Anda di halaman 1dari 34

UNIDADE 9 GERADORES DE SINAIS Nesta unidade so estudados os circuitos bsicos com AMPOP que produzem onda quadrada, triangular

e senoidal. Apesar destes circuitos serem bastante simples, comparados com os que usam componentes discretos, devese ter em mente que j existem circuitos integrados que desempenham a mesma funo, como exemplo o CI 8038, o qual produz onda quadrada, triangular e senoidal simultaneamente. 9.1 GERADO DE ONDA QUADRADA A onda quadrada uma das mais simples de se produzir. Ela pode ser usada em sistemas de controle (analgico ou digital), gerao de tom, instrumentao e para produzir rampas e senides. A maioria dos geradores de onda quadrada baseada na carga e descarga de um capacitor. A tenso sobre um capacitor, em funo do tempo, quando o mesmo est carregado ou descarregado em um circuito RC, dado por:

Vc (t ) = Vi + (V f Vi )(1 e t

RC

Eq. 9.1

onde: Vf = tenso final mxima que o capacitor pode atingir; Vi = tenso inicial do capacitor. A equao 9.1 a base para o clculo da freqncia do sinal de onda quadrada.

O outro elemento necessrio ao gerador de onda quadrada o comparador com dois nveis, ou com dois pontos de gatilhamento, mostrado na figura 9.1. Como no existe realimentao negativa, a sada deste circuito est em +Vsat ou Vsat.

VF R1 VR R2 VS

Fig. 9.1 Circuito comparador com dois nveis

A tenso de entrada no inversora (realimentao positiva), dada por:

VR (t ) = (VSAT )
onde:

Eq. 9.2

R2 R1 + R2

Eq. 9.3

Quando a sada est em +Vsat, tem-se VR = +Vsat e quando a sada chaveada para -Vsat, tem-se VR = -Vsat. Desta forma, tem-se uma comparao em dois nveis diferentes, dependendo da tenso de sada.

O gerador de onda quadrada usando um circuito Rc um comparador com dois nveis apresentado na figura 9.2 e as forma de onda de tenso na sada e sobre o capacitor so apresentadas na figura 9.3. Neste gerador, quando a sada est em +Vsat, uma corrente flui atravs do circuito RC, carregando o capacitor positivamente e VR = +Vsat enquanto VC < VR. Quando VC > VR, a tenso de sada chaveada para -Vsat e VR para -Vsat. Neste instante, a tenso sobre o capacitor aproximadamente +Vsat, e o mesmo descarrega atravs de R, no sentido de atingir -Vsat. Quando a tenso no capacitor for menor que -Vsat, a sada chaveada para +Vsat e o ciclo se repete.

R1 C R2

VS

Fig. 9.2 Gerador de Onda quadrada Bsico

+ VSAT + VSAT

_ V SAT _V
SAT
Fig. 9.3 Formas de Onda do gerador de Onda Quadrada

A frequncia do gerador determinada pelo tempo que a tenso do capacitor muda de -Vsat para +Vsat e vice-versa considerando o tempo de carga do capacitor na metade do perodo, conforme mostrado no grfico da figura 9.3, tem-se da equao 9.1, que:

VSAT = VSAT + (VSAT + VSAT )(1 e 2 RC )


Logo:

Eq. 9.4

2 = 1 e 2 RC 1+

Eq. 9.5

Ou ento:

e 2 RC =

1 1+

Eq. 9.6

Aplicando-se logaritmo natural a ambos os membros, resulta:

1+ T = 2 RC ln 1

Eq. 9.7

A equao 9.7 pode ser simplificada fazendo-se:

1+ ln =1 1
O que implica em = 0,473 ou seja R =0,897R1 Com esta condio, tem-se que:

Eq. 9.8

f =

1 2 RC

Eq. 9.9

No caso de ajuste da frequncia dentro de uma determinada faixa, normalmente C fixo e R um potencimetro. Por outro lado, a tenso de sada flutua entre +Vsat e -Vsat, de modo que o seu valor pico-a-pico (VSpp) dado por:

VSpp = 2VSAT

Eq. 9.10

Desta forma, possvel variar a amplitude do sinal de sada, variando-se a tenso de alimentao Vcc . Porm, a melhor tcnica usar dois diodos zener na sada conforme mostrado na figura 9.4.

