Anda di halaman 1dari 13

Texto I Ser brotinho no viver em um pncaro azulado; muito mais!

s! Ser brotinho sorrir bastante dos homens e rir interminavelmente das mulheres, rir como se o ridculo, visvel ou invisvel, provocasse uma tosse de riso irresistvel. CAMPOS, Paulo Mendes. Ser brotinho. In: SANTOS, Joaquim Ferreira dos (Org.). As cem melhores crnicas brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005. p. 91. Texto II Ser gag no viver apenas nos idos do passado: muito mais! saber que todos os amigos j morreram e os que teimam em viver so entrevados. sorrir, interminavelmente, no por necessidade interior, mas porque a boca no fecha ou a dentadura maior que a arcada. FERNANDES, Millr. Ser gag. In: SANTOS, Joaquim Ferreira dos (Org.). As cem melhores crnicas brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005. p. 225. Os textos acima retratam, respectivamente, duas idades do homem: a) Infncia e juventude b) Juventude e velhice c) Infncia e maturidade d) Velhice e infncia

O personagem Chico Bento pode ser considerado um tpico habitante da zona rural, comumente chamado de roceiro ou caipira. Na tirinha acima, temos a seguinte caracterstica: (A) transcrio da fala tpica de reas rurais. (B) reduo do nome Jos para Z, comum nas comunidades rurais. (C) presena de uma rvore na cena. (D) utilizao da palavra coisa, pouco frequente nas cidades.

a) gripe e pneumonia

b) doenas do aparelho urinrio c) doenas sexualmente transmissveis d) agresses e acidentes de trnsito

No 1 pargrafo, 4 linha, a que se refere o pronome o ? a) cana cortada b) colheita c) lavrador d) mecnico

Qual a causa do aumento do nmero de mortes nos canaviais? a) Cortar cana. c) Desmaios. b) Exausto. d) Excesso de farinha. Em O setor da cana produz hoje uns 3,5% do PIB. Exporta US$ 8 bilhes. Gera toda a energia eltrica que consome e ainda vende excedentes., o termo em negrito significa a) o que sobra b) o que falta c) o que ser importado d) o que ser reutilizado.

a) verbos b) vocabulrio

c) pontuao d) ordem dos acontecimentos

a) pronncia b) ordem das palavras na frase

c) ao vocabulrio d) moda

O movimento hip-hop to urbano quanto as grandes construes de concreto e as estaes de metr, e cada dia se torna mais presente nas grandes metrpoles mundiais. Nasceu na periferia dos bairros pobres de Nova Iorque. formado por trs elementos: a msica (o rap), as artes plsticas (o grafite) e a dana (o break). No hip-hop os jovens usam as expresses artsticas como uma forma de resistncia poltica. Enraizado nas camadas populares urbanas, o hip-hop afirmou-se no Brasil e no mundo com um discurso poltico a favor dos excludos, sobretudo dos negros. Apesar de ser um movimento originrio das periferias norte-americanas, no encontrou barreiras no Brasil, onde se instalou com certa naturalidade o que, no entanto, no significa que o hip-hop brasileiro no tenha sofrido influncias locais. O movimento no Brasil hbrido: rap com um pouco de samba, break parecido com capoeira e grafite de cores muito vivas.
(Adaptado de Cincia e Cultura, 2004)

De acordo com o texto, o hip-hop uma manifestao artstica tipicamente urbana, que tem como principais caractersticas (A) (B) (C) (D) a nfase nas artes visuais e a defesa do carter nacionalista. a afirmao dos socialmente excludos e a combinao de msica, pintura e dana. a integrao de diferentes classes sociais e a exaltao do progresso. a valorizao da natureza e o compromisso com os ideais norte-americanos.

Nesta tirinha, a personagem (A) condena a prtica de exerccios fsicos. (B) valoriza aspectos da vida moderna. (C) desestimula o uso das bicicletas. (D) critica a falta de perspectiva do pai.

Pequenos tormentos da vida De cada lado da sala de aula, pelas janelas altas, o azul convida os meninos, as nuvens desenrolam-se, lentas como quem vai

inventando preguiosamente uma histria sem fim...Sem fim a aula: e nada acontece, nada...Bocejos e moscas. Se ao menos, pensa Margarida, se ao menos um avio entrasse por uma janela e sasse por outra!
(Mrio Quintana. Poesias)

Na cena retratada no texto, o sentimento do tdio (A) (B) (C) (D) faz com que os meninos fiquem contando histrias. leva os alunos a simularem bocejos, em protesto contra a monotonia da aula. acaba estimulando a fantasia, criando a expectativa de algum imprevisto mgico. Toma conta das crianas, impedindo at mesmo a distrao e a fantasia.

