Anda di halaman 1dari 97

LEI N 2.044, de 29.11.84. Institui o Cdigo Tributrio do Municpio de Cricima, e d outras providncias.

Importante: Leis 2197, 3212, 4164 - Licena Sanitria; Leis 3219, 3437, 4145 - Taxas Bombeiro e Militar; Leis 3220, 4283 - ISQN sobre edificaes; Lei 4203 - altera art. 76 parcelamento, da lei 2044; Leis 4273, 4275 - iss guia de Apurao e Informao; Lei 4279 - Iseno de impostos para entidades; Lei 4459 - Dvida Ativa; Lei 4463 - Iluminao Pblica; Lei Complementar 020 - Tributao de Cooperativas; Lei Complementar 023 - ISS; Lei Complementar 024 - Desconto Tributrios; Lei Complementar 025 - Planta Genrica - clculo; Lei Complementar 026 - Taxas de lixo - resduos slidos; Lei Complementar 027 - ITBI e IPTU; Lei Complementar 028 ISS As leis mencionadas acima no esto no Cdigo Tributrio, mas disponveis no Site.

Eu, JOS AUGUSTO HLSE, Prefeito Municipal de Cricima, fao saber a todos os habitantes deste Municpio, que a Cmara Municipal aprovou e eu sanciono a presente Lei: LIVRO I TTULO I DISPOSIES PRELIMINARES Art. 1. Este Cdigo institui o Sistema Tributrio Municipal, dispondo sobre os fatos geradores, os contribuintes, as bases de clculo, a incidncia, as alquotas, o lanamento, a cobrana, a fiscalizao e o recolhimento de tributos municipais, estabelecendo normas de direito tributrio a eles pertinentes, disciplinando a aplicao de penalidades, a concesso de iseno, as reclamaes, os recursos e definidos as obrigaes acessrias e a responsabilidade dos contribuintes.

TTULO II NORMAS GERAIS TRIBUTRIAS CAPITULO I LEGISLAO TRIBUTRA Art. 2. Lei Tributria, todo ato votado pela Cmara de Municipal de vereadores, versando, no todo ou em parte, sobre a instituio, conceituao, incidncias, cobranas, fiscalizao e extino de tributos, promulgada na forma prescrita pelas normas legais vigentes. Art. 3. Somente a Lei poder estabelecer: IIIIIIIVVVIInstituio de tributos ou sua extino; Majorao de tributo ou sua reduo; Definio de fato gerador da obrigao tributria principal; Fixao de alquotas e das respectivas bases tributrias; Definio de infraes e cominao de penalidades aplicveis; Excluso, suspenso e extino de crditos fiscais, bem como reduo ou dispensa de penalidades.

Pargrafo nico. Traduzir majorao ou reduo de tributo qualquer alterao de sua base tributria, salvo quando decorrente de atualizao do respectivo valor monetrio.

Art. 4. Nenhuma ao ou omisso ser punida, como infrao da legislao tributria, a no ser que esteja definida como tal por Lei tributria vigente, data de sua prtica, nem lhe ser cominada penalidade, no prevista em Lei tributria nas mesmas condies. Art. 5. A Lei tributria, poder cominar penalidade genrica para aes ou omisses, contrrias legislao tributria, quando as quais, no sejam previstas penalidades especificas. Art. 6. A Lei tributria, poder ser regulamentada por ato do Poder Executivo Municipal. Pargrafo nico. O contedo e o alcance dos atos restringe-se aos das Leis em funo das quais hajam sido expedidos. Art. 7. Integram complementarmente a legislao tributrias:

I-

II-

Circulares, instrues, portarias, ordens de servio e demais disposies normativas expedidas pelo Prefeito ou Secretria de Finanas, quando compatveis com a legislao tributria que se destinem a complementar; Prticas, mtodos, processos, usos e costumes de observncia reiterada por parte das autoridades municipais, desde que no contrrios a legislao tributria. CAPITULO II VIGNCIA DA LEGISLAO TRIBUTRIA SEO I VIGNCIA NO ESPAO

Art. 8. A legislao tributria municipal, obrigar em todo o territrio do Municpio de Cricima, ou fora dele, nos limites em que lhe reconheam extraterritorialidade, os convnios de que participe o Municpio. SEO II VIGNCIA NO TEMPO Art. 9. Salvo disposies em contrrio, entram em vigor: IIIAs Leis e os Decretos, na data de sua publicao; Os convnios celebrados, na data de sua assinatura.

Art. 10. Ocorrer no primeiro dia do exerccio seguinte ao da publicao, o tempo inicial de vigncia de Lei tributria que:

IIIIII-

Institua ou majore tributo; Defina novas hipteses de incidncia; Extinga ou reduza isenes, salvo se a Lei dispuser de maneira mais favorvel ao contribuinte atendido, porm o disposto no Artigo 94.

Art. 11. Salvo quando se destinar expressamente vigncia temporria, a Lei tributria, somente ser modificada ou revogada, no todo ou em parte, expressa ou implicitamente, por outra Lei de igual natureza. CAPTULO III APLICAO DA LEGISLAO TRIBUTRIA

Art. 12. A legislao tributria, aplica-se imediatamente aps sua vigncia , aos fatos geradores futuros e pendentes, esses atendidos como aqueles cuja ocorrncia tenha tido incio, mas no esteja completa nos termos do Artigo 22. Art. 13. A legislao tributria vigente aplica-se a ato ou fato pretrito: IIIEm qualquer caso, quando meramente interpretativo, excluda a aplicao de penalidades por infrao dos dispositivos interpretados; Tratando-se de ato no definitivamente julgado:

a) Quando deixe de defini-lo como infrao; b) Quando deixe de trat-lo como contrrio qualquer exigncia de ao ou omisso desde que no tenha sido fraudulento e no tenha implicado em falta de pagamento de tributos; c) Quando lhe comine penalidade menos severas que a prevista na legislao vigente ao tempo em que foi praticado. Art. 14. Somente nas hipteses expressamente previstas nesta Lei, poder ser dispensada a aplicao da legislao tributria vigente. Pargrafo nico. O silncio, a omisso ou a obscuridade da legislao tributria no constituiro motivo bastante para que as autoridades deixem de aplica-la, ou se escusem de despachar, decidir ou sentenciar em casos de sua competncia. Art. 15. facultado ao Chefe do Poder Executivo suspender a aplicao da legislao tributria declarada inconstitucional por deciso irrecorrvel do Poder Judicirio, inclusive com relao a fatos ou atos pretritos ou presentes, at que modificada ou revogada definitivamente. CAPTULO VI INTERPRETAO E INTEGRAO DA LEGISLAO TRIBUTRIA

Art. 16. A interpretao da legislao tributria, atender ao disposto neste captulo. Art. 17. Na ausncia de disposio expressa, a autoridade competente para aplicar a legislao tributria utilizar, sucessivamente e na ordem enunciada: IIIIIIA analogia; Os princpios gerais de direito pblico; A equidade.

Pargrafo nico. Do emprego da analogia, no poder resultar instituio de tributo novo, nem da equidade, a dispensa ou reduo de tributo devido. Art. 18. Os princpios gerais de direito privado, constituem mtodo ou processo supletivo de interpretao da legislao tributria, unicamente para pesquisa de definio dos respectivos efeitos tributrios. Art. 19. A legislao tributria no poder alterar a definio, o contedo e o alcance de institutos, conceitos e formas do direito privado, utilizados, expressa ou implicitamente, pelas Constituies Federal ou Estadual e por Leis que possam definir ou limitar a competncia tributria municipal. Art. 20. Ser interpretada literalmente a legislao tributria que dispuser sobre: IIIIIISuspenso ou excluso de crdito tributrio fiscal; Concesso de redues ou franquias fiscais; Dispensa do cumprimento de obrigaes tributrias acessrias.

Art. 21. A legislao tributria, que defina infraes ou lhes comine penalidades, ser interpretada de maneira mais favorvel ao acusado, em caso de dvida, quanto: IIIIII capitulao legal, natureza ou s circunstncias materiais do fato, ou quanto natureza ou extenso de seus efeitos; autoria, imputabilidade e punibilidade; natureza da penalidade aplicvel, ou sua graduao. TITULO III OBRIGAO TRIBUTRIA CAPTULO I DISPOSIES GERAIS

Art. 22. Obrigao tributria, a relao jurdica de direito pblico, que ocorre entre a Fazenda Municipal e as pessoas naturais ou jurdicas de direito pblico ou privado, subordinadas legislao tributria, ou as quais esta seja aplicvel. Pargrafo nico. obrigao tributria, de natureza pessoal ainda que seu cumprimento seja assegurado por garantia real. Art. 23. A obrigao tributria, principal ou acessria.

1. A obrigao principal surge com a ocorrncia do fato gerador, tem por objetivo o pagamento do tributo ou penalidades tributrias e se extingue juntamente com o crdito dela decorrente. 2. A obrigao acessria tem por objetivo prestaes positivas ou negativas, institudas pela legislao tributria no interesse da arrecadao ou da fiscalizao dos tributos municipais decorre, exclusivamente, da referida legislao; surge em conseqncias das definio nela contida, das prestaes que constituem seu objeto, e subsiste enquanto vigente a mencionada legislao. Art. 24. Alm das especificamente instituda por este Cdigo, constituem obrigaes tributrias acessrias: IApresentao de declaraes e guias, nas pocas prprias, emisso de documentos fiscais previstos neste Cdigo e escriturao em livros prprios, dos fatos geradores de obrigao tributria principal; Conservao e apresentao ao fisco, quando solicitado, de qualquer documentos que, de algum modo, se refira a operao ou situao que constituam fato gerador de obrigao tributria, o que sirva como comprovante da veracidade dos dados consignados em livro ou documentos de natureza fiscal; Prestao, sempre que solicitada, de informaes e esclarecimento que, a critrio do fisco, sejam referentes a fato gerador da obrigao.

II-

III-

Pargrafo nico. A concesso de iseno no ilide a obrigatoriedade das prestaes mencionadas neste Artigo. CAPITULO II FATO GERADOR Art. 25. Fato gerador da obrigao principal, a situao definida em Lei, como necessria e suficiente sua ocorrncia.

I-

Tratando-se de Imposto, o estado de fato ou a situao jurdica definidos pela Lei tributria como dando origem, por si ou por seu resultados, efetivos ou potenciais, ao direito da Fazenda Municipal constituir seu crdito fiscal;

II-

III-

IV-

Tratando-se de taxa, qualquer estado de fato ou situao jurdica que demonstre ter o Municpio exercitado atos de polcia, ou ter o contribuinte se utilizado, efetiva ou potencialmente, do servio pblico especfico e divisvel, que constitua o fundamento de sua instituio; Tratando-se de contribuio de melhoria, qualquer estado de fato ou situao jurdica que demonstrem execuo de obra pblica valorizadora ou beneficiadora de imvel do contribuinte, diretamente relacionada com o fundamento de sua instituio, definidas em Lei tributria como dando origem ao direito da Fazenda Municipal constituir o crdito fiscal correspondente; Tratando-se de penalidade pecuniria, qualquer ao ou omisso definida em Lei tributria como infrao.

Art. 26. Fato gerador da obrigao tributria acessria a situao que, na forma da legislao aplicvel, impe a prestao positiva ou negativa, de obrigao que no seja a principal. Art. 27. Salvo disposio em contrrio, considera-se ocorrido o fato gerador e existente os seus efeitos: IIITratando-se de estado de fato, desde o momento em que se verifiquem as circunstncias materiais necessrias a que produza os efeitos que normalmente lhe so prprios; Tratando-se de situao jurdica, desde o momento em que esteja definitivamente constituda, nos termos do direito aplicvel.

Art. 28. A definio legal do fato gerador, interpretada abstraindo-se: IIIDa validade jurdica dos atos efetivamente praticados pelos contribuintes, responsveis ou terceiros, bem como da natureza de seu objeto ou dos seus efeitos; Dos efeitos dos fatos efetivamente ocorridos. CAPTULO III SEO I SUJEIO ATIVA Art. 29. Sujeito ativo da obrigao tributria, o Municpio de Cricima. CAPTULO IV SUJEIO PASSIVA SEO I

DISPOSIES GERAIS Art. 30. Sujeito passivo da obrigao principal, a pessoa natural ou jurdica de direito pblico ou privado, ou uma unidade econmica com a personalidade jurdica prpria ou por fico legal, que seja obrigada ao pagamento de tributo ou penalidade pecuniria. Pargrafo nico. O sujeito passivo da obrigao principal diz-se: IIIContribuinte, quando tenha relao pessoal e direta com o estado de fato ou a situao jurdica que constitua o respectivo fato gerador; Responsvel, quando, sem revestir a condio de um contribuinte, sua obrigao decorra de disposio expressa na legislao tributria Municipal.

Art. 31. sujeito passivo da obrigao acessria, a pessoa obrigada s prestaes que constituem o seu objeto. Art. 32. As convenes particulares, relativa responsabilidade pelo pagamento de tributos, so inoponveis Fazenda Municipal, quanto a definio do sujeito passivo da obrigao tributria correspondente. SEO II SOLIDARIEDADE Art. 33. Obrigam-se, solidariamente: IIIQuem tiver interesse comum no estado de fato ou situao jurdica que constitua o fato gerador da obrigao principal; Quem expressamente for designado pela legislao tributria municipal.

Pargrafo nico. A solidariedade mencionada neste Artigo, no comporta benefcio de ordem. Art. 34. So efeitos da solidariedade: IIIIIIO pagamento efetuado por um dos obrigados aproveita aos demais; A iseno ou omisso do crdito exonera todos os obrigados, salvo se outorgada pessoalmente a um deles, substituindo, nesse caso, a solidariedade, pelo saldo, quanto aos demais; A interrupo da prescrio, em favor ou contra um dos obrigados, favorece ou prejudica aos demais.

SEO III CAPACIDADE TRIBUTRIA Art. 35. A capacidade tributria passiva decorre do fato de se encontrar a pessoa nas condies prevista na legislao tributria, como dando lugar a obrigao tributria, independentemente: IIIDa capacidade civil das pessoas naturais; De achar-se a pessoa natural sujeita s medidas que importem privao ou limitao do exerccio de atividades civis, comerciais ou profissionais ou da administrao direta de seus bens ou negcios; De estar a pessoa jurdica regularmente constituda, bastando que configure uma unidade econmica ou profissional. SEO IV DOMICLIO TRIBUTRIO Art. 36. Salvo eleio pelo contribuinte ou responsvel, considera-se domiclio tributrio: IIIIIIQuanto s pessoas naturais, a sua residncia habitual, ou, sendo esta incerta ou desconhecida, o centro habitual de suas atividades; Quanto s pessoas jurdicas de direito privado, ou s firmas individuais, o lugar de sua sede, ou, em relao aos atos ou fatos que derem origem obrigao, o de cada estabelecimento; Quanto s pessoa jurdicas de direito pblico, qualquer de suas reparties administrativas, no territrio da entidade tributante.

III-

1. Quando no couber a aplicao das regras fixadas em qualquer dos incisos deste Artigo, considerar-se-, como domiclio tributrio do contribuinte ou responsvel, o lugar da situao dos bens, ou da ocorrncia dos atos ou fatos que deram origem obrigao. 2. lcito, a Fazenda Municipal, recusar o domiclio eleito, quanto impossibilite ou dificulte a arrecadao ou a fiscalizao do tributo, aplicando-se, ento, a regra do Pargrafo anterior. CAPTULO V RESPONSABILIDADE TRIBUTRIA SEO I DISPOSIO GERAL

Art. 37. A Lei poder determinar a transferncia da sujeio passiva da obrigao, excluindo a responsabilidade do contribuinte, ou atribuindo-a a este, em carter supletivo do cumprimento total ou parcial da referida obrigao. Fl. 09, da Lei n 2.044, de 29.11.84. SEO II RESPONSABILIDADE DOS SUCESSORES Art. 38. Sub-rogam-se na pessoa do adquirente, salvo quando transcrita a prova de quitao no ttulo prprio, os crditos fiscais originados da imposio de tributo municipal sobre o patrimnio, bem como da contribuio de melhoria ou de taxas devidas pela prestao de servios referentes a bens imveis. Pargrafo nico. No caso de arrematao em hasta pblica, a subrogao ocorre sobre o respectivo preo. Art. 39. So pessoalmente responsveis: IIIO adquirente ou remitente, pelos tributos relativos aos bens adquiridos ou remidos; O sucessor, a qualquer ttulo, e o cnjuge meeiro, pelos tributos devidos pelo de cujus, at a data da partilha ou adjudicao, limitada esta responsabilidade ao montante do quinho e legado ou da meao; O esplio, pelos tributos devidos pelo de cujus, at a data da abertura da sucesso.

III-

Pargrafo nico. A responsabilidade mencionada nos incisos II e III alcana os juros de mora, multa, e correo monetria, excluindo as penalidades de carter pessoal. Art. 40. A pessoa jurdica de direito privado, que resultar da fuso, transformao ou incorporao de outra, responsvel pelos tributos devidos, at a data do ato, pelas pessoas jurdicas de direito privado fusionadas, transformadas ou incorporadas. Pargrafo nico. O disposto neste Artigo, aplica-se aos casos de extino de pessoas jurdicas de direito privado, quando a explorao de respectivas atividade seja continuada por qualquer scio remanescente, ou seu esplio, sob a mesma ou outra razo social, ou sob firma individual. Art. 41. A pessoa natural ou jurdica de direito privado, que adquirir de outra, por qualquer ttulo, fundo de comrcio ou estabelecimento comercial, industrial ou profissional, e continuar a respectiva explorao, sob a mesma ou outra razo social,

ou sob nome ou firma individual, responde pelos tributos relativos ao fundo ou estabelecimento adquirido, devidos, at a data da aquisio: IIIIntegralmente, se o alienante cessar a explorao de comrcio, industria ou atividade; Subsidiariamente com o alienante, se este, mantendo o mesmo domiclio tributrio, prosseguir na explorao ou iniciar, dentro de 6

(seis) meses a contar da data da alienao, nova atividade no mesmo ou em outro ramo de negcio, industria ou profisso. Art. 42. O disposto nesta Seo aplica-se, por igual, aos crditos tributrios definitivamente constituda, ou em curso de constituio, data dos atos nele referidos, e aos constitudos posteriormente aos mesmos atos, desde que relativos a obrigaes tributrias surgidas at a referida data. SEO III RESPONSABILIDADE DE TERCEIROS Art. 43. Impossibilitado, o contribuinte, de responder pelo cumprimento da obrigao principal, com ele so solidariamente responsveis nos atos em que intervierem, ou pelas omisses de que forem responsveis: IIIIIIIVVVIVIIOs pais, pelos tributos devidos por seus filhos; Os tutores e curadores pelos tributos devidos pelos seus tutelados ou curatelados; Os administradores de bens de terceiros pelos tributos devidos, por estes; O inventariante, pelos tributos devidos pelo esplio; O sndico e o comissrio, pelos tributos devidos pela massa falida ou pelo concordatrio; Os tabelies, escrives e demais serventurios de ofcio, pelos tributos devidos pelos atos praticados por eles, ou perante eles, em razo de seu ofcio; Os scios, no caso de liquidao de sociedade de pessoa.

Pargrafo nico. O disposto neste Artigo, s se aplica, em matria de penalidade, s de carter moratrio. Art. 44. So pessoalmente responsveis pelos crditos com exceo pendentes a obrigaes resultantes de atos praticados com excesso de poderes ou infrao de Lei, contrato social ou estatutos:

IIIIII-

As pessoas referidas no Artigo anterior; Os mandatrios, prepostos ou empregados; Os diretores, gerentes, ou representantes de pessoas jurdicas de direito privado. SEO IV RESPONSABILIDADE POR INFRAES

Art. 45. A responsabilidade por infrao da legislao tributria independe da instruo do agente ou do responsvel e da efetividade, natureza e extenso dos efeitos do ato. Art. 46. A responsabilidade pessoal do agente: I. Quanto s infraes conceituadas por Lei como crimes ou contravenes, salvo quando praticada no exerccio regular de administrao, mandato, cargo ou emprego, ou no cumprimento de ordem expressa emitida por quem de direito; Quanto s infraes que decorrem, direta ou exclusivamente dee dolo especfico:

II.

a) Das pessoas referidas no Artigo 43, contra aquelas por quem respondem; b) Dos mandatrios, prepostos ou empregados, contra seus mandantes, preponentes ou empregadores; c) Dos diretores, gerentes ou representantes de pessoas de direito privado, contra estas. Art. 47. A responsabilidade excluda pela denncia espontnea da infrao, acompanhada, se for o caso, do pagamento do tributo devido e das multas de mora, ou do depsito da importncia arbitrada pela autoridade administrativa, quando o montante da obrigao principal depender de apurao. Pargrafo nico. No se considera espontnea a denncia quando apresentada aps o incio de qualquer procedimento fiscal, relacionado com a infrao. TITULO IV CRDITO TRIBUTRIO CAPTULO I DISP[OSIES GERAIS

Art. 48. O crdito tributrio decorre da obrigao principal e tem a mesma natureza desta. Art. 49. As circunstncias de fato ou de direito que modifiquem, suspendam ou excluam o crdito tributrio, sua extenso, seus efeitos, ou as garantias ou privilgios a ele atribudos, no afetam a obrigao tributria correspondente. Art. 50. O crdito tributrio regularmente constitudo, somente se modifica, suspende, extingue ou exclui nas hiptese previstas neste Cdigo, fora das quais, no podem ser dispensadas a sua efetivao ou as respectivas garantias, sob pena de responsabilidade funcional.

