Anda di halaman 1dari 38

MATERIAIS PARA FERRAMENTA DE CORTE, FLUIDO DE CORTE.

[Digite o subttulo do documento]


[Escolha a data] [Digite o nome da empresa] [Digite o nome do autor]

INDICE INTRODUO MATERIAS PARA FERRAMENTA DE CORTE FLUIDO DE CORTE CONCLUSO BIBLIOGRAFIA

INTRODUO
A fabricao de um simples clipe envolve projeto, seleo de um material adequado e de um mtodo de fabricao para atender os requisitos de servio do artigo. As selees so feitas no somente com base em requisitos tcnicos, mas tambm com base nas consideraes econmicas, minimizando os custos para que o produto possa ser competitivo no mercado. O projetista de produtos ou engenheiro projetista especifica as formas, dimenses, aparncia, e o material a ser usado no produto. Primeiro so feitos os prottipos do produto. Neste estgio, possvel fazer modificaes, tanto no projeto original como no material selecionado, se anlises tcnicas e/ou econmicas assim indicarem. Um mtodo de fabricao apropriado ento escolhido pelo engenheiro de fabricao

1. MATERIAIS PARA FERRAMENTAS DE CORTE 1.1. TIPOS E CARACTERSTICAS Em vista dos materiais empregados como ferramentas e com base nas suas caractersticas qumicas, esses materiais, de maneira genrica, podem ser agrupados da seguinte maneira: Aos ao carbono, sem elementos de liga ou com baixos teores de liga; Aos rpidos; Aos semi-rpidos; Ligas fundidas; Metal duro; Metal duro revestido; Materiais cermicos; Outros materiais (Cermet, Diamante, CBN ...). At meados de 1980, os materiais mais empregados foram os aos rpidos e o metal duro, cabendo s ligas fundidas algumas aplicaes onde se deseja um material mais duro que o ao rpido e menos frgil ou mais tenaz que o metal duro. Outros materiais a serem considerados so: o diamante e os cermet, estes ltimos um misto de metal e material cermico.

Com o avano cientfico e tecnolgico obtido pelos fabricantes de ferramentas, chegaram-se s ferramentas de metal duro revestida com elementos de liga atravs de tratamento trmico superficial, conferindo a ferramenta uma maior dureza e melhor resistncia ao desgaste. A seleo de um material para ferramenta de corte depende de uma srie de fatores, entre eles: Material da pea a ser usinado; Natureza da operao de usinagem; Condio da mquina operatriz; Forma e dimenses da prpria ferramenta; Custo do material para a ferramenta; Emprego de refrigerao ou lubrificao; Grandezas de corte; Condies de usinagem etc.

Os fatores grandezas de corte e condies de usinagem so tidos como determinantes na escolha da ferramenta apropriada, por serem os parmetros, rea de seo do cavaco e velocidade de corte responsveis diretos pela produtividade e vida da ferramenta, respectivamente. 2.1.1. Aos ao Carbono O carbono o elemento mais importante no controle das propriedades do ao. Os dados apresentados a seguir indicam os valores relativos de tenacidade e dureza para diferentes teores de carbono. 0,50% C - Simplesmente tenaz; 0,60% C - Muito tenaz, com caractersticas adequadas para tmpera e revenido, resistente ao choque; 0,70% C - Tenacidade excelente e apresentando ainda gume cortante, resistente ao choque; 0,80% C - Tenaz e resistente ao choque; 0,90% C - Gume cortante satisfatrio e tenacidade como um fator importante; 1,00% C Boas caractersticas quanto ao gume cortante e a tenacidade;

1,20% C - Grande dureza aliada a certa tenacidade; 1,30% C - Grande dureza no gume cortante; a tenacidade fator secundrio; 1,40% C - O primeiro requisito a mxima dureza no gume cortante. Em funo do teor de carbono dos aos, podemos relacionar suas aplicaes da seguinte forma: At 0,75% (tipo hipo-eutetide): Martelos; ferramentas de ferreiro; matrizes para forjamento a quente; peas de mquinas resistentes a desgaste moderado; ferramentas para usinagem de madeira; utenslios agrcolas etc. Entre 0,75% e 0,90% (tipo eutetide): Formes; punes; ferramentas pneumticas; lminas de tesoura; matrizes para estampagem profunda; matrizes para forjamento rotativo etc. Entre 0,90% e 1,10% (tipo hipereutetide): Fresas; mandris; matrizes para corte, embutimento, estiramento; lminas de faca; limas; ferramentas para madeira etc.

Entre 1,10% e 1,40%: Ferramentas de torno; plaina; brocas; alargadores; matrizes para estiramento; navalhas; instrumentos cirrgicos etc. Outros elementos de liga presentes nos aos ao carbono para ferramentas atuam da seguinte forma: Silcio (Si): At 0,5% atua como elemento desoxidante; Mangans (Mn): Presente em baixos teores, influi na temperabilidade do ao; Enxofre (S) e Fsforo (P): Aparecem com teor geralmente inferior a 0,03%, poucos influem nas propriedades do material; Vandio (V): Presente em teores at o mximo de 0,50%, atua para impedir o crescimento de gros do ao formando o carboneto de vandio que deve ser dissolvido para garantir melhor temperabilidade do ao; Cromo (Cr): Melhora a temperabilidade do ao e impede a formao de pontos moles em peas de quaisquer dimenses. Quanto ao tratamento trmico, nos tipos apresentados, o meio de resfriamento aps o aquecimento para tmpera a gua, da a designao "W" para esses aos. 1.1.2. Aos Rpido Os aos rpido so ligas F C altamente ligadas. Os elementos de liga produzem um ou vrios dos seguintes efeitos:

Maior resistncia mecnica em sees maiores; Menor empenamento na tmpera; Maior resistncia a abraso, a mesma dureza; Maior tenacidade, a mesma dureza, em sees pequenas; Maior dureza e resistncia mecnica s temperaturas mais elevadas. No caso particular dos aos para ferramentas, os requisitos principais so: resistncia ao desgaste, dureza a quente e tenacidade.

difcil ter-se um tipo de ao rpido que possa satisfazer a todas as exigncias de uma ferramenta de corte. De todos os tipos de aos rpidos, considerados na classificao 0AISI, doze so os mais usados e esto indicados na Tabela 2.1, na ordem crescente das caractersticas consideradas.

Tabela 2.1 - Seleo dos aos rpido por requisito.

Efeitos dos elementos de liga nos aos rpido

Nos aos rpidos, o carbono varia de 0,7% a 1,60%. Quanto menor o teor de carbono, menor a dureza no estado temperado, aumentando-se a quantidade de carbonetos complexos melhora, em conseqncia, a resistncia ao desgaste. Tungstnio (W): considerado o principal elemento de liga nos aos rpido. Sua principal ao conferir a dureza a quente. O tungstnio forma um carboneto complexo com o ferro e o carbono, responsvel pela alta resistncia ao desgaste do ao rpido. Molibdnio (Mo): utilizado como substituto parcial do tungstnio. Forma com o Fe e C, o mesmo tipo de carboneto que o Tungstnio. Vandio (V): adicionado inicialmente para remover impurezas da escria e reduzir a quantidade de nitrognio durante a fuso do ao, resulta tambm num aumento da eficincia de corte dos aos rpidos. Os aos de alto C e alto V so chamados de aos super-rpido, e so os aos que apresentam a maior resistncia ao desgaste para qualquer material da pea. O vandio aumenta acentuadamente a dureza a quente dos aos rpido, fator que, aliado alta resistncia ao desgaste, contribui para melhorar a capacidade de corte.

Cromo (Cr): est sempre presente nos aos rpido entre 3,0 e 5,0%, normalmente 4,0%, o que aparentemente, se justifica por representar o melhor compromisso entre dureza e tenacidade. Juntamente com o carbono, o cromo principal responsvel pela alta temperabilidade dos aos rpido, tornando possvel seu endurecimento completo, em sees relativamente grandes, mesmo com resfriamento ao ar. Outro efeito do cromo o de reduzir a oxidao e a formao de casca de xido durante o seu tratamento trmico. Cobalto (Co): tem como principal efeito aumentar a dureza a quente. So os aos rpidos ao cobalto recomendados para cortes de desbaste profundos e para usinagem de materiais que apresentam cavacos descontnuos como ferro fundido ou metais no ferrosos. Enxofre (S): adicionado em alguns tipos de aos rpido em teores de 0,07 e 0,17% para melhorar a usinabilidade. Nibio (Nb): tem sido testado at 1,0% para diminuir a tendncia descarbonetao durante o tratamento trmico. Titnio (Ti): forma um carboneto mais duro que o VC, alm de contribuir para uma granulao mais fina. Boro (B): pode substituir o carbono nos aos rpido e contribui para manter a dureza a quente, entretanto, teores maiores que 0,25% afetam a forjabilidade do ao e aumenta a sua fragilidade.

