Anda di halaman 1dari 12

Ttulo: As Emoes no Desporto: Zona Individual de Funcionamento ptimo

(ZIFO), como um instrumento de auto-regulao emocional.

Autores: Antnio Palmeira; Joo Ramos; Pedro Passos


1. O que ? 1.1 O que so as emoes? As emoes esto presentes em todos os aspectos da vida humana, incluindo o desportivo. A ansiedade vivida pelos Atletas antes da competio. A insatisfao dos Treinadores com os jogadores por terem desperdiado uma jogada fcil. O pblico, pode estar desolado, por ver a sua equipa perder. Mas as emoes no so apenas um fenmeno interessante, pois podem conter consequncias importantes que vo alm de uma experincia emocional. Os atletas vivem experincias distintas em situaes que aparentemente so semelhantes e embora a sua predisposio para percepcionarem uma ameaa nessa situao no se altere facilmente, as suas experincias anteriores e estados emocionais presentes, podem influenciar a forma como a vai viver. A prpria relao estabelecida entre o treinador e os seus atletas, ao nvel emocional, altamente interdependente, manifestando o primeiro, comportamentos mais ou menos ansiognicos1, consoante as diferentes percepes dos diferentes atletas em relao ao mesmo comportamento. Assim, um qualquer comportamento de um treinador, nos momentos ou treinos que antecedem uma competio, so percepcionados pelos atletas de diversas formas, implicando que para alguns existem interpretaes desses comportamentos mais ansiognicas e para outros menos. A prpria assistncia (espectadores quer ao nvel dos treinos, quer em competio), tem impacto a nvel emocional, existindo bastantes relatos, de jogadores que dizem ter sentido os cabelos em p quando ouviram algumas reaces por parte do pblico. O conhecimento sobre o que so as Emoes, no isento de polmica ou pelo menos de diferentes significados. Para Hanin (2000), as emoes so uma reaco a estmulos fsicos e,ou psicolgicos, provocando alteraes no organismo e manifestando-se subjectivamente de diferentes formas tais como, um sorriso na face ou tendncias de aco, podendo ainda inibir ou estimular futuros comportamentos.

Ansiognicos - provocam ansiedade.

H um consenso crescente entre os psiclogos do desporto de que a abordagem unidimensional da relao activao (arousal), ansiedade e desempenho ineficaz e simplista. Uma vez que ainda so relativamente bem aceites por parte dos intervenientes nestes processos, as teorias que expressam a relao entre o arousal e o desempenho, so igualmente aceites as tcnicas de regulao de ansiedade fisiolgica e cognitiva (ex. relaxao progressiva de Jacobson). No entanto, a complexidade dos processos emocionais, demonstram uma multidimensionalidade que estas tcnicas no conseguem ultrapassar, especialmente porque so utilizadas de igual forma, nas diferentes situaes, i.e, perante uma qualquer situao ansiognica. O ponto de viragem em relao a este perspectiva negativista das emoes, surge precisamente com os trabalhos realizados nesta rea mais multidimensional, onde acima de tudo se encaram as emoes como constrangimentos que podem prejudicar mas principalmente podem favorecer o desempenho em determinadas circunstncias. Comeamos agora a compreender os relatos de atletas, que retractam os seus estados emocionais, contendo emoes eventualmente negativas, mas facilitadoras da criao de um estado ptimo de rendimento. Esta base conceptual da multidimensionalidade, constituda por cinco aspectos: espao, tempo, energia, informao e substracto permitindo descobrir a semelhana nos objectos ou fenmenos de natureza diferente. Esta abordagem tem sido substanciada teoricamente e validada empiricamente em vrias reas da psicologia, bem como no contexto desportivo (Hanin, 2000). Este autor, construiu uma lista de emoes atravs de dez escalas de emoes globais, descritas por Watson e Tellegen (1985 in Lazarus, 2000), reconhecendo no entanto que muitas daquelas reaces no poderiam ser consideradas emoes, pelos tericos que se apoiam na avaliao cognitiva da situao, no obstante muitas vezes conterem relatos emocionais caractersticos. No modelo utilizado por Hanin, a penta-base compreende as dimenses forma (substracto), intensidade (energia), tempo, contexto (espao) e contedo (informao): Forma compreende as modalidades ou os componentes cognitivo, afectivo, motivacional, somtico, motor-comportamental, desempenho (operacional) e comunicativo/interactivo. As experincias emocionais subjectivas esto representadas no componente afectivo do funcionamento humano. Intensidade como caracterstica quantitativa do afecto, a intensidade expressa tanto numa escala objectiva como subjectiva e, tipicamente, consiste em pontuaes