CAPTULO II CONSTITUIO DO CRDITO TRIBUTRIO SEO I LANAMENTO Art. 51. Lanamento o procedimento dos rgos fazendrios destinados a construir o crdito tributrio mediante a verificao da ocorrncia da obrigao tributria correspondente, a determinao da matria tributvel, o clculo do montante tributvel, a identificao do contribuinte, e, sendo o caso, a aplicao da penalidade pecuniria. Art. 52. O exerccio do lanamento vinculado a obrigatrio, sob pena de responsabilidade funcional, ressalvadas as hipteses de excluso ou suspenso de crdito fiscal na legislao tributria municipal. Art. 53. O lanamento reporta-se data em que haja surgido a obrigao tributria principal e reger-se- pela Lei ento vigente, ainda que posteriormente modificada ou revogada. Pargrafo nico. Aplica-se ao lanamento a legislao que, posteriormente ao nascimento da obrigao, haja institudo novos critrios de apurao da base de clculo, estabelecidos novos mtodos de fiscalizao, ampliando os poderes de investigao das autoridades municipais, ou outorgado maiores garantias e privilgios Fazenda, exceto, no ltimo caso para atribuir responsabilidade tributria a terceiros. Art. 54. O lanamento regularmente notificado ao sujeito passivo, s pode ser alterado em virtude de:

IIIIII-

Impugnao do sujeito passivo; Recurso de ofcio; Iniciativa de ofcio da autoridade administrativa, nos casos previstos no Artigo 59.

Art. 55. A omisso ou erro de lanamento no exime o contribuinte do cumprimento da obrigao tributria, nem qualquer modo lhe aproveita. Art. 56. Os lanamentos, assim como suas alteraes, sero comunicados aos contribuintes: IIIIIIPor notificao direta; Por Edital, afixado na Prefeitura Municipal; Por publicao, em jornal com circulao local. SEO II MODALIDADE DE LANAMENTO

Art. 57. O lanamento ser efetuado com base nos dados constantes no Cadastro Fiscal e nas declaraes apresentadas pelos contribuintes, na forma e nas pocas estabelecidas na legislao tributria municipal. 1. As declaraes, devero conter todos os elementos e dados necessrios ao conhecimento do fato gerador das obrigaes tributrias e verificao do montante do crdito tributrio correspondente. 2. A retificao da declarao por iniciativa do prprio declarante, quando vise a reduzir ou a excluir tributo, s admissvel mediante comprovao do erro em que se funda, antes d notificado o lanamento. 3. Os erros contidos na declarao e apurveis pelo seu exame sero retificados de ofcio pelo servidor a que competir a reviso daquela. Art. 58. Quando o clculo do tributo tenha por base ou tome em considerao o valor ou preo de bens ou servios, a autoridade lanadora, mediante processo regular, arbitrar aquele valor ou preo, com base nos elementos disponveis, sempre que sejam omissos ou no meream f as declaraes apresentadas, ou os esclarecimentos prestados, ou os documentos expedidos pelo sujeito passivo, o terceiro, legalmente obrigado, ressalvadas, em caso de contestao, avaliao contraditria, administrativa ou judicial. Art. 59. O lanamento, efetuado e revisto de oficio pelo rgo fazendrio nos seguintes casos:

IIIIII-

IVVVIVII-

Quando assim o determine a legislao tributria; Quando a declarao no seja prestada, por quem de direito, no prazo e na forma do disposto na legislao tributria; Quando a pessoa legalmente obrigada, embora tenha prestado declarao nos termos do Inciso anterior, deixe de atender, na forma legal, a pedido de esclarecimento formulado pela Fazenda Municipal, recuse-se a presta-lo, ou no o preste satisfatoriamente, a juzo daquele rgo; Quando se comprove falsidade, erro ou omisso quanto a qualquer elemento definido na legislao como sendo de declarao obrigatria; Quando se comprove omisso ou inexatido por parte da pessoa legalmente obrigada, no exerccio da atividade a que refere o Artigo seguinte; Quando se comprove ao ou omisso do sujeito passivo, ou terceiro legalmente obrigado que d lugar aplicao de penalidade pecuniria; Quando se comprove que o sujeito passivo, ou terceiro em benefcio daquele, agiu como dolo, fraude ou simulao;

VIII- Quando deva ser apreciado fato no conhecido ou no aprovado por ocasio do lanamento anterior; IXQuando se comprove que, no lanamento anterior, ocorreu fraude ou falta funcional de quem o efetuou, ou omisso, pela mesma autoridade, de ato, ou formalidade essencial. Pargrafo nico. A reviso do lanamento s pode ser iniciada enquanto no extinto o direito da Fazenda Municipal. Art. 60. O lanamento por homologao, que ocorre quanto aos tributos cuja legislao atribua ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento sem prvio exame da autoridade municipal competente, opera-se pelo ato em que a referida autoridade, tomando conhecimento de atividade assim exercida pelo obrigado, expressamente a homologa. 1. O pagamento antecipado, pelo obrigado, nos termos deste Artigo, extingue o crdito sob condio resolutria ulterior homologao do lanamento. 2. No influem sobre a obrigao tributria, quaisquer atos anteriores homologao, praticados pelo sujeito passivo ou por terceiro, visando a extino total ou parcial do crdito.

3. Os atos a que se refere o Pargrafo anterior, sero, considerados na apurao do saldo porventura devido e sendo o caso, na imposio de penalidade ou sua graduao. 4. fixado em 05 (cinco) anos o prazo homologao contados da ocorrncia do fato gerador. Esgotado o referido prazo sem que Fazenda Municipal tenha se pronunciado, considera-se homologado o lanamento e definitivamente extinto o crdito salvo se comprovada a existncia de dolo, fraude ou simulao. CAPITULO III SUSPENSO DO CRDITO TRIBUTRIO SEO I DISPOSIES GERAIS Art. 61. Suspendem a exigibilidade do crdito tributrio: IIIIIIIVA moratria; O depsito do seu montante integral; As reclamaes e os recursos, na forma, disposto neste Cdigo; A concesso de liminar em mandato de segurana.

Pargrafo nico. O disposto neste artigo no dispensa o cumprimento das obrigaes impostas pela legislao tributria e dependentes da obrigao principal cujo crdito seja suspenso, ou dela conseqente. SEO II MORATRIA Art. 62. A moratria poder ser concedida por Lei municipal tanto em carter geral como em carter individual ressalvado o disposto no Artigo 66. Art. 63. A Lei que conceder a moratria especificar, sem prejuzo de outros requisitos: IIIIIIPrazo de durao do favor; Condies de concesso do favor, em carter individual; Sendo o caso:

a) Os tributos a que se aplica; b) A atribuio ao Chefe do Poder Executivo para fixar o nmero de prestaes e seus vencimentos, dentro do prazo a que se refere o Inciso I;

c) As garantias devidas pelo beneficiado no caso de concesso de favor em carter individual; d) rea de sua aplicabilidade. Art. 64. A moratria somente abranger os crditos definitivamente constitudos data da Lei que a conceder, ou cujo lanamento j tenha sido iniciado aquela data, por notificao regularmente expedida. Art. 65. A concesso de moratria em carter individual somente produzir efeitos aps declarada pela autoridade administrativa competente, assim, como no gerar direito adquirido e ser revogada de ofcio, sempre que se apure que o beneficiado no satisfazia ou deixou de satisfazer as condies, ou no cumpria ou deixou de cumprir os requisitos para a concesso do favor, cobrando-se o crdito acrescido de juros de mora, mais correo monetria: IIICom imposio de penalidade cabveis, nos casos de dolo ou simulao do beneficiado, ou de terceiro, em benefcio daquele; Sem imposio de penalidade, nos demais casos.

Pargrafo nico. No caso do Inciso I, o tempo decorrido entre a concesso da moratria e sua revogao no se computa para efeito da prescrio do direito cobrana do crdito; No caso do Inciso II, a revogao s pode ocorrer antes de prescrito o referido direito.

Art. 66. A moratria no aproveitar, sob hiptese alguma, aos casos de dolo, fraude, simulao do seu sujeito passivo, ou de terceiro, em benefcio daquele. CAPITULO IV EXTINO DO CRDITO TRIBUTRIO SEO I MODALIDADE DE EXTINO Art. 67. Extinguem o crdito tributrio: IIIIIIIVVVIVIIO pagamento; A compensao; A transao; A remisso; A prescrio; A converso de depsito em renda; A homologao do lanamento, nos casos de pagamento antecipados, nos termos do disposto no Artigo 60, e seus Pargrafos 1 e 4;

VIII- A consignao em pagamento, nos termos do disposto no Artigo 74; IXA deciso irrecorrvel proferida em instncia administrativa; XA deciso judicial passada em julgado. Pargrafo nico. A extino total ou parcial do crdito no impede a posterior verificao da exatido de sua constituio, nos termos do disposto nos artigos. SEO II PAGAMENTO Art. 68. O pagamento integral do crdito tributrio e seus acrscimos, em caso algum, dispensado pela imposio de qualquer penalidade, ou pelo cumprimento da mesma. Art. 69. O pagamento de um crdito no importa em presuno de pagamento: IIIQuando parcial, das prestaes em que se decomponha; Quando total, de outros crditos referentes ao mesmo ou a outros tributos.

Art. 70. O pagamento dever ser efetuado na repartio competente da Prefeitura Municipal ou em estabelecimento bancrio devidamente credenciado.

Pargrafo nico. A critrio do Secretrio de finanas, e mediante da provocao do contribuinte, poder ser permitido o pagamento em local distinto e mencionado neste Artigo. Art. 71. Quando no expressamente fixado na legislao tributria, o termo final do prazo para o pagamento do crdito fiscal, coincidir com o 30 (trigsimo) dia subsequente data da ocorrncia do fato gerador. Art. 72. O pagamento ser efetuado em moeda corrente ou cheque visado. Pargrafo nico. Nos casos em pagamento em cheque visado, considerase extinto, o crdito fiscal, somente aps o resgate do mesmo pelo sacado.

Art. 73. Existindo, simultaneamente, dois ou mais dbitos vencidos, do mesmo sujeito passivo, relativos ao mesmo ou a diferentes tributos, ou provenientes de penalidade pecuniria, ou juros de mora, ou Correo Monetria, ser determinada a imputao de acordo com as seguintes regras na ordem enunciada: IIIIIIIVEm primeiro lugar, aos dbitos por obrigao prpria, e , em segundo, aos decorrentes de responsabilidade tributria; Primeiramente, a contribuio de melhoria, depois as taxas, e por fim aos impostos; Na ordem crescente aos prazos de prescrio; Na ordem decrescente dos montantes.

Art. 74. Admitir-se- a consignao em pagamentos nos casos: IIIIIIDe recusa de recebimento, ou subordinao deste ao pagamento de outros tributos ou de penalidade, ou ao cumprimento de obrigao acessria, no prevista na legislao tributria; De subordinao de recebimento ao cumprimento de exigncia administrativa em fundamento legal; De exigncia, por outro Municpio, de igual tributo sobre o mesmo fato gerador.

1. Somente se aceitar o pagamento na forma prevista por este Artigo, se a consignao versar, exclusivamente, sobre o crdito que o contribuinte se prope a pagar. 2. Julgada procedente a consignao, o pagamento se reputa efetuado, e a importncia consignada ser convertida em renda; julgada improcedente, no todo ou em parte, cobrar-se- o crdito acrescido dos juros de mora, correo monetria, e das penalidades cabveis. Art. 75. lcito ao Poder Executivo, delegar atribuies a estabelecimentos bancrios sediados neste Municpio, para receberem tributos municipais. SUBSEO I PAGAMENTO PARCELADO Art. 76. A critrio da Secretria de finanas, poder ser autorizado o pagamento parcelado de crditos fiscais referentes: Icorreo monetria; II contribuio de melhoria. I- Aos impostos, quando acrescido o principal de multa, juros e

1. O pagamento ser decomposto em parcelas, com vencimentos definidos, e o nmero delas, em hiptese alguma, exceder de 36 (trinta e seis). 2. A interrupo no pagamento de qualquer das parcelas causar a suspenso do benefcio, considerando-se vencidas todas as prestaes vencidas. Art. 77. O parcelamento, ser concedido pelo Secretrio de Finanas, mediante despacho exarado em requerimento firmado pelo contribuinte. Pargrafo nico. No se conhecer de requerimento interposto em data posterior, ao termo final do prazo concedido para o pagamento normal de crdito fiscal. Art. 78. O pagamento parcelado ser prometido mediante uma garantia dada pelo devedor Fazenda Pblica Municipal. SUBSEO II PAGAMENTO INDEVIDO Art. 79. O contribuinte tem direito, independente de prvio protesto, restituio total ou parcial e tributo, seja qual for a modalidade do seu pagamento, nos seguintes casos: IIIIIICobrana ou pagamento de tributo a maior que o devido em face da legislao tributria ou da natureza ou das circunstncias materiais do fato gerador efetivamente ocorrido; Erro na identificao do contribuinte, na determinao da alquota aplicvel, no clculo do montante do tributo, ou na elaborao ou conferncia de qualquer documento relativo ao pagamento; Reforma, anulao, revogao ou resciso de deciso condenatria.

Art. 80. A restituio de tributos que comporte, por sua natureza, transferncia do respectivo encargo financeiro, somente ser feita a quem prove haver assumido o referido encargo, ou no caso de t-lo.

Art. 81. A restituio total ou parcial do tributo, d lugar a restituio, na mesma proporo, dos juros de mora e das penalidades pecunirias pela causa da restituio.

Pargrafo nico. A restituio vence juros no capitalizveis de 2% (dois por cento) ao ms, a partir do trnsito em julgado da deciso definitiva que a determinar. Art. 82. O direito de pleitear a restituio extingue-se com o decurso do prazo de 5 (cinco) anos contados: IIINas hipteses dos Incisos I e II do Artigo 79, da data da extino do crdito tributrio; Na hiptese do Inciso III, do mesmo Artigo, da data em que se tornar definitiva a deciso administrativa ou passar em julgado a deciso judicial, que tenha reformado, anulado, revogado, ou rescindido a deciso condenatria.

Art. 83. Nos termos da Lei Federal, prescrever em 2 (dois) anos a ao anulatria da deciso administrativa que denegar a restituio. Pargrafo nico. O prazo de prescrio interrompido pelo incio da ao judicial, recomeando o seu curso, por metade, a partir da intimao validamente feita ao representante da Fazenda Municipal. Art. 84. A restituio ser autorizada pelo Secretrio de Finanas, em processo de curso regular, iniciado pelo contribuinte interessado. Pargrafo nico. Quando se tratar de tributos e multas ilegalmente arrecadadas por motivo de erro cometido pelo fisco, ou pelo contribuinte, regularmente apurado, a restituio ser feita de ofcio, mediante determinao do Secretrio de finanas em representao formulada pelo rgo Fazendrio devidamente processado. Art. 85. Nenhuma restituio ser efetivada, sem que seja recolhido o preo de expediente, calculado em tabela prpria. SEO III COMPENSAO art. 86. O Poder Executivo, poder permitir compensao de crditos tributrios com crditos lquidos e certos, vencidos e vincendos, do sujeito passivo, contra a Fazenda Municipal. 1. Sendo vincendo o crdito do sujeito passivo, o seu montante, no dever sofrer reduo maior que o valor correspondente ao juro de 1% (hum por cento) ao

ms, pelo tempo que decorrer a data da compensao e a do vencimento, salvo desconto espontneo ofertado pelo sujeito passivo. 2. A compensao, ser sempre deferida em processo regular e seus termos sero lavradas em livros prprio. SEO IV TRANSAO E REMISSO Art. 87. A Lei municipal, poder facultar a declarao de extino do crdito tributrio por transao ou remisso. 1. No caso de transao, a Lei estabelecer as condies impostas Fazenda e ao sujeito passivo. 2. No caso de remisso, total ou parcial, a Lei determinar o atendimento: IIIIIIIV situao econmica do sujeito passivo; Ao erro ou ignorncia escusveis do sujeito passivo, quanto a matria de fato; diminuta importncia do crdito tributrio; s condies peculiares de determinada regio do Municpio.

3. A declarao da extino da competncia do Prefeito Municipal e ser expressa, fundamentadamente, em processo regular. Art. 88. A extino do crdito tributrio por remisso no gerar direito adquirido, aplicando-se, quando cabvel, o disposto no Artigo 65. SEO V PRESCRIO E DECADNCIA Art. 89. O direito da Fazenda Municipal, constituir o crdito tributrio, extingue-se aps 5 (cinco) anos, contados: IIIDo primeiro dia do exerccio seguinte, aquele que o lanamento poderia ter sido efetuado; Da data em se tornar definitiva a deciso que houver anulado, por vcio formal, o lanamento anteriormente efetuado.

Pargrafo nico. O direito a que se refere este Artigo extingue-se definitivamente com o decurso do prazo nele previsto, contado da data em que tenha sido iniciada a constituio do crdito tributrio pela notificao, ao sujeito passivo, qualquer medida preparatria indispensvel ao lanamento.

Art. 90. A ao para a cobrana do crdito tributrio, prescreve em 5 (cinco) anos, contados da data da sua constituio definitiva ao lanamento. Pargrafo nico. A prescrio se interrompe: IIIIIIIVPela citao pessoal feita ao devedor; Pelo protesto judicial; Por qualquer ato judicial que constitua o devedor em mora; Por qualquer ato inequvoco, ainda que extra judicial, que importe e reconhecimento do dbito pelo devedor. CAPTULO V EXCLUSO DO CRDITO TRIBUTRIO SEO I DISPOSIES GERAIS Art. 91. Excluem a exigibilidade do crdito tributrio: IIIA iseno; A anistia.

Pargrafo nico. A excluso do crdito tributrio no dispensa o cumprimento das obrigaes acessrias dependentes da obrigao principal, cujo crdito seja excludo, ou dela conseqentes. SEO II DA ISENO Art. 92. Iseno, a excluso do crdito tributrio mediante dispensa legal. 1. Iseno ser sempre declarada pelo Prefeito Municipal, em requerimento interposto pelo contribuinte interessado quando necessrio, no qual fique provado o preenchimento das condies e o cumprimento aos requisitos previstos em Lei. 2. Tratando-se de tributo lanado por perodo certo de tempo, a declarao mencionada no Pargrafo anterior, ser renovada antes da expirao da cada perodo, cessando automaticamente a iseno a partir do primeiro dia do perodo, para qual o interessado deixar de promover a sua renovao.

3. No se conceder iseno do pagamento de tributos institudo posteriormente sua concesso. 4. A iseno somente produzir efeito a partir da declarao mencionada no Pargrafo 1, deste Artigo.

Art. 93. A concesso no traduzir direito adquirido, podendo ser cassada a qualquer tempo, na forma da legislao vigente, salvo quando concedida por prazo determinado. SEO III ANISTIA Art. 94. A anistia, somente ser concedida por Lei, abranger as infraes cometidas anteriormente sua vigncia e no se aplicar: IAos atos qualificados em Lei como crime ou contraveno, e aos que, mesmo sem essa qualificao, sejam praticados com dolo, fraude ou simulao pelo sujeito passivo, ou por terceiro, em benefcio daquele; s infraes resultantes do concluio entre duas ou mais pessoas naturais ou jurdicas .

II-

Art. 95. A anistia poder ser concedida: IIIEm carter geral; Limitadamente:

a) s infraes da legislao relativa a determinado tributo; b) s infraes punidas com penalidade pecunirias at 50% (cinqenta por cento) da UFM; c) determinada regio do territrio do Municpio em funo das condies ele peculiares; d) Sob condies de pagamento de tributo no prazo fixado. Art. 96. A anistia, quando no concedida em carter geral, efetiva, em cada caso, por despacho do Prefeito Municipal, em requerimento com o qual o interessado faa prova do preenchimento das condies e requisitos previsto em Lei para sua concesso. Art. 97. O despacho referido no Artigo anterior, no gera direito adquirido, aplicando-se,. quando cabvel, o disposto no Artigo 65.

CAPTULO VI GARANTIAS E PRIVILGIOS DO CRDITO TRIBUTRIO SEO I DISPOSIES GERAIS Art. 98. A enumerao das garantias atribudas neste Captulo ao crdito tributrio, no exclui outras que sejam expressamente prevista em Lei, em funo da natureza ou das caractersticas do tributo a que se refiram.

Pargrafo nico. A natureza das garantias atribudas ao crdito tributrio no altera a natureza deste, nem a da obrigao tributria a que corresponda. Art. 99. Sem prejuzo dos privilgios especiais sobre determinados bens, que sejam previsto em Lei, responde pelo pagamento do crdito tributrio, a totalidade dos bens e das rendas de qualquer origem ou natureza, do sujeito passivo, seu esplio ou a massa falida, inclusive os gravados por nus real ou clusula de inalienabilidade ou impenhorabilidade, seja qual for a data da constituio do nus ou da clusula, executados unicamente os bens que a Lei declare absolutamente impenhorveis. Art. 100. Presume-se fraudulenta a alienao ou onerao de bens ou rendas, ou seu comeo, por sujeito passivo em dbito para com a Fazenda Municipal por crdito tributrio regularmente inscrito como dvida ativa. Pargrafo nico. O disposto neste Artigo no se aplica na hiptese de terem sido reservadas, pelo devedor, bens ou rendas suficientes ao total pagamento da dvida em fase de execuo. SEO II PREFERNCIAS Art. 101. O crdito tributrio prefere a qualquer outro, seja qual for a natureza ou o tempo da constituio deste, ressalvados os crditos decorrentes da legislao de trabalho. Art. 102. A cobrana judicial do crdito tributrio, no sujeita a concurso de credores ou habilitao em falncia, concordata, inventrio ou arrolamento. Pargrafo nico. O concurso de preferncia, somente se verifica entre pessoas jurdicas de direito pblico, na: IIIIIIUnio; Estados, Distrito Federal e Territrios; Municpios.

Art. 103. So encargos da massa falida, pagveis preferencialmente a quaisquer outros e s dvidas da massa, os crditos tributrios vencidos e vincendos, exigveis no decurso do processo de falncia. 1. Contestado o crdito tributrio, o juiz remeter as partes do processo competente, mandado reservar bens suficiente extino total do crdito e seus acrscimo, se a massa no puder efetuar a garantia da instalao por outra forma, ouvido, quanto natureza e valor dos bens reservados, e representante da Fazenda Municipal. 2. O disposto neste Artigo aplica-se aos processos de concordata. Art. 104. So pagos preferencialmente a quaisquer crditos habilitados em inventrio ou arrolamento, ou a outros encargos do monte, os crditos tributrios vencidos ou vincendos, a cargo do de cujus ou de seu esplio, exigveis no decurso do processo de inventrio ou arrolamento. Pargrafo nico. Contestado o crdito tributrio, proceder-se- na forma do disposto no 1 do Artigo anterior. Art. 105. So pagos preferencialmente a quaisquer outros, os crditos tributrios vencidos ou vincendos, a cargo de pessoas jurdicas de direito privado em liquidao judicial ou voluntria exigveis no decurso da liquidao. Art. 106. No ser concedida concordata nem declarada a extino das obrigaes do falido, sem que o requerente, faa prova de quitao de todos os tributos municipais relativo sua atividade. Art. 107. Nenhuma sentena de julgamento de partilha ou adjudio, ser proferida, sem prova de quitao de todos os tributos municipais relativos aos bens do esplio, ou s suas rendas. Art. 108. Salvo quando expressamente autorizada por Lei, nenhuma repartio municipal celebrar contrato ou aceitar proposta em concorrncia pblica, sem que o contratante ou proponente, faa prova de quitao de todos os tributos devidos ao tesouro do Municpio, relativos atividade em cujo exerccio contrata ou concorre. TTULO V ADMINISTRAO TRIBUTRIA CAPTULO I FISCALIZAO

Art. 109. A aplicao da legislao tributaria municipal, ser fiscalizada privativamente, pelos integrantes do grupo fiscal, lotados na Secretria de Finanas do Municpio ou por quem, pelo Prefeito Municipal, para tal fim, se for especialmente designado. Pargrafo nico. A fiscalizao ser extensiva s pessoas naturais ou jurdicas, contribuinte ou no, inclusive as que gozem de imunidade ou iseno de carter pessoal, e implicar na obrigatria prestao de assistncia tcnica ao contribuinte, ou responsvel. Art. 110. So de exibio obrigatria ao fisco, os livros, arquivos, documentos, papis de efeitos comerciais ou fiscais, dos comerciantes, industriais, produtores e prestadores de servios.

Pargrafo nico. inoponvel determinao contida neste Artigo, qualquer restrio excludente ou limitativa. Art. 111. Os livros de escriturao fiscal institudos pela legislao tributria, e os comprovantes dos lanamentos neles efetuados sero conservados at que ocorra a prescrio dos crditos tributrios, decorrentes das operaes a que se referiam. Art. 112. De todos os exames de diligncias fiscais se lavrar, sob assinatura do respectivo agente, termo circunstanciado do apurado, dele constado alm do que for julgado conveniente, as datas iniciais e finais, do perodo fiscalizado, e a relao dos livros e documentos examinados. Pargrafo nico. O termo ser lavrado no estabelecimento ou local em que se efetivar a fiscalizao, em livro fiscal exibido ou inexistente esse, em formulrio prprios, caso em que se entregar pessoa sujeita a fiscalizao, cpia autenticada pelo agente fiscal. Art. 113. O termo mencionado no Artigo anterior expressar claramente, a data do incio da fiscalizao, no podendo o prazo entre essa e a sua concluso ser superior a 30 (trinta) dias corridos. Pargrafo nico. O prazo referido neste Artigo poder ser dilatado por mais de 30 (trinta) dias, desde que o agente fiscal faa prova perante a Secretria de Finanas, da sua necessidade.

Art. 114. Mediante intimao escrita, so obrigados a prestar aos agentes fiscais todas as informaes de que disponham com relao aos bens, negcios ou atividades de terceiros: IIIIIIIVVVIVIIOs tabelies e demais serventurios de ofcio; Os bancos, casas bancrias, caixas econmicas e demais instituies financeiras; Os corretores, leiloeiros e despachantes oficiais; Os inventariantes; Os sndicos, comissrios e liquidatrios; Os transportadores; Quaisquer outras entidades ou pessoas que a Lei designe, em razo de seu cargo, ofcio, funo, ministrio, atividade ou profisso.

Pargrafo nico. A obrigao prevista neste Artigo no abrange a prestao de informaes quanto a fatos sobre os quais os informantes estejam legalmente obrigados a observar segredo em razo de cargo, ofcio, funo, ministrio, atividade ou profisso. Art. 115. Alm da competncia para notificar, representar, autuar e aprender bens e documentos, poder a Fazenda Municipal, por seus agentes, com a finalidade de Obter elementos que lhe permitam verificar a exatido das declaraes apresentadas pelos contribuintes e responsveis e de determinar, com preciso, a natureza e o montante dos crditos tributrios: IIIIIIIVVExigir, a qualquer tempo, a exibio de livros e comprovantes dos atos e operaes que possam constituir fato gerador de obrigaes tributrias; Fazer inspeo nos locais e estabelecimentos onde se exercem as atividades sujeitas a obrigao tributria, ou nos bens ou servio, que constituam matria tributria; Exigir informaes e comunicaes escritas ou verbais; Notificar o contribuinte ou responsvel para comparecer s reparties fazendrias; Requisitar auxlio de fora pblica, estadual ou federal, quando forem os agentes vtimas de embarao ou desacato no exerccio de suas funes, ou enquanto seja necessria efetivao de medidas previstas na legislao tributria, ainda que no se configure fato definido em Lei como crime ou contraveno.

Art.116. Sem prejuzo do disposto na legislao criminal, vedada a divulgao, para qualquer fim, por parte da Fazenda Pblica ou de seus funcionrios, de qualquer informao, obtida em razo do ofcio, sobre a situao econmica ou financeira dos seus negcios ou atividades. Pargrafo nico. Executam-se do disposto neste Artigo, unicamente, os casos previstos no Artigo seguinte e os de requisio regular da autoridade judiciria no interesse da justia. Art. 117. A Fazenda Municipal, poder prestar e receber assistncia das Fazendas da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e de outros Municpios, para a fiscalizao dos tributos respectivos e de permuta de informaes, na forma estabelecida, em carter geral especfico, por Lei ou convnio. CAPTULO II PROCESSO FISCAL SEO I SUBSEO I REPRESENTAO Art. 118. Quando no includo no grupo fisco, o agente fazendrio, assim como qualquer outra pessoa o poder fazer, representar contra toda ao ou emisso contrria disposio deste cdigo ou quando nela includo, para solicitar: I. Sugesto de contribuinte a regime especial de fiscalizao;

II. III. IV. V.

Cancelamento de regime ou contrato especial estabelecido em benefcio do contribuinte; Suspenso de licena; Cancelamento ou suspenso de iseno; Interdio de estabelecimento.

Art. 119. A representao far-se- em petio assinada e mencionar, em letra legvel, o nome, a profisso e o endereo do seu autor. Ser acompanhada de provas ou indicar os elementos destas e mencionar os meios ou circunstncias em razo das quais se tornou conhecida a infrao. Pargrafo nico. No se admitir representao feita por quem haja sido scio, diretor, preposto ou empregado do contribuinte, quando relativa a fatos anteriores a data em que tenha perdido essa qualidade. Art. 120. Recebida a representao, a Secretria de Finanas determinar as diligncias necessrias apurao da veracidade do fato denunciado, para fim de

notificao, situao, cominao de penalidade ou de encaminhamento ao Chefe do Poder Executivo, ou ainda do arquivamento da representao. SUBSEO II NOTIFICAO Art. 121. Constada evaso de pagamento de tributos, ser expedida, contra o infrator, notificao para que, no prazo de 30 (trinta) dias, recolha a importncia devida, oferea defesa escrita. Art. 122. A notificao de modelo a ser fixado pela Secretria de finanas, ser emitida em 4 (quatro) vias no mnimo, por decalque a carbono, e conter, alm de outros julgados necessrios, os seguintes elementos: I. II. III. IV. V. VI. VII. VIII. nome do notificado e seu nmero de inscrio; local e data de expedio; descrio do fato que motivou a indicao do dispositivo legal infringido; identificao do tributo e seu montante; montante das multas cabveis e os dispositivos que a cominem; prazo para cumprimento da exigncia fiscal e repartio em que deve ser procedido o recolhimento; prazo para oferecer defesa escrita; assinatura do notificado e notificante.

Pargrafo nico. A recusa da assinatura da notificao pelo notificado a ele no aproveita nem prejudica. Art. 123. As quatros vias de notificao tero o seguinte destino: I. II. III. IV. a primeira, para o notificado; a segunda repartio em que se deve ser procedido o recolhimento; a terceira, para o relatrio do notificante; a quarta, presa ao bloco para arquivamento na Secretria de Finanas.

Art. 124. Sempre que por qualquer motivo, no assinada a notificao pelo notificado, a ele se dar cincia do ato fiscal, por carta, acompanhada da notificao, com aviso de recebimento (AR), datado e firmado pelo destinatrio ou algum de seu domiclio. Art. 125. So competentes para notificar, os integrantes do grupo Fisco, para tanto credenciados pelo Secretario de Finanas.

Art. 126. Vencido o prazo fixado na notificao sem que o contribuinte tenha cumprido a exigncia fiscal, ou contra ela tenha interposto reclamao, ou sem que tenha recorrido da deciso de primeira instncia, ser o valor do crdito tributrio inscrito em dvida ativa, para os fins devidos. SUBSEO III AUTO DE INFRAO Art. 127. Verificada a infrao e dispositivos regulamentares da legislao tributria, que no impliquem, diretamente, em verso de tributos devidos ao Municpio, ser lavrado, contra o infrator, auto de infrao. Art. 128. O auto de infrao, de modelo a ser baixado pelo Secretrio de Finanas, ser lavrado em quatros vias, no mnimo, com preciso e clareza, sem emendas ou rasuras, a manuscrito dever conter: I. II. III. IV. V. VI. VII. local, dia e hora da lavratura; nome do infrator e seu nmero de inscrio; nome das testemunhas, se houver; descrio do fato que constitui a infrao e as circunstancias pertinentes; indicao do dispositivo legal violado; indicao do dispositivo legal que comine penalidades; assinatura do autuante e do autuado, bem como, das testemunhas, quando houver.

1. Lavrado o auto, o infrator ter o prazo de 30 (trinta) dias para sanar as irregularidades ou defender-se na forma da Lei. 2. As omisses ou incorrees do auto no acarretam sua nulidade, quando do processo constarem elementos suficiente para determinao da infrao e do infrator. 3. A assinatura do autuado no constitui formalidade essencial validade do auto, assim como no significa confisso da falta argida. 4 A recusa em assinar o auto de infrao no agravar a pena. 5 Se o infrator, ou quem o represente, no puder ou no quiser assinar o auto de infrao, far-se- meno desta circunstancia. Art. 129. So validas quanto ao auto de infrao, as disposies contidas nos artigos 124, 125 e 126.

SEA II PROCESSO CONTECIOSO SUBSEO I DISPOSIES GERAIS Art. 130. Considera-se processo contencioso, todo aquele que versar a aplicao da legislao tributria municipal. 1. As Falhas do processo no constituiro motivo de nulidade sempre que existam no mesmo, elementos que permitam supri-las sem cerceamento do direito de defesa do interessado. 2. A representao de processo autoridade incompetente, no induzir caducidade ou perempo, devendo a petio ser encaminhada de ofcio, autoridade competente. Art. 131. Os processos contenciosos, sero organizados na forma de autos forenses, e sob essa forma sero instrudos e julgados. Art. 132. Nenhum processo ficar em poder do funcionrios por mais de 8 (oito) dias, sob pena de responsabilidade. Quando a natureza do assunto exigir maior prazo para exame e elucidao, o retardamento dever ser convenientemente justificado. Art. 133. Os processos com a nota urgente, tero preferncia sobre todos os demais, de forma que sua instruo e julgamento, se faa com a maior brevidade possvel. Art. 134. Formam o processo contencioso: I. II. III. IV. V. as contestaes; as reclamaes; as defesas; os recursos; as consultas.

Art. 135. O processo contencioso, se constituir, obrigatoriamente, na repartio do domiclio tributrio do seu autor. SUBSEO II CONTESTAES

Art. 136. facultado ao denunciado contestar representao pela qual se solicite qualquer das penalidades referidas no Artigo 118. Art. 137. A contestao, ser apresentada autoridade, a quem competir a aplicao da penalidade, dentro do prazo que por essa mesma autoridade for fixado. Pargrafo nico. O prazo referido acima nunca ultrapassar de 10 (dez) dias. SUBSEO III RECLAMAES Art. 138. lcito ao sujeito passivo de obrigao tributria principal, reclamar de lanamento ou de notificao, contra ele expedido. 1. A reclamao ser dirigida, em petio, autoridade julgadora de primeira instancia, facultada a juntada de provas. 2. Sero consideradas peremptas as reclamaes interpostas fora do prazo concedido para satisfao da obrigao a que se referir o lanamento ou a notificao. Art. 139. cabvel a reclamao por parte de qualquer pessoa, contra a omisso ou excluso de lanamento. Art. 140. As reclamaes, t5erao efeito suspensivo, quanto cobrana dos tributos e multas lanadas ou notificadas, desde que preenchidas as formalidades legais. SUBSEO IV DEFESAS Art. 141. lcito ao autuado apresentar defesa ao auto de infrao contra ele lavrado. 1. A defesa ser dirigida, em petio, autoridade julgadora de primeira instncia. 2. No se reconhecer de defesa apresentada fora do prazo legalmente concedido. Art. 142. Na defesa, o autuado alegar toda a matria que entender til, indicar e requerer todas as provas que pretende produzir, juntar logo as que constarem de documentos, sendo o caso, arrolar testemunhas.

SUBSEO V RECURSOS Art. 143. Da deciso de primeira instncia caber recurso voluntrio ao Prefeito, dentro do prazo de 10 (dez) dias, contados da intimao. Pargrafo nico. O recurso poder ser interposto contra toda a deciso ou parte dela. Art. 144. O recurso voluntrio, ter efeito suspensivo da cobrana. Art. 145. O Prefeito poder converter o julgamento em diligncia determinar a produo de provas ou do que julgar cabvel para formar sua convico. Art. 146. O recorrente, poder fazer cessar, no todo ou em parte, a onerao de crdito tributrio, efetuando o seu pagamento, cujas importncias, se indevidas, sero restitudas dentro do prazo de 30 (trinta) dias, contados da data de intimao da deciso. SUBSEO VI CONSULTAS Art. 147. Ao contribuinte, ou responsvel assegurado o direito de consulta sobre interpretao e aplicao da legislao tributria municipal, desde que protocolada antes do incio da ao fiscal e com obedincia as normas adiante estabelecidas. Art. 148. A consulta ser formulada atravs de petio dirigida ao responsvel pela unidade administrativa, com a representao clara e precisa de todos os elementos indispensveis ao entendimento da situao de fato e com a indicao dos dispositivo legais aplicados, instruda, se necessrio com os documentos. Pargrafo nico. O consulente dever elucidar se a consulta versa sobre hiptese em relao a qual ocorreu o fato gerador da obrigao tributria, e, em caso positivo, a sua data. Art. 149. Nenhum procedimento fiscal ser instaurado contra o contribuinte responsvel relativamente espcie consultada, a partir da apresentao da consulta, at o vigsimo (20) dia subseqente data da cincia da resposta. Art. 150. O prazo para a resposta consulta formulada ser de 60 (sessenta) dias.

Pargrafo nico. Poder ser solicitada a emisso de parecer e a realizao de diligencia, hiptese em que o prazo referido no Art. ser interrompido, comeando a fluir no dia e que o resultado da diligencias ou pareceres, forem recebidos pela autoridade competente. Art. 151. No produzira efeito a consulta formulada: I. II. III. IV. V. por que estiver sob procedimento fiscal instaurado para apurar fatos que se relacionem com a matria consultada; pro quem estiver sido intimado a cumprir obrigao relativa ao fato objeto da consulta; quando o fato j tiver sido objeto de deciso , anterior, ainda no modificada, proferida em consulta, ou litgio em que tenha sido parte o consulente;; quando o fato estiver-definido ou declarado em disposio literal da Lei tributria; quando no descrever, completa e exatamente, a hiptese a que se referir, ou no contiver os elementos necessrios soluo, salvo se a inexatido ou emisso for escusvel pela autoridade julgadora.

Pargrafo nico. Nos casos previstos neste Art., a consulta ser declarada ineficaz e determinado o arquivamento. Art. 152. Quando a resposta consulta for no sentido da exigibilidade de obrigao, cujo fato gerador j estiver ocorrido, a autoridade julgadora, ao intimar o consulente para cincia da deciso, determinar o cumprimento da mesma, fixando o prazo de 10 (dez) dias. Art. 153. O consulente poder fazer, no todo ou em parte, a onerao de eventual crdito tributrio, efetuando seu pagamento, cujas importncias sero restitudas dentro do prazo de 30 (trinta) dias, contados da notificao do interessado. Art. 154. No cabe pedido de reconsiderao ou recurso de deciso proferida em processo de consulta. Art. 155. A soluo dada consulta ter efeito normativo quando adotada em circular expedida pela autoridade fiscal competente. CAPTULO III JULAGAMENTO DE PROCESSO CONTECIOSO SEO I

DISPOSIES GERAIS Art. 156. Ao processo contencioso administrativo, subsidiariamente as disposies do processo administrativo comum. aplicam-se

Art. 157. Fica assegurada, ao contribuinte, responsvel, autuado ou interessado, a plena garantia de defesa e prova. Art. 158. O julgamento dos atos e defesas compete: I. em primeira instncia, ao Secretario Municipal de Finanas; II. em segunda instncia, ao prefeito. Art. 159. A interposio de impugnao, defesa ou recurso, independe de garantia de instncia. Art. 160. facultado ao contribuinte, responsvel, autuado ou interessado, durante a fluncia dos prazos, ter vista dos processos em que for parte, pelo prazo de 5 (cinco) dias. Art. 161. Podero ser restitudos os documentos apresentados pela parte, mediante recibo, desde que no prejudiquem a deciso, exigindo-se a sua substituio por cpias autenticadas. Art. 162. Quando, no decorrer da ao fiscal, foram apurados novos fatos, envolvendo a parte ou outras pessoas, ser-lhe- marcado igual prazo para apresentao de defesa no mesmo processo. Art. 163. As decises administrativas, sero incompetentes para: I. declarar a inconstitucionalidade da legislao tributria; II. dispensar, por equidade, o cumprimento da obrigao tributria principal. SEO II DA IMPUGNAO Art. 164. A impugnao de exigncia fiscal instaura a fase contraditria. Art. 165. O contribuinte, o responsvel e o infrator, podero impugnar qualquer exigncia fiscal, independentemente de prvio deposito, dentro do prazo de 10 (dez) dias, contados da notificao do lanamento ou da intimao, mediante defesa escrita e juntada os documentos comprobatrios das razes apresentadas.