2.1.3. Aos Semi-Rpido

Tm sido aplicados com algum xito, em substituio ao ao rpido, em aplicaes onde se exige maior resistncia ao desgaste que os aos ao carbono para ferramentas, porm menor dureza a quente que os aos rpidos. Aplicaes tpicas incluem ferramentas para trabalho de madeira e lminas de serra. Os aos semi-rpidos caracterizam-se por conter 4% de cromo mdio. Os elementos fortes formadores de carbonetos ( W e Mo ) esto presentes em teores relativamente baixos, o que , de certo modo compensado pelos maiores teores de carbono e vandio. 2.1.4. Ligas Fundidas So ligas base de cobalto-cromo-tungstnio com carbono acima de 1,5% usualmen-te. Esses elementos se apresentam combinados em teores variveis, de modo a produzir classes ou tipos de materiais utilizados em ferramentas de corte, com grande diversidade de propriedades fsicas. As ligas so geralmente fundidas em moldes que exercem uma ao moderada de coquilhamento, resultando numa estrutura que mais fina nas proximidades da superfcie do que no centro. Essa camada confere dureza e resistncia ao desgaste adicional ao gume cortante. As ferramentas produzidas com essas ligas apresentam ainda alta resistncia oxidao e boa resistncia corroso em relao a diversos reagentes qumicos, o que as torna aconselhveis na usinagem de materiais como borracha e plsticos a base de cloretos que podem liberar substncias corrosivas. Comparadas com o ao rpido, essas ligas podem ser utilizadas a velocidades de corte 50% e s vezes 100% maiores; comparadas com o metal duro a liga fundida no su-porta o calor to bem, mas apresenta maior resistncia ao choque. Aplicaes das ligas fundidas Dada s caractersticas das ligas fundidas, estas so normalmente empregadas para os seguintes casos: Quando velocidade de corte relativamente baixa causam formao de aresta postia de corte; Quando a falta de potncia ou rigidez nas mquinas operatrizes dificulta o uso eficiente de metal duro; Quando se deseja maior produo do que possvel obter com o ao rpido;

Quando a usinagem requer conformao especial do gume cortante, em certos tipos de operaes de mquinas automticas, tornando a retificao do metal duro de custo elevado; Em operaes de torneamento de perfis; Em operaes de fresamento, principalmente com pastilhas presas mecanicamente, no caso de grandes fresas etc. A escolha do tipo depende da operao de usinagem e do custo da ferramenta. Em ferramentas que podem estar sujeitas a choques ou a vibraes, recomenda-se o uso dos tipos de mais baixo carbono, ao passo que os tipos de carbono mais elevado so aconselhveis onde apenas calor e desgaste constituam os fatores principais.

2.1.5. Metal Duro este o mais importante material para ferramentas utilizado na indstria moderna, devido a combinao de dureza a temperatura ambiente, dureza a quente, resistncia ao desgaste e tenacidade, combinao essa possvel de obter-se pela variao da sua composio. um produto da metalurgia do p, designado tambm usualmente como carboneto de tungstnio sinterizado. Os seus constituintes fundamentais so misturados na forma de ps e submetidos a um processamento que compreende compresso, sinterizao, retificao etc., resultando um produto completamente consolidado, praticamente denso e apresentando os caractersticos de resistncia mecnica, dureza e tenacidade adequadas para emprego em ferramentas de corte. Essencialmente, o metal duro formado por dois constituintes, so eles: Um carboneto extremamente duro e de alta resistncia ao desgaste: trata-se do carboneto de tungstnio s ou associado com outros carbonetos, como de titnio, tntalo e nibio, principalmente; esses carbonetos so os constituintes que, no produto final, conferem a dureza a altas temperaturas e resistncia ao desgaste; Um elemento aglomerante ou ligador: trata-se de um metal do grupo do ferro, usualmente cobalto, cuja funo aglomerar as partculas duras dos carbonetos, sendo em consequncia, o responsvel pela tenacidade do material. Existem inmeras classes ou tipos de metal duro, de modo a atender s condies mais diversas de usinagem, no s no que se refere aos materiais sob usinagem, como tambm no que diz respeito s condies de corte, como velocidade, avano, profundidade etc.

A diversidade de aplicaes do metal duro possibilitada pela modificao dos teores de carbonetos presentes e, em consequncia, do elemento aglomerante e pela modificao do tamanho de gro. Noes de Fabricao do Metal Duro A fabricao de metal duro compreende, em princpio, as seguintes fases: Obteno e mistura dos ps-metlicos; Compresso em pastilhas ou briquetes; Sinterizao; Controle fsico final do material sinterizado. P de tungstnio: obtido a partir de seus minrios principais - a scheelita e a volframita - concentrados usualmente a 60 e 75% de WO3. Esses concentrados so submetidos a um tratamento qumico, geralmente pelo cido clordrico, com fim de obter-se um composto puro de tungstnio - o cido tngstico, de frmula H2WO4, composto esse que a seguir dissolvido em amonaco, resultando, depois de operaes de filtragem e evaporao, cristais de para tungstato de amnio. Esses so calcinados ao ar, transformando-se em tri xido de tungstnio WO3, o qual, submetido a uma operao de reduo sob atmosfera de hidrognio, se transforma em tungstnio puro. Na operao de reduo, atravs do controle das condies sob as quais a mesma realizada, isto , controle da temperatura, do tempo, da pureza do gs redutor etc., pode-se obter diferentes tamanhos e distribuio de tamanhos das partculas do tungstnio, o que muito importante, pois a granulao do p de tungstnio influi grandemente nas caractersticas fsicas do carboneto de tungstnio sinterizado. Obtido o p de tungstnio, o mesmo deve ser carbonetado, o que se faz atravs da sua mistura com carbono a uma temperatura entre 1.375 a 1.650C, dependendo do tamanho de gro desejado no carboneto (o qual aumenta com a temperatura), devendo-se procurar obter um composto que contenha 6,1 a 6,15% de carbono, dos quais 0,05 a 0,1% no estado livre. Maior teor de C poder ocasionar porosidade no produto final; menor teor de C poder provocar o aparecimento de uma fase frgil que transfere essa fragilidade ao metal duro. P de cobalto: obtido pela reduo, sob hidrognio, do chamado xido preto, produto que contm aproximadamente 70% de Co, a temperaturas entre 600 a 700C. P de carboneto de tntalo: obtido pelo aquecimento temperatura da ordem de 1.540C de misturas de pentxido de tntalo e carbono; pode-se usar misturas de carbono com liga ferro-tntalo-nibio ou com cido tantlico-nibico, resultando uma soluo slida de carboneto de tntalo com carboneto de nibio, em propores que podem ser variadas.

Carboneto de titnio: obtm-se na forma de uma soluo slida de titnio e carboneto de tungstnio, partindo-se de misturas dos carbonetos componentes que so aquecidas a temperaturas da ordem de 2.050C ou de misturas de xido de titnio, carboneto de tungstnio e carbono, aquecidas a temperaturas em torno de 1.700C. Obtidos os ps, so os mesmos misturados, de acordo com as composies das classes desejadas, utilizando-se moinho de bola e, geralmente, mistura mida, ou seja, na presena de um meio lquido que pode ser gua, acetona tetracloreto de carbono, benzina, durante 60 a 100 horas, de modo a obter-se uma disperso muito fina das misturas de carbonetos ou solues slidas de carbonetos com o cobalto. Depois de completada a mistura, remove-se o meio lquido, por decantao, filtragem a vcuo ou por tratamento centrfugo. A pasta resultante secada, peneirada e parafinada. A adio de parafina tem por objetivo melhorar as caractersticas de compressibilidade dos ps, de modo a prevenir-se o aparecimento de fissuras e defeitos durante a compresso na forma de briquetes. Em seguida procede-se compresso, ou na forma de briquetes quadrados ou retangulares que sero depois transformadas por usinagem em pastilhas de dimenses padronizadas, ou na forma de pastilhas com as dimenses praticamente definitivas. Quando os briquetes so conformados depois de comprimidos, estas so submetidas a um tratamento chamado pr-sinterizao, que consiste no seu aquecimento, em atmosfera de hidrognio, a temperaturas da ordem de 700 a 800C, necessrias para conferir ao briquete consistncia suficiente para que ela possa ser manuseada e usinada com relativa facilidade. Durante a operao de pr-sinterizao no ocorre qualquer alterao dimensional. As presses de compresso variam geralmente de 0,5 g/cm at aproximadamente 4,0 t/cm, em funo das dimenses dos briquetes a produzir. Segue-se a sinterizao, que constitui a operao mais importante, pois confere as dimenses definitivas s pastilhas, as quais eventualmente necessitaro apenas de retificao final, dependendo das tolerncias dimensionais especificadas ou de algum certo de forma. A sinterizao, feita sob a ao protetora do gs hidrognio, realizada dentro de uma faixa de temperaturas que vai de 1.400C at, s vezes, pouco mais de 1.600C, dependendo do tipo de mistura. As temperaturas mais baixas so usadas nas misturas mais simples contendo apenas WC e Co. As mais elevadas so para as misturas mais complexas, contendo outros carbonetos, elevando-se, por exemplo. medida em que aumenta o teor de TiC. Caractersticas Gerais do Metal Duro A dureza, tanto temperatura ambiente como a elevadas temperaturas, e a resistncia ruptura transversal, dado este que se utiliza para avaliar a tenacidade, so

