Anda di halaman 1dari 15

henrique de oliveira lisboa

o caderno
Este caderno tcnico foi produzido com o intuito de dar informaes e possibilitar a reproduo da interveno que ocorreu na cidade de Vitoriano Veloso (Bichinho) no dia 5 de novembro de 2011, produzida pelos alunos do 1 perodo do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMG como parte do processo avaliativo da disciplina de Fundamentao para o Projeto de Arquitetura e Urbanismo I.

A interveno
A interveno consistia em escolher um local coberto da cidade, e a partir de nossa percepo que trabalhamos em vdeo, maquetes e modelos digitais, aplicar uma transformao no lugar, utilizando que os e em de circuitos eltricos e interativos, trabalhasse flexibilidade Hertzberger preferncia de de atrassem

de alguma forma o publico para o local e conceitos Lies polivalncia, tratados por Arquitetura . funcionalidade

a proposta
O local escolhido pelo meu grupo foi a loja de artesanato Mucama Arts , localizada na rua principal da cidade, a um quarteiro da igreja. Nossa proposta de interveno teve como base as caractersticas que percebemos do local em nossa primeira visita Bichinho. A loja possui um porto em frente entrada da loja e dispe de um ptio externo parcialmente coberto por um telhado e cercado por um balaustre que faz a diviso com o passeio.

No entanto, no possui nenhum atrativo, e como fica na lateral da entrada se torna um espao vazio j que os clientes vo diretamente do porto at a loja. Esse ptio apesar de no ter movimento de pessoas, fica de frente para o passeio, gerando uma vista da rua e seu transito, como uma varanda, marca presente nas casas da cidade. Essa mescla de varanda de onde possvel contemplar a rua, com os arbustos e a parte coberta gera uma sensao de acolhimento no local que no era bem aproveitada.

Alm dessa rea outra caracterstica da Mucama Arts so as cores fortes utilizadas na pintura de suas paredes janelas e portas. A partir desses aspectos direcionamos nossa interveno em conseguir dar vida ao ptio, e nele propiciar um lugar para relaxamento e dar a oportunidade de interao entre as prprias pessoas presentes nele, assim como com o ambiente sua volta, inclusive a rua, como uma extenso da loja. Para criar essa conexo entre o pblico e o privado colocamos um escorregador na parte de dentro do balastre, para que a pessoa que estivesse andando no passeio pudesse subir nele e escorregar para dentro do ptio. 3

Juntamente aos bancos integramos a questo sonora. Em Na questo de apropriao do espao decidimos trabalhar com sua espacializao atravs de puffs e sons. Os puffs foram feitos de garrafa pet para que as pessoas os rearranjassem da forma que quisessem, tendo em vista que eram mveis e possuam formatos diferentes, possibilitando que cada um criasse o ambiente que quisesse, desde uma roda para conversa em grandes grupos, at um banco para dois ou mesmo um sof-cama para se deitar. um puff fixo colocamos botes em suas faces laterais, assim ao encostar outro puff em um de seus lados um rudo seria ativado nas caixas de som presas no telhado. Optamos por cada face ativar um som diferente, sendo eles: musica, tempestade e canto de passarinhos.

As musicas escolhidas foram todas instrumentais, para se tornarem parte do ambiente e integrarem com os outros sons. A tempestade possua momentos de calmaria, intercalados por alguns troves, gerando um fundo contnuo e suave e nos cantos de passarinhos deixamos vrios diferentes tocando consecutivamente, o que ajudou dos a por vezes se fundir do ao assobio prprios passarinhos local.

Os

pisca-

p i s c a s e s t a v a m conectados cada um um a e rudo

piscando conforme o ou mesmo, seja: se

nenhum som estivesse a t i v a d o nenhum deles iria piscar, ou se Outro fator associado aos bancos e a msica a iluminao. Na parede do ptio havia uma trepadeira que ocupava praticamente toda sua extenso, decidimos trabalhar com luzes de piscapisca nela como um atrativo a mais para as pessoas permanecerem no local. Tivemos que entrelalos na trepadeira e tampar vrios leds para dar a impresso de ser algo prprio da planta, tornando assim a sua presena algo mais natural. estivesse o dos a t i v a d o Como qualquer puff poderia ser encostado no central para ativa os sons, e a iluminao varia de acordo com o som, essa interao d a pessoa que est no ptio total liberdade para criar seu ambiente, reorganizando os bancos e a msica a seu gosto. somente assovio

passarinhos a p e n a s seu pisca se piscairia iluminar.

