Anda di halaman 1dari 6

Compressores

Curso Tcnico em mecnica 2010/2011 Augusto Csar Goulart.

So equipamentos necessrios para produo de ar comprimido e podem ser classificados em dois grandes grupos.

Compressores de deslocamento positivo (ou Estticos): Estes so subdivididos ainda em Alternativos ou Rotativos.

Nos compressores alternativos a compresso do gs feita em uma cmara de volume varivel por um pisto, ligado a um mecanismo biela-manivela similar ao de um motor alternativo.
Nos compressores rotativos, um rotor montado dentro de uma carcaa com uma excentricidade (desnivelamento entre o centro do eixo do rotor e da carcaa). No rotor so montadas palhetas mveis, de modo que a rotao faz as palhetas se moverem para dentro e para fora de suas ranhuras.

Compressores de Dinmicos:Estes so subdivididos ainda em centrfugos ou axiais.Os compressores dinmicos ou turbo compressores possuem dois componentes principais: impelidor e difusor. O impelidor um componente rotativo munido de ps que transfere ao gs a energia recebida de um

acionador. Posteriormente, o escoamento estabelecido no impelidor recebido por um componente fixo denominado difusor.

Compressores rotativos
Nos compressores rotativos, os gases so comprimidos por elementos giratrios. Outras das particularidades destes tipos de compressores so por exemplo as menores perdas mecnicas por atrito, pois dispensam um maior nmero de peas mveis, a menor contaminao de ar com leo lubrificante, a ausncia de reaes variveis sobre as fundaes que provocam vibraes, o fato de a compresso ser feita de um modo continuo e no intermitente, como sucede nos alternativos e a ausncia de vlvulas de admisso e de descarga que diminui as perdas melhorando o rendimento volumtrico.

Compressores de parafusos
Esse tipo de compressor possui dois rotores em forma de parafusos que giram em sentido contrario, mantendo entre si uma condio de engrenamento. A conexo do compressor com o sistema se faz atravs das aberturas de suco e descarga, diametralmente opostas: O gs penetra pela abertura de suco e ocupa os intervalos entre os filetes dos rotores. A partir do momento em que h o engrenamento de um determinado filete, o gs nele contido fica encerrado entre o rotor e as paredes da carcaa. A rotao faz ento com que o ponto de engrenamento v se deslocando para a frente, reduzindo o espao disponvel para o gs e provocando a sua compresso.

Compressores de parafusos simples


O compressor de parafuso simples, consiste num elemento cilndrico com ranhuras helicoidais, acompanhado por duas rodas planas dispostas lateralmente e girando em sentidos opostos. O parafuso gira com uma certa folga dentro de uma carcaa composta de uma cavidade cilndrica. Esta contm duas cavidades laterais onde se alojam as rodas planetrias.

Compressores de parafuso duplo


As seces transversais deste tipo de compressores podem apresentar configuraes distintas. No entanto, em ambos os casos, o rotor macho apresenta quatro lbulos, enquanto que o rotor fmea, apresenta seis reentrncias (ou gargantas). Normalmente, o veio do motor atua sobre o rotor macho, que por sua vez aciona o rotor fmea.

Compressor de simples efeito


Possui apenas uma cmara de compresso, apenas a face superior do pisto aspira e comprime o ar. Quando este realiza um movimento descendente o ar aspirado por meio de vlvulas de admisso. O pisto volta comprimindo o ar com um movimento ascendente e preenche o cilindro reservatrio.

Compressores de duplo efeito


Neste, as duas faces do pisto realizam compresso. O movimento alternativo do virabrequim transmitido ao mbolo atravs do sistema cruzeta e biela

Compressores de dois estgios (ou compound)

stes usam dois pares de rotores. A compresso repartida entre esses dois estgios, existindo entre cada um deles um processo de arrefecimento do gs que est a ser comprimido. Com isto, para alm da eficincia energtica ser superior, a temperatura do gs de descarga inferior quela que seria obtida caso o compressor efetuasse a compresso num nico estgio.

Anda mungkin juga menyukai