Anda di halaman 1dari 7

Edital n.

06/2011 COPERPS/UFPA

Mobilidade Acadmica Externa 2011

Universidade Federal do Par

Servio Pblico Federal

16 de outubro de 2011

Benedito Nunes (21 de novembro de 1929 27 de fevereiro de 2011)

REA II: CINCIAS DA VIDA E DA SADE


Biomedicina; Biotecnologia; Licenciatura em Cincias Biolgicas; Cincias Biolgicas Modalidade Biologia; Enfermagem; Farmcia; Fisioterapia; Medicina; Medicina Veterinria; Nutrio; Odontologia.

LEIA COM MUITA ATENO AS INSTRUES SEGUINTES. Este Boletim de Questes contm 40 questes objetivas, sendo 10 questes de Lngua Portuguesa, 20 de Biologia e 10 de Qumica, mais a Prova de Redao. Confira se, alm deste boletim, voc recebeu o Carto-Resposta, destinado marcao das respostas das questes objetivas, e o Formulrio de Redao, destinado transcrio do texto definitivo da Redao. Verifique se o seu nome e o nmero de sua inscrio conferem com os dados contidos no Carto-Resposta. Em caso de divergncia, notifique imediatamente o fiscal de sala. A marcao do Carto-Resposta e a transcrio do texto definitivo da Redao no Formulrio de Redao devem ser feitas com caneta esferogrfica de tinta preta ou azul. O Formulrio de Redao o nico documento considerado para a correo do texto da Redao. Este boletim deve ser usado apenas como rascunho. O tempo disponvel para esta prova de quatro horas, com incio s 8 horas e trmino s 12 horas, observado o horrio de Belm/PA. Reserve os 30 minutos finais para marcar seu Carto-Resposta. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Boletim de Questes no sero considerados na avaliao. Edital n. 06/2011 COPERPS

Nome do(a) Candidato(a):

BOLETIM DE QUESTES
Nmero de Inscrio:
Portal UFPA na Web www.ufpa.br Informaes e Notcias sobre este concurso em: www.ceps.ufpa.br

MOBEX 2011

Edital N. 06/2011

MARQUE A NICA ALTERNATIVA CORRETA NAS QUESTES DE 1 A 40 LNGUA PORTUGUESA


Leia o texto abaixo para responder s questes de 1 a 10. Desabafo de um bom marido 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 Minha esposa e eu sempre andamos de mos dadas. Se eu soltar, ela vai s compras. Ela tem um liquidificador eltrico, uma torradeira eltrica, e uma mquina de fazer po eltrica. Ento ela disse: Ns temos muitos aparelhos, mas no temos lugar pra sentar. Da, comprei pra ela uma cadeira eltrica. Eu me casei com a Sra. Certa. S no sabia que o primeiro nome dela era Sempre. J faz 18 meses que no falo com minha esposa. que no gosto de interromp-la. Mas tenho que admitir, a nossa ltima briga foi culpa minha. Ela perguntou: O que tem na TV? E eu disse Poeira. No comeo Deus criou o mundo e descansou. Ento, Ele criou o homem e descansou. Depois, criou a mulher. Desde ento, nem Deus, nem o homem, nem o Mundo tiveram mais descanso. Quando o nosso cortador de grama quebrou, minha mulher ficava sempre me dando a entender que eu deveria consert-lo. Mas eu sempre acabava tendo outra coisa para cuidar antes, o caminho, o carro, a pesca, sempre alguma coisa mais importante para mim. Finalmente ela pensou num jeito esperto de me convencer. Certo dia, ao chegar em casa, encontrei-a sentada na grama alta, ocupada em pod-la com uma tesourinha de costura. Eu olhei em silncio por um tempo, me emocionei bastante e depois entrei em casa. Em alguns minutos eu voltei com uma escova de dentes e lhe entreguei. - Quando voc terminar de cortar a grama, eu disse, voc pode tambm varrer a calada. Depois disso no me lembro de mais nada. Os mdicos dizem que eu voltarei a andar, mas mancarei pelo resto da vida. O casamento uma relao entre duas pessoas na qual uma est sempre certa e a outra o marido
Lus Fernando Verssimo
Fonte: www.ocrepusculo.com