propriedades fundamentais que se exigem do metal duro quando aplicado em ferramentas de corte. Outras caractersticas que so normalmente controladas, pois afetam a capacidade de corte do material, so a porosidade e microestrutura, esta ltima tanto no que se refere ao tamanho de gro quanto compresso, a resistncia ao choque e a resistncia mecnica a quente. Para melhor julgar as propriedades do metal duro, convm desde j lembrar que, para as aplicaes de usinagem, esse material pode ser dividido em dois grandes grupos: O primeiro, constitudo principalmente por carboneto de tungstnio e cobalto, destinado a usinagem de materiais que apresentam cavacos curtos e quebradios. A Tabela 2.2 corresponde aos tipos includos no primeiro grupo. O segundo, aquele constitudo de uma combinao dos carbonetos de tungstnio, de titnio e de tntalo (com ou sem nibio) mais cobalto, e destinados a usinagem de materiais que apresentam cavacos longos e dcteis.

A faixa de valores para a maioria das propriedades, se deve ao fato da influncia de diversos fatores, tais como: tamanho do gro, porosidade, temperatura de sinterizao etc. Nota-se igualmente que, medida que aumenta o teor de cobalto diminuem a densidade e a dureza, porm eleva-se a resistncia ruptura transversal, o que indica que o cobalto tende a melhorar a tenacidade do metal duro. A Tabela 2.3 apresenta a composio representativa e algumas caractersticas correspondentes de classes de metal duro contendo alm do WC e do Co, tambm carboneto de titnio. medida que a quantidade de TiC sobe, a densidade cai e a dureza aumenta. A dureza a quente dessas composies, apresentando tambm TiC, mais elevada para as composies contendo maiores teores de TiC.

Quando se introduz tambm TaC (com ou sem Nb), melhora a tenacidade representada pela resistncia ruptura transversal, em relao as composies isentas desse carboneto; tal fato, segundo KIEFFER seria devido capacidade de TaC de formar solues slidas puras exercendo ao mesmo tempo um efeito no sentido de impedir o crescimento de gro da fase carboneto. A substituio do TiC pelo TaC aparentemente no traz vantagens apreciveis sob o ponto de vista de melhora da capacidade de corte. Entretanto, o aumento simultneo dos dois carbonetos produz melhores resultados na usinagem, provavelmente devido a maior dureza a quente dessas composies.

Tabela 2.2 - Caractersticas fsicas de metal duro do tipo WC - Co, para diferentes composies de cobalto.

Tabela 2.3 - Composio e propriedades de metal duro dos tipos WC + TiC + Co.

2.1.6. Metal Duro Revestido Como grande contribuio do desenvolvimento cientfico e tecnolgico do emprego do metal duro, surgiu s ferramentas (pastilhas) de metal duro revestido. Estas apresentam componentes ainda mais resistentes ao desgaste, este fato colocou, nos dias de hoje, as pastilhas revestidas como o segmento de maior crescimento no campo dos materiais cortantes.

Sua utilizao tem permitido ganhos significativos nas taxas de remoo de cavaco e velocidades de usinagem, chegando a nveis at cinco vezes maiores do que os alcanados pelas pastilhas no revestidas. A primeira pastilha revestida consistia de uma fina camada de Carboneto de Titnio (TiC) sobre um substrato convencional de Carboneto de Tungstnio (WC). Ambos, revestimentos e substrato evoluram, apresentando-se os revestimentos simples ou mltiplos com camadas de materiais variados tais como Carbonitreto de Titnio (TiCN), Carboneto e Nitreto de Titnio, Carboneto de Hfnio e de Zircnio (TiC, TiN, HfC, ZrC) e tambm camadas de xidos de Alumnio e de Zircnio, enquanto que os substratos, cada vez mais se tornam adequados ao recebimento de revestimentos. As primeiras pastilhas revestidas comearam a aparecer no final da dcada de 60 e possuam uma simples camada de revestimento. As classes duplas revestidas comearam a aparecer em meados dos anos 70 e, ao final dessa dcada, surgiram pastilhas multi-revestidas com mais de duas camadas. Os revestimentos podem ser simples ou compostos, e constituem-se de camadas de fina granulometria e espessura, combinando propriedades de dureza e resistncia ao desgaste. O processo de revestimento sucintamente descrito pelo seguinte exemplo: Tetracloreto de Titnio (TiCl4) evaporado numa mistura de hidrognio (H2) e metano (CH4). Esta mistura passa pelo aparelho de resfriamento e vai para o reator que contm as pastilhas de metal duro. Pela elevao da temperatura se produz Carboneto de Titnio, que vai se depositando uniformemente sobre toda a superfcie das pastilhas, e o cido clordrico formado eliminado pelo sistema de processamento. As pastilhas de Carboneto de Titnio so ligadas metalurgicamente por difuso atmica.

A Figura 2.1 apresenta alguns tipos de revestimento para emprego especfico e respectivo grupo a que pertence o substrato de metal duro empregado.

Figura 2.1 - Alguns tipos de revestimentos empregados em substrato de metal duro.

2.1.7. Materiais Cermicos Generalidades As ferramentas de materiais cermicas, mais empregadas atualmente na usinagem de metais, tm possibilitado empregar velocidades de corte excepcionalmente elevadas, a ponto de poderem ser adotadas somente em mquinas ferramenta que ofeream condies de rigidez e potncia que permitam tais velocidades. O avano tecnolgico de processamento de cermicas tem resultado numa nova gerao de ferramentas de cermica, de notvel desempenho e apresentando melhoria de suas propriedades devido composio microestrutural. O controle da microestrutura tem sido o principal caminho pelo qual se obteve melhora nas propriedades mecnicas da cermica, tais como: resistncia quebra, tenacidade, choque trmico, dureza e resistncia ao desgaste. O emprego de cermica em ferramentas de corte tem sido avaliado no trabalho de metal, desde aproximadamente 1950. A partir de 1970 acentuou-se o desenvolvimento de ferramentas cermicas e vrias melhorias foram obtidas, devidas principalmente a:

Refinamento da microestrutura pelo controle e melhoria dos processos de fabricao; Aumento da tenacidade das ferramentas de cermica e ao mesmo tempo reduo da sensibilidade a choques trmicos; Desenvolvimento de novas composies cermicas; Refinamento do acabamento das superfcies das ferramentas envolvidas na remoo de cavaco (irregularidades e tenso residual). Essas melhorias tm recentemente capacitado as ferramentas de cermica para o uso na usinagem de vrios tipos de ao, ao mesmo tempo em que para ferro fundido e metais no ferrosos (lato, bronze e ligas a base de nquel), a elevadas velocidades de corte e de avano. Quanto s aplicaes das ferramentas de corte cermicas, pode-se evidenciar: Elevadas velocidades de corte podem ser empregadas em trabalho com temperaturas prximas ou superiores a 1.400C; Para adotar as condies timas de corte, necessrio adequar no somente a velocidade de corte como tambm o avano. s ferramentas de material cermico, ligado com adies de xido de carbonetos metlico, especialmente os carbonetos TiC e WC, denominam-se CERMETS (cermica + metal). Como exemplos podem citar dois tipos de carbonetos metlico, normalmente empregados para usinagem de aos inoxidveis, so eles: WC com base de titnio que consiste em partculas duras de TiC / TiN cementado com nquel / cobalto; WC com base de titnio, com maior porcentagem de TiN e aglomerante. Tipos e Caractersticas das Ferramentas de Cermica Composta alumina + carboneto de titnio - (Al2O3 + TiC) : freqentemente denominada de cermica preta, apresenta elevada resistncia a ruptura transversal da alumina bsica. Em trabalhos a elevadas temperaturas, o TiC atua para fixar a matriz de alumina. alumina - zirconia - (Al2O3 + ZrO2) : possui maior resistncia a fratura e a choques trmicos que as ferramentas de corte de alumina convencional. alumina + carboneto de silcio - (Al2O3 + SiC) : a incorporao de SiC na matriz de alumina com subsequente prensagem a quente, resulta em uma ferramenta de cermica composta com significante melhoria em sua resistncia. Esta combinao no produz somente materiais cermicos com resistncia abraso como tambm com boa resistncia a choques trmicos. Essa cermica composta serve tambm para absorver choque mecnico, aumentando a resistncia quebra e melhorando a condutividade trmica em mais de 40%.

