Anda di halaman 1dari 38

FSICA

ptica Geomtrica

ptica a parte da Fsica que estuda a luz e os fenmenos luminosos. Seu desenvolvimento se deu a partir da publicao da Teoria Corpuscular da Luz, por Isaac Newton, teoria que admitia que a luz era formada por um feixe de partculas. Define-se luz como sendo o agente fsico que sensibiliza nossos rgos visuais. A Luz uma onda eletromagntica e sua velocidade no vcuo de aproximadamente 3,0 x 105. A ptica dividida em: 1) ptica Geomtrica: Estuda os fenmenos luminosos baseados em leis empricas (experimentais), que so explicados sem que haja necessidade de se conhecer a natureza fsica da luz. A ptica geomtrica usa como ferramenta de estudo a geometria. 2) ptica Fsica: Estuda a compreenso da natureza fsica da luz e fenmenos como interferncia, polarizao, difrao, disperso entre outros. Raios de Luz So linhas que representam a direo e o sentido de propagao da luz. A ideia de raios de luz puramente terica, e tem como objetivo facilitar o estudo. Um conjunto de raios de luz, que possui uma abertura relativamente pequena entre os raios, chamado de Pincel Luminoso. O conjunto de raios luminosos, cuja abertura entre os raios relativamente grande, chamado Feixe Luminoso. Os Feixes Luminosos ou os Pincis Luminosos podem ser classificados em: Cnico divergente Os raios luminosos partem de um nico ponto (P) e se espalham.

Cnico convergente Os raios luminosos se concentram em um nico ponto.

Cilndrico Os raios luminosos so todos paralelos entre si. Nesse caso a fonte de luz encontra-se no infinito, e denomina-se fonte imprpria. Fontes de Luz As fontes de luz so corpos capazes de emitir luz, seja ela prpria ou refletida. Fontes de luz podem ser classificadas em: Fontes de luz Primrias So fontes de luz que emitem luz prpria. Elas podem ser: Incandescentes: Quando emitem luz a altas temperaturas. Ex: O Sol, a chama de uma vela e as lmpadas de filamento. Luminescentes: Quando emitem luz a baixas temperaturas. As fontes de luz primria luminescentes poder ser fluorescentes ou fosforescentes. Fluorescentes: emitem luz apenas enquanto durar a ao do agente excitador. Ex: Lmpadas fluorescentes. Fosforescentes: Emitem luz por um certo tempo, mesmo aps ter cessado a ao do excitador. Nessas fontes de luz a energia radiante proveniente de uma energia potencial qumica. Ex: Interruptores de lmpadas e ponteiros luminosos de relgios. Fontes Secundrias So aquelas que emitem apenas a luz recebida de outros corpos. Ex: Lua, cadeiras, roupas, etc.

Princpios da ptica geomtrica Lei da Propagao Retilnea da Luz Nos meios homogneos e transparentes a luz se propaga em linha reta Lei da Independncia dos Raios Luminosos Quando raios luminosos se cruzam, cada um deles segue seu trajeto como se os outros no existissem.

Espelho toda superfcie polida capaz de refletir realmente a luz. Geralmente a superfcie refletora composta de uma pelcula de prata em uma das faces de um vidro (plano) transparente. O vidro serve como uma proteo da pelcula (contato, oxidao, etc.). 2

Propriedades das imagens nos espelhos planos 1) A imagem se forma atrs do espelho (imagem virtual) atravs do cruzamento dos prolongamentos dos raios que incidem o espelho, e a mesma tem o mesmo tamanho do objeto. 2) A distncia do objeto ao espelho igual distncia da imagem ao espelho, portanto, so simtricos. 3) H reverso da imagem (direita para a esquerda ou vice-versa, mas no de baixo para cima).

* Note que as hachuras representam parte de trs do espelho. Os raios que partem de um objeto, diante de um espelho plano, refletem-se no espelho e voltam atingindo os nossos olhos, formando assim uma imagem. Ento, recebemos raios luminosos que parecem ser provenientes de um objeto atrs do espelho. Associao de dois espelhos planos Um espelho plano d apenas uma imagem de cada objeto. Unindo-se dois espelhos planos, de fato que eles formam um ngulo entre si, notam-se duas ou mais imagens. O nmero de imagens resultado de vrias reflexes nos dois espelhos, e aumenta conforme diminui o ngulo entre eles. Dertemina-se o nmero de imagens atravs da frmula:

Pode-se considerar como um espelho plano, qualquer superfcie plana que seja capaz de refletir a luz incidente. Assim, os espelhos planos podem ser encontrados em diversos formatos (circular, triangular, polgonos, etc), em diferentes objetos (mesa, chapa de metal, superfcie de um lago sem ondas, etc), desde que a superfcie tenha a caracterstica de sempre ser plana e muito bem polida, para que exista o reflexo dos raios de luz. Entre os elementos pticos o espelho plano o considerado mais simples.

