Anda di halaman 1dari 3

Reflexos geogrficos e raciais

A partir de sua colonizao o Brasil sofreu varias influencia ligadas diretamente aos pases europeus, tanto o que se refere no social, moral ou/e geogrfico. Os pases europeus detiam uma concepo deturpada sobre raas, acreditavam que o desenvolvimento de um pas estava relacionado a questes de raciais, e condicionalmente o Brasil era influenciado por essas perspectivas. Vendo por uma tica capitalista, esse efeito criado pelo impacto do alm-mar , em longo prazo, retardador, pois o prprio pas passa a desenvolver uma determinada dificuldade no que se trata ao crescimento econmico e sustentvel. A idia que os europeus detinham sobre a questo Darwiniana vem interferir diretamente no Brasil (a idia do evolucionismo, a idia de que existe apenas uma raa dominadora e que as outras raas so inferiores), vendo o Brasil como um pas que busca o desenvolvimento, como um pas que buscar se livrar da escravido. Logo essas idias trazem uma repercusso tremenda nesse mundo brasileiro. Paulo Sergio de Carmo cita no seu livro histria e tica do trabalho no Brasil algo muito interessante, ele diz ... o racismo atualmente est ligado muito mais a um ponto de vista cultural e
social do que explicaes supostamente biolgicas. (pg. 72)

Ou seja, a Europa como um continente dominador, influenciando suas colnias, passa a dizer que existe apenas uma raa dominante: os brancos. Os ndios tinham que se impor nos seu lugar, respeitando o que podemos chamar de pirmide racial pela qual os brancos se encontravam no topo. Analisando a frase de Paulo Sergio Carmo, no que ele trata como uma questo biolgica algo como que vem enraizado, ou seja, vem por suas heranas genticas. No ponto em que Paulo Sergio cita racismo como algo cultural, ele diz que hoje, o racismo estar mais ligado ao social, nesse ponto vemos certa coeso, e se h coeso podemos aceitar a hiptese de Paulo Sergio, por exemplo, hoje temos uma constituio de olhos abertos no que se trata ao racismo. No final do XIX e inicio do XX a influencia da Europa sobre o Brasil continuava. No seu texto Paulo Sergio, diz que na Europa os pensadores fazem da cincia estimulo quando passam a usar o determinismo climtico e geogrfico. A maneira como se conduz esse tema algo sustentvel, quando, por exemplo, se diz que

CAMAARI-BA NOV/2011

a viso que os europeus tinham sobre os brasileiros era que os brasileiros eram relaxados, preguiosos e que tudo isso deveras a condio climtica. Europeus acreditavam em uma pequena teoria de que a mistura das raas no Brasil iria acabar fazendo com que os descendentes dessa miscigenao terminariam estreis, correndo um serio risco de extino dessa populao. Mas essa mais uma teoria de um povo pautado em teorias darwinianas. Ao longo do tempo, e com o avanar dos estudos percebe-se que essa mais um modelo que no deve ser levado em conta. Mas a anulao desta teoria no foi o suficiente para acabar com a imagem ruim, desoladora do povo brasileiro perante a Europa. Tanto que aps o fim da escravido onde se precisava substituir a mo de obra escrava, foi-se buscar imigrantes de outros pases, mas no qualquer imigrante ou de qualquer pas, Paulo Sergio afirma no seu livro:
...O programa imigrantista revelava seu ideal europeizante em um decreto de 1890 que, de forma sutil, exclua os indgenas da sia ou da frica...O decreto mostrava o ideal branqueador do imigrantismo. (Pag. 82)

Este fato mostra o quanto era repugnante o povo brasileiro em relao aos europeus, a atitude de trazer imigrantes em sua maioria branca para o pas pode ser interpretada como o remdio para o problema racial e moral do Brasil, seria como diz Menezes e Souza O Brasil necessitava de sangue novo que poderia melhorar a cultura, o modo de vida brasileiro. Mas o preconceito racial e moral no partiam apenas da Europa, as idias europias sobre raas atingiram tanto o Brasil que ate mesmo o povo brasileiro auto discriminava como descrito acima, a mo de obra que substituiu os escravos foram os imigrantes europeus e por que no os nativos brasileiros? Simples, os fazendeiros consideravam o povo europeu dignos de confiana e superiores aos brasileiros. Com o passar dos anos notou-se que a questo racial era pouco influenciadora no modo de vida brasileira como pode ser visto em um trecho do livro de Paulo Sergio no qual descreve a obra de monteiro lobato (jeca tatu) em dois momentos. No primeiro monteiro lobato caracteriza jeca tatu como um homem ignorante, supersticioso e indolente, vitima indefesa da doena, da falta de educao e da fome alem de preguioso era assim a imagem ao qual ele atribui a m-mistura do branco com o ndio.

CAMAARI-BA NOV/2011

J em 1918 Monteiro Lobato muda de opinio em relao ao jeca tatu deixando de lado a questo racial que antes dizia ser a fundamental causa do modo de vida de jeca tatu, para agora atentar-se ao lado social e cultural.
... afastado da questo racial, o Jeca Tatu deixava de ser resultado da m formao mestia, mas fruto de doenas epidmicas. (Pag. 84)

a partir deste momento histrico que se passa a perceber que o povo brasileiro no assim por interesse prprio, e sim por que isto foi imposto a eles, comeam a ser levantadas as duvidas de o porqu que o povo esta doente, por que no tem trabalho, ai ento que a questo racial esquecida, e mostrando todo lado social problemtico ao qual eles foram sujeitos. Ao contrario do que se pensava a mistura de raas proporcionou ao Brasil a ser um pas de cultura extica, nica e admirada em todo pas, algo que no acontecia antes e at mesmo admirada no mundo. No se pode dizer que a questo racial esta totalmente resolvida, pois mesmo sendo um povo mestio e quase que em sua totalidade afra descendentes, o preconceito racial ainda existe de uma forma mais sutil, mas ainda este presente atualmente. Da se volta questo do inicio, o porqu os europeus criticavam tanto o Brasil e outros pases por raa, cultura, entre outros? Tudo isso pode ser explicado por um motivo: A Europa queria demonstrar a sua superioridade, facilitando e justificando assim qualquer relao que ela tenha com outros pases, seja da expanso de mercados ou de explorao. A verdade que a Europa no superior a nenhum pas j que todos vieram do mesmo lugar, temos a mesma origem nica diferena que os europeus parecem ter esquecido esse fato.

CAMAARI-BA NOV/2011

Anda mungkin juga menyukai