Pargrafo nico. O impugnante poder fazer-se representar por procurador legalmente constitudo. Art. 166. A impugnao ser dirigida ao responsvel pela unidade administrativa de finanas e dever conter: a qualidade do interessado, o nmero do contribuinte no cadastro respectivo e o endereo para receber intimao; II. matria de fato ou de direito em que se fundamenta; III. as provas do alegado e a indicao das diligncias que pretendam sejam efetuadas com motivos que a justifiquem; IV. o pedido formulado de modo claro e preciso. Pargrafo nico. O servidor que receber a impugnao Dara recibo ao apresentante. Art. 167. A impugnao ter efeito suspensivo da cobrana. Art.168. Juntada a impugnao ao processo, ou formado esse , se no houver, o mesmo ser encaminhado ao autor do ato impugnado, que apresentar rplica s razes da impugnao, dentro do prazo de 10 (dez) dias. Art. 169. Recebido o processo com a rplica, a autoridade julgadora determinar de ofcio, a realizao das diligncias que entender necessrias, fixando o prazo de 15 (quinze) dias para sua efetivao e deferir as imprescindveis. Pargrafo nico. Se a na diligncia forem apurados fatos de que resulte crdito tributrio maior do que o impugnado, ser reaberto o prazo para nova impugnao, devendo do fato ser dado cincia ao interessado. Art. 170. Completada a instruo do processo, o mesmo ser encaminhado autoridade julgadora, que decidir sobre a procedncia ou improcedncia da impugnao, por escrito, com redao clara e precisa, dentro do prazo de 30 (trinta?) dias. 1. A autoridade julgadora no ficar adstrita s alegaes da impugnao e da rplica, devendo decidir de acordo com sua convico, em fase das provas produzidas no processo. 2. No caso de a autoridade julgadora entender necessrio, poder converter o julgamento em diligncia, determinando as novas provas a serem produzidas e o prazo para sua produo. Art. 171. A intimao da deciso ser feita na forma seguinte: I.

I. pessoalmente, ou a representante, mandatrio ou preposto, mediante recebido datado e assinado, ou com meno da circunstncia de que houver impossibilidade ou recusa de assinatura: II. por carta registrada com aviso de recebimento. AR, datada e firmada pelo destinatrio ou algum do seu domiclio; III. por edital, integral ou resumido, se desconhecido o domiclio tributrio do destinatrio. 1. Quando o edital for de forma resumida dever conter todos os dados necessrios plena cincia do intimado. 2. Quanto, em um mesmo processo, for interessado mais de um sujeito passivo, em relao a cada um deles sero atendidos os requisitos fixados nesta seo para as intimaes. Art. 172. A intimao presume-se feita: I.quando o pessoal, na data do recebimento; II.quando por carta, na data do recibo de volta, e se for essa omitida, 15(quinze) dias aps a entrada da carta no correio; III.quando por edital, 30 (trinta) dias aps a data da afixao ou publicao. Art. 173. Os despachos interlocutrios que no afetam a defesa do sujeito passivo independem da intimao. Art. 174. O impugnante poder fazer cessar, no todo ou em parte, a onerao do crdito tributrio, efetuando o seu pagamento, cujas importncias, se indevidas, sero restitudas dentro do prazo de 30 (trinta) dias, contados da data da intimao da deciso. Pargrafo nico. Sendo devido o crdito tributrio, a importncia depositada ser automaticamente convertida em renda. Art. 175. A autoridade julgadora recorrer de ofcio, no prprio despacho, sempre a deciso exonerar o contribuinte ou o responsvel do pagamento de tributo e multa, cujos valores originrios somados sejam superiores a um valor referncia vigente poca da deciso. SEO III DO RECURSO

Art. 176. Da deciso de primeira instncia caber recurso voluntrio ao Prefeito, dentro do prazo de 10 (dez) dias, contados da intimao. Pargrafo nico. O recurso poder ser interposto contra toda a deciso ou parte dela. Art. 177. O recurso voluntrio ter efeito suspensivo da cobrana. Art. 178. O prefeito poder converter o julgamento em diligncia e determinar a produo de novas provas ou do que julgar cabvel para formar sua convico. Art. 179. A intimao, ser feita, na forma do artigo 171. Art. 180. O recorrente poder fazer cessar, no todo ou em parte, a onerao do crdito tributrio, efetuando o seu pagamento, cujas importncias, se indevidas, sero restitudas, dentro do prazo de 30 (trinta) dias, contados da data intimao da deciso. SEO IV DA EXECUO DAS DECISES Art. 181 So definitivas: I. as decises finais de primeira instncia no sujeitas ao recurso de ofcio, e quando esgotados o prazo para recurso voluntrios, sem que esse tenha sido interposto; II. as decises finais de segunda instncia. Pargrafo nico. Tornar-se- definitiva, desde logo, a parte da deciso que no tenha sido objeto de recurso, nos casos de recurso voluntrio parcial. Art. 182. Transitada em julgado a deciso desfavorvel ao contribuinte, responsvel, atuando, o processo ser remetido ao setor competente, para a adotao das seguintes providncias quando cabveis: I. intimao do contribuinte, do responsvel, do autuado, para que escolha os tributos e multas devidos, com seus acrscimos, no prazo de 10 (dez) dias; II. remessa para a inscrio e cobrana da dvida; III. liberao do bens, mercadorias, livros ou documentos apreendidos ou depositados. Art. 183. Transitada em julgado a deciso favorvel ao contribuinte, responsvel, autuado, o processo ser remetido ao setor competente para restituio dos tributos e penalidades porventura pagos.

Art. 184. Os processos somente podero ser arquivados com o respectivo despacho. Pargrafo nico. Os processos encerrados sero mantidos pela administrao, pelo prazo de 5 (cinco) dias, da data do despacho de arquivamento, aps o que sero inutilizados. Art. 185. Constitu dvida ativa tributria do Municpio a proveniente de imposto, taxas, contribuies de melhoria e multas tributrias de qualquer natureza, correo monetria e juros de mora, regularmente inscrito na repartio administrativa competente, depois de esgotado o prazo fixado para pagamento pela legislao tributria ou por deciso final proferida em processo regular. 1. A presuno a que este artigo relativa e pode ser ilidida por prova inequvoca, a cargo do sujeito passivo ou de terceiro a quem aproveite. 2. A influncia de juros de mora e a aplicao dos ndices de correo monetria no excluem a liquidez do credito. Art. 187. O termo de inscrio da dvida ativa conter obrigatoriamente: Io nome do devedor, dos co-responsveis e sempre que conhecido, o domiclio ou residncia de um e de outros; IIo valor originrio da dvida, bem como o termo inicial e a forma de calcular os juros de mora e demais encargos previstos em lei ou contrato; IIIa origem, a natureza e o fundamento legal ou contratual da dvida; IVa indicao, se for o caso, de estar dvida sujeita atualizao monetria, bem como o respectivo fundamento legal e o termo inicial para o clculo; Va data e o nmero das inscrio, no registro da dvida ativa; VIo nmero do processo administrativo ou o auto de infrao, se neles estiver apurado o valor da dvida. 1. A certido da dvida conter os mesmo elementos do termo de inscrio e ser autenticada pela autoridade competente. 2. As dividas relativas ao mesmo devedor , desde que conexas ou conseqentes, podero ser englobadas na mesma certido. 3. O termo de inscrio e a certido de dvida ativa podero ser preparados e numerados por processo manual, mecnico ou eletrnico. Art. 188. A cobrana da dvida tributria do Municpio, ser procedida:

Ipor via amigvel quando processada pelos rgos administrativos competentes; IIpor via judicial quando processada pelos rgos judicirios. Pargrafo nico. As vias a que se refere este artigo so independentes uma da outra,podendo a Administrao, quando o interesse da fazenda assim o exigir, providenciar imediatamente a cobrana judicial da dvida, mesmo que no tenha dado incio ao procedimento amigvel. Art. 189. Aplicam-se essas disposies dvida ativa no tributria,na forma da legislao competente. CAPITULO V CERTIDO NEGATIVA Art. 190. Aprova de quitao do crdito tributrio, ser feita,exclusivamente, por certido negativa, regularmente expedida pelo rgo administrativo competente. Art. 191. A prova da quitao de determinado tributo ser feita por certido negativa, expedida vista de requerimento do interessado, que contenha todas as informaes necessrias identificao de sua pessoa, domiclio fiscal e ramo de negcio ou atividade, e indique o perodo a que se refere o pedido. Pargrafo nico. A certido negativa ser sempre expedida nos termos em que tenha sido requerida e ser fornecida dentro de 10 (dez) dias da data da entrada do requerimento na repartio. Art. 192. A expedio de certido negativa no exclui o direito de a Administrao exigir, a qualquer tempo, os crditos tributrios que venham a ser apurados. Art. 193. Ter os mesmo efeitos de certido negativa aquela que consigne a existncia de crdito tributrios no vencidos, em curso de cobrana executiva, em que tenha sido efetivada a penhora ou cuja exigibilidade esteja suspensa. CAPTULO VI DA RESPONSABILIDADE DOS AGENTES FISCAIS Art. 194. O agente fiscal que, em funo de cargo exerccio tendo conhecimento de infrao da legislao tributria, deixar de lavrar e encaminhar o auto competente, ser responsvel pecuniariamente pelo prejuzo causado fazenda Publica Municipal, desde que a omisso e a responsabilidade sejam apuradas enquanto no extinto direito da fazenda Publica.

1. Igualmente ser responsvel a autoridade ou funcionrio que deixar de dar andamento aos processos administrativo tributrios, ou quando o fizer fora dos prazos estabelecidos, ou mandar arquiva-los, antes findos e sem causa justificada e no fundamentado o despacho na legislao vigente poca da determinao do, arquivamento. 2. A responsabilidade, no caso deste artigo, pessoal e independente do cargo ou funo exercidos, sem prejuzo de outras sanes administrativas e penas cabveis na espcie. Art. 195. Nos casos do artigo anterior e seus pargrafos, ao responsvel, e, se mais de um houver, independentemente uns dos outros ser cominada a pena de multa de valor igual metade da aplicvel ao contribuinte, responsvel ou infrator, sem prejuzo da obrigatoriedade do recolhimento do tributo, se esse j no tiver sido recolhido. 1. A pena prevista neste artigo ser imposta pelo responsvel pela unidade administrativa de finanas, por despacho no processo administrativo que apurar a responsabilidade do funcionrio ,a quem sero assegurados amplos direitos de defesa. 2. Na hiptese do valor da multa e tributos deixados de arrecadar por culpa do funcionrio ser superior a 10% (dez por cento) do total percebido mensalmente por ele, a titulo de remunerao, o responsvel pela unidade administrativa de finanas determinara o recolhimento parcelado, de modo que de uma s vez seja recolhido importncia excedente quele limite. Art. 196. No ser de responsabilidade do funcionrio, a omisso que praticar ou o pagamento do tributo cujo recolhimento deixar de promover em razo de superior, devidamente provado, ou quando no apurar infrao em face das limitaes da tarefa que lhe tenha sido atribuda pelo chefe imediato. Pargrafo nico. No se atribuir responsabilidade ao funcionrio, no tendo cabimento aplicao de pena pecuniria ou de outra quando se verificar que a infrao consta de livros ou documentos fiscais a ele no exibidos e, por isso, j tenha lavrado auto de infrao por embarao a fiscalizao. Art. 197. Consideradas as circunstncias especiais em que deixou de promover a arrecadao de tributos, conforme fixados em regulamento, o responsvel pela unidade administrativa de finanas aps a aplicao de multa, poder dispensa-lo do pagamento desta. LIVRO II SISTEMA TRIBUTRIO MUNICIPAL

TTULO I

Art.198. Compe o sistema tributrio do municpio: I. Impostos: a) b) c) II. administrativo: Sobre a propriedade territorial urbana; Sobre a propriedade predial; Sobre servios de qualquer natureza. Taxas decorrentes do efetivo ato do poder de polcia a) de licena para localizao; b) de licena para fiscalizao do funcionamento em horrio normal e especial; c) de licena para o exerccio da atividade de comrcio ambulante; d) de licena para execuo de obras particulares; e) de licena para publicidade. III. Taxas decorrentes da utilizao, efetiva ou potencial, de servios pblicos, especficos e divisveis, prestados aos contribuintes ou postos a sua disposio: a) b) IV. limpeza pblica; conservao de ruas e logradouros pblicos. Contribuio de Melhoria.

Art. 199. Para servios cuja natureza no comporte a cobrana de taxas, sero estabelecidos pelo executivo, preos pblicos, no submetidos disciplina jurdica dos tributos. TTULO II DOS IMPOSTOS CAPTULO I DO IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE TERRITORIAL URBANA

DO FATO GERADOR E DO CONTRIBUINTE Art. 200. O imposto sobre a propriedade territorial urbana tem como fato gerador, a propriedade, o domnio til ou a posse de terreno localizado na zona urbana do Municpio. Pargrafo nico. Considera-se ocorrido o fato gerador, para os efeitos legais, em 1 de janeiro de cada ano. Art. 201. O contribuinte do imposto o proprietrio, o titular do domnio til ou o possuidor do terreno, a qualquer ttulo. Art. 202. As zonas urbanas, para os efeitos deste imposto. So aquelas fixadas por lei, nas quais existem pelo menos dois dos seguintes melhoramentos, construdos ou mantidos pelo poder Pblico: I. meio-fio ou calamento, com canalizao de guas pluviais; II.sistema de esgotos sanitrios; III. abastecimento de gua; rede de iluminao pblica, com ou sem posteamento para distribuio domiciliar; IV. escola primria ou posto de sade, a uma distncia mxima de trs quilmetros de terreno considerado. Art.203. Tambm so considerados zonas urbanas as reas urbanizveis, ou de expanso urbana, constante de loteamentos aprovados pelos rgos competentes, destinados a habitao, ao comrcio ou indstria, mesmo que localizadas fora das zonas definidas nos termos do artigo anterior. Art. 204 Para efeitos deste imposto, considera-se terreno, o solo, sem benfeitorias ou edificao, e o terreno que contenha: I. construo provisria que possa ser removida sem destruio ou alterao; II.construo em andamento ou paralisada; III. construo em runas, em demolio, em demolio, condenada ou interditada; IV. construo que a autoridade competente considere inadequada, quanto a rea ocupada, para a destinao ou utilizao ou pretendida. 1. Considera-se no edificada a rea de terreno que exceder a 3 (trs) vezes a rea construda para as zonas 1 (um), 2 (dois), 3 (trs). 2 Considera-se no edificada a rea do terreno que exceder a 4 (quatro) vezes a rea construda para as zonas 4 (quatro) e 5 (cinco), desde que o lote tenha mais de 600 m2.

3 De 5 (cinco) vezes a rea construda, para as demais zonas, desde que o lote tenha mais de 600 m2. SEO II DA BASE DE CLCULO E DA ALQUOTA Art.205 A base de clculo do imposto o valor venal do terreno, ao qual se aplicam as alquotas a seguir previstas a seguir previstas: a) sem muro ou sem passeio calado: 5% para as zonas tributrias 1, 2, e 3 pavimentadas; b) nos demais casos: 3%.

Art. 206 Para os terrenos no edificados e localizados nas zonas tributrios 1,2 e 3, sero aplicadas as alquotas segundo a seguinte progresso: a) no primeiro ano, aps a publicao deste, mais 0,5 (meio) ponto na alquota originrio; b) no segundo ano, mais 1 (hum ) ponto sobre a alquota originria; c) no terceiro ano, mais 1,5 (hum e meio) ponto sobre alquota originria d) no quarto ano, mais 2 (dois) pontos sobre a alquota originria; e) no quinto ano, mais 2,5 (dois e meio ) pontos na alquota originria. Art. 207. O valor venal do terreno ser obtido pela multiplicao de sua rea, ou de sua parte ideal, pelo valor do m2 do terreno, aplicados os fatores de correo. Pargrafo nico. Na determinao do valor venal do bem imvel, no sero considerados: I. o valor dos bens mveis nele mantidos, em carter permanente ou temporrio, para efeito de sua utilizao, explorao, aforseamento ou comodidade; II. as vinculaes restritivas do direito de propriedade e o estado de comunho; III. o valor das construes ou edificaes, nas hipteses previstas nos incisos I, II, III e IV do artigo 204. Art. 208. O poder executivo editar mapas contendo: I. valores do m2 de terreno, segundo sua localizao e existncias de equipamentos urbanos; II.fatores de correo e respectivos critrios de aplicao aos valores do metros quadrado de terreno.

Art. 209. Os valores constantes dos mapas sero atualizados anualmente pelo chefe do poder executivo, antes do lanamento do imposto, segundo os ndices oficiais da correo monetria. SEO III DA INSCRIO Art. 210. A inscrio no cadastro fiscal imobilirio obrigatria, devendo ser promovida, separadamente, para cada terreno de que o contribuinte seja proprietrio, titular do domnio til ou possuidor, a qualquer ttulo, mesmo que sejam beneficiados por imunidade ou iseno. Pargrafo nico. So sujeitos a um s inscrio, requerida com a apresentao da planta ou croqui: I. as glebas sem qualquer melhoramento; II.as quadras indivisas das reas arruadas. Art. 211. O contribuinte obrigado a promover a inscrio em formulrio especial, no qual, sob sua responsabilidade, sem prejuzo de outras informaes que podero ser exigidas pela Prefeitura, declarar. I. seu nome e qualificao; II.nmero anterior, no registro de imveis, do registro do ttulo relativo ao terreno; III. localizaes, dimenses, rea e confrontaes do terreno; IV. uso a que efetivamente est sendo destinado o terreno; V. informaes sobre o tipo de construo, se existir; VI. indicao da natureza do ttulo aquisitivo da propriedade ou do domnio til, e do nmero de seu registro de imveis competente; VII. se tratar de posse, indicao do ttulo de que a justifica, se existir; VIII. endereo para entrega de avisos de lanamento e notificaes. Art. 212. O contribuinte obrigado a promover sua inscrio dentro do prazo de 30 dias, contados da: I. convocao eventualmente feita pela Prefeitura; II.denominao ou perecimento das edificaes ou construes existentes no terreno; III. a aquisio ou promessa de compra de terreno; IV. aquisio ou promessa de compra de parte do terreno, no construda, desmembrada ou ideal; V. posse do terreno exercida a qualquer ttulo.

Art. 213. Os responsvel pelo parcelamento do solo ficam obrigados a fornecer, no ms de outubro de cada ano, ao cadastro fiscal imobilirio, relao dos lotes que no ano anterior ou em curso tenham sido alienados, definitivamente, ou mediante compromisso de compra e venda, mencionando o nome do comprador e o endereo do mesmo, o nmero de quadra e de lote, a fim de ser feita a devida anotao no cadastro imobilirio. Art. 214. O contribuinte omisso, ser inscrito de ofcio observando-se o disposto no artigo 227. Pargrafo nico. Equipara-se ao contribuinte, omisso, o que apresentar formulrio de inscrio com informaes falsas, erros ou omisses. SEO IV DO LANAMENTO Art. 215. O imposto ser lanado anualmente, observando-se o estado do terreno em 1 de janeiro do ano a que corresponder o lanamento. Pargrafo nico. Tratando-se de terreno no qual sejam concludas as obras durante o exerccio, o imposto ser devido at o final do ano em que seja expedido o Habite-se em que seja obtido o Auto de Vistoria , ou em que as construes sejam efetivamente ocupadas. Art. 216. O imposto ser lanado em nome do contribuinte que constar da inscrio. 1. Nos casos de terreno objeto de compromisso de compra e venda, o lanamento ser mantido em nome do promitente vendedor at a inscrio do promitente comprador. 2. Tratando-se de terreno que seja objeto de enfiteuse, usufruto ou fideicomisso, o lanamento ser feito em nome do enfiteuta, do usufruturio ou do fiducirio. Art. 217. Nos casos de condomnio, o imposto ser lanado em nome de um, de alguns, ou de todos os co-proprietrios, nos dois primeiros casos, sem prejuzo da responsabilidade solidria dos demais pelo pagamento do tributo. Art. 218 O lanamento do imposto ser distrito, um para cada unidade autnoma, ainda que contguas ou vizinhas e de propriedade do mesmo contribuinte. Art. 219. Enquanto no extinto o direito da fazenda Municipal, o lanamento poder ser revisto, de ofcio.

