Anda di halaman 1dari 8

A NUMERICAL STUDY OF THE APPLICATION OF ENERGY ADDITION FOR AIRFLOW CONTROL IN A SCRAMJET INLET

Filipe Rafael T. Pereiraa e Mauricio A. P. Rosab


a

Departamento de Engenharia Aeronutica, Instituto Tecnolgico de Aeronutica (ITA), So Jos dos Campos, SP, Brasill, http://www.ita.cta.br Diviso de Aerotermodinmica e Hipersnica, Instituto de Estudos Avanados (IEAv), So Jos dos Campos, SP, Brasil, http://www.ieav.cta.br

Palavra Chave: Hypersonics, Energy addition, Scramjet, Virtual cowl, Numerical simulation. Resumo. Este trabalho apresenta resultados de um estudo computacional sobre a aplicao da adio localizada de energia no escoamento de ar frente de um motor do tipo scramjet (supersonic combustion ramjet) de um veculo hipersnico com o propsito de controlar a captura de ar deste motor para velocidades do veculo abaixo das condies de projeto, condio esta em que ocorre perda de massa de ar (air spillage) na entrada do motor scramjet. A modelagem adotada considera geometria 2D (plana) para o scramjet e que o ar comporta-se como um gs caloricamente perfeito e no viscoso. Os resultados mostram que a adio de energia localizada no escoamento de ar frente da entrada do motor pode ser empregada como uma carenagem virtual do motor, evitando-se assim a necessidade indesejvel de se ter carenagem que se estenda ou se contraia dependendo da velocidade do veculo.

INTRODUO

A geometria tima de veculos hipersnicos com motores aspirados do tipo scramjet (supersonic combustion ramjet) corresponde a uma estabelecida condio de choque na borda da carenagem (CBC). Entradas de motores scramjet so projetadas para o maior nmero de Mach esperado para o vo hipersnico (ver Fig. 1a), e em nmeros de Mach menores do que o valor de projeto, um transbordamento ocorre e h uma perda na captura de massa de ar, como mostrado na Fig. 1b, que pode piorar o desempenho do motor. Para reduzir o transbordamento, a carenagem do motor pode ser estendida a montante, mas isto difcil de ser obtido. O caso de carenagem slida estendida pode servir como um guia para os casos de otimizao de entradas scramjet com carenagem virtual, isto , com adio de energia no escoamento fora do veculo (Fig. 2). Qualitativamente, esperado que a carenagem virtual possa, para o melhor desempenho, criar um escoamento anlogo ao que se obteria com a carenagem slida estendida. No entanto, uma vez que choques no refletem em regies aquecidas, a analogia no exata, mas, por sua vez, a regio aquecida pode gerar uma onda de choque que se assemelha ao choque refletido por uma superfcie slida pela incidncia do choque produzido pela borda de ataque do veculo. Assim, de se esperar que adio de calor localizada perto da interseco do choque da borda de ataque com a extenso da carenagem (ver Fig. 2) possa substancialmente aumentar a captura de massa e a eficincia de energia cintica na entrada do motor (Macheret et al, 2003 ; Sheneider et al, 2003; Van Wie, 2004; Knight, 2003).

Figura 1. a) Veculo hipersnico com motor scramjet na condio de Mach de projeto b) Veculo hipersnico com motor scramjet na condio de Mach menor que o de projeto.

Figura 2. Desenho esquemtico do conceito de carenagem virtual por adio de energia no escoamento frente do motor.

Os principais objetivos deste trabalho so: desenvolver uma metodologa de clculo adequada para estudos da adio de energia em entradas de motores scramjet e; mostrar, atravs de exemplos, que a adio de energia no escoamento de ar frente de um motor scramjet pode ser empregada como uma carenagem virtual para o controle do escoamento em sua entrada, para condies de operao de nmeros de Mach menores que o de projeto. 2 MODELOS E MTODOS

Neste trabalho, estudou-se numericamente a adio contnua de energia ao escoamento supersnico apenas pelo aspecto da dinmica dos gases, ou seja, considerando um termo fonte de calor, numa determinada regio do escoamento, na equao de conservao de energia. Considerou-se o modelo de gs caloricamente perfeito para o ar e geometria bi-dimensional 2D. Os clculos de dinmica dos gases foram realizados com o programa computacional FLUENT e a gerao de malhas para os casos estudados com o programa GAMBIT. Devido a fonte de calor ser contnua, os clculos realizados foram sempre para estado estacionrio. O programa FLUENT oferece uma grande variedade de opes de modelos e mtodos que podem ser empregados nas solues de escoamentos compressveis de alta velocidade com a presena de fonte de calor localizada. Adotou-se o mtodo de soluo das equaes de conservao baseados na densidade (density-based method), mais apropriado para escoamentos compressveis, e discretizao de primeira e segunda ordem para os fluxos nas interfaces da clula. A incluso da fonte contnua de calor no escoamento de ar foi feita no programa FLUENT atravs do uso de UDF (User Defined Function), como em Fraile e Rosa (2011). A fonte contnua de calor com distribuio Gaussiana espressa por:
[( x xc )2 ( y yc )2 ]

q,,, ( x, y )

