Anda di halaman 1dari 6

domingo, 28 de agosto de 2011

Roscea tem cura?

Com 5 sesses de Luz Pulsada e Laser para Vasos a pessoa com Roscea volta a ter uma pele normal e clara como antes!
Voc sabe o que Roscea ? Ela uma condio mdica benigna, que tem um aspecto semelhante a acne, que afeta a face e causa uma vermelhido importante, e no uma doena contagiosa. Estima-se que s nos EUA pelo menos 16 milhes de pessoas sejam portadoras de Roscea, e 45 milhes no mundo todo. A maioria das pessoas com Roscea so caucasianos e tem a pele clara.

Os principais sinais e sintomas da Roscea so rubor facial, vermelhido face (manchas avermelhadas, s vezes uma nica mancha em cada bochecha), ardncia face, pequenas ppulas (se na fase ppulopustulosa) e pstulas, vermelhas vasos sanguneos fininhos , olhos irritados e ressecados com ardncia. Estas crises de vermelhido flushing no incio so transitrias, vo e vem de acordo com o clima, com a alimentao, se a pessoa tomou uma bebida muito quente, ou uma bebida alcolica, ou uma comida muito apimentada, ou saiu no frio, ou no calor excessivo, ela fica subitamente vermelha, se fez um esporte, se deu uma corrida, s que esta crise de vermelhido na face no como a que ocorre em uma pessoa normal, que depois que cessa o calor por exemplo, uns 10 ou 15 minutos, a pessoa j volta a sua cor normal. Na pessoa que tem Roscea demora muito tempo para esta vermelhido desaparecer, s vezes mais de 1 hora. Estas crises vo ficando cada vez mais freqentes, o que dilata mais e mais os vasos, o que por sua vez torna a vermelhido mais permanente. Somente Laser e Luz Pulsada podero eliminar estes vasos e esta vermelhido da pele, cujos resultados j so muito evidentes desde a 1a sesso.

Ela geralmente acomete as bochechas no incio, depois o nariz, depois a testa e o queixo. Ela se manifesta geralmente depois dos 30 anos e acomete mais as mulheres que os homens, porm mais severa nos homens.

Os efeitos da Roscea no nariz e nos olhos - o nariz uma das primeiras reas a ficar vermelhas e as pessoas costumam dizer que tem um nariz de palhao. Se no tratado este nariz vai se tornando com a pele cada vez mais espessa, bulbosa, devido a hipertrofia das glndulas sebceas (chama-se Rinofima esta fase da Roscea que acomete o nariz, e ocorre quase que somente em homens, e o tratamento com Laser ablativo de CO2 fracionado ou Erbium), e metade das pessoas vo ter sintomas oculares que se manifestam por sensao de ardor, secura e aspereza nos olhos, uma espcie de conjuntivite. Pode tambm ser acompanhado de vermelhido das plpebras e sensibilidade luz. A Roscea ocular se no tratada poder ocasionar uma Ceratite Roscea e poder haver um dano crnea.

A maioria das pessoas no sabe que tem Roscea e que esta uma condio tratvel, apenas assumem a sua vermelhido como se fosse uma condio familiar ou gentica ou algum outro problema, e muitas vezes passam anos e anos utilizando produtos cosmticos e realizando cuidados que s fazem piorar a Roscea ao invs de melhor-la.

Ela considerada uma doena crnica, no curvel, mas controlvel ao ponto da pessoa poder ficar sem qualquer evidncia externa da mesma por muitos anos, se no por toda a vida.

As causas da Roscea ainda so desconhecidas, porm sabe-se que existe um componente gentico envolvido, associado a exposio ao sol, a presena de um caro nos folculos pilosos pode estar associada, o uso de medicamentos que fazem a vasodilatao excessiva dos vasos sanguneos outra causa. Associado a estes fatores existem aqueles que so os agravantes, que servem para irritar a pele da face, dilatar mais ainda os vasos sanguneos, aumentando com isto a vermelhido que vai se tornando cada vez mais permanente, de crises transitrias passam a permanentes.

As vezes ela chamada (erroneamente) de acne do adulto, mas so patologias totalmente diferentes, apenas no aspecto tem alguma similaridade, j que as ppulas e pstulas lembram

espinhas e confundem a pessoa que passa a pensar que aquilo acne. Estas ppulas e pstulas no apresentam qualquer contedo em seu interior.

No existe um exame que faa o diagnstico de Roscea, este diagnstico essencialmente clnico, ou seja, somente um mdico clnico ou dermatologista poder firmar este diagnstico com base nos sinais e sintomas encontrados, o que no difcil de fazer desde que com o conhecimento adequado. Porm, a falta de diagnstico, s vezes, faz a pessoa, perder anos e anos de poder ter uma condio facial mais agradvel, de ter um aspecto melhor, de ter uma vida social melhor, sem os transtornos ocasionados pela Roscea.

O curso natural da Roscea - se ela no tratada ela s tende a piorar ao longo dos anos, que o que ocorre com a maioria das pessoas que tem Roscea, que acham que tem esta vermelhido porque so italianos ou porque so de origem alem ou porque tem a pele clara, ou porque o pai era assim, ou porque a me era igualzinha, ou porque pegou muito sol, enfim, as pessoas sempre tem uma explicao para o seu problema e acabam no procurando um mdico para fazer um diagnstico correto e estabelecer o tratamento adequado.

Quais

os

subtipos

de

Roscea

existentes:

1- Roscea Eritematotelangectsica - telangectasias so os pequenos vasinhos vermelhos e este subtipo aquele que se caracteriza principalmente por crises de vermelhido (flushing) e persistente eritema facial central, ocasionados pelo excesso de vasinhos (telangectasias) que vo se formando ao longo dos anos, mais na regio central da face.

2- Roscea Ppulopustular - caracterizada por persistente eritema facial central com ppulas e pstulas transitrias. Este o subtipo que lembra a acne vulgar, exceto pela ausncia de comedes a no ser em situaes em que as 2 patologias coexistam, isto , quando a pessoa tem Roscea e Acne vulgar, a ela vai apresentar ppulas, pstulas e comedes, e espinhas, o que muitas vezes ocasiona a confuso diagnstica por anos a fio e a pessoa permanece sem tratamento para a Roscea.

3- Roscea Fimatosa - quando ocorre o espessamento da pele do nariz, com nodularidades e aumento da superfcie. O Rinofima (no nariz) a mais comum apresentao deste subtipo, mas pode ocorre no queixo, bochechas, orelhas, testa.

4- Roscea Ocular - deve-se considerar o diagnstico de Roscea quando apresentar 1 ou mais dos seguintes sintomas - hiperemia interpalpebral conjuntival, sensao de corpo estranho nos olhos, queimao, ardncia, coceira, secura, sensibilidade luz, viso turva, telangectasias da margem da conjuntiva, blefarite, conjuntivite, irregularidade das margens palpebrais. Sinais oculares podem ocorrer antes que manifestaes cutneas ocorram em at 20% das pessoas

O tratamento da Roscea feito ento baseado na terapia com Luz Pulsada para tratar os vasos j existentes, j dilatados permanentemente, pois no h outra maneira de remov-los a no ser com Luz Pulsada ou Laser NdYag, que um Laser prprio para remoo de vasos. O resultado excelente aps 3 a 4 sesses de Luz Pulsada ou Laser, a pele deixa de ter aquelas crises de vermelhido, volta a ficar clara.

Uma vez feita a remoo dos vasinhos, tem o tratamento tpico que dever ser feito por um tempo que depender da fase em que a Roscea se encontra. E o terceiro item do tratamento igualmente importante so os aspectos de cuidados gerais e cosmticos da pele, que tero importante papel na preveno da recidiva de novas crises, da recidiva dos vasinhos, vermelhido, das ppulas e pstulas. Se a pessoas entender estes cuidados talvez nunca tenha que repetir o tratamento a Laser ou Luz Pulsada porque poder nunca mais voltar ao estgio inicial da sua Roscea. Dentre estes cuidados existem at cosmticos especiais para quem tem Roscea, e at maquiagem especfica para pessoas portadoras de peles sensveis, com vermelhido excessiva.

A pessoa que tem dvidas se apresenta ou no Roscea, a melhor coisa que deve fazer uma avaliao-consulta com uma mdico especialista no assunto para fazer o diagnstico adequado, e caso seja Roscea mesmo, ento classific-la de acordo com a fase em que se encontra

Roscea Fotos:

traar

um

plano

teraputico

adequado.

roscea do tipo ppulopustular

roscea do tipo eritematotelangectsica

Rinofima

Anda mungkin juga menyukai