Anda di halaman 1dari 8

Escola de Administrao Fazendria

Concurso Pblico 2009

Prova Objetiva 2 e Prova Discursiva


Nome:

Cargo: Analista Administrativo rea: Biblioteconomia


N. de Inscrio

Instrues
1. 2. 3. Escreva seu nome e nmero de inscrio, de forma legvel, nos locais indicados. O CARTO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTO DE RESPOSTAS no poder ser substitudo, portanto, no o rasure nem o amasse. Transcreva a frase abaixo para o local indicado no seu CARTO DE RESPOSTAS em letra cursiva, para posterior exame grafolgico:


4. 5. 6.

As ideias e estratgias so importantes, mas o verdadeiro desafio a sua execuo.


(Percy Barnevick)

DURAO DAS PROVAS: 4 horas, includo o tempo para a elaborao da Prova Discursiva e para o preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS. Na prova objetiva h 40 questes de mltipla escolha, com cinco opes: a, b, c, d e e. No CARTO DE RESPOSTAS, as questes esto representadas pelos seus respectivos nmeros. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrfica (tinta azul ou preta), toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar as bordas. Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. Evite deixar questo sem resposta. Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita ateno, pois nenhuma reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso ser aceita depois de iniciadas as provas. Durante as provas, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.).

7. 8. 9.

10. Por motivo de segurana, somente durante os trinta minutos que antecedem o trmino das provas, podero ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTO DE RESPOSTAS, conforme subitem 6.5 do edital regulador do concurso. 11. A sada da sala s poder ocorrer depois de decorrida uma hora do incio das provas. A no-observncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso. 12. Ao sair da sala entregue este CADERNO DE PROVAS, juntamente com o CARTO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala.

Quanto Prova Discursiva:


1. Identifique-se apenas na capa da prova (pgina 9); sua Prova Discursiva no poder ser assinada ou rubricada nem conter marcas ou sinais identificadores. 2. Use as folhas pautadas deste caderno para desenvolver sua Prova Discursiva. 3. As folhas em branco, no final do caderno, podero ser usadas para rascunho. 4. No escreva no espao direita Reservado ao Examinador.

Boa prova!

CONHECIMENTOS ESPECFICOS 1 - Na gesto de unidades de informao, os seguintes itens: cadastro de especialistas, feiras e eventos, indicadores econmicos, resultados de testes e pesquisas referem-se aos recursos a) financeiros. b) informativos. c) humanos. d) fsicos. e) materiais. 2 - Os temas fundamentais ligados aos Programas de Capacitao de Pessoal, para a gesto de unidades de informao: planejamento estratgico, marketing e vendas, tcnicas e mtodos de gesto, motivao e lideranas de equipes, referem-se ao nvel a) de articulao. b) de controle. c) operacional. d) gerencial. e) administrativo. 3 - Em automao, registro a informao contida na base em que diz respeito a um documento ou item. Assim, em uma base de dados de fontes, um registro a) incluir citaes de documentos,s vezes resumos de trabalhos publicados. b) conter todas as informaes acerca de um determinado documento. c) mostrar o contedo do verbete de um cadastro ou de um artigo de peridico. d) ter todas as informaes pertinentes ao estoque de determinado item. e) mostrar o acervo de determinada biblioteca ou redes de bibliotecas. 4 - Os softwares desenhados exclusivamente para gerir processos e sistemas especficos, como sistemas de contabilidade, de folhas de pagamento, de controle de estoque, de controle de circulao em bibliotecas e de processamento de textos, so chamados de programas a) administrativos. b) grficos. c) utilitrios. d) de editorao eletrnica. e) aplicativos.

5 - O marketing utilizado em unidades de informao, no qual elas resolvem dividir o seu mercado em segmentos significativos e dedicam o principal esforo de marketing a um s segmento, denomina-se marketing a) diferenciado. b) concentrado. c) de massa. d) no diferenciado. e) global. 6- Em automao, a topologia um dos aspectos da arquitetura de redes. As redes de anel so aquelas em que todos os ns so interligados em base igual. Os dados so enviados por meio de qualquer n e comunicados por toda a rede. A figura que representa esta rede :

a)

b)

c)

d)

e)

