por Allan Kardec, fazem parte de uma nica populao, denominada espiritual. A diferena que o estamos encarnados e ora desencarnados. A morte a mudana do esta de encarnado para o de desencarnado. Contudo, a essncia inteligente indestrutvel e continua a existir alm-tmulo. Perceber-se vivo a gran surpresa daqueles que cometem suicdio.

- Dogmtica - Espiritismo

Nossa vivncia H que se viver intensamente cada momento de nossa existncia, acatando os clamores de nossa conscincia, a fim de que a morte encontre-nos ativos na prtica do bem e do amor ao prximo. VIDA,
MORTE E

As alternativas da humanidade com relao vida futura variam de acor com a concepo de vida adotada. Se materialistas, o nada aguarda-nos; pantestas, a absoro no todo universal; se dogmticos, a ida para o Cu para o Inferno. O Espiritismo fornece-nos uma expectativa racional: som uma individualidade e continuaremos a s-la, no mundo dos Espritos. E estaremos, inexoravelmente, sujeitos lei do progresso.

A vida e a morte fazem parte do processo evolutivo do ser. Encarem las de forma natural, a fim de vivermos intensamente os instantes de nos existncia.

ESPIRITISMO

Questes
1) 2) 3) 4)
Qual o conceito de vida? Qual o conceito de morte? Qual o carter da vida? Quais so as alternativas da humanidade com relao morte?

A vida o conjunto dos fenmenos de toda a espcie (particularmente de nutrio e de reproduo), que, para os seres que tm um grau de organizao, se estende do nascimento (ou produo do germe) at a morte. A morte a cessao da vida e manifesta-se pela extino das atividades vitais: crescimento, assimilao e reproduo no domnio vegetativo; apetites sensoriais no domnio sensitivo.

Universal, no curso irredutvel e inaltervel da vida, em manifesta e infinita atualizao de suas potencialidades, sob a salvaguarda do Pensamento Criador (3).

Chama-se Filosofia Esprita, cuja idia se encontra entranhada na tradio partir da Grcia Antiga, no realismo, passou pelo idealismo e, agora, apare com uma nova concepo do homem e do Universo: uma cosmoviso q envolve a Cosmossociologia (3). F ENOMENOLOGIA
E

O perisprito A Cincia Esprita desentranha da fenomenologia do Esprito a noo de Perisprito e todas as funes caractersticas da sua natureza, em intuio plena da razo, e, assim, pode, com extrema realidade, apresentar ao Conhecimento Geral o Homem em sua intrnseca individualidade ternria do Esprito, Perisprito e Corpo Biolgico. A Energia Vital - Fluido - a essncia da matria orgnica. A substncia constitutiva do Perisprito tem por fundamento a Energia Vital. Assim, pois, a Vida se manifesta, conseqentemente, pela interao da substncia vital sob a orientao do Princpio Inteligente, j agora manifesto em expresso entelequial, como Esprito, o Ser Racional da Criao, a expresso maior conhecida do homem (3).

ESPIRITISMO

Fenomenologia definida como um estado puramente descritivo d fatos vividos de pensamento e de conhecimento. Hegel, na sua ob Fenomenologia do Esprito (1807), expe que o progresso da conscincia realiza de forma dialtica at atingir o saber absoluto; Kant, por outro lad separa os juzos a priori (essncias) e os juzos a posteriori. Somen em Husserl, a fenomenologia toma o sentido corrente e especfico: fenmeno constitui, pois, a manifestao do que , aparncia real e n aparncia ilusria.

Fenomenologia medinica Na paranormalidade e na fenomenologia medinica, o Perisprito exerce a funo mediadora. ele que recebe os estmulos volitivos do Esprito comunicante, passandoos, depois, em ordem, mente do mdium que os interpreta e transmite ao exterior, por gestos, palavras ou sinais convencionais. ele que sai como pessoa de si mesmo ou de outrem, e se manifesta, distncia, pela prpria presena tangvel ou no, no cumprimento de uma incumbncia. Uma participao autntica, mas nem sempre identificvel (3).

A fenomenologia, portanto, para Husserl e seus seguidores, signifi uma reduo do eu transcendental. Nela, supe-se que os dados conscincia relativos aos fenmenos, no podem estar separados essncia. O grande desafio do ser humano captar a essncia que es embutida na existncia. Neste mister, cabe-nos renunciar aos dogmas a a preconceitos, tala qual fizeram Descartes, Hume e outros.

A fenomenologia, dentro da tica esprita, pode ser visualizada pe anlise do Esprito, do Perisprito e da Mediunidade. O Esprito a essnc primeira, o princpio inteligente, que na fase humana adquire o pensamen contnuo, a razo e o livre-arbtrio. A cada nova existncia, torna-se ma consciente das verdades eternas, o que lhe capacita crescer, eficazmen em sabedoria e virtude.

Novo sol filosfico Com o advento do Espiritismo, levanta-se, no horizonte, um novo Sol filosfico para renovar a filosofia, mas preciso que a filosofia o reconhea.

O Perisprito, formado pelo fluido csmico de cada globo, o elo ligao entre o Esprito e o Corpo Fsico. Nele, encontra-se a resoluo muitos problemas da nossa atual existncia. O seu campo mental es impregnado, no s de nossas aes passadas, como tambm de noss perspectivas futuras. Por isso, embora haja o esquecimento do passad temos as intuies e as inspiraes, que nos orientam acerca das decis que devemos tomar.

