Anda di halaman 1dari 19

Plataforma de Aplicaes e Web

Guia do Revisor do Windows Server Longhorn Beta 3

Sobre o documento
ESTE DOCUMENTO NO UMA ESPECIFICAO DE PRODUTO.

Este documento suporta a verso Beta 3 do Windows Server Longhorn. As informaes contidas no mesmo representam a viso atual da Microsoft Corporation sobre os assuntos discutidos at a data da publicao. A Microsoft deve reagir s constantes alteraes nas condies do mercado, e sendo assim este documento no deve ser interpretado como um compromisso por parte Microsoft, e a Microsoft no pode garantir a preciso de qualquer informao aqui. Este documento tem propsito exclusivamente informativo. A MICROSOFT NO OFERECE GARANTIAS, EXPRESSAS, IMPLCITAS OU REGULAMENTARES ACERCA DAS INFORMAES CONTIDAS NESTE DOCUMENTO. As informaes contidas neste documento, incluindo URL e outras referncias a sites da Internet, esto sujeitas a alteraes a qualquer momento. Salvo disposio em contrrio, os exemplos de empresas, organizaes, produtos, nomes de domnio, endereos de e-mail, logotipos, pessoas, lugares e eventos aqui descritos so fictcios e no tm relao alguma com qualquer empresa, organizao, produto, nome de domnio, endereo de e-mail, logotipo, pessoa, lugar ou evento real. de responsabilidade do usurio o respeito a toda a legislao de copyright aplicvel. A Microsoft concede o direito de reproduo deste guia, no todo ou em parte. A Microsoft pode deter as patentes, as solicitaes de patentes, as marcas comerciais, os direitos autorais ou outras propriedades intelectuais pertinentes ao objeto deste documento. Salvo expressamente disposto em qualquer contrato de licena escrito da Microsoft, o fornecimento deste documento no confere a voc qualquer licena em relao a essas patentes, marcas comerciais, direitos autorais ou outras propriedades intelectuais. 2007 Microsoft Corp. Todos os direitos reservados. Microsoft, Windows Server, o logo do Windows, Windows, Active Directory, Windows Vista, BitLocker, Internet Explorer, Windows Server System, Windows NT, Windows Mobile, Windows Media, Aero, ClearType, RemoteApp, SharePoint, ActiveX, Outlook, Authenticode, Visual Basic, Win32, WinFX, Windows PowerShell e MSDN so marcas comerciais da Microsoft. Os nomes das empresas e dos produtos mencionados aqui podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietrios.

Guia do Revisor do Windows Server Longhorn Beta 3

173

6.01 Introduo Plataforma de Aplicaes e da Web


Este cenrio enfoca as melhorias em gerenciamento, segurana, desempenho e capacidade de extenso que estaro disponveis quando o Windows Server Longhorn for implantando no host e gerenciar aplicaes e servios em execuo no servidor e/ou atravs da Web.

Proposta de Valor do Cenrio


O Windows Server Longhorn fornece uma plataforma mais segura e fcil de ser gerenciada para o desenvolvimento e hospedagem de aplicaes e servios executados no servidor e/ou atravs da Web. Estas so as principais propostas de valor que a plataforma de aplicaes e da Web oferece: Gerenciamento mais eficiente de servios e aplicaes da Web e do servidor Configurao e implantao mais rpidas de servios e aplicaes da Web em farms de servidores Plataforma Web personalizada, dinamizada e mais segura Maior desempenho e/ou escalabilidade para servios e aplicaes da Web Controle e visibilidade sobre como e quando os servios e aplicaes utilizam recursos importantes do sistema operacional

Requisitos Especiais de Hardware


Nenhum

Guia do Revisor do Windows Server Longhorn Beta 3

174

6.02 Internet Information Services 7.0


O Windows Server Longhorn fornece uma plataforma unificada para publicao da Web que integra o IIS, o ASP.NET, o Windows Communication Foundation e o Microsoft Windows SharePoint Services. O IIS verso 7.0 uma importante melhoria para o servidor Web IIS existente e exerce funo central na integrao de tecnologias de plataforma Web. O IIS 7.0 construdo para ser compatvel com os lanamentos existentes. Espera-se que todas as aplicaes ASP, ASP.NET 1.1 e ASP.NET 2.0 existentes sejam executadas com o IIS 7.0 sem nenhuma mudana de cdigo (usando o suporte de ISAPI compatvel). Todas as extenses ISAPI existentes e a maioria dos filtros ISAPI tambm continuaro funcionando, sem mudanas. Entretanto, os filtros ISAPI que dependem da notificao LER DADOS NO PROCESSADOS no so suportados no IIS 7.0. Para todas as Interfaces de Servio do Active Directory e scripts WMI existentes, o IIS 7.0 fornecer paridade de recursos com os lanamentos anteriores, possibilitando que estes sejam executados diretamente do novo armazenamento de configurao. Os principais pilares do lanamento do IIS 7.0 so: Modelo de extensibilidade flexvel para poderosa personalizao Poderosas ferramentas de diagnstico e resoluo de problemas Administrao delegada Segurana aprimorada e superfcie de ataque reduzida por meio de personalizao Implantao real de xcopy de aplicaes Gerenciamento integrado de aplicaes e integridade para servios WCF Ferramentas de administrao aprimoradas

Modelo de Extensibilidade Flexvel para Personalizao Poderosa


O IIS 7.0 permite aos desenvolvedores estender o IIS para fornecer funcionalidade personalizada de novas e mais poderosas maneiras. A extensibilidade do IIS 7.0 inclui um conjunto totalmente novo de interfaces de programao de aplicao (API) de servidor principal, que permite que os mdulos de recursos sejam desenvolvidos tanto em cdigo nativo (C/C++) como em cdigo gerenciado (linguagens como C#, e o Visual Basic 2005, que usa o .NET Framework). O IIS 7.0 tambm permite extensibilidade de configurao, scripts, registro de eventos e conjuntos de recursos de ferramentas de administrao, proporcionando aos desenvolvedores de software uma plataforma de servidor completa sobre a qual possvel construir extenses de servidor Web.

