Anda di halaman 1dari 29

A pessoa com deficincia e sua relao com a histria da humanidade Maria Aparecida Gugel

Os estudos sobre o direito das pessoas com deficincia no esto dissociados dos fatos histricos, reveladores que so da evoluo da sociedade e da conseqente edio de suas leis. Por isso, antes da apresentao dos direitos da pessoa com deficincia, faremos uma brevssima incurso histrica para melhor compreender esse indivduo no cenrio histrico da nossa civilizao.

1. A vida primitiva do homem


No se tm indcios de como os primeiros grupos de humanos na Terra se comportavam em relao s pessoas com deficincia. Tudo indica que essas pessoas no sobreviviam ao ambiente hostil da Terra. Basta lembrar que no havia abrigo satisfatrio para dias e noites de frio intenso e calor insuportvel; no havia comida em abundncia, era preciso ir caa para garantir o alimento dirio e, ao mesmo tempo, guard-lo para o longo inverno.

No se plantava para o sustento. A caa para a obteno de alimentos e pele de animais para se aquecer e a colheita de frutos, folhas e razes garantia o sustento das pessoas. H mais ou menos dez mil anos quando as condies fsicas e de climas na Terra ficaram mais amenas, os grupos comearam a se organizar para ir caa e garantir o sustento de todos. Na Pr-Histria a inteligncia do homem comeou a se manifestar e os integrantes do grupo passaram a perceber melhor o ambiente onde viviam, comeando a adorar o sol, a lua e os animais.

As tribos se formaram e com elas a preocupao em manter a segurana e a sade dos integrantes do grupo para a sobrevivncia. Os estudiosos concluem que a sobrevivncia de uma pessoa com deficincia nos grupos primitivos de humanos era impossvel porque o ambiente era muito desfavorvel e porque essas pessoas representavam um fardo para o grupo. S os mais fortes sobreviviam e era inclusive muito comum que certas tribos se desfizessem das crianas com deficincia.

2. No Egito Antigo
Evidncias arqueolgicas nos fazem concluir que no Egito Antigo, h mais de cinco mil anos, a pessoa com deficincia integrava-se nas diferentes e hierarquizadas classes sociais (fara, nobres, altos funcionrios, artesos, agricultores, escravos). A arte egpcia, os afrescos, os papiros, os tmulos e as mmias esto repletos dessas revelaes. Os estudos acadmicos baseados em restos biolgicos, de mais ou menos 4.500 a.C., ressaltam que as pessoas com nanismo no tinham qualquer impedimento fsico para as suas ocupaes e ofcios, principalmente de danarinos e msicos.

Msico ano V Dinastia Oriental Institute Chicago

Os especialistas revelam que os anes eram empregados em casas de altos funcionrios, situao que lhes permitia honrarias e funerais dignos. A mmia de Talchos, da poca de Sata (1.150 a 336 a.C.), em exposio no Museu do Cairo, traz indicaes de que era uma pessoa importante. J os papiros contendo ensinamentos morais no Antigo Egito, ressaltam a necessidade de se respeitar as pessoas com nanismo e com outras deficincias.

A pessoa com deficincia fsica, tal como o Porteiro de Roma de um dos templos de deuses egpcios, exercia normalmente suas atividades, conforme revela a Estela votiva da XIX Dinastia e originria de Memphis, que pode ser vista no Museu Ny Carlsberg Glyptotek, em Copenhagen, Dinamarca. Essa pequena placa de calcrio traz a representao de uma pessoa com deficincia fsica, sua mulher e filho, fazendo uma oferenda deusa Astarte, da mitologia fencia. A imagem indica, segundo os mdicos especialistas, que Roma teve poliomielite.

O Egito Antigo foi por muito tempo conhecido como a Terra dos Cegos porque seu povo era constantemente acometido de infeces nos olhos, que resultavam em cegueira. Os papiros contm frmulas para tratar de diversas doenas, dentre elas a dos olhos. Papiro mdico, contendo procedimentos para curar os olhos. Museu Britnico.