A mediunidade, por ltimo, mostra-nos que as essncias do mun espiritual podem se comunicar com as essncias do mundo material. perisprito o principal intermedirio do contato medinico. Atravs dele, no

Se nos perguntarem o que o real, no saberemos explicit-lo em toda a sua complexidade, porque nos parece bvio. Todavia, segundo uma assero que j se tornou popular, o bvio o mais difcil de ser percebido (4).

70 do espectro; os ouvidos captam entre 20 a 20.000 vibraes p segundo.(6)

Quantas realidades no existem alm das fronteiras de nossa conscinci

Percepo sensorial e percepo extra-sensorial


Irreal significa sem realidade ou no real. A realidade definvel em funo do que se considere em cada caso o que realidade. Assim, se supusermos que a realidade material, e que s o material real, ento o que no for material ser irreal. No podemos dizer que o irreal seja simplesmente uma negao do real. O irreal mais neutro do que propriamente irreal (5).

Conceito de irreal

H o mundo sensvel e o extra-sensvel. Onde est a realidade? A mediunida a faculdade humana que capacita o homem a entrar em contato com mundo extra-sensorial. Alm da matria no h uma realidade espiritual? Qual a verdadeira?

Monoidesmo
Idias fixas fazem-nos fugir do real. Ficamos dentro de uma redoma.

Positivo e negativo, essncia e existncia Pode-se definir no sentido negativo (oposto ao ser potencial, aparente, possvel ) ou no positivo ( real, equivale a , existe). Para alguns filsofos somente uma essncia que implicasse a sua prpria existncia verdadeiramente real e todos os outros entes so formas menos completas ou mais imperfeitas da realidade (5).

Pensamos que estamos de posse da verdade, mas na maioria das vez somos envolvidos pelos Espritos menos felizes.

A imaginao frtil

Emitindo uma idia, passamos a refletir as que se lhe assemelham. possv que estejamos criando imagens mentais que no existem na realidade.

Linguagem Em Heidegger, a linguagem surge, em primeiro lugar, na forma de falatrio, como uma das maneiras em que se manifesta a degradao do homem. Em face desse modo no autntico, a autenticidade parece no consistir na fala nem mesmo em algum idioma, mas sim no apelo conscincia (5).

Emisso e recepo

Nossa mente emissora e receptora de imagens. Se no cuidarmos da fon geradora, poderemos irradiar criaes mentais que nada tm a ver com verdadeira realidade espiritual. REAL,
IRREAL E

ESPIRITISMO

Ondas e percepes O espectro eletromagntico varia em extenso de ondas de 10-14 a 108 metros, mas os receptores sensveis luz nos olhos so percebidos numa faixa de 1/

Real - na terminologia filosfica moderna , o termo real designa, via regra, o ente, o que existe em oposio tanto ao que apenas aparen quanto ao que puramente possvel. Existe em si independentemente

Materialismo Dialtico e Espiritismo

Do materialismo dialtico ao materialismo histrico

A dialtica idealista de Hegel mostra que o elemento causador o Esprito matria um epifenmeno.

Dialtica Para Aristteles a dialtica um simples anexo da lgica, o meio de comunicar aos outros a verdade que descobrimos por um exame feito de acordo com as leis da lgica. Para os esticos e para os escolsticos da Idade Mdia dialtica e lgica eram a mesma coisa. Hegel restaurou o termo no seu significado antigo, e chamou dialtico o seu sistema porque buscou mostrar a insuficincia do uso dos conceitos segundo a lgica tradicional de Aristteles. Para ele, a verdadeira cincia do pensamento coincide com a cincia do ser; a razo absoluta est acima do princpio de contradio, a dialtica procede por tese, anttese, e sntese (1).

Feuerbach (1775-1833), discpulo de Hegel, nega a divindade e inverte dialtica de Hegel. Para ele a matria origem de tudo e o Esprito u epifenmeno.

Karl Marx (1818-1883) estuda a filosofia de Hegel e de Feuerbach, observa luta de classes na Inglaterra, nota o processo da Revoluo Francesa e c o materialismo histrico, onde o modo de produo que determina a religi a arte, a forma familiar etc. (3).

O materialismo histrico
O materialismo histrico pode ser resumido da seguinte forma:

a luta de classes escravos lutando contra os senhores numa

A dialtica hegeliana O ponto de partida o Ser, indeterminado, absoluto, pura potencialidade TESE. Mas um conceito vazio de realidade e, por isso, identifica-se ao no-ser-anttese. Necessita sair dessa contradio e se atualiza no devir sntese. Hegel parte, assim, do princpio fundamental de que a evoluo da idia se faz pela combinao dos contrrios, no devir perptuo, porque esta a sntese do Ser e do no-ser. Tudo inteligvel pelo Ser que, idntico em seu fundamento ao Esprito ou Idia Infinita, manifesta-se no universo concreto graas ao movimento dialtico (2).

sociedade escravagista levaria esta sociedade feudalista; a luta do vassalos contra os senhores feudais, levaria esta sociedade ao capitalismo; o proletariado nesta sociedade, lutando contra os capitalistas burgueses, levaria ao comunismo. O Comunismo seria uma sociedade igualitria, onde no haveria a explora do homem pelo homem.