Ferramentas Poderosas de Diagnstico e Resoluo de Problemas


O IIS 7.0 possibilita aos desenvolvedores e profissionais de TI resolver mais facilmente problemas de erros em aplicaes e sites da Web. O IIS 7.0 fornece uma visualizao clara das informaes de diagnstico interno sobre o IIS, alm de coletar e apresentar eventos de diagnstico detalhados para ajudar a solucionar problemas com servidores.
Guia do Revisor do Windows Server Longhorn Beta 3

175

Administrao Delegada
O IIS 7.0 permite queles que hospedam ou administram sites da Web ou servios WCF delegar controle administrativo aos desenvolvedores ou donos do contedo, reduzindo assim o custo de propriedade e os encargos administrativos para o administrador. Novas ferramentas de administrao so fornecidas para suportar esses recursos de delegao.

Segurana Aprimorada e Superfcie de Ataque Reduzida por meio de Personalizao


Voc pode controlar quais recursos podem ser instalados e executados em seu servidor Web. O IIS 7.0 composto por mais de 40 mdulos de recursos diferentes. Cada mdulo pode ser instalado de forma independente no servidor, para reduzir a superfcie de ataque do servidor e diminuir o overhead administrativo onde no for necessrio. Para mais informaes sobre os diversos mdulos de recursos, consulte: Mdulos do IIS 7.0 (http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=68740).

Implantao de Xcopy em Aplicaes Verdadeiras


O IIS 7.0 permite armazenar as configuraes do IIS em arquivos Web.config, o que torna muito mais fcil usar o comando xcopy para copiar aplicaes em mltiplos servidores Web front-end, evitando assim a replicao dispendiosa e sujeita a erros, alm de problemas de sincronizao manual.

Gerenciamento de Aplicaes e Integridade para Servios WCF


Para aprimorar o desenvolvimento e a hospedagem dos servios WCF em diversos protocolos, o Windows Server Longhorn inclui o Windows Activation Service (WAS), que suporta a ativao conectvel de escuta arbitrria de protocolo. O WAS fornece gerenciamento inteligente de recursos para todos os tipos de aplicaes ativadas por mensagem, ativao de processo por demanda, monitoramento de integridade, alm de deteco e reciclagem automticas de falhas. O WAS baseado no modelo de processo de solicitao do IIS 6.0.

Ferramentas de Administrao Aprimoradas


O IIS 7.0 apresenta uma nova interface grfica e uma nova ferramenta de linha de comando para o gerenciamento e administrao de servidores Web, sites e aplicaes da Web.

Suporte de Gerenciamento Integrado para Servios da Web


Para aprimorar o desenvolvimento e a hospedagem dos servios WCF em diversos protocolos, o Windows Server Longhorn inclui o Windows Activation Service (WAS), que suporta a ativao conectvel de escuta arbitrria de protocolo. O WAS fornece gerenciamento inteligente de recursos para todos os tipos de aplicaes ativadas por mensagem, ativao de processo por demanda, monitoramento de integridade, alm de deteco e reciclagem automticas de falhas. O WAS baseado no modelo de processo de solicitao do IIS.

Firewall do Windows Ativado por Padro


O Firewall do Windows ativado por padro no Windows Server Longhorn. Durante a instalao da funo do servidor Web (IIS), o processo de instalao adiciona as seguintes

Guia do Revisor do Windows Server Longhorn Beta 3

176

regras de entrada do Firewall do Windows, para permitir o trfego de todos os servios funcionais selecionados: Caso sejam instalados servios funcionais relacionados a HTTP e HTTPS, uma regra adicionada ao Firewall do Windows para permitir o trfego para HTTP na porta 80 e para HTTPS na porta 443. Tais regras aparecem na lista do Firewall do Windows como Trfego HTTP de Entrada dos Servios da World Wide Web e Trfego HTTPS de Entrada dos Servios da World Wide Web. Essas regras so ativadas automaticamente. Caso sejam instalados servios funcionais relacionados a FTP, uma regra adicionada ao Firewall do Windows para permitir o trfego para FTP na porta 21. Tal regra aparece na lista do Firewall do Windows como Trfego de Entrada do Servidor FTP. Essa regra ativada automaticamente. Caso seja instalado o Servio de Gerenciamento, uma regra adicionada ao Firewall do Windows para permitir o trfego para o servio na porta 8172. Tal regra aparece na lista do Firewall do Windows como Trfego de Entrada do Servio de Gerenciamento da Web. Essa regra deve ser ativada pelo administrador do servidor.

Edies
O IIS 7.0 est disponvel em todas as edies do Windows Server. No h diferena de funcionalidade entre as edies. O IIS 7.0 est disponvel em plataformas de 32 bits e 64 bits.

