Anda di halaman 1dari 11

Confira abaixo o glossrio com os termos mais utilizados do mercado de meios de pagamento digital e e-commerce.

A
Adquirente Conhecido como acquirer ou credenciador. Termo que denomina as empresas responsveis pela filiao, gerenciamento e relacionamento com os estabelecimentos comerciais. No Brasil esto presentes a RedeCard, Cielo e o Amex. Cada uma delas responsvel pelo relacionamento com os estabelecimentos que recebem cartes de bandeiras especficas. Administradora Ou emissora. Empresa que realiza servios de administrao e emite, em carter pessoal e intransfervel, um carto em favor de uma pessoa. As administradoras pagam os estabelecimentos atravs do adquirente; cobram do portador do carto uma anuidade. A administradora mantm contrato com a instituio bancria que financia as vendas realizadas por meio do carto. ela que paga os estabelecimentos comerciais e que arca com o risco em caso de inadimplncia dos usurios. As administradoras de cartes so empresas criadas por bancos ou a eles associados. Afiliao Etapa de constituio de relao entre a loja virtual e as Instituies Financeiras, sejam eles bancos ou bandeiras de carto de crdito, que autoriza e determina as regras das transaes financeiras. Amex American Express Bandeira de carto de crdito da American Express Company. Mais detalhes, visite nossa pgina exclusiva sobre o American Express. Anuidade a tarifa que a administradora de cartes cobra do portador para se associar ao sistema de pagamentos atravs do carto. Muitas instituies j isentam deste pagamento seus melhores clientes. Autenticao o processo de confirmao da identidade de um indivduo ou organizao, ou de comprovao da posse ou integridade de certas informaes. Um administrador executa a autenticao das solicitaes de certificados atravs da validao da identidade do solicitante e da confirmao dos dados da solicitao. Autorizao a concesso de direito ou permisso que inclui a capacidade de acessar informaes e recursos especficos em um sistema computacional. Ou seja: antes de concluir uma compra com carto, o estabelecimento comercial pede ao banco emissor autorizao, para tanto fornece o nmero do carto, o valor da compra e a validade do mesmo. A resposta dada via equipamento eletrnico

(chamado Point of Sale, ou POS), ou pela central de atendimento telefnico, atravs de um cdigo que garante o recebimento do valor da operao efetuada. Aura Cetelem Bandeira de carto de crdito da Cetelem. Averiguao a solicitao de informaes sobre determinada transao pelo emissor. AVS Recurso opcional para validar dados do portador do carto de crdito. Durante a transao, podero ser coletados dados adicionais como CPF e endereo de envio da fatura, para serem comparados com o banco de dados de agncias de risco e das administradoras de cartes de crdito.

B
BackOffice Processo interno de administrao do e-commerce, como logstica, gerenciamento de pedidos, relatrios, inteligncia e planejamento. Bandeira de carto de crdito a representao da empresa que fornece licena para que o estabelecimento utilize o sistema de pagamentos do seu carto de crdito. Efetivamente, a marca do carto. a bandeira que define as regras do carto e a rede de aceitao local e internacional. As principais bandeiras disponveis no Brasil so Visa, Mastercard, Diners Club e American Express. Banricompras Plataforma de comrcio eletrnico do Banrisul, responsvel pela operao de dbito online e transferncia online. Bin Conjunto composto pelos 6 primeiros dgitos do carto de crdito, responsveis por identificar o banco emissor. Black List Lista de consumidores com restrio de crdito ou que j praticaram alguma fraude online. Boleto bancrio Meio de pagamento, que representa um ttulo de cobrana e pagvel em qualquer agncia bancria durante o perodo de vencimento. Existem dois tipos de boletos:

Sem registro: modelo mais simples e indicado, onde o banco s toma conhecimento da emisso to ttulo no momento de seu pagamento. A taxa de cada boleto (negociado com o Banco) descontada do valor depositado no ato da compensao. Voc pode emitir vrios boletos e s pagar taxas sobre os que foram pagos;

Com registro: o Banco assume a cobrana e garante o pagamento do Boleto, inclusive por meio de protesto em cartrio (se o boleto no for pago). Voc paga uma taxa por todo boleto emitido. No indicado para comrcio eletrnico B2C..

BPO O BPO (Business Process Outsourcing) a transferncia de processos de negcio de uma empresa para uma entidade externa, que ir assumir a responsabilidade pela operao. O BPO realizado tradicionalmente para reduo de custos, melhor eficcia operacional e incorporao de know-how do processo.