V'

+VZ _V

V R C R
2

Z Z

Fig. 9.4 Gerador de Onda Quadrada com Limitao de Amplitude

No circuito da figura 9.4, quando a sada do AMPOP est em +Vsat, o diodo Z1 fica diretamente polarizado e Z2 na regio de breakdown. O oposto ocorre no semiciclo negativo, de modo que a sada regulada pelos zener em aproximadamente VZ , e o seu valor pico-a-pico dado por:

VSpp = 2VZ

Eq. 9.11

O resistor RO limita a corrente retirada do AMPOP, IO, cujo valor pode ser calculado pela equao 9.12.

Io =

VSAT VZ Ro

Eq. 9.12

O gerador de onda quadrada estudado nas figuras 9.2 e 9.4 tambm denominado multivibrador estvel ou oscilador de relaxao, pois o circuito entra em oscilao sem o auxlio de sinal externo. A vantagem destes circuitos sobre os circuitos temporizadores, que tambm produzem onda quadrada, como exemplo o CI 555, que os circuitos com AMPOP so bipolares e operam com amplitudes de at 15 Volts, enquanto os temporizadores como o 555 so unipolares e operam com tenses entre +5V e +15V em relao ao terra. Tambm possvel conseguir constantes de tempo maiores devido a alta impedncia de entrada dos AMPOP. Em geral, a escolha o do AMPOP no crtica para frequncias na faixa de 1KHz a 10KHZ, desde que possa garantir corrente de sada suficiente para excitar os diodos zener, a rede divisria de tenso (R1 e R2) e qualquer carga externa, alm de carregar o capacitor C. Entretanto, nas frequncias baixas importante considerar as correntes de base e seus deslocamentos assim como as variaes com a temperatura. Nas frequncias altas, o tempo de retardo do amplificador para sair de sua condio torna-se significativo, especialmente se este tempo for desigual para saturao negativa e positiva. Alm disso, o slew rate do AMPOP torna-se importante.

EXEMPLOS NUMRICOS 9.1 O circuito da figura 9.4 alimentado com 15V, enquanto que os diodos zener so ambos de 7,5V. Pede-se calcular: a) A frequncia de oscilao do circuito; b) Os valores de pico-a-pico das tenses VS, VS e VC, considerando perdas simtricas de saturao de 2,5V. Dados: R = 47K; C = 0,1F; Soluo: a) Atravs da equao 9.4, tem-se que: R1 = 5,6K; R2 = 4,7K;.

1+ T = 2 RC ln 1
onde,

=
Logo,

R2 4, 7 K 4,7 = = = 0, 456 R1 + R2 5, 6 K + 4, 7 K 10,3

T = 2 47 103 107 0,984 92,5 104 seg


T = 9, 25ms
e,

f =

1 1000 Hz = T 9, 25

f 108Hz
b) Vo (de pico-a-pico) ser a:

VSpp = VZ 2 (VZ1 ) = 7,5V + 7,5V


VSpp = 15Volts

Vs' (de pico-a-pico) ser:


' VSpp = VSAT (VSAT ) = 12,5V + 12,5V

' VSpp = 25Volts


VC(de pico-a-pico) ser:

VCpp = VSAT (VSAT ) VCpp = 0, 456 12,5V + 0, 456 12,5V


VCpp = 11, 4V

9.2 Pretende-se modificar o circuito da figura 9.4, de modo que se obtenha para os mesmos valores de tenso uma faixa de frequncia entre um mximo de 1 KHz e um mnimo de 100 Hz. Qual a modificao a ser feita?