individuais ou totais em modalidades seleccionadas. A intensidade a mais estudada dimenso na investigao em stress, ansiedade e emoo. Tempo reflecte a dinmica do afecto antes, durante e depois do desempenho de tarefas de curta ou longa durao. Contexto como uma caracterstica do envolvimento, o contexto diz respeito a antecedentes e consequentes situacionais, interpessoais e intra-grupo que determinam a intensidade e contedo das emoes em desporto. Contedo como uma caracterstica qualitativa e informativa, considera as categorias das experincias emocionais como sendo positivas e negativas, funcionamento funcional (ptimo) e disfuncional, e facilitadoras ou prejudiciais. Hanin faz notar que, embora a afectividade positiva e negativa (APN) seja crucial para a interpretao funcional das relaes desempenho-emoo, a dimenso menos estudada em psicologia do desporto (Fig. 1).

INTENSIDADE
Nvel Amplitude (range) Zonas Perfil

CONTEDO
Positivo-negativo Optimal-no optimal Facilitador-debilitador Relevante ou irrelevante tarefa.

FORMA
Cognitivo Afectivo Motivacional Somtico Comportamental Desempenho Comunicao

TEMPO
Presente, passado, futuro Curta ou longa durao Agudo-crnico (frequncia) Antes, durante e aps.

CONTEXTO
Situacional Interpessoal Intra e intergrupo Transcultural

Figura 1. Multidimensionalidade dos estados psicobiosociais da prestao (Adaptado de Hanin, 2000)

1.2 O que o ZIFO? Nas ltimas duas dcadas, grande parte da investigao em psicologia do desporto temse centrado na anlise da relao entre ansiedade e desempenho, usando modelos vindos de contextos no desportivos (Hanin, 2000). O ajustamento destes modelos realidade desportiva no se tem mostrado inteiramente satisfatria, pelo que cada a vanguarda da psicologia do desporto centra-se na produo de modelos elaborados de raiz nas caractersticas muito especiais dos contextos desportivos. O paradigma das zonas de ptimo funcionamento, mais recentemente referido como as zonas individuais de funcionamento ptimo ZIFO (Hanin, 2000), surge como uma alternativa aos modelos no-desportivos da ansiedade-desempenho, propondo uma abordagem integradora, que analisa a ansiedade e demais emoes tendo em conta o contexto das relaes do indivduo com as outras pessoas e com as qualidades especficas do envolvimento. O ZIFO centra-se nas experincias subjectivas dos atletas, relacionadas com os seus rendimentos de sucesso e fracasso nos treinos e competies, ou seja, tenta descrever e predizer o efeito das emoes positivas e negativas no desempenho e fornece uma explicao acerca da relao emoo-desempenho. Este modelo foi desenvolvido no contexto especfico do desporto de alta competio, pelo que embora pretenda ter aplicao no desporto em geral, a sua aplicao de momento mais relevante no contexto em que foi desenvolvido, com nfase especial no alto desempenho sob stresse (Hanin, 2000). 1.2.1 Zona A Zona implica uma relao especfica entre a percepo da intensidade dos estados emocionais funcionais e disfuncionais e o desempenho. Ao se estabelecer a zona, estamos a pedir ao atleta que defina as suas emoes no momento em que efectuou desempenhos ptimos. As emoes escolhidas, a sua intensidade e a sua funo so depois objecto de um tratamento que permite estabelecer um intervalo de intensidades dentro do qual o atleta ter maiores probabilidades de realizar uma boa competio ou treino. Quando se pergunta ao atleta como est emocionalmente antes desse momento desportivo, podemos enquadr-lo como estando dentro ou fora da zona, algo que feito de uma forma muito prtica e informativa no ZIFO, permitindo ao atleta uma informao de retorno imediata e com indicadores sobre como fazer uma hipottica correco.