Figura 1 Ilustra raios incidentes na superfcie de um espelho plano. Vejamos como se formam as imagens nesse caso. Para isso temos a situao: um ponto (P) de um objeto que est a certa distancia (d) de um espelho plano, conforme indica a figura 2 abaixo:

Figura 2 Reflexo e prolongamento de dois raios de luz refletidos pelo espelho. Repare que na parte de trs do espelho encontramos uma imagem refletida, o ponto P, que fruto do prolongamento dos dois raios de luz emanados do ponto P ao incidirem o plano do espelho. A interseco dos raios prolongados decorre ento das leis de reflexo, que tambm envolvem o principio de Fermat, que diz: de todos os caminhos possveis para ir de um ponto a outro, a luz segue aquele que percorrido no tempo mnimo. Pierre Fermat, entre seus estudos encontrou um mtodo novo para poca (1657) para determinar a trajetria dos raios luminosos, baseado na idia de que a natureza sempre atua pelo caminho mais curto. Os conceitos de simetria significam que o ponto P e P, permanecem na mesma reta normal ao espelho e esto equidistantes (d = d) a superfcie refletora. Podemos notar que o objeto (P) e a imagem (P) possuem o mesmo tamanho, e, em caso de movimento relativo ao espelho, possuiro iguais velocidades. Uma outra caracterstica das imagens formadas pelos espelhos planos a de que elas so enantiomorfas, ou seja, a simetria de dois objetos que no podem ser sobrepostos. Na formao da imagem existe uma inverso da direita para a esquerda e no de baixo para cima. Por exemplo, uma imagem refletida da mo esquerda de uma pessoa ser a mo direita, no entanto a imagem dos ps refletidos no significa que eles esto na cabea. Isso nos leva a crer que nunca na vida, uma pessoa conseguiu observar a prpria face como ela realmente (utilizando espelhos). So muitos os exemplos em nosso dia a dia dessa aplicao, um bem comum dessa caracterstica esto nas ambulncias, pois se repararmos na frente delas est escrita a palavra ambulncia invertida, isso porque o carro que estiver a frente ao observ-la pelo retrovisor ver a palavra escrita corretamente.

Figura 3 Exemplo de imagem real que ser invertida ao ser observado por um espelho plano. Pelas figuras que vimos anteriormente, percebemos que um objeto localizado na frente do espelho plano (objeto real) aps os raios de luz atingirem o espelho, os prolongamentos dos raios nos fornecem uma imagem que d a impresso de estar situada atrs do espelho (virtual). Nesse sentido no podemos dizer que todo espelho plano fornece uma imagem virtual, isso somente ocorrer se os raios incidentes forem de um objeto real, caso contrrio, uma imagem virtual nos fornecer uma o reflexo de uma imagem real. Contudo, o objeto e a imagem so constatados como de naturezas opostas.

Ao observarmos por espelho plano podemos definir o seu campo visual que nada mais do que a regio do espao que pode ser vista pelo observador atravs de um espelho. Para determinarmos a regio do campo visual, basta tomar o ponto P, simtrico de P, e prolongarmos as linhas das extremidades do espelho plano.

Figura 4 Definio do campo visual para espelhos planos. Quando usamos apenas um espelho plano observamos uma nica imagem de cada objeto. Porm se colocarmos o objeto entre dois espelhos que formam um ngulo entre si, poderemos notar mais de duas imagens. O nmero de imagens nada mais do que o resultado de sucessivas reflexes nos dois espelhos, que aumenta a medida que o ngulo entre os espelhos diminui.

Figura 5 Ilustra a associao de dois espelhos com um determinado ngulo.

De maneira geral, podemos utilizar uma expresso matemtica que relaciona o nmero de imagens n com o ngulo entre os espelhos a.

Espelhos Esfricos
Espelho esfrico constitudo de uma superfcie lisa e polida com formato esfrico. Se a parte refletora for interna ser um espelho cncavo caso a superfcie refletora seja a parte externa ser um espelho convexo.

A posio e o tamanho das imagens formadas pelos espelhos esfricos podem ser determinados a partir do comportamento dos raios que saem do objeto e incidem o espelho, podemos pegar apenas trs raios notveis para determinar as caractersticas da imagem: 1- Todo raio que incide paralelamente ao eixo principal refletido passando pelo foco(F), e o caminho inverso tambm ocorre.

2- Todo raio que incide sobre o centro de curvatura(C) reflete-se sobre si mesmo.

3- Todo raio que incide sobre o vrtice(V) refletido simetricamente em relao ao eixo principal. O ngulo de incidncia igual ao ngulo de reflexo.

Caractersticas das imagens nos espelhos esfricos As caractersticas das imagens nos espelhos esfricos mudam de acordo com quando mudamos a posio do objeto na frente do espelho. Temos dois tipos de imagem, virtual e real: *Imagem virtual: vista no ponto de encontro dos prolongamentos dos raios refletidos *Imagem real: vista em um ponto onde realmente passam os raios refletidos

Podemos dizer como as imagens iro se comportar sabendo qual a posio do objeto em relao ao espelho: Espelhos Cncavos 1- Objeto localizado antes do centro de curvatura(C): A imagem real, est posicionada entre o centro de curvatura(C) e o foco(F), invertida e o seu tamanho menor que o objeto. 2- Objeto localizado sobre o centro de curvatura (C): A imagem real, est posicionada sobre o centro de curvatura(C), invertida e tem o mesmo do objeto. 3- Objeto localizado entre o centro de curvatura (C) e o foco (F): A imagem real, est posicionada antes do centro de curvatura(C), invertida e o seu tamanho maior que o objeto. 4- Objeto localizado sobre o foco(F): A imagem imprpria, pois os raios de luz saem paralelos. 5- Objeto localizado entre o foco(F) e o vrtice(V): A imagem virtual, est posicionada atrs do espelho ou depois do vrtice(V), direita e o seu tamanho maior que o objeto. Os espelhos cncavos so muito usados por mulheres para passar maquiagem no rosto, pois amplia a imagem. Espelhos Convexos A imagem nos espelhos convexos sempre ser virtual, estar posicionada entre o foco(F) e o vrtice(V), ser direita e o seu tamanho ser menor que o objeto. Os espelhos convexos so bastante utilizados nos retrovisores direito dos carros, pois diminui a imagem para que caibam mais imagens no espelho, dando assim uma ampla viso.