Isso gera uma interatividade no apenas com o local ou o circuito eletrnico, mas em conjunto com o escorregador criado um lao entre as pessoas, numa negociao da criao do ambiente, que fruto de todos que interferem nele. Todos pet, um, e

Modo de fazer
puffs utilizando foram foram 18 feitos feitos garrafas da as de de garrafa 2L cada maneira: depois

seguinte

Primeiro Um aspecto que tambm trabalhos foi chamar a ateno o uma para nossa interveno, em que baixo fizemos atravs de um holofote direcionado para de alto, rvore, que colocamos do perto escorregador.

lavamos

todas

garrafas,

cortamos cada uma em sua parte superior, na diviso de sua parte cilndrica com a cnica. Essa parte que foi cortada foi virada com a tampa para baixo e encaixada na base da garrafa nesse que sobrou, que foi a seguir encaixamos temos assim outra garrafa inteira com a tampa para baixo suporte criado, uma unidade de nove que formam um assento.

Depois duas

de feitas garrafas, as

cada

montagem com em e duplas fim

Depois de feita a base do banco com as garrafas ns cortamos papel calandrado para colocar sobre cada puff , e por cima dele colamos espuma para o assento no ficar muito duro. Sobre tudo isso ns cobrimos os puffs com tecido, nas cores vermelho, amarelo e verde.

agrupamos de 3 em 3

e passamos durex em volta delas, para em seguida agrup-las por formar um cubo com um total de 9 unidades.

Como nossos puffs eram de tamanhos variados, cada de um teve uma quantidade um ate diferente porm assentos, desde quatro,

todos tiveram como base um assento 3x3.

No latas

escorregador e de para tintas

foi seus usadas

utilizado degraus com

MDF spray .

branco

pintamos

10

1 1

o circuito
O dos o que um sistema feito de basicamente som principal como uma que, possuem deste sensvel Controlado com nas dois saidas projeto de Silcio chave equipamentos

auto-falantes componente SCR ou funciona Diodo

acopladas

eletrnica que liga quando sinais eltricos so aplicados ao seu elemento de controle.

Figura 1 - Comportamento do circuito em funo de um sinal de udio.

O elemento de controle chamado gate ou comporta (normalmente abreviado por g nos circuitos). Assim, o que fazemos pegar uma parte do sinal de som que iria para os altofalantes e, atravs de um transformador, aplic-lo comporta do SCR. Retificando este sinal atravs de um diodo e depois fazendo uma pequena filtragem sua com um capacitor, atravs podemos controlar intensidade Como a msica formada por variaes rpidas de intensidade que normalmente seguem seu ritmo, o SCR vai ligar e desligar rapidamente acompanhando-a. O SCR controla justamente a corrente que vai para a lmpada de modo que ela vai piscar justamente nos momentos em a que ele ligar. de P1 Veja que importante pois ele presena (potencimetro)

de P1, de modo que ele ligue o SCR apenas nos picos do som, ou seja, quando o som se torna mais forte. Isso mostrado na figura 1.

permite que se ajuste o ponto do disparo do SCR conforme o nvel de som de cada msica.

12

13

O resistor R1 outro elemento importante do circuito pois ele evita que excesso de potncia seja drenada do sistema de som, o que poderia saturar o circuito do SCR. Conforme a potncia do sistema de som devemos escolher este componente. A tabela abaixo nos d os valores deste componente para diversos equipamentos de sons comuns:

Na figura 2 temos o diagrama completo do sistema de luz rtmica.

Potncia do Equipamento

Tipo de Equipamento

Valor de R1

0 a 10 W

Pequenos rdios, aparelhos de som trs em um alimentado por pilhas Amplificadores trs em um e som de mdia potncia Trs em um mdios e amplificadores maiores Som pesado e amplificadores maiores

22 ohms x 1W

Figura 2 - Diagrama completo do aparelho.