Configurao
O IIS 7.0 apresenta algumas importantes melhorias na maneira como os dados de configurao so armazenados e acessados. Um dos principais objetivos do lanamento do IIS 7.0 possibilitar a configurao distribuda das configuraes do IIS, que permite aos administradores especificar as configuraes do IIS nos arquivos armazenados com o cdigo e o contedo. A configurao distribuda permite aos administradores especificar as configuraes para um site ou aplicao da Web no mesmo diretrio do cdigo ou contedo. Ao especificar as configuraes em um nico arquivo, a configurao distribuda permite aos administradores delegar a administrao dos recursos selecionados de sites ou aplicaes da Web de forma que desenvolvedores de aplicaes possam modificar tais recursos. Os administradores tambm podem bloquear configuraes especficas, de modo que elas no possam ser alteradas por mais ningum. Usando a configurao distribuda, as configuraes para um site ou aplicao especfica podem ser copiadas de um computador para outro, medida que a aplicao passa do desenvolvimento para teste e, finalmente, para produo. A configurao distribuda tambm permite que a configurao de um site ou aplicao seja compartilhada atravs de um farm de servidor, em que todos os servidores recuperam as configuraes e o contedo de um servidor de arquivos. A configurao do IIS 7.0 baseada no armazenamento de configurao existente do .NET Framework, o que possibilita que as configuraes do IIS sejam armazenadas em conjunto com a configurao do ASP.NET em arquivos Web.config. Essa mudana fornece um armazenamento de configurao para todas as configuraes da plataforma Web, que podem ser acessadas atravs de um conjunto comum de APIs e armazenadas em um
Guia do Revisor do Windows Server Longhorn Beta 3

177

formato homogneo. O sistema de configurao do IIS 7.0 tambm totalmente extensvel, de forma que os desenvolvedores podem estender o armazenamento de configurao para incluir uma configurao personalizada com a mesma fidelidade e prioridade da configurao do IIS. O IIS 7.0 armazena a configurao global, ou de todo o computador, no diretrio %windir%\system32\inetsrv, em um arquivo chamado ApplicationHost.config. Nesse arquivo h dois principais grupos de seo de configurao: system.applicationHost system.WebServer

O grupo de seo system.applicationHost contm a configurao para site, aplicao, diretrio virtual e pools de aplicaes. O grupo de seo system.WebServer contm a configurao para todas as demais configuraes, incluindo os padres globais da Web. A configurao especfica de URL tambm pode ser armazenada em ApplicationHost.config usando as tags <location>. O IIS 7.0 tambm pode fazer leitura e escrita de configurao especfica de URL dentro dos diretrios de cdigo ou contedo de sites e aplicaes da Web do servidor nos arquivos Web.config, junto com a configurao do ASP.NET. Como o Windows Server Longhorn uma nova verso, possvel que voc leve algum tempo para familiarizar-se como as novas opes de configurao. Os sites de produo e os servios WCF que atualmente so executados atravs do IIS 6.0 devem ser cuidadosamente testados antes de passarem para produo no IIS 7.0, embora o IIS 7.0 seja projetado para ser compatvel. Se voc usa scripts de linha de comando personalizados do IIS 6.0, pode precisar convertlos para o IIS 7.0.

Ferramentas de Administrao
O IIS 7.0 apresenta as seguintes ferramentas de administrao, novas e completamente reescritas, para o gerenciamento do IIS: GUI (Interface Grfica do Usurio), IIS Manager Ferramenta de linha de comando, appcmd.exe Armazenamento de configurao, baseado no armazenamento de configurao do .NET Framework 2.0, que suporta a edio direta de configuraes Provedor WMI que pode ler ou alterar configuraes no armazenamento de configurao Interface gerenciada, Microsoft.Web.Administration, que expe as mesmas informaes exibidas pelo provedor WMI

Alm disso, o snap-in MMC do IIS 6.0 tambm fornecido com o Windows Server Longhorn para suportar administrao remota e administrar sites FTP. possvel instalar as ferramentas de administrao e os componentes de servidor Web separadamente. O IIS 7.0 tambm inclui um novo provedor WMI que amplia o acesso a scripts para todas as configuraes do IIS e do ASP.NET.

Guia do Revisor do Windows Server Longhorn Beta 3

178

A interface Microsoft.Web.Administration fornece uma interface gerenciada fortemente tipificada para recuperar os mesmos dados exibidos pelos scripts WMI. Os scripts de linha de comando do IIS 6.0 tambm foram substitudos por uma nova e poderosa ferramenta de linha de comando, a appcmd.exe. As novas ferramentas de administrao suportam integralmente a configurao distribuda e a delegao da responsabilidade administrativa. A delegao pode ser muito especfica, permitindo ao administrador decidir exatamente quais funes delegar, caso a caso. As novas ferramentas de administrao suportam integralmente a nova configurao distribuda do IIS 7.0. Elas suportam o o acesso delegado (no administrativo) para configurao de sites e aplicaes individuais. As ferramentas de administrao suportam credenciais que no sejam do Administrador e nem do Windows para a autenticao de um site ou aplicao especfica e o gerenciamento de configurao somente para aquele escopo. A nova interface grfica do IIS Manager suporta administrao remota de HTTP, permitindo administrao contnua local, remota e mesmo atravs da Internet, sem requerer DCOM ou que outras portas administrativas sejam abertas no firewall. As ferramentas de administrao so totalmente extensveis, permitindo aos desenvolvedores construir novos mdulos de administrao usando o .NET Framework, para se conectarem facilmente a novos mdulos de interface grfica de administrao que trabalham de forma to transparente como aqueles que fazem parte do IIS 7.0.