C
Captura eletrnica de dados o mtodo de transferncia eletrnica de dados dos pagamentos realizados por meio de cartes. Carto co-branded Trata-se do carto voltado para o atendimento a nichos de mercado, onde se busca agregar valor adicional diferenciado para o usurio por meio de esforos conjuntos do banco emissor e da organizao parceira que tem sua marca no carto junto marca do banco emissor. Este carto de marca compartilhada reflete uma parceria em vendas e marketing cujo objetivo fidelizar o cliente. Carto com chip o carto com componente capaz de armazenar informaes e viabilizar a incorporao de facilidades, servios e programao de segurana. Tambm conhecido como ICC (Integrated Circuit Card) ou smart card. Carto de crdito O carto de crdito um meio que possibilita o pagamento vista ou parcelado de produtos e servios, obedecidos requisitos pr-determinados, tais como, validade, abrangncia, limite do carto, etc. Carto de dbito o carto que permite ao usurio fazer compras e saques com o valor sendo descontado simultaneamente da sua conta bancria, ou no primeiro dia til seguinte. Pode ser de uso nacional ou internacional. Carto de saque Trata-se do carto para uso exclusivo em caixas automticos ou terminais de saque. Carto hbrido o carto que emitido como private label porm tambm com bandeira. Funciona como carto private label na rede privada que o emitiu, porm tambm aceito na rede da bandeira, seja Visa ou Mastercard.

Carto pr-pago Trata-se de cartes que contm um valor que o portador paga antecipadamente. Os cartes podem conter crditos de servios como nos cartes telefnicos ou valores monetrios como nos porta-moedas eletrnicos. Carto Private Label Meio de pagamento aceito dentro de uma rede privada de estabelecimentos. Carteira de cobrana com registro Ver a opo Boleto bancrio. Carteira de cobrana sem registro Ver a opo Boleto bancrio. CCV2 Conhecido como dgito verificador do carto de crdito Chargeback O chargeback a ao quando o portador do carto de crdito contesta e no autoriza as despesas expressas no extrato enviado pelo banco emissor do carto de crdito. Como em transaes online no existe o recibo de compra com a assinatura do cliente, a transao automaticamente estornada. Se o produto/servio j tiver sido entregue, o prejuzo ser integralmente coberto pelo Estabelecimento. Comrcio eletrnico Refere-se a todas as formas de servios e negcios que utilizam as redes pblicas (especialmente a internet), assim como o trfego de pagamento feito nelas. Comrcio Eletrnico (Banco do Brasil) Plataforma de e-commerce do Banco do Brasil que operacionaliza o dbito on-line/transferncia online. Para mais informaes sobre contratao do Comrcio Eletrnico Banco do Brasil, consulte o nosso Guia dos Meios de Pagamento. Credenciador Tambm conhecido como aquirers. o termo usado na indstria de carto de crdito que denomina as empresas responsveis pela filiao, gerenciamento e relacionamento com os estabelecimentos comerciais. No Brasil esto presentes a RedeCard, Cielo e o Amex. Cada uma delas responsvel pelo relacionamento com os estabelecimentos que recebem cartes de bandeiras especficas. Crdito vista (sem parcelamento) Venda com carto de crdito, onde o estabelecimento recebe o valor da venda em cerca de 30 dias (variando conforme a administradora).

Dbito on-line (Transferncia on-line) Soluo que substitui os depsitos bancrios e como alternativa aos cartes de crdito, depsitos identificados e boletos. O dinheiro entra na conta do estabelecimento no mesmo momento da operao. Diners Club Bandeira de carto de crdito da Discover Financial Services. Veja mais informaes na pgina exclusiva sobre o Diners. Domiclio Bancrio Banco, agncia e a conta corrente indicada pelo Estabelecimento Comercial para receber os crditos das vendas realizadas por eles por meio do carto de crdito ou dbito. Drupal Framework modular e um sistema de gerenciamento de contedo escrito em PHP. Da mesma forma que os sistemas de gerenciamento de contedo mais modernos, o Drupal permite criar e organizar contedo, manipular a aparncia, automatizar tarefas administrativas, e definir permisses e papis para usurios e colaboradores. Veja mais informaes neste artigo sobre as plataformas de comrcio eletrnico.

E
EDI Electronic Data Interchange (Em Portugus, Intercmbio Eletrnico de Dados) a transferncia eletrnica de documentos entre computadores. E-money a moeda eletrnica usada para compra de produtos e servios na internet. Tambm conhecido como cybercash. Emissor ou Administradora o banco ou empresa prestadora de servio que emitem e gerenciam o carto. Os cartes de crdito podem ser emitidos por instituies financeiras e por administradoras. Alm de emitir, administram (cartes prprios ou de terceiros), as instituies tambm concedem crdito direto ao portador do carto. J as administradoras so empresas no financeiras, que como tal no concedem crdito, mas representam os portadores perante s instituies financeiras para a obteno de crdito. Os emissores trabalham em parceria com as bandeiras, que no so seus concorrentes. Estabelecimento o termo genrico para entidade que aceita o carto. Estorno Reembolso de uma transao aprovada anteriormente pela administradora de carto de crdito. Dependendo da Administradora, em at 3 meses aps a captura possvel realizar o estorno total ou parcial.