1. O pagamento da obrigao tributria objeto de lanamento anterior ser considerada como pagamento parcial do total devido pelo contribuinte em conseqncia de reviso de que trata este artigo. 2. O lanamento complementar resultante de reviso no invalida o lanamento anterior. Art. 220. O imposto ser lanado independentemente da regularidade jurdica dos ttulos de propriedades, domnio til ou posse do terreno, ou da satisfao de quaisquer exigncias administrativas para a utilizao do imvel. Art. 221. O aviso de lanamento ser entregue no domiclio tributrio do contribuinte, considerando-se como tal o local indicado pelo mesmo. SEO V DA ARRECADAO Art. 222. A arrecadao do imposto sobre a propriedade territorial urbana, se far parceladamente, segundo determinao, segundo determinao do calendrio fiscal, que fixado e altervel por ato do chefe do poder executivo. Art. 223. Nenhuma antecedente. prestao poder ser paga sem a previa quitao da

Art.224. O pagamento ser feito diretamente Prefeitura ou a estabelecimentos de crdito autorizados pela mesma. Art. 225. O pagamento do imposto no implica reconhecimento,pela prefeitura, para qualquer fim, da legitimidade da propriedade, do domnio ou da posse do terreno. Art. 226. Se o contribuinte efetuar o pagamento integral, antes do vencimento do prazo marcado para pagamento da primeira parcela, ser-lhe- concedida uma reduo de 20% (vinte por cento ) sobre o total de crdito. SEO VI DAS PENALIDADES Art. 227. Ao contribuinte que no cumprir o disposto no artigo 212, bem como 213, ser imposta a multa equivalente a 100% (cem por cento ) de valor anual do imposto, multa que ser devida por um ou mais exerccios, at a regularizao de sua inscrio.

Art. 228. A falta de pagamento do imposto nos vencimentos nos avisos de lanamento, sujeitar o contribuinte: I. multa de 30% sobre o valor do debito; II. correo monetria do dbito, calculada mediante a aplicao dos ndices das ORTNs; III. cobrana de juros monetrios a razo de 1% ao ms, incidente sobre o valor corrigido; Pargrafo nico. A correo monetria ser calculada somente sobre a parcela do tributo no se aplicando ao valor da multa. Art. 229. A inscrio do crdito da fazenda Municipal, far-se- com as cautelas prevista no captulo da dvida ativa, deste cdigo. SEO VII DA ISENO Art. 230. So isentas do imposto territorial urbano: I. os terrenos que possurem cobertura vegetal e que sejam destinados com o reserva ecolgica; II.os terrenos, embora localizados na zona urbana, que sejam utilizados para explorao extrativa vegetal, agrcola ou pecuria, cujo produto sirva de sustento para sua famlia. Art. 231. As isenes concedidas sero solicitadas em requerimento instrudo com as provas de documento das exigncias necessrias para sua concesso, que deve ser apresentada at o ultimo dia til do ms de Dezembro de cada exerccio, sob pena de perda do beneficio fiscal no ano seguinte. Pargrafo nico. A documentao apresentada com o primeiro pedido de iseno poder servir para os demais exerccios, devendo o requerimento de renovao da iseno referir-se quela documentao. CAPTULO II DO IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE PREDIAL SEO I DO FATO GERADOR E DO CONTRIBUINTE

Art. 232. O imposto sobre a propriedade predial tem como fato gerador a propriedade, o domnio til ou a posse do imvel construdo, localizado na zona urbana do Municpio, observando-se o disposto no artigo 236. 1. Para os efeitos deste imposto, considera-se imvel construdo, o terreno com as respectivas construes permanentes, que sirvam para habitao, uso, recreio ou para ou para exerccio de quaisquer atividades lucrativas ou no, seja qual for sua forma ou destino aparente ou declarado, ressalvadas as construes a que se refere o artigo 204, I a IV. 2. Considera-se ocorrido o fato gerador, para todos os efeitos legais, em 1 de janeiro de cada ano. Art. 233. O contribuinte do imposto o proprietrio, o ttulo do domnio til ou o possuidor, a qualquer ttulo, de imvel construdo. Art 234. O imposto, tambm devido pelos proprietrios, titulares de domicilio ou possuidores, a qualquer ttulo, de imvel que mesmo localizado fora da zona urbana, seja utilizado como stio de recreio e no qual a eventual produo no se destina ao comrcio. Art. 235. Para os efeitos deste imposto, considera-se zona urbana a definida nos artigos 202 e 203. SEO II DA BASE DE CLCULO E DA ALQUOTA Art. 236. A base de clculo do imposto valor venal do imvel construdo, ao qual se aplicam as alquotas a seguir previstas: a) 3 pavimentadas; b) sem muro ou sem passeio calado 2,0% para as zonas 1 a nos demais casos 1,5%.

Art. 237. O valor venal do imvel, englobando o terreno e as construes nele existentes, ser obtido da seguinte forma: I. 207; II. para a construo, multiplica-se a rea construda pelo valor unitrio mdico correspondente ao tipo e ao padro de construo, aplicado aos fatores de correo. Art. 238. O poder executivo editar mapas contendo: para o terreno, na forma do disposto no artigo

I. valores do metro quadrado de edificao, segundo o tipo e o padro; II.fatores de correo e os respectivos critrios de aplicao. Art. 239. os valores constantes dos mapas, sero atualizados anualmente, pelo chefe do poder executivo antes do lanamento deste imposto, segundo os ndices oficiais da correo monetria. Art. 240. Na determinao do valor venal no sero considerados: I- o valor dos bens mantidos, em carter permanente ou temporrio, no bem imvel para efeito de sua utilizao, explorao, aformoseamento ou comodidade; II- as vinculaes restritivas do direito de propriedade; III- o valor das construes ou edificaes, nas hipteses previstas nos incisos I a IV do artigo 204. SEO III DA INSCRIO Art. 241. A inscrio no cadastro fiscal imobilirio obrigatria, devendo ser promovida, separadamente, para cada imvel construdo de que o contribuinte seja proprietrio, titular do domnio ou possuidor, a qualquer ttitulo, mesmo nos casos de imunidade ou iseno. Art. 242. Para requerimento de inscrio de imvel construdo, aplicam-se as disposies do artigo 211, I a VIII, com o acrscimo das seguinte informaes: I. II. III. IV. V. VI. dimenses, confrontaes e rea imvel; rea do pavimento trreo; nmero de pavimentos; data de concluso da construo; informao sobre o tipo de construo; nmero e natureza dos cmodos.

Art. 243. O contribuinte, obrigado a promover a inscrio dentro do prazo de 30(trinta) dias, contados da: I. convocao eventualmente feita pela Prefeitura; II.concluso ou ocupao da edificao; III. aquisio ou promessa de compra de imvel construdo; IV. aquisio ou de compra de parte do imvel construdo, desmembrada ou ideal; V. posse de imvel construdo exercida a qualquer titulo.

Art. 244. O contribuinte omisso ser inscrito de ofcio, observando o disposto no artigo 252. Pargrafo nico. Equipara-se ao contribuinte omisso o que apresentar formulrio com informaes falsas, ou omisses. SEO IV DO LANAMENTO Art.245. O imposto ser lanando anualmente, observado estado de imvel em 1 de janeiro do ano a que corresponder o lanamento. 1. Tratando-se de construes construdas durante o exerccio, o imposto ser lanado a partir do exerccio seguinte quele que seja expedido o Habite-se , o auto de vistoria ou em que as construes sejam parcial ou totalmente ocupadas. 2. Tratando-se de construes demolidas durante o exerccio, o imposto ser devido at o final do exerccio, passando a ser devido o imposto sobre propriedade territorial urbana a partir do exerccio seguinte. Art.246. Aplicam-se ao lanamento deste imposto todas as disposies constantes e cabveis dos artigos 215 a 221.

SEO V DA ARRECADAO Art. 247. A arrecadao do imposto sobre o propriedade predial urbana, se far parceladamente, segundo determinao do calendrio fiscal, que fixado e altervel por ato do chefe executivo. Art. 248. Nenhuma prestao poder ser paga sem a prvia quitao da antecedente. Art. 249. O pagamento do imposto, ser diretamente Prefeitura, ou estabelecimentos de crdito, autorizados pela mesma. Art.250. O pagamento do imposto no implica o reconhecimento pela Prefeitura, para quaisquer fins, da legitimidade da propriedade.

Art. 251. Se o contribuinte efetuar o pagamento integral do imposto, ser-lhe- concedida uma reduo de 20% sobre o total do dbito. SEO VI DAS PENALIDADES Art. 252. Ao contribuinte que no cumprir o disposto no artigo 243,ser imposta a multa equivalente a 100% do valor do imposto, multa que ser devida por um ou mais exerccios, at a regularizao. Art.253. A falta de pagamento do imposto no vencimento fixado nos avisos de lanamento, sujeitar o contribuinte. I. a multa de 30% sobre o valor do dbito; II.a correo monetria do dbito, calculada mediante a aplicao dos ndices das ORTNs; III. a cobrana de juros moratrios a razo de 1% ao ms, incidente sobre o valor corrigido. Pargrafo nico. A correo monetria ser calculada somente sobre a parcela do tributo no se aplicando o valor da multa. Art. 254. A inscrio do crdito da fazenda municipal far-se- com as cautelas previstas no captulo da Dvida Ativa deste Cdigo. SEO VII DA ISENO Art. 255. So isentas de imposto as associaes culturais, beneficentes, religiosas, profissionais, esportivas, relativamente aos imveis de que sejam proprietrias e por elas prprias ocupadas em sua totalidade, para a pratica de suas finalidades ou destinados ao uso do quadro social. Pargrafo nico. O disposto neste artigo subordinado observncias do seguintes requisitos pelas entidades nele referidas: I. no distriburem qualquer parcela de seu patrimnio ou de suas rendas a ttulo de lucro ou participao de seu- resultado; II.manterem escriturao de suas receitas e despesas em livros revestidos das formalidades capazes de assegurar sua exatido; III. serem declaradas de utilidade pblica Federal, Estadual ou Municipal;

IV. o propriedade que possuir um nico imvel, com provado mediante certido fornecida pelo cartrio de registro imobilirios do Municpio e destinado na totalidade para habitao sua ou da famlia obedecido o item abaixo: a) que tenha remunerao mensal de at 4 (quatro) salrios referncia mensais. Art. 256. As isenes condicionadas, sero solicitadas em requerimento instrudo com as provas de documento das exigncias, para a sua concesso, que deve ser apresenta at o ltimo dia til do ms de Dezembro de cada exerccio, sob pena de perdes o benefcio fiscal no ano seguinte. Pargrafo nico. A documentao apresentada com o primeiro pedido de iseno poder servir para os demais exerccios, devendo o requerimento de renovao da iseno referir-se quela documentao. CPITULO III DO IMPOSTO SOBRE SERVIOS DE QUALQUER NATUREZA SEO I DO FATO GERADOR E DO CONTRIBUINTE Art. 257. O imposto sobre servios de qualquer natureza tem como fato gerador a prestao, por empresa ou profissional autnomo com ou sem estabelecimento fixo, dos seguintes servios: 1. Mdicos, dentistas e veterinrios; 2. Enfermeiros, protticos, obstretas, ortpteros, psiclogos e fonoaudilogos; 3. Laboratrios de analises clinicas e eletricidade medica; 4. Hospitais, sanatrios, ambulatrios, pronto-socorro, bancos de sangue, casas de sade, casas de recuperao ou repouso sob orientao medica; 5. Advogados ou provisionados; 6. Agentes de propriedade industrial; 7. Agentes de propriedade artsticas ou literria; 8. Peritos e avaliadores; 9. Tradutores e interpretes; 10. Despachantes; 11. Economistas e administradores de empresa; 12. Contadores auditores, guarda livros e tcnicos em contabilidade; 13. Organizao, programao, planejamento, assessoria, processamento de dados, consultoria tcnica, financeira ou administrativa (exceto os servios de assistncia tcnica prestados a terceiros ou concernentes a ramo de industria de servios); 14. Datilografia, estenografia, Secretria e expediente;

15. Administrao de bens ou negcios, inclusive consrcio ou fundos mtuos para aquisio de bens ( no abrangidos os servios executados por instituies financeiras); 16. Recrutamento, colocao ou fornecimento de mo-de-obra, inclusive por empregados do prestador de servios ou por trabalhadores avulsos por ele contratados; 17. Engenheiros, arquitetos, urbanistas; 18. Projetistas, calculistas, desenhistas tcnicos; 19. Execuo, por administrao, empreitada ou subempreitada, de construo civil, de obras hidrulicas e outras semelhantes, inclusive servios auxiliares ou complementares ( exceto o fornecimento de mercadorias produzidas pelo prestador de servio, fora do local da prestao de servios, que ficam sujeitas ao ICM); 20. Demolio, conservao e reparao de edifcios )inclusive elevadores neles instalados ), estradas, pontes e congneres ( exceto o fornecimento de mercadorias produzidas pelo prestador de servio, fora do local da prestao de servios, que ficam sujeitas ao ICM); 21. Limpeza de imvel; 22. Raspagem e ilustrao de assoalhos; 23. Desifectao e higienao; 24. Lustrao de moveis (quanto o servio for prestado a usurio final do objetivo lustrado); 25. Barbeiros, Cabeleireiros, manicures, pedicures, tratamento de pele e outros servios de sales de beleza; 26. Banhos duchas, massagens, ginsticas e congneres; 27. Transporte e comunicao, de natureza estritamente Municipal; 28. Diverses pblicas: a) b) c) d) e) f) g) teatros, cinemas, circos, auditrios, parques de diverses, txidancings e congneres; exposies com cobrana de ingressos; bilhares, boliches e outros jogos permitidos; bailes, shows, festivais, recitais e congneres; competies esportivas ou de natureza fsica ou intelectual, com ou sem participao do espectador, inclusive as realizadas em auditrios de estaes de rdios ou de televiso; execuo de msica, individualmente ou por conjuntos; fornecimento de msica mediante transmisso por qualquer processo.

29. Organizao de defesa buffet (exceto o fornecimento de alimentos e bebidas, que ficam sujeitos ao ICM); 30. Agencias de turismo, passeios ou excurses, guias de turismo; 31. Intermediao, inclusive corretagem, de bens moveis e imveis (exceto os servios mencionados nos itens 58 e 59); 32. Agenciamento e representao de qualquer natureza no includos no tem anterior e nos itens 58 e 59);

33. Anlise tcnicas; 34. Organizao de feiras de amostras, congressos e congneres; 35. Propaganda e publicidade, inclusive planejamento de campanhas ou sistema de publicidade, elaborao de desenhos, textos e demais materiais publicitrios, divulgao de textos, desenhos e outros materiais de publicidade, por qualquer meio; 36. Armazns gerais, armazns frigorficos e silos, carga, descargas, arrumao e guarda de bens, inclusive guarda moveis e servios correlatos; 37. Deposito de qualquer natureza (exceto feitos em bancos ou outras instituies financeiras); 38. Guarda estacionamento de veculos; 39. Hospedagem em hotis, penses e congneres ( o valor da alimentao quando includo no valor da diria ou mensalidade, fica sujeito ao imposto sobre servio); 40. Lubrificao, limpeza e reviso de maquinas, aparelhos e equipamentos (quando a reviso implicar concerto ou substituio de peas, aplica-se o disposto no tem 41); 41. Conserto e restaurao de quaisquer objetos (excludo, em qualquer caso, o fornecimento de peas e partes de maquinas e aparelhos cujo valor fica sujeito ao imposto de circulao de mercadorias); 42. Recondicionamento de motores (o valor das peas fornecidas pelo prestador de servio fica sujeito ao imposto de circulao de mercadorias); 43. Pintura exceto os servios relacionados com imveis) de objetos na destinados a comercializao ou industrializao; 44. Ensino de quaisquer grau ou natureza; 45. Alfaiate, modistas, costureiros, prestados ao usurio final, quando o material, salvo o de aviamento, seja fornecido pelo usurio; 46. Tinturaria e lavanderia; 47. Beneficiamento, lavagem, secagem, tingimento, galvanoplastia, acondicionamento e operaes similares, de objetos no destinados comercializao ou industrializao; 48. Instalao e montagem de aparelhos, maquinas e equipamentos prestados ao usurio final do servio, exclusivamente com material por ele fornecido (exceto a prestao de servios ao Poder Pblico, a autarquia, a empresas concessionrias de produo de energia eltrica); 49. Colocao de tapetes e cortinas com material fornecido pelo usurio final de servio); 50. Estdios fotogrficos e cinematogrficos, inclusive revelao, ampliao, copias e reproduo, estdio de gravao de vdeo-tapes para a televiso, estdios fotogrficos e de gravao de sons ou rudos, inclusive dublagem e mixagem sonora; 51. Cpia de documentos e outros papeis, plantas e desenhos por qualquer processo no includo no item anterior; 52. Locao de bens moveis; 53. Composio grfica, clicheria, zincografia, litografia e fotolitografia; 54. Guarda, tratamento e amestramento de animais; 55. Florestamento e reflorestamento;

56. Paisagismo e decorao (exceto o material fornecido para execuo, que fica sujeito ao ICM); 57. Recauchutagem ou regenerao de pneumticos; 58. Agenciamento, corretagem ou intermediao de cmbio e de seguro; 59. Agenciamento, corretagem ou intermediao de ttulo quaisquer (exceto os servios executados por instituies financeiras, sociedades distribuidoras de ttulos e valores e sociedade de corretores, regulamente autorizados a funcionar); 60. Encadernao de livros e revistas; 61. Aerofotogrametria; 62. Cobrana, inclusive de direitos autorais; 63. Distribuio de filmes cinematogrficos e vdeo-tapes; 64. Distribuio e vendas de bilhetes de loteria; 65. Empresa funerrias; 66. Taxidermista; 67. Estabelecimentos bancrios: a) pela cobrana de ttulos de crdito ou de obrigaes de quaisquer natureza, na mesma ou em outra praa; b) pela cobrana de ttulos caucionados ou de emprstimos; c) pela custodia de valores; d) pela cobrana de carns, bilhetes de seguros, contas e assemelhados; e) pela locao de bens moveis; f) pela cobrana de alugueis; g) pela fiana no vinculadas a operaes financeiras; h) por servios de procuradorias; i) quando a prestao de quaisquer outros servios no sujeitos ao imposto federal, mediante comisses. 68. Instituies financeiras no bancarias: a) pela cobrana de ttulos de crditos ou de obrigaes de qualquer natureza; b) pela custodia de valores; c) pelas fianas no vinculadas a operaes financeiras; d) pelo agenciamento ou corretagem de cmbio; e) pela captao de recursos para incentivos fiscais; f) por quaisquer outros servios no sujeitos ao imposto federal, mediante comisses; g) por servio de planejamento ou assessoramento financeiros.

69. Os servios profissionais e tcnicos no compreendidos nos tens anteriores e a explorao de qualquer atividade que represente prestao de servio e que no configure fato gerador de imposto de competncia da Unio ou do Estado; 70. Profissionais de relaes pblicas.

