Anda di halaman 1dari 5

O que PH

O potencial hidrognionico (pH) consiste num ndice que indica a acidez,

neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. O termo pH foi introduzido, em 1909, pelo bioqumico dinamarqus Sren Peter Lauritz Srensen com o objetivo de facilitar seus trabalhos no controle de qualidade de cervejas . O "p" vem do alemo potenz, que significa poder de concentrao, e o "H" para o on de hidrognio (H+).

O que uma soluo cida

Substncias cidas so consideradas perigosas pelo fato de terem a propriedade de destruir estruturas moleculares assim como dissolver matria orgnica com muita facilidade dependendo da fora e da concentrao do cido. Existem cidos fortes que em alta concentrao conseguem diluir metais bastantes resistentes como o Magnsio por exemplo. Isto ocorre devido oxidao promovida pelos hidrnios. Em geral. so aquelas que em soluo aquosa sofrem ionizao liberando ons H+.

O que uma soluo bsica

Substncias bsicas so consideradas perigosas assim como os cidos e requerem cuidados tais como o uso dos mesmos equipamentos de proteo e evitar contato com partes do corpo. Estas precaues so necessrias porque substncias bsicas tambm causam queimaduras graves. Em geral substncias bsicas so aquelas que em soluo aquosa liberam o on OH- chamado hidroxila. O que uma soluo neutra As substancias neutras so solues que no tem carter cido nem bsico, so neutras, comportam-se como gua pura. As solues neutras so aquelas que apresentam um pH de 7 referente escala

Escala de PH uma escala de valores que serve para determinar o grau de acidez ou de basicidade de uma dada substncia. Varia entre 0 e 14, sendo o valor mdio, o sete, correspondente a solues neutras. Para valores superiores a 7 as solues so consideradas bsicas, e para valores inferiores a 7, sero cidas.
. Solues cidas: [H+] > 1,0 x 10 . Solues bsicas: [H+] < 1,0 x 10 . Solues neutras: [H+]
-7

, pH < 7,00

-7

, pH > 7,00 1,0 x 10


-7

pH

7,0

_________________Mudana ________

de

cor___________________________________________________________

Indicadores de PH Indicador universal: Sendo talvez o mais difundido, o indicador universal que uma mistura de vrios indicadores, constitudo de uma tabela de cores que vo do vermelho escuro (cido) ao roxo (alcalino-bsico), passando por todas as cores e valores de pH, e fitas de um papel de constituio especial, que quando emergido em uma substancia de pH desconhecido altera sua cor original para a cor que indica o pH, tendo um valor mais exato quando comparado tabela.

Papel tornassol: Esse mtodo muito usado para diferenciar compostos bsicos dos cidos, , mas no possui tabela de comparao, pois seus resultados possveis so apenas dois vermelho ou azul, que em contato com uma soluo determinada muda de cor. Exemplo: O papel tornassol vermelho em contato com uma base muda da cor vermelha para a azul. O papel tornassol azul em presena de uma soluo cida muda da cor azul para a vermelha. Isso ocorre porque os ons reagem mudando o arranjo dos tomos. Meio alcalino-basico Azul Meio cido vermelho

Papel Tornassol

Soluo de fenolftalena: a fenolftalena um indicador sinttico que, quando dissolvida em gua se ioniza originando ons que estabelecem um equilbrio e se transforma em uma soluo incolor que ao entrar em contato com uma base ou cido muda de cor. Exemplo: se adicionarmos na soluo de fenolftalena um cido ela se torna incolor, pois, o aumento da concentrao de H+ desloca o equilbrio, e quando adicionada em meio alcalino (bsico) se torna rosa carmim.

Alaranjado de Metila (metil Orange): quando adicionado a substancia sendo ela bsica adquire a colorao amarelada, e se a substancia em questo for cida ser de um tom avermelhado. Tambm podendo ser utilizado para identificar a neutralizao da substancia.

Indicador cido-base: indicadores cido-base ou indicadores de pH so substncias orgnicas fracamente cidas (indicadores cidos) ou fracamente bsicas (indicadores bsicos) que apresentam cores diferentes para suas formas protonadas e desprotonadas; isto significa que mudam de cor em funo do pH. Ex: suco do repolho roxo, suco de flor de Hibisco, suco de beterraba, suco de pra, suco de acerola, cravo-da-ndia, etc., que podem ser preparados em sua casa. pHmetro (peagmetro): um aparelho usado para medio de pH. Constitudo basicamente por um eletrodo e um circuito potencimetro. A leitura do aparelho feita em funo da leituras de milivolts que o eletrodo gera quando submerso na amostra. Esses milivolts convertido para uma escala de pH. O aparelho faz essa converso e tendo como uma escala usual de 0 a 14 pH. Seu uso comum em qualquer setor da cincia que trabalhe com solues aquosas. utilizado na agricultura, tratamento e purificao da gua, fabricao de papel, indstria petroqumica, na produo e desenvolvimento de medicamentos, fabricao de alimentos, atc.

Neutralizao da substancia: Em alguns casos as substancias indicadoras podem ser usada para fazer a neutralizao da substancia, atravs da titulao, adiciona-se um neutralizante (se a substancia em questo for acida adiciona-se uma base ou vice-versa) ate que haja o ponto de viragem (neutralizao). Ex: se a substancia estiver rosa carmim quando neutralizada ficara incolor, ou se a substancia estiver incolor seu ponto de viragem se dar quando a substancia atingir o tom rosa carmim. pH em nossas vidas:

Anda mungkin juga menyukai