3. Na Grcia
Plato, no livro A Repblica, e Aristteles, no livro A Poltica, trataram do planejamento das cidades gregas indicando as pessoas nascidas disformes para a eliminao. A eliminao era por exposio, ou abandono ou, ainda, atiradas do aprisco de uma cadeia de montanhas chamada Taygetos, na Grcia. Em Esparta os gregos se dedicavam arte da guerra, preocupavam-se com as fronteiras de seus territrios, expostas s invases brbaras, principalmente do Imprio Persa. Pelos costumes espartanos, os nascidos com deficincia eram eliminados, s os fortes sobreviviam para servir ao exrcito de Lenidas.

Plato A Repblica, Livro IV, 460 c - Pegaro ento os filhos dos homens superiores, e lev-los-o para o aprisco, para junto de amas que moram parte num bairro da cidade; os dos homens inferiores, e qualquer dos outros que seja disforme, escond-los-o num lugar interdito e oculto, como convm (GUGEL : 2007, p. 63).

Aristteles A Poltica, Livro VII, Captulo XIV, 1335 b Quanto a rejeitar ou criar os recm-nascidos, ter de haver uma lei segundo a qual nenhuma criana disforme ser criada; com vistas a evitar o excesso de crianas, se os costumes das cidades impedem o abandono de recm-nascidos deve haver um dispositivo legal limitando a procriao se algum tiver um filho contrariamente a tal dispositivo, dever ser provocado o aborto antes que comecem as sensaes e a vida (a legalidade ou ilegalidade do aborto ser definida pelo critrio de haver ou no sensao e vida). (GUGEL : 2007, p. 63).

Homero Dentre os poetas gregos o mais famoso Homero que, pelos relatos, era cego e teria vivido em poca anterior a VII a.C.. Escreveu os belos poemas de Ilada e Odissia. Em Ilada Homero criou o personagem de Hefesto, o ferreiro divino. Seguindo os parmetros da mitologia, Hefesto ao nascer rejeitado pela me Hera por ter uma das pernas atrofiadas. Zeus em sua ira o atira fora do Olimpo. Em Lemnos, na Terra entre os homens, Hefesto compensou sua deficincia fsica e mostrou suas altas habilidades em metalurgia e artes manuais. Casou-se com Afrodite e Atena. Homero e seu guia Dioniso conduz Hefesto ao Olimpo (Pintor de Cleofonte, 430-420 a.C.). Vaso de figuras vermelhas, Toledo Museum of Art.

Dioniso conduz Hefesto ao Olimpo (Pintor de Cleofonte, 430-420 a.C.). Vaso de figuras vermelhas, Toledo Museum of Art.

4. Em Roma
As leis romanas da Antiguidade no eram favorveis s pessoas que nasciam com deficincia. Aos pais era permitido matar as crianas que com deformidades fsicas, pela prtica do afogamento. Relatos nos do conta, no entanto, que os pais abandonavam seus filhos em cestos no Rio Tibre, ou em outros lugares sagrados. Os sobreviventes eram explorados nas cidades por esmoladores, ou passavam a fazer parte de circos para o entretenimento dos abastados. Ao tempo das conquistas romanas, auge dos Csares, legies de soldados retornavam com amputaes das batalhas dando incio a um precrio sistema de atendimento hospitalar. Foi no vitorioso Imprio Romano que surgiu o cristianismo. A nova doutrina voltava-se para a caridade e o amor entre as pessoas. As classes menos favorecidas sentiram-se acolhidas com essa nova viso. O cristianismo combateu, dentre outras prticas, a eliminao dos filhos nascidos com deficincia. Os cristos foram perseguidos porm, alteraram as concepes romanas a partir do Sculo IV. Nesse perodo que surgiram os primeiros hospitais de caridade que abrigavam indigentes e pessoas com deficincias.

Os estudos histricos revelam que havia imperadores romanos com deficincia, principalmente malformao nos ps. So os casos de Galba (Servius Sulpicius Galba, 3 a.C. a 69 d.C.) e Othon (Marcus Silvius Othon, de 32 a 69 d.C.).

EVANGELHO Jo 9, 1-41 Naquele tempo, Jesus encontrou no seu caminho um cego de nascena. Os discpulos perguntaram-Lhe: Mestre, quem que pecou para ele nascer cego? Ele ou os seus pais? Jesus respondeu-lhes: Isso no tem nada que ver com os pecados dele ou dos pais; mas aconteceu assim para se manifestarem nele as obras de Deus. [...] Dito isto, cuspiu em terra, fez com a saliva um pouco de lodo e ungiu os olhos do cego. Depois disse-lhe: Vai lavar-te piscina de Silo; Ele foi, lavou-se e voltou a enxergar ...

Belisrio, acusado de trair o Imprio, tem os olhos vazados e pede esmola, de Jacques- Louis David, Muse des Beaux-Arts, Lille, France.

Em Alexandria foi criada a primeira universidade de estudos filosficos e teolgicos de grandes mestres. Dentre eles, Ddimo, o Cego, conhecia e recitava a Bblia de cor. No perodo em que comeava a ler e escrever aos cinco anos de idade, Ddimo perdeu a viso mas, continuou seus estudos, tendo ele prprio gravado o alfabeto em madeira para utilizar o tato. As Constituies romanas do Imperador Leo III havia a previso da pena de vazar os olhos ou amputar as mos dos traidores do Imprio. H registros de que os ndices de criminalidade baixaram. Esta pena foi praticada at a queda do Imprio Romano e continuou sendo aplicada no Oriente.

Texto Romano Antigo

5. Na Idade Mdia
Os perodos marcados pelo fim do Imprio Romano (Sculo V, ano 476) e a Queda de Constantinopla (Sculo XV, em 1453), marcam o incio da Idade Mdia. marcada por precrias condies de vida e de sade das pessoas. A populao ignorante encarava o nascimento de pessoas com deficincia como castigo de Deus. Os supersticiosos viam nelas poderes especiais de feiticeiros ou bruxos. As crianas que sobreviviam eram separadas de suas famlias e quase sempre ridicularizadas. A literatura da poca coloca os anes e os corcundas como focos de diverso dos mais abastados. O rei Lus IX, cujo reinado ocorreu entre 1214 e 1270, fundou o primeiro hospital para pessoas cegas, o Quinze-Vingts. Quinze- Vintes significa 15 x 20 = 300. Era o nmero de cavaleiros cruzados que tiveram seus olhos vazados na 7 Cruzada.

6. Idade Antiga
A Idade Moderna marcou a passagem de um perodo de extrema ignorncia para o nascer de novas idias. Ela ocorreu do ano de 1453 (Sculo XIV), quando da tomada de Constantinopla pelos Turcos otomanos, at 1789 (Sculo XVIII) com a Revoluo Francesa. O perodo mais festejado o que vai at o Sculo XVI, com o chamado Renascimento das artes, da msica e das cincias, pois revelaram grandes transformaes, marcada pelo humanismo.

Mtodos de Comunicao para Pessoas Surdas


Gerolamo Cardomo (1501 a 1576), mdico e matemtico inventou um cdigo para ensinar pessoas surdas a ler e escrever, influenciando o monge beneditino Pedro Ponce de Leon (15201584) a desenvolver um mtodo de educao para pessoa com deficincia auditiva, por meio de sinais. Esses mtodos contrariaram o pensamento da sociedade da poca que no acreditava que pessoas surdas pudessem ser educadas.

Gerolamo Cardomo, matemtico e inventor de um mtodo para ensinar pessoas surdas a ler e escrever.

Pedro Ponce de Leon, cria mtodo de sinais para ensinar pessoas surdas. Na foto um monumento a Pedro Ponce de Leon com Juan Pablo Bonet por Manuel Iglesias Lecio, 1920, nos Jardines de Buen Retiro em Madri, Espanha.