G
Gateway de pagamentos Sistema tcnico que integra a loja virtual s diversas instituies financeiras, oferecendo uma plataforma confivel e com recursos adicionais ao lojista.

H
Hipercard Hipercard Bandeira de carto de crdito do Ita Unibanco. Veja mais informaes na pgina exclusiva sobre Hipercard. Honor all cards Regra geralmente imposta a estabelecimentos que aceitam carto ,de forma que ao aceitar um tipo de carto de uma bandeira, aceitar todos.

I
Internet infra-estrutura aberta e global que consiste de redes de computadores interconectados e que permite o acesso informao remota e o intercmbio de informao entre computadores. Ita Shopline Plataforma de e-commerce do Ita. Veja mais informaes na pgina exclusiva sobre o Ita Shopline.

J
Joomla! CMS livre desenvolvido a partir de outro CMS, o Mambo. desenvolvido em PHP e pode ser executado no servidor Web Apache ou IIS e banco de dados MySQL. Veja mais informaes neste artigo sobre as plataformas de comrcio eletrnico.

K
Komerci Soluo para e-commerce da Redecard. Responsvel pela autenticao, autorizao e captura dos dados do carto de crdito no ambiente da Redecard. Oferece um nvel maior de segurana, contribuindo para menor incidncia de chargebacks e fraudes. Veja mais informaes na pgina exclusiva sobre o Redecard.

Magento Plataforma de comrcio eletrnico em cdigo livre que integra diversas funcionalidades, assegurada por um vasto suporte da grande comunidade, otimiza o posicionamento e a visibilidade da sua loja atravs de uma estratgia integrada de web marketing que lhe abre as portas a novas oportunidades de negcio e impulsiona os ndices de fidelizao dos seus clientes. a mais popular do mundo, mas tambm bastante completa, o que a torna um pouco complexa demais para utilizao em lojas menores. Veja mais informaes neste artigo sobre as plataformas de comrcio eletrnico. Mastercard Mastercard Bandeira de carto de crdito da Mastercard Inc. Veja mais informaes na pgina exclusiva sobre o Mastercard.

N
No-sobrepreo Regra contratual imposta pelas sociedades de cartes de pagamento (bandeiras) aos estabelecimentos. A regra de no sobre-preo probe os estabelecimentos de cobrarem preo mais elevado por um bem ou servio, caso o consumidor opte por utilizar carto de pagamento.

O
OsCommerce Programa open source para o desenvolvimento do e-commerce. Existente em vrias lnguas, permite o acrscimo de numerosos mdulos ajustados pela comunidade e inteiramente personalizvel. Adapta-se a todos os tipos de produtos graas variedade de designs propostos: roupas, lingerie, cosmticos, CD e DVD, jias e bijuteria, material para fotografia, mveis, informtica, dentre outros. Veja mais informaes neste artigo sobre as plataformas de comrcio eletrnico.

P
PagSeguro um dos facilitadores de pagamento online. Veja mais informaes na pgina exclusiva sobre o PagSeguro. Pagamento Fcil (Bradesco) Soluo de dbito online do Bradesco. necessria a utilizao dos Cartes de Dbito Bradesco. Veja mais informaes na pgina exclusiva sobre o Bradesco. Parcelado Administradora Permite parcelamento do valor da compra no ato da compra. O financiamento feito pelo banco ou pela administradora que emite o carto e o portador pode pagar suas compras em prestaes

com juros, que so repassados ao banco ou administradora. Para o estabelecimento e para a operadora de carto de crdito, a venda tratada como uma operao sem parcelamento. Parcelado Loja Modalidade mais comum de parcelamento das compras com carto de crdito, onde o nmero e o valor das parcelas so definidos no ato da compra. O estabelecimento pode definir caso a caso o nmero de parcelas oferecidas ao cliente. Os crditos dessas compras so depositados mensalmente na conta do estabelecimento. PCI DSS O significado Payment Card Industry Data Security Standard e representa um padro de segurana de dados da indstria de cartes de crdito. Ele garante que estabelecimentos comerciais e prestadores de servio atendam aos requisitos mnimos de segurana durante o processamento. PIN Personal Identification Number. o cdigo numrico que o possuidor de um carto pode usar para verificao de sua identidade. Considerado como equivalente a uma assinatura no caso de uma operao eletrnica. PIN code o cdigo alfanumrico disponvel na embalagem do produto. Portador de carto de crdito Tambm chamado de titular. No caso de serem emitidos cartes adicionais, o portador o responsvel contratual e juridicamente pelo carto. POS Ponto de venda ou ponto de servio (Point of sale). Local onde ocorre uma transao financeira, como em caixas de supermercados, mquinas de carto de crdito etc. POO POS Wireless Outdoor. Trata-se de um terminal sem fio, que utiliza tecnologia de telefonia celular (chip). Prestashop Software de e-commerce open-source para Web 2.0. Feita em PHP MySQL, com mais de 200 caractersticas personalizveis tecnicamente e graficamente, o PrestaShop envolvem opes de pagamento, frete, estatsticas, carrinho de compra, etc. Veja mais informaes neste artigo sobre as plataformas de comrcio eletrnico.

R
RealPague Servio de dbito online do Banco Real. Veja mais informaes na pgina exclusiva sobre o Banco Real.

Recorrncia Agendamento de cobrana com data de vencimento futuro e repeties (finitas ou ilimitadas) em intervalos programados. Redecard Credenciadora de cartes de crdito. Veja mais informaes na pgina exclusiva sobre o RedeCard.

S
Sistema de pagamentos Em geral, qualquer sistema que processa meios de pagamento e faz a compensao dos dbitos conseqentes entre as partes do sistema. Ex: MasterCard International, Visa International. O termo atualmente utilizado especificamente para se referir a uma rede de computadores e sistema de softwares usados pelas instituies financeiras envolvidas.

T
Taxa de administrao Taxa cobrada pelas administradoras por cada operao com o carto. Taxa de intercmbio o percentual da transao descontado do estabelecimento comercial. paga ao emissor pelos adquirentes. Transao Todas as operaes de venda, independentemente do seu status final.

U
Ubercart Mdulo de e-commerce desenvolvido para o Drupal CMS. Desenvolvido nas slidas bases do Drupal, foi pensado e concebido para ser uma soluo integrada deste CMS. A sua programao assenta em PHP/MySQL. Veja mais informaes neste artigo sobre as plataformas de comrcio eletrnico.

V
VAN Rede de Valor Agregado (Value Added Network). uma rede privada cujo acesso restringe-se s empresas que assinam este servio. A VAN funciona como intermediria no armazenamento e trfego de informaes de um sistema EDI.

Venda com Carto no presente (CNP) Captura do processo de compra com carto de crdito. Tambm conhecido como Compra Eletrnica, onde as transaes acontecem distncia, com o nmero do carto de crdito, data de validade e o CVV2 (Dgito Verificador). Os dados do portador so inseridos em um sistema, que efetua a autorizao junto Administradora. Venda com Carto presente (CP) Modalidade de captura (processo de compra) com carto de crdito. No utilizado para comrcio eletrnico. Velocity Medida de freqncia de uso de carto de crdito que auxilia na deteco de tentativas de fraude. VirtueMart soluo de e-commerce para ser utilizada juntamente com o CMS Joomla!, ambos escritos em PHP e usando o MySQL. O VirtueMart um produto muito completo, com uma grande quantidade adicional de mdulos e mambots, que podero aumentar as capacidades da sua loja. Veja mais informaes neste artigo sobre as plataformas de comrcio eletrnico. Visa Bandeira de carto de crdito da Cielo. Veja mais informaes na pgina exclusiva sobre o Visa. VBV (Verified By Visa) Interface para comrcio eletrnico da Visa. A autenticao, autorizao e captura dos dados do carto de crdito so realizadas no ambiente da Visa. Aps digitar o bin do carto (6 primeiros nmeros), o Portador ser encaminhado ao ambiente de Internet Banking do banco emissor do carto para a autenticao. Como vantagem, essa interface oferece um nvel maior de segurana, contribuindo para menor incidncia de chargebacks e fraudes. Veja mais informaes na pgina exclusiva sobre o Visa.

X
X-25 um conjunto de protocolos padronizado para redes de longa distncia e que usam o sistema telefnico ou ISDN como meio de transmisso.

W
White List Lista de bons clientes, que no possuem restrio de crdito e so expostos a menor rigor nas regras de anlise de risco de fraude. WordPress Sistema de gerenciamento de contedos na web, o mais popular do mundo, escrito em PHP e corrido em MySQL, inicialmente para a criao de blogs e depois ampliado para a gesto de

grandes portais e e-commerce. Nos ltimos anos tem se adaptado bastante para e-commerce, com uma srie de plugins e temas prontas para transform-lo em uma loja virtual. Veja mais informaes neste artigo sobre as plataformas de comrcio eletrnico

Anda mungkin juga menyukai