1. Considera-se prestador do servio o profissional autnomo ou a empresa que exercer em carter permanente ou eventual, servios contidos na lista do artigo 257. 2. No so contribuintes os que prestam servios com relao de emprego, os trabalhadores avulsos, os diretores e membros de conselho consultivo ou fiscal de sociedade. 3. Os servios includos na lista ficam sujeitos ao imposto previsto neste artigo, ainda que sua prestao envolva o fornecimento de mercadorias, salvo nos casos dos itens 29, 40, 41, 42 e 56 da lista de servios. Art. 258. O contribuinte do imposto o prestador de servio. Art. 259. Considera-se local da prestao de servio, para a determinao da competncia do Municpio: I. o local do estabelecimento prestador de servio ou na falta de estabelecimento, o local do domiclio do prestador; II.no caso de construo civil, o local onde se efetuar a prestao. Art. 260. Entende-se por estabelecimento prestador o utilizado, de alguma forma, para prestao do servio, sendo irrelevante a sua denominao ou a sua categoria, bem como a circunstncia de o servio ser prestado, habitualmente ou eventualmente, em outro local. Art. 261. A incidncia do imposto independe: I. da existncia do estabelecimento fixo; II. do cumprimento de quaisquer exigncias legais, regulamentares ou administrativas, relativas prestao de servio; III. do recebimento do preo ou do resultado econmico da prestao do servio. SEO II DA BASE DE CLCULO E DA ALQUOTA Art. 262. A base de clculo do imposto o preo do servio, ou importncia fixa por ano vinculada a unidade fiscal monetria, no qual se aplicam as alquotas que seguem: I. itens 1, 2, 3, 4, 5, 10, 11, 17 e 18: 4 UFMs; II.itens 6, 7, 8, 9, e 12: 2 UFMs; III. itens 25: 1 UFM; IV. itens 28, letras a, b, c, d, e, f, g: 8,0% S/P;

V. itens 16, 26, 38, 39, 40, 41, 46, 48, 49, 50, 51, 53, 54, 55, 57, 60, 61, 64, 65 3 66: 5,0% S/P; VI. itens 13, 15, 21, 22, 23, 24, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 42, 43, 45, 47, 52, 56, 58, 59, 62, 63, 67 - letras a a j, 68 - letras a a g, 69 e 70: 4,0% S/P; VII. item 27: 3,0% S/P; VIII. itens 14, 19, 20, 44: 2.0% S/P. 1. Quando os servios a que se referem os itens 1, 2, 3, 5, 6, 11, 12 e 17, da lista de servios, forem prestados por sociedade, essas ficaro sujeitas ao imposto, anualmente, calculado em relao a cada profissional habilitado, scio, empregado ou no, que preste servio em nome da sociedade, embora assumindo responsabilidade pessoal, nos termos da lei aplicvel. 2. Em qualquer caso em que o servio seja prestado, comprovadamente, sob a forma de trabalho exclusivamente pessoal do prprio contribuinte, independentemente de ter ou no formao tcnica, cientifica ou artstica especializada, com atuao profissional autnoma, o imposto ser pago anualmente, calculado por UFM vigente do Municpio, conforme classificao a seguir: I. Profissionais Universitrios: 2 UFMs; II.Profissionais de nvel mdio: 1 UFM; III. Profissionais em especializao: 0,5 UFM. 3. Considera-se servio pessoal do prprio contribuinte com o auxilio de no mximo trs empregados. 4. Na prestao dos servios a que se referem os tens 19 e 22, da lista de servios, o imposto ser calculado sobre o preo reduzido das parcelas correspondentes: I. ao valor dos materiais fornecidos pelo prestador dos servios, quando produzidos fora do local de prestao dos servios; II.ao valor das sub-empreitadas j atingidas pelo imposto. 5. Nas prestao de servios a que se refere o tem 39, da lista de servios, o imposto ser calculado sobre o preo, deduzida a parcela correspondente a alimentao, quando no includa no preo da diria ou da mensalidade. 6. Na prestao de servios, o imposto a que se referem os tens 40, 41 e 41 da lista de servios, o imposto ser calculado sobre o preo, deduzidas as parcelas correspondentes as peas e partes de maquinas e aparelhos fornecidos pelo prestador servio. Art. 263. Ser arbitrado o preo do servio mediante processo regular, nos seguinte casos:

I. quando se apurar fraude, sonegao ou omisso, ou se o contribuinte embaraar o exame de livros ou documentos necessrios ao lanamento fiscalizao do tributo, ou se no estiver inscrito no cadastro fiscal; II.quando o contribuinte no apresentar sua guia de recolhimento e no efetuar o pagamento do imposto sobre servios de qualquer natureza no prazo legal; III. quando o contribuinte no possuir livros, documentos, talonrios, notas fiscais e formulrios a que se refere o artigo 266; IV. quando o resultado obtido pelo contribuinte for economicamente inexpressivo, quando for fcil a apurao do preo ou quando a prestao do servio tiver carter transitrio ou instvel. Pargrafo nico. Para o arbitramento do preo do servio sero considerados, entre outros elementos ou indcios, os elementos de estabelecimentos semelhantes, a natureza do servio prestado, o valor das instalaes e equipamentos do contribuinte, sua localizao, a remunerao dos scios, o nmero de empregado e seus salrios. SEO III DA INSCRIO Art. 264. O contribuinte deve promover sua inscrio no cadastro fiscal de prestao de servios no prazo de 30 dias, contados da data de incio de suas atividades, fornecendo Prefeitura, os elementos e informaes necessrias para a correta fiscalizao do tributo, nos formulrios oficiais prprios. 1. Para cada local de prestao de servios, o contribuinte deve fazer inscries distintas. 2. A inscrio no faz presumir, a aceitao pela Prefeitura, dos dados e informaes pelo contribuinte. Art. 265. O contribuinte deve comunicar Prefeitura, dentro do prazo de 30 dias, contados da data de sua ocorrncia, a cessao de atividades, a fim de obter baixa de sua inscrio, a qual ser concedida aps a verificao da procedncia da comunicao, sem prejuzo da cobrana dos tributos devidos ao Municpio. Art. 266. A Prefeitura exigir dos contribuintes a emisso de nota fiscal de servios e a utilizao de livros, formulrios ou outros documentos necessrios ao registro, controle e fiscalizao dos servios ou atividades tributveis, sempre que tal exigncia se fizer necessria. SEO IV DO LAAMENTO

Art. 267. O imposto sobre servios de qualquer natureza ser lanado da seguinte forma: I. mensal nas hipteses do artigo 262, exceto o disposto abaixo; II.no ato da retirada licena nos casos de diverses pblicas, previstas no item 28 da lista de servios, do artigo 257, se o prestador do servio no tiver estabelecimento fixo e permanente no Municpio; III. os casos constantes dos incisos I,II, III, do artigo 262, o total do imposto devido ser lanado anualmente. Art. 268. Os lanamentos de ofcio sero comunicados ao contribuinte, no seu domiclio, acompanhados do auto de infrao e imposio de multa, houver. Art. 269. Quanto o contribuinte quiser provar com documentao hbil, a critrio da Fazenda Municipal, a inexistncia de resultado econmico. Por no ter prestado servios tributrios, pelo Municpio deve fazer uma comprovao no prazo estabelecido por este Cdigo Art. 270. O prazo para homologao do clculo do contribuinte de 5 anos, contados da data da ocorrncia do fato gerador, salvo se comprovada a existncia de dolo, fraude ou simulao do contribuinte. Art. 271. Quando o volume, natureza ou modalidade da prestao de servios aconselhar tratamento fiscal mais adequado, o imposto poder ser fixado por estimativa, a critrio da Fazenda Municipal, observados os Seguinte elementos: I. informaes fornecidas pelo contribuinte e em outros elementos informativos, inclusive estudos de rgos pblicos e entidades de classe diretamente vinculados a atividades; II.valor das matrias primas, combustveis e outros matrias consumidos; III. total dos salrios pagos; IV. total da remunerao dos diretores, proprietrios, scios ou gerentes; V. total de despesas de gua, luz e telefone; VI. aluguel do imvel e das mquinas e equipamentos utilizados para a prestao dos servios ou 1% do valor desse bem, forem prprios. 1. O montante do imposto assim estimado ser parcelado para recolhimento em parcelas mensais, a critrio do Secretrio de finanas. 2. Findo o perodo fixado pela administrao para o qual fez a estimativa, ou deixando o sistema de ser aplicado, por quaisquer motivos, ou qualquer tempo, ser apurado o preo real dos servios e o montante do imposto efetivamente devido pelo sujeito passivo no perodo.

3. O enquadramento do sujeito passivo no regime de estimativa, a critrio da Fazenda Municipal, poder ser feito individualmente, por categoria de estabelecimentos ou por grupos de atividades. 4. A aplicao do regime de estimativa poder ser suspenso a qualquer tempo,mesmo no tendo findado o exerccio ou perodo a critrio da Fazenda Municipal, seja de modo geral, individual ou quanto a qualquer categoria de estabelecimento, ou grupo de atividades. 5. A autoridade fiscal poder rever os valores estimativos para determinado exerccio ou perodo, e se for o caso, reajustar as prestaes subseqentes reviso. Art. 272. Feito o enquadramento do contribuinte no registro de estimativa, ou quando a reviso dos valores, a Fazenda Municipal notifica-lo- ou quantum do tributo fixado e da importncia das parcelas a serem recolhidas. Art. 273. Os contribuintes enquadrados nesse regime sero comunicados, ficando-lhes reservado o direito de reclamao, no prazo de 10 dias, contados do recebimento da comunicao. SEO V DA ARRECADAO Art. 274. O imposto ser recolhido mensalmente, aos cofres da Prefeitura Municipal ou agencias bancrias credenciadas, mediante o preenchimento de guias prprias, independente do prvio exame de autoridade administrativa, at o ultimo dia til de ms seguinte ao da prestao de servios, para os casos de artigo 262, exceto: 1. Nos casos de diverses pblicas previstos no item 28 , do artigo 257, se o prestador do servio, no tiver estabelecimento fixo e permanente no Municpio, o imposto ser recolhido diariamente dentro das 24 horas, seguintes ao encerramento das atividades do dia anterior. 2 . Os casos constantes dos incisos I, II, III, do artigo262, o total do imposto devido ser arrecadado anualmente, em parcelas fixadas pelo chefe do poder executivo. 3. O recolhimento do imposto retido na fonte, ser em nome responsvel pela reteno, com a indicao do contribuinte, at o ultimo dia til do ms seguinte ao da reteno. Art. 275. As diferenas de imposto, apurados em levantamento fiscal constaro de auto de infrao e sero recolhidos dentro do prazo de 30 dias contnuos, contados do recebimento da respectiva notificao, sem prejuzo das penalidades cabveis.

Pargrafo nico. Havendo restituio, esta dever ser feita mediante requerimento do interessado, dentro de 30 (trinta) dias do protocolo. SEO VI DAS PENALIDADES Art.276. Aos contribuintes, que no recolherem o imposto sobre servios, referidos nos artigos anteriores, no prazo legal, pagaro a ttulo de multa, 1 (uma) vez o valor tributo, correo monetria, divulgado pelo Governo Federal e mais juros de 1% ao ms. Art. 277.Os contribuintes que praticarem quaisquer das infraes abaixo, pagaram a ttulo de multa, uma vez o valor do imposto devido, corrigido monetariamente, que no ser inferior a uma UFM. I. ao que omitir dados ou destruir documentos necessrios fixao da estimativa; II.ao que omitir dados ou destruir documentos necessrios apurao do imposto; III. ao que deixar de emitir nota fiscal de servios ou outros documentos exigidos pela administrao; IV. ao que no possuir livros ou documentos fiscais; V. pela diferena, ao que consignar em documentos fiscal importncia diversas do efetivo valor da receita auferida; VI. pela diferena, ao que preencher guias de recolhimento de imposto, comisso ou incorreo, que implique em alterao de lanamento. Pargrafo nico. Aos contribuintes que incidirem em mais de uma infrao, aplicar-se- o disposto no caput, em dobro. Art. 278. O contribuinte, pagara uma UFM, a titulo de multa, quando; I. deixar de promover a inscrio ou sua atualizao; II.deixar de comunicar a transferncia, a venda do estabelecimento ou o encerramento da atividade,no local; Art. 279. O contribuinte, pagar a ttulo de multa, a quantia de duas UFMs, quando: I. se recuar a apresentar livros ou documentos exigidos pela autoridade administrativa; II.embaraar ou ilidir a ao fiscal;

III. incorreo.

deixar de apresentar declarao anual de dados ou apresent-la com

Art. 280. A reincidncia da infrao dos artigos 278e 279, ser punida em dobro e a cada reincidncia, subseqente, aplicar- se- essa pena, acrescida de 20% (vinte por cento) sobre o seu valor. Pargrafo nico. O contribuinte reincidente, poder ser submetido a sistema especial de fiscalizao. Art. 281. A penalidade no ser aplicada ao contribuinte, que espontaneamente, antes de qualquer procedimento fiscal, denunciar administrao as irregularidades existentes em sua situao, no prazo mximo de 90 dias do vencimento, o qual pagara to somente a correo monetria sobre o principal. SEO VII DA RESPONSABILIDADE Art. 282. So Solidariamente responsvel, conjuntamente com o contratante e o empreiteiro da obra, o proprietrio do bem imvel, quanto aos servios previstos nos itens 19 e 20 da lista de servios, prestados sem a documentao fiscal correspondente e sem a prova de pagamento do imposto.

SEO VIII DA ISENO Art. 283. So isentos de imposto sobre servios de qualquer natureza: I. os servios de execuo, por administrao, empreitada e subempreitada, de obras hidrulicas ou de construo civil, e os respectivos servios de engenharia consultiva, quando contratados com a unio, Distrito Federal, Municpio, Autarquias e Empresas concessionrias de servios pblicos; II.os servios de instalao e montagem de aparelhos Pblico, as autarquias e as Empresas concessionrias de produo de energia eltrica; III. as empresas editoras de jornais ou revistas, destinadas a publicao de noticirio e informao de carter geral e de interesse da coletividade; IV. as empresas publicas e as sociedades de economia mista, no concernente aos servios prestados rgos pblicos;

V. as empresas ou entidades promoventes de espetculos teatrais, cinematogrficos, exposies concertos, recitais e similares realizados para fins assistenciais. Pargrafo nico. Os servios de engenharia consultiva a que se refere o incio I,deste artigo, so os seguintes: I. elaborao de planos diretores, estudos de viabilidade,estudos organizacionais e outros, relacionados com obras e servios de engenharia; II.elaborao de ante-projetos, projetos bsicos e projetos para trabalhos de energia; III. fiscalizao e superviso de obras e servios de engenharia. Art. 284. As isenes condicionadas sero solicitadas em requerimento instrudo com as provas de cumprimento das exigncias necessrias para a sua concesso, que deve ser apresentado at o ultimo dia til do ms de Dezembro de cada exerccio, sob pena de perda do beneficio fiscal no ano seguinte. 1. A documentao apresentada com o primeiro pedido de iseno poder servir para os demais exerccios, devendo o requerimento de renovao da iseno referir-se quela documentao, ser apresentado a cada ano. 2. Este artigo no se aplica as isenes a que se refere o artigo 283, incisos I e II deste Cdigo. 3. Nos casos de incio de atividades, o perodo de iseno deve ser apresentado simultaneamente com o pedido de licena para localizao. TTULO III CAPTULO I DAS TAXAS DECORRENTES DO EFETIVO EXERCCIO DO PODER DE POLCIA ADMINISTRATIVA SEO I DO FATO GERADOR E DO CONTRIBUINTE Art. 285. As taxas de licenas tem como fato gerador o ato de polcia administrativo do Municpio, em razo do poder de polcia mediante a realizao de diligncias, exames, inspees, vistorias, e outros atos administrativos. Art. 286. Considera-se exerccio do poder de polcia a atividade da administrao pblica que, limitando ou disciplinando direito,interesse ou liberdade,

regula a prtica de ato ou absteno de fato, em razo de interesse pblico concernente segurana, higiene, ordem, aos costumes, tranqilidade pblica e ao respeito propriedade aos direitos individuais ou coletivos. 1. Considera-se regular o exerccio do poder de polcia quando desempenhado pelo rgo competente nos limites da lei aplicvel, com observncia do processo legal e, tratando-se de atividades que a lei tenha discricionariedade, sem abuso ou desvio do poder. 2. O poder de polcia administrativa ser exercido em relao a quaisquer atividade ou atos, lucrativos ou no, nos limites da competncia do Municpio, dependentes, nos termos deste cdigo, de prvia licena da Prefeitura. Art. 287. As taxas de licenas sero devidas para: I. localizao; II.fiscalizao do funcionamento em horrio normal e especial, de estabelecimento de qualquer natureza; III. exerccio de atividade do comrcio ambulante; IV. execuo de obras particulares; V. publicidade. Art. 288. O contribuinte das taxas de licena a pessoal fsica ou jurdica que der causa ao exerccio da atividade ou prtica de atos sujeitos ao poder de polcia administrativa do Municpio nos termos do artigo 285. SEO II DA BASE DE CLCULO E DA ALQUOTA Art. 289. A base de clculo das taxas de polcia administrativa do Municpio, o custo dispendido com o exerccio regular do poder de polcia. Art. 290. O clculo das taxas decorrentes do exerccio do poder de polcia administrativa ser procedido com base nas tabelas que acompanhar cada espcie tributria a seguir, levando em conta os perodos, critrios e alquotas nelas indicadas SEO III DA INSCRIO Art. 291. Ao requerer a licena, o contribuinte fornecer Prefeitura, os elementos e informao necessrias a sua inscrio no cadastro fiscal

SEO IV DO LANAMENTO Art. 292. As taxas de licena podem ser lanadas isoladamente ou em conjunto com outros tributos, se possvel, mas dos avisos -recibos, constaro, obrigatoriamente, os elementos distintivos de cada tributo e os respectivos valores. SEO V DA ARRECADAO Art. 293. As taxas de licenas sero arrecadadas antes do incio das atividades ou da prtica dos atos sujeitos ao controle de polcia administrativa do municpio, mediante guia oficial preenchida pelo contribuinte, de acordo co os prazos estabelecidos a seguir: I. II. As iniciais, no ato da concesso da licena; As posteriores: a) quando anuais: at o ltimo dia til de janeiro de cada exerccio; b) quando mensais: at o dia 10 (dez) de cada ms; c) quando dirias: no ato do pedido. Pargrafo nico. A licena inicial, concedida depois de 30(trinta) de junho, ser arrecadada pela metade. SEO VI DAS PENALIDADES Art. 294. O contribuinte que exercer quaisquer atividade ou praticar quaisquer atos, sujeitos ao controle de polcia do Municpio e dependentes de prvia licena, sem a autorizao da Prefeitura, de que trata o artigo 286, 2, e sem o pagamento da respectiva taxa de licena. Ficar sujeito a: I. multa de 30% sobre o valor do dbito, calculado mediante a aplicao dos coeficientes fixados pelo Governo Federal, para atualizao do valor dos crditos tributrios; II. cobrana de juros monetrios razo de 1% ao ms, incidente sobre o valor originrio;

III. cobrana de juros monetrios razo de 1% ao ms, incidente sobre o valor corrigido da taxa devida, com as demais cominaes deste artigo. Pargrafo nico. Ao contribuinte reincidente ser imposta a multa equivalente a 50% do valor corrigido da taxa devida, com as demais cominaes deste artigo. SEO VII DA ISENO Art. 295. As isenes condicionadas, sero solicitadas em requerimento institudos com as provas de cumprimento das exigncias necessrias para a sua concesso, que deve ser apresentado at o ltimo dia til do ms de Dezembro de cada exerccio, sob de perda do benefcio fiscal no ano seguinte. Pargrafo nico. A documentao apresentada com o primeiro pedido de iseno, poder servir para os demais exerccios, devendo o requerimento de renovao da iseno referir-se quela documentao. SEO VIII DA TAXA DE LICENA PARA LOCALIZAO DE ESTABELECIMENTO DE QUALQUER NATUREZA Art. 296. Qualquer pessoa fsica ou jurdica que se dedique produo agropecuria, industria, ao comrcio, operao financeiras, prestao de servios, ou atividades recreativas e similares, em carter permanente ou temporrio, s poder instalar-se e iniciar suas atividades mediante prvia licena das Prefeitura e pagamento da taxa de licena para localizao. 1. Considera-se temporria a atividade que exercida em determinados perodos do ano, especialmente durante festivais ou comemoraes, em instalaes precrias ou removveis como balces, barracas, mesas e semilares, assim como em veculos 2. A taxa de licena para localizao tambm devida pelos depsitos fechados destinados guarda de mercadoria. Art. 297. A licena para localizao ser concedida desde que as condies de saneamento, higiene, segurana do estabelecimento sejam adequadas espcie de atividades a ser exercida, observados os requisitos da legislao edilcia e urbanista do Municpio.