10 a 25 W

33 ohms x 1W 47 ohms x 2W 100 ohms x2W

No caso temos a representao de apenas um dos canais. Para um sistema de quatro canais, devem ser montados mais quatro circuitos iguais. Para o disparo remoto do som pelo puff , acrescentar entre a entrada A e B o circuito da figura 5. A montagem pode ser feita tanto com base numa placa de circuito impresso como ponte de terminais. Se bem que a montagem em ponte de terminais esteticamente no seja a melhor e tambm cause alguns problemas de espao, a mais indicada para os iniciantes.

25 a 50 W

50 a 100 W

14

15

A esta

disposio montagem

dos

componentes na

para 3.

Para a montagem em placa de circuito impresso temos a disposio mostrada na figura 4.

mostrada

figura

Figura 3 - Montagem com base numa ponte de terminais.

Figura 4 - Verso da montagem em placa de circuito impresso.

16

17

Para a lmpada deve ser usado um soquete apropriado ou uma tomada onde sero ligadas as lmpadas que formam o conjunto de efeito. Para led deve-se colocar um resistor opcional , de 10 K para 110 V e 20 k para 220 V na sada de alimentao das lmpadas, para eliminar a tenso residual residual, do evitando Uma uma luminosidade a ser

Figura 5 - Circuito de disparo pelo puff

mesmo.

possibilidade

considerada comprar P1 do tipo com chave. Veja que a polaridade de componentes como o diodo e o SCR precisam ser observadas. O SCR deve ter sufixo B se a rede de energia for de 110 V e sufixo D se for de 220 V. Nos dois casos ele deve ser montado num radiador de calor que nada mais do que uma chapinha de metal dobrada em U , conforme mostra a figura da montagem em ponte. Esta chave passar a ser S1 que liga e desliga o aparelho. Para a conexo do aparelho de som pode ser usada uma barra de terminais com parafusos ou ainda dois bornes comuns.

O transformador deve ter um enrolamento de 6 V que ser ligado do lado de R1, e um enrolamento de 110 V que deve ser ligado do lado de P1. Em princpio qualquer transformador de alimentao pequeno serve.

18

19

Na figura 6 temos o modo de fazer a ligao do sistema de luz rtmica a um equipamento de som.

Feita a conexo, alimentamos o sistema de luz rtmica e ligamos o aparelho de som a mdio volume. Depois ajustamos P1 do sistema de luzes rtmicas at que elas comecem a piscar a acompanhando a msica. Para teste pode ser usada uma lmpada menor, de 5 a 25 W, por exemplo.

Figura 7 - Alimentando um conjunto de lmpadas.

Nunca use lmpadas eletrnicas ou fluorescentes neste circuito. Se a lmpada piscar de forma muito acentuada, podemos aumentar sua inrcia fazendo com que a resposta tenda para os sons agudos, aumentando o valor de C1. Na figura 7

Figura 6 - Conexo ao aparelho de som, sem o controle de disparo do puff.

mostramos como devem ser ligadas as lmpadas para formar um conjunto conectado a sada do sistema de luzes rtmicas, no se esquecendo que para leds deve-se colocar um resistor de no

Para a

testes de

pode fone

ser de

usada um radio

at de

mesmo pilhas.

mnimo 10 k para 110 V ou 20 k para tenso de 220 V em paralelo com a entrada a X1.

sada

20

2 1

Completada uma caixa o

montagem ser ou

e de Para

verificado madeira usar,

funcionamento instalar do

interessante

arranjar para sempre P1.

plstica

equipamento. de

que modificar a msica ou alterar o volume equipamento som, reajuste

LISTA DE MATERIAL Semicondutores: SCR - TIC106-B ou D - conforme rede de energia - diodo controlado de silcio - ver texto D1 e D2 - 1N4148 ou 1N4002 - diodo de silcio Resistores: (1/8 W. 5%) R1 - ver tabela - conforme potncia do equipamento de som R2 - 10 k ohms - marrom, preto, laranja R3 - 1 k ohms - marrom, preto, vermelho P1 - 10 k ohms - potencimetro lin ou log Capacitores: C1 - 10 nF (103) cermico C2 1000uF x 16V

