Anda di halaman 1dari 1

ESCOLA BSICA 2,3 DA GUARDA SEQUEIRA

REGRAS GERAIS PARA UMA ALIMENTAO SAUDVEL

O ndice de Massa Corporal - IMC reconhecido como norma internacional (OMS) para identificar o grau de obesidade de um individuo, medindo a adequao do peso em relao altura. A frmula para calcular o ndice de Massa Corporal : IMC = peso / (altura)

1- Utilizar alimentos de qualidade: limpos e frescos;

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAO


16 DE OUTUBRO

2- Tomar sempre o pequeno almoo; 3- Incluir nas refeies alimentos de todos os sectores da roda dos alimentos, nas propores por ela sugeridas; 4- Variar o mais possvel de alimentos; 5- No passar mais de trs horas e meia sem comer; 6- Evitar alimentos com muito sal; 7- Evitar alimentos aucarados (bolos, rebuados, refrigerantes, etc.); 8- Evitar os fritos ou ementas com muita gordura; 9- Consumir diariamente leite ou derivados; 10- Comer pelo menos trs peas de fruta por dia; 11- Consumir produtos hortcolas no prato ou em saladas com abundncia; 12- Comer leguminosas (feijo, gro) pelo menos duas vezes por semana; 13- Consumir diariamente sopa; 14- Preferir po escuro (mistura de centeio e trigo) do tipo saloio ao po mais branco (trigo); 15- Comer peixe pelo menos quatro vezes por semana; 16- Evitar consumir bebidas alcolicas antes da idade adulta;

VALOR IMC Classificao Inferior a 18,5 18,5 - 24,9

Indicao

25,0 - 29,9

No deve perder mais Peso abaixo do normal peso e seria desejvel consultar o seu mdico. O peso proporcional Peso na Faixa Normal altura. Tem um pouco de peso a mais. Deveria equilibrar Excesso de peso melhor a alimentao e realizar mais actividade fsica. Maior risco para vrias doenas: doena coronria, hipertenso arterial, alguns cancros, diabetes, peroblemas musculoesquelticos. Deve fazer um plano de emagrecimento. Nesta faixa , cada Kg perdido uma melhoria muito significativa, mesmo que no chegue faixa do peso ideal.

30,00 - 34,9 Obesidade moderada

"Diz-me o que comes, dir-te-ei a sade que tens."


Dr. Emdio Peres

17- Beber lquidos em abundncia (gua simples, limonada ou refrescos sem acar e infuses de ervas); 18- Comer com calma, mastigando correctamente os alimentos.

Palavras cruzadas:
1 2 3 4 5 6 7 8
A L I M E N T O

Comer deve ser um prazer, mas no devemos esquecer que variar e consumir frutas e vegetais so o segredo de uma alimentao saudvel.
A dieta tradicional portuguesa com caractersticas mediterrnicas est cheia de pratos com alimentos que do sade. Sopas ricas em vegetais e feijo, carne em moderao, peixe com frequncia, tudo temperado com azeite, ervas aromticas e alho, muita fruta e vegetais so os segredos desta alimentao verdadeiramente saudvel. E hoje est provado que certos frutos e vegetais possuem substncias antioxidantes e fitoqumicas que so agentes poderosos na proteco de doenas como o cancro, doenas cardiovasculares e outras.

1- Deve beber-se em abundncia, 1,5 a 3 litros por dia. 2- Alimento lquido completo. 3- Doena caracterizada por um excesso de acar no sangue. 4- Alimento energtico. 5- Alimento proteico de origem aqutica e com alto teor de fsforo. 6- Fruto rico em vitamina C. 7- Gordura vegetal saudvel. 8- Epidemia do sc. XXI.

Coordenadora do Projecto Sade: Bernardete Lago

Anda mungkin juga menyukai