Na Inglaterra John Bulwer (1600 a 1650), defendeu um mtodo para ensinar aos surdos a leitura labial, alm de ter escrito sobre a lngua de sinais.

Em 1620 na Espanha, Juan Pablo Bonet (1579-1633), escreveu sobre as causas das deficincias auditivas e dos problemas da comunicao, condenando os mtodos brutais e de gritos para ensinar alunos surdos. No livro Reduction de las letras y arte para ensenar a hablar los mudos, Pablo Bonet demonstra pela primeira vez o alfabeto na lngua de sinais.

Lngua de sinais apresentada por Pablo Bonet em seu livro Reduction de las letras y arte para ensenar a hablar los mudos.

Mtodo cirrgico para amputaes: Ambroise Par (1510-1590), mdico francs do Renascimento, atendia no campo de batalha e se dedicou a encontrar a cura para os ferimentos de guerra que causavam amputaes. Aperfeioou os mtodos cirrgicos para

ligar as artrias, substituindo as cauterizaes com ferro em brasa e com azeite fervente. Foi grande a sua contribuio na criao de prteses.

Morte por afogamento s pessoas com deficincia mental: No Sculo XV o Prncipe de Anhalt, na Alemanha saxnica, desafiou publicamente o reformador religioso Martinho Lutero, no cumprindo sua ordem de afogar crianas com deficincia mental. Lutero afirmava que estas pessoas no possuam natureza humana e eram usadas por maus espritos, bruxas, fadas e duendes.

Os Sculos XVI e XVII em toda a Europa foram marcados pela massa de pobres, mendigos e pessoas com deficincia. Alguns verdadeiros, muitos falsos, reuniam-se em confrarias (organizaes), em locais e horas determinadas, para mendigar, com diviso de lucros e cobranas de taxas entre os participantes do grupo. Paul Lacroix, escritor e jornalista francs, dedicou-se a escrever sobre esses grupos de pessoas.

Poetas, fsicos, matemticos e astrnomos com deficincia

Lus de Cames (1524 a 1580), o poeta de Os Lusadas, perdeu a viso de um dos olhos, em batalha no Marrocos.

John Milton (1608-1674), um dos maiores poetas ingleses era cego e com o apoio de escriba e ledor, escreveu vrias obras, dentre elas Paraso Perdido.

Galileo Galilei, fsico, matemtico e astrnomo, em conseqncia de seu reumatismo, ficou cego nos ltimos anos de sua vida mas, ativo em suas pesquisas cientficas. Situao semelhante foi vivida pelo astrnomo alemo Johannes Kepler (1571 a 1630), que tinha deficincia visual e desenvolveu estudos sobre o movimento dos planetas.

As primeiras cadeiras de rodas

Sculo VI: 1a. imagem de uma cadeira de rodas escavada em pedra em um sarcfago na China.

Sculo XVI: Rei Felipe II da Espanha usou uma cadeira bem elaborada com descansos mveis para braos e pernas.

Stephen Farfler era paraplgico e em 1655, na Alemanha, construiu uma cadeira de rodas para se locomover. Era feita em madeira, com duas rodas atrs e uma na frente, acionada por duas manivelas giratrias.

Cadeira de Bath, Inglaterra, inventada por John Dawson, 1783.

Sculo XVIII: Cadeira reclinvel, ps ajustveis "em busca de conforto".

Sculo XIX, XX: Aps a Guerra Civil Americana e a 1a. Guerra Mundial: cadeiras eram construdas de madeira, assentos de palha, apoios ajustveis para braos e ps.

1932: Everest e Jennings projetaram a 1a. cadeira dobrvel. Eles fundaram a empresa Everest & Jennings. 1950: Everest & Jennings desenvolveram a 1a. Cadeira motorizada.

1952: Incio das competies entre cadeirantes, no Centro de Reabilitao de Stoke Mandeville, Inglaterra. 1964: Realizao dos primeiros Jogos Para-olmpicos em Tokyo, Japo.