Refrao da Luz
Quando a luz passa de um meio material para outro meio ocorre duas coisas. A primeira que a velocidade da luz muda. A segunda que quando a incidncia no oblqua, a direo de propagao tambm muda. A passagem da luz de um meio para outro damos o nome de refrao.

ndice de refrao

Como dissemos anteriormente, ao mudar de meio a luz altera sua velocidade de propagao. Isto de certa forma esperado, pois ao aumentarmos a densidade de um meio maior ser a dificuldade de propagao nele. Os ftons devem efetuar sucessivas colises com as partculas do meio provocando um atraso, isto , reduzindo sua velocidade. A velocidade da luz no vcuo a maior que qualquer objeto pode atingir. Denominamos por c a velocidade da luz no vcuo. Num meio natural qualquer a velocidade da luz nesse meio (v) menor do que c. Portanto, podemos sempre escrever que

ou, equivalentemente

O coeficiente n o ndice de refrao do meio. uma das grandezas fsicas que caracterizam o meio (a densidade, por exemplo, uma outra grandeza fsica que caracteriza um meio). Em geral complicado elaborar teorias voltadas para fazer previses sobre o ndice de refrao de um meio (e isso possvel). Nesse livro adotaremos a idia de que o ndice de refrao uma caracterstica do meio e que o valor desse ndice para vrias matrias pode ser obtido atravs de dados experimentais emitidos em tabelas. O ndice de refrao do vcuo 1 O ndice de refrao do ar muito prximo de 1. O ndice de refrao da gua ser adotado como sendo 1,33. Os ndices de refrao de uma substncia so muito sensveis ao estado fsico no qual ele se encontra (slido, lquido ou vapor). Pode depender ainda da presso, temperatura e outras grandezas fsicas. Abaixo apresentamos algumas tabelas de ndices de refrao para diversas substncias.

Leis de refrao
O fenmeno da refrao regido por duas leis. So leis anlogas s leis da reflexo. Estaremos tratando, ao enunciarmos essas leis para a refrao, de um raio luminoso que incide sobre uma superfcie a qual estabelece a separao entre dois meios. Um meio material ser designado por meio (1), enquanto o outro meio ser designado por meio (2). O ndice de refrao do meio (1) designaremos por n1 enquanto o ndice de refrao do meio (2) designaremos por n2.

Os meios (1) e (2) podem ser pensados como o ar (meio (1)) e a gua (meio (2)) ou com o ar (meio (1)) e o vidro (meio (2)). A luz incide no meio (1) de tal forma que o raio de luz incidente forma um ngulo com a normal (N) superfcie (S) no ponto de incidncia. Este raio refratado formando um ngulo com a normal (N) superfcie no ponto de incidncia.

A primeira lei de refrao estabelece que o raio incidente, o raio refratado e a normal pertencem a um mesmo plano. Dito de outra forma: O plano de incidncia e o plano da luz refratada coincidem. A segunda lei estabelece uma relao entre os ngulos de incidncia, de refrao e os ndices de refrao dos meios. Tal relao conhecida como Lei de Snell-Descartes e seu enunciado : Numa refrao, o produto do ndice de refrao do meio no qual ele se propaga pelo seno do ngulo que o raio luminoso faz com a normal constante. Em linguagem matemtica, a segunda lei pode ser escrita como:

Se a incidncia for normal (ngulo de incidncia zero), o ngulo refratado ser nulo. Nesse caso a luz no sofre qualquer desvio. A nica conseqncia da refrao no caso da incidncia normal a alterao da velocidade da luz ao passar de um meio para o outro.

Se a incidncia for oblqua ento o raio luminoso se aproximaria mais da normal naquele meio que for mais refringente (isto , aquele meio que tiver o maior ndice de refrao). O meio com menor ndice de refrao , por outro lado, aquele no qual a luz se propaga mais rpido.

ngulo limite de refrao

Se o meio (2) tiver um ndice de refrao maior do que aquele do meio (1) (no qual a luz incide) ento o ngulo de refrao atingir um valor mximo medida que aumentarmos o ngulo de incidncia. Esse valor mximo um limite para o ngulo de refrao e por isso nos referimos a esse ngulo como o ngulo de limite de refrao. Para determinarmos o ngulo limite basta notarmos que para o ngulo de incidncia nulo teremos ngulo de refrao tambm nulo. medida que aumentarmos o ngulo de incidncia, o ngulo de refrao tambm aumenta. O maior valor para o ngulo de incidncia 90o. Para esse ngulo de incidncia atingimos o valor limite ( ). Temos assim

10

Como

obtemos o ngulo limite a partir da equao

ngulo limite de incidncia - reflexo total

Consideremos agora o caso em que o meio (1) mais refringente. Isto , esse meio tem um ndice de refrao maior do que o outro meio. Consideremos a luz incidente nesse meio mais refringente. Agora ver-se- que o ngulo de incidncia atinge um valor mximo o qual o limite para incidncia com a ocorrncia de refrao. Novamente aqui podemos argumentar que para ngulo de incidncia nulo teremos ngulo de refrao nulo. Ao aumentarmos o valor do ngulo de incidncia teremos um aumento no ngulo de refrao. No entanto, agora o ngulo de refrao sempre mais do que o ngulo de incidncia (pois ).