Em termos prticos, vimos a instituio do comunismo na Rssia e Chin pases pr-capitalistas (3).

Marxismo e Espiritismo

Para o Marxismo, o socialismo implantado pela luta de classes; para Espiritismo, pelas classes de luta.

Para o marxismo, a felicidade do indivduo estaria presa aos provent materiais do trabalho (salrio); para o Espiritismo, alm dos provent materiais do trabalho, deve-se levar em conta as necessidades de evolu espiritual.

Referncia bibliogrfica (1) ENCICLOPDIA. (2) SO MARCOS, M. P. Noes de Histria da Filosofia. (3) TALHEIMER, A. Introduo ao Materialismo Dialtico.

Liberdade e Escravido

Conceito de liberdade

Sentido Geral - estado do ser que no sofre constrangimento, que a conforme a sua vontade, a sua natureza.

Sentido Poltico - a faculdade de fazer o que se queira dentro dos limit do direito (lei).

Sentido Psicolgico e Moral - aquele que fazendo o bem ou o mal a conforme a razo, que aprova (1).

Liberdade e livre-arbtrio

Liberdade a capacidade para agir ou no, sem outra interveno que a vontade. Nesse sentido, muito genrico, a liberdade confunde-se com o livr arbtrio ou com a liberdade de indiferena.

Livre-arbtrio

Livre-Arbtrio quer dizer juzo livre. a capacidade de escolha pela vonta humana entre o bem e o mal, entre o certo e o errado, conscientemen conhecidos.

O livre-arbtrio no quer dizer, de modo algum, que um querer sem caus como o pretendem interpretar alguns deterministas, que se opem s aceitao (2).

Ambigidade do termo

A palavra liberdade presta-se a muitos significados: a liberdade nos Estad Unidos diferente da liberdade na Rssia, como o tambm da China. H, ainda, fatores limitantes da liberdade:

de fazer o que se queira dentro dos limites do direito. Escravido - caracterizase pelo fato de reduzir uma pessoa humana condio de coisa ou de animal, como propriedade absoluta de um senhor. A palavra liberdade presta-se a muitos significados. Falamos de liberdade poltica, de liberdade econmica e de liberdade de conscincia. A liberdade em Cuba diferente da liberdade nos Estados Unidos. O termo comporta, tambm, limitaes psicolgicas, legais e econmicas. Suponhamos a seguinte situao: ir aos Estados Unidos. Sentido psicolgico: estou disposto a me deslocar para aquele pas?; sentido legal: o governo americano permite a minha estada?; sentido econmico: conseguido o visto de entrada, tenho recursos financeiros para tal empreendimento? Os atos livres praticados pelo indivduo podem lev-lo ampliao ou limitao de outros atos livres. Caso escolha deliberadamente o vcio, haver um tolhimento da vontade, pois esta estar submetida necessidade de suprilo, impedindo a continuidade dos atos livres. A dimenso da moral entra, aqui, como elemento que vai permitir a continuidade dos atos livres, ou seja, a aquisio do estado de liberdade. O estado de liberdade depende do livre-arbtrio, quer dizer, da capacidade de escolha entre o certo e o errado. Allan Kardec, em O Livro dos Espritos, diz-nos que o livre-arbtrio existe no estado de Esprito, com a escolha das provas, e no estado corpreo, com a faculdade de ceder ou resistir aos arrastamentos a que voluntariamente estamos submetidos. Neste sentido, o homem no fatalmente conduzido ao mal: os crimes que comete no so o resultado de um decreto do destino; ser sempre livre para agir como quiser. Nas perguntas 829 a 832, o codificador do Espiritismo tece comentrios sobre o problema da escravido. Relata-nos que toda a sujeio absoluta de um homem a outro homem contrria lei de Deus mas que desaparecer com o progresso da humanidade. Afirma-nos, tambm, que a desigualdade de aptides, por ser natural, deve ser utilizada para elevar e no para embrutecer, ainda mais, o prximo. A perfeita liberdade do Esprito far-se- pela automatizao dos preceitos evanglicos. Empenhemo-nos, pois, no estudo e na vivncia dos ensinos deixados pelo mestre Jesus.

Questes
1) 2) 3) 4) 5)
O que se entende por liberdade? Qual o conceito de escravido? Defina livre-arbtrio. Como se explica a ambigidade do termo liberdade? Qual o pensamento de Rousseau acerca da liberdade?

Temas para debate


1) A liberdade de um termina quando comea a do outro?
2)
Os vcios limitam os nossos atos livres? Todos temos o dever de construir a nossa liberdade. Comente. Liberdade, escravido e o Evangelho.

3) 4)

Referncia bibliogrfica
(1) LALANDE, A. Vocabulrio Tcnico e Crtico da Filosofia. (2) LEGRAND, G. Dicionrio de Filosofia. (3) BOULDING, K. E. Princpios de Poltica Econmica. (4) MENDONA, E. P. de. A Construo da Liberdade. (5) VILA, F. B. Pequena Enciclopdia de Moral e Civismo. (6) EMMANUEL. A Caminho da Luz.