Diversos: F1 - Fusvel de 5 A F2 Fusvel de 500 mA T1 - Transformador com primrio de 110 V e secundrio de 6 V com corrente de 200 a 500 mA T2 Transformador com primrio de 110 220 12V 500 Ma RL1 Rel de 12 V com dois contatos NA X1 - Lmpadas incandescentes at 300 W (rede de 110) e at 600 W (rede de 220 V). S1 e S2 - Interruptor simples S3 Interruptor de toque conforme o tamanho do puff CX Caixas de som Placa de circuito impresso ou ponte de terminais, suporte para fusvel, radiador de calor para o SCR, cabo de fora, caixa para montagem, boto para o potencimetro, fios, solda.

2 2

23

divulgao
Para divulgar nossa interveno foi explorado o elemento do passarinho, presente no ambiente sonoro da interveno, assim como da prpria loja. Foi necessrio fazer o molde dos ps, asas, corpo e bico separadamente, cada um em uma cartolina de uma cor, para depois colar todos os pedaos. Utilizamos assim fecharia Como em

A experincia
todo projeto, desde o incio sua enfrentamos problemas diversos, desde idealizao at sua execuo. Um obstculo foi a forma de fechar o contato do circuito no puff . um o boto coisa nem ter que circuito, em sua face o por externa, do

qualquer

que mas

pressionasse causa um banco

posicionamento sem algum

sempre o ficar

encostava-se ao central e acionava o boto segurando. a face Como soluo utilizamos uma tira de papel calandrado do Na parte de trs colocamos as informaes sobre ento vrias A idia num data e local os que da interveno, em algo Foi notvel tambm que as pessoas tiveram um grande peso na construo do espao, apesar puff agrupar de termos as pessoas puffs colocado em torno apenas do um fixo, geralmente tentavam mesmo, pela ocorreria sem cidade. fornecer dependuramos rvores era determinado informar passarinhos puff , cortando verticalmente como uma funcionando alavanca.

espalhadas local

muitos detalhes, para que as pessoas fossem pessoalmente ver o evento, e de um modo no to bvio como um cartaz, mas que, no entanto despertasse a ateno da pessoa.

todos

afinal nele que era possvel ligar os rudos.

2 4

25

Alm disso,

se

detiveram em descobrir o som

As

crianas

acabavam

de

escorregar

emitido em cada face do banco, por isso talvez seja mais eficaz para nossa idia de redimensionamento do lugar descentralizar o circuito em vrios puffs diferentes, o que poderia colaborar mais para a criao de espaos de convivncia.

voltavam pelo prprio balaustre para escorregar novamente, o que gerou uma organizao prpria de fila e deu novo sentido ao escorregador.

Um fator no previsto foi a forte apropriao do escorregador como uma pelas crianas. de Idealizado da apenas forma transio

Concluso
A interveno em Bichinho foi com certeza uma experincia bastante positiva em vrios aspectos. Devido ao fato de ser uma cidade pequena, cada interveno assumiu uma proporo muito maior e possibilitou um contato com outras idias e percepes de um modo experimental e prtico, que ajudou a despertar um olhar diferente sobre o espao desde nossa primeira visita cidade.

rua para loja ele assumiu papel principal na interveno e se tornou quase auto-suficiente.

trabalho

mostrou das nem

como do

importante local, ser saber

fazer prottipos, testar vrias vezes, fazer levantamento aprender que medidas tudo trabalhar em grupo e o mais importante , pode previsto: problemas iro surgir e ser necessrio lidar com eles com as ferramentas que estiverem disponveis.

26

27

Vrios obstculos surgiram para cada grupo, no entanto cada um se adaptou sua maneira para conseguir super-los e acho que essa experincia ir nos ajudar bastante daqui para frente em novos projetos com novos desafios.

Para

mim

houve

percepo separadas,

de e

que sim

no uma

haviam se

intervenes

grande interveno da sala, afinal os grupos ajudaram mutuamente, desde trabalhos manuais at com a sugesto de idias, e nesse aspecto acho que foram criados novos laos entre os alunos e tambm com Bichinho.

28

Anda mungkin juga menyukai