Soluo: Deve-se substituir o resistor R por uma combinao de um resistor fixo em srie com um potencimetro, de modo que o menor valor, dado pelo resistor fixo, determine, a frequncia de 1 KHz e o valor total das duas resistncias em srie determine a frequncia de 100 Hz. Clculo do resistor fixo (Rmin)

1+ 3 T = 2 Rmin C ln = 10 seg 1

5 10 4 = Rmin 10 7 0,984

Rmin =

5 0,984 10 3

Rmin 5081

Clculo do potenciometro (Rp)

T=

1 seg = 10 2 seg . 100

5 10 3 = Rt 10 7 0,984 ; Rt =
Logo,

5 0,984 10
4

50,813

R p = Rt Rmin R p = 45, 732

9.2. GERADOR DE ONDA TRIANGULAR Rampas ondas triangulares e dentes-de-serra so bastantes usadas para efetuarem varredura em alguns circuitos industriais, de medio e de converso de dados. Um operador de rampa necessrio por exemplo, em um osciloscpio para mover o feixe de eltrons linearmente atravs da tela. Ondas triangulares podem ser usadas para produzir onda senoidais. Um gerador de onda trinagular bsico pode ser obtido de um gerador de rampa (Fig. 9.5) realimentado negativamente por um comparador a dois nveis no inversor (Fig. 9.6). No gerador de rampa, a tenso sobre o capacitor, VC, diretamente proporcional a carga e inversamente proporcional a capacitncia, de modo que:

VC =

Q C I t C
+ VC I
R C

Eq. 9.13

Ou:

VC =

Eq. 9.14

I
VS

-VSAT

Fig. 9.5 Gerador de Rampa com AMPOP

- Ri + I
V
F

- Rf + I

Fig. 9.6 Comparador no Inversor com dois Nveis

Como o carregamento e descarregamento do capacitor exponencial (em um circuito RC com uma tenso fixa de entrada), ento, deve ser usado uma fonte de corrente constante para VC variar linearmente com o tempo e resultar em uma rampa. No circuito da figura 9.5, a corrente I que modifica a tenso no capacitor, dada por:

I=

V R

Eq. 9.15

Substituindo a equao 9.15 na equao 9.14, resulta:

VC =

V t RC

Eq. 9.16

Neste caso, a taxa de decaimento da rampa quando a tenso V aplicada a entrada do circuito dada por: VC/t, I/C ou V/RC, onde RC = constante de tempo. Esta taxa continua constante at que a sada do circuito sature em VSAT. No circuito comparador a dois nveis no inversor, uma tenso positiva VF, com determinado nvel de tenso, chaveia a sada VS para +VSAT. Por sua vez, +VSAT mantm a entrada no inversora positiva, at mesmo para pequenos valores negativos de VF. Isto porque Rf e Ri formam um divisor de tenso entre VF e +VSAT. Aps a entrada VF atingir determinado nvel negativo, a sada chaveada para VSAT. A tenso de gatilhamento nesta situao, determinada, a partir da corrente Ie da tenso VA, onde:

I=

VSAT VF Ri + R f

Eq. 9.18

V A = VF + IRi

Substituindo a equao 9.17 na equao 9.18, resulta:

VSAT VF V A = VF + Ri + R f

Ri

Eq. 9.19

ou

V A Ri + R f = VF R f + VSAT Ri

Eq. 9.20

A sada ser chaveada de VSAT para VSAT quando VA aterrado, ou seja, VA = 0. Ento, o ponto de gatilhamento inferior, VLT, obtido da equao 9.20, onde:

VLT R f + VSAT Ri = 0
Ou:

Eq. 9.21

VLT =

Ri VSAT Rf

Eq. 9.22

Quando VF atinge um valor abaixo de VLT, a sada muda para VSAT e quando VF retorna a um valor positivo suficiente para tornar a entrada no inversora do AMPOP acima do terra, a sada chaveada para +VSAT. Nesta situao, encontramos o ponto de gatilhamento superior, VHT, o qual dado por:

VHT =

Ri VSAT Rf

Eq. 9.23

A relao entre os sinais de entrada e sada para o comparador a dois nveis no inversor apresentada na figura 9.7.

