Anda di halaman 1dari 9

A IMPORTNCIA DAS PLANTAS

As plantas so indispensveis vida na Terra porque libertam oxignio que permite a respirao da maior parte dos seres vivos. Por outro lado, os animais herbvoros no poderiam sobreviver se no houvesse plantas. Se as plantas no existissem, os herbvoros morreriam e os carnvoros que deles se alimentam morreriam tambm. A Terra seria, ento, um planeta sem vida. Existe uma grande variedade de plantas, com tamanho diferente (h plantas rasteiras-musgo; arbustos e rvores de tamanho mdio e grandes rvores). Umas tm flor, como a roseira, amendoeira, e outras no musgo, feto

RAIZ
H plantas com raiz aprumada (tm uma raiz principal mais grossa e outras mais finas que saem da principal), com reserva ou sem reserva de alimentos) Razes aprumadas com reserva de alimentos nabo e cenoura Razes aprumadas sem reserva de alimentos raiz de pinheiro H plantas com raiz fasciculada (tm razes de tamanho e grossura idnticos, fazendo lembrar um feixe), com ou sem reserva de alimentos. Razes fasciculadas com reserva de alimentos dlia Razes fasciculadas sem reserva de alimentos trigo e milho Razes subterrneas pinheiro Razes aquticas nenfar, agries Razes areas hera, musgo

FUNES DA RAIZ: Fixa a planta ao solo. Absorve gua e sais minerais. Acumula reservas de alimentos.

O CAULE DAS PLANTAS

TIPOS DE CAULE: Trigo Milho Agrio Macieira Agrio Macieira Batateira

PLANTAS COM CAULE OCO PLANTAS COM CAULE MACIO CAULE AQUTICO CAULE AREO CAULE SUBTERRANEO

FUNES DO CAULE:

Suporta ramos, folhas, flores e frutos (parte area da planta). Transporta gua com sais minerais da raiz at s folhas. Repartir o alimento por todas as partes da planta.

A FOLHA DAS PLANTAS

Folhagem caduca caem-lhe todas as folhas no Outono. H folhas Folhagens persistentes nunca perdem totalmente as suas folhas.

Folhagem caduca castanheiro, figueira, carvalho, videira Folhagem persistente pinheiro, oliveira, limoeiro

FUNES DA FOLHA:

Fabrica os alimentos da planta. Realiza a respirao e a transpirao da planta. Pode servir de reserva de alimentos e de proteco.

A FLOR DAS PLANTAS

As flores das plantas podem ter cores muito variadas: lrio, girassol, rosa, jacinto, camlia, violeta, etc.

FUNES DA FLOR: Permite a reproduo das plantas. Uma flor para ser completa constituda por: clice, corola, androceu e gineceu, tendo cada um o seu rgo prprio.

O FRUTO DAS PLANTAS

H plantas que do frutos secos H plantas que do frutos carnudos

Pinho, noz, amndoa, avel Figo, ma, pra, pssego

PLANTAS COMESTVEIS Algumas plantas tm partes que o homem pode utilizar na sua alimentao. RAZES COMESTVEIS CAULES COMESTVEIS FOLHAS COMESTVEIS FRUTOS COMESTVEIS Nabo Cenoura Batata Cebola Couve Alface Cereja Laranja

REPRODUO DAS PLANTAS


A certa altura, a flor perde as ptalas e outros rgos, transformando-se em fruto. No interior do fruto existem as sementes que, depois de germinarem, vo dar origem a outra planta.

TIPOS DE REPRODUO GERMINAO o processo pelo qual se forma uma planta a partir duma semente. GERMINAO POR ESTACA H plantas (roseira, sardinheira, videira, ) que tambm se reproduzem por estaca. Cortam-se ramos dessas plantas que se enterram no solo. A estaca enterrada ganhar razes e comear a desenvolver-se uma nova planta. ENXERTIA - Ramo que se aplica sobre um tronco para que se desenvolva. Exemplos de enxertia: videira, limoeiro, etc. MERGULHIA Utiliza-se este processo em plantas de ramos flexveis. Consiste em dobrar um ramo da planta que se quer multiplicar, at o introduzir na terra deixando a parte terminal a descoberto. Algum tempo depois, na parte enterrada, aparecem razes. Quando estas esto suficientemente desenvolvidas corta-se a nova planta, separando-a da planta-me. Ex. videira. MULTIPLICAO VEGETATIVA Obtm-se uma nova planta, plantando razes, caules ou folhas. A vantagem que a nova planta tem todas as caractersticas da planta-me. Ex. dlia, morangueiro, etc.

FACTORES DO AMBIENTE QUE INFLUENCIAM A VIDA DAS PLANTAS


GUA H plantas que vivem sempre na gua (nenfar, arroz); h plantas que necessitam de muita humidade (fetos, musgos); h plantas que tm necessidade moderada de gua (pereira, pessegueiro); h plantas que conseguem viver em locais secos (cactos). LUZ H plantas que precisam de muita luz para sobreviverem: girassol, milho, H plantas que se desenvolvem em locais com pouca luz ( sombra de outras plantas na entrada de grutas, etc.): musgos, fetos, TEMPERATURA ADEQUADA Para se desenvolverem, as plantas tambm precisam de temperatura adequada. Se houver geadas ou muito calor quando as plantas esto a crescer, podem estragar-se as colheitas. Para sobreviverem ao frio do Inverno, algumas plantas perdem as folhas, outras ficam adormecidas debaixo do solo, s voltando a crescer quando chega a Primavera. SOLO Para sobreviverem, as plantas tambm precisam do ar onde vo buscar oxignio para respirarem e dixido de carbono para fabricarem os alimentos. Todas as plantas necessitam de um determinado tipo de solo para se desenvolverem.

UTILIDADE DAS PLANTAS

Sem as plantas verdes no haveria vida na Terra nem outros produtos de que o homem necessita para viver. As plantas so de grande utilidade: As plantas libertam oxignio durante o dia, enquanto as folhas fabricam os alimentos da planta, gastam dixido de carbono que prejudica a respirao de todos os seres vivos e libertam oxignio que purifica o ar e que necessrio para as clulas viverem. As plantas enriquecem os solos As folhas e os ramos das plantas que caem no cho apodrecem e tornam os solos mais frteis e produtivos. As plantas so o guarda-chuvas dos solos As plantas protegem o solo das fortes chuvadas, evitando que ele seja destrudo. As razes das plantas fixam o solo e tambm contribuem para evitar a sua destruio. As plantas so um abrigo das aves Uma grande parte das aves que conhecemos faz os ninhos nas rvores, a encontrando proteco e sossego para os seus filhinhos. As plantas fornecem produtos para a nossa alimentao - As plantas fornecem produtos de que o homem e outros animais se servem para se alimentarem. As plantas so utilizadas em chs medicinais algumas plantas so utilizadas para fazer chs que contribuem para combater doenas, de acordo com a opinio do nosso povo. Ex.: Tlia, erva-cidreira, hiperico, malva As plantas utilizam-se para fabricar moblias Com a madeira do pinheiro, do castanheiro, do carvalho, da nogueira, da cerejeira, fabricam-se mveis teis e decorativos. As plantas ajudam a produzir energia A lenha que obtemos das plantas utilizada para produzir energia calorfica As plantas fornecem flores decorativas Algumas plantas fornecem flores Outros produtos fornecidos pelas plantas - Fibras, madeira para fabricar resina, cortia para fabricar rolhas, bias, etc.
Trabalho elaborado pela professora Anabela da Silva Ferreira

Anda mungkin juga menyukai