Anda di halaman 1dari 17

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Escola de Belas Artes

Dept. de Desenho Industrial Curso de Desenho Industrial/ Hab. Projeto de Produto

Tratamento em Metais Processos Termo-Dinmicos

Grupo 01 Ana Paula Azevedo 109093881 Pedro Aurlio Rocha 109029696 Fellipe Machado 109093920

Rio de Janeiro /2011

ndice

Sobre a empresa visitada

Pag. 03 Pag. 04

O que Tratamento Trmico dos Metais? Descrio Prtica Pag. 05 Pag. 07

Estruturas Cristalinas Grupos Bsicos

Pag. 08 Pag. 09 Pag. 12 Pag. 15

Tratamentos Trmicos Calricos

Tratamentos Trmicos Termoqumicos Tratamento em Metais No-ferrrosos Concluso Pag. 16 Referncias Bibliogrficas Pag.17

Sobre a Empresa visitada


A Temperao Rio Tratamento Trmico de Ao e Metais Ltda., foi fundada 1973, procurando atender ao segmento de mercado que necessita da Prestao de Servios de Tratamento Trmico e Termoqumico de Ao e Metais. A empresa se localiza na Rua Cascais, 191/203/207 e 211 Penha Circular; Contatos disponveis: Telefone: (21) 2560-7741/ Fax: (21) 2560-7741/ e-mail: vendas@temperacorio.com.br Nosso contato na empresa foi o senhor Claudio Tupam Lopes, Diretor Comercial da empresa, tambm responsvel pela criao dos processos da empresa para cada cliente e material especfico, de acordo com a normatizao necessria (ASME, AWS, PETROBRAS, etc.) Para maiores informaes sobre os tratamentos oferecidos na Temperao e os fornos utilizados vide seu site (http://temperacorio.com.br/), pois este traz um bom panorama da capacidade da empresa.

O que Tratamento Trmico dos Metais

Tratamento trmico o conjunto de operaes de aquecimento e resfriamento a que so submetidos os metais, sob condies controladas de temperatura, tempo, atmosfera e velocidade (de resfriamento), tendo como objetivo alterar as suas propriedades ou agregar determinadas caractersticas. As propriedades dos metais dependem, em princpio, da sua estrutura. Os tratamentos trmicos modificam, em maior ou menor escala, essa estrutura dos metais, resultando, assim, na alterao (mais acentuada ou menos) de suas propriedades. Por isso, pode-se perfeitamente perceber a importncia dos tratamentos trmicos, visto que essas alteraes e agregaes de propriedade influenciam diretamente na execuo de processos como a usinagem e so extremamente importante para conferir caractersticas especficas para os diversos usos que o metal pode ter.

Descrio Prtica do Tratamento Trmico em Metais


O conceito bsico de tratamento trmico de metais consiste em:

Aquecer o metal a certa temperatura, sob uma certa velocidade; Manter o metal aquecido a esta temperatura, por certo tempo; Resfriar o metal a certa velocidade para que o mesmo apresente as caractersticas metalrgicas e mecnicas desejadas;

Ou seja, basicamente, aquecer, manter quente por um tempo e resfriar.

Existem diversos tratamentos trmicos que podem ser aplicados a um metal. A determinao de qual o tipo correto depender das caractersticas que se deseja obter, tais como, resistncia mecnica, dureza, estrutura metalrgica, tamanho de gro, usinabilidade, dentre muitas outras; Da liga metlica envolvida e da durabilidade (vida til) que se deseja alcanar, tudo isso sem modificar o estado fsico do metal.

Sempre que fizermos um tratamento trmico, o seu sucesso ou fracasso ser determinado por alguns fatores-chave que devero ser muito bem observados. Um erro de avaliao de um deles far com que tenhamos como resultado uma microestrutura diferente da prevista e por conseqncia um material com propriedades diferentes das desejadas.

Temperatura Sempre que fazemos uma transformao partimos de uma microestrutura de maior energia para uma microestrutura de menor energia. No caso dos tratamentos trmicos a passagem de uma microestrutura para outra requer sempre um aquecimento para que se chegue a um nvel de energia que permita a transformao.