Na figura 9.8 tem-se um gerador de onda triangular composto de um gerador de rampa e de um comparador a dois nveis no inversor.

V V

+ VSAT
F

+ Ri VSAT
Rf

-Ri VSAT
Rf

_V SAT
Fig. 9.7 Relao Entrada-Sada de um Comparador no Inversor a dois Nveis

C V R A
1

Ri

Rf

A V

Fig. 9.8 Gerador de Onda Triangular com AMPOP.

O funcionamento deste circuito pode ser explicado nas seguintes etapas: A considerando inicialmente a sada do AMPOP A2 em nvel baixo (-VSAT ), verifica-se que a corrente de sada do AMPOP A1 flui atravs de C e R e o capacitor se carrega a uma taxa de VSAT/RC. Neste caso, a sada A1 uma rampa crescente. B Quando a rampa de sada de A1, atinge a tenso superior de gatilhamento, VHT, a sada de A2 chaveada para +VSAT. C Com +VSAT na entrada do integrador, o sentido da corrente se inverte. Ela agora flui da sada de A2, atravs de R, C e retorna pela sada de A1. O capacitor se descarrega com a mesma taxa de carregamento. D Quando a sada de A1 atinge a tenso inferior de gatilhamento do comparador, VLT, a sada de A2 chaveada para VSAT, recarregando o capacitor e o ciclo se repete. O resultado uma onda quadrada na sada do comparador e uma onda triangular na sada do gerador de rampa. Neste circuito, a amplitude pico-a-pico da onda triangular dada por:

VTpp = VHT VLT

Eq. 9.24

ou:

VTpp = 2

Ri VSAT Rf

Eq. 9.25

O tempo gasto para a sada de A1 mudar de VLT para VHT ( metade do perodo), pode ser dado por:

t=

VTpp taxa
Eq. 9.26

ou:

t=2

Ri RC Rf

Eq. 9.27

Como o perodo completo dado por: T = 2t e a frequncia o inverso deste perodo, tem-se que:

f =

Rf

4 Ri RC

Eq. 9.28

Desta forma, verifica-se que possvel modificar a frequncia da onda triangular e quadrada variando-se qualquer um dos quatro componentes do circuito, j que as frequncias destes dois sinais so iguais e dados pela mesma equao.

Por outro lado, a amplitude da onda quadrada determinada pela tenso de saturao de A2. Tambm possvel limitar esta amplitude colocandose diodos zener na sada de A2, conforme mostrado na figura 9.4. Conclui-se portanto que no circuito da figura 9.8 a amplitude da onda quadrada e da onda triangular so diretamente proporcionais ao nvel de sada de A2 (VSAT ou VZ). Alm disto, Ri e Rf determinam os pontos de gatilhamento do comparador e juntamente com R e C determinama frequncia da onda triangular e consequentemente da onda quadrada, limitando assim o ajuste deste circuito. EXEMPLO NUMRICO 9.3 Para o circuito da figura 9.8, tem-se que: R = 10K; C = 0,1F; Ri = 100K; Rf = 820K e VSAT = 10V. a Calcular a aplitude da onda quadrada e da triangular; b Calcular a frequncia destes sinais. Soluo: a Aplitude da onda quadrada:

Vqpp = VSAT (VSAT ) 2VSAT


Vqpp 20Volts
Amplitude da onda triangular:

VTpp = 2

Ri VSAT Rf

VTpp = 2

100 K 10V 820 K

VTpp = 2, 44Volts
b Calcular a frequncia destes sinais.

