Anda di halaman 1dari 14

XI Congresso Nacional de Engenharia Mecnica, Metalrgica e Industrial 03 a 05 agosto de 2011, Porto Alegre - RS ID-12

ANLISE ENERGTICA E FINANCEIRA DE UM SISTEMA COM VAZO DE AR EXTERIOR VARIVEL E REGENERAO DE ENERGIA
Rodrigo Lopes rodrigo.enm@gmail.com 1 Larcio de S.Teixeira , bsblux@hotmail.com 1,2 Raphael Gonzales raphaelgonzalez007@gmail.com 1, 2 Joo Pimenta pimenta@unb.br 1 Universidade de Braslia, Ncleo de Projetos de Engenharia (NPEng) 2 Universidade de Braslia, Laboratrio de Ar Condicionado e Refrigerao (LaAR)
1

Resumo. No presente trabalho se estuda a aplicao de sistemas de condicionamento de ar de renovao por meio de vazo varivel em funo da concentrao de CO2 bem como a recuperao trmica da corrente de ar rejeitado. Basicamente, parte-se de uma instalao de condicionamento de ar composto por um trocador de calor regenerador, uma rede de dutos de insuflamento e uma rede de dutos de retorno. A partir disso, integrado o trocador regenerador junto a um duto de ar de renovao e de rejeio, onde o primeiro cede calor ao segundo. As vazes so controladas a partir de um damper motorizado em funo de uma ao proporcional a leitura de um sensor de CO2 posicionado no ar de retorno. Como caso de estudo se considerou um auditrio com capacidade para 142 pessoas, localizado no novo prdio da Engenharia Florestal do campus da UnB ainda em projeto pelo Laboratrio de Projetos da UnB (LabPrj). Um modelo matemtico proposto e usado para a obteno de resultados simulados em diferentes cenrios mostrando o potencial de economia possvel que chega a 60 %. Uma anlise econmica feita com base nos ganhos de eficincia energtica, custos de instalao, manuteno e operacional, alm do tempo de retorno do investimento. Palavras-chave: Regenerao de energia, Vazo de ar exterior varivel, Climatizao.

1 INTRODUO
No cenrio atual, diversas discusses acerca dos impactos ambientais causados pelo crescimento desenfreado da populao e das cidades se tornaram mais constantes. Acredita-se que se nenhuma atitude for tomada para desacelerar os danos causados, o planeta ser tomado por desastres naturais mais freqentes, por escassez de recursos essenciais e outros fatores que mudaro drasticamente o meio de vida na Terra. Por causa disso, diversas pesquisas em vrias reas das cincias buscam tecnologias que aumentam a eficincia dos sistemas atuais e diminuam os impactos causados. Isso tambm se aplica na rea de climatizao, ainda mais com o crescente uso de sistemas de condicionamento de ar no mundo. J bastante notrio o desenvolvimento de equipamentos e meios para diminuir e evitar maiores danos no ambiente, como por exemplo, a troca de fluidos refrigerantes por outros mais ecolgicos, solues alternativas como o resfriamento evaporativo, o aumento da eficincia de trocadores de calor, bombas, compressores e outros, demandando menor quantidade de energia. No entanto, tais equipamentos tm que ser selecionados dentro de um projeto tambm eficiente. Sabe-se que atualmente um projeto de climatizao que no leva em considerao a variao das cargas trmicas em um ambiente e no se preocupa em modular o sistema para cargas mais baixas um projeto
Copyright 2011 ABEMEC-RS - Reproduo proibida sem autorizao prvia.

XI Congresso Nacional de Engenharia Mecnica, Metalrgica e Industrial 03 a 05 agosto de 2011, Porto Alegre - RS

ineficiente, gera um alto consumo energtico e, portanto um maior impacto ambiental, j que o sistema estar sempre atuando em carga mxima, mesmo que o ambiente no demande isso. Alm da preocupao com a variao das cargas de climatizao um projeto que visa um aumento da sustentabilidade ambiental deve conter meios de regenerao de energia com trocadores de calor. Esse o caso dos regeneradores de calor alocados entre o ar de exausto e a tomada de ar externo nos sistemas atuais. Esse equipamento tem como objetivo realizar uma troca de calor, por meio de conduo indireta, do ar frio que retirado da sala com o ar quente obtido do ambiente externo. Dessa forma o equipamento de climatizao precisaria de um menor consumo energtico para resfriar o ar. O presente trabalho tem como objetivo verificar por meio de anlise econmica quatro cenrios diferentes: o primeiro cenrio um sistema sem nenhum cuidado com variao de vazes e regenerao de energia, o segundo utilizando vazo de ar exterior varivel, o terceiro utilizando vazo de ar exterior fixa com um regenerador de energia, e por ltimo um caso utilizando vazo de ar exterior varivel e regenerao de energia. O ambiente escolhido para o diagnstico dos sistemas um auditrio. Este foi escolhido, pois um ambiente tipicamente de operao irregular onde tanto os horrios quanto a taxa de ocupao variam. Esse aspecto permite uma melhor explorao dos efeitos da variao de ar exterior.

CERTIFICAO LEED
A certificao de Edifcios Verdes realizada por entidades no governamentais como a USGBC (United States Green Building Council), que desenvolveu um sistema de classificao chamado LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) que mundialmente aceito e reconhecido. No Brasil, recentemente, foi criado o Green Building Council Brasil (www.gbcbrasil.org.br), entidade que ser responsvel pela adaptao dos critrios do LEED para as condies e realidades brasileiras. Para obter a certificao LEED de uma edificao, primeiramente, o projeto deve ser registrado junto ao USGBC para indicar se atender a todos os pr-requisitos exigidos para atingir uma determinada pontuao. A certificao s ser efetivada aps a construo do prdio e a confirmao de que os prrequisitos foram atendidos. De acordo com o nmero de pontos obtidos por uma determinada edificao, esta poder ser certificada em uma das seguintes classificaes: Platinum (platina), Gold (ouro) ou Silver (prata).

ASHRAE 90.1 2010


A ltima atualizao da ASHRAE 90.1 em 2010 apresentou um grande salto na evoluo do padro utilizado. No que compete a climatizao, em uma abordagem simplificada, foram adotados novos critrios para alguns sistemas. Por exemplo, novos requisitos para fluxo de ar varivel, recuperao de energia atravs do ar rejeitado, consumo e sistemas de exausto, ventilao, controle de demanda, ventilao em garagem, entre outros. O ponto mais significativo desta nova verso relativo ao volume de ar varivel (VAV) sobre os sistemas de controle de zona nica. Manipuladores de gua gelada, ventiladores de 5 cv ou superiores

Copyright 2011 ABEMEC-RS - Reproduo proibida sem autorizao prvia.

XI Congresso Nacional de Engenharia Mecnica, Metalrgica e Industrial 03 a 05 agosto de 2011, Porto Alegre - RS

tero de possuir controle de velocidade atravs de inversores de freqncia (VFDs) ou duas velocidades pr-estabelecidas, quando a demanda for inferior a 50%. As disposies da nova norma foram ampliadas para melhor satisfazer as necessidades de controle dos nveis de vazamentos e de controle da ventilao. Tambm esto includas informaes para as exigncias do shut-off incluindo ventilao de ar exterior e exausto / alvio. H tambm adies prescritivas para sistemas multizone VAV, com controle digital direto (DDC) para reduzir automaticamente o consumo de ar exterior em resposta s mudanas nos requisitos do sistema de ventilao. Obriga-se a adio de um controle para a entrada de ar externo em sistemas multizone para equilibrar o aumento na demanda de ar interna, de acordo com o aumento de carga do ambiente ou a temperatura do ar exterior, a fim de redefinir automaticamente o suprimento de ar.

