Anda di halaman 1dari 4

HISTRIA DO SOFTWARE LIVRE

No incio dos anos 80, Richard M. Stallman vivia como todos os hackers, trocando cdigos de softwares. Porm em determinado momento, Stallman precisa do cdigo fonte, o programa que controlava a impressora. Um amigo dele tinha acesso ao cdigo fonte, mas no foi possvel cede-lo. Porque tinha um contrato de sigilo com a empresa que o desenvolveu. Stallman ento viu que era preciso criar um meio de liberdade para compartilhar o software. No comeo de 1984 ele criou o projeto GNU o Sistema Operacional Livre e convidou as pessoas para participar. Para segurana e privacidade da liberdade do software Richard M. Stallman criou 4 liberdades: 1 liberdade: A liberdade de executar o software, para qualquer uso. 2 liberdade: A liberdade de estudar o funcionamento de um programa e de adapt-lo s suas necessidades. 3 liberdade: A liberdade de redistribuir cpias. 4 liberdade: A liberdade de aperfeioar o programa e de tornar as novas modificaes pblicas de modo que a comunidade inteira se beneficie da melhoria.

Definio de Software Livre Para entendimento dos processadores do computador so criados, atravs de cdigos especficos, sistemas digitais ou programas. Esses cdigos podem ser mantidos em cofres com sete chaves ou publicados livremente para que outros programadores possam melhor-lo sem que o criador fique de mos vazias. Normalmente, as empresas que desenvolvem esses cdigos no os divulgam e cobram pelo sistema j em uso tornando o custo alto. Atravs de idealistas de liberdade digital, foram criados os software livres Software livre nada mais do que a liberdade digital, ou seja, a liberdade de utilizar, compartilhar e desenvolver programas para computador sem imposio de conceito, valor ou regras capitalistas, fundamental para o desenvolvmento organizacional, pois, traz a reduao da depndencia tecnolgica. Para os criadores de softwares convencionais, cada pessoa que utiliza sistemas fceis e que requerem menor uso de neurnios como uma seita que prega a iluso da felicidade, sim necessrio programas que facilitam a vida o trabalho, mas o direito de experimentar, testar, diversificar seria o correto.

Onde o Software Livre pode ser usado A utilizao do software livre cabe em todos os nveis do uso da informtica, escolas e faculdades, empresas , uso pessoal, governamental e outros, com uma diferena dos demais softwares, no tem custo. Vantagens e benefcios do uso de software livre nas empresas brasileiras Durante anos, as organizaes estiveram presas a uma rede de computadores que utilizavam os mesmos programas com os mesmos recursos. Apesar de toda necessidade de se utilizar softwares com diversas possibilidades, pouco se falava de um tipo diferente de programas de computao. No decorrer do processo de criao de novos softwares, veio a descoberta de um modelo que pudesse ser alterado, editado e compartilhado por pessoas distintas, sem que essas pessoas fossem proprietrias do sistema. Esse modelo impactou o mercado de softwares e ocasionou grande aceitao inicial nos EUA, posteriormente, se expandindo para diversos pases. Com o Brasil no foi diferente. J temos muitos casos de sucesso de empresas que aderiram ao uso do software livre, assim como Banco Ita, GVT, e at mesmo o Exrcito, comprovando a cada ano os benefcios de ser o prprio editor de seus programas. Vamos analisar, por exemplo, o Exrcito Brasileiro, que aderiu ao sistema em 2003. Desde ento, a organizao alcanou grandes avanos

Principais razes para a Migrao: 1) Economia de custos a mdio e longo prazo com software fechado. 2) Maiores segurana, estabilidade e disponibilidade, proporcionadas pelo SL. 3)Eliminao de mudanas compulsrias que os modelos fechados impem, periodicamente, aos seus usurios, em virtude da descontinuidade de suporte a verses. 4) Independncia tecnolgica. 5) Desenvolvimento de conhecimento local. 6) Possibilidade de auditabilidade dos sistemas. 7) Independncia de um nico fornecedor.

DIFICULDADES PREVISVEIS Aps decorridos dois anos do esforo de migrao para SL no Exrcito Brasileiro, as principais dificuldades foram: a. O alto custo de migrao; b. Dificuldades de divulgao inerentes complexidade estrutural e abrangncia geogrfica do Exrcito; c. Carncia de pessoal especializado em algumas localidades e rotatividade de pessoal no Exrcito; d. Carncia de recursos financeiros, especficos para o suporte ao esforo de migrao; e. Elevado grau de obsolescncia do parque computacional disponvel, o que dificulta a adoo das solues livres mais avanadas na rea de sistema operacional para desktop e pacotes de escritrio.

PORQUE UTILIZ-LO?

Software livre um grande importncia no mundo da computao. De forma bsica, quando um software livre, significa refere liberdade dos usurios executarem, copiarem, distriburem, estudarem, modificarem e aperfeioarem o software. A Linux a cada dia vem ganhando mercado, atraindo novos usurios e cada vez mais trazendo empresas de todos os portes, que buscam um sistema passvel de confiana e barato. Um sistema que pode altera-lo para suprir suas necessidades gastar com sistemas pagos e limitados. Alem do mais, proporciona baixo custo em implementaes pelo simples motivo de ser gratuito. Atualmente, existem no mundo um nmero enorme de programadores e colaboradores que trabalham com um nico objetivo: ter um sistema operacional robusto, confiante, dinmico e que, principalmente, esteja ao alcance de todos. A idia muito simples: para ser um sistema ao alcance de todos, todos podem colaborar, mostrar suas idias, participar.

Bibliografia http://www.softwarelivre.gov.br/noticias/BancoBrasil/ http://www.cybershark.net/artigos/free_software http://softwarelivre.org/portal/comunidade/pesquisa-da-fundacao-eclipseaponta-crescimento-de-linux

Anda mungkin juga menyukai