1 No texto Desabafo de um bom marido, o narrador satiriza a relao marido e mulher, utilizando alguns recursos expressivos para criar o efeito humorstico que cativa o leitor. Dentre esses recursos destacamos a quebra de expectativa, em que uma afirmao quebra a expectativa criada por uma afirmao anterior. Esse recurso observado no trecho
(A) (B) Minha esposa e eu sempre andamos de mos dadas. Se eu soltar, ela vai s compras. Quando o nosso cortador de grama quebrou, minha mulher ficava sempre me dando a entender que eu deveria consert-lo. Mas tenho que admitir, a nossa ltima briga foi culpa minha. No comeo Deus criou o mundo e descansou. Ento, Ele criou o homem e descansou. Os mdicos dizem que eu voltarei a andar, mas mancarei pelo resto da vida.

3 A afirmao Eu me casei com a Sra. Certa. S no sabia que o primeiro nome dela era Sempre. (linha 04), leva compreenso de que
(A) (B) (C) (D) (E) a esposa sempre fiel ao marido. o marido encontrou a pessoa certa para ele. a esposa acha que sempre tem razo. o marido no compreende a esposa. a esposa sempre dedicada ao marido.

(C) (D) (E)

No trecho J faz 18 meses que no falo com minha esposa. que no gosto de interromp-la. (linhas 04 e 05), a situao apresentada de forma exagerada para expressar que (A) (B) (C) (D) (E) a esposa uma pessoa que fala demais. o marido nunca interrompe a fala da esposa. o marido no fala com a esposa h 18 meses. no h dilogo entre marido e mulher. a esposa est ausente h 18 meses.

2 A palavra desabafo, no ttulo do texto, anuncia que o marido


(A) (B) (C) (D) (E) analisar o comportamento de um bom marido. atestar a experincia feliz que seu casamento. exaltar o relacionamento entre marido e mulher. falar dos problemas que enfrenta no casamento dar conselhos sobre como ser um bom marido.

5 Ao podar a grama alta com uma tesourinha de costura, a esposa estava


(A) (B) (C) (D) (E) tentando aliviar o estresse do dia a dia. limpando o jardim que estava muito sujo. mostrando ao marido como se apara grama. provocando o marido que no consertava o aparador de grama. executando uma tarefa domstica de rotina.

rea II: Cincias da Vida e da Sade

MOBEX 2011

Edital N. 06/2011

A resposta do marido pergunta O que tem na TV? (linha 06) causou uma briga entre o casal porque (A) (B) (C) (D) (E) a pergunta feita pela esposa foi ofensiva. o marido no entendeu a pergunta da esposa. a resposta do marido mostrava a indiferena dele em relao esposa. o marido aproveitou a ambiguidade da pergunta para provocar a esposa. a esposa no entendeu a resposta do marido.

BIOLOGIA

11 Os polissacardeos amido e a celulose diferem pelo tipo de ligao e respectivamente, o que faz com que apresentem propriedades diferentes na clula. Com relao a esses polissacardeos, correto dizer que
(A) (B) o amido facilmente degradado em decorrncia de suas ligaes peptdicas. a celulose, principal componente da parede celular das plantas, fornece os aminocidos necessrios para a sntese de protenas. o amido um excelente material estrutural. o amido auxilia nas reaes produzindo nucleotdeos. a celulose protege a estrutura da clula.

7 O discurso direto, predominante no texto, utilizado quando o narrador tem a inteno de


(A) (B) (C) (D) (E) mostrar o marido tentando controlar a esposa. descrever uma cena do cotidiano do casal. dar voz ao marido ou esposa. tecer consideraes sobre o comportamento do casal. ressaltar que a esposa nunca concorda com o marido.