2 ESTUDO DE CASO 2.1 Auditrio EFL/UnB


O objeto de estudo um auditrio de 196 m com capacidade para 142 pessoas, localizado no prdio da Engenharia Florestal do campus da Universidade de Braslia. No momento, o prdio se encontra em fase de projeto sendo executado pelo CEPLAN - Centro de Planejamento Oscar Niemeyer. O layout do projeto arquitetnico representado na Fig. 1.

Figura 1. Objeto de estudo Auditrio Departamento de Engenharia Florestal da UnB.

Para o clculo de carga trmica de um dia tpico de projeto nas condies climticas de Braslia e taxa de ocupao mxima, foi encontrado o seguinte perfil mdio de carga trmica:

Copyright 2011 ABEMEC-RS - Reproduo proibida sem autorizao prvia.

XI Congresso Nacional de Engenharia Mecnica, Metalrgica e Industrial 03 a 05 agosto de 2011, Porto Alegre - RS

Figura 2. Variao de carga trmica no dia de projeto para o objeto de. Por se tratar de um espao em ambiente acadmico, foi considerado um regime de operao do auditrio condizente com essa realidade. Os valores so simplificados e arredondados para fins de simplicidade nos clculos. A tabela 1 apresenta um perfil semanal de uso com os horrios e os respectivos percentuais relativos ocupao mxima (142 pessoas).

Tabela 1. Padro assumido para a ocupao (%) em uso semanal do auditrio em estudo. Horrio 08:00 09:00 10:00 11:00 12:00 13:00 14:00 15:00 16:00 17:00 18:00 19:00 20:00 21:00 22:00 Seg 0 0 0 0 0 0 25 75 100 75 100 25 50 0 0 Ter 25 50 50 50 50 0 25 75 1 75 100 25 50 0 0 Qua 25 50 50 50 50 0 25 75 100 75 100 25 50 75 75 Qui 0 0 0 0 0 0 25 75 100 75 100 25 0 0 0 Sex 25 25 25 25 25 0 0 25 25 50 50 50 75 100 100 Sab 25 50 75 75 50 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

2.1.1 Soluo Convencional


Para a soluo convencional do sistema, ou seja, sem regenerao e sem vazo de ar exterior varivel foi utilizado um condicionador do tipo splito com unidade condensadora a ar localizada sobre o telhado. A unidade evaporadora, localizada sobre o forro logo acima do palco, condiciona o ar, que distribudo pelo ambiente atravs de uma rede de dutos e insuflado por meio de difusores de alta induo.
Copyright 2011 ABEMEC-RS - Reproduo proibida sem autorizao prvia.

XI Congresso Nacional de Engenharia Mecnica, Metalrgica e Industrial 03 a 05 agosto de 2011, Porto Alegre - RS

O retorno acontece por meio de 5 grelhas de retorno, localizadas acima do palco, e o ar dutado at a caixa de mistura junto unidade evaporadora.

2.1.2 Soluo com vazo de ar exterior varivel


A soluo descrita a seguir a soluo convencional com a adio de caixas VAV na admisso de ar exterior. Alm das 5 grelhas de retorno, existem mais 2 que extraem o ar de rejeio. A vazo de ar de renovao varia de acordo com a concentrao de CO2 do ambiente. Uma caixa VAV posicionada no duto de ar de rejeio e outra no de ar de renovao controlam, em sincronia, a vazo de ar de acordo com a leitura feita pelo sensor de CO2 posicionado no duto do ar de retorno.

2.1.3 Soluo com regenerao trmica


A soluo descrita a seguir a soluo convencional com a adio do regenerador de energia. Alm das 5 grelhas de retorno, existem mais 2 que extraem o ar (ar de rejeio) onde h a troca de calor no regenerador junto ao ar exterior. A vazo de ar constante e igual mxima calculada de 3410 m/h.

2.1.4 Soluo Completa de Projeto


Esta soluo contempla o uso de regenerao de energia e vazo de ar exterior varivel. Existem duas grelhas extras para o ar de rejeio que, antes de ser descarregado na atmosfera, passa por um regenerador e troca calor com o ar de renovao. A vazo mnima do ar de renovao de 800 m/h por limitao das caixas VAV, e a mxima de 3410 m/h para o auditrio cheio.