f =

Rf

4 Ri RC

820 K 4 100 K 10 K 0,1 F

f = 2, 05KHz

9.3 GERADOR DENTE-DE-SERRA Em algumas aplicaes praticas torna-se necessrio a utilizao de um sinal tipo dente-de-serra. Assim, por exemplo, para se obter uma imagem do sinal de entrada aplicado ao canal vertical de um osciloscpio necessrio aplicar um sinal dente-de-serra (denominado sinal de varredura) no canal horizontal simultaneamente. O dente-de-serra est contido no circuito interno do osciloscpio e o ajuste da frequncia do mesmo feito atravs de um contador externo (base de tempo ou SWEEP-TIMA/DIV) existente no painel do osciloscpio. Na figura 9.9, tem-se o circuito bsico de um gerador dente-de-serra com AMPOP. Neste circuito, o controle de gerao da rampa feito atravs de um transistor de unijuno programvel (PUT), em paralelo com o capacitor. O pUT um dispositivo da famlia dos tiristores, ou seja, um dispositivo de quatro camadas (PNPN). O funcionamento do circuito inicia quando a tenso negativa de entrda (VF) produz uma rampa positiva de sada no mesmo. Durante o tempo no qual a rampa est sendo produzida, o circuito atua como integrador comum, ou seja, o capacitor est se carregando e o PUT est cortado. Quando a tenso do anodo (VS) atinge 0,7V acima da tenso do gate (VG), o PUT dispara (passa a conduzir) e o capacitor se descarrega quase instantaneamente. interessante ressaltar que o capacitor no se descarrega completamente devido a tenso direta (VD) a que o PUT fica submetido quando est conduzindo.

Fig. 9.9 Gerador de Dente-de-Serra com AMPOP O processo de descarga continua at que a corrente no PUT cai abaixo do valor da sua corrente de manuteno. Neste ponto, o PUT retorna ao estado de corte e o capacitor reinicia o processo de carga, gerando, assim, outra rampa positiva na sada. Devido a repetitividade deste ciclo de operao, tem-se na sada do circuito um trem de sinais dente-deserra, cuja forma de onda mostrada na figura 9.10.

Fig. 9.10 Forma de Onda de Sada de um Gerador de Dnte-de-Serra.

No circuito da figura 9.10, a frequncia do sinal de sada determinada pela constante de tempo RC, bem como pela amplitude pr-ajustada para o mesmo (VP = VG). Como o perodo do sinal pode ser obtido por:

Eq. 9.29

A frequncia resultante ser:

Eq. 9.30

Na equo 9.29, o perodo T considerado como sendo o tempo necessrio para o capacitor se carregar, j que o tempo para o capacitor descarregar praticamente desprezvel em relao ao primeiro. Na figura 9.11 apresentado um circuito prtico para produzir sinais dente-de-serra confrequncia e amplitude ajustveis atravs do potencimetro linear de 47H. O PUT utilizado (2N6027) muito comum e, portanto, pode ser facilmente encontrado no comrcio. Finalmente, interessante observar que, sendo a frequncia do sinal uma funo da tenso VP, este circuito pode ser considerado um tipo de conversor tenso frequncia ou, at mesmo, um VCO ( oscilador controlado por tenso).

Fig. 9.11 Gerador de Dente-de-Serra Prtico.

9.4 OSCILADORES SENOIDAIS Sinais senoidais so necessrios em vrias aplicaes, como por exemplo, em testes e avaliao de circuitos lineares em sistemas de comunicao, etc. Existem diversas maneiras de se gerar uma forma de onda senoidal, todas elas, entretanto utilizam os sinais de rudos gerados internamente, combinados a um circuito de realimentao positiva. Isto , parte do sinal de sada deve ser realimentado, de modo que na freqncia de oscilao desejada se tenha mxima amplitude do sinal realimentado coincidindo com ngulo de defasagem zero. De modo geral, os pr-requisitos para um circuito produzir senides com baixa distoro, so; Elemento determinante de freqncia; Amplificador; Realimentao positiva; Realimentao negativa auto-ajustvel.