1.2.2 Individual Como uma abordagem individualizada que , o modelo ZIFO foca-se no padro, estrutura e funo das emoes dos atletas ou equipas nas vrias situaes competitivas (Hanin, 2000). Deste modo d nfase principalmente, s dinmicas das emoes subjectivas acompanhadas de boas, mdias ou fracas prestaes. Aqui a unidade de anlise o indivduo dentro do contexto de alta competio. Embora a orientao ideogrfica predomine, o modelo tambm pode generalizar a informao para grupos. 1.2.3 Funcional O ZIFO apoia-se na definio de duas escalas contnuas, com significados diferentes. Temos assim uma escala que reflecte a funcionalidade das emoes e outra que reflecte o seu carcter hednico, ou seja se podem ser consideradas como positivas ou negativas em termos de prazer. O termo funcional que ser o que importa aqui, refere-se a um efeito especfico da emoo podendo ser funcional ou disfuncional na qualidade do processo da performance. Funcionalmente a tarefa manifesta-se na capacidade que o atleta tem em recrutar a quantidade apropriada de energia, assim como a eficiente utilizao dos recursos disponveis. Adicionalmente a recuperao depois da competio ou entre competies fundamental na manuteno da performance. Em contraste, emoes tipicamente disfuncionais, resultam de uma impotncia de recrutamento na quantidade prpria de recursos e de incapacidade recuperao. 1.2.4 ptimo Emoes ptimas so definidas como aquelas que so mais apropriadas, numa situao particular de um atleta, sob condies especficas. Estados ptimos de performance, normalmente providenciam as melhores condies internas, resultante num total envolvimento na tarefa e numa melhor capacidade de recrutamento de recursos. Normalmente resulta numa performance de alto rendimento e no sucesso individual. O estado ptimo de desempenho no modelo ZIFO diferente do estado ideal de desempenho (Csikszentmihalyi, 1990). Este apenas inclui caractersticas positivas de um estado Flow2 com nfase a experincias excepcionais, enquanto que o estado ptimo de desempenho inclui tanto caractersticas positivas como negativas, reflectindo
2

Flow sensao global de envolvimento harmonioso numa tarefa, como se dum piloto automtico se tratasse.

estratgias individualizadas e capacidades que o atleta poder usar no recrutamento e utilizao dos recursos. O conceito ptimo no modelo ZIFO multidimensional, relacionando no apenas as dimenses contedo e intensidade, mas tambm as dimenses forma tempo e contexto (Fig. 1). Por exemplo, estados emocionais podem ser ptimos para treino mas no para a competio (contexto); o que pode ser ptimo antes da competio poder no o ser durante a mesma (tempo). Emoes disfuncionais reflectem desajustamento nas relaes do indivduo com o envolvimento. Deste modo a noo de funcionalidade ou disfuncionalidade referem-se ambas ao contedo das emoes e o seu impacto na performance. 2. Como Funciona? O Modelo ZIFO sugere o uso de uma escala individual APN (afectividade positiva e negativa), com itens gerados pelos atletas. Os atletas utilizam uma larga categoria de palavras, para descrever as suas emoes positivas funcionais (P+) e disfuncionais (P-), o mesmo se passando com as negativas funcionais (N+) e disfuncionais (N-), verificando-se que diferenas na escolha de emoes dentro das categorias so muito usuais ao nvel inter-individual e tambm ao nvel de grupos. Caso a listagem no inclua uma palavra que indique o que o atleta sente -lhe dada a possibilidade de a incluir na sua lista (e so por vezes bastantes curiosas as palavras escolhidas: golfinho para um nadador; ou transparente para um avanado no futebol). Aps a escolha das palavras pedido ao atleta que indique a intensidade com que as sentiu durante momentos de desempenho ptimo e pssimo. Estas intensidades so depois tratadas por mtodos estatsticos e desenhadas num grfico criando a Zona Individual de Funcionamento ptimo. Normalmente, a figura resultante (ver fig.2) assemelha-se a um iceberg isto com as emoes funcionais no centro do desenho e as disfuncionais nos extremos.

Carlos Seixas- 8
11 10 9 8

Intensidade

7 6 5 4 3 2 1 0
e e so o ta do do e o do do im id o nt ic o nt ur nt m ad io s ns id o m in a le r os tiv gi ta iv a lic e ita eg f ia pa D es pr eo cu ita et do o o o o ia s Im pe tu

sa

ns

Te

Ir r

pr

D uv

He s

M ot

rg En e

In s

Pe n

Di sp

De

er

on

D et

Emoes
Figure 1 Exemplo de um grfico de Zona. Nota Os pontos representam o estado emocional do atleta, nesta situao fora da zona ptima.

Esta escolha reflecte o que tem vindo a ser verificado nos estudos j realizados, incluindo alguns em Portugal que iremos referir seguidamente, onde so as emoes positivas funcionais e negativas funcionais que melhor pressagiam o desempenho do atleta. No olhem s para a possibilidade de o energtico (uma P+ caracterstica) ser um bom indicador de desempenho, considerem que o ansioso (uma N+ caracterstica) tambm pode estar associado a formas que o atleta utiliza para a mobilizao de energias necessrias para a competio que se segue. No entanto, verifica-se que neste ltimo caso, existe normalmente uma instrumentalizao para a produo de foras, sendo um exemplo aquelas situaes em que o atleta sente uma certa agressividade para com determinada equipa/atleta adversrio e a utiliza para arranjar foras. Se isto no foi acompanhado por um nvel elevado de emoes P+ o atleta poder no ter a capacidade de direccionar e organizar (o que se pensa estar associado s P+) as energias recrutadas, resultando num desempenho no optimal. Este facto indicador do elevado grau de interaco que tem de prevalecer na leitura deste modelo. Uma das emoes disfuncionais positivas: relaxado, um bom exemplo do que pode resultar de um nvel elevado deste tipo de emoes. Dificilmente um atleta que assinale valores alto em relaxado como P- conseguir processar eficazmente a informao

En t

us

decorrente da competio, provavelmente estar distrado e poder dedicar pouca ateno e esforo na execuo das tarefas. Por outro lado, as emoes disfuncionais negativas, de que o nervoso pode ser um exemplo, normalmente originam mobilizaes erradas dos recursos, levando o atleta a centrar-se numa tarefa irrelevante (por exemplo, concentrando-se no trabalho do rbitro) com os evidentes resultados negativos ao nvel do desempenho desportivo. Novamente, chama-se a ateno para a elevada interaco que existe na leitura de um grfico ZIFO, a qual requer um conhecimento profundo das bases tericas em que foi construdo bem como de todos os factores presentes na figura 1 antes de se tornar um instrumento de trabalho. Por outro lado, os exemplos que passamos a apresentar, mostram que um modelo muito bem aceite pelos atletas. No que diz respeito aos treinadores, referimos apenas uma histria sucedida ao longo de uma das intervenes: normalmente os treinadores encontram-se relativamente cpticos ao valor das intervenes da psicologia do desporto acordando que elas sejam realizadas para o bem da cincia ou para ajudar o estudante. Num destes casos, o treinador de uma das equipas, ao aferir da receptividade dos atletas ao que estava a ser feito e aos bons resultados que a equipa estava a apresentar telefonou-nos a perguntar o que isso da Zona que os meus atletas andam a falar?. 3. Aplicaes do ZIFO em Portugal Em Portugal, o ZIFO foi utilizado no estudo de variveis emocionais no Tiro com Arco (Lopes & Melo, 1999). O estudo mencionado visou a comparao das alteraes emocionais em treino e em competio, aquando do desempenho desta tarefa regulada internamente, como o tiro com arco, vendo a sua repercusso no s no resultado, mas tambm ao nvel de diversos parmetros fisiolgicos e cinemticos. Outras intervenes tm decorrido na Universidade Lusfona de Humanidades e Tecnologias, no mbito de seminrios de investigao e acompanhamento de atletas. Neste sentido, podemos fazer referncia a duas monografias: Almeida (1999) na modalidade do Tnis e Pico (2001) na modalidade do Basquetebol, encontrando-se ainda um outro em fase de concluso: So Pedro (2002) ao nvel da modalidade do Voleibol, baseando-se em intervenes de 8 competies aps a definio da zona. Os resultados foram bastante satisfatrios, tendo-se procurado efectuar uma validao concorrente do ZIFO, conseguindo-se indicaes positivas sobre a validade da verso portuguesa do instrumento. Alm disso, ambas as intervenes recolheram boas