3. MODELO MATEMTICO
A fim de efetuar a simulao do desempenho de um recuperador de calor, adotaremos uma representao como ilustrado esquematicamente pela Fig. 3. Essa representao apresenta o caso mais geral onde um trocador de calor recuperador trmico (ERV, energy recovery ventilator) usado, juntamente com um sistema de controle da vazo de ar externo (CO2 Ctrl).

Figura 3. Representao esquemtica do sistema de condicionamento do ar externo em estudo.

Admite-se o uso de um sensor de CO2 para o ar de retorno da zona ocupada com base no qual uma ao de controle proporcional exercida cobre um damper que controla a vazo de ar externo ( ). A representao deste controle no modelo simplesmente representada por uma vazo de ar externo varivel de acordo com a seguinte equao, (1)
Copyright 2011 ABEMEC-RS - Reproduo proibida sem autorizao prvia.

XI Congresso Nacional de Engenharia Mecnica, Metalrgica e Industrial 03 a 05 agosto de 2011, Porto Alegre - RS

onde,

a vazo de ar externo recomendada por ocupante (adotou-se 27 m3/h-ocupante)

numero de ocupantes na zona, definido pela frao de ocupao ( ( neste caso, 142 ocupantes),

) da capacidade da zona

(2) No recuperador de energia (ERV), ocorre no apenas uma recuperao de calor sensvel, mas tambm de calor latente. O desempenho nessa recuperao, definido por efetividades sensvel ( ) e latente ( ) dadas por, (3)

(4) onde, temperatura do ar externo de renovao umidade absoluta do ar externo de renovao temperatura do ar de renovao aps o trocador recuperador umidade abs. ar ext. de renovao aps o trocador recuperador temperatura do ar rejeitado da zona umidade absoluta do ar rejeitado da zona [oC] [kg/kg] [oC] [kg/kg] [oC] [kg/kg]

Ento, das Eqs. (3) e (4) pode-se definir o estado psicromtrico do ar na sada do trocador recuperador fazendo, (5) (6) Destas equaes, uma vez obtidos e , a entalpia do ar pode ser determinada

e, com isso, possvel calcular o calor total transferido entre as correntes de ar graas ao recuperador de energia, como, (7) onde a vazo mssica de ar calculada por, (8)
Copyright 2011 ABEMEC-RS - Reproduo proibida sem autorizao prvia.

XI Congresso Nacional de Engenharia Mecnica, Metalrgica e Industrial 03 a 05 agosto de 2011, Porto Alegre - RS

sendo

a vazo volumtrica de ar dada pela Eq.(1).

Um aspecto importante considerado pelo presente modelo o fato das efetividades sensvel e latente assumirem valores que dependem, basicamente, das propriedades do fluido e regime de escoamento. Valores tpicos aproximados para equipamentos comerciais variam entre 70 e 80 % para a efetividade sensvel e de 50 a 60 % para a efetividade latente. De acordo com resultados apresentados por alguns pesquisadores (Pastor, 2010, Nasif et al., 2005), tanto a efetividade latente quanto a efetividade sensvel decrescem linearmente com o aumento da velocidade de escoamento da corrente de ar sobre a superfcie de troca. Os resultados indicam, para a configurao em contra-corrente uma variao de -0,2 % por cada elevao unitria (m/s) na velocidade. No presente trabalho assumiremos uma correspondncia direta entre velocidade e vazo de ar, fazendo ento: (9) (10) onde ks e kl so constantes de proporcionalidade empricas que, baseado nas consideraes anteriores, sero assumidas da seguinte forma, (11) Outro ponto refere-se a necessidade de levar em conta um fator de by-pass do recuperador de energia, fbp. Tal fator considera situaes em que as condies climticas externas so similares s de conforto no ambiente. Tal by-pass da corrente de ar , de fato, empregado pelos recuperadores de energia comerciais. Para considerar esse efeito, adotaremos a seguinte abordagem: fbp = 1 quando Ta,ext,in Ta,indoor fbp = 0 quando Ta,ext,in >Ta,indoor (12) (13)