Tempo de Permanncia Quando levamos um ao at uma temperatura elevada, as transformaes no ocorrem instantaneamente. A transformao leva certo tempo para ocorrer e
5

depende do tipo que ir ocorrer. Desta forma o tempo em que o metal dever permanecer nas temperaturas submetidas depender da composio do mesmo.

Velocidade de Resfriamento Talvez o fator mais crtico para o sucesso de um tratamento trmico seja o resfriamento da pea aps seu aquecimento. Um erro na avaliao da velocidade correta de resfriamento poder conduzir a uma estrutura completamente diferente da pretendida o que far com que o material fique com propriedades completamente diferentes das planejadas.

Estruturas Cristalinas em Metais

As estruturas dos materiais podem ser dividas em dois tipos as amorfas e as cristalinas, as estruturas amorfas so as que no possuem regularidade na distribuio dos tomos j as estruturas cristalinas possuem essa regularidade, os tomos esto organizados em composies tridimensionais bem definidas e que se repetem. Todos os metais apresentam estruturas cristalinas e isso muito importante para a anlise dos processos termodinmicos de transformao de metais

Definies bsicas: Clula unitria: O menos grupo de atomos presente numa estrutura cristalina que forma por repetio essa estrutura maior. Nmero de coordenao: Nmero de clulas unitrias vizinhas que esto fazendo ligaes como a clula unitria basica. Fator de empacotamento atmico: o volume dos tomos de uma clula unitaria dividido pelo volume total da clula unitria. As estruturas cristalinas podem se organizar nas seguintes clulas unitrias que esto abaixo:

Alotropia ou Polimorfismo
Alotropia ou polimorfismo a propriedade presente em mais ou menos 40% dos tomos faz com que metais apresentem diferentes estruturas cristalinas dependendo da temperatura e presso submetidas no metal.

Grupos Bsicos
Os tratamentos trmicos em metais ferrosos (aos e os ferros fundidos) se dividem em dois grandes grupos que so:

TTC - Tratamentos Trmicos Calricos: So aqueles tratamentos onde somente existe a influncia do calor e do resfriamento dos metais. So eles: Normalizao Recozimento Tmpera Tmpera Superficial Revenimento/Alvio de Tenses Austmpera Martmpera

TTT - Tratamentos Trmicos Termoqumicos: So aqueles que alm de existir o calor e o resfriamento, existe ainda a adio de elementos qumicos na superfcie do metal. So eles: Cementao Nitretao (N) Carbonitretao (C e N)

Alm disso, h tratamentos executados em metais no ferrosos (e aos inoxidveis). So eles: Solubilizao Envelhecimento Homogeneizao Recozimento

Tratamentos Trmicos Calricos

Normalizao
Trata-se de um aquecimento do ao at uma certa temperatura elevada (zona crtica), porm, com resfriamento mais rpido, temperatura ambiente, tendo como resultado uma estrutura com granulao mais fina. A principal finalidade da normalizao conseguir a melhoria das condies de usinabilidade do ao. Tambm feita, muitas vezes, como preparao para outros tratamentos trmicos (como a tmpera) e para refinar estruturas brutas de fuso (peas fundidas). Em comparao com o recozimento, a resistncia mecnica obtida na normalizao mais alta, porm a ductilidade menor.

Recozimento
No recozimento o aquecimento do ao ocorre acima da zona crtica seguido de resfriamento lento, por exemplo, dentro do forno. Geralmente realizado com o fim de alcanar um ou vrios dos seguintes objetivos: remover tenses devidas ao tratamentos mecnico, diminuir a dureza para melhorar a usinabilidade do ao, alterar as propriedades mecnicas como resistncia, ductilidade etc., modificar as caractersticas eltricas e magnticas, ajustar o tamanho do gro, regularizar a textura bruta, remover gases, produzir uma microestrutura definida, ou eliminar os efeitos de quaisquer tratamento trmicos ou mecnicos a que o ao tiver sido anteriormente submetido.

