Anda di halaman 1dari 2

Cristalografia

O que cristalografia?

Primeiramente, precisamos saber o que um mineral e o que um cristal. Mineral um elemento ou composto qumico encontrado naturalmente na crosta terrestre, de origem inorgnica, com composio qumica definida e uma estrutura interna cristalina. Geralmente encontrado no estado slido com excesso do mercrio e da gua. Cristal um mineral que sob condies ideais de presso e temperatura se originam com uma forma externa cristalina, limitada por superfcies planas e lisas, ou seja, adquiri uma forma geomtrica qualquer. J a cristalografia, palavra vinda do grego kristallis (que quer dizer gelo), o estudo dos cristais e das leis que governam o crescimento, forma externa e estrutura interna dos cristais. Exemplos de formas cristalinas familiares: Cristal de quartzo, floco de neve e cristal de gelo.

Conceitos de cristalografia

Simetria

Palavra vinda do grego sin (com) e metria (medida), simetria a propriedade pela qual um ente, objeto ou forma exibe partes correspondentes quando submetida a uma operao de especfica de simetria. Portanto, a simetria uma operao que mantm uma forma invariante. Ento, um objeto que possui simetria pode ser convertido nele prprio, a partir de uma de suas partes, ficando uma posio indiscernvel da outra. Podemos afirmar, que a simetria das formas naturais espelha uma estruturao interna, um ritmo, uma morfologia regular ou a funo de um determinado ser. possvel agrupar os minerais em sistemas cristalinos de acordo com suas simetrias, isso possvel porque todos os minerais bem cristalizados (cristais) mostram um arranjo das faces. O conceito de simetria implica sempre uma repetio em que esto presentes duas entidades fundamentais, o motivo (aquilo que se repete, no caso dos cristais uma face.) e o perodo ou ritmo (como ocorre a repetio, a lei de repetio.). O ritmo constante e resulta da aplicao de operaes de simetria, essas operaes so variadas e numerosas, e trs delas so importantes em cristalografia, so elas: Reflexo: a simetria bilateral obtida pela reflexo em um plano imaginrio que o divide em partes idnticas espetaculares (enantiomrficas); Rotao: a operao de simetria em que uma forma repete-se n vezes em um giro de 360 ao redor de um eixo;

Inverso: a operao de simetria que relaciona duas figuras tais que cada ponto de uma corresponde, na outra, um ponto oposto, relativamente a um dado ponto no espao. Dentro da simetria, h regras de coexistncia de simetrias, dentre elas so: A existncia de um eixo de simetria de ordem par e um centro de simetria numa forma implica na existncia de um plano principal de simetria perpendicular ao eixo; A existncia de um eixo de simetria de ordem mpar e um centro de simetria numa forma exclui a existncia de um eixo de simetria perpendicular ao plano; Existindo dois eixos perpendiculares de ordem par numa forma implica que haver um terceiro eixo de ordem par perpendicular aos outros dois, ou a existncia de dois eixos binrios perpendiculares entre si acarreta a existncia de um terceiro eixo binrio perpendicular ao plano formado pelos dois primeiros planos.

Leis fundamentais da cristalografia

A primeira lei fundamental da cristalografia a lei da constncia dos ngulos diedros (ngulos diedros so aqueles formados entre dois planos que se cortam), tambm chamada Lei de Steno (1669). Essa lei diz que faces correspondentes em diferentes cristais da mesma substncia, independentemente de sua forma, em temperaturas constantes, definem ngulos diedros iguais. Essa lei afirma tambm que uma forma cristalogrfica caracterizada pelos ngulos que suas faces definem e no pela sua forma geomtrica. Ou seja, a forma geomtrica depende do desenvolvimento relativo das diversas faces, isto possibilita o uso da projeo estereogrfica. A segunda lei fundamental da cristalografia a lei da racionalidade dos ndices, tambm chamada Lei de Hay (1784). Essa lei diz que todos os cristais so formados por unidades estruturais minsculas, que por sua vez permitem definir um sistema de eixos de coordenadas. Essa lei afirma tambm que a posio no espao de cada uma das faces desta unidade estrutural (ou seja: o comprimento de cada coordenada x, y e z) um nmero inteiro. Ento, as unidades estruturais dos diferentes cristais tm no mnimo trs ndices x:y:z.

Observaes finais dos cristais

Toda vrtice um plano reticular; Toda aresta uma fileira reticular; Todo plano reticular uma face possvel; Toda face um plano reticular.

Anda mungkin juga menyukai