3.1 Simulao Computacional


O modelo apresentado foi implementado computacionalmente atravs do programa EES (Engineering Equation Solver, FlowChart, 2008). Isso possibilitou simulaes de desempenho do sistema de condicionamento do ar externo operando nas condies climticas da cidade de Braslia/DF. O grfico da Fig. 4 apresenta dados horrios para a temperatura de bulbo seco e umidade relativa em Braslia de acordo com o disponvel no arquivo climtico padro. Tais dados foram utilizados para determinar o estado psicromtrico da admisso do ar externo de renovao.

Copyright 2011 ABEMEC-RS - Reproduo proibida sem autorizao prvia.

XI Congresso Nacional de Engenharia Mecnica, Metalrgica e Industrial 03 a 05 agosto de 2011, Porto Alegre - RS

35 30
Temperatura [oC]

25 20 15 10 5 0 0 720 1440 2160 2880 3600 4320 5040 Tempo (horas) 5760 6480 7200 7920 8640

1 0,9
Umidade Relativa

0,8 0,7 0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 0,1 0 0 720 1440 2160 2880 3600 4320 5040 Tempo (horas) 5760 6480 7200 7920 8640

Figura 4. Dados meteorolgicos anuais para Braslia: temperatura de bulbo seco e umidade relativa Como mencionado antes, as simulaes efetuadas adotam como caso de estudo uma zona (auditrio) com capacidade mxima para 142 ocupantes, cujo padro de uso semanal repetitivo ao longo de todo ano. O cronograma semanal de ocupao foi assumido como mostrado na Fig. 5. que reflete a variao assumida para o fator de ocupao pr-definido, tal que, (14)
1,00

0,75
Ocupao

0,50

0,25

0,00 0 24 48 72 Semana 96 120 144 168

Figura 5. Padro semanal de ocupao do auditrio considerado como caso de estudo. Dado esse padro de ocupao, no caso em que o sistema de controle da vazo de ar externo usado, a Eq. (1) aplicada. Na medida em que se pode ajustar a vazo de ar ao estritamente necessrio. A carga trmica devido ao ar externo dada pela Eq. (7). Tabela 2. Cenrios avaliados.

Copyright 2011 ABEMEC-RS - Reproduo proibida sem autorizao prvia.

XI Congresso Nacional de Engenharia Mecnica, Metalrgica e Industrial 03 a 05 agosto de 2011, Porto Alegre - RS

Cenrio 1 2 3 4

ERV 0 0 1 1

CO2 0 1 0 1

Para a gerao de resultados foram definidos 4 cenrios ou configuraes de uso como mostrado na Tab. 2 onde ERV indica o recuperador trmico e CO2 indica o controle de ar externo por sensor de CO2. Quando um valor nulo atribudo, o recurso no usado enquanto um valor unitrio indica que o recurso empregado. A figura 6 apresenta o resultado dos valores mdios dirios de carga trmica devido ao ar externo de renovao, para as configuraes estabelecidas. A curva em vermelho representa o caso usual onde nenhum recurso especial usado, ou seja, no utilizada recuperao trmica nem controle de ar externo. Em tal caso atingem-se valores mximos para a carga trmica devido ao ar externo.
15 13 10 8 5 3 0 0 720 1440 2160 2880 3600 4320 5040 5760 6480 7200 7920 8640 ERV=0,CO2=0 ERV=0,CO2=1 ERV=1,CO2=0 ERV=1,CO2=1
Q_a [kW]

Tempo (horas)