Auguste Comte (1798-1857) criou, em 1839, o vocbulo Sociologia. Seu objetivo era emprestar ao conhecimento da sociedade um carter positivo, desviando-o das concepes teolgicas e metafsicas. Utiliza os mtodos das cincias naturais e constri comparativamente os fundamentos da Sociologia. Estabelece, assim, as leis invariveis para a sociedade, da mesma forma que a fsica ou qumica. Mostra o que a sociedade (cincia) e no o que deve ser ( filosofia). O Espiritismo oferece-nos amplas condies de compreender o fato social. Enquanto para a Sociologia o fato social diz respeito ao presente (ela no cogita de Deus e nem de Espritos), para o Espiritismo ele tem conotao csmica, ou seja, h um entrelaamento entre o aqui e agora com o ontem e o amanh. Isto porque, tudo se encadeia na natureza. O Espiritismo o iniciador da Sociologia, diz-nos o Esprito Emmanuel no livro O Consolador, psicografado por Francisco Cndido Xavier. A frase merece reflexo, porque somente o Espiritismo pode dar Sociologia uma dimenso. O fato social acontece na terra, mas tem amplitude universal. So os antecedentes intrnsecos do Esprito, os determinantes da trajetria da alma na vida individual, familiar e social. A indissolubilidade do casamento um fato social e pode ser analisado comparativamente. Os socilogos estabeleceriam o dogma falacioso da Igreja Catlica O que Deus juntou o homem no separe, mostrando os excessos de populao, os costumes e os hbitos de alguns povos e a desobedincia humana como causas do divrcio. Os Espritos superiores instruem-nos que h fundamento na frase acima, porm, como o ser humano dotado de livrearbtrio, a separao factvel de acontecer. No so, pois, contrrios ao divrcio, contudo advertem-nos que deveramos automatizar nossas aes na monogamia, uma forma mais evoluda de convivncia humana. O fato social, segundo o Espiritismo, tem dimenso csmica. A posse desse conhecimento torna-nos seres responsveis por ns prprios, pelo mundo que nos rodeia e pelo cosmo que nos absorve. Cuidemos, pois, de praticar boas aes na sociedade.

3) 4)

O que um fato social? Como a Sociologia interpreta o fato social?

Temas para debate


1) O fato social tem dimenso csmica. Comente. 2) Sociologia e Espiritismo. 3) Socializao do princpio inteligente.

Referncia bibliogrfica
(1) PIRES, J. H. Introduo Filosofia Esprita.

Questes

1) 2)

O que a Sociologia? Qual a origem do vocbulo Sociologia?

- os 10% mais ricos, no Leste Europeu, recebem 7 vezes mais do que os 10% mais pobres.

I GUALDADE,

DESIGUALDADE E

ESPIRITISMO

Igualdade natural Na pergunta 803 de O Livro dos Espritos - Todos os homens so iguais perante Deus? -, os Espritos informam-nos que todos os Espritos foram criados simples e ignorantes e que so submetidos s mesmas leis naturais.

Igualdade a qualidade do que igual, do que no tem diferena. N tica e na poltica o princpio segundo o qual as prescries, proibies penas legais so as mesmas para todos os cidados, sem acepo nascimento, situao ou riqueza. Desigualdade a qualidade do que no igual, do que tem diferena.

Desigualdade de aptides Fundamenta-se no maior ou menor tempo de vivncia, no exerccio da vontade e na prpria diversidade de aptides: o que um no capaz de fazer o outro faz.

A igualdade uma das aspiraes mais autnticas e profundas democracia. O projeto de igualdade democrtica baseia-se no princpio que todos os homens so iguais em sua dignidade essencial, porm, diferent em suas capacidades e talentos. Quer dizer, todos devemos ter oportunida de trabalho remunerado, mas de acordo com a caracterstica especfica cada um.

Desigualdades sociais A desigualdade das condies sociais uma lei natural? No. criao do homem e desaparecer quando a humanidade extinguir o orgulho e o egosmo. Ver pergunta 806 de O Livro dos Espritos.

Desigualdade das riquezas A igualdade absoluta das riquezas possvel e existiu alguma vez? No, no possvel. A diversidade dos caracteres e das faculdades se ope a isso. Ver pergunta 811 de O Livro dos Espritos.

Os nmeros abaixo relacionados indicam as desigualdades socia existentes em nosso pas: a) a distribuio de renda no Brasil mostra que 20% dos mais ric ganham 26 vezes mais do que os 20% mais pobres. No Leste Europeu, 10% mais ricos recebem 7 vezes mais do que os 10% mais pobres; b) aqui, a diferena entre o menor salrio e o maior de 1/100, j Japo de 1/10; c) temos uma renda per capita de US$ 2.550 contra US$ 30.270 Sua; d) somos a 8. economia pelo clculo do PIB (Produto Interno Bruto) e 70. pelo ndice de Desenvolvimento Humano, que inclui analfabetismo qualidade de vida.

A desigualdade de mrito O combate ao orgulho e ao egosmo fator preponderante para erradicarmos as desigualdades sociais (humanas), permanecendo, apenas, as desigualdades de aptides e de mritos (naturais).

Diante deste quadro, perguntamos: por que uns ganham 50.000 dlare ano e outros ganham 5.000? A Cincia Econmica procura dar uma respos baseada na produtividade marginal do trabalho. Mas no nos satisfaz. explicao deve ser buscada na lei de reencarnao. De acordo com Doutrina Esprita, a riqueza distribuda igualmente para todos, mas ca um tem-na a seu turno. Se hoje somos pobres, possvel que j tenham sido ricos em encarnaes passadas, ou que assim sejamos no futuro.