A determinao do ngulo limite de incidncia feita de uma maneira inteiramente anloga ao caso anterior. Utilizamos a lei de Snell-Descartes e lembrando que o maior valor possvel (em princpio para o ngulo de refrao) 90o obtemos o ngulo limite de incidncia ( ) ou seja:

Portanto, para

O que ocorre se a luz incidir num ngulo superior quele limite dado pela expresso acima? Nesse caso, ocorre o que a denominada de reflexo total. Isto , a luz retorna para o meio do qual ela se originou. Simplesmente no ocorre refrao

11

A ocorrncia da reflexo total responsvel por um tipo de dispositivo utilizado hoje em larga escala na rea das telecomunicaes. Trata-se das fibras pticas. As fibras pticas permitem que a luz seja conduzida atravs da direo de uma fibra (a fibra ptica). Ela se tornou fundamental como meio para levar informaes codificadas. E hoje um dos principais instrumentos voltados para o trnsito de informaes (na telefonia, por exemplo).
Imagens formadas pela refrao

A refrao altera a forma com que os nossos sentidos percebem os objetos. Uma colher, por exemplo, dentro da gua parece ter-se entortado.

Vamos considerar nesse captulo a formao de imagens considerando-se a superfcie de separao entre dois meios como sendo um plano. Tal arranjo tem o nome de diptico plano. Antes de considerarmos o caso de um objeto extenso, vamos analisar a imagem P de um ponto objeto P situado no meio (2). O ponto P pode ser pensado como um ponto de um objeto dentro da gua, por exemplo. Podemos, agora, imaginar dois raios luminosos oriundos do ponto P. Consideremos um raio incidindo perpendicularmente e outro no. Aquele que incide perpendicularmente superfcie no muda de direo. O outro que incide obliquamente muda de direo.

colher dentro de um copo com gua

Note-se que os raios refratados no se encontram. No entanto, o prolongamento desses raios refratados se encontram num ponto P. Esse o ponto imagem de P. A imagem P virtual uma vez que ela determinada pelo prolongamento dos raios luminosos refratados. 12

Lentes
Dentre os componentes de sistemas pticos mais teis, devemos citar as lentes. Se voc tiver oportunidade de olhar detalhadamente a estrutura de uma mquina fotogrfica moderna ou uma lente zoom ou ainda um telescpio, voc entender rapidamente a relevncia das lentes esfricas. Estes instrumentos teis so construdos utilizando lentes esfricas. Os culos so constitudos de duas lentes esfricas. Na figura abaixo temos um esquema de uma lente zoom de uma mquina fotogrfica moderna. Nesse caso ela composta de trs lentes. A utilidade de uma lente que com elas podemos aumentar (ou reduzir) o tamanho de um objeto. E esse aumento pode chegar a milhares de vezes. Esse o caso dos microscpios e telescpios. Nesse captulo vamos entender como funcionam as lentes esfricas. As lentes de uso mais amplo so aquelas constitudas de vidro ou de acrlico (culos, por exemplo) Denominamos de lentes esfricas a um arranjo no qual esto dispostos dois dioptros. Um dos dioptros deve ser um dioptro esfrico e o outro poder ser outro dioptro esfrico ou um dioptro plano. A lente esfrica e o objeto transparente limitado pelas superfcies dos dois dioptros. Denominaremos de o ndice de refrao do meio no qual a lente est imerso (em geral o ar) e de o ndice de refrao do meio do qual a lente constituda
Centro de curvatura e raio de curvatura

Para o que segue adotaremos ainda as seguintes definies. Cada fase constituda de uma superfcie esfrica de raio R. Temos, portanto, numa lente esfrica, em geral, dois raios de curvatura centros de curvatura Consequentemente, teremos tambm dois

O eixo passando por

o eixo principal. Ele cruza a primeira face no ponto

um vrtice

da lente) e a segunda face no ponto (o segundo vrtice da lente). A distncia entre ser adotada como a espessura (e) da lente. Finalmente, vamos introduzir a nomenclatura comumente utilizada ao nos referirmos s lentes esfricas. Podemos ter seis tipos de lentes esfricas (formada por dioptros esfricos ou esfrico e

13

plano). Se olharmos para o perfil dessas lentes, veremos que trs delas tm bordas finas e trs delas tm bordas espessas.

Os nomes das lentes so, usualmente, associados s faces. Existem duas faces a nomear. Se a primeira fase for plana, o nome plano vem em primeiro lugar (plano-cncavo e plano-convexo). Se as faces tiverem nomes iguais fazemos uso do prefixo bi (bicncava, biconvexa). Nos demais casos citamos a face que tiver o maior raio de curvatura em primeiro lugar e em seguida a de menor curvatura. Temos assim, de acordo com essa conveno os nomes das diversas lentes esfricas na figura acima. Denominamos de lente delgada a uma lente tal que sua espessura seja muito menor do que os raios da curvatura de qualquer uma das faces (espessura desprezvel). Imagem num dioptro esfrico

Para procedermos ao estudo analtico do processo de formao de imagem numa lente, vamos estudar a imagem de um objeto puntiforme diante de um dioptro esfrico. Os dois meios transparentes sero assumidos possuindo ndices de refrao separados por uma superfcie esfrica de raio R. O objeto est no ponto O e a imagem se formar no ponto I o qual se encontra no eixo passando pelo centro de curvatura C e o objeto O. As coordenadas da imagem I e do objeto so

Consideremos primeiramente um raio incidente proveniente de O formando um ngulo com a horizontal e com a normal superfcie. Este raio refratado formando um ngulo com a normal e um ngulo com a normal e um ngulo com a horizontal. O conjunto de raios refratados formar a imagem em I do objeto. Admitiremos que todos os ngulos so pequenos e que, portanto, as seguintes aproximaes so vlidas: 14

De acordo com a Lei de Snell teremos

Admitindo que os ngulos so pequenos, teremos uma relao simples entre os ngulos

Lembramos agora que num tringulo qualquer um ngulo exterior igual soma dos ngulos interiores opostas ele. Se aplicarmos esse resultado para os tringulos OPC e IPC podemos afirmar que valem as relaes

Usando a Lei de Snell para ngulos pequenos e substituindo

por esses valores temos

Utilizando a seguir as aproximaes mostradas acima para

teremos

Vemos, assim, que essa equao tem uma certa semelhana com a equao para os espelhos. A conveno dos sinais das coordenadas a seguinte:
p positivo se o objeto estiver na frente da superfcie (objeto real) p negativo se o objeto estiver atrs da superfcie (objeto virtual) positivo se a imagem estiver atrs da superfcie (imagem virtual) negativo se a imagem estiver na frente da superfcie (imagem real) R positivo se o centro de curvatura estiver atrs da superfcie R negativo se o centro de curvatura estiver na frente da superfcie.

Estudo analtico - aumento linear

Para o estudo analtico da localizao da imagem e o aumento linear faremos uso de um referencial de Gauss para as lentes. A diferena no caso dos espelhos consiste no fato de adotarmos para a coordenada x (o eixo das abcissas) uma orientao para o objeto e uma outra orientao (oposta a essa) para a imagem.

15

Essas orientaes podem ser resumidas pelo diagrama abaixo: Lembrando agora que:

abcissa do objeto abcissa da imagem ordenada do objeto ordenada da imagem Consideremos agora um objeto disposto frontalmente a uma lente delgada. As dimenses do objeto na direo horizontal sero assumidas desprezveis. As coordenadas do objeto so as coordenadas ( ) associado ao seu extremo (o) e sua localizao no eixo das abcissas (p). Aquelas associadas imagem so ( )i (para o extremo) e para a abcissa. Analisando na figura abaixo os tringulos semelhantes temos

Como

tem-se da semelhana de tringulos que

Portanto, o aumento linear A tal que

16

Estudo analtico - equao dos fabricantes de lentes A idia bsica ao lidarmos com as lentes, e que nos permite determinar a localizao da imagem, que a imagem formada pelo primeiro dioptro se torna o objeto para o segundo dioptro. Vamos considerar um objeto O diante de uma lente de acordo com a figura abaixo. A imagem conjugada pelo primeiro dioptro (de raio ) tem abcissa de tal forma que utilizando a equao anteriormente obtida para um dioptro esfrico

A imagem o objeto (virtual nesse caso) para o dioptro de superfcie com raio superfcie temos (lembrando que o objeto agora virtual para a superfcie e que negativo)

Para essa

Somando agora as duas ltimas equaes obtemos

Dividindo a equao anterior por n1 obtm-se

Esta equao conhecida como equao dos fabricantes de lentes. Ela se torna inteiramente anloga equao dos espelhos esfricos se definirmos a distncia focal f atravs da relao

17

A equao acima conhecida tambm por equao dos fabricantes de lentes. Utilizando essa equao teremos, com essa definio, a equao

que uma equao anloga aos espelhos esfricos. No caso em que uma das superfcies for plana, a equao se aplica igualmente, ela at mais simples nesse caso, pois, basta tomarmos o raio de uma delas tendendo ao infinito. Por exemplo, se o primeiro dioptro for plano e o segundo for esfrico de raio R a equao dos fabricantes se torna

A relevncia da distncia focal de uma lente pode ser analisada quando consideramos raios incidentes paralelamente ao eixo principal de uma lente. Nesse caso as lentes se dividem em duas categorias. Nas lentes convergentes os raios convergem para um ponto (o foco da lente). Este o significado fsico da distncia focal. Ela nos d a que distncia da lente haver a convergncia dos raios paralelos. As lentes de borda fina so convergentes.

Se a lente for divergente ento os raios refratados no convergem para um ponto. No entanto, o prolongamento desses raios converge num ponto - o foco. As lentes de borda espessa so divergentes.

Tomemos, para ilustrar esse ponto, o ponto p tendendo para infinito (os raios vo agora se tornando paralelos). Para um objeto no infinito a imagem acontece no ponto

18

ou seja, a imagem est no foco. Lentes convergentes tm a distncia focal positiva e lentes divergentes tm a distncia focal negativa. Mtodo grfico para as lentes delgadas O mtodo grfico muito til para determinarmos as caractersticas da imagem (real, virtual, invertida ou no, maior ou menor). Para a utilizao do mtodo grfico basta que consideremos dois dentre trs dos seguintes raios que se originam do objeto. Raio 1 - raio incidente passando pelo centro da lente. Nesse caso, ele prossegue sem se desviar. Raio 2 - raio incidente paralelamente ao eixo principal da lente. Nesse caso, o raio ser refratado passando pelo foco (ou seu prolongamento, no caso das lentes divergentes). Raio 3 - raio incidente passando por um dos focos ser refratado saindo paralelamente ao eixo principal.
Vergncia de uma lente

Define-se a vergncia (C) de uma lente como o inverso da distncia focal. Isto ,

Para lentes convergentes C>0 , enquanto que para lentes divergentes C<0 Utiliza-se para unidade de vergncia a dioptria (di). Uma dioptria a unidade associada distncia focal de um metro. Portanto,

Lentes so instrumentos de ampla utilizao, cuja inteno desviar raios de luz. Sua forma e seu ndice de refrao determinaro o comportamento desta, que, em geral, apenas determinado por seu formato, pois seu ndice de refrao, na grande maioria dos casos, maior do que o ar - ambiente em que a lente geralmente est imersa.