(C) (D) (E)

12 As clulas animais e vegetais compartilham muitas similaridades, porm apresentam algumas peculiaridades, como a expressa na alternativa:
(A) Os peroxissomos, exclusivos das clulas animais, quebram os perxidos txicos. A morfologia das clulas animais mantida pelos vacolos. Os vacolos das clulas vegetais contm pigmentos responsveis pela colorao exuberante. Nos dois tipos de clulas, os vacolos so formados a partir do complexo de Golgi. Os vacolos so exclusivos das clulas vegetais, e os peroxissomos so das clulas animais.

8 A orao Quando o nosso cortador de grama quebrou,... (linha 09) expressa, em relao orao que a segue, a ideia de
(A) (B) (C) (D) (E) modo. lugar. tempo. causa. propsito.

(B) (C)

(D) (E)

9
I II III

Em relao aos trechos abaixo Se eu soltar, ela vai s compras. (linha 01) S no sabia que o primeiro nome dela era Sempre. (linha 04) J faz 18 meses que no falo com minha esposa. (linhas 04 e 05)

13 O surgimento de novas espcies, sem a separao fsica, denominado especiao simptrica. O modo mais comum desse tipo de especiao por meio da poliploidia, que surge por
(A) (B) (C) alopoliploidia, presena de mais de dois conjuntos cromossmicos da mesma espcie. monossomia, diferente nmero de cromossomos sexuais da espcie original. aneuploidia, presena de dois pares de qualquer par de cromossomos autossmicos. trissomia, presena de trs cromossomos de um par. autopoliploidia, presena de mais de dois conjuntos cromossmicos da mesma espcies.

correto afirmar que as palavras se, s e j expressam, respectivamente, (A) (B) (C) (D) (E) tempo, condio e restrio. condio, restrio e tempo. condio, tempo e restrio. restrio, condio, tempo. tempo, restrio e condio.

(D) (E)

O texto enfatiza a ideia de que um bom marido aquele que (A) (B) (C) (D) (E) no faz gozao com a esposa. prestativo nas atividades domsticas. faz tudo que a esposa quer. admite que a esposa sempre tem razo. no provoca brigas.

10

14 A bexiga natatria, que foi uma aquisio evolutiva no grupo dos peixes sseos,
(A) (B) (C) (D) (E) permevel a gases. est relacionada com a reproduo desses peixes. participa no processo de excreo. permite que os peixes se mantenham em determinada profundidade. responsvel pelo controle dos movimentos laterais.

rea II: Cincias da Vida e da Sade

MOBEX 2011

Edital N. 06/2011

15 Os ribossomos so organelas celulares responsveis pela sntese de protenas; logo realizam as ligaes dos
(A) (B) (C) (D) (E) nucleotdeos. aminocidos. acares. lipdios. carboidratos.

20 Nos Lenis Maranhenses, uma populao de albinos, que conhecida como filhos da Lua, apresenta frequncia de albinos de aproximadamente 3%, enquanto fora da ilha a frequncia de 0,005%. A alta frequncia genotpica dessa populao pode ser resultado de
(A) (B) (C) (D) (E) alta taxa de mutaes neste gene. fecundao preferencial dos gametas portadores do alelo do albinismo. efeito fundador seguido de endocruzamento. crossing over desigual de cromossomos homlogos. ausncia de casamento preferencial.

A Terra tem passado por intensas modificaes fsicas ao longo do tempo. Embora tenha surgido h aproximadamente 4 bilhes de anos, o aparecimento dos primeiros seres vivos na Terra s foi possvel em torno de 2,5 bilhes de anos atrs, em virtude do aumento da concentrao do oxignio livre (O2). Durante esse intervalo, surgiram diferentes organismos, na seguinte sequncia (A) (B) (C) (D) (E) Cianobactrias, bactrias sulfurosas, bactrias aerbicas, e eucariotos Bactrias sulfurosas, bactrias aerbicas, cianobactrias, e eucariotos Cianobactrias, bactrias aerbicas, bactrias sulfurosas, e eucariotos Bactrias sulfurosas, cianobactrias, bactrias aerbicas, e eucariotos Bactrias sulfurosas, cianobactrias, eucariotos, e bactrias aerbicas