O aumento da condutividade trmica reduz o gradiente trmico e melhora a capacidade do material para opor-se ao choque trmico. Esse efeito possibilita o uso de refrigerantes em muitas operaes. Insertos de alumina - SiC, contm geralmente de 30 a 40% de SiC. Quanto melhoria das caractersticas de resistncia, foi constatado que quando se aumenta de 0 a 30% a quantidade de SiC no composto, na maioria das cermicas prensadas a quente, a resistncia aumenta de aproximadamente 37%. nitreto base de silcio - (Si3N4) : propriedades mecnicas de cermicas de Si3N4 tambm so melhoradas pela combinao com SiC. A cermica de Si3N4 tem uma elevada densidade, alta resistncia mecnica e boa resistncia ao choque trmico, devido a grande expanso trmica, alta condutividade trmica e alta resistncia a fratura. Aditivos podem ser introduzidos no nitreto de silcio em p quando este sinterizado durante a prensagem a quente. Um produto comercial um composto que consiste de 70% de fase matriz e 30% de TiC, adicionado para melhorar a dureza e resistncia ao desgaste abrasivo. A fase matriz do nitreto a base de silcio composta por 92% Si3N4, 6% Y2O3 e 2% de alumina. Em geral, essas ferramentas so mais duras que a alumina convencional. As aplicaes principais das ferramentas de nitreto de silcio so: usinagem a temperaturas elevadas de fuso e no torneamento de ferro fundido, onde a ferramenta submetida elevadas tenses trmicas e mecnicas. As ferramentas de corte de Si3N4 possuem uma elevada razo de desgaste, devido a baixa estabilidade qumica em relao ao ao. Uma outra classe de ferramentas de corte a base de Si3N4 chamada SIALON. Este um material cermico relativamente novo a base de xido de alumnio e nitreto de silcio ligados. O nome genrico vem de Si (silcio), Al (alumnio), O (oxignio), N (nitrognio). O SIALON foi desenvolvido para dar maior resistncia a fratura e melhores propriedades trmicas (baixo coeficiente de expanso trmica e alta condutividade), aos materiais cermicos. Os SIALON so solues slidas de xidos de metal, tais como: Al2O3, Y2O3, MgO e BeO e outros materiais, num cristal matriz de Si3N4. Testes de usinagem com ferramentas de corte de SIALON tm mostrado um bom desempenho na usinagem de ferro fundido, super liga a base de nquel, e ligas de Al-Si. Pesquisas com ferramentas de SIALON tm resultado uma vida maior (para pequenas e elevadas velocidades de corte), em relao s ferramentas de corte tradicionalmente empregada na usinagem dos materiais citado.

2.1.8. Diamante Ferramentas de diamante mono-cristalino So especialmente indicadas na usinagem de metais leves, bronze, lato, cobre, liga de estanho, borracha dura e mole, bem como vidro, plstico e pedras. O campo de aplicao principalmente em operaes de usinagem fina, onde so feitas grandes exigncias de preciso de medidas e de qualidade superficial. A usinagem de ao e ferro fundido no possvel, em virtude da afinidade do ferro com o carbono. O diamante, na zona de contato com a pea de ao, em virtude da alta temperatura, transforma-se em grafita e reage com o ferro. Isto leva a um rpido desgaste do gume. O diamante permite obter uma elevada preciso de medidas e acabamento brilhante que confere um apurado polimento. A velocidade de corte praticamente no tem limite superior. Velocidades de 2.000 m/min j foram experimentadas com sucesso. No se recomendam velocidades inferiores a 100 m/min. Os avanos so usualmente de 0,02 mm/rot a 0,06 mm/rot e as profundidades de corte de 0,01 at 0,2 mm, se bem que em certos casos estas podem ir at 1 mm. Ferramentas de diamante poli-cristalino Em 1973 foi apresentada pela primeira vez uma ferramenta com uma camada de diamante sinttica poli-cristalino. A matria prima composta de partculas muito finas de diamantes sintticos, de granulao bem definida para se obter o mximo de homogeneidade e densidade. A camada de diamante poli-cristalino produzida pela sinterizao das partculas de diamante com cobalto num processo de alta presso (6.000 a 7.000 MPa) e alta temperatura (1.400 a 2.000 C). A camada de aproximadamente 0,5 mm de espessura, ou aplicada diretamente sobre uma pastilha de metal duro pr-sinterizado ou ento ligada ao metal duro atravs de uma fina camada intermediria de um metal de baixo mdulo de elasticidade. A camada de diamante pela sua estrutura poli-cristalina, tem, pela distribuio irregular dos gros de diamante, carter isotrpico. No atinge nunca a dureza do diamante mono-cristalino na direo de mxima dureza. As pastilhas com uma camada de diamante poli-cristalino podem ser soldadas em cabos fixados mecanicamente em porta-ferramentas padronizados, pois tem a forma e as dimenses iguais as das pastilhas comerciais de metal duro.

As ferramentas de diamante poli-cristalino podem ser usadas na usinagem de acabamento e de desbaste de metais leves, cobre, lato, bronze, estanho, diversos plsticos, fibras reforadas de vidro, fibras de carbono ou de outros materiais, revestimentos de freios e de embreagens, borracha abrasiva, carvo, grafita, metal duro pr-sinterizado. Significao especial adquiriu na usinagem de ligas de alumnio e silcio. Estes materiais oferecem condies muito difceis de usinagem. As partculas de silcio atuam de forma extremamente abrasiva. A estrutura alternadamente macia e dura do material, das fases de alumnio e das partculas de silcio, provoca no gume da ferramenta situaes correspondentes aos cortes interrompidos. Alm disto, o processo de usinagem prejudicado pela tendncia da colagem do alumnio na ferramenta de metal duro. Na usinagem com diamante, obtm-se excelente acabamento superficial, no ocorre tendncia colagem, reduzem-se s foras de usinagem e bastante longa a vida da ferramenta. Comercialmente encontra-se no mercado a ferramenta de diamante poli-cristalino denominada PCD. Esta composta de cristais de granulo metria fina a mdia, de dimetro mdio de 7 mm. So recomendadas para operaes de acabamento ou semiacabamento de metais no ferrosos e materiais no metlicos. 2.1.9. Nitreto de Boro Cbico (CBN) Depois do diamante, os cristais cbicos de nitreto de boro o material mais duro que se conhece. Trata-se de um material sinttico, obtido pela reao de boro com amonaco. Nitreto de boro, de estrutura cbica, se obteve pela primeira vez em 1957, pela transformao do nitreto de boro de estrutura hexagonal em estrutura cbica, sob presses de 5.000 a 9.000 MPa e temperaturas de 1.500 a 1.900C, na presena de um catalisador (geralmente ltio). O CBN quimicamente bem mais estvel do que o diamante, especialmente contra a oxidao. Sob presso atmosfrica, o CBN estvel at 2.000C, enquanto no diamante j ocorre a grafitizao ao redor de 900C. As pastilhas de CBN so executadas de forma anloga as de diamante poli-cristalino. Uma camada de 0,5 mm de espessura, de partculas de nitreto de boro cbica, sinterizadas num processo de alta presso e altas temperaturas, com a presena de uma fase ligante, efetivando-se simultaneamente a fixao sobre uma base de metal duro. Distinguem-se pastilhas que devem ser soldadas num cabo e retificadas com rebolo de diamante e pastilhas de fixao mecnica, que podem ser usadas com porta-ferramentas convencionais.

As ferramentas de CBN so empregadas preferencialmente na usinagem de aos duros (45 a 65 HRc), ao rpido, ligas resistentes a altas temperaturas a base de nquel e cobalto. Alm disso, servem para a usinagem de revestimentos duros, com altas percentagens de carbonetos de tungstnio ou Cr-Ni, aplicadas por soldagem de deposio ou jato de material liquefeito por chama. So usadas velocidades de corte de 50 a 200 m/min, avanos de 0,1 a 0,3 mm, profundidade de at 2,5 mm. Pela sua alta resistncia ao impacto, pode ser usada em cortes severos, interrompidos e na remoo de cascas tenazes abrasivas e irregulares, de peas fundidas e forjadas e peas de ferro fundido coquilhado. As ferramentas de CBN servem para cortes interrompidos bem como para usinagem de desbaste, de acabamento e usinagem fina. Rugosidade inferior a 1 m obtida, dispensando a retificao. Esperam-se, no futuro, aplicaes crescentes de CBN, pelas vantagens que oferece na qualidade do acabamento, economia de tempo de usinagem e considervel aumento do tempo de vida da ferramenta em relao aos materiais empregados em ferramentas convencionais. As ferramentas de CBN mais usuais na atualidade podem apresentar-se no estado puro ou com adio de nitreto de titnio, o qual confere ao CBN boas propriedades de resistncia qumica e de desgaste, para operaes de acabamento em aos tratados termicamente. 2.2. CLASSIFICAO DOS MATERIAIS Tal como abordado anteriormente, os possveis materiais empregados nas ferramentas de corte possuem caractersticas diferenciadas. O critrio de seleo para uso de um ou outro material vai depender de vrios fatores, entre eles: Rigidez da mquina-ferramenta; Taxa de remoo de cavaco; Propriedades do material da pea-obra; Velocidade tima de corte; Emprego de refrigerao ou lubrificao etc.

Aps anlise dos fatores inerentes ao processo de usinagem, devem-se atender as propriedades requeridas ferramenta, ou seja: Dureza a quente; Resistncia ao desgaste abrasivo; Tenacidade; Estabilidade qumica etc. Portanto, de extrema importncia efetuar um estudo de adequao do processo de usinagem entre mquina, ferramenta e pea.

2.2.1. Aos ao Carbono De acordo com a classificao AISI (American Iron and Steel Institute), os aos ao carbono para ferramenta so classificados como mostra a Tabela 2.4.

Tabela 2.4 - Classificao AISI dos aos carbono para ferramenta.

2.2.2. Aos Rpido De acordo com a AISI, os aos rpidos so agrupados em seis classes, so elas: 610 Ao tungstnio; 640 - Ao molibdnio-cobalto; 620 Ao tungstnio-cobalto; 650 - Ao tungstnio-molibdnio; 630 Ao molibdnio; 660 - Ao tungstnio-molibdnio-cobalto.

A Tabela 2.5, mostra as composies qumicas respectivas com a designao AISI correspondente.

Tabela 2.5 - Classificao dos aos rpidos segundo AISI.

2.2.3. Aos Semi-Rpido

A Tabela 2.6, apresenta a composio qumica de cada classe dos aos semirpido, designadas pela AISI.

Tabela 2.6 - Classes e composio dos aos semi-rpidos.

2.2.4. Metal Duro

A ISO (Internacional Organization For Standardization) recomenda o agrupamento do metal duro em trs grandes grupos: Grupo P - Compreendendo os tipos ou classes empregados na usinagem de metais e ligas ferrosas que apresentam cavacos longos e dcteis (cavaco contnuo). Grupo M - Compreendendo as classes que se empregam na usinagem de metais e ligas ferrosas de cavaco tanto longos como curtos.

Grupo K - Compreendendo as classes que se destinam usinagem de metais e ligas ferrosas que apresentam cavacos curtos (cavaco de ruptura) e materiais nometlicos. Tabela 2.7 - Composio qumica e caractersticas fsicas principais do metal duro segundo norma ISO.

2.3. MATERIAIS E TRATAMENTOS EMPREGADOS EM SERRAS DE FITA 2.3.1. Caractersticas dos Materiais Aos ao Carbono Dureza entre 45 a 50 Rockweel C e porcentagem de carbono de 0,6 a 0,8%; Teores de carbono entre 1,0 e 1,2%, a dureza a frio se aproxima da dureza dos aos rpidos e do stellite, contudo perdem rapidamente resistncia, quando a temperatura de corte ultrapassa 250 C. Aos Rpido Dureza prxima ou superior a 65 Rockweel C, que conserva at 650 C; So muito usados para fabricao de lminas destinadas ao corte de aos, contudo sua utilizao para madeira no difundida; Os principais elementos de liga dos aos rpidos so: carbono (0,8 a 1%), tungstnio (16 a 18%), vandio (1 a 2%), molibdnio (0,5 a 1%), cromo (3 a 5%), mangans (0,3 a 0,5%), titnio (0,8 a 1%) e cobalto (1,7 a 2,5%). Stellite Consiste de uma liga metlica empregada em dentes de lminas de serra para desdobro; Apresenta dureza a frio um pouco inferior que a dos aos rpidos de alta liga, mas em contra partida conservam esta dureza a temperaturas mais elevadas,acima de 700 C; Possuir ponto de fuso baixo, comparado os outros aos ligados, em mdia 1300 C. Facilmente soldado por induo sobre a ponta do dente, posteriormente o perfil do dente retificado a fim de dar-lhe a forma adequada para afiao. Existem quatro principais variaes de stellite, com pontos de fuso diferentes, no caso da nomenclatura francesa, dividem-se em grau 1, 6, 8 e 12, com temperatura de fuso de 1250 C, para os graus 1 e 12 e de 1310 C e 1380 C, para os graus 6 e 8, respectivamente. Os graus 12 e 1 so os mais usados por possuir menor ponto de fuso e desta forma maior facilidade para a "stellitagem", e apresentam dureza mdia de 50 e 55 Rockweel C, respectivamente. A Tabela 2.8 apresenta a composio do stellite de grau 1 e 12. Tabela 2.8 - Composio do stellite de grau 1 e 12 na nomenclatura francesa e americana (SALES, C.).

A Figura 2.2 apresenta as curvas de dureza (Brinell e Rockwell) em funo da temperatura, para diferentes aos empregados em ferramentas de corte.

Figura 2.2 - Influncia da temperatura na dureza de aos para ferramentas (SALES, C.).

2.3.2. Tratamentos da Lmina de Serra Tratamento Superficial Tcnica que modifica as propriedades superficiais da ferramenta e que no afetam sua estrutura, alm de algumas dezenas de microns de profundidade.Entre as tcnicas de tratamento superficial, atualmente apenas a eletrodeposio pode ser empregada em lmina de serra de fita. Eletrodeposio: difuso de carbonetos de tungstnio ou titnio sobre a superfcie do dente de serra. O tratamento feito aps a afiao da lmina, devendo ser refeito a cada afiao. No serramento de madeiras abrasivas, este tratamento vem demonstrando desempenho anlogos as de lminas com stellite. Tratamento Trmico O tratamento trmico de lminas de serra possui trs etapas, como descritas a seguir: Austenitizao:

Aumenta a dureza do ao, mas em contrapartida, o deixa mais frgil; A temperatura mdia de austenitizao de 850 a 900 C; Para um ao carbono de lmina de serra de fita, a dureza fica entre 45 a 65 Rockweel C, e a ruptura a frio diminui de 1500 para 1100 MPa; A presena de cromo, silcio, tungstnio ou molibdnio aumenta ligeiramente a dureza a quente. Tmpera: O resfriamento aps a austenitizao condiciona a resistncia mecnica do ao, se for mal conduzida pode levar a uma fragilizao do ao; As velocidades tima de tmpera, esto entre 3 e 11 C/s, pois nestas velocidades a resistncia mecnica varia pouco e seguro o tratamento. Revenimento: Este tratamento trmico tem a funo de reduzir a fragilidade do ao aps a tempera, e conduz a uma perda de dureza; Aumenta a resistncia mecnica do ao, sem anular os efeitos benficos das operaes anteriores. A temperatura de revenimento para um ao carbono em mdia 500 C, aumentando ligeiramente est temperatura, reduz-se ainda mais a dureza do ao; Um revenimento de um ao carbono por 30 minutos alcanar uma resistncia mecnica de 1500 MPa com uma dureza de 60 Rockweel C, e aps 2 horas uma resistncia de 2000 MPa para uma dureza entre 45 a 50 Rockweel C.

INTRODUO Com isso, a m de minimizar as elevadas temperaturas geradas na regio de corte, que podem danicar a pea, ou mesmo a ferramenta, e diminuir os custos com o desperdcio de uidos aplicados de maneira inecaz, torna-se imprescindvel a otimizao do processo de reticao. Isso se realiza com a escolha corretado par uido ferramenta, a adoo correta dos parmetros de corte e, principalmente, a utilizao de sistemas otimizados de aplicao de uidos. J nos mtodos convencionais de aplicao de uidos de corte, a energia neles armazenada durante a aplicao no suciente, na maioria dos casos, para vencer a fora centrfuga do rebolo ou penetrar na barreira de ar que o circunda quando em movimento. importante observar que, com os uidos, as ferramentas e os parmetros de corte ideais, bem como um efetivo sistema de aplicao do uido de corte, pode-se alcanar maiores velocidades de corte mantendo a ecincia do processo, o que permite um aumento interessante na produtividade (Jackson et al., 2001).