Figura 6. Valores mdios dirios da carga trmica devido ao ar externo para cada configurao. Conhecidos os valores de carga trmica podemos integrar hora-a-hora para obter os valores anuais em kWh para a carga trmica (Q), reduo de carga trmica propiciada (Q), reduo do consumo de energia (E) alm dos correspondentes custos financeiros envolvidos para cada configurao. A Tabela 3 apresenta esses valores juntamente com uma estimativa do consumo de energia e economia gerada em cada caso. Para a estimativa da economia de energia assumiu-se um COP mdio de 2,5 enquanto para a uma aproximao da economia anual gerada foi admitido uma tarifa de 0,30 R$/kWh. Valores distintos destes obviamente conduziriam a resultados quantitativos diferentes mas isso no invalidam a comparao entre as configuraes em estudo pois modificaes nos valores assumidos afetam igualmente cada configurao. Tabela 3. Resultados simulados para cada configurao. 1 2 3 4 VER=0,CO2=0 ERV=0,CO2=1 ERV=1,CO2=0 ERV=1,CO2=1 Q [kWh] 40762 23982 28376 15060 Q [kWh] 0 16781 12386 25702 E[kWh] 16305 9593 11351 6024
Copyright 2011 ABEMEC-RS - Reproduo proibida sem autorizao prvia.

XI Congresso Nacional de Engenharia Mecnica, Metalrgica e Industrial 03 a 05 agosto de 2011, Porto Alegre - RS

E [kWh] R$/ano Economia 1 2 3 4 5

R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$

0 4.891 4.891 9.783 14.674 19.566 24.457

R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$

6712 2.878 2.014 2.878 5.756 8.633 11.511 14.389

R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$

4954 3.405 1.486 3.405 6.810 10.215 13.621 17.026

R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$

10281 1.807 3.084 1.807 3.614 5.422 7.229 9.036

Uma anlise econmica simplificada pode ser feita utilizando os dados da tabela. Como pode ser visto, a maior vantagem obtida pela utilizao combinada do recuperador trmico com o controle de vazo de ar externo (ERV=1,CO2=1) que conduz a reduo do consumo de energia devido carga trmica anual do ar de renovao de 10.281 kWh ou seja, uma reduo de mais de 60%. Em termos de custos, essa soluo combinada permite uma economia anual superior a R$ 3.000,00. Aps 5 anos, o custo do consumo de energia soma aproximadamente R$ 9.000,00 contra mais de R$ 24.000,00 na soluo convencional (ERV=0,CO2=0). Um resultado interessante observado na comparao entre a soluo onde se faz uso apenas do controle de ar externo (ERV=0,CO2=1) contra aquela onde somente o recuperador de energia usado com vazo de ar externo constante (ERV=1,CO2=0). Nota-se que a economia obtida com o controle de ar externo (2014 R$/ano) maior que a obtida com o recuperador (1486 R$/ano). Essa vantagem do sistema com controle de ar externo ser na verdade ainda maior se considerarmos a reduo do custo devido ao ventilador, no includo na presente anlise.

4. ANLISE ECONOMICA
Nesta seo feita uma anlise econmica mais profunda e detalhada a fim de comparar as diversas configuraes do sistema e determinar qual seria a mais vantajosa. Os custos iniciais levam em considerao o custo dos materiais, o custo do transporte, o custo da mo-de-obra de instalao, custo de automao e o custo de comissionamento e balanceamento. O custo operacional leva em considerao o custo de energia eltrica (tarifao) e o custo de manuteno dos equipamentos. Os custos iniciais so calculados no mercado em funo da carga trmica do empreendimento (R$/TR). Foi utilizado o mtodo do custo benefcio. Este indicador representa o quanto se paga pela energia utilizada em determinada situao de projeto. Em outras palavras, o custo em reais por quilowatt hora (R$/kWh). Os parmetros que necessita para o clculo do custo benefcio so: I: Investimento Inicial; CM: Custo de Manuteno e Operao; CC: Custo do Insumo Energtico; VS: Valor do Subproduto; R: Valor Residual do Investimento ao fim da vida til da Instalao; V: Vida til da Instalao;
Copyright 2011 ABEMEC-RS - Reproduo proibida sem autorizao prvia.