Os geradores de sinais com AMPOP tem uma maior aplicao na faixa de udio (20Hz 30KHz), devido a limitao dos AMPOP com relao a freqncia. Normalmente, usado um circuito RC como elemento determinante da frequncia do gerador de sinal. Dependendo da configurao do circuito RC, pode-se Ter uma ponte de Wien (filtro passa-faixa) ou um circuito duplo T (filtro de Notch). Estes circuitos juntamente com a resposta em

frequncia, so apresentados na figura 9.12 e a frequncia central (fo) calculada pela equao 9.31.

Eq. 9.31

A recuperao do sinal atenuado no elemento determinante da frequncia, realizada por um amplificador. A oscilao ocorre quando a sada desse amplificador realimentada a sua entrada atravs do circuito determinante da frequncia. Alm disto, o sinal realimentado deve estar em fase com o sinal de entrada do amplificador, caso contrrio, o sinal de sada do amplificador amortecido e a oscilao cessa.

Fig. 9.12 Circuitos determinantes da Frequncia de um Oscilador Senoidal com as respectivas Respostas em Frequncia.

A figura 9.13 apresenta duas formas de realimentao positiva. O amplificador no inversor da figura 9.13.a requer um elemento determinante de frequncia que no produza deslocamento de fase no sinal gerado, enquento que o amplificador inversor da figura 9.13.b

requer um elemento determinante de frequcia que produza um deslocamento de 180o na fase do sinal gerado.

Fig. 9.13 Realimentao Positiva do Oscilador Senoidal.

Considerando que o ele

TIRAR DO BOLESTAD

Tambm, torna-se necessrio acerescentar uma realimentao negativa, auto-ajustvel, para garantir a estabilidade do ganho do amplificador. Essa realimentao funciona como controle automtico de ganho (CAG), principalmente quando a alimentao ligada ou quando uma carga conectada a sada do oscilador e a condio A = 1 alterada. 9.4.1 OSCILADOR USANDO PONTE DE WIEN Um dos osciladores senoidais mais usados na faixa de udiofrequncia baseado no circuito ponte de Wien (filtro passa-faixa), apresentado na figura 9.12. Nesse circuito, a impedncia dos elementos em srie (Z1) dada por:

Eq. 9.32

Onde: S = j Por outro lado, a impedncia dos elememtos dada por:

Eq. 9.33

Neste caso, a relao entre a tenso de sada e a tenso de entrada ser dada por:

Eq. 9.34 Substituindo-se os valores de Z1 e Z2 na equao 9.34 e separando-se os termos da parte real e imaginria, resulta que:

Eq. 9.35

Para que o circuito entre em oscilao, colocado um amplificador entre a sada VS e a entrada VF, conforme mostrado na figura 9.14. Pelo critrio de Barkhausen, tem-se A = 1, o que implica em real. Para que isso acontea, a parte imaginria da equao 9.35 deve ser igual a zero, de modo que:

Eq. 9.36

Resultando ento:

Eq. 9.37

Ou:

Eq. 9.38

Convm ressaltar que se os resistores e os capacitores no forem iguais (R1 R2 e C1 C2, onde R1, C1 pertencem ao elemento srie e R2, C2 ao elemento paralelo) a frequncia de oscilao ser dada por:

Eq. 9.39

Fig. 9.14 Oscilador senoidal Usando Ponte de Wien e AMPOP

Portanto, na frequncia fo, e somente nesta frequncia, tem-se um deslocamento de fase nulo na ponte de Wien, uma realimentao positiva (regenerativa) e A = 1, de modo que = 1/3 na equao 9.35.