Durante os sculos XVII e XVIII houve grande desenvolvimento no atendimento s pessoas com deficincia em hospitais. Havia assistncia especializada em ortopedia para os mutilados das guerras e para pessoas cegas e surdas. Philippe Pinel (1745-1826) explicou que pessoas com perturbaes mentais devem ser tratadas como doentes, ao contrrio do que acontecia na poca, quando eram trados com violncia e discriminao.

No quadro, Pinel liberta doentes mentais acorrentados.

Surge o BRAILLE
No Sculo XIX, em 1819, Charles Barbier (1764-1841), um capito do exrcito francs, atendeu a um pedido de Napoleo e desenvolveu um cdigo para ser usado em mensagens transmitidas noite durante as batalhas. Em seu sistema uma letra, ou um conjunto de letras, era representada por duas colunas de pontos que por sua vez se referiam s coordenadas de uma tabela. Cada coluna podia ter de um a seis pontos, que deveriam estar em relevo para serem lidos com as mos. O sistema foi rejeitado pelos militares, que o consideraram muito complicado. Barbier ento apresentou o seu invento ao Instituto Nacional dos Jovens Cegos de Paris. Entre os alunos que assistiram a apresentao encontrava-se Louis Braille (1809- 1852), ento com quatorze anos, que se interessou pelo sistema e apresentou algumas sugestes para seu aperfeioamento. Como Barbier se recusou a fazer alteraes em seu sistema, Braille modificou totalmente o sistema de escrita noturna criando o sistema de escrita padro o BRAILLE usado por pessoas cegas at aos dias de hoje.

Tabela dos smbolos de Barbier

Louis Braille

O Sculo XIX, ainda com reflexos das idias humanistas da Revoluo Francesa, ficou marcado na histria das pessoas com deficincia. Finalmente se percebia que elas no s precisavam de hospitais e abrigos mas, tambm, de ateno especializada. nesse perodo que se inicia a constituio de organizaes para estudar os problemas de cada deficincia. Difundem-se

ento os orfanatos, os asilos e os lares para crianas com deficincia fsica. Grupos de pessoas organizam-se em torno da reabilitao dos feridos para o trabalho, principalmente nos Estados Unidos e Alemanha. Napoleo Bonaparte determinava expressamente a seus generais que reabilitassem os soldados feridos e mutilados para continuarem a servir o exrcito em outros ofcios como o trabalho em selaria, manuteno dos equipamentos de guerra, armazenamento dos alimentos e limpeza dos animais. Nasce com ele a idia de que os ex-soldados eram ainda teis e poderiam ser reabilitados. Essa idia de reabilitao foi compreendida em 1884 pelo Chanceler alemo Otto Von Bismark, que constitui a lei de obrigao reabilitao e readaptao no trabalho.

Dom Pedro II No Brasil, por insistncia do Imperador Dom Pedro II (1840-1889), seguia-se o movimento europeu e era criado o Imperial Instituto dos Meninos Cegos (atualmente Instituto Benjamin Constant), por meio do Decreto Imperial n 1.428, de 12 de Setembro de 1854. Trs anos depois, em 26 de setembro de 1857, o Imperador, apoiando as iniciativas do Professor francs Hernest Huet, funda o Imperial Instituto de Surdos Mudos (atualmente Instituto Nacional de Educao de Surdos INES) que passou a atender pessoas surdas de todo o pas, a maioria abandonada pelas famlias.

O BRAILLE lido da esquerda para a direita, com uma ou ambas as mos. Cada clula permite 63 combinaes de pontos. Podem-se designar combinaes de pontos para todas as letras e para a pontuao da maioria dos alfabetos. Vrios idiomas usam o BRAILLE. Pessoas com prtica conseguem ler at 200 palavras por minuto.