16

21 Aps a extino dos grandes rpteis, no final da era Mesozica, os mamferos aumentaram em nmero, diversidade e tamanho. Com relao aos mamferos atuais, correto afirmar que em todos
(A) (B) (C) (D) (E) a placenta responsvel pela nutrio do embrio e apresentam pelos. os embries se desenvolvem, dentro do tero, at o nascimento e apresentam mamilos. a alimentao dos filhotes realizada por meio dos mamilos, e a fertilizao externa. a proteo trmica feita exclusivamente pelos pelos e todos apresentam glndulas mamrias. os vulos so fertilizados dentro do corpo da fmea e todos apresentam glndulas mamrias.

17

Os seres vivos so classificados em trs diferentes domnios: Eucarya, Bactria e Archaeabactria. Os trs domnios compartlham algumas caractersticas, tais como a descrita no tem: (A) (B) (C) (D) (E) So desprovidas de ribossomos. A replicao do DNA conservativa. No possuem membrana plasmtica. Realizam gliclise. Apresentam citoesqueleto desenvolvido.

22 Os genes eucariticos apresentam regies denominadas ntron e xons, transcritos diretamente do DNA, porm
(A) (B) (C) (D) (E) os xons no esto presentes no RNA maduro. os ntros codificam cadeias polipeptdicas. os xons codificam cadeias polipeptdicas. os ntrons maduros apresentam cauda poli-A. os xons codificam nucleotdeos.

18

Durante a replicao do DNA dos procariotos, vrias enzimas atuam em sequncia. Indique a alternativa que contm a sequncia correta de enzimas que atuam nesse processo (A) (B) (C) (D) (E) helicase, SSB, DNA polimerase e primase. primase, helicase, DNA polimerase e SSB. SSB, primase, DNA polimerase e helicase. helicase, SSB, primase e DNA polimearse. primase, SSB, helicase e DNA polimerase.

23 As clulas eucariticas possuem o mesmo conjunto bsico de organelas envoltas por membranas. Entre essas, duas evoluram de bactrias engolfadas para clulas ancestrais nucleadas (teoria simbintica). Essas organelas so caracterizadas por conterem seus prprios genomas e suas prprias maquinarias biossintetizantes para produzir RNA e protenas organelares. As organelas citadas so
(A) (B) (C) (D) (E) peroxissomos e ribossomos mitocndrias e retculo endoplasmtico cloroplastos e mitocndrias cloroplastos e peroxissomos retculo endoplasmtico e cloroplastos

19 Uma clula diplide com 2n = 20, em metfase mittica, apresenta


(A) (B) (C) (D) (E) 40 cromossomos. 20 pares de homlogos. 40 cromtides. 20 cromtides. 20 molculas de DNA.

rea II: Cincias da Vida e da Sade

MOBEX 2011

Edital N. 06/2011

24 A AIDS ou SIDA uma grave doena do sistema imune e pode ser transmitida de uma pessoa para a outra pelos lquidos corpreos, tais como sangue ou smen contaminados pelo HIV (vrus da imunodeficincia humana). O HIV um retrovrus, vrus de RNA que apresentam o gene da transcriptase reversa, responsvel por
(A) (B) (C) (D) (E) sintetizar RNAm a partir da cadeia polipeptdica. sintetizar DNA a partir da protena. produzir nucleotdios que formaro o DNA. sintetizar RNA a partir do DNA do vrus. sintetizar DNA a partir do RNA do vrus.

28 A mutao de substituio em regies codificadoras dos genes, que no produzem mudana no aminocido codificado, denominada
(A) (B) (C) (D) (E) deslocamento de leitura. sentido trocado. silenciosa. sem sentido. traduo.

29 A morfologia dos cromossomos metafsicos (metacntrico, submetacntrico, acrocntrico e telocntricos) dada pela localizao de sequncias especficas de DNA. Essas sequncias formam
(A) (B) (C) (D) (E) os nuclolos. a constrio secundria. os telmeros. o centrmero. os centrolos.