Como a ponte de Wien atenua de 1/3 o sinal na frequncia fo, o amplificador deve fornecer um ganho exato de 3, para manter a oscilao. Caso A > 3 o sinal cresce at a saturao do amplificador e caso A < 3 o sinal diminui at que VS = 0. O controle ou limitao de amplitude do sinal pode ser feito de vrias formas: Utilizando uma lmpada em lugar de Ri, utilizando diodos de sinal em antiparalelo ou diodos zener em oposio. Em alguns circuitos mais sofisticados so usados dispositivos JFET ou MOSFET para prover o controle de amplitude. Na figura 9.15 apresentado um circuito oscilador com ponte de Wien, no qual o controle de amplitude feito por dois diodos de chaveamento rpido (1N914 ou 1N4148) e um potencimetro em srie com Rf. Rf representa a resistncia CA de um diodo que estiver conduzindo em um dado instante. Considerando o ganho do circuito como sendo a relao de VS para V1, conforme est indicado na figura 9.15, tem=se que:

Eq. 9.40

Ou seja:

Eq. 9.41

Fig. 9.15 Oscilador Senoidal usando Ponte de Wien

Os diodos D1 e D2 executam a funo do controle automtico de ganho (CAG). No CAG, medida que a tenso de sada VS aumenta, a resistncia CA (RCA) do diodo que estiver conduzindo diminui (pois RCA 0,26/ID na temperatura ambiente), devido ao aumento da corrente instantnea ID no mesmo. Consequentemente, o fator de realimentao negativa aumenta e a relao VS/V1, se torna menor do que trs, reduzindo ou amortecendo a amplitude de oscilao. Na situao oposta (VS diminui), RCA aumenta e VS/V1 fica superior a trs, levando a sada para uma condio de oscilao crescente, distorcendo o sinal e, finalmente, conduzindo-o saturao. Assim sendo, a a partida do oscilador se dar quando, atravs do potencimetro a razo VS/V1 for ajustada para trs. Atravs da equao 9.38, verifica-se que a oscilao pode ser ajustada travs de R ou C. Normalmente prefervel variar R de forma contnua e idntica atravs de um potencimetro duplo, conforme est indicado na figura 9.15. As variaes de C devem ser feitas com valores discretos dentro da faixa cmercialmente disponvel. Evidentemente, no se deve usar capacitores eletrolticos no circuito oscilador. Para proteger o circuito oscilador contra possvel sobrecarga na sada e possibilitar a alimentao de cargas de baixa impedncia de entrada, deve-se usar na sua sada um seguidor de tenso ou buffer.

9.4.2. OSCILADOR USANDO O CIRCUITO DUPLO T Um oscilador senoidal usando um circuito duplo T (filtro notch) como elemento determinantre de frequncia apresentado na figura 9.16. Neste circuito, os resistores Ri e Rf produzem realimentao positiva no AMPOOP para sinais de todas as frequncias. Na realimentao negativa tem-se o filtro notch, o qual deixa passar sinais de todas as frequncias, exceto, na frequncia de oscilao desejada, de modo que o ganho do AMPOP diminui para outras frequncias e aumenta na frequncia de oscilao. Desta forma, somente o sinais na frequncia de oscilao realimentado positivamente sem realimentao negativa, resultando em um ganho suficiente para garantir a oscilao.

Fig. 9.16 Oscilador Senoidal Usando Duplo T.

Os diodos zener Z1 e Z2 produzem uma realimentao negativa autoajustvel. Quando o sinal de sada de baixa amplitude, Z1 e Z2 esto cortados e a realimentao negativa bastante reduzida na frequncia de oscilao. Isto resulta em um aumento do ganho do amplificador aumentando portanto o pico do sinal de sada at que os zener passem a conduzir. Nesse instante, as resistncias dos zener se reduzem produzindo mais realimentao negativa (sempre na frequncia de oscilao) reduzindo assim, o ganho do amplificador. Dessa forma, a mnima tenso de sada dada por:

Eq. 9.42

Por outro lado, aumentando-se Ri resulta no aumento da realimentao positiva, da amplitude do sinal de sada e da realimentao negativa como compensao. Embora seja possvel controlar a amplitude seta forma, um aumento em amplitude pode produzir um aumento na quantidade de distoro. Tal como no oscilador com ponte de Wien, a mnima distoro do oscilador com duplo T ocorre na mnima amplitude de sada e a frequncia de oscilao pode ser calculada pela equao 9,38. Isto pode ser verificado fazendo-se uma anlise semelhante a do oscilador com ponte de Wien. Os aspectos a serem levados em considerao para escolha de um oscilador com ponte de Wien ou duplo T so os seguintes: A A frequncia do oscilador com duplo T, pode ser ajustada com um s resistor, enquanto que para o oscilador com ponte de Wien ambos os resistores devem ser ajustados simultaneamente para sintonizar a frequncia; B O filtro duplo T mais seletivo que aponte de Wien, tornando o oscilador com duplo T mais estvel e menos sensvel a carga; C No oscilador com duplo T, o nvel preciso de realimentao no to crtico quanto no caso do que usa ponte de Wien , tornando-o mais fcil de ser ajustado; D O oscilador com ponte de Wien requer menos componentes.

9.5. GERADOR DE FUNES O Gerador de Funes constitudo normalmente de um circuito que pode produzir simultaneamente onda triangular, quadrada e senoidal. Alm disto bastante fcil variar a frequncia de 0,01Hz at;e 100KHz sem distoro significante em qualquer um destes sinais. Esta flexibilidade torna o gerador de funes o mais popular dos geradores de forma de onda. O circuito bsico de um gerador de funes com AMPOP apresentado na figura 9.17. O gerador de onda triangular e quadrada semelhante ao estudado na seo 9.2. A onda senoidal obtida a partir da onda triangular atravs de um circuito conformador de senoide. Este circuito possui um arranjo de resistores e diodos que alteram o ganho do amplificador inversor, e arredondam desta forma a onda triangular resultando em uma onda senoidal com baixa distoro. A frequncia dos trs sinais controlada pelo potencimentro Rf, com um valor entre 100K e 1M, de modo a se evitar capacitores eletrolticos na realimentao negativa de A1. A chave S1 seleciona as faixas de frequncias dos sinais produzidos pelo gerador, com a conexo do capacitor apropriado, na realimentao de A1. O resistor R3 evita que a sada de A2 seja curto-circuitada para o terra, quando o potenciometro Pf estiver em curto. O comparador a dois nveis utiliza o CI LM 318 pois o mesmo bastante rpido (slew rate tpico de 50V/Seg) e produz uma onda quadrada com transies na subida e na descida mais bruscas que o CI 741.

Fig. 9.17 Gerador de Funes com AMPOP.

O circuito na realimentao de A3 no linear e converte a onda triangular em senoidal. Quando a amplitude da onda triangular bastante baixa, todos os diodos na realimentao de A3 esto cortados e o ganho do amplificador dado por: -Rf/Ri. Isto mostrado no segmento de reta A da figura 9.18.

Fig, (.18 Formas de Onda de Entrada e Sada de um Conversor Senoidal.

Quando a sada atinge a amplitude A no tempo 1, um dos diodos na realimentao negativa passa a conduzir, e Rf fica em paralelo com o resistor, reduzindo portanto o ganho do amplificador. Quando a sada atinge a amplitude B no tempo 2, um segundo diodo passa a conduzir, diminuindo mais ainda o ganho do amplificador. Este processo continua at a sada atingir a amplitude D. A partir desta amplitude ocorre o processo inverso at completar a metade do ciclo. A distoro neste caso muito maior do que a produzida nos osciladores senoidais RC. Entretanto, este o nico caminho prtico de produzir senoides cujas frequncias variam de 0,01HZ at em torno de 10MHz. Finalmente, conclui-se que na sada do gerador de funes deve ser adicionada uma chave seletora de funes e um amplificador para controle de amplitude e offset DC.

Anda mungkin juga menyukai