7. Sculo XX
O Sculo XX trouxe avanos importantes para as pessoas com deficincia, sobretudo em relao s ajudas tcnicas ou elementos tecnolgicos assistivos. Os instrumentos que j vinham sendo utilizados - cadeira de rodas, bengalas, sistema de ensino para surdos e cegos, dentre outros foram se aperfeioando. A sociedade, no obstante as sucessivas guerras, organizou-se coletivamente para enfrentar os problemas e para melhor atender a pessoa com deficincia. Por volta dos anos de 1902 at 1912, cresceu na Europa a formao e organizao de instituies voltadas para preparar a pessoa com deficincia. Levantaram-se fundos para a manuteno dessas instituies, sendo que havia uma preocupao crescente com as condies dos locais aonde as pessoas com deficincia se abrigavam. J comeavam a perceber que as pessoas com deficincia precisavam participar ativamente do cotidiano e integrarem-se na sociedade.

Peter Pan Na literatura infantil, por exemplo, discutia-se o futuro das crianas desamparadas. O livro de J.M. Barrie, com o tema de Peter Pan, o menino que no queria crescer, inspirou peas teatrais, assim como os movimentos sociais de 1904. Em Londres realizou-se a Primeira Conferncia sobre Crianas Invlidas, tendo como tema principal a integrao na sociedade das crianas institucionalizadas. Ao mesmo tempo, nos Estados Unidos, na cidade de Saint Louis, organizou-se o primeiro Congresso Mundial dos Surdos para discutir os mtodos de comunicao por sinais e o do oralismo. Na Alemanha, nos anos seguintes, fez-se o primeiro censo demogrfico de pessoas com deficincia, com o objetivo de organizar o Estado para melhor atender as pessoas com deficincia. Nos Estados Unidos, realizou-se a Primeira Conferncia da Casa Branca sobre os Cuidados de Crianas Deficientes e, na cidade de Boston, em 1907, a Goodwill Industries organizou as primeiras turmas de trabalho protegido de pessoas com deficincia nas empresas.

Delarao de Guerra do Imprio Alemo, em 1914

Em 1914 o Imprio Alemo declara guerra. O perodo da Primeira Guerra Mundial, de 1914 a 1918, em que os Imprios Alemo, Austro-Hngaro e Turco-Otomano batiam-se contra o Imprio Britnico, Frana, Rssia e ao final os Estados Unidos, foram anos de muitac arestia no mundo. As mulheres puseram-se a trabalhar para sustentar a famlia enquanto os maridos estavam na guerra. As crianas com e sem deficincia ficavam em abrigos. Mesmo com o fim da Primeira Grande Guerra os conflitos polticos continuaram e os pases estavam em crise financeira. No entanto, era necessrio que os governos se preocupassem com o desenvolvimento de procedimentos reabilitao dos ex-combatentes, melhorando a reabilitao dos jovens veteranos. Somente em 1919, com o Tratado de Versailles, consolidada a paz, embora no tenha sido duradoura, e criado um importante organismo internacional para tratar da reabilitao das pessoas para trabalho no mundo, inclusive das pessoas com deficincia: a Organizao Internacional do Trabalho. OIT - Organizao Internacional do Trabalho
Imediatamente ao ps-guerra, a sociedade civil atenta e preocupada com os problemas sociais em curso, organizou-se para buscar solues de melhorar os mecanismos de reabilitao. A primeira organizao a se constituir foi a Sociedade Escandinava de Ajuda a Deficientes, atualmente conhecida como Rehabilitation Internacional. Outras se seguiram ao longo do Sculo XX, conforme o quadro abaixo:

Organizaes Internacionais Inter-Governamentais

United Nations Enable

UNESCO -Organizao das Naes Unidas para a Educao, Cincia e Cultura www.unesco.org

UNICEF - Fundo das Naes Unidas para a Infncia www.unicef.org

www.un.org/esa/socdev/enable

Organizao Internacional do Trabalho

www.ilo.org

Organizao Mundial da Sade www.euro.who.int

Unio Europia www.europa.eu.int

Organizaes Internacionais No-Governamentais

World Blind Union www.worldblindunion.org/

International Society for Prosthetics and Orthotics www.ispo.ws

World Confederation for Physical Therapy www.wcpt.org

GLARP-IIPD - Grupo LatinoAmericano para la Rehabilitacin, Integracin e Inclusin de las Personas com Discapacidad www.glarp-iipd.org