Allan Kardec, em O Livro dos Espritos, diz-nos que as desigualdad das condies sociais, sendo criao humana, devero desaparecer quan a humanidade tiver extinguido o egosmo e o orgulho. Nessa situao resta apenas a desigualdade de mrito. Isso no privilgio, visto todos os Esprit partirem da mesma origem, submetidos s leis naturais. Como uns

Riqueza e poder A maioria de ns gosta de possuir muitos bens e ter domnio sobre os demais homens. Mas de acordo com as instrues dos Espritos, autoridade, da mesma forma que a fortuna, uma delegao da qual sero pedidas contas quele que dela se acha investido. No creiais que lhe seja dada para lhe proporcionar o vo prazer de comandar, nem, assim como o crem falsamente a maioria dos poderosos da Terra, como um direito, uma propriedade (4).

visto as cidades tornarem-se dinmicas, o termo refere-se cincia estado, cincia poltica, filosofia poltica e doutrina do estado.

A finalidade da poltica o bem comum. Como alguns homens investid de um cargo pblico deixam-se corromper, h uma tendncia de julgarmos poltica no seu sentido pejorativo. A conseqncia um descrdito aos poltic e dificuldade no exerccio da cidadania, transparecendo que somos cidad somente quando votamos. Depois disso, no temos mais nada a ver com dficit pblico, a dvida externa e outros fatos da vida nacional.

Aristocracia intelecto-moral As sociedades em tempo algum prescindem de chefes para se organizarem. Da, a necessidade da autoridade. Esta, porm, vem modificando ao longo do tempo. No incio, tnhamos a fora bruta, depois a do exrcito. Na Idade Mdia, a autoridade de nascena. Segue-se-lhe a influncia do dinheiro e da inteligncia, na poca atual. Ser o fim? No. H que se implantar a Aristocracia Intelecto-Moral (5).

Os meios de comunicao esto constantemente divulgando falcatruas de alguns homens pblicos. H um pessimismo generalizado. D que maneira o Espiritismo pode contribuir para reverter essa situao? A refletirmos sobre seus princpios, percebemos a necessidade de nos transformao moral, caso queiramos alcanar um elevado nvel de evolu espiritual. Allan Kardec fornece os subsdios para vencermos o egosmo e orgulho, os dois maiores cancros da sociedade e que levam as pessoas materialismo exacerbado.

O Espiritismo auxiliar eficazmente as resolues de ordem poltic porque prope substituirmos os impulsos antigos do egosmo pelos fraternidade universal. A inteligncia ter uma nova fora, pois a moral Cristo lhe indicar o caminho reto a ser seguido. Alcanado esse esta evolutivo do Esprito, veremos ser implantado o que Kardec denominou e seu livro Obras Pstumas, ou seja, a aristocracia intelecto-moral.

A moral esprita Os princpios codificados por Allan Kardec nos auxiliaro eficazmente nas resolues de ordem poltica, ou seja, substituiro os impulsos automatizados no egosmo pelos da fraternidade universal. Dando uma nova fora inteligncia, indicar-lhe- o rumo certo que dever seguir para a obteno do bem comum. POLTICA E ESPIRITISMO Poltica - do grego politiks (polis) que significa tudo o que diz respeito cidade. Na Grcia antiga, poltico era aquele que participava de uma polis (cidade-estado) com o intuito da obteno do bem comum. Atualmente,

Aristocracia - do grego aristos (melhor) e cracia (poder) significa pod dos melhores. Poder dos melhores pressupe que os governantes tenha dado uma direo moral s suas inteligncias. Sem isso, corremos o risco voltar fora do rei ou dos exrcitos. Somente os Espritos libertos do ju da matria podero dirigir com imparcialidade as aes da coletividade. S estes que prepararo a humanidade para a nova civilizao do terceiro miln onde a fase da fora ceder lugar do direito.

Acreditamos que os governantes, quando a moral for o fator ma importante em todas as resolues, no mais iro buscar seus interess mesquinhos, mas, acima de tudo, aplicaro amplamente a noo de be comum, propiciando sob todos os meios possveis a felicidade da maiori

Declogo da injustia 01 - No se preocupar com o problema social. 02 - Guardar para si o suprfluo. 03 - No tomar conhecimento das causas dos males humanos. 04 - Ridicularizar os que se dedicam a esses problemas. 05 - Explorar a misria e a necessidade alheias. 06 - Custar a pagar o que se deve ou nunca pagar. 07 - Guardar por muito tempo ou mesmo esquecer de devolver objetos emprestados. 08 - Por medo, timidez ou orgulho calar-se em vez de dizer a verdade. 09 - Atribuir s leis econmicas os males, devido prpria incria ou ambio. 10 - Considerar como definitivos todos os privilgios; defend-los, mesmo em detrimento da justia (2).

Lei natural O sentimento de justia natural ou resulta de idias adquiridas? to natural que nos revoltamos ante uma injustia. O progresso moral desenvolve a justia, mas no a cria. Por isso, muitas vezes, entre os homens simples e primitivos encontramos noes mais exatas de justia do que entre os de muito saber. Ver pergunta 873 de O Livro dos Espritos, de Allan Kardec.