avaliaes por parte dos atletas que referem que comeam a perceber como podem regular as suas emoes no sentido da obteno de melhores desempenhos. Um dos outros aspectos comuns aos estudos foi a forma como os grficos ZIFO evoluram ao longo da interveno, existindo um paralelismo entre os bons desempenhos e os bons grficos (dentro da zona). Mais importante ainda tem sido o ganho de consistncia emocional que os atletas tm vindo a apresentar, revelando um ganho significativo de capacidade de trabalhar as suas emoes e, assim, de obterem desempenhos que no s so avaliados positivamente pelo seu treinador mas tambm pelos seus dados estatsticos relativos ao desempenho (por exemplo, erros no forados no tnis ou o resultado composto MVP jogador mais valioso - no basquetebol). Por exemplo no estudo desenvolvido por Pico (2001) verificou-se um aumento da correlao entre os resultados do ZIFO, os dados da avaliao do treinador e MVP conforme a interveno decorreu. A estabilidade emocional e de desempenho obtida aps as 8 competies foi impressionante, o que revela as potencialidades do modelo. Neste estudo verificou-se ainda que o ZIFO pode ter um efeito preventivo se aplicado com alguma antecedncia relativamente competio, pois conseguiu-se que os atletas realizassem uma regulao emocional caso no estivessem na zona. Este efeito conseguido pois os resultados so imediatamente apresentados aos atletas que se consciencializam do seu estado emocional e, como neste caso eram atletas experientes, sabiam o que fazer para se regular (noutras situaes podemos providenciar essas formas de regulao). O ZIFO tem-se revelado mais eficaz nos atletas mais experientes, sendo os estudos de Pico (2001) e Almeida (1999) paradigmticos desta condio. Ao investigar tenistas jovens (13-15 anos), Almeida verificou que s aps a 5-6 aplicao que os atletas comearam a tirar partido do ZIFO, pois at l passaram pelo que eles prprios referiram como sendo uma aprendizagem emocional, um entendimento progressivo das emoes e do seu papel ao nvel do desempenho. Pensa-se que se a interveno se tivesse prolongado alm da 8 competio se obteriam resultados semelhantes aos do estudo de Pico, onde a maior experincia, quer desportiva, quer de vida, permitiu aos atletas usufruir mais rapidamente do ZIFO ao nvel competitivo. Salienta-se da experincia de aplicao deste modelo a elevada adeso apresentada pelos atletas, que referem como pontos fortes o conhecimento imediato dos resultados e a elevada individualizao que ele permite, j que os itens so escolhidos por eles tendo