Lente projetando uma imagem. Repare que esta sai invertida em relao ao objeto

19

Tipos de Lentes

Para lentes biconvexas, plano-convexas ou cncava-convexas o comportamento da luz ser de convergncia, portanto, estas lentes so nomeadas de "convergentes" ou "lentes de bordas finas ou delgadas" Para lentes bicncavas, plano cncavas ou convexo-cncavas, o comportamento da luz ser de divergncia, portanto, estas lentes so nomeadas de "divergentes" ou "lentes de bordas grossas ou espessas" Caso a lente esteja imersa em um ambiente cujo ndice de refrao maior que o seu prprio, o comportamento ser o inverso, ou seja: lentes divergentes convergiro os raios de luz, e lentes convergentes divergiro os raios de luz. Estes instrumentos possuem enormes aplicaes no cotidiano. Doenas visuais como hipermetropia e miopia so anuladas pelo uso de lentes especficas.
Estudo Analtico

Referencial de Gauss: o eixo das abscissas tem a mesma direo do EP (eixo principal) e sentido contrrio da luz incidente para objetos e a favor da luz incidente para imagens. 1 - p a distncia do objeto ao vrtice (abscissa do objeto) e p1 a distncia da imagem ao vrtice (abscissa da imagem), ento se: p > 0..Objeto Real p1 > 0..Imagem Real p1 < 0..Imagem Virtual 2- f a distncia focal e R o raio de curvatura, ento temos que: Lente convergente... f>0, R>0 Lente divergente.... f<0, R<0 3- o a altura do objeto (ordenada do objeto) e i a altura da imagem (ordenada da imagem), ento temos que: o e i com sinais iguais.... imagem direita em relao ao objeto o e i com sinais opostos... imagem invertida em relao ao objeto

20

Matemtica

Os estudos trigonomtricos no tringulo retngulo tm por finalidade relacionar os ngulos do tringulo com as medidas dos lados, por meio das seguintes relaes: seno, cosseno e tangente. Essas relaes utilizam o cateto oposto, o cateto adjacente e a hipotenusa. Observe: Seno: cateto oposto / hipotenusa

Cosseno: cateto adjacente / hipotenusa

Tangente: cateto oposto / cateto adjacente

Essas relaes somente so vlidas se aplicadas no tringulo retngulo, aquele que possui um ngulo reto (90) e outros dois ngulos agudos. Nos casos envolvendo tringulos quaisquer utilizamos a lei dos senos ou a lei dos cossenos no intuito de calcular medidas e ngulos desconhecidos. Enfatizaremos a lei dos senos mostrando sua frmula e modelos detalhados de resolues de exerccios. Frmula que representa a lei dos senos:

Na lei dos senos utilizamos relaes envolvendo o seno do ngulo e a medida oposta ao ngulo. Exemplo 1 Determine o valor de x no tringulo a seguir.

21

sen120 = sen(180 120) = sen60 = 3/2 ou 0,865 sen45 = 2/2 ou 0,705

Exemplo 2 No tringulo a seguir temos dois ngulos, um medindo 45, outro medindo 105, e um dos lados medindo 90 metros. Com base nesses valores determine a medida de x.

Para determinarmos a medida de x no tringulo devemos utilizar a lei dos senos, mas para isso precisamos descobrir o valor do terceiro ngulo do tringulo. Para tal clculo utilizamos a seguinte definio: a soma dos ngulos internos de um tringulo igual a 180. Portanto: + 105 + 45 = 180 + 150 = 180 = 180 150 = 30 Aplicando a lei dos senos

22

Lei do cosseno
Utilizamos a lei dos cossenos nas situaes envolvendo tringulos no retngulos, isto , tringulos quaisquer. Esses tringulos no possuem ngulo reto, portanto as relaes trigonomtricas do seno, cosseno e tangente no so vlidas. Para determinarmos valores de medidas de ngulos e medidas de lados utilizamos a lei dos cossenos, que expressa pela seguinte lei de formao:

Exemplo 1 Utilizando a lei dos cossenos, determine o valor do segmento x no tringulo a seguir:

23

a = b + c 2 * b * c * cos? 7 = x + 3 2 * 3 * x * cos60 49 = x + 9 6 * x * 0,5 49 = x + 9 3x x 3x 40 = 0 Aplicando o mtodo resolutivo da equao do 2 grau, temos: x = 8 e x = 5, por se tratar de medidas descartamos x = 5 e utilizamos x = 8. Ento o valor de x no tringulo 8 cm. Exemplo 2 Em um tringulo ABC, temos as seguintes medidas: AB = 6 cm, AC = 5 cm e BC = 7 cm. Determine a medida do ngulo A. Vamos construir o tringulo com as medidas fornecidas no exerccio.