Ncleo do Servidor Web


O Ncleo do Servidor Web do IIS 7.0 apresenta algumas mudanas fundamentais em relao ao IIS 6.0. Por exemplo, tanto o cdigo nativo como o cdigo gerenciado so processados por meio de um nico pipeline de requisies. Alm disso, o IIS 7.0 apresenta um mecanismo de servidor Web onde os componentes, chamados mdulos, podem ser adicionados ou removidos, dependendo da necessidade. Tais mudanas permitem uma reduo significativa na superfcie de ataque, maior extensibilidade e melhoria do suporte para estender a funcionalidade bsica do IIS 7.0, pela criao de mdulos de cdigo gerenciados. O novo ncleo Web de processo de trabalho tambm fornece acesso para todos os eventos de notificao no pipeline de requisio. O nvel de integrao sem precedentes, permitindo que os recursos existentes do ASP.NET (como autenticao baseada em formulrios ou autorizao de URL) sejam usados para todos os tipos de contedo da Web. Em verses anteriores do IIS, toda a funcionalidade era construda por padro, e no havia uma maneira fcil de estender ou substituir tal funcionalidade. Entretanto, o ncleo do IIS 7.0 dividido em mais de 40 mdulos de recursos distintos. O ncleo tambm inclui uma nova API do Win32 para construir os mdulos bsicos do servidor. Os mdulos bsicos do servidor so novos e substitutos mais poderosos dos filtros e extenses ISAPI de Servidor da Internet, embora tais filtros e extenses sejam ainda suportados no IIS 7.0. Como todos os recursos bsicos do servidor do IIS foram desenvolvidos de forma que o IIS 7.0 possa usar a nova API do Win32 e os mdulos de recursos em separado, possvel adicionar, remover ou mesmo substituir os mdulos de recursos do IIS. O IIS 7.0 tambm inclui suporte para o desenvolvimento de extenses bsicas do servidor Web usando o .NET Framework. O IIS 7.0 integrou a API IHttpModule existente ao

Guia do Revisor do Windows Server Longhorn Beta 3

179

ASP.NET, permitindo que os mdulos de cdigo gerenciados acessem todos os eventos no pipeline de requisio, para todas as solicitaes.

Diagnstico
O IIS 7.0 inclui duas principais melhorias que ajudam no diagnstico e na resoluo de problemas de sites e aplicaes da Web. As mudanas no diagnstico e na resoluo de problemas no IIS 7.0 permitem que o desenvolvedor ou o administrador visualize, em tempo real, as solicitaes que esto sendo executadas no servidor. Agora possvel filtrar condies de erro difceis de reproduzir e interromper automaticamente o erro com um registro de rastreamento detalhado. O IIS 7.0 inclui uma nova API de Controle e Estado do Tempo de Execuo, que proporciona informaes, em tempo real, sobre o estado de pools de aplicaes, processos de trabalho, sites, domnios de aplicaes e ainda sobre solicitaes que esto sendo executadas. Tais informaes so exibidas por meio de uma API COM nativa. A prpria API agrupada e exibida atravs do novo provedor WMI do IIS, o appcmd.exe, e do IIS Manager. Isso permite que os usurios verifiquem o status do servidor Web de forma mais rpida e fcil, qualquer que seja o ambiente de gerenciamento utilizado. O IIS 7.0 tambm inclui eventos de rastreamento detalhados durante o caminho de solicitao e resposta, permitindo aos desenvolvedores rastrear uma solicitao medida que ela abre caminho para o IIS, atravs do pipeline de requisio de processo do IIS, em qualquer cdigo de nvel de pgina existente, e retornar para a resposta. Tais eventos de rastreamento detalhados permitem que os desenvolvedores tenham conhecimento no apenas do caminho da solicitao e de quaisquer informaes de erro que surjam em decorrncia de uma solicitao, como tambm do tempo decorrido e de outras informaes depuradas, para ajudar na resoluo de todos os tipos de erros e quando um sistema pra de responder. Para permitir a coleta desses eventos de rastreamento, o IIS 7.0 pode ser configurado para capturar automaticamente todos os registros de rastreamento para uma determinada solicitao, com base no tempo decorrido ou nos cdigos de resposta de erros.

Recursos Adicionais
Para mais informaes sobre o IIS, consulte o Internet Information Services no site da Microsoft: (http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=66138). Para mais informaes sobre APIs de extensibilidade do IIS, consulte o SDK do Internet Information Services 7.0 no site da Microsoft:(http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=52351).

Guia do Revisor do Windows Server Longhorn Beta 3

180

6.03 Windows Media Services


O Microsoft Windows Media Services 9 Series uma plataforma de nvel industrial para transmitir contedo de mdia digital atravs de redes, ao vivo ou por demanda, que inclui o contedo do Windows Media Audio (WMA) e do Windows Media Video (WMV). O Windows Media Services pode ser usado para gerenciar um ou mais servidores Windows Media que fornecem contedo de mdia digital para os seguintes tipos de clientes: Computadores ou dispositivos que reproduzem o contedo usando um player, como o Windows Media Player Outros servidores Windows Media que atuem como proxy, armazenem em cache ou redistribuam o contedo Programas personalizados que foram desenvolvidos usando os Kits de Desenvolvimento de Software do Windows Media (http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=82886)

O Windows Media Services pode ser usado por qualquer pessoa que deseja fornecer contedo de mdia digital para clientes atravs de redes (tanto a Internet quanto uma intranet). Os seguintes tipos de organizao consideram o Windows Media Services especialmente til: Empresas de hospedagem que fornecem uma experincia de fluxo contnuo rpido aos usurios - seja em casa ou no escritrio Empresas nas reas comercial, educacional ou governo que gerenciam recursos de rede e fornecem comunicaes valiosas para transmisses corporativas, alm de aprendizado, marketing e vendas on-line Empresas com tecnologia sem fio que fornecem servios de entretenimento de banda larga sem fio, usando os escalonveis e confiveis servidores Windows Media Difusoras da Internet que fornecem contedo para rdio, televiso, cabo ou satlite Distribuidoras de filmes e msica que fornecem contedo de udio e vdeo de maneira segura, sem excesso de armazenamento em buffer ou congestionamento da rede Profissionais de IPTV que fornecem uma experincia de IPTV de alta qualidade em LANs

Como nos lanamentos anteriores, alguns recursos do Windows Media Services no esto disponveis em determinadas edies do Windows Server Longhorn. Se a implantao do servidor Windows Media requerer um recurso especfico (por exemplo, o fornecimento de contedo para clientes como o fluxo contnuo multicast), consulte a Comparao de Recursos do Windows Media Services (http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=82887) para determinar qual edio do Windows Server Longhorn deve ser instalada. Aps a instalao da edio correta do Windows Server Longhorn, a funo Servios de Mdia de Fluxo Contnuo, que inclui o servio funcional do Windows Media Services
Guia do Revisor do Windows Server Longhorn Beta 3

181

(Administrador do Windows Media Services) e servios opcionais (Administrador do Windows Media Services para a Web e Agente de Log de Difuso Seletiva e Anncio), no est disponvel para instalao no Server Manager. Antes de usar o Server Manager para instalar a funo Servios de Mdia de Fluxo Contnuo, deve-se fazer o download do Windows Media Services 9 Series. Para mais informaes sobre como instalar a funo Servios de Mdia de Fluxo Contnuo no Windows Server Longhorn, consulte: Instalao e Configurao da Funo Servios de Mdia de Fluxo Contnuo (http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=82888). Se voc ainda no usou o Windows Media Services, recomendamos que voc se familiarize com os conceitos de fluxo contnuo. Um bom lugar para comear : Usando o Windows Media Services 9 Series (http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=82889). Nota Voc pode adicionar a funo Servios de Mdia de Fluxo Contnuo para a instalao do Ncleo do Servidor do Windows Server Longhorn. Para mais informaes sobre a opo de instalao do Ncleo do Servidor do Windows Server Longhorn, consulte o Ncleo do Servidor neste documento. Para mais informaes sobre como adicionar a funo Servios de Mdia de Fluxo Contnuo ao Ncleo do Servidor do Windows Server Longhorn, consulte: Instalao e Configurao da Funo Servios de Mdia de Fluxo Contnuo (http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=82888).

Gerenciamento de Cache/Proxy
O Administrador do Windows Media Services contm um novo plug-in de Gerenciamento de Cache/Proxy que controla a capacidade do servidor Windows Media de executar funes de cache e proxy. O plug-in Cache Proxy do WMS pode ser usado para configurar um servidor Windows Media como um servidor de cache/proxy que mantm a largura de banda, reduz a latncia imposta pela rede e diminui a carga sobre o servidor de origem. Esses trs fatores reduzem os custos operacionais e criam uma melhor experincia de visualizao para seus clientes.

Atributos das Listas de Reproduo


Os atributos das listas de reproduo do lado servidor noSkip e noRecede so agora suportados. Clientes suportados (Windows Media Player 9 Series ou verses mais recentes) que se conectam a listas de reproduo do lado servidor enviadas para pontos de publicao por demanda num servidor Windows Media podem obter avano, retrocesso, busca ou salto rpidos em toda a mdia. Esses clientes tambm podem avanar para a mdia anterior ou seguinte na lista de reproduo. (Esses controles esto agora ativados no cliente.)

Fluxo Contnuo de MMS


O protocolo MMS no suportado para fluxo contnuo e o plug-in do Protocolo de Controle de Servidor MMS foi removido do Administrador do Windows Media Services. Observe que embora o protocolo MMS no seja suportado, o prefixo do MMS (mms://) ainda suportado. Quando os clientes que suportam o protocolo RTSP (Real Time Streaming Protocol) se conectam a um servidor Windows Media usando uma URL com prefixo mms:// (por exemplo, mms://server_name/clip_name.wmv), o servidor tentar usar a sobreposio de protocolos para transferir o contedo para o cliente usando RTSP, para fornecer uma tima experincia de fluxo contnuo. Os clientes que suportam RTSP so o
Guia do Revisor do Windows Server Longhorn Beta 3

182

Windows Media Player 9 Series (ou verses mais recentes do Windows Media Player) ou outros players que usam o Controle ActiveX do Windows Media Player 9 Series. Quando verses anteriores do Windows Media Player, outros players que no suportam o protocolo RTSP ou players em ambientes que no sejam de RTSP se conectam ao servidor usando uma URL com prefixo mms://, o servidor tentar usar a sobreposio de protocolos para transferir o contedo para o cliente usando HTTP. Para garantir que seu contedo esteja sempre disponvel para clientes que se conectam ao seu servidor usando uma URL com prefixo mms://, ative o plug-in do Protocolo de Controle de Servidor HTTP do WMS no Administrador do Windows Media Services e abra portas em seu firewall para todos os protocolos de conexo que possam ser usados durante a sobreposio de protocolos. Para mais informaes, consulte: Informaes sobre Firewall para o Windows Media Services 9 Series (http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=82890).

Configurao de Sistema HTTP do Windows Media Services


Se voc usa o Windows Media Services e outro servio da Web, como o Microsoft IIS nesse servidor, ambos os servios tentaro se conectar porta 80 para o fluxo contnuo de HTTP. Esse conflito pode ser evitado ao atribuir uma porta diferente para cada servio. Caso um servio seja atribudo para outra porta que no a 80, a porta correspondente tambm deve ser aberta no firewall da rede. Para mais informaes, consulte: Informaes sobre Firewall para o Windows Media Services 9 Series (http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=82890). Como alternativa, pode-se atribuir endereos IP adicionais para o servidor. Isso possibilita que cada servio tenha seu prprio endereo IP e, ao mesmo tempo, compartilhe a porta 80 para o fluxo contnuo de HTTP. A maneira mais simples para essa execuo instalar mltiplos adaptadores de rede no servidor. Entretanto, caso essa soluo no seja possvel, pode-se criar mltiplos endereos IP em um nico adaptador de rede e atribuir-lhes endereos distintos da porta 80. Em seguida, deve-se configurar o Windows Media Services e o servio da Web para se conectarem a diferentes combinaes de endereo IP/porta 80. A ferramenta de Configurao de Sistema HTTP do Windows Media Services, usada em verses anteriores do Windows Media Services para atribuir endereos IP adicionais para os servios, no est disponvel nesta verso. Agora, a lista de incluso de IP na pilha de protocolos HTTP (HTTP.sys) deve ser configurada usando os aprimorados comandos netsh. Para mais informaes, consulte os comandos Netsh em: Novos Recursos de Rede no Windows Server Longhorn e no Windows Vista (http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=82891).