FLUIDOS DE CORTE F. W. Taylor foi um dos primeiros a provar o grande auxlio que os lquidos poderiam trazer no corte de metais. Em 1883, ele demonstrou que um jato de gua aspergido na ferramenta, no cavaco e na superfcie da pea tornava possvel o aumento da velocidade de corte em 30% a 40%. Foi essa constatao, feita por Taylor e por outros pesquisadores, que impulsionou o estudo e o desenvolvimento de vrios tipos de uidos de corte ao longo dos anos e, principalmente, nas ltimas dcadas (Silliman, 1992; Machado & Diniz,2000). Segundo Novaski & Drr (1999), a utilizao de uma quantidade cada vez menor de uido na regio de corte, mas de modo a no comprometer a usinagem, tem grande importncia no cotidiano das indstrias. Os gastos com refrigerao representam, em mdia, 17% dos custos de manufatura, um valor expressivo, se comparado aos destinados ferramenta, que apresenta, em mdia, de 2 a 4%, alm das despesas de manuteno do sistema e separao do cavaco do uido de corte para uma posterior refundio. De acordo com Baradie (1996), nas indstrias, somente mais recentemente a correta seleo e aplicao dos uidos de corte ganhou maior importncia. Quando necessrio no processo de reticao, se o uido de corte for corretamente aplicado pode aumentar a produtividade e reduzir os custos, permitindo o uso de maiores velocidades de corte, altas taxas de remoo e grandes profundidades de corte. Alm disso, uma efetiva aplicao possibilita aumentar a vida da ferramenta e a preciso dimensional e diminuir a rugosidade supercial da pea e a potncia consumida. Os uidos de corte so parte integrante dos processos de fabricao de peas no contexto que rene mquinas ferramentas, ferramentas de corte, produo de peas e uidos de corte (Runge & Duarte, 1990). PRINCIPAIS FLUIDOS DE CORTE: CONSIDERAES Fluidos a base de leo contm menor capacidade para dissipar o calor da zona de corte. Ou seja,no so capazes de efetivamente refrigerar a pea, permitindo uma elevada gerao de calor no processo e proporcionando condies desfavorveis ao estado nal do produto. A utilizao de uidos a base de leo com ferramentas super abrasivas de Nitreto Cbico de Boro (CBN) mostra-se satisfatria,porque esses rebolos possuem a caracterstica de resistir a elevadas temperaturas, alm de dissipar o calor com facilidade (Bennett, 1982) So listadas na tabela 1 algumas caractersticas dos principais tipos de uidos usados nos processos de reticao.

Tab. 1. Caractersticas dos uidos (1 - ruim; 2 - bom; 3 - timo; 4 - excelente) (Webster, 1995).

Segundo Bennett (sd), as experincias com a utilizao de rebolos de CBN mostraram que os uidos de corte a base de leo so mais indicados para altas taxas de remoo de materiais. J para mdias e baixas taxas de remoo, so mais recomendados os leos sintticos ou solveis. Dessa forma, ca clara a necessidade do desenvolvimento tecnolgico de novas tendncias quanto criao de novas formulaes e de mtodos de aplicao a respeito de tais uidos. Para Novaski & Rios (2002), as principais funes dos uidos na usinagem so realizar a lubricao da regio de corte, reduzindo o atrito entre a pea e o rebolo, diminuir o desgaste e o consumo de energia e proporcionar um melhor acabamento na pea nal. Quanto refrigerao, ela tem a funo de eliminar o calor sem permitir que ocorram alteraes dimensionais nas peas, promover a expulso dos cavacos metlicos gerados na usinagem e, por m, proteger mquinas e ferramentas contra a corro-so atmosfrica. A importncia relativa de cada uma das funes depender, ainda, do material usinado, do tipo de ferramenta usada (geometria denida ou indenida), das condies de usinagem, do acabamento supercial e do controle dimensional exigido (Silva, 2000). Segundo Motta & Machado (1995), importante observar que os uidos de corte s proporcionaro um mximo desempenho, reduziro custos e aumentaro a produo se ocorrer a escolha correta do tipo de uido, sendo que ele necessariamente precisar atender s condies especcas de usinagem que lhe sero impostas. De acordo com Runge & Duarte (1990), alm das funes acima, os uidos de corte devem ter, ainda,algumas propriedades bsicas, como propriedades anti-corrosivas, antiespumantes, antioxidantes, compatibilidade com o meio, propriedades de lavagem, alta capacidade de absoro de calor, alta capacidade de umectao, boas propriedades antidesgaste, propriedades EP, estabilidade durante a estocagem e o uso, ausncia de odor forte ou desagradvel, ausncia de precipitados slidos, viscosidade adequada, transparncia etc. importante observar que no existe um nico uido com todas as propriedades acima. Os uidos comerciais buscam reunir as propriedades mais importantes para a operao de usinagem a ser desempenhada. OTIMIZAO DO PROCESSO DE APLICAO DE FLUIDOS A aplicao correta dos uidos na regio de corte, em plena interface pea-rebolo, num processo de reticao, algo difcil de ser realizado. Vrios estudos foram realizados sobre quais seriam os parmetros, SINTTICO SEMI- SINTTICO LEO SOLVEL LEO MINERAL Calor removido Lubricao Manuteno Filtrabilidade Danos - Meio ambiente Custo ferramentas e processos ideais a m de que, na zona de corte, ocorresse sempre a melhor lubricao e refrigerao possvel da pea, evitando maiores danos trmicos e dimensionais a ela. Para garantir a qualidade nal das peas preciso, sempre, contar com um eciente mtodo para a aplicao dos uidos de corte, alm da utilizao dos rebolos, uidos e mquinas ideais para cada operao. De acordo com Ebbrell et al. (1999), a aplicao correta dos uidos na regio de corte de grande importncia, pois possibilita o aumento da capacidade de sua lubricao e

refrigerao e promove a remoo de cavaco mais facilmente. A aplicao correta promove menores disperses dos uidos na regio de corte, mas para isso necessrio levar em conta o tipo e o posicionamento do bocal, o que tem grande inuncia no processo de corte. O efeito do posicionamento do bocal em relao pea e ferramenta pode ser visto na gura 1,levando-se em conta a rugosidade mdia aritmtica (Ra) da pea reticada. Comparativamente, para a posio angular de aplicao de uido, obteve-se uma menor rugosidade na pea, devido, principal-mente, maior lubricao/refrigerao efetiva dos gros abrasivos da ferramenta. Isso acarreta menores danos e solicitaes trmicas e maior rugosidade supercial da pea para a posio de aplicao tangencial, em que o efeito conjugado lubricao/refrigerao foi de menor ecincia.

Fig. 1. Rugosidade em funo do posicionamento do bocal (Ebbrell et al., 1999). Utilizao de Bicos Otimizados Arredondados A utilizao de bicos convencionais j no mais adequada pois, devido ao crescimento do uso de uidos base de gua e de menor densidade, quando eles so aplicados, sofrem grande disperso e se perdem, em funo da barreira de ar gerada em torno do rebolo pela sua elevada rotao. Essa barreira de ar pode ser vencida, igualando-se a velocidade de sada do jato velocidade perifrica do rebolo. Contudo, em razo do desenho incorreto dos bicos convencionais, o aumento da presso da bomba visando aumentar a velocidade de sada do uido leva a um aumento da disperso do jato, diminuindo sua ecincia. A gura 2 apresenta um bico tradicional (convencional) que, por ter uma ou duas paredes convexas,propicia a separao do uxo do uido de sada, que extremamente turbulento e de baixa presso, dicul-tando a coerncia do jato (Webster, 1995). Dessa forma, para permitir a chegada ecaz do jato de uido regio de corte que bicos especiais vm sendo desenvolvidos. Segundo Webster (1995), um bico ideal teria formato arredondado e paredes internas cncavas, que garantem uma maior coerncia do jato, onde D [mm] o dimetro externo da tubulao de alimentao do uido e D [mm] o dimetro do orifcio de sada de uido (g. 3).

Fig. 2. Bico tradicional (Webster, 1995).