XI Congresso Nacional de Engenharia Mecnica, Metalrgica e Industrial 03 a 05 agosto de 2011, Porto Alegre - RS

CT: Carga Trmica Total Anual; i: Taxa de Juros. Sabendo o valor de todos esses parmetros os mesmos se enquadram na seguinte frmula:

onde, C/B a relao custo benefcio, obtendo o custo em R$/kWh de cada sistema de climatizao em cada ano.

4.1 EFL/UnB
Foram consideradas quatro situaes. A primeira situao a convencional, ou seja, sem a utilizao do regenerador de energia e sem vazo de ar exterior varivel. Na segunda situao utilizado somente a vazo de ar exterior varivel. J na terceira situao utiliza apenas regenerador de energia e na quarta situao utilizado o regenerador de energia e vazo de ar exterior varivel. De acordo com a simulao numrica, apresentada no tpico 3.1, com os padres de ocupao do auditrio, se obteve uma economia de aproximadamente 40% utilizando apenas a vazo de ar exterior varivel, de 30% utilizando apenas o regenerador e 63% utilizando o regenerador e vazo de ar exterior varivel. Partindo dessas premissas e assumindo um COP mdio de 2,5 se obtm valores dos parmetros de custo benefcio. Os parmetros so definidos da seguinte forma: Custos Iniciais: Custo dos Materiais: R$ 4.050,00/TR; Custo de Mo-de-Obra: R$ 2.700,00/TR; Custo de Automao: R$ 1.500,00/TR; Custo de Transporte: (Custo Inicial de Equipamentos)*0,03; Custo de Comissionamento e Balanceamento: (Custo Inicial de Equipamentos)*0,05.

O custo inicial a soma de todos os parmetros citados acima. Custos Operacionais: Tarifa de Energia Eltrica (R$/kWh): 0,27952; Custo de Energia Eltrica: Pot*hdia*0,8*d*m*tarifa*0,9; Custo de Manuteno Mensal:

O custo Operacional a soma dos parmetros citados acima. Potncia dos Equipamentos: Splito de 15TR: 20,81 kW (nominal); Regenerador de Calor 1000m3/h: 0,5 kW; Caixa VAV com sensor de : 0,2 kW;
Copyright 2011 ABEMEC-RS - Reproduo proibida sem autorizao prvia.

XI Congresso Nacional de Engenharia Mecnica, Metalrgica e Industrial 03 a 05 agosto de 2011, Porto Alegre - RS

Esses parmetros so descritos na tabela abaixo: Tabela 4. Parmetros de Custo Benefcio Variveis/Situaes Custo Inicial (Equipamentos) I (Custo Inicial Total) CC (custo anual de insumo energtico R$/ano) CM (custo de manuteno e operao especfico R$/ano) VS (valor do subproduto) R (valor residual de I aps vida til) v (vida til em anos) CT (carga trmica anual acumulada em kWh)- com renovao I (taxa de juros a.a. %) PEE (tarifa de eltrica R$/kWh) energia 0,27952 20,81 20,81 57.113 0,3133 do 0,75 0,83 0,81 0,87 0,27952 21,0 12,36 33.922 0,3133 0,27952 21,31 14,84 40.729 0,3133 0,27952 21,51 7,95 21.818 0,3133 1 VER=0,CO2= 0 23.530 149.162 21.286 22.566 0 14.916 10 142.790 12,0 2 VER=0,CO2= 1 28.252 154.262 11.424 13.984 0 15.426 10 126.009 12,0 3 VER=1,CO2= 0 55.490 183.679 14.055 16.615 0 18.368 10 130.404 12,0 4 VER=1,CO2 =1 60.212 188.779 7.010 10.850 0 18.878 10 117.088 12,0

PI (potncia Instalada em kW) Potncia Utilizada (em kW) Consumo de Energia Anual (em kWh) Fator de Capacidade n (rendimento equipamento)

A partir desses parmetros se obtm as curvas de custo benefcio, considerando as quatro situaes j com a economia de energia, para um perodo de dez anos. As curvas so mostradas na Fig. 7.

Copyright 2011 ABEMEC-RS - Reproduo proibida sem autorizao prvia.

XI Congresso Nacional de Engenharia Mecnica, Metalrgica e Industrial 03 a 05 agosto de 2011, Porto Alegre - RS

Figura 7. Variao da relao custo-benefcio para cada soluo.

De acordo com o mtodo de custo benefcio, utilizando apenas o controle de vazo de ar externo, a recuperao de investimento inicial se acontece logo no primeiro ano. J utilizando o controle de vazo de ar externo combinada com o regenerador de calor, se tem o retorno do investimento inicial em trs anos. E, por ltimo, utilizando apenas regeneradores, o retorno de investimento inicial ser apenas depois de seis anos.

5. CONCLUSES
Foi apresentado um estudo de caso com quatro solues diferentes, a primeira convencional, a segunda apenas vazo de ar exterior varivel, a terceira usando regenerao de energia, e a quarta com regenerao de energia e vazo de ar exterior varivel. Foram levantados os custos iniciais e operacionais para cada soluo, calculado o custo benefcio e uma anlise de retorno do investimento inicial da instalao. Os resultados simulados obtidos demonstram a expressiva economia potencial devido ao uso de uma soluo combinada com o recuperador de energia e o controle da vazo de ar externo. Alm disso, verificou-se que, no caso da adoo de uma ou outra soluo, o controle de ar externo permite maiores economias que o uso de um recuperador de energia isoladamente.

REFERNCIAS
Pastor, R., 2010, Heat and Mass Transfer of a Countercurrent Flow Energy Recovery Ventilator (ERV), Engineering Project Submitted to the Graduate Faculty of Rensselaer Polytechnic Institute. Nasif, M. S., Morrison, G. L., Behnia, M., 2005, Membrane Based Enthalpy Heat Exchanger Performance in HVAC System, J. Applied Membrane Science & Technology, Vol. 2, Dec. 2005, 31 46
Copyright 2011 ABEMEC-RS - Reproduo proibida sem autorizao prvia.

XI Congresso Nacional de Engenharia Mecnica, Metalrgica e Industrial 03 a 05 agosto de 2011, Porto Alegre - RS

Flow Chart, 2008, EES - Engineering Equation Solver, FlowChart, 2008 ASHRAE, 2009, Fundamentals Handbook, American Society of Heating, Refrigerating and AirConditioning Engineers, Inc., SI Edition, CD version, Atlanta, USA.AMERICAN SOCIETY OF MECHANICAL ENGINEERS. ASHRAE, 2008, Handbook HVAC Systems and Equipment, American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers, Inc., CD version, Atlanta, USA.AMERICAN SOCIETY OF MECHANICAL ENGINEERS. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. ABNT-NBR 16401 Instalaes de ar condicionado Sistemas centrais e unitrios. Parte 1: Projetos das instalaes, 2008. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. ABNT-NBR 16401 Instalaes de ar condicionado Sistemas centrais e unitrios. Parte 2: Parmetros de conforto trmico, 2008. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. ABNT-NBR 16401 Instalaes de ar condicionado Sistemas centrais e unitrios. Parte 3: Qualidade do Ar Interior, 2008. Ministrio da Fazenda, Receita Federal, Taxas de Juros Selic, Acesso em 20 de abril de 2011, disponvel em http://www.receita.fazenda.gov.br/pagamentos/jrselic.htm Agncia Nacional de Energia Eltrica, Tarifas da Classe de Consumo Residencial de uma Concessionria, acesso em 20 de abril de 2011, disponvel em http://www.aneel.gov.br/area.cfm?idArea=493

Copyright 2011 ABEMEC-RS - Reproduo proibida sem autorizao prvia.

Anda mungkin juga menyukai