W e 2 reff

2 reff

,,, onde q ( w m 3 ) a densidade de potncia e W ( w m) representa a potncia por unidade de

comprimento (direo transversal ao plano x-y) da fonte de calor. A coordenada xc;yc representa o centro da fonte e reff um comprimento caracterstico da fonte. O termo q inserido na equao de conservao de energia. O domnio fsico e computacional apresentado na Fig. 3. O contorno superior representa as rampas de compresso e isolador do motor do veculo. No contorno esquerda tem-se a condio imposta pelo escoamento livre de ar (velocidade e altitude correspondentes a uma presso dinmica especfica). Nos contornos de sada inferior e direita so consideradas condies de extrapolao para o escoamento. Para a base do motor scramjet (no interior do domnio) considerada uma parede slida de espessura nula. A configurao do scramjet mostrada na Fig. 3 para Mach 10 de projeto (Macheret et al, 2003). Quanto malha de clculo computacional, considerou-se uma malha estruturada. Em todos os estudos numricos realizados foram efetuadas anlises quanto ao refinamento de malha mais adequado.

Figura 3. Desenho esquemtico do domnio computacional

ANLISE DOS RESULTADOS

A fonte calor colocada no escoamento supersnico frente da entrada de um motor scramjet com o propsito de estudar o seu efeito sobre as propriedades do escoamento de ar na entrada do motor, principalmente em relao captura de massa, presso e temperatura. Para o dominio mostrado na Fig. 3 foram realizados diversos clculos com o programa FLUENT. Na Fig. 4, por exemplo, so mostradas as linhas de corrente e contornos de temperatura para o scramjet da Fig. 3. Na Fig. 4.a so mostrado os resultados para a condio de projeto, isto , Mach 10 a uma presso dinmica de 1.000 psf (correspondente a uma altitude de 33,79 km) e na Fig. 4.b numa condio de Mach abaixo do projetado, isto , Mach 6 mesma presso dinmica de 1.000 psf (correspondente a uma altitude de 26,93 km). Como pode ser visto na Fig. 4.a, para Mach de projeto, a onda de choque causada pela primeira rampa passa a uma pequena distncia da borda da carenagem da base do motor, enquanto na Fig. 4.b, para Mach menor do projetado, a onda de choque est consideravelmente afastada da borda da carenagem, fazendo com que ocorra uma perda de massa na regio entre o choque e a carenagem, ou seja, ocorre uma reduo de massa no interior do motor (Fig. 4b), com consequente reduo de desempenho do motor. Com o intuito de expressar o efeito sobre a taxa mssica de ar para o interior do motor devido presena da fonte de calor, adotou-se o parmetro adimensional Km, que representa a taxa mssica de ar na seo transversal na sada do domnio e interna ao motor (x = 36 m e 3,5<z<-3,22 m), em relao aos respectivos valores caso a carenagem fosse estendida exatamente at encontrar a onda de choque da primeira rampa, ou seja, no ocorresse perda de captura de massa. Portanto, para a condio de projeto obteve-se Km = 0,96 e para Mach 6 obteve-se Km = 0,81, indicando uma perda de aproximadamente 15%. Na Fig. 5, estendeu-se a carenagem slida at a onda de choque oblqua formada na ponta da carenagem, a fim de minimizar a perda de massa para a condio a Mach 6. A onda de choque refletida na barreira slida e o escoamento levado entrada do motor. Contudo, essa carenagem mvel muito difcil de obter em escoamento hipersnico, sendo uma carenagem virtual uma soluo mais acessvel.

Figura 4. Linhas de contorno de temperatura (linhas cheias e vermelhas) e linhas de corrente (linhas orientadas) em (a) Mach 10; e (b) Mach 6, 1000 psf.

Figura 5. Linhas de contorno de temperatura esttica (linhas cheias e vermelhas) e linhas de corrente (linhas orientadas). Mach 6, presso dinmica de 1000 psf com base estendida.

Na Fig. 6, so mostrados resultados de adio de uma fonte de calor circular, com distribuio Gaussiana, em duas situaes: fonte alinhada base da carenagem (Fig. 6a), e fonte um pouco abaixo da linha da carenagem e na interseco com o choque promovido pela rampa frontal do veculo (Fig. 6b). Como pode ser visto, o padro das linhas de corrente consideravelmente modificado devido interao com o choque oblquo promovido pela fonte de calor, injetando mais massa de ar no motor do que o apresentado para o caso sem fonte (Fig. 4). Este resultado, semelhante ao encontrada na Referncia 1, um exemplo no qual a adio de calor ao escoamento frente de um scramjet pode ser empregada como uma carenagem virtual, evitando-se assim a necessidade indesejvel de partes mveis no motor.