Configurao do Firewall
No mais necessrio adicionar o programa Windows Media Services (Wmserver.exe) como uma exceo no Firewall do Windows para abrir as portas de entrada padro para fluxo contnuo unicast. Quando a funo Servios de Mdia de Fluxo Contnuo instalada no Windows Server Longhorn, o programa Windows Media Services automaticamente adicionado como uma exceo no Firewall do Windows.

Utilitrio de Teste de Fluxo Contnuo


O Server Manager deve ser usado para instalar o recurso Experincia Desktop antes que o Utilitrio de Teste de Fluxo Contnuo possa ser usado no Administrador do Windows Media Services.
Guia do Revisor do Windows Server Longhorn Beta 3

183

Incio Rpido Avanado


O Incio Rpido Avanado minimiza a latncia de inicializao no Windows Media Player 10 (ou verses mais recentes) ou no Windows CE verso 5.0 (ou verses mais recentes) e ativado por padro. Nas verses anteriores do Windows Media Services, o Incio Rpido Avanado era desativado por padro.

Qualidade de Servio
O Windows Media Services foi atualizado para usar as diretivas de Qualidade de Servio (QoS) no Windows Server Longhorn para gerenciar o trfego de sada de rede, em vez de usar o Tipo de Servio (ToS) para fornecer fluxo contnuo unicast. Para mais informaes, consulte: Qualidade de Servio (http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=82892).

Implantao
As aplicaes projetadas para trabalhar com o Windows Media Services nos sistemas operacionais Windows anteriores no requerem mudanas para trabalhar com o Windows Media Services no Windows Server Longhorn. Em comparao com a verso anterior, o Windows Media Services no requer nenhuma melhoria especial na rede ou na infra-estrutura de segurana de sua empresa. Caso o Windows Media Services esteja sendo instalado no Windows Server Longhorn pela primeira vez, os Requisitos de Sistema do Windows Media Services (http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=82893) devem ser analisados previamente. Nota Em primeiro lugar, preciso fazer o download e instalar o Windows Media Services a partir do site da Microsoft (http://www.microsoft.com) para o Windows Server Longhorn. O Windows Media Services pode ser implantado em diversos cenrios. Depois da instalao do Windows Media Services, recomendamos a leitura do Guia de Implantao do Windows Media Services (http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=82894) para obter os requisitos e as recomendaes para o cenrio de fluxo contnuo. Alguns recursos do Windows Media Services no esto disponveis em determinadas edies do Windows Server Longhorn. Se a implantao do servidor Windows Media requerer um recurso especfico (por exemplo, o fornecimento de contedo para clientes como o fluxo contnuo multicast), consulte a Comparao de Recursos do Windows Media Services (http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=82887) para determinar qual edio do Windows Server Longhorn deve ser instalada.

6.04 Servidor de Aplicao


O Servidor de Aplicao uma nova funo de servidor do Windows Server Longhorn. O Servidor de Aplicao fornece um ambiente integrado para implantao e execuo de aplicaes de negcios personalizadas construdas com o Microsoft .NET Framework verso 3.0 (anteriormente WinFX). O mesmo ambiente integrado do Servidor de Aplicao pode ser usado para implantar e executar as aplicaes de legado de sua organizao, como as aplicaes construdas para usar COM+, Message Queuing, servios da Web e transaes distribudas.
Guia do Revisor do Windows Server Longhorn Beta 3

184

O Servidor de Aplicao fornece os seguintes benefcios: Um tempo de execuo bsico que suporta implantao e gerenciamento eficazes das aplicaes de negcios de alto desempenho O ambiente de desenvolvimento do .NET Framework, que fornece um modelo de programao simplificado e um modelo de execuo de alto desempenho para aplicaes baseadas em servidor, ativa os servios da Web e integra as novas aplicaes s aplicaes e infra-estrutura existentes O Assistente para Adicionar Funes, fcil de usar, que ajuda a escolher os servios funcionais e os recursos necessrios para executar as aplicaes Instalao automtica de todos os recursos necessrios para um determinado servio funcional

Um ambiente do Servidor de Aplicao pode incluir, dentre outros, o que segue: Computadores clientes conectados por domnio e seus usurios Computadores conectados a uma intranet ou Internet num ambiente de servios da Web Servidores que interoperam em plataformas e sistemas operacionais distintos Servidores que hospedam aplicaes construdas com o .NET Framework 3.0 Servidores que hospedam aplicaes construdas para usar COM+, Message Queuing, servios da Web e transaes distribudas Servidores mltiplos que hospedam mltiplos bancos de dados em uma rede

O Servidor de Aplicao uma nova funo de servidor instalada atravs do Assistente para Adicionar Funes no Server Manager. Os administradores que implantam aplicaes LOB construdas com o .NET Framework 3.0 descobriro que a instalao de um ambiente de hospedagem para aplicaes se torna mais simples com essa funo de servidor. O Assistente para Adicionar Funes orienta o administrador atravs do processo de seleo dos servios funcionais ou do suporte dos recursos necessrios para executar as aplicaes.