Direitos A Justia consiste no respeito aos direitos de cada um. Esses direitos so determinados pela lei humana e pela lei natural. Como os homens fizeram leis apropriadas aos seus costumes e ao seu carter, essas leis estabeleceram direitos que podem variar com o progresso (3).

A base da justia Fora do direito consagrado pela lei humana, qual a base da justia fundada sobre a lei natural? O critrio da verdadeira justia de fato o de se querer

O direito consagrado pela lei humana assegura parte da justia. No que ncerne lei natural, a base da justia est assentada na lei urea deixada r Jesus: Querer para os outros aquilo que se quer para si mesmo e no erer para si o que se deseja para os outros. Explica-se: como no sejamos o mal para ns mesmos, deduz-se que devemos desejar somente bem para o prximo.

Bibliografia Consultada

ABBAGNANO, N. Dicionrio de Filosofia. So Paulo, Mestre Jou, 1970 ARMOND, E. Mediunidade - Seus Aspectos, Desenvolvimento e Utiliza
17. ed., So Paulo, Aliana, 1977.

Respeitemos o direito dos outros. Se cada um agir dessa forma, em ais tempo ou em menos tempo, assistiremos implantao da verdadeira ternidade universal.

VILA, F. B. de S.J. Pequena Enciclopdia de Moral e Civismo. Rio de


Janeiro, M.E.C., 1967. 2. ed., So Paulo, Alfa-Omega, 1986. ____. Intuio Heurstica: Uma Anlise Cientfica da Intuio Criadora. 3. So Paulo, Alfa-Omega, 1986. ____. O Problema da Verdade. So Paulo, Crculo do Livro, s/d/p. EPU, 1973. 1974.

BAZARIAN, J. Introduo Sociologia - As Bases Materiais da Socieda

estes Qual o conceito de justia? O que caracteriza a injustia? O que so as virtudes cardeais? Por que essa denominao? Qual a base em que se estriba a justia? Quais so os itens do declogo da injustia?

BOCHENSKI, J. M. Diretrizes do Pensamento Filosfico. 5. ed., So Pa

BONOMI, A. Fenomenologia e Estruturalismo. So Paulo, Perspectiva, BORNHEIM, G. A. Introduo ao Filosofar - O Pensamento em Bases
Existenciais . So Paulo, Globo, 1973.

mas para debate O sentimento de injustia natural ou resulta de idias adquiridas? Dentre as leis naturais, qual a mais importante? Por que? Justia humana e justia divina. Justia, injustia e Espiritismo

BOULDING, K. E. Princpios de Poltica Econmica. So Paulo, Meste


1967.

BRUGGER, W. Dicionrio de Filosofia. 3. ed., So Paulo, EPU, 1977. CAMERON, J. (Editor). Growth of Ideas:Knowledge, Though and
Imagination. New York, Doubleday & Company, 1966. Elementos da Histria do Pensamento Ocidental. 5. ed., So Paulo, Saraiva, 1990.

ferncia bibliogrfica

COTRIM, G. Fundamentos da Filosofia para uma Gerao Consciente.

) SANTOS, M. F. dos. Dicionrio de Filosofia e Cincias Culturais. ) LONGHI, A. J. Livro dos Declogos. ) KARDEC, A. O Livro dos Espritos.

DUARTE Jr., J. F. O Que a Realidade. So Paulo, Brasiliense, 1985


(Coleo Primeiros Passos). ed., So Paulo, Iracema, 1987. Necessidade da Poltica I, Braslia, Instituto Tancredo Neves, 1988.

EDIPE - Enciclopdia Didtica de Informao e Pesquisa Educacional.

FERRAZ Jr., T. S. Poltica e Cincia Poltica. In O Que Poltica. Curso

No Mundo Maior, pelo Esprito Andr Luiz. 7. ed., Rio de Janeiro, FEB, 77.

Vocabulrio Filosfico

A Posteriori - Aquilo que estabelecido e afirmado em virtude da experincia. A Priori - Independente da experincia sensvel bsoluto - O que no comporta nenhuma limitao, restrio ou dependncia. O contrrio de relativo. bstrao - Operao pela qual o esprito separa mentalmente coisas de fato inseparveis. bstrato - O que resulta de uma abstrao. O contrrio de concreto. cidente - O que pode ser modificado ou suprimido sem que a coisa em que existe mude de natureza ou desaparea. nlise - Operao pela qual o esprito vai do composto ao simples, do todo para suas partes componentes. nalogia - Argumentao pela semelhana, segundo a qual, do fato de um atributo convir a um sujeito, se deduz a sua convenincia com um sujeito semelhante. ntropocentrismo - Doutrina que coloca o homem no centro do universo e medida de todas as coisas. ntropomorfismo - Doutrina que representa todos os seres tomando por modelo a natureza humana. gumento - a expresso verbal de um raciocnio. utomatismo - Movimento que escapa direo dos centros superiores. Atividade psquica inconsciente. xiologia - Teoria dos valores em geral, especialmente dos valores morais (do grego axios: valioso, desejvel, estimado) xioma - Verdade que no se precisa demonstrar, por ser evidente por si mesma. elo - No sentido objetivo, o esplendor do ser. No sentido subjetivo, aquilo cuja contemplao causa prazer. em - Aquilo que possui um valor moral positivo, constituindo o objeto ou o fim da ao humana. eticismo - Concepo filosfica segundo a qual o conhecimento certo e definitivo sobre algo pode ser buscado, mas no atingido. ncia - Objetivamente, um conjunto de verdades certas, logicamente encadeadas entre si, de modo a fornecer um sistema coerente.