International Disability Alliance www.internationaldisabilityalliance.org ISPRM - International Society of Physical Rehabilitation and Medicine www.isprm.org

Inclusion International www.inclusioninternational.org

Associao humanitria internacional contra minas anti-pessoais www.handicap-international.org

Goodwill Global www.goodwill.org

World Federation of Occupational Therapists www.wfot.org

European Platform on Rehabilitation Rede de provedores de servios de reabilitao mdica, social e profissional. Procura incrementar qualidade aos servios de suas afiliadas. www.epr.eu/home.htm

WID - The World Institute on Disability www.wid.org

European Disability Forum www.edffeph.org/en/welcome.htm

RI - Rehabilitation International www.riglobal.org

World Federation of the Deaf www.deafness.about.com/b/a/162535.ht m

International Society for Augmentative and Alternative Communication - ISAAC http://isaaconline.org/en/home.shtml

World Federation of the Deafblind www.wfdb.org

DPI - Disabled Peoples' International www.dpi.org

Workability International Representa provedores de servios de emprego e trabalho para pessoas com deficincia em 27 pases do mundo. www.workability-international.org

Organizaes Nacionais

SICORDE - Sistema de Informao sobre Deficincia, da Coordenadoria Nacional para Integrao da Pessoa Portadora de Deficincia - CORDE, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, da Presidncia da Repblica. http://www.mj.gov.br/sedh/ct/corde/dpdh/corde/principal.asp

CERMI - Comit Espaol de Representantes de Personas con Discapacidad (Espaa) www.cermi.es

IMSERSO - Instituto de Mayores y Servicios Sociales (Espaa) www.seg-social.es/imserso

NORD - National Organization for Rare Disorders, Inc. (Empresa - EUA - sobre males raros) www.rarediseases.org

Fundacin ONCE p/la Cooperacin e Integracin Social de Personas con Minusvalas (Espaa) www.once.es

AMPID - Associao Nacional dos Membros do Ministrio Pblico de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficincia www.ampid.org.br

FONADIS - Fondo Nacional de la Discapacidad (Chile) www.fonadis.cl

Referncia: Centro de Referncia Faster

Em 1929 teve incio um perodo de crise econmica mundial - a Grande Depresso, com altas taxas de desemprego e queda do produto interno bruto de diversos pases europeus, EUA e Canad.

O 32 Presidente dos Estados Unidos, Franklin Delano Roosevelt, em 1933, com o programa poltico New Deal, atrelado a assistncia social, ajudou a minimizar os efeitos da Depresso. Roosevelt que era paraplgico, embora no gostasse de ser fotografado em sua cadeira de rodas, contribuiu para uma nova viso da sociedade americana e mundial de que a pessoa com deficincia, com boas condies de reabilitao, pode ter independncia pessoal. Ele foi um exemplo seguido por muitos americanos com deficincia que buscavam vida independente e trabalho remunerado. A Segunda Guerra Mundial, ocorrida de 1939 a 1945, liderada pelo alemo Hitler, assolou e chocou o mundo pelas atrocidades provocadas. Sabe-se que o Holocausto eliminou judeus, ciganos e tambm pessoas com deficincia. Estima-se que 275 mil adultos e crianas com deficincia morreram nesse perodo e, outras 400 mil pessoas suspeitas de terem hereditariedade de cegueira, surdez e deficincia mental foram esterilizadas em nome da poltica da raa ariana pura. O triste desfecho da guerra, quando os Estados Unidos lanaram bombas nucleares sobre Hiroshima e Nagasaki, foi devastador e matou 222 mil pessoas, deixando seqelas nos sobreviventes civis.