Ncleo do Servidor de Aplicao


O Ncleo do Servidor de Aplicao o grupo de tecnologias instaladas por padro quando a funo Servidor de Aplicao instalada. Basicamente, o Ncleo do Servidor de Aplicao o .NET Framework 3.0. O Windows Server Longhorn inclui o .NET Framework 2.0, seja qual for a funo de servidor instalada. O .NET Framework 2.0 contm o CLR, que fornece um ambiente de execuo de cdigo que promove a execuo segura do cdigo, implantao de cdigo simplificada e suporte para a interoperabilidade de mltiplas linguagens. O Ncleo do Servidor de Aplicao acrescenta os recursos do .NET Framework 3.0 aos recursos bsicos do .NET Framework 2.0. Para mais informaes sobre o .NET Framework 3.0, consulte: .NET Framework Developer Center (http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=81263). Os principais componentes do Ncleo do Servidor de Aplicao so instalados como um conjunto de bibliotecas e montagens do .NET. Os principais componentes do Ncleo do Servidor de Aplicao so: Windows Communication Foundation (WCF)
Guia do Revisor do Windows Server Longhorn Beta 3

185

Windows Workflow Foundation (WF) Windows Presentation Foundation (WPF)

Os componentes mais importantes para as aplicaes baseadas em servidor so o WCF e o WF. O WPF usado principalmente em aplicaes baseadas em cliente. O WCF o modelo de programao unificado da Microsoft para construir aplicaes que usam os servios da Web para se comunicarem entre si. Essas aplicaes tambm so conhecidas como aplicaes orientadas para servios. Os desenvolvedores podem usar o WCF para construir aplicaes transacionadas mais seguras e confiveis, que se integram s plataformas e interoperam com os sistemas e aplicaes existentes. Para mais informaes sobre o WCF, consulte: O que o Windows Communication Foundation? (http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=81260). O WF o mecanismo e modelo de programao para construir rapidamente aplicaes ativadas por fluxo de trabalho no Windows Server Longhorn. Um fluxo de trabalho um conjunto de atividades que descrevem um processo no mundo real. O fluxo de trabalho comumente descrito e visualizado graficamente como um fluxograma. A descrio do fluxo de trabalho com freqncia chamada de modelo. Os trabalhos passam pelo modelo de fluxo de trabalho do incio ao fim. Os trabalhos ou atividades dentro do modelo podem ser executados por pessoas, sistemas ou computadores. Embora seja possvel descrever um fluxo de trabalho em linguagens de programao tradicionais como uma srie de etapas e condies, para fluxos de trabalho mais complexos ou que suportam revises mais simples, em geral muito mais apropriado projetar graficamente o fluxo de trabalho e armazenar o projeto como um modelo. Alm de permitir a modelagem grfica dos fluxos de trabalho, o WF tambm possibilita a execuo dos modelos de fluxo de trabalho. Aps a compilao do modelo de fluxo de trabalho, ele pode ser executado em qualquer processo do Windows, inclusive aplicaes baseadas em cliente, como aplicaes de console e aplicaes de formulrios grficos do Windows, ou aplicaes baseadas em servidor, incluindo o Windows Services, sites do ASP.NET e servios da Web do WCF. O WF fornece suporte para fluxo de trabalho humano e de sistemas em uma variedade de cenrios, incluindo os seguintes: Fluxo de trabalho em aplicaes LOB Fluxo seqencial de telas, pginas e caixas de dilogo como apresentadas ao usurio em resposta interao do usurio com a interface grfica Fluxo de trabalho centralizado em documentos Fluxo de trabalho humano Fluxo de trabalho composto para aplicaes orientadas para servios Fluxo de trabalho direcionado s regras de negcios Fluxo de trabalho para gerenciamento de sistemas

O Servidor de Aplicao essencialmente novo para o Windows Server Longhorn. A nova funo Servidor de Aplicao disponvel no Windows Server Longhorn no uma atualizao das tecnologias de servidor de aplicaes que possam ter sido instaladas anteriormente como parte do Windows Server 2003 ou de sistemas operacionais anteriores. Como a funcionalidade completamente nova, os administradores devem
Guia do Revisor do Windows Server Longhorn Beta 3

186

estar cientes de que no h caminho de migrao do Windows Server 2003 ou de sistemas operacionais anteriores para o Application Server. Caso um servidor do Windows Server 2003 ou de um sistema operacional anterior seja atualizado para o Windows Server Longhorn, a funo Application Server tambm dever ser reinstalada, usando o Assistente para Adicionar Funes no Server Manager. Como parte da preparao para instalao da nova funo Servidor de Aplicao, crie um inventrio das aplicaes que sero executadas nesse servidor. Se voc for um administrador, trabalhe com seus desenvolvedores para identificar as tecnologias e configuraes suportadas que devem estar presentes no servidor para executar as aplicaes. Em seguida, organize essas tecnologias para os servios funcionais descritos nas prximas sees, de forma que voc possa selecionar e configurar adequadamente os servios durante a instalao da funo de servidor.

Servidor Web
Essa opo instala o IIS verso 7.0, o servidor Web construdo no Windows Server Longhorn. O IIS fornece os seguintes benefcios: Ativa o Servidor de Aplicao para hospedar sites ou servios internos e externos com contedo fixo ou dinmico. Fornece suporte para a execuo de aplicaes ASP.NET acessadas de um navegador da Web. Fornece suporte para a execuo de servios da Web construdos com o Microsoft ASP.NET ou o WCF.

COM+ Network Access


Essa opo adiciona o COM+ Network Access para chamada remota de aplicaes construdas ou hospedadas em COM+ e componentes do Enterprise Services. O COM+ Network Access um dos recursos de chamada remota do Windows Server Longhorn. Aplicaes mais recentes podem usar o WCF para suportar chamadas remotas.