Subjetivamente, um conhecimento certo das coisas por suas caus por seus princpios. Conceito - Representao intelectual de um objeto. O mesmo que id noo. Concreto - Aquilo que efetivamente real ou determinado. Conhecimento - Apropriao intelectual de determinado campo empri ideal de dados, tendo em vista domin-los e utiliz-los. Conotao - Significado segundo, figurado, s vezes subjetivo, depen de experincia pessoal de um signo. Conscincia - Em moral, a faculdade que o homem tem de julgar o moral dos seus atos. Contradio - Ato de afirmar e de negar, ao mesmo tempo, uma m coisa. Cosmo - Designa o mundo enquanto ele ordenado e se ope ao mundo considerado como um todo organizado, como uma o hierarquizada e harmoniosa. Cosmogonia - Teoria sobre a origem do universo geralmente fundad lendas ou em mitos e ligada a uma metafsica. Cosmologia - Parte da filosofia que tem por objeto o estudo do mundo ex isto , da essncia da matria e da vida. Crtica - Atitude que consiste em separar o que verdadeiro do que o que legtimo do que ilegtimo, o que certo do que verossm Deduo - Raciocnio que nos permite tirar de uma ou vrias propos uma concluso que delas decorre logicamente. Definio - Do latim definitione. Definir, segundo a lgica formal, d que a coisa , com base no gnero prximo e na diferena especfi Denotao - Significado primeiro e imediato de um signo (palavra, im etc.). Ver conotao. Dever - Necessidade de realizar uma ao por respeito lei civil ou m Devir - Transformao incessante e permanente pela qual as cois constroem e se dissolvem noutras coisas atravs do tempo. Dialtica - Arte de discutir; tenso entre os opostos. Dogma - Em filosofia, doutrina ou opinio filosfica transmitida de impositivo e sem contestao por uma escola ou corrente filosfica religio, doutrina religiosa fundada numa verdade revelada e que ex

eurstico - Aquilo que se refere descoberta e serve de idia diretriz numa pesquisa. Um mtodo heurstico quando leva o aluno a descobrir aquilo que se pretende que ele aprenda. eal - O que se concebe como um tipo perfeito. ealismo - Carter geral dos sistemas filosficos que negam a objetividade do conhecimento e reduzem o ser ao pensamento. ia - Representao intelectual de um objeto. agem - Representao sensvel de um objeto. aginao - Faculdade de representar ou de combinar imagens. anente - O que est contido na natureza de um ser. ato - Tudo aquilo que existe num ser desde seu surgimento e que pertence sua natureza. Ope-se a adquirido, aprendido. determinismo - Doutrina segundo a qual o homem dotado de livre-arbtrio. duo - Raciocnio ou forma de conhecimento pelo qual passamos do particular ao universal, do especial ao geral, do conhecimento dos fatos ao conhecimento das leis. stinto - Atividade automtica, existente sobretudo no animal, caracterizada por um conjunto de reaes bem determinadas hereditrias, especficas, idnticas na espcie. No confundir com intuio. tuio - Forma de conhecimento que permite mente captar algo de modo direto e imediato. til - Significa o que no tem um fim noutro, ou seja, no tem fim algum, ou tem um fim em si mesmo. zo - Faculdade ou ato de julgar, de afirmar relaes de convenincia ou desconvenincias entre duas idias. stia - No sentido restrito, a constante e perptua vontade de conceder o direito a si prprio e aos outros, segundo a igualdade; no sentido moral, significa o respeito que h em cada um de dar a cada um o que seu. i - Relao necessria entre dois acontecimentos. Lei cientfica: aquela que estabelece entre os fatos relaes mensurveis, universais e necessrias, autorizando a previso. i Moral - Compreende o conjunto de normas ticas resultantes da situao do homem na realidade e que, anteriormente a toda estipulao ou conveno, obrigam fundamentalmente a todos os homens.

Lei Natural - Em sentido filosfico, uma ordenao para determ atividade nsita nas coisas naturais. Recebe o nome de lei, porqu meio desta disposio foi dada aos seres da natureza uma necess para operar, necessidade diversa, segundo a natureza da coisa: dife no domnio inorgnico, no orgnico e no humano-espiritual. Neste domnio, lei natural equivale a lei moral natural; sua necessidade con no dever da obrigao. Liberalismo - Doutrina que preconiza a liberdade poltica ou a liberda conscincia. Liberdade - Capacidade de poder agir por si mesmo, com autodetermin independentemente de toda a coero exterior. Livre-Arbtrio quer dizer juzo livre. a capacidade de escolha pela vo humana entre o bem e o mal, entre o certo e o errado, conscientem conhecidos. Lgica - Cincia das leis ideais do pensamento e a arte de aplic corretamente na pesquisa e na demonstrao da verdade. Logos - Significa discurso, palavra (verbo), palavra dotada de sentido. Maiutica - Mtodo socrtico de interrogao, como a parteira d l corpos, procura dar luz os espritos para levar seus interlocuto descobrirem a verdade que eles trazem em si sem o saber. Por exte mtodo pedaggico que permite ao mestre apenas dirigir a pesqui aluno, este devendo encontrar a verdade por sua prpria reflexo. Marxismo - Teoria econmica, social, poltica e filosfica elaborada po Marx e Friedrich Engels, utilizada ao mesmo tempo como mtod anlise dos fenmenos sociais e como princpios de uma pr revolucionria. Materialismo - Doutrina segundo a qual toda a realidade, inclusive a espi se reduz matria e suas modificaes. Materialismo Dialtico - O materialismo dialtico a unio do materia clssico com a dialtica de Hegel, e representa o ncleo filosfic marxismo. Metafsica - Parte da filosofia que procura os princpios e as causas prim e que estuda o ser enquanto ser. Mtodo - do grego methodos significa caminho para chegar a um fim. Misticismo - Crena numa ordem de realidades sobrenaturais possibilidade de uma unio ntima e direta com Deus.