Tmpera
A tmpera consiste no aquecimento do material metlico at zona crtica seguido de um resfriamento rpido em gua, leo ou banho de sal para se obter uma estrutura com maior dureza, como resultado da tmpera tambm se obtm uma reduo da ductibilidade e da tenacidade. Alm do aparecimento de tenses internas no material, por esses motivos esse processo costuma ser seguido do processo de revenimento.

Tmpera Superficial
Este tipo de tratamento trmico muito utilizado em peas metlicas como engrenagens que sofrem esforos elevados em sua superfcie, mas devem manter o ncleo tenaz e dctil, pois a pea metlica, mesmo sendo slida deve trabalhar como se fosse uma mola, onde a superfcie recebe o impacto e o esforo e o ncleo aceita estes esforos sem se romper ou se deformar. Neste tipo de processo o aquecimento da pea metlica feito por chama ou por induo, ambos estes processos requerem elevadssimo controle para que a pea no seja deformada.

Vantagens comparativas do endurecimento superficial em relao ao total: Dificuldades tcnicas decorrentes do tratamento trmico de peas de grandes dimenses; Diminuio do risco de trincas em peas de grandes dimenses; Possibilidade de endurecimento apenas regies submetidas ao desgaste; Economia - Emprego de aos de baixa temperabilidade (aos ao carbono de custo mais baixo) no lugar de aos de alta temperabilidade (custo mais elevado); Produtividade o tratamento de tmpera superficial mais rpido;

10

Revenimento
Aps um tratamento trmico de tmpera a resultante apresenta altssima dureza e tenacidade baixa. Para complementar a tmpera o tratamento trmico deve seguir com o revenimento da pea, resultando em um material que mantm alta dureza, porm com a tenacidade aumentada. No revenimento a pea submetida a elevadas temperaturas, porm menores daquelas usadas no aquecimento durante processo de tmpera, e se necessrio isto deve ser feito repetidas vezes. Feito em faixas de temperatura mais baixas o revenimento muitas vezes chamado de alvio de tenses. um processo essencial para a obteno de um ao que combine alta dureza, tenacidade e a resistncia mecnica.

Austmpera
um tratamento onde o material aquecido acima da zona crtica e depois resfriado em duas etapas. A primeira etapa um resfriamento rpido at uma temperatura ligeiramente acima da temperatura final do processo de tmpera (normalmente o material mergulhado em sal fundido). O material permanece nesta temperatura durante um certo tempo at ganhar dureza e alta tenacidade. Depois resfriado at a temperatura ambiente.

Comparado com materiais temperados e revenidos, os austemperados apresentam maior tenacidade e menor dureza, porm, nem todos os aos e nem todas as sees de pea apresentam os resultados positivos da austmpera.

11

Martmpera
Martmpera, ou tmpera interrompida, uma forma de tratamento trmico de tmpera visando amenizar a distoro ou empenamento que se produz durante o resfriamento rpido de peas de ao. O ao aquecido acima da zona crtica, resfriado em leo quente ou sal fundido mantido a uma temperatura ligeiramente acima da temperatura final do processo de tmpera at que a temperatura atravs de toda a seo do ao se torne uniforme. Aps isso, ento, resfriado a velocidade moderada (geralmente ao ar) de modo a prevenir grandes diferenas entre a temperatura interna e externa da pea. Sendo feita dessa maneira, a transformao acontece com alguma uniformidade de temperatura na pea, evitando ou diminuindo a formao de tenses residuais, ou seja, distores ou empenamentos.

12

Tratamentos Trmicos Termoqumicos

Cementao
O mtodo consiste essencialmente no aquecimento da pea envolta em um meio rico em carbono, fazendo com que o carbono difunda para o interior aumentando o teor de carbono da camada superficial. Como o processo envolve a difuso do carbono, necessrio que se d o tempo necessrio para que isto ocorra. Tempos crescentes propiciam maiores espessuras das camadas cementadas. Alguns fatores exercem influncia tanto na espessura da camada cementada como na profundidade do endurecimento.