Fig. 3. Bico especial arredondado que, por possuir superfcie cncava, minimiza a queda de presso e a turbulncia ocasio-nada pela passagem e sada do uido do bocal (Webster, 1995). Por meio da utilizao desse bico arredondado foi constatado que (Webster, 1995): a temperatura na regio de corte diminuiu em relao aos processos com bicos tradicionais; a velocidade perifrica do rebolo em relao ao jato do uido muito signicativa para a refrigerao da pea; a abertura geomtrica dos bocais na entrada e sada e as superfcies internas devem ser bem estudadas, pois tm grande importncia na tentativa de diminuir a turbulncia do uido de corte no interior do bico; deve-se atribuir grande importncia ao raio de contrao, que expressa a razo entre os dimetros de entrada e sada do bocal, em que tal razo apresenta, de maneira signicativa, a possibilidade da ocorrncia de turbulncia no bocal. com o aumento desse raio tem-se um aumento na velocidade do uido e, assim, um maior nmero de Reynolds, gerando, desse modo, uma regio de turbulncia graas velocidade do uido. Utilizao de Bicos Especiais com Espcie de Lngua Os mtodos convencionais de aplicao de uidos de corte no processo no so ecientes para remover o calor na regio de reticao, pois no alcanam, efetivamente, a regio de corte, dada a elevada rotao do rebolo, que gera um lme de ar em sua volta que acaba expulsando o uido (Silliman, 1992). Para minimizar esse problema, bicos especiais so necessrios. Para Silliman (1992), uma forma de evitar a camada de ar seria a utilizao de bicos com uma espcie de lngua ao redor do rebolo, conforme se v na gura 4. Os bicos devem ser ajustveis a uma grande faixa de tamanho de rebolos, contanto que a lngua que deve ser conjugada ao bico tambm seja regulvel. Os bicos devem possuir ao menos 3/4 da largura do rebolo, porm no devem ultrapassar a sua extremidade em nenhum ponto. Utilizao de Bicos Injetores com Elementos Condutores Segundo Brinskmeier et al. (2001), outra forma de otimizar o processo a utilizao de bicos injetores do tipo sapata com elementos condutores. Esses condutores devem ser confeccionados em acrlico e tm as funes de direcionar melhor o uxo do uido e melhorar o preenchimento dos poros do rebolo. Na gura 5, v-se a esquematizao de bicos injetores com elementos condutores radiais retos, tangenciais, e sem eles. Fig. 4. Bico especial, com uma espcie de lngua ao redor do rebolo (Silliman, 1992).

Fig. 5. Disposio dos elementos condutores dentro dos bocais (Brinskmeier et al., 2001).

Nesse tipo de bico, as diferentes geometrias dos elementos condutores, associadas velocidade de corte e vazo do uido, inuenciam as condies desfavorveis de uxo, como reuxos, separaes de uido e turbulncias. A gura 6 ilustra um exemplo da separao de uxo ocorrida dentro do bico devido no utili-zao dos elementos condutores. Neste caso, usou-se uma vazo de 20 l/min e uma velocidade de corte de 30 m/s. Nota-se, claramente, a separao de uxo na regio a (Brinskmeier et al., 2001). Contudo, para a obteno de um processo ideal (otimizado) para esses bicos, necessria uma combinao adequada da vazo do uido e da velocidade de corte, alm da correta de disposio dos elementos condutores no interior do bico, para se evitar a separao do uxo. Fig. 6. Linhas caractersticas de uxo para uma vazo de Q = 20 litros/min e velocidade de corte de Vc =30 m/s (Brinsk-meier et al., 2001).

Otimizao pela Eliminao do Ar em Torno do Rebolo Outra maneira de melhorar o processo com o uso de deetores, placas deetoras ou sapatas refrigerantes, que tm a funo de eliminar a cortina de ar formada ao redor do rebolo devido sua rotao. A formao de uma cortina de ar ao redor do rebolo diculta e at evita a entrada de refrigerante na zona de reticao. Para operaes com elevadas velocidades de corte, o efeito dessa camada ainda mais forte, sendo que a velocidade e a presso do ar

diminuem exponencialmente com a diminuio da distncia radial em relao ao centro do rebolo. A gura 7 apresenta as respectivas velocidades e presses do ar em relao distncia radial, partindo da face do rebolo (Ramesh et al., 2001).

Fig. 7. Caractersticas da cortina de ar gerada por um rebolo com velocidade de corte entre 33m/s a 160m/s (Ramesh et al., 2001). A gura 8 apresenta um exemplo de sapata refrigerante proposta por Ramesh et al. (2001). Ela cobre cerca de 60 da superfcie do rebolo. A poro superior construda com um bloco constantemente carre-gado para raspagem da cortina de ar, sendo que a unidade possui trs orifcios. O orifcio superior tem a funo de barrar a camada de ar esquerda-superior formada internamente. O inferior serve para gerar uma camada refrigerante e possibilitar a entrada do uido na zona de corte. J o orifcio mediano fornece o refri-gerante que leva formao de uma camada refrigerante ao redor do rebolo. Reduzindo ou eliminando o efeito da camada de ar, principalmente quando se trabalha com reticaes de altas velocidades de corte, podem-se reduzir as foras de corte em at 60% e os valores da rugosidade, em at 20% (Ramesh et al., 2001).

Fig. 8. Proposta de sapata refrigerante para atenuar os efeitos da camada de ar (Ramesh et al., 2001). Nas guras 9 e 10, so apresentadas outras duas formas de atenuar ou at mesmo eliminar a camada de ar gerada pela alta rotao do rebolo: atravs da utilizao de placas deetoras, conforme a gura 9, ou por meio de um sistema de deetores que expulsam o ar em alta velocidade que gira ao redor do rebolo e di-culta a aplicao correta do uido na regio de corte, visualizado na gura 10.

Fig. 9. Vistas frontal e superior, respectivamente, de uma placa deetora empregada no processo de reticao (Bellows,1983).

Fig. 10. Ilustrao de um sistema de deetores (Bianchi et al., 2002). A Tcnica da Mnima Quantidade de Lubricante (MQL)

Comprovando-se a tendncia de preocupao ambiental quando da utilizao dos uidos de corte nos processos de usinagem, conforme relatado por vrios pesquisadores e fabricantes de mquinas-ferramenta,constata-se a grande nfase dada tecnologia ambiental, ou seja, a preservao do meio ambiente e a buscada conformidade com a norma ISO 14000. Por outro lado, apesar das insistentes tentativas de eliminar completamente os uidos de corte, em muitos casos a refrigerao ainda essencial para que se obtenham vidas econmicas de ferramentas e as qualidades superciais requeridas. Isto particularmente vlido quando h exigncia de tolerncias estreitas e alta exatido dimensional e de forma, ou quando se trata de usinagem de materiais crticos, de corte difcil. Isso faz da mnima quantidade de lubricante uma alternativa interessante,porque combina a funcionalidade da refrigerao com um consumo extremamente baixo de uidos (geralmente < 80ml/h). Estas mnimas quantidades de leo so sucientes em muitos casos, para reduzir o atrito da ferramenta e ainda evitar as aderncias de materiais. A minimizao de uido de corte tem adquirido relevncia nos ltimos dez anos (Klocke et al., 1998 e Drr & Sahm, 2000). As limitaes das operaes a seco podem ser superadas, em muitos casos, atravs da introduo de sis-temas de lubricao em quantidades mnimas (NearDry machining MQL) que agem com base no princpio de utilizao total, sem resduos, aplicando uxos de lubricantes de 10 at no mximo 100ml/h a uma presso de 4,0 a 6,0 kgf/cm2. O que importa que, ainda assim, os cavacos sejam liberados praticamente secos, evitando custos resultantes da reciclagem do uido de corte. Nesta tecnologia a funo de lubricao assegurada pelo leo e a de refrigerao principalmente pelo ar comprimido. Esta pequena quantidade de uido pode ser suciente para reduzir o atrito no corte, diminuindo a tendncia aderncia em materiais com tais caractersticas. De sua comparao com a refrigerao convencional resultam numerosas vantagens.