Aplicando a lei dos cossenos a = 7, b = 6 e c = 5 7 = 6 + 5 2 * 6 * 5 * cos A 49 = 36 + 25 60 * cos A 49 36 25 = 60 * cos A 12 = 60 * cos A 12 = 60 * cos A 12/60 = cos A cos A = 0,2 O ngulo que possui cosseno com valor aproximado de 0,2 mede 78.
24

Exemplo 3 Calcule a medida da maior diagonal do paralelogramo da figura a seguir, utilizando a lei dos cossenos.

cos 120 = cos(180 120) = cos 60 = 0,5 x = 5 + 10 2 * 5 * 10 * ( cos 60) x = 25 + 100 100 * (0,5) x = 125 + 50 x = 175 x = 175 x = 5 * 7 x = 57 Portanto, a diagonal do paralelogramo mede 57 cm.

Angulos e arcos
Circunferncia
Seja um ponto qualquer do plano e um nmero real. A circunferncia de centro e raio o lugar geomtrico dos pontos desse plano tais que

Veja no Wikicionrio crculo.


25

Arco de circunferncia
Consideremos uma circunferncia de centro Sejam e dois pontos distintos de

Um arco de circunferncia de extremos e cada uma das partes em que fica dividida uma circunferncia por dois de seus pontos. Quando teremos dois arcos: o arco nulo (um ponto) e o arco de uma volta (uma circunferncia).

Arco de circunferncia e ngulo central correspondente

26

A medida de um arco , por definio, a medida do ngulo central correspondente. Medir significa comparar com uma unidade padro previamente adotada. Contudo, para evitar possveis divergncias na escolha da unidade para medir um mesmo arco, as unidades de medida restringem-se a trs principais: o grau ( ), o radiano ( )eo grado, sendo este ltimo no muito comum.
O grau

Um grau um arco de circunferncia cujo comprimento equivale a da circunferncia que contm o arco a ser medido. Portanto, a medida, em graus, de um arco de uma volta completa (uma circunferncia)
Submltiplos do grau

O minuto

ou seja,

O segundo

ou seja,

O radiano

Um radiano um arco de circunferncia cujo comprimento igual ao raio da circunferncia que contm o arco a ser medido. a unidade do Sistema Internacional (SI). Conseqentemente, para medir um ngulo em radianos, convm calcular a razo entre o comprimento do arco pelo raio ou seja, calcular quantos radianos mede o arco Portanto, como consequncia da definio de radiano, podemos estabelecer a seguinte relao:

onde e

devem estar na mesma unidade de comprimento. Logo, a medida do arco de uma Para converter ou e

O comprimento de uma circunferncia de raio volta completa, em radianos, unidades, podemos usar as correspondncias uma regra de trs simples.

27

O grado

Ver artigo na wikipedia Grado O grado foi introduzido junto com o Sistema mtrico, durante a Revoluo francesa mas, ao contrrio do sucesso das outras medidas, no pegou. Atualmente, ele apenas utilizado nos trabalhos topogrficos e geodsicos feitos na Frana.

a medida de um arco cujo comprimento equivale a da circunferncia que contm o arco a ser medido. evidente que, para converso de unidades, pode-se utilizar as relaes ou e uma regra de trs simples.

O ciclo trigonomtrico
Consideremos no plano um sistema de eixos perpendiculares Seja uma circunferncia de centro raio em que e o ponto

A cada nmero real


associaremos um nico ponto

de

Se

ento tomamos no sentido

Se realizamos, a partir de um percurso de comprimento anti-horrio e marcamos o ponto como final desse percurso.

28

Se realizamos, a partir de um percurso de comprimento horrio, e marcamos o ponto como final desse percurso.

no sentido

Assim, a circunferncia sobre a qual foi fixado o ponto como orientao chamada ciclo trigonomtrico ou circunferncia trigonomtrica.

O ponto

chamado imagem de

no ciclo trigonomtrico.

O sistema de eixos perpendiculares divide o ciclo trigonomtrico em quatro partes, cada uma das quais chamada quadrante.

29

ngulos cngruos

Os ngulos

em graus, so cngruos ou congruentes se, e somente se, para algum ou seja, se e tm a mesma imagem no ciclo trigonomtrico. Para indicar que e so cngruos escrevemos Por exemplo, os ngulos e so congruentes, pois

Expresso geral dos arcos que tm imagem em um ponto do ciclo trigonomtrico..

Consideremos um sistema de eixos perpendiculares e uma circunferncia de centro e raio Sendo um ponto qualquer pertencente a imagem de um ngulo na circunferncia, podemos estabelecer uma expresso geral dos arcos que tm imagem em um determinado ponto do ciclo trigonomtrico.

Por exemplo, a expresso geral dos arcos que tm imagem no ponto dar-se- por ou sendo o nmero de voltas completas. Quando deve-se andar no sentido anti-horrio; se deve-se andar no sentido horrio. Analogamente, temos:

Para Para

ou ou

Para Para ou

ou ou

Para

ou

ou

30

Para

ou

ou

ou

ou

Considerando a figura acima, a expresso geral dos arcos que tm imagem em :


ou

em graus: em radianos:

Expresso geral dos arcos que tm imagem em


em graus: em radianos:

No caso da figura seguinte, a expresso geral dos arcos fica:

em graus: em radianos:

31

Primeira determinao positiva

A primeira determinao positiva de um ngulo o menor ngulo cngruo que seja positivo. Por exemplo, os ngulos (em graus) -15o, 315o, 2115o, -2505o so congruentes, sendo sua primeira determinao positiva o ngulo 315o.