Os tipos de cementao so:

Cementao Gasosa - O processo realizado em fornos com atmosfera controlada, onde o potencial de carbono est acima de 0,5%.

Cementao Lquida - O processo realizado em banhos lquidos, com sais fundidos (Banho de Sal).

Cementao Slida (Em Caixa) - O processo realizado em peas cobertas com material slido, rico em carbono.

Nitretao
o processo pelo qual se difunde nitrognio na superfcie formando nitretos de ferro, os quais conferem aumento de dureza superficial, garantindo maior vida til aos materiais sujeitos a mecanismos desgastantes. A nitretao trs menos empenamento em relao a cementao, devida a execuo em baixa temperatura porm, a camada de nitreto de ferro mais fina.

13

Carbonitretao
Tratamento termoqumico em que se promove o enriquecimento superficial simultneo com carbono e nitrognio. A carbonitretao em banho de sal um tratamento que se enquadra entre a nitretao e a cementao. por este motivo que a temperatura da carbonitretao se situa entre as temperaturas destes dois processos. Utilizase para peas que necessitam de alta dureza superficial, alta resistncia fadiga de contato e submetidas a cargas superficiais moderadas.

14

Tratamentos Trmicos em Metais No-Ferrosos

Solubilizao
Tratamento onde um ou mais constituintes entram em soluo. Geralmente caracterizado por um resfriamento rpido destinado reteno daqueles constituintes em soluo na temperatura ambiente. Utiliza-se para peas que, durante as diversas etapas de produo, apresentam segregaes dos elementos de liga da matriz bsica. freqentemente realizado em aos inoxidveis, embora seja uma liga ferrosa. As temperaturas utilizadas nos tratamentos trmicos de solubilizao so elevadas e mais prximas do ponto de fuso das ligas.

Envelhecimento
Esse tratamento visa o oposto da solubilizao. O tratamento trmico de envelhecimento visa a formao de precipitados atravs do reaquecimento da liga solubilizada, possibilitando aumentos de dureza, maior resistncia trao e menor corroso.

Homogeneizao
Esse tratamento trmico visa homogeneizar a composio qumica do material. comumente realizado em peas fundidas e seu tempo de durao bastante longo, podendo chegar a dias. As temperaturas dos tratamentos trmicos de homogeneizao so prximas das temperaturas utilizadas nos tratamentos trmicos de solubilizao.

15

Concluso

Depois de fazer a visita Temperao e pesquisar em diversas fontes sobre os tratamentos trmicos disponveis, vimos que esses processos so imprescindveis nos usos moderno dos metais e que h uma variedade gigantesca de tratamentos que podem ser escolhidos de acordo com as propriedades do material e do resultado desejado (alm da normatizao envolvida), por isso, o trabalho foi esclarecedor no mbito de nos informar que esses processos existem, fazendo com que compreendssemos, melhor, assim, maneiras de agregar as propriedades aos metais.

16

Referncias Bibliogrficas

http://temperacorio.com.br/ (setembro/2011) http://sites.poli.usp.br/d/pmr2202/arquivos/Tratamento_termico_e_superfi cial.pdf (setembro/2011) http://www.durferrit.com.br/produtos.asp (outubro/2011) http://amigonerd.net/trabalho/43677-tratamento-termico (outubro/2011) http://www.metalmundi.com/si/site/0139 (outubro/2011) http://www.jung.com.br/2010/home/conceitos (outubro/2011) http://www.spectru.com.br/Metalurgia/diversos/tratamento.pdf (novembro/2011) http://www.dalmolim.com.br/EDUCACAO/MATERIAIS/Biblimat/estrutura.p df (novembro/2011) http://pt.scribd.com/doc/52358864/2/ESTRUTURA-CRISTALINA-DOSMETAIS (novembro/2011) http://blogdoprofessorcarlao.blogspot.com/2010/11/estrutura-cristalinados-metais_07.html (novembro/2011) http://www.lufer.com.br/tratamentos_termicos/tratamentos_termicos.php# Austenitizacao (novembro/2011)

17

Anda mungkin juga menyukai