O cogumelo atmico aps o lanamento da bomba do avio Enola Gay.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o mundo precisou se reorganizar. A Europa estava devastada, assim como os pases aliados porque enviaram tropas para derrotar Hitler. As cidades exigiam reconstruo, as crianas rfs precisavam de abrigo, comida, roupas, educao e sade. Os adultos sobreviventes das batalhas tm seqelas e precisam de tratamento mdico e reabilitao. Com a Carta das Naes Unidas, criou-se a Organizao das Naes Unidas ONU, no ano de 1945 em Londres, visando encaminhar com todos pases membros as solues dos problemas que assolavam o mundo. Os temas centrais foram divididos entre as agncias: ENABLE Organizao das Naes Unidas para Pessoas com Deficincia UNESCO Organizao das Naes Unidas para a Educao, Cincia e Cultura UNICEF - Fundo das Naes Unidas para a Infncia OMS - Organizao Mundial da Sade Em 1948, a comunidade internacional se rene na nova sede da ONU, em Nova York, jurando solenemente nunca mais produzir as atrocidades como aquelas cometidas durante a Segunda Guerra Mundial. Os dirigentes mundiais decidem ento reforar a Carta das Naes Unidas, declarando em um s documento todos os direitos de cada pessoa, em todo lugar e tempo. Nasce a Declarao Universal dos Direitos Humanos. Declarao Universal dos Direitos do Homem Artigo 1: Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. So dotadas de razo e conscincia e devem agir em relao umas s outras com esprito de fraternidade. No artigo 25 h meno expressa pessoa com deficincia, designada de invlida Artigo 25 em relao pessoa com deficincia: 1. Toda pessoa tem direito a um padro de vida capaz de assegurar a si e a sua famlia sade e bem estar, inclusive alimentao, vesturio, habitao, cuidados mdicos e os servios sociais

indispensveis, e direito segurana em caso de desemprego, doena, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistncia fora de seu controle. 2. A maternidade e a infncia tm direito a cuidados e assistncia especiais. Todas as crianas nascidas dentro ou fora do matrimnio, gozaro da mesma proteo social. nesse tempo de reconstruo que as instituies voltadas para as pessoas com deficincia se consolidaram em todos os pases, principalmente buscando alternativas para sua integrao social e aperfeioamento das ajudas tcnicas para pessoas com deficincia fsica, auditiva e visual.

"The Paycheck," (O contracheque) Desenho de Norman Rockwell, dcada de 1950 - O trabalhador, usurio de cadeira de rodas, vestido com roupas de trabalho e carregando uma marmita, sorri feliz levando em uma das mos seu contracheque. A outra mo gira rpido as rodas da cadeira de forma a levantar poeira, representada sob as rodas.

A sociedade mundial continuou com seus propsitos de evoluir e assim fez porm, marcada pela Guerra do Vietn (EUA X Vietn), que durou de 1959 a 1975. Nesse perodo muitas novas tcnicas de guerra foram experimentadas, como as bombas qumicas. Os movimentos pacifistas se intensificavam a pregao de paz no mundo. Realizaram-se os primeiros jogos para atletas com deficincias, organizados nos moldes dos Jogos Olmpicos, em Roma em 1960, e ficaram conhecidos como Jogos Para-olmpicos.

Bibliografia: GUGEL, Maria aparecida Gugel. Pessoas com Deficincia e o Direito ao Trabalho. Florianpolis: Obra Jurdica, 2007. SILVA, Otto Marques da. A Epopia Ignorada: A pessoa Deficiente na Histria do Mundo de Ontem e de Hoje. So Paulo: CEDAS, 1986. http://www.egiptologia.com http://www.milenio.com http://oi.uchicago.edu http://www.univie.ac.at http://www.storiadimilano.it http://pt.wikipedia.org
Artigo preparado para o programa de qualificao da pessoa com deficincia da Microlins.

Maria Aparecida Gugel, Subprocuradora-geral do Trabalho - Conselheira do CONADE.

Anda mungkin juga menyukai