1. Ser obrigatria nova licena toda vez que ocorrerem modificaes nas caractersticas do estabelecimento ou mudana de ramo ou da atividade nele exercida. 2 A licena pode ser cassada e determinada o fechamento do estabelecimento, a qualquer tempo, desde que deixem de existir as condies que legitimaram a concesso da licena, ou quando o contribuinte, mesmo aps a aplicao das penalidades cabveis, no contribuinte, mesmo aps a aplicao das penalidades cabveis, no cumprir as determinaes da Prefeitura para regularizar a situao do estabelecimento. 3. As licenas sero concedidas sob a forma de alvar, que dever ser fixado em local visvel e de fcil acesso fiscalizao. 4. A taxa de localizao ser recolhida de uma s vez, antes do incio das atividades ou prtica dos atos sujeitos ao poder de polcia administrativa do Municpio. Art. 298. A taxa de licena para localizao, devida de acordo com a tabela a seguir, devendo ser lanada e arrecada aplicando-se, quando cabveis, as disposies do artigo 285 em diante. I. Taxa de localizao de estabelecimento de quais quer natureza, ser calculada de acordo com os seguintes critrios: a) Para as empresas que tenham como atividade principal a industrializao, a minerao, a construo civil, a comunicao, o saneamento, o fornecimento de energia eltrica, as instituies financeiras, de cmbio e seguros, os estabelecimentos bancrios, escritrios de prestao de servios, auto-escolas, clubes noturnos, loterias, jogos e similares, a taxa devida pelo licenciamento ser constituda de uma parte fixa igual a 30% da unidade fiscal monetria (UFM) e uma parte varivel correspondente a 5% da unidade fiscal monetria por empregado, multiplicada por um peso de acordo com a tabela a seguir. b) Para as demais empresas a taxa ser cobrada, tomando-se por base a mdia do movimento econmico verificado nos estabelecimentos no perodo compreendido entre junho de um ano a junho do ano posterior, sendo que a cobrana se far no ano subseqente ao de declarao do movimento econmico, na forma da tabela anexa. c) Os estabelecimentos ao iniciarem suas atividades pegaro a taxa de licena para localizao, tendo em vista o recolhimento da mesma efetuado por estabelecimento congnere ou de potencialidade econmica anloga at que satisfaam as exigncias dos itens a e b.

d) A taxa ser cobrada de uma s vez para cada estabelecimento, ainda que seja de um mesmo contribuinte, cobrando-se conseqentemente, a taxa para cada filial. TABELA REFERENTE AO ITEM A DE LOCALIZAO Atividade Peso

Indstria.......................................................................................................... 3,00 Minerao........................................................................................................3,00 Construo civil.............................................................................................. 3,00 Comunicao, saneamento e energia eltrica..................................................6,00 Instituies financeiras, cmbio e seguros, estabelecimento bancrios, Escritrios prestadores de servios, auto auto-escolas,clubes noturnos, loterias, Jogos e similares................................................................................7,00 TABELA REFERENTE AO ITEM B INCISO I DO ART. 298 DA TAXA DE LOCALIZAO Unidade (UFM) 0 (zero) a 10 10 20 20 30 30 40 40 50 50 60 60 70 70 80 80 90 90 100 100 110 110 120 120 130 130 140 140 150 150 160 160 170 170 180 180 190 190 200 200 210 Alquota sobre a Unidade Fiscal 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% 110% 120% 130% 140% 150% 160% 170% 180% 190% 200% 210% 220% 230% 240%

210 220 230 240 250 260 270 280 290 300 310 320 330 340 350 360 370 380 390 400 410 420 430 440 450 460 470 480 490 500 510 520 530 540 550 560 570 580 590 600 610 620 630 640 650

220 230 240 250 260 270 280 290 300 310 320 330 340 350 360 370 380 390 400 410 420 430 440 450 460 470 480 490 500 510 520 530 540 550 560 570 580 590 600 610 620 630 640 650 660

250% 260% 270% 280% 290% 300% 310% 320% 330% 340% 350% 360% 370% 380% 390% 400% 410% 420% 430% 440% 450% 460% 470% 480% 490% 500% 510% 520% 530% 540% 550% 560% 570% 580% 590% 600% 610% 620% 630% 640% 650% 660% 670% 680% 690%

660 670 680 690 700 710 720 730 740 750 760 770 780 790 800 810 820 830 840 850 860 870 880 890 900 910 920 930 940 950 960 970 980 990

670 680 690 700 710 720 730 740 750 760 770 780 790 800 810 820 830 840 850 860 870 880 890 900 910 920 930 940 950 960 970 980 990 1.000

700% 710% 720% 730% 740% 750% 760% 770% 780% 790% 800% 810% 820% 830% 840% 850% 860% 870% 880% 890% 900% 910% 920% 930% 940% 950% 960% 970% 980% 990% 1.000% 1.010% 1.020% 1.030%

Acima de 1.000 Unidades, pagaro as empresas constantes na alnea I, a e b do artigo 298 mais 1 UFM, a cada 100 Unidades . SEO IX DA TAXA DE LICENA PARA FUNCIONAMENTO EM HORRIO NORMAL E ESPECIAL, DE ESTABELECIMENTO DE QUALQUER NATUREZA

Art. 299. Qualquer pessoa fsica ou jurdica que se dedique produo agropecuria, indstria, ao comrcio, as operaes financeiras, prestao de servios, ou a atividades similares, s poder instalar-se e iniciar suas atividades, em carter permanente ou temporrio, mediante prvia licena da Prefeitura e pagamento de taxa de licena para funcionamento. 1. Nos exerccios subseqentes ao nico de suas atividades, os contribuintes a que se refere este artigo pagaro anualmente, at o ltimo dia til de janeiro, a taxa de renovao de licena para funcionamento, mediante a fiscalizao in loco do poder Pblico. 2. Considera-se temporria a atividade que exercida em determinaes perodos do ano, especialmente durante festivais ou comemoraes, em instalaes precrias ou removveis, como balces, barracas, mesas e similares, assim como em veculos. 3. A taxa de licena para funcionamento tambm devida pelos depsitos fechados destinados guarda de mercadorias. Art. 300. As pessoas relacionadas no artigo anterior que queiram manter seus estabelecimentos abertos fora do horrio normal , nos casos em que a lei o permitir, s podero iniciar suas atividades mediante prvia licena da Prefeitura e pagamento da taxa correspondente. Pargrafo nico.Considera-se horrio especial o perodo correspondente aos domingos e feriados, em qualquer horrio, e nos dias teis das 18 s 6 horas. Art. 301. Para os estabelecimentos abertos em horrios especiais, a taxa de licena para funcionamento ser calculada da seguinte forma:

I. ANTECIPAO DE HORRIO:

UFM

a) Por dia ...............................................3.0% b) Por ms.............................................20,0% c) Por ano .............................................70,0% II.PRORROGAO DE HORRIO: a. At as 22:00 horas i. Por dia ............................................3,0% ii. Por ms...........................................20.0% iii. Por ano............................................70,0%

b.

Alm das 22:00 horas. i. Por dia ...............................................5,0% ii. Por ms .............................................30,0% iii. Por ano..............................................100,0%

Art. 302. Os acrscimos contentes no artigo 301 no se aplicam s seguintes atividades: I. padarias, confeitarias, bombonieres, casa de ch, bares, caf, cigarrarias, sorveterias, churrascarias, bilhares, cinemas, hotis e farmcias; II. aougues, peixarias, verdureiras, casas de frutas, supermercados, fiambrerias, mercearias,casas de gneros alimentcios e estabelecimentos comerciais exclusivamente de discos, livrarias e artigos escolares, produtos ou comerciantes de gelo, ou produtos que devem ser conservados em cmara frias; III. barbearias, engraxatarias, agncias de jornais e revista; IV. tinturaria, oficinas em geral, vulcanizadoras, postos de gasolina, borracheiros, lavao de veculos, agncias funerrias, garagens e estdios fotogrficos; V. impresso e distribuio de jornais; VI. servios de transportes coletivos; VII. institutos de educao e de assistncia social; VIII. hospitais e congneres. 1. Os itens I at IV, ficaro desobrigados, da observncia do horrio fixado no artigo anterior, mediante requerimento dirigido ao chefe do poder executivo municipal, at o ltimo dia til de Dezembro. 2. Fica o poder executivo autorizado a, por decreto, alterar os horrios fixados acima. Art. 303 A licena para funcionamento ser concedida desde que observadas as condies constantes, do, poder de polcia administrativa do Municpio. 1. Ser obrigatria nova licena toda vez que ocorrerem modificaes nas caractersticas do estabelecimento ou no exerccio da atividade. 2. A licena poder ser cassada e determinado o fechamento do estabelecimento, a qualquer tempo, desde que deixem de existir as condies que legitimaram a concesso da licena, ou quando o contribuinte, mesmo aps aplicao das penalidades cabveis, no cumprir as determinaes da Prefeitura para regularizar a situao do estabelecimento. 3. As licenas sero concedidas sob forma de alvar que dever ser fixado em local visvel e de fcil acesso fiscalizao.

4. A taxa de licena para funcionamento anual e ser recolhida de uma s vez, antes do incio das atividades ou da prtica de atos sujeitos ao poder de polcia administrativa do municpio, na seguinte conformidade: I. total, se a atividade se iniciar no primeiro semestre; II.pela metade, se a atividade se iniciar no segundo semestre; III. pela metade, se a atividade se iniciar no segundo semestre. Art. 304. Nos casos de atividades mltiplas, exercidas no mesmo estabelecimento, a taxa de licena para funcionamento ser calculada e paga levando-se em considerao a atividade sujeita a maior nus fiscal. Art. 305. A taxa de funcionamento, ser calculada, utilizando-se a mesma base de clculo constante na tabela usada para calcular a taxa de localizao, constante no artigo 298 deste Cdigo. Art. 306. Aplicam-se taxa de funcionamento, no que couber as disposies constantes nos artigos 285 a 295 deste cdigo. SEO X ISENO Art. 307. Das taxas de licena de localizao e de fiscalizao do funcionamento sero isentos: I. os cegos e mutilados que exercerem comrcio ou outras atividades em escala inferior a 2 salrios referncias mensais; II.os prprios Federais e Estaduais quando utilizados exclusivamente em servios das Unio e Estados; III. os templos de qualquer culto. SEO XI DA TAXA DE LICENA PARA O EXERCCIO DA ATIVIDADE DE COMRCIO AMBULANTE Art. 308. Qualquer pessoa que queira exercer o comrcio ambulante poder faze-lo mediante prvia licena da prefeitura e pagamento da taxa de licena de comrcio ambulante.

1. Considera-se comrcio ambulante o exercido individualmente, sem estabelecimento, instalaes ou localizao fixa, com caractersticas eminentemente no sedentria. 2. A inscrio dever ser permanente atualizada, sempre que houver qualquer modificao nas caractersticas do exerccio da atividade. Art. 309. Ao comerciante ambulante que satisfazer as exigncias regulamentares, ser concedido um carto de habilitao contendo as caractersticas essenciais de sua inscrio a ser apresentado, quando solicitado. Art. 310. A taxa de licena de comrcio ambulante anual e ser recolhido de uma s vez. Antes do incio das atividades ou da prtica dos atos sujeitos ao poder de policia administrativa do municpio, na seguinte conformidade: I. total, se a atividade se iniciar no primeiro semestre; II.pela metade, se a atividade se iniciar no segundo semestre. Art. 311. A licena para o comrcio eventual ou ambulante poder ser cassada e determinada a proibio do seu exerccio, a qualquer tempo, desde que deixem de existir as condies que legitimaram a concesso da licena, ou quando o contribuinte, mesmo aps a aplicao das penalidades cabveis, no cumprir as determinaes da Prefeitura para regularizar a situao do exerccio de sua atividade. Art. 312. A taxa de licena de comrcio ambulante, devida de acordo com a seguinte tabela, devendo ser lanada a arrecadao aplicando-se, quando cabvel as disposies dos artigos 285 a 295. Art. 313. A taxa de licena para comrcio ambulante ser cobrada antecipadamente concesso da licena, de acordo com a seguinte tabela: S/ P/dia 3% 5% 5% 5% 2% 6% 4% 3% UFM p/ ms 60% 100% 100% 100% 40% 120% 80% 60% 6%

I. Alimentos preparados, inclusive refrigerantes II. III. IV. V. VI. VII. VIII. Aparelhos eletro-domsticos Armarinhos e miudeza Artefatos de couro Artigos carnavalesco Artigos para fumantes Artigo de papelaria Artigos religiosos IX. Artigos de toucador 120%

X.

Automveis

10% 15% 15% 5% 8% 4% 1% 2% 12% 150% 100% 150% 250% 120%

200% XI. Baralhos e outro artigos de jogos de azar 300% XII. Bebidas alcolicas 300% XIII. Brinquedos e artigos ornamentais 100% XIV. Confeces 150% XV. Fogos de artifcios 80% XVI. Frutas nacionais e estrangeiras 20% XVII. Gneros e produtos alimentcios 40% XVIII. Jias 250% XIX. Louas, ferragens e artefatos de plstico de borracha, vassouras, escovas e semelhantes 7% XX. Malhas, meias, gravas e lenos 5% XXI. Outros artigos no especificados nesta tabela 8% XXII. Peles, pelculas, plumas e confeces de luxo 12% XXIII. Tecidos 10%

Pargrafo nico. Quando o comrcio de que trata este artigo referir duas ou mais modalidades referidas na tabela acima, o tributo ser calculado pela taxao mais elevada, acrescentando-se 10% sobre a taxao referente a cada das restantes modalidades. SEO XII ISENO Art. 314. Esto isentos da taxas de comrcio ambulante I. os cegos e mutilados de qualquer gnero; II.os engraxates; III. os comerciantes ambulantes de jornais, revistas e livros. Pargrafo nico. Esta iseno ser concedida mediante requerimento feito at 31 de dezembro de cada ano, devendo ser renovada nos seguintes. SEO XIII DA TAXA DE LICENA PARA EXECUO DE OBRAS PARTICULARES

Art. 315. Qualquer pessoa fsica ou jurdica que queira construir, reconstruir, reparar ou demolir edifcios, casas, edculas, muros, grades, guias e sarjetas, assim como proceder os parcelamento do solo urbano, a colocao de tapumes e andaimes, e quaisquer outras obras em imveis, esta sujeita a previa licena da prefeitura, e o pagamento antecipado da taxa de licena para execuo de obras. 1. A licena s ser concedida mediante prvio exame e aprovao das plantas e projetos das obras, na forma de legislao urbanstica aplicvel. 2. A licena ter perodo de validade fixado de acordo com a natureza, extenso e complexidade da obra de acordo com a legislao aplicvel espcie. Art. 316. A taxa de licena para execuo de obra, devido de acordo com a seguinte tabela, devendo ser lanada e arrecada aplicando-se, quando cabveis, as disposies constantes nos artigos 285 295 deste cdigo. TABELA I. taxa de execuo de obras particulares:

a) a taxa fica sujeita a previa licena da Prefeitura Municipal, que a considera somente aps o pagamento do tributo, de acordo com as incidncias e forma de calculo abaixo: U.F.M. 1. Alinhamento para construo de muros e calcadas, por metro 1,0% 2. Aprovao de plantas, inclusive alinhamento e nivelamento: 2.1 Prdios residenciais e comerciais: linear a) de alvenaria por m b) de madeira por m 2.2 Prdio destinado industria: a) de alvenaria por m b) de madeira por m 3. 0,10% 0,06% 0,20% 0,10%

Arruamentos e loteamentos terreno (aprovao de diretrizes): 3.1 para os loteamentos localizados no permetro urbano de Cricima, conforme a sua localizao, por lote 12,0% 20,0%

3.2 loteamentos localizados em outros permetros urbanos e suburbanos, conforme a sua localizao por lote 4. Desmembramento 5. Construo 5.1 De marquises, toldas os semelhantes por m V.2De galpes, barraces, garagens e outras dependncias assemelhadas: a) de alvenaria por m b) de madeira por m 6. Concertos e reparos que no impliquem em reconstruo: 6.1 De fachadas por pavimento 6.2 De telhados por m2 6.3 Outros reparos 7. Demolio: 7.1 Prdios de alvenaria por m2 7.2 Prdios de madeira por m2 8. Licena para habitar (Habite-se) 8.1 Prdios de alvenaria por m2 8.2 Prdios de madeira por m2 9. Nivelamento, para construo de muro e caladas por metro linear 10. Piscinas por 1.000 litros ou frao 11. Bombas de gasolina e lubrificantes, por unidade SEO XIII

5,0% 12,5% 8,0% 0,20%

0,10% 0,5 %

7,5 % 0,02% 3,0 %

0,25% 0,10%

0,12% 0,05% 2,0% 2,0% 50,0%

DA TAXA DE LICENA PARA PUBLICIDADE Art. 317. A publicidade levada a efeito atravs de quaisquer instrumentos de divulgao ou comunicao de todo tipo ou espcie, processo ou forma, inclusive as que contiverem apenas dizeres, desenhos, siglas, dsticos ou logotipos indicativos ou representativos de nomes, produtos, locais ou atividades, mesmo aqueles fixados em veculos, fica sujeita a prvia licena da Prefeitura e ao pagamento antecipado da taxa de licena para publicidade. Art. 318. So responsveis pelo pagamento da taxa, as empresas que explorem a publicidade. Pargrafo nico. As pessoas a quem interesse a publicidade bem como os que para a sua efetivao concorreram, tornam-se solidariamente responsvel pelo pagamento referido neste artigo. Art. 319. Responde solidariamente pela observncia das disposies desta seo, todas as pessoas, fsicas ou jurdicas, s quais direta ou indiretamente, a publicidade venha a beneficiar. Art. 320. O pedido de licena dever ser instrudo com a descrio da posio, da situao, das cores, dos dizeres, das alegorias e de outras caractersticas do meio de publicidade, de acordo com as instrues e regulamentos respectivos. Pargrafo nico. Quando o local em que se pretender colocar o anncio no for de propriedade do requerente, dever esse juntar ao requerimento a autorizao do proprietrio. Art. 321. Nos instrumentos de divulgao ou comunicao dever constar, obrigatoriamente, o nmero de identificao fornecido pela repartio competente. Art. 322. A publicidade escrita, fica sujeita a reviso da repartio competente. Art. 323. A taxa de licena para publicidade ser paga integralmente, no ato da entrega da licena, e quando sujeita a renovao, at o ltimo dia til do ms de janeiro da cada exerccio. Art. 324. A taxa de licena para publicidade, devida de acordo com a tabela a seguir, devendo ser lanada e arrecada, quando couber, segundo as disposies dos artigos 285 295. S/U.F.M. I. Publicidade Interna a) Anncio em pano de boca, em casa de diverses por ano 25% anual

b)

Publicidade quando estranha ao prprio negcio, em casa de diverses, parque de diverses estaes e abrigos, at 10 anncios c) idem, idem at 20 anncios d) idem, idem at 30 anncios e) idem, idem pelo que exceder de 30 anncios f) idem, em campos de esportes, por anncios e por metro quadrado g) idem em estabelecimentos comerciais, por anncio e estabelecimento II.Publicidade Externa a) Sem salincia 1. Anncios em painis referentes a diverses explorados no local, colocadas partes externa e similares, de qualquer dimenso e nmero. 2. Idem de pelculas cinematogrficas, colocadas na parte externa do cinema, de qualquer dimenso ou nmero 3. Anncios em painis referentes a diverses colocadas em local diverso do estabelecimento do anunciante, at 5 painis

15% anual 25% anual 30% anual 10% anual 5% anual 5% anual

15% anual

15% anual

5% anual

4. Placas ou tabuletas com letreiros colocados na platibanda, telhado, parede, andaime ou tapume, e no interior de terrenos por qualquer sistema desde que sejam visveis da via pblica, por metro quadrado 3% anual 5. Anncios pintados nas paredes ou muros, quando permitidos, em locais diversos do estabelecimento, por metro quadrado ou frao

7% anual

6. Publicidade em paredes ou portas dos prprios estabelecimentos, pintados ou em relevo, por anncios 3% anual 7. Publicidade feita em toldos, bambinelas ou cortinas, por anncios 8. Idem, quando estranhas ao estabelecimento por anncios 3% anual 6% anual

9. Idem em mesa, cadeiras ou bancos nas vias e logradouros pblicos, quando permitidos, por anncios 10. Publicidade de liquidao, abatimento de preos, ofertas especiais e dizeres semelhantes, festa populares como as de fim de ano, carnaval, etc, na parte exterior do estabelecimento, por superfcie 11.Idem em lugar diverso do estabelecimento, por anncio 12. Publicidade ornamental de fachadas, com figuras ou alegorias, painis e dizeres, ou outros meios de publicidade, quando permitidos em pocas de festas ou de vendas extraordinrias, sem salincia, por ms 13. Idem, nas fachadas, em barracas ou proximidades de circos, quermesses ou parques de diverses, em pocas de festas populares, com as simples inscries de um nome, marca do comrcio, ou indstria, por ms 14. Placas ou tabuletas com letreiros, sem salincia, colocada no prdio ocupado pelo anunciante, at o meio metro quadrado de tamanho, cada 15. Idem de maior tamanho cada 16. Quadrados negros ou semelhantes, com anncios ou listas de preos colocados ou suspensos nas paredes externas dos estabelecimentos, cada 17. Quadros para reclame, com funcionamento mecnico ou manual, colocados sobre prdios, marquises, etc., quando permitidos, cada um

2% anual

10% mensal 15% mensal

7% mensal

3% mensal

3% anual 5% anual

4% anual

6% anual

18. Letreiros ou figuras nos passeios, quando permitidos, por anunciantes 10% anual b. Com salincia

1. Placas ou tabuletas existentes com letreiros, figuras, emblemas ou escudos, at 50 centmetros de salincia 2. Idem at um- metro de salincia, cada 3. Idem at 2 metros de salincia, cada 4. idem, de mais de 2 metros de salincias 5. Publicidade em panos, atravessando a rua ou parte da Rua, quando permitida, cada III. Luminosos

5% anual 6% anual 7% anual 8% anual 8% anual

a) Anncios por meio de inscries luminosas qualquer que seja o n de anncios em lugares diversos do estabelecimento b) idem, em casas comerciais com anncios do prprio estabelecimento c) Placas, tabuletas ou letreiros colocados nas platibandas, telhados, paredes, marquises andaimes ou tapumes, no interior de terrenos, sem salincia, por metro quadrado ou frao d) Placas, tabuletas ou letreiros, at 50 cm de salincia e) idem, idem, at um metro de salincia f) idem, at dois metros de salincia g) Idem, mais de 2 metros de salincia IV. Mostrurio:

20% anual 10% anual

4% anual 5% anual 6% anual 7% anual 10% anual

a) Mostrurio com frente para a via pblica por metro quadrado ou frao b) Idem, com salincia, quando permitido, por metro quadrado ou frao c) Idem, com frente para galerias, corredores, passagens, interior do prdio de diverso pblica, por metro quadrado ou frao V. Publicidade eventual: a. Fora das vias pblicas:

2% anual 3% anual 2% anual

1. Anncios apresentados em cena, quando permitidos por anncios 2. Anncios projetados em telas de casas de diverses de qualquer natureza, por anncio 3. Em folhetos de programas distribudos nas casas de diverses 4. Programa por meio de fitas cinematogrficas, em casa de diverses por estabelecimento

2% anual 4% mensal 4% mensal 4% dirio

5. Programa por meio de fitas cinematogrficas, processo semelhante, em estabelecimentos comerciais 4% dirio 6. Exposio de mercadorias, sem vendas de artigos, por metro quadrado do recinto b. Nas vias pblicas: 1. 2. dirio 3. Folhetos, anncios ou ingressos por qualquer forma, lanados na via pblica 20% dirio Idem, distribudos em mo, na via pblica 10% Anncios em placas ou tabuletas, circulando rvore ou abrigos, sinalizao de trnsito, situadas na via pblica, quando permitidos, por anncios 10% anual Anncios conduzidos, a juzo da autoridade municipal, por anncio 5% mensal Propaganda alegrica ou caricatura, por ambulante, quando permitida 2% dirio Anncios ou propaganda irradiada, projetada gravada ou televisionada com viso para a via pblica, por empresa ou estabelecimento qualquer que seja o n de anncios 5% dirio Placas, letreiros a nncios de terceiros, colocados ou pintados no interior de qualquer veculo, por anncio e por veiculo 5%anual Placas letreiros, tabuletas e anncios de terceiros, colocados ou pintados, no exterior de qualquer veculo, por anncio 10% anual Propaganda, cartazes, placas, tabuletas 1% mensal

4. 5. 6.