Servio de Ativao de Processos no Windows


Essa opo adiciona o Servio de Ativao de Processos no Windows (WAS - Windows Process Activation Service). O WAS pode iniciar e finalizar aplicaes de forma dinmica, baseado em mensagens recebidas da rede atravs de HTTP, Message Queuing, TCP e os chamados protocolos de canalizao.

Compartilhamento de Porta TCP


Essa opo adiciona o Compartilhamento de Porta TCP (TCP Port Sharing). Esse servio funcional possibilita que mltiplas aplicaes HTTP usem uma nica porta TCP. Quando esse servio funcional instalado como parte da funo Servidor de Aplicao, mltiplas aplicaes WCF podem compartilhar uma nica porta para receber mensagens da rede. Isso pode ajudar a limitar a rea de superfcie potencialmente aberta para ataques, j que o administrador abre apenas uma porta nos firewalls. O servio funcional trabalha aceitando conexes que usam o protocolo Net.Tcp. O servio ento transfere automaticamente as mensagens de entrada para os diversos servios WCF com base no contedo das mensagens. Isso simplifica o gerenciamento dos servidores de aplicaes quando muitas ocorrncias de uma mesma aplicao esto sendo executadas.
Guia do Revisor do Windows Server Longhorn Beta 3

187

Transaes Distribudas
Essa opo ativa as transaes distribudas, que ajudam a assegurar transaes completas e bem-sucedidas em mltiplos bancos de dados hospedados em diversos computadores em uma rede.

Guia do Revisor do Windows Server Longhorn Beta 3

188

6.05 NTFS Transacional


O sistema de arquivos NTFS Transacional e o Registro Transacional, a tecnologia transacional do kernel no Windows Server Longhorn, foram aprimorados para coordenar seu trabalho por meio de transaes. Como as transaes so necessrias para preservar a integridade dos dados e lidar com condies de erro de forma confivel, o NTFS Transacional pode ser usado para desenvolver solues poderosas para sistemas executados no Windows. O NTFS Transacional permite que as operaes de arquivos em um volume de sistema de arquivos NTFS sejam executadas de forma transacional. Isso fornece suporte para todas as propriedades ACID (atmica, consistente, isolada e durvel) das transaes. Por exemplo, voc pode agrupar conjuntos de arquivos e operaes de registro com uma transao, de forma que todos obtenham sucesso ou nenhum obtenha sucesso. Embora a transao seja ativa, as mudanas no so vsiveis para leitura fora da transao. Mesmo que ocorra falha no sistema, o trabalho iniciado gravado no disco e o trabalho transacional incompleto restabelecido. As transaes usadas com o sistema de arquivos ou registro podem ser coordenadas com qualquer outro recurso transacional, como o SQL Server ou MSMQ. A linha de comando foi extendida com o comando Transact para permitir scripts simples de linha de comando usando transaes. O NTFS Transacional destina-se aos profissionais de TI que precisam de uma maneira de garantir que determinadas operaes de arquivos sejam finalizadas sem interrupo ou possveis erros. O NTFS Transacional fornece a seguinte funcionalidade: NTFS Transacional integrado a COM+. O COM+ estendido para usar as APIs do Windows NT para ligar automaticamente o equivalente da transao COM+ do Windows NT ao thread em que um objeto programado. Portanto, as aplicaes que usam o modelo de transao COM+ podem simplesmente especificar uma propriedade de objeto adicional que indica a inteno de acesso do arquivo transacional. As aplicaes de legado que usam o modelo COM+ que no especificarem essa propriedade adicional acessaro os arquivos sem usar o NTFS Transacional. Cada volume NTFS um gerenciador de recursos. Uma transao que transpe mltiplos volumes coordenada pelo Kernel Transaction Manager (KTM). Compatvel com a arquitetura do Windows NT, esse recurso fornece suporte para recuperao independente de volume do Windows NT. Por exemplo, um sistema pode ser reinicializado com alguns dos volumes perdidos, sem afetar a recuperao de outros volumes. Um identificador de arquivos pode ser fechado antes da confirmao ou interrupo da transao. Em geral, a confirmao ou interrupo executada por um thread totalmente diferente daquele que executou o trabalho de arquivo. Espera-se que os identificadores transacionais sejam usados apenas enquanto a transao estiver ativa. O sistema marca os identificadores como inativos depois que a transao finalizada. A tentativa de modificar o arquivo fracassada e o sistema apresenta uma mensagem de erro.

Guia do Revisor do Windows Server Longhorn Beta 3

189

Um arquivo pode ser visualizado como uma unidade de armazenamento. Atualizaes parciais e sobregravaes de arquivo completas so suportadas. No se espera que transaes mltiplas modifiquem partes do arquivo ao mesmo tempo isso no suportado. A E/S mapeada na memria trabalha de forma transparente e compatvel com a E/S regular de arquivos. O nico trabalho adicional necessrio que a aplicao esvazie e feche uma seo aberta antes de confirmar uma transao. Falhas nesse procedimento resultaro em mudanas parciais na transao. O acesso a um arquivo remoto por meio do servio SMB e do WebDAV (Web-Based Distributed Authoring and Versioning) suportado de forma transparente. O contexto da transao transmitido automaticamente pelo sistema ao n remoto. A prpria transao distribuda e coordenada para confirmao ou interrupo. Isso permite que as aplicaes sejam distribudas para mltiplos ns com um alto grau de flexibilidade. Esse um recurso poderoso, j que permite transferncias transacionais de arquivos na rede, imitando uma forma de mensageria transacional. Cada volume possui seu prprio log. O formato comum de log usado para fornecer recuperao e interrupes. O formato comum de log tambm constri um meio comum de registro de transaes do Windows para ser usado por outros armazenamentos.

Guia do Revisor do Windows Server Longhorn Beta 3

Anda mungkin juga menyukai