Por outro lado, comparado com a tcnica convencional, MQL causa custos adicionais para pressurizar o ar e suportes tecnolgicos, o quais so necessrio no processo para superar as restries tecnolgicas da tcnica MQL. Por exemplo, tcnicas especiais para o transporte do cavaco podem ser necessrias, e talvez a produtividade seja reduzida devido ao impacto trmico nos componentes usinados. O vapor, a nvoa e a fumaa de leo gerados durante o uso da mnima quantidade de lubricante na usinagem podem ser considerados subprodutos indesejveis, pois contribuem para aumentar o ndice de poluentes em suspenso no ar e tornou se fator de preocupao, necessitando de um bom sistema de exausto na mquina. Na pulverizao utilizada uma linha de ar comprimido que funciona intermitentemente durante o processo. Essas linhas de ar geram um barulho que geralmente ultrapassa os limites admitidos pela legislao . Com o conhecimento dos custos das usinagem midas e os das usinagens com MQL, foi feita uma comparao de custos dos investimentos e dos custos xos e proporcionais anuais na BMW. A confrontao dos custos totais de investimento na linha tranfer, inclusive do equipamento para limpeza de cavacos, comprovouvantagens nanceiras de 22% na usinagem com a tecnologia MQL . Esta tcnica j usada com sucesso h muitos anos em vrios processos de corte, serramento e conformao de metais. As suas vantagens levam previso de que sua faixa de aplicaes seja crescente, mas apesar de tudo, as variveis de inuncia a serem consideradas e os efeitos sobre o resultado do processo tm sido matria para apenas alguns poucos estudos. Nos sistemas de quantidade mnima so usados principalmente uidos de corte no solveis em gua, principalmente leos minerais. Deve-se considerar que, devido s quantidades muito pequenas de uidos de corte usadas, os custos no deveriam impedir o uso de composies de alta tecnologia no campo dos leos bsicos e aditivos. Os materiais derivados de origem vegetal esto sendo cada vez mais empregados. Estes leos, inalados com a formao do aerossol, diminuem os riscos sade . Heisel et al. (1998) apresentam um diagrama esquemtico de um sistema de mnima quantidade de lubricao com o princpio de presso descrito e os seus componentes ilustrados na gura 11. O know-how desta tecnologia consiste na otimizao do projeto do bocal. Fig. 11. Diagrama esquemtico de um sistema de Mnima Quantidade de Lubricao (Heisel et al., 1998).

Os sistemas de mnima quantidade de lubricao requerem espao muito pequeno para sua instalao nas mquinas, podendo escolher diversas posies para a sua xao. Estes sistemas so facilmente integrados com as mquinas, possibilitando instalar vlvulas de controle para uma melhor integrao. Estas vantagens fazem da MQL um sistema exvel para aplicaes na reticao e em outros processos de corte (Heisel et al., 1998).

CONCLUSES Em relao aos uidos de corte, tem-se que os mesmos so de grande importncia na reticao. Suas principais caractersticas so a refrigerao e a lubricao da regio de corte. Os uidos que contm leo em maior proporo lubricam mais e os que contm gua em maior quantidade refrigeram mais a interface pea rebolo. As formas de aplicao dos uidos devem ser estudadas para cada operao, desde o posicionamento do bico de sada de uido em relao superfcie da pea, o que inuencia signicativamente sua rugosidade nal, at seus dimetros e formas internas e externas. Para bicos arredondados especiais, o ideal que eles possuam superfcies cncavas, a m de minimizar a ocorrncia de queda de presso e turbulncias ocasionadas durante a passagem e a sada do uido de corte do bocal. A otimizao do processo por meio da confeco de bocais ou bicos especiais torna-se ainda mais importante quando se trabalha com altas velocidades de corte, pois a camada de ar que gerada em torno do rebolo mais forte, o que diculta ainda mais a entrada do uido na regio de corte. Para evitar que essa camada atrapalhe a correta incidncia do uido na regio de corte, recomenda-se a utilizao de deetores e/ou sapatas refrigerantes, que impedem a ao do ar provindo da rotao do rebolo sobre o uido de corte. Reduzindo ou eliminando o efeito da camada de ar, alm de se conseguir utilizar uma quantidade menor de uido no processo, principalmente quando se trabalha com reticaes de altas velocidades de corte, possvel diminuir as foras de corte em at 60% e a rugosidade, em at 20% (Ramesh et al., 2001). Com a otimizao do processo, pode se prever possveis lucros no setor industrial, pois tendem a ser menores o desgaste das ferramentas, as foras de corte e a quantidade de uido exigida. Isso interessante porque o uido representa uma grande parcela do custo nal na reticao, devido, principalmente, aos gastos com seu descarte e manuteno.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BARADIE, M.A.E. Cutting uids: part I. Characterisation. Journal of Materials Processing Technology, Irlanda, 1996, 786-797. BENNETT, B. Cutting uids and superabrasives applications. AES Magazine, Cincinnati Milacron, 2. ed. 1-12, 1982. BELLOWS, G. Low Stress Grinding for quality production. Machining Process Series. 2 ed. Cincinnati, Ohio: Metcut Research Associates Inc., 1983.

BIANCHI, E.C. et al. Otimizao do processo de reticao pela anlise da quantidade de uido de corte aplicada. Bauru, Uni-versidade Estadual Paulista, 2002. [Pedido de auxlio pesquisa] BRINKSMEIER, E. et al. Como a aplicao do uido refrigerante pode ser melhorada na reticao. Revista Mquinas & Metais, 429, 34-41, 2001. DINIZ, A. E., Minimal Lubrication in the Drilling Process of Aluminum Silicion Alloy, 3rd International Machining & Grin-ding Conference, out./99, 683-697. DINIZ, A.E. et al. Tecnologia da Usinagem dos Materiais. 2 ed. Campinas, Brasil: Artiliber, 2000. DRR, J. New Perspectives in Dry Machining, In: Seminrio International de Alta Tecnologia, 4, 1999, Piracicaba. Inovaes Tecnolgicas na Manufatura para o Ano 2000. DRR, J., SAHM, A. A Mnima Quantidade de Lubricante Avaliada pelos Usurios. Mquinas e Metais, 418, p. 20-39, nov./ 2000. EBBRELL, S. et al. The effects of cutting uid application methods on the grinding process. International Journal of Machine Tools & Manufacture, School of Engineering, Liverpool John Moores University, Liverpool, jun./99. GUPTA, R. et al. Optimization of grinding process parameters using enumeration method. Journal of Materials Processing Tech-nology, 112 :63-64, 2001. REVISTA DE CINCIA & TECNOLOGIA V. 11, N 22 pp. 7-18 17 HEISEL, U. et al. A Tcnica da Quantidade Mnima de Fluidos e sua Aplicao nos Processos de Corte, Revista Mquinas e Metais, n 386, Fev, 1998, 22-38. JACKSON, M.J. et al. High-speed grinding with CBN grinding wheels applications and future technology. Journal of Materials Processing Technology, n 110 : 78-88, 2001. KLOCKE, F., EISENBLTTER, G., Dry Cutting. Annals of the CIRP, Vol. 46, No.2, 1997, pp. 519-526. KLOCKE, F. et al. Clean Manufacturing Technologies - The Competitive Edge of Tomorrow?. The International Journal of Manufacturing Science & Production, Vol.1, No.2, 1998, pp. 77-86. KOHLI, S.P. et al. Energy partition for grinding with aluminum oxide and CBN abrasive wheels. ASME Journal of Engineering for Industry, 117: 160-168, 1995. KOVACEVIC, R.; MOHAN R. Effect of high speed grinding uid on surface grinding performance. SME Technical Paper MR95-213, In: First International Machining and Grinding Conference, Deaborn, Michigan : 919-931, 1995.

MACHADO, A.R.; DINIZ, A.E. Vantagens e desvantagens do uso de uidos de corte. Revista Mquinas & Metais, 419: 134-151, dez./00. MOTTA, M.F.; MACHADO A.R. Fluidos de corte: tipos, funes, seleo, mtodos de aplicao e manuteno. Revista Mquinas & Metais, n 356 : 44-56, set./95. NOVASKI, O.; DRR, J. Usinagem quase a seco. Revista Mquinas & Metais, 406: 34-41, nov./99. NOVASKI, O.; RIOS, M. Vantagens do uso de uidos sintticos na usinagem. Revista Metal Mecnica, n 118 : 56-62, 2002. RAMESH, K. et al. Coolant shoe development for high efciency grinding. Journal of Materials Processing Technology, 114: 240-245, 2001. RUNGE, P.R.F.; DUARTE, G.N. Lubricantes nas Indstrias produo, manuteno e controle. Cotia: Triboconcept Edies Tcnicas, 1990. SCHULZ, H. Trends in Manufacturing Technology at the Threshold of the Millennium. 4 Seminrio International de Alta Tec-nologia - Inovaes Tecnolgicas na Manufatura para o Ano 2000. Unimep, ago/99. SILLIMAN, J.D. (ed.). Cutting and Grinding Fluids: selection and application. 2 ed. Dearborn, Michigan: SME, 1992. SILVA, E.J. Anlise da inuncia dos tipos de uido de corte e rebolo na reticao do ao SAE HVN-3. Unesp, Bauru: 2000. [Dissertao de mestrado] WEBSTER, J. Selection of coolant type and application technique in grinding. Supergrind, 1995, 205-218. YOUNG, P. et al. Manufacturing and the Environment. The International Journal of Advanced Manufacturing Technology,

Anda mungkin juga menyukai