7. 8. 9.

10. 11.

letreiros, em veculos especialmente empregados para este fim, em pocas de festas populares ou por iniciativa de empresa ou estabelecimentos comerciais ou industriais, por veculos 5% dirio Propaganda feita por meio de avies, bales ou outros sistemas areos, quando permitida, por anncios 3% dirio Cartazes em papel, colocados em andaimes, muros, meio-fios, quadrados apropriados, etc., quando permitidos por cartazes 1% mensal

VI.

Publicidade acstica: 10% anual 15% anual 25% anual 25% anual 35% anual

a) apregoador, de viva voz, por ano b)Ampliador radiofnico: 1. Fazendo propaganda prpria, com um auto-falante 2. Idem com mais de 1 auto-falante 3. Fazendo propaganda de terceiros, com um auto-falante 4. Idem com mais de 1 auto-falante

1. As licenas para publicidade, concedida no segundo semestre do exerccio, acarretaro reduo de 50% do valor do tributo. 2. Fica sujeito a um acrscimo de 20% o valor do tributo devido com licena para publicidade referente a bebidas alcolicas, e de 40% quando em lngua estrangeiras. 3. Aplicam-se, quando cabveis, as disposies constantes nos artigos 285 a 295. SEO XIV DA ISENO Art. 325 So isentos do pagamento da taxa de licena para publicidade: I. os cartazes ou letreiros destinados a fins patriticos, religiosos ou eleitorais; II.as tabuletas indicativas de stios, granjas ou fazendas, bem como as de rumo ou direes de estradas; III. os dsticos ou denominaes de estabelecimentos comercias apostos nas paredes e vitrinas internas; IV. os anncios publicados em jornais, revistas, catlogos e os irradiados em estaes de rdio difuso;

V. os anncios luminosos, bem como a ornamentao publicitrias e fechadas, pelas suas caractersticas e a critrio da Administrao, provoquem o embelezamento da via ou logradouro em que estiver localizados. 1. A declarao de iseno, ser expressa pelo chefe do poder executivo, na prpria petio do requerente em que solicita a permisso para utilizao do meio de publicidade. 2. Esta iseno dever ser renovada a cada ano, devendo o requerimento ser encaminhado at 31 de dezembro de cada ano. CAPTULO II DAS TAXAS DE SERVIOS PBLICOS SEO I DO FATO GERADOR E DO CONTRIBUINTE Art. 326. As taxas de servios pblicas tem como fato gerado, a utilizao, efetiva ou potencial, de servios pblicas especficos e divisvel, prestando ao contribuinte ou posto a sua disposio. Pargrafo nico. Considera-se o servios pbicos: I. Utilizado pelo contribuinte: a) Efetivamente, quando por ele usufrudo a qualquer ttulo; b) Potencialmente, quando sendo de utilizao compulsria, seja posto sua disposio mediante atividade administrativa em efetivo funcionamento II.Especfico, quando possa ser destacado em unidade autnoma de interveno, de utilidade ou necessidade pblica; III. Divisvel, quando suscetvel de utilizao separadamente por parte de cada um de seus usurios . Art. 327. O contribuinte da taxa o proprietrio, o titular do domnio til ou possuidor, a qualquer ttulo, de bem imvel lindeiro a via pblica ou logradouro pblico, abrangido pelo servio prestado. Pargrafo nico. Considera-se tambm lindeiro o bem imvel que tenha acesso, por ruas ou passagens particulares, entradas de vilas ou assemelhados, a via ou logradouro pblicos. Art. 328. As taxas de servios sero devidas para:

I. II.

limpeza pblica; conservao de vias e logradouros pblicos. SEO II DA BASE DE CLCULO E DA ALQUOTA

Art. 329. A base de clculo das taxas de servios pblicos, o custo do servio. Art. 330. O custo da prestao dos servios pblicos, ser rateado pelos contribuintes, de acordo com os critrios especficos da cada taxa. SEO III DO LANAMENTO Art. 331. As taxas de servios podem ser lanadas isoladamente ou em conjunto com outros tributos, se possvel, mas dos avisos- recebidos. SEO IV DA ARRECADAO Art. 332. O pagamento das taxas de servios pblicos ser feito nos vencimentos e locais indicados nos avisos-recebidos. SEO V DAS PENALIDADES Art. 333. O contribuinte que deixar de recolher as taxas devidas ficar sujeito: I. a multa de 30%, sobre o valor do dbito corrigido monetariamente, at 30 dias do vencimento; II.a correo monetria do dbito, calculada mediante a aplicao dos coeficientes fixados pelo governo federal para atualizao do valor dos critrios tributrios; III. a cobrana de juros monetrios razo de 1% ao ms, incidente sobre o valor originrio. SEO VI DA TAXA DE LIMPEZA PBLICA

Art. 334. A taxa de limpeza tem como o fato gerador a utilizao efetiva ou possibilidade de utilizao, pelo contribuinte, servios municipais de limpeza das vias e logradouros. Pargrafo nico. Considera-se servios de limpeza: I. a coleta e remoo de lixo domiciliar; II.a varrio, a lavagem e a capinao das vias e logradouro pblico; III. a limpeza de crregos, bueiros e galerias pluviais. Art. 335. O montante da obrigao principal referente, taxa de limpeza pblica e resduos domiciliares, ser calculada em 0,10%( zero vrgula dez por cento) da unidade fiscal monetria, para os imveis edificados, multiplicados pelo nmero de m2 da rea edificada. Pargrafo nico. A taxa ser acrescida: I. de 20% do seu valor, quando o imvel for utilizado, em parte o em sua totalidade, para atividades comerciais, industriais ou de prestao de servios; II.de 10% do seu valor quando o imvel for utilizado, em parte ou em sua totalidade, por hotel, penso padaria, confeitaria, bar, restaurante, cantina, mercearia, aougue, casa de carnes,peixaria, cinema e outras casas de diverses pblicas, clube e posto de servios de veculos. Art. 336. As remoes de lixo ou entulho que excedem m3, mediante o pagamento de preos pblicos. sero feitas

SEO VII DA TAXA DE CONSERVAO DE VIAS E LOGRADOUROS PBLICOS Art. 337. A taxa de conservao de vias e logradouros pblicos tem como fato gerador a utilizao efetiva ou a possibilidade de utilizao, pelo contribuinte, de servios municipais de conservao de ruas, praas, jardins, parques, caminhos, avenidas e outras vias e logradouros pblicos, dotados pelo menos de um dos seguintes melhoramentos: I. pavimentao de qualquer tipo; II.guias e sarjetas; III. guias. Art. 338. O montante da obrigao principal referente taxa de conservao de vias e logradouros pblicos ser calculada pela multiplicao de 1,00% da unidade fiscal, para as zonas tributrias 01, 02 e 03, multiplicado pelo nmero de metros da testada da propriedade territorial.

1. Para as demais zonas tributrias, ser 0,60%, multiplicado pelo n de metros da testada da propriedade. 2. A taxa ser acrescida de 50% do seu valor, quando o imvel for utilizado, em parte ou em sua totalidade, por garagem, posto de servios de veculos, supermercados e similares. TTULO III DA CONTRIBUIO DE MELHORIA Art. 339. A contribuio de melhoria, ser arrecadada dos proprietrios de imveis beneficiados por obras pblicas e ter como limite total a despesa realizada. Art. 340.Para efeito de incidncia da contribuio de melhoria, considera-se obra publica, a de: I. abertura, alargamento, pavimentao, iluminao, arborizao, esgotos pluviais e outros melhoramentos de praas e vias publicas; II.construo e pavimentao de parques, campos de desportos, pontos e viadutos; III. construo ou ampliao de sistemas de trnsito rpido, inclusive todas as obras de edificao necessrias ao funcionamento do sistema; IV. servios de obras de abastecimento de gua potvel, esgotos, transportes e comunicaes em geral ou suprimento de gs, funiculadores, ascensores e instalaes de comodidade pblica; V. proteo contra secas, inundaes, eroso, saneamento e drenagem em geral, canais, retificao e regularizao de cursos d gua e irrigao; VI. construo, pavimentao e melhoramentos de estradas de rodagens; VII. construo de aerdromos e aeroportos e seus acessos; VIII. aterros e realizaes de embelezamento, inclusive desapropriao em desenvolvimento de plano de aspecto paisagstico. Art. 341. Contribuinte, responsvel pelo pagamento da contribuio de melhoria, o proprietrio do imvel, ao tempo do seu lanamento, e esta responsabilidade, se transmite aos adquirentes, possuidores e sucessores, a qualquer ttulo, do domnio do imvel. 1. Contribuinte, responsvel pelo pagamento da contribuio de melhoria, o proprietrio do imvel, ao tempo do seu lanamento, e esta responsabilidade, se transmite aos adquirentes, possuidores e sucessores, a qualquer ttulo, do domnio do imvel.

2. Os bens em condomnio, sero considerados como propriedade de um s contribuinte, cabendo a ele exigir os demais condomnios, asa parcelas correspondentes. SEO I CLCULO Art. 342. A contribuio de melhoria, ser calculada, mediante a distribuio do montante global gasto, e se far entre os contribuintes, proporcionalmente participao na soma de um dos seguintes grupos de elementos: I. valor da propriedade beneficiada constante do cadastro Imobilirio; II.testada da propriedade territorial; III. rea e testada da propriedade territorial. Pargrafo nico. A autoridade administrativa, fixar respeitados os elementos e limites definidos neste artigo, para cada obra, os critrios a serem adotados no rateio. Art. 343. Correo por conta da prefeitura as quotas as quotas relativa a bem imvel, beneficiado pela obra, quando pertencentes a pessoas no incidentes na Contribuio de Melhoria. Art. 344. Nos custos da obra, sero computadas as despesas globais com estudos, projetos, fiscalizao, desapropriao, administrao, execuo, financiamento e demais investimentos a ela imprescindveis. Pargrafo nico. O custo da obra ter sua expresso monetria atualizada, poca do lanamento, mediante a aplicao dos coeficientes da correo monetria oficiais. SEO II LANAMENTO E ARRECADAO Art. 345. Para cobrana da contribuio de melhoria, a autoridade administrativa, dever publicar edital, contendo entre outros, contendo entre outros, os seguintes elementos: I. memorial descritivo do projeto; II.oramento total ou parcial, do custo da obra; III. delimitao de rea a ser beneficiada, direta ou indiretamente, pela obra pblica e os bens imveis abrangidos; IV. determinao da parcela do custo a ser financiado pela contribuio de melhoria e a forma de sua gradual distribuio entre os contribuintes.

Pargrafo nico. O disposto neste artigo aplica-se, tambm, aos casos de cobranas da contribuio de melhoria por obras pblicas em execuo, constantes de projetos ainda no concludos. Art. 346. Os proprietrios de imveis situados nas zonas beneficiadas pelas obras pblicas tem o prazo de 30 dias a comear das data da publicao do edital referido no artigo acima, para impugnao de qualquer dos elementos dele constantes, cabendo ao impugnante o nus da prova. Art. 347. A impugnao ou reclamao no suspende o incio ou o prosseguimento da obra e sua deciso somente ter efeito para o recorrente. Art. 348. O lanamento ser procedido quando executada a obra na sua totalidade ou em parte suficiente para justificar a exigncia do tributo, em nome do contribuinte. Pargrafo nico. Entregue a obra gradativamente ao pblico, a contribuio de melhoria, a juzo da autoridade administrativa, poder ser exigida proporcionalmente ao custo da parte j concluda. Art. 349. O pagamento da contribuio de melhoria, pode ser feito de uma vez ou em parcelas. 1. O pagamento feito de uma s vez, gozar dos seguintes descontos: I. 20% se efetuado no prazo de 30 dias, contados da notificao do lanamento; II.10% se efetuado no prazo de 60 dias, contados da notificao do lanamento. 2. Os pagamentos parcelados da contribuio de melhoria devem ser requeridos, dentro de 15 dias, contados da notificao do lanamento e sero onerados com juros de 1,0% ao ms e mais a aplicao ndice das ORTNs. 3. O nmero de parcelas no poder ultrapassar de 36 (trinta e seis.) 4. Decorridos os 60 dias, da data da notificao, o dbito considerado vencido, para todos os efeitos, devendo a partir da serem os mesmo inscrito na dvida ativa, para fins de execuo judicial, aplicando-se a multa de mora de 12% ao ano, mais correo monetria, segundo os ndices das ORTNs. SEO III ISENES

Art. 350. So isentos da Contribuio de melhoria: I. o imvel rural de rea inferior a 25 hectares, quando propriedade nica e explorada pelo proprietrio e sua famlia, em atividades agrcolas ou pastoris; II.os templos de qualquer culto, no que se refere parte frontal da construo em relao a logradouro pblico, numa extenso de at 30 metros de testada, inclusive quando se tratar de rea de influencia; III. as entidades beneficentes, culturais e esportivas, declaradas de utilidade Pblica federal, Estadual e Municipal, e que no distribuam lucro. Pargrafo nico. A iseno dever ser requerida anualmente, mediante petio devidamente instruda com provas, quanto ao atendimento dos requisitos e condies acima. TTULO VI DISPOSIES FINAIS Art. 351. Sero desprezados as fraes de at CR$. 1,00, no clculo de qualquer tributo. Art. 352. Fica mantida a Unidade Fiscal Monetria (UFM) do Municpio. Pargrafo nico. A UFM referida neste artigo ser atualizada automaticamente, no ms de dezembro de cada exerccio, mediante aplicao do coeficiente da correo monetria, estabelecidos pela legislao federal, para aplicao no exerccio seguinte. Art. 353. Os valores monetrios, que no tem como base monetria a UFM e constam da presente lei, sero atualizados por Decreto do chefe do Poder Executivo Municipal. Art. 354. Esta lei entrar em vigor na data de sua publicao, ficando revogadas as disposies em contrrio, e ter eficcia, a partir do incio do prximo exerccio.

PAO MUNICIPAL MARCOS ROVARIS, 12 de dezembro de 1984.

ENG JOS AUGUSTO HULSE PREITO MUNICIPAL

PROF ROSEVAL JOS ALVES SECRETRIO DE ADMINISTRAO Registrada e publicada nesta Assessoria Administrativa da Secretaria de Administrao, 12 de dezembro de 1984.

VALDIR LINEMBURGER ASSESSOR ADMINISTRATIVO TABELA PARA CLCULO DO IMPOSTO REFERENTE AO EXERCCIO DE 1985 E SUBSEQENTES

TABELA I IMVEIS NO CONSTRUDOS ( IMPOSTO TERRITORIAL ) VALOR POR M2 Zona Tributria 1 (um) Zona Tributria 2 (dois) Zona Tributria 3 (trs) Zona Tributria 4 (quatro) Zona Tributria 5 (cinco) Zona Tributria 6 (seis) Zona Tributria 7 (sete) Zona Tributria 8 (oito) Zona Tributria 9 (nove) Zona Tributria 10 (dez) a) at 120.000 m2 / por metro quadrado b) acima de 120.000 m2 /por metro quadrado CR$ 25.584,80 CR$ 15.886,32 CR$ 10.422,63 CR$ 4.851,29 CR$ 2.280,36 CR$ 1.180,76 CR$ 691,29 CR$ 313,36 CR$ 67,18 CR$ CR$ 34,98 13,58

TABELA II IMVEIS CONSTRUDOS (IMPOSTO PREDIAL)-VALOR POR M2

Classificao a) Alvenaria tima boa comun b) Madeira tima boa comum inferior barraco c)Mista tima boa comum inferior

Zona 1 CR$ 94.061,16 71.941,68 50.122,00 43.368,75 30.210,66 23.019,84 13.118,04 5.838,57 63.537,66 49.104,54 37.694,97 10.771,29

Zona 2 CR$ 70.232,33 53.716,46 37.416,96 32.382,00 22.557,29 17.188,15 9.794,81 4.359,46 47.441,45 36.664,73 28.145,57 8.042,574

Zona 3 CR$ 59.781,10 45.722,94 31.848,98 27.563,25 19.200,56 14.630,38 8.337,24 3.170,73 40.381,72 31.208,66 23,957,25 6.845,75

Zona 4 CR$ 54.869,01 41.965,98 29.232,00 25.298,44 17.622,89 13.428,24 7.652,19 3.405,84 37.063,63 28.644,31 21.988,74 6.283,25

Zona 5 CR$ 50.165,95 38.368,90 26.726,40 23.130,00 16.112,35 12.277,25 6.996,29 3.113,90 33.886,75 26.189,09 20.103,98 5.744,69

TABELA II (Continuao) IMVEL CONSTRUDOS (IMPOSTO PREDIAL)-VALOR POR M2

a) Alvenaria tima boa comum b) Madeira tima boa comum inferior barraco c) Mista tima boa comum inferior

42.797,83 32.733,46 22.800,96 19.732,79 13.745,85 10.474,03 5.968,71 2.656,56 28.909,64 22.342,57 17.150,22 4.900,94

36.056,78 27.577,64 19.209,60 16.624,69 11.580,75 8.824,27 5.028,58 2.238,12 24.357,10 18.823,74 14.449,74 4.128,99

31.886,74 24.388,23 16.987,97 14.702,01 10.241,42 7.803,72 4.447,01 1.979,27 21.539,27 16.646,44 12.778,59 3.651,47

29.524,75 22.581,69 15.729,60 13.612,97 9.482,79 7.225,67 4.117,60 1.832,67 19.943,77 15.413,37 11.832,04 3.380,99

29.524,75 22.581,69 15.729,60 13.612,97 9.482,79 7.225,67 4.117,60 1.832,67 19.943,77 15.413,37 11.832,04 3.380,99

TABELA III VALORES DO M2 PARA O MUNICPIO DE CRICIMA 1984 Zona 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 a) b) CR$/ m2 Tabela PMC 5.116,00 3.309,00 2.368,00 1.155,00 570,00 337,00 230,00 116,00 26,00 13,99 5,43 CR$/m2 Valor mercado 73.000,00 25.000,00 17,000,00 9,000,00 5.500,00 4.500,00 2.000,00 1.000,00 400,00 150,00 100,00 Defasagem 1.327 656 618 679 865 1.235 770 762 1.438 972 1.740

PAO MUNICIPAL MARCOS ROVARIS, 22 de maio de 1985. Eng. JOS AUGUSTO HLSE Prefeito Municipal Prof. RODEVAL JOS ALVES Secretrio de Administrao

Registrada e publicada nesta Assessoria Administrativa da Secretaria de Administrao, em 22 de maro de 1985. VALDIR LINEMBURGER Assessor Administrativo

Anda mungkin juga menyukai