eflexo - Em sentido lato e pouco rigoroso, reflexo significa meditao comparativa e examinadora contraposta percepo simples ou aos juzos primeiros e espontneos sobre um objeto. No sentido ontolgico, mais preciso e profundo, significa, ao mesmo tempo, uma volta do esprito sua essncia mais ntima. Esta volta (reflexio = re-flexo) o sentido prprio do vocbulo. ensao - Significa, na linguagem corrente, qualquer vivncia imediata. er - designa aquela perfeio, pela qual alguma coisa um ente. ntese - Significa etimologicamente composio. Em linguagem filosfica, sntese designa a unio de vrios contedos cognoscitivos num produto global de conhecimento, unio que constitui uma das mais importantes funes da conscincia. stema - a multiplicidade de conhecimentos articulados segundo uma idia de totalidade. ocialismo - Nome genrico das doutrinas que pretendem substituir o capitalismo por um sistema planificado que conduza a resultados mais eqitativos e mais favorveis ao pleno desenvolvimento do ser humano. Designao das correntes e movimentos polticos da classe operria que visam a propriedade coletiva dos meios de produo. O socialismo utpico (Saint Simon, Fourier, Proudhon etc.) foi criticado pelo socialismo cientfico (Marx e Engels). Para Marx, o socialismo a primeira fase revolucionria aps a destruio do Estado burgus e supe ainda a existncia de um aparelho estatal; aps esta fase, deveria surgir o comunismo propriamente dito. ociologia - a cincia da sociedade. Vem de societas (sociedade) e logos (estudo, cincia). a cincia que estuda as estruturas sociais e as leis de seu desenvolvimento. Implica na anlise do fato social. ofisma - um raciocnio falso que se apresenta com aparncia de verdadeiro. ubstncia - Etimologicamente, que est debaixo ou o que permanece debaixo das aparncias ou dos fenmenos. Substncia o que tem seu ser, no em outro, mas em si ou por si. O contrrio de acidente. ujeito - (Do latim subiectum = que est por debaixo) signif ica etimologicamente o que foi posto debaixo, o que se encontra na base. Ontologicamente, denota essencialmente uma relao a outra realidade que descanse sobre ele, que sustida por ele.

Teleologia - Teoria dos fins. Doutrina segundo a qual o mundo um sis de relaes entre meios e fins. Teologia - a cincia que tem Deus por objeto. Teoria - O vocbulo teoria usado, as mais das vezes em oposio a pr significando neste caso, o conhecimento puro, a pura consider contemplativa; ao passo que prtica designa qualquer espcie de ativ fora do conhecimento, especialmente a atividade dirigida ao exterio Totalidade - Falamos de totalidade, quando muitas partes de tal modo ordenadas que, reunidas, formam uma unidade (o todo). Transcendente - Em Kant, os princpios do entendimento puro alm limites da experincia. Universalismo - a viso do todo, da grandeza e vastido csmic universalidade, oposta limitao mope e mesquinha a valores pa ou a interesses particulares. til - Significa tudo aquilo que tem um fim noutro e no em si mesmo. Utopia - (U-topos, nenhum lugar): que no existe em nenhum l descrio de uma sociedade ideal; refere-se a um ideal de vida prop No sentido pejorativo, refere-se a um ideal irrealizvel. Verdade - Na acepo mais geral designa uma igualdade ou conform entre a inteligncia (conhecimento intelectual) e o ser (adaeq intellectus et rei), e, em sentido mais elev ado, uma com interpenetrao de inteligncia e ser. Vcio - o pendor para agir de forma inadequada. o oposto da virtud Vida - o conjunto dos fenmenos de toda a espcie (particularmen nutrio e de reproduo), que, para os seres que tm um grau ele de organizao, se estende do nascimento (ou produo do germe) morte. Virtude - Equivale a capacidade, aptido, e significa a habilidade, facil e disposio para levar a efeito determinadas aes adequadas ao ho Virtudes Cardeais - So assim denominadas (do latim cardo = gonzo), p toda a vida moral gira em torno delas, como a porta em torno dos go (dobradias). So: prudncia, fortaleza, temperana e justia. Vivncia - todo fato de conscincia, na medida em que seu suje apreende a si mesmo (de modo reflexo ou no reflexo) como encontr se numa determinada situao psquica. 0

Anda mungkin juga menyukai