Anda di halaman 1dari 5

PASSATEMPO DDIVERTIDO DE TORQUE

1- Um tcnico de laboratrio, suspeitando de uma desigualdade no tamanho dos braos x e y de sua balana, adota o procedimento abaixo para estabelecer com preciso o valor de um peso P: 1 coloca P no prato esquerdo da balana e o equilibra com um peso conhecido Q

2 coloca P no prato direito da balana e o equilibra com um peso conhecido R

Dessa forma, o tcnico conclui que o valor preciso de P, em funo de R e Q, determinado pela seguinte relao: (A) (B)

R Q
R Q

(C) RQ (A) RQ

2 - As figuras abaixo, 1, 2 e 3, representam um homem e um menino em p sobre uma gangorra homognea.

Figura 1

Figura 2

Figura 3

Assinale a opo correta. A) S a figura 1 representa uma possibilidade de equilbrio. B) S a figura 2 representa uma possibilidade de equilbrio.

C) S a figura 3 representa uma possibilidade de equilbrio. D) Todas as figuras representam uma possibilidade de equilbrio. E) No h equilbrio possvel em qualquer uma das situaes mostradas.

3.(UERJ 2002) Apesar de Giordano Bruno ter sido levado fogueira em 1600 por sustentar que o espao infinito. Newton (1642 - 1727) admite essa possibilidade, impli-citamente, em algumas de suas leis, cujos enunciados so: I. Na ausncia de resultante de foras, um corpo em repouso continua em repouso e um corpo em movimento mantm-se em movimento retilneo com velocidade constante. II. A acelerao que um corpo adquire diretamente proporcional resultante das foras que atuam nele e tem a mesma direo e o mesmo sentido desta resultante. III. Quando um corpo exerce uma fora sobre outro corpo, este reage sobre o primeiro com uma fora de mesmo mdulo, mesma direo e sentido oposto. IV. Dois corpos quaisquer se atraem com uma fora proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distncia entre eles. As leis que, implicitamente, pressupem a existncia do espao infinito so: (A)I e III (B)I e IV (C) II e III (D) II e IV 4.(UERJ 2002) O brao humano, com o cotovelo apoiado sobre uma superfcie, ao erguer um objeto, pode ser comparado a uma alavanca, como sugere a figura abaixo. (Adaptado de KING, A.R. & REGEV, Physics with answers. Cambridge: Cambridge University Press, 1997)

Sejam P o peso do objeto a ser erguido, P0 o peso do brao e F o valor da fora muscular necessria para erguer o objeto at a posio em que o brao forma um ngulo O com a horizontal.

Considere que a distncia L, entre o ponto de aplicao de P e o cotovelo, seja 20 vezes maior do que a distncia C, entre o ponto de aplicao de F e o cotovelo. Neste caso, o mdulo da fora F igual a: (A) 20 P + 10 P0 (B) 20 P + 20 P0 (C) 10 P + 10 P0 (D) 10 P + 20 P0 5. Milnios de evoluo dotaram a espcie humana de uma estrutura dentria capaz de mastigar alimentos de forma eficiente. Os dentes da frente (incisivos) tm como funo principal cortar, enquanto os de trs (molares) so especializados em triturar. Cada tipo de dente exerce sua funo aplicando distintas presses sobre os alimentos. Considere o desenho abaixo, que representa esquematicamente a estrutura maxilar. A fora mxima exercida pelo msculo masseter em uma mordida de 1800 N.

12 cm 9 cm 2 cm

Determine: a) a fora mxima exercida pelos dentes incisivos inferiores ao cortar os alimentos b) a fora exercida pelo msculo masseter quando os molares inferiores aplicam 2.000 N sobre uma amndoa. Considere a amndoa apenas nos incisivos.

Mscu
Molares Incisivos

6- (FUVEST - 2001) Na pesagem de um caminho, no posto fiscal de uma estrada, so utilizadas trs balanas. Sobre cada balana, so posicionadas todas as rodas de um mesmo eixo. As balanas indicaram 30000N, 20000N e 10000N. A partir desse procedimento, possvel concluir que o peso do caminho de

30000

20000

10000

7.(FUVEST - 2001) Uma prancha rgida, de 8m de comprimento est apoiada no cho (em A) e em um suporte P, como na figura. Uma pessoa, que pesa metade do peso da prancha, comea a caminhar lentamente sobre ela, a partir de A. Pode-se afirmar que a prancha desencostar do cho (em A), quando os ps dessa pessoa estiverem direita de P, e a uma distncia desse ponto aproximadamente a
3m 5m P

8-A figura 1 mostra o brao de uma pessoa (na horizontal) que sustenta um bloco de 10kg em sua mo. Nela esto indicados os ossos mero e rdio (que se articulam no cotovelo) e o msculo bceps.

osso mero msculo bceps osso rdio

figura 1

Figura 2

M = 10 kg

F
f
0 4 cm 20 cm m = 2,3 kg

35 cm
A figura 2 mostra um modelo mecnico equivalente: uma barra horizontal articulada em 0, em equilbrio, sustentando um bloco de 10 kg. A articulao em 0 tal que a barra pode girar livremente, sem atrito, em torno d um eixo perpendicular ao plano da figura em 0. Na figura 2 esto representados por segmentos orientados: a fora F exercida pelo bceps sobre o osso rdio, que atua a 4 cm da articulao 0; a fora

f exercida pelo osso mero sobre a articulao 0;

o peso p do sistema brao-mo, de massa igual a 2,3 kg e aplicado em seu centro de massa, a 20cm da articulao 0; o peso P do bloco, cujo centro de massa se encontra a 35 cm da articulao 0.

Calcule o mdulo da fora F exercida pelo bceps sobre o osso rdio, considerando g 2 = 10 m/s . (2,0 pontos)

Anda mungkin juga menyukai