Analogamente, os ngulos (em radianos) sua primeira determinao positiva o ngulo .

so congruentes, sendo

Para se resolver o problema de determinar a primeira determinao positiva preciso:


1. dividir o ngulo pelo valor do crculo trigonomtrico (360o ou , conforme o problema seja apresentado em graus ou radianos) 2. se este nmero no for inteiro, arredondar o valor para o valor inteiro imediatamente inferior 3. tomar o nmero inteiro com sinal contrrio (ou seja, se o passo anterior obteve n, obter agora -n) 4. somar ao ngulo inicial este valor inteiro do passo acima multiplicado pelo crculo trigonomtrico (360o ou , conforme o problema seja apresentado em graus ou radianos)

Exemplos:
1. Se o ngulo inicial -580o 1. Dividir -580 por 360 -> -1,(alguma coisa) (note que no preciso fazer a diviso at o fim, j que estamos apenas interessados na parte inteira da diviso) 2. No sendo inteiro, tomar a parte inteira -> -2 3. Trocar o sinal -> 2 4. Somar -580o com 2 x 360o -> 140o 2. Se o ngulo inicial 1. Dividir por -> 4 2. Sendo inteiro, manter -> 4 3. Trocar o sinal -> -4 4. Somar com -> 0

3. Se o ngulo inicial 1. Dividir por -> ou, aproximadamente, 4,(alguma coisa) 2. No sendo inteiro, tomar a parte inteira -> 4 3. Trocar o sinal -> -4 4. Somar com ->

32

Imagens de alguns arcos importantes

Primeira volta no sentido anti-horrio:

ngulos correspondentes

Em graus:

Em radianos:

33

Seno, Cosseno e Tangente de ngulos


A trigonometria considerada uma das reas mais importantes da Matemtica, pois possui diversas aplicaes nos estudos relacionados Fsica, Engenharia, Navegao Martima e Area, Astronomia, Topografia, Cartografia, Agrimensura, entre outras. Os estudos iniciais sobre a trigonometria so associados ao grego Hiparco, que relacionou os lados e os ngulos de um tringulo retngulo e possivelmente construiu a primeira tabela de valores trigonomtricos, por isso muitos o consideram o pai da trigonometria. Os estudos trigonomtricos no tringulo so embasados em trs relaes fundamentais: seno, cosseno e tangente.

No tringulo, os ngulos de 30, 45 e 60 so considerados notveis, pois esto presentes em diversos clculos. Por isso seus valores trigonomtricos correspondentes so organizados em uma tabela, veja:

+cap 73

34

Trigonometria, Frmulas Derivadas da Fundamentais

J sabemos as cinco frmulas fundamentais da Trigonometria, a saber: Dado um arco trigonomtrico x , temos: Frmula I: Relao Fundamental da Trigonometria. sen2x + cos2x = 1 [o mesmo que (senx)2 + (cosx)2 = 1] Frmula II: Tangente.

Frmula III: Cotangente.

Frmula IV: Secante.

Frmula V: Cossecante.

Nota: considere nas frmulas acima, a impossibilidade absoluta da diviso por ZERO. Assim, por exemplo, se cosx = 0, no existe a secante de x ; se sen x = 0, no existe a cosec x, ... Para deduzir duas outras frmulas muito importantes da Trigonometria, vamos partir da Frmula I acima, inicialmente dividindo ambos os membros por cos2 x 0. Teremos:

Das frmulas anteriores, concluiremos inevitavelmente a seguinte frmula que relaciona a tangente e a secante de um arco trigonomtrico x: tg2x + 1 = sec2x
35

Se ao invs de dividirmos por cos2x, dividssemos ambos os membros por sen2x, chegaramos a: cotg2x + 1 = cosec2x As duas frmulas anteriores, so muito importantes para a soluo de exerccios que comparecem nos vestibulares, e merece por isto, uma memorizao. Alis, as sete frmulas anteriores, tm necessariamente de ser memorizadas, e isto apenas o incio! A Trigonometria, infelizmente, depende de memorizaes de frmulas, mas, se voc souber deduzi-las, como estamos tentando mostrar aqui, as coisas ficaro muito mais fceis! Portanto, fique tranqilo(a).

Secante, Cossecante e Cotangente

Por Thomas Carvalho Cossecante Por definio, cossecante a relao do inverso do seno. Assim: cossecX = 1/senX Dado um nmero real x , tal que x k, considerando a reta s tangente ao circulo trigonomtrico no ponto P que intercepta o eixo do seno no ponto C, definimos por cossecante o mdulo do segmento que vai do centro da circunferncia trigonomtrica at o ponto C.

36

Sinal da cossecante. Quando o ngulo do primeiro ou do segundo quadrante seu sinal positivo, quando do terceiro ou quarto seu sinal negativo.

Secante Por definio temos que secante a relao do inverso do cosseno. Assim: secX = 1/cosX Dado um nmero real x , tal que x /2 + k , considerando a reta s tangente ao circulo trigonomtrico no ponto P que intercepta o eixo do cosseno no ponto C, definimos por secante o mdulo do segmento que vai do centro da circunferncia trigonomtrica at o ponto S.

Sinal da secante Quando o ngulo do primeiro ou do quarto quadrante seu sinal positivo, quando do segundo ou do terceiro seu sinal negativo.
37

Cotangente Por definio temos que cotangente a relao do inverso da tangente. Assim: cotgX = 1/tanX = cosX / senX Dado um nmero real x , tal que x k, considerando a reta d tangente ao circulo trigonomtrico no ponto B seja D o ponto de interseco da reta d com o segmento OP, definimos por cotangente o mdulo do segmento que vai do ponto B at o ponto D.

Sinal da cotangente Quando o ngulo do primeiro ou do terceiro quadrante seu sinal positivo, quando do segundo ou do quarto seu sinal negativo.

b
38

Anda mungkin juga menyukai