25

Em mulheres grvidas, o cansao e a falta de ar so reclamaes constantes nos consultrios. Nesses casos, o mdico recomenda uma dieta rica em gema de ovo, fgado e vegetais verdes, porque esses alimentos atuam na oxigenao sangunea e contm (A) (B) (C) (D) (E) potssio, que melhora a contrao muscular. clcio, que importante na coagulao do sangue. flor, que atua na formao dos ossos do embrio. fsforo, que importante na constituio do DNA e do RNA. ferro, que constitui a hemoglobina.

30 A cremao humana uma prtica muito comum nos dias de hoje, principalmente nas classes sociais mais altas. Em uma cadeia alimentar, esse procedimento afeta diretamente os
(A) (B) (C) (D) (E) produtores. consumidores primrios. consumidores secundrios. consumidores tercirios. decompositores.

26 Um dos problemas domsticos a presena de cupim-de-madeira-seca, que destri mveis ao formar as galerias e os buracos por onde saem as formas aladas para o acasalamento. Esse tipo de cupim alimenta-se basicamente de celulose, embora no tenha a capacidade de degrad-la, o que feito por bactrias presentes no tubo digestivo, sem causar danos a estes. Sobre o comportamento dos cupins entre si e destes com as referidas bactrias, correto afirmar que se trata, respectivamente, de
(A) (B) (C) (D) (E) colonia e parasitismo. colonia e competio intraespecfica. sociedade e competio interespecfica. sociedade e mutualismo. colnia e mutualismo.

QUMICA

31
I II

Analise as afirmativas abaixo. A massa equivalente a 2,50 mols de silcio (massa molar = 28 g/mol) igual a 70 g. Em 0,008 g do elemento gasoso criptnio (massa 19 molar = 83,8 g/mol) existem 5,75x10 tomos de criptnio. A eletronegatividade de um tomo pode ser definida como uma medida da habilidade de um tomo em uma molcula de atrair eltrons para si. Quando o nmero quntico do momento angular (l) igual a 2, o nmero quntico magntico (ml) assume os valores 2, 1, 0, + 1, + 2.

III

27 Os homens tm apenas uma cpia de cada gene ligado ao cromossomo X, enquanto as mulheres tm duas cpias. Essa diferena compensada pela inativao do cromossomo X, o que forma o corpsculo de Barr (ou comatina sexual). Quantos corpsculos de Barr apresentam, respectivamente, uma mulher normal (2n= 46, XX), um homem normal (2n= 46, XY), os portadores das sndromes de Turner (2n= 45,X) e de Klinefelter (2n= 47, XXY)?
(A) (B) (C) (D) (E) dois, zero, trs e cinco um, um, dois e trs dois, dois, quatro e seis um, zero, zero e um dois, um, um e dois

IV

Esto corretas (A) (B) (C) (D) (E) I e II I, II e III I, II e IV II, III e IV I, II, III e IV
23

Dado: Constante de Avogadro = 6,02x10 .

rea II: Cincias da Vida e da Sade

MOBEX 2011

Edital N. 06/2011

32 A isomerizao cis-trans de uma determinada substncia possui, nas condies-padro, H = 16,8 kJ/mol e K = 4,80. Assim, a constante de equilbrio da reao a 85C , aproximadamente,
(A) (B) (C) (D) (E) 8,80 4,80 1,54 1,00 0,43
-1 -1

36 O rendimento mximo possvel, expresso em porcentagem, de uma mquina trmica que opera em ciclo entre dois reservatrios de calor, um a 700C e outro a 10C,
(A) (B) (C) 86 71 50 (D) (E) 38 10

Dados: R = 8,3 J.mol .K ln 4,80 = 1,57 ; ln 1,54 = 0,43

A solubilidade do Bi2S3 1,7x1015 mol/L. Assim, a concentrao, expressa em quantidade de 3+ matria/volume, dos ons Bi , em uma soluo saturada de sulfeto de bismuto, igual a