Figura 6. Linhas de contorno de temperatura (linhas cheias e vermelhas) e linhas de corrente (linhas orientadas) em Mach 6 e presso dinmica de 1000 psf, fonte com distribuio Gaussiana (a) alinhada em relao carenagem; e (b) 0,4 m abaixo da carenagem.

Com o intuito de expressar o efeito sobre o escoamento de ar no interior do motor devido presena da fonte de calor, foram tambm escolhidos outros parmetros adimensionais, alm do parametro Km para a taxa mssica, que quantificam a presso esttica mdia (Kp) e temperatura esttica mdia (KT), na seo transversal na sada do domnio e interna ao motor (x = 36 m e -3,5<z<-3,22 m), em relao aos respectivos valores do escoamento livre. A Tabela 1 mostra os valores destes parmetros para os casos: a) Mach 10, sem fonte (W=0); b) Mach 6: base-projeto; base estendida; fonte alinhada linha da base (W=5 e 10 MW/m); fonte abaixo 0,4 m da linha da base (W=5 e 10 MW/m), todos para presso dinmica 1000 psf. Verifica-se que os resultados para a Mach 6 e base estendida so bastante prximos queles para Mach 10. Nota-se tambm, que o aumento da potncia da fonte tende a produzir resultados mais elevados para todos os parmetros analisados. J o posicionamento da fonte alinhada um pouco abaixo da base do motor produz um ligeiro aumento na captura de massa e menores valores para a presso e temperatura esttica mdias.
Tabela 1. Parmetros adimensionais para os casos analisados.

M = 10 W=0 Base - projeto Kt Kp Km 3,26 36,41 0,96 W=0 Base-projeto 3,01 32,06 0,81 Base-estendida 2,98 38,64 0,99

M=6 W=5 Alinhad a 3,14 36,15 0,87 Abaixo 2,98 33,71 0,87 W = 10 Alinhad a 3,34 40,03 0,90 Abaix o 3,14 37,87 0,92

Na Fig, 7 so mostradas as distribuies de presso e temperatura na sada do isolador para W = 10 MW/m. Como pode ser visto, o caso em que a fonte localiza-se abaixo da linha da base do motor o que mais se aproxima do caso da base slida estendida, confirmando os

resultados dos parmetros adimensionais, e, portanto, o que melhor representa uma carenagem virtual, entre os casos analisados.

Figura 7. Distribuio de (a) presso e (b) temperatura na sada do isolador do motor scramjet para trs casos: base da carenagem estendida; fonte de calor alinhada com a base; fonte de calor abaixo da base. Escoamento livre a Mach 6.

COMENTRIOS FINAIS

Os resultados apresentados mostram que a adio de energia localizada no escoamento a frente da entrada de um veculo com propulsor scramjet, para nmeros de Mach menores do que o projetado, pode funcionar como uma extenso da carenagem, modificando a estrutura do escoamento e aumentando o fluxo de massa para dentro do motor. Obviamente, outras grandezas importantes que caracterizam o desempenho de entradas supersnicas tambm so alteradas pela presena da fonte de calor dependendo de sua localizao, potncia, tamanho, forma, etc. Fica evidenciado, atravs dos resultados apresentados neste trabalho, que existe uma fonte de calor tima, ou seja, potncia, tamanho, localizao, etc, para cada condio de operao do veculo, portanto, trabalhos futuros devero abordar mais profundamente a questo da otimizao de entradas supersnicas atravs da adio de energia. REFERNCIAS Fraile Jr., A. C. ; Rosa, M. A. P. A Numerical Study of Drag Reduction by Energy Addition at High Speed Airflows, 21st International Congress of Mechanical Engineering COBEM2011, Natal - RN. 2011. Knight, D. Survey of Aerodynamic Flow Control at High Speed by Energy Deposition, 41st Aerospace Sciences Meeting and Exhibit, Reno, Nevada, 6-9 January, 2003. Macheret, S. O., Sheneider, M. N., and Miles, R. B. Scramjet Inlet Control by Off-Body Energy addition: Virtual Cowl, 41st Aerospace Sciences Meeting and Exhibit, Reno, Nevada, 6-9 January, 2003. Sheneider, M. N., Macheret, S. O., Zaidi S. H., Girgs, I, G., Raizer, Y. P., and Miles, R. B. Steady and unsteady supersonic flow control with energy addition, 34th AIAA Plasadynamics and Lasers Conference, Orlando, Florida, 23-26 june 2003.

Van Wie, D. M., Nedungadi, A. Plasma Aerodynamics flow control for hypersonic inlets, 40th AIAA Joint Propulsion Conference, F ort Lauderdale, Florida, 11-14 July 2004.

Anda mungkin juga menyukai