por isso uma grande aplicabilidade quando comparados com outro tipo de questionrios estanques. Ao nvel do acompanhamento de atletas, foi realizado no perodo compreendido entre 15 de Junho de 2001 e 08 de Maio de 2002, num praticante do sexo feminino na modalidade de Bodyboard, podendo ser considerada uma experincia bem sucedida. O primeiro contacto com a praticante demonstrou alguma dificuldade no controlo da componente emocional. Factores externos como a presena e observao das adversrias directas, de dirigentes federativos (escolha para a seleco nacional), o tamanho das ondas, revelavam-se como fortes factores ansiognicos pr-competitivos. Em situao de competio, os recursos temporais (a urgncia) para o final do seu desempenho e a pontuao das suas adversrias eram igualmente factores que condicionavam a sua componente emocional, causando distrbios atencionais que resultavam em falhas na concentrao e consequente decrscimo no desempenho. Procurmos um instrumento que permitisse ao prprio atleta uma avaliao da sua componente emocional, fornecendo-lhe em simultneo dados a partir dos quais pudesse auto-regular-se, da a escolha do ZIFO, pelo seu carcter eminentemente prtico e interactivo. A categorizao das emoes em competio, assim como a quantificao do nvel de intensidade dessas emoes para a melhor e pior competio, permitem ao atleta tomar um amplo conhecimento das variveis que influenciam a sua componente emocional. Neste sentido, o pressuposto assenta na possibilidade de controlar apenas o que conhecemos, uma vez que a conscincia das nossas emoes e atribuio de um grau de importncia a cada uma delas, fornece ao atleta instrumentos que o permitem autoregular-se. Como parte integrante deste programa de interveno, foram aplicados em conjunto com o ZIFO, um programa de estabelecimento de objectivos tendo em vista o aumento da motivao e desenvolvimento dos estilos atencionais e o dilogo interno, inicialmente em situao de treino e depois em competio para um mais efectivo controlo da ateno/concentrao. Como resultado, desta interveno nos vrios factores psicolgicos envolvidos, verificmos uma aprendizagem rpida das estratgias utilizadas, onde o trabalho com o ZIFO, recolheu particular destaque e algumas concluses de importncia: As rotinas pr-competitivas no devem ser perturbadas, uma vez que a aplicabilidade do ZIFO varia entre as 48 horas que antecedem o momento da

competio e o prprio dia da competio (A ttulo de curiosidade e de demonstrao da elevada capacidade de individualizao deste instrumento, temos conhecimento de um atleta da Equipa Nacional Austraca da modalidade de Snowboard que fazia a sua auto-aplicao alguns segundos antes da partida, i.e., o IZOF era uma parte integrante da sua rotina pr-competitiva e como tal um factor fundamental de preparao para o desempenho). A utilizao do ZIFO deve considerar a especificidade da competio, nos aspectos mais estruturais e organizacionais. Os locais e condies em que so disputadas as competies podem fazer depender o momento e a forma de aplicao do ZIFO. A forma como o praticante se consegue auto-regular para entrar na Zona ptima de Funcionamento, est como vimos anteriormente, dependente de vrios factores, entre os quais a idade e experincia dos mesmos; A manuteno e durao dos estados emocionais, na Zona, so aspectos aferidos em anlises ps-desempenho, derivando da os feedbacks necessrios ao seu ajuste. Encontramos dois grandes benefcios nesta perspectiva de interveno, que se passam: pela elevada receptividade quer por parte dos praticantes, quer dos seus responsveis tcnicos, face componente mais prtica e de grande facilidade de controlo dos instrumentos; - pela (re)interpretao dos aspectos emocionais, como um componente psicolgico global, contendo em igual proporo aspectos prejudiciais e facilitadores do rendimento desportivo, de tal forma que aquilo que inicialmente contm um significado prejudicial, pelo seu controlo, pode mais tarde significar algo de benfico ao comportamento.

Referncias Bibliogrficas:

- Almeida, L. (1999). Estados Emocionais em Atletas Jovens de Tnis: Aplicao do Modelo das Zonas Individuais de ptimo Funcionamento. Monografia no publicada em Psicologia do Desporto e Actividade Fsica. Universidade Lusfona de Humanidades e Tecnologias. - Csikszentmihalyi, M. (1990) Flow: The Psychology of Optimal Experience. New York: Perenial Press. - Hanin,Y. (2000) Emotions in Sport. USA Human Kinetics. - Lazarus, R. (2000) Cognitive-Motivational-Relational Theory of Emotion. In Yurin L. Hanin (Ed) Emotions in Sport (pp 39-63) USA Human Kinetics. - Pico, P. (2001). Estados Emocionais em Basquetebol: Aplicao do Modelo das Zonas Individuais de ptimo Funcionamento. Monografia no publicada em Educao Fsica e Desporto. Universidade Lusfona de Humanidades e Tecnologias.

Anda mungkin juga menyukai