37

O sistema de vcuo de uma indstria qumica reduz a presso de um ambiente fechado para o valor de -8 1,0x10 mmHg a temperatura de 25C. Nessas condies, 3 o nmero de molculas/cm existente nesse ambiente , aproximadamente, (A) (B) (C) (D) (E) 1,32x10 15 5,40x10 12 1,79x10 8 3,25x10 -12 2,17x10
19

33

(A) (B) (C)

3,4x1015 15 3,4x10 1,7x1015

(D) (E)

1,7x10 1,5x1015

15

38 O comprimento de onda, expresso em m, de um objeto pesando 0,025 kg, que se desloca a uma velocidade de 900 m/seg, , aproximadamente,
(A) (B) (C) (D) (E) 2,94x1030 2,94x1035 5,44x1029 5,44x1025 32 8,45x10
34

Dados: 1 atm = 760 mmHg -1 -1 R = 0,082 atm.L.mol .K 23 Constante de Avogadro = 6,02x10 3 1L = 1000cm

Dados: h = 6,6x10 J.seg 2 2 J = kg.m / seg

34 A reao de decomposio de uma determinada sustncia utilizada na indstria qumica ocorre por meio de um processo cintico de segunda ordem. Considerando que a concentrao inicial da substncia igual a 0,10 mol/L, e que essa concentrao se reduz a 70% desse valor em 20 minutos de reao, o tempo aproximado de meia-vida para o processo, expresso em minutos,
(A) (B) (C) (D) (E) 50 40 30 20 10

39 Uma soluo foi preparada pela dissoluo de 50 g de uma substncia no-eletrlito, de massa molecular igual a 180 g/mol, em 1,0 L de gua, a temperatura de 25C. Assim, a presso osmtica da soluo, expressa em Pa, , aproximadamente,
(A) (B) (C) (D) (E) 7,70x10 9 5,34x10 8 3,15x10 5 6,88x10 2 4,77x10
12

Dados: R = 8,3 J/mol.K 3 1L = 0,001 m 3 Pa = J / m

35 Para uma pilha eletroqumica de estanho e cromo, que aps determinado tempo de funcionamento apresenta 2+ 2+ concentraes de Sn e Cr , respectivamente iguais a 0,1 mol.L1 e 0,8 mol.L1, encontra-se que a variao de potencial, expresso em Volts, calculado pela equao de Nernst, , aproximadamente,
(A) (B) (C) (D) (E) 0,15 0,58 0,74 1,02 2,40
0 2+

40
I II III IV

Analise as afirmativas abaixo. A geometria da molcula PF3 descrita como sendo bipirmide trigonal. O cido clordrico um composto covalente polar. O nmero de oxidao de cada tomo de cromo no 2 on Cr2O7 igual a +6. Na reao AlCl3 + Cl AlCl4 , as espcies AlCl3 e Cl so, respectivamente, cido e base de Lewis.

Esto corretas (A) (B) (C) I e II I, II e III I, II e IV (D) (E) II, III e IV I, II, III e IV

Dados: E (Sn / Sn) = 0,14 V. 0 2+ E (Cr / Cr) = 0,91 V. log 8 = 0,9 0 E = E (0,06/2).log Q rea II: Cincias da Vida e da Sade

Dados: Nmeros atmicos (Z): F = 9; P = 15

MOBEX 2011

Edital N. 06/2011

REDAO
O texto Desabafo de um bom marido apresenta, de forma bem humorada, fatos do cotidiano na relao marido e mulher. Embora, no texto, o bom humor do marido tenha sido mal compreendido pela esposa, acreditamos que esse estado de esprito pode ser um facilitador nas relaes entre as pessoas. Considerando-se o humor nessa perspectiva, escreva um texto em prosa em que voc argumente sobre a importncia de se cultivar sempre o bom humor nas relaes humanas.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

rea II: Cincias da Vida e da Sade

Anda mungkin juga menyukai