O texto abaixo um trecho do discurso do primeiro-ministro britnico, Tony Blair, pronunciado


quando da declarao de guerra ao regime Talib:

Essa atrocidade [o atentado de 11 de setembro, em Nova York] foi um ataque contra todos ns, contra pessoas de todas e nenhuma religio. Sabemos que a Al-Qaeda ameaa a Europa, incluindo a Gr-Bretanha, e qualquer nao que no compartilhe de seu fanatismo. Foi um ataque vida e aos meios de vida. As empresas areas, o turismo e outras indstrias foram afetadas e a confiana econmica sofreu, afetando empregos e negcios britnicos. Nossa prosperidade e padro de vida requerem uma resposta aos ataques terroristas.
(O Estado de S. Paulo, 8/10/2001)

Nesta declarao, destacaram-se principalmente os interesses de ordem (A) (B) (C) (D) moral. militar. religiosa. econmica.

Leia o texto abaixo.

Cabelos longos, brinco na orelha esquerda, fsico de skatista. Na aparncia, o estudante brasiliense Rui Lopes Viana Filho, de 16 anos, no lembra em nada o esteretipo dos gnios. Ele no usa pesados culos de grau e est longe de ter um ar introspectivo. No final do ms passado, Rui retornou de Taiwan, onde enfrentou 419 competidores de todo o mundo na 39 Olimpada Internacional de Matemtica. A reluzente medalha de ouro que ele trouxe na bagagem est dependurada sobre a cama de seu quarto, atulhado de rascunhos dos problemas matemticos que aprendeu a decifrar nos ltimos cinco anos.
Veja Vencer uma olimpada serve de passaporte para uma carreira profissional meterica? Rui Nada disso. Decidi me dedicar Olimpada porque sei que a concorrncia por um emprego cada vez mais selvagem e cruel. Agora tenho algo a mais para oferecer. O problema que as coisas esto mudando muito rpido e no sei qual ser minha profisso. Alm de ser muito novo para decidir sobre o meu futuro profissional, sei que esse conceito de carreira mudou muito.
(Entrevista de Rui Lopes Viana Filho Veja, 05/08/1998, n.31, p. 9-10)

Na pergunta, o reprter estabelece uma relao entre a entrada do estudante no mercado de trabalho e a vitria na Olimpada. O estudante (A) (B) (C) (D) concorda e afirma que o desempenho na Olimpada fundamental para sua entrada no mercado. discorda e afirma que seu futuro profissional no depende de dedicao aos estudos. discorda e afirma que seu desempenho s relevante se escolher uma profisso relacionada matemtica. concorda em parte e complementa que complexo fazer previses sobre o mercado de trabalho.

(QUINO. Mafalda indita. So Paulo: Martins Fontes, 1993)

Observando as falas das personagens, analise o emprego da palavra SE e o sentido que adquire no contexto. No contexto da narrativa, correto afirmar que SE (A) (B) (C) (D) em I, equivale a a si mesmas. em II, equivale a a si mesma. em III, equivale a umas s outras. em I e III, equivale a umas s outras.

Amor fogo que arde sem se ver; ferida que di e no se sente; um contentamento descontente; dor que desatina sem doer; um no querer mais que bem querer; solitrio andar por entre a gente; nunca contentar-se de contente; cuidar que se ganha em se perder; querer estar preso por vontade; servir a quem vence, o vencedor; ter com quem nos mata lealdade. Mas como causar pode seu favor nos coraes humanos amizade, se to contrrio a si o mesmo Amor? Lus de Cames O poema tem, como caracterstica, a anttese, relao de oposio de palavras ou idias. Assinale a opo em que essa oposio se faz claramente presente. (A) (B) (C) (D) querer estar preso por vontade. um contentamento descontente. servir a quem se vence, o vencedor. Mas como causar pode seu favor.

Uma pesquisa de opinio foi realizada para avaliar os nveis de audincia de alguns canais de televiso, entre 20h e 21h, durante uma determinada noite.Os resultados obtidos esto representados no grfico de barras abaixo:
100 N de residncias 80 60 40 20 0 TvA TvB TvC TvD Nenhum canal

O nmero de residncias atingidas nessa pesquisa foi aproximadamente de: (A) (B) (C) (D) 100 135 150 200

A quantidade de entrevistados que declararam estar assistindo TvB foi de aproximadamente a) 30 c) 25 b) 40 d) 35

Uma pesquisa de opinio foi realizada para avaliar os nveis de audincia de alguns canais de televiso, entre 20h e 21h, durante uma determinada noite.Os resultados obtidos esto representados no grfico de barras abaixo:
100 N de residncias 80 60 40 20 0 TvA TvB TvC TvD Nenhum canal

O nmero de residncias atingidas nessa pesquisa foi aproximadamente de: (E) (F) (G) (H) 100 135 150 200

A quantidade de entrevistados que declararam estar assistindo TvB foi de aproximadamente c) 30 c) 25 d) 40 d) 35

Sabendo que a mdia para aprovao neste curso era maior ou igual a 6,0, quantos alunos foram aprovados? (A) 18 (C) 36 (B) 34 (D) 20

Anda mungkin juga menyukai