Analista Administrativo - ANA - 2009

Prova Objetiva 2 - rea: BIBLIOTECONOMIA

7 - Os sistemas eletrnicos de gerenciamento de bibliotecas compreendem vrios modos e desempenham vrias funes. A funo citada abaixo, que no pertence a nenhum dos modos, a) servios de notificao corrente. b) informao comunitria. c) catlogo em linha de acesso pblico. catlogo em linha de acesso pblico. d) controle de publicaes seriadas. e) emprstimo entre bibliotecas. 8 - Existem diferenas fundamentais na administrao de unidades de informao orientada para o produto e orientada para o marketing; em relao a esta ltima, a atitude da biblioteca em relao aos usurios a) estabelece aes para a eficincia operacional. b) concentra-se na gerao do produto ou servio de informao. c) espera-se as solicitaes dos usurios. d) ajusta-se s necessidades dos usurios. e) avalia as necessidades de informao dos usurios. 9 - No Brasil, a Biblioteca Nacional concentra a maior parte das funes de Agncia Bibliogrfica Nacional. Entretanto, existem em nosso pas outras instituies que assumem parte dessas funes. A instituio brasileira responsvel pela coordenao e manuteno do Catlogo Coletivo Nacional de Publicaes Seriadas o a) Instituto Nacional de Propriedade Industrial. b) Instituto Brasileiro de Informao em Cincia e Tecnologia. c) Instituto de Pesquisas Tecnolgicas. d) Programa de Comutao Bibliogrfica. e) Centro Nacional de Informao Documental. 10- Segundo Le Coadic, a informao conhecimento inscrito em forma escrita, oral ou audiovisual. O ciclo da informao na sociedade acontece por meio de trs processos, que so: a) construo, comunicao, uso. b) coleta, organizao, avaliao. c) seleo, processamento, arquivamento. d) elaborao, automao, distribuio. e) identificao, registro, fluxo. 11- Na documentao jurdica, atos administrativos normativos so a) os que visam apenas disciplinar o funcionamento dos servios, bem como o comportamento dos respectivos agentes. b) os decorrentes do desempenho das funes legiferantes do poder legislativo.

c) todos aqueles que se destinam a constituir, modificar ou desfazer uma situao concreta de um ou alguns interessados. d) os diversos meios pelos quais a administrao pblica manifesta a sua vontade, emanadas do exerccio de funes meramente executivas. e) os que contm preceitos do Executivo com a finalidade de promover a correta aplicao da lei, sobretudo quanto aos fatos completos. 12- Em desenvolvimento de colees, a funo planejamento e elaborao de polticas exige diversas tomadas de deciso. Julgue os itens a seguir sobre o assunto acima e depois escolha a opo correta. I. Manuteno de catlogos comerciais de livrarias e editoras. II. Estabelecimento de diretrizes para avaliao das colees. III. Indicao de alternativas para obteno de recursos. IV. Definio dos assuntos que iro compor o acervo. V. Elaborao de rotinas, de um fluxo de trabalho para agilizar os sevios. Esto corretos os itens: a) I, II, IV b) I, III, V c) II, III, IV d) II, IV, V e) III, IV, V 13- Conforme a CDU, a ordem de citao padro do seguinte documento: A histria dos advogados brasileiros negros que atuam na administrao pblica federal brasileira, na primeira dcada do sculo XXI, : a) 354:34-051200(=1.81=414)(81)(091) b) 354:34(=1.81)(=414)(81)(091)200 c) 354:34-051(1.81=414)200(81)(091) d) 354:34-051(81)200(=1.81=414)(091) e) 354:34200(=1.81=414-051)(81)(091) 14- Nas tabelas auxiliares da CDU, os sinais independentes considerados biterminais so: a) extenso consecutiva, ordenao. asterisco, apstrofo e

b) coordenao, adio, subagrupamento e lngua. c) analtica de ponto, analtica de trao, apstrofo e analtica de ponto, analtica de trao, apstrofo e propriedade. d) forma, lugar, temo e raa. forma, lugar, temo e raa. e) ponto de vista genrico, ponto de vista comum, dois pontos duplos e relao.

Analista Administrativo - ANA - 2009

Prova Objetiva 2 - rea: BIBLIOTECONOMIA

15- Julgue os seguintes itens, relacionados com Indexao: I. Termo composto: o que consiste em mais de uma palavra. II. Rtulo nodal: termo falso no relacionado ao documento no processo de indexao. III. Foco: componente substantivo que identifica a classe geral de conceitos qual se refere o termo completo. IV. Modificador: componentes que restringem a extenso do termo, conhecidos como descritores gerais. V. Termos no preferidos: no so relacionados a documentos e so conhecidos como indicadores de facetas. Os itens corretos so: a) I, II, III b) I, III, IV c) II, III, IV d) II, IV, V e) III, IV, V 16- Na utilizao do padro MARC, em catalogao descritiva, os seguintes elementos: entrada principal, ttulo, edio, publicao, descrio fsica e notas so chamados de a) formatos. b) dados. c) sinalizadores. d) campos. e) indicadores. 17- A classificao dos diversos tipos de normas brasileiras elaboradas pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas conhecida por siglas. As siglas PB e NB significam, respectivamente, normas de a) classificao e normalizao. b) especificao e mtodo de ensaio. c) simbologia e produtos. d) terminologia e convenes grficas. e) padronizao e procedimentos. 18- Segundo Cunha, so fontes tercirias de informao: a) banco de dados, abreviaturas. fontes histricas, siglas e

19- Os servios de alerta prestados aos usurios de unidades de informao podem ser formais e informais. So exemplos de servios de alerta formais: a) circulao de peridicos, fornecimento de cpias. b) boletim bibliogrfico, promoo de servios. instruo de bibliogrfica, tradues,

preparao

c) boletim informativo, exposies, consultas. d) sumrios correntes, disseminao informao, lista de novos materiais. e) proviso de informao. informaes, seletiva guias da de

circulares,

20- Nos estudos de usurios, so empregados vrios mtodos. As principais vantagens da Tcnica de Delfos so: a) contato direto com o entrevistