Anda di halaman 1dari 1

tica do Vendedor

As vendas so imprescindveis para a economia mundial. E seu conceito tem evoludo muito nesses ltimos anos. Esta evoluo tem acontecido por causa das grandes transformaes pelas quais a sociedade moderna vem passando. Transformaes esta que alteram os hbitos de consumo, exigncias e referncias de valor e preo das coisas.

A venda envolve reciprocidade entre cliente e vendedores, fortalecendo o lao de confiabilidade, companheirismo e amizade ao longo do tempo, isto se o profissional de vendas souber respeitar seu cliente, fazendo com ele, o que gostaria que um vendedor fizesse consigo mesmo. Agindo desta forma ele deixar de lado o mito embutido na mente do cliente, o vendedor que simplesmente quer forar uma venda, para lucrar e conseguir atingir sua meta de vendas. Esse tipo de profissional est em extino nos dias atuais. O profissional de vendas que no priorizar em primeiro lugar seu cliente, procurando solues para resolver seus problemas, no tem mais lugar no competitivo mercado de trabalho.

As questes ticas so extremamente relevantes na venda pessoal, uma vez que se baseia em relaes entre pessoas. Vender sem tica pode resultar na venda imediata, porm, compromete o relacionamento duradouro com o cliente. O comportamento antitico imprudente e imoral. prefervel que se tenha mais dificuldade na hora de fechar a venda do que comprometer a reputao da organizao e do vendedor perante o cliente (CHURCHILL JR; PETER, 2005).

Quando um vendedor faz afirmaes falsas sobre as caractersticas ou benefcios de um produto, seu comportamento alm de antitico ilegal. Assim como a prtica do suborno, em troca de influncia ou do fechamento de um negcio. Os gerentes de vendas podem encorajar o comportamento tico mediante o esclarecimento dos padres da organizao, alimentando um clima no qual o valor para o cliente a prioridade de todos (CHURCHILL JR; PETER, 2005).

Os relatrios de despesas servem para avaliar os custos e benefcios do esforo de vendas. Alguns vendedores ficam tentados a rechear esses relatrios com valores maiores do que os realmente gastos. Porm, exagerar uma conta despesas desonesto. Do mesmo modo, nos relatrios de visitas tambm pode haver distores da verdade. Tentados a maquiar esses relatrios, alguns vendedores aumentam a quantidade de trabalho realizado neste perodo. Assim como modificar o relatrio de despesas desonesto falsear o relatrio de visitas, que gera um clima de desconfiana e desonestidade a longo prazo (CHURCHILL JR; PETER, 2005).

A tica profissional um quesito de suma importncia na rea de vendas. Um profissional de vendas que prefere perder uma venda a ser antitico est, com certeza, construindo um relacionamento duradouro com seu potencial cliente. O oposto tambm verdadeiro, o profissional de vendas que preserva atitudes antiticas, costuma realizar uma s transao de vendas com um cliente, comprometendo assim a longevidade de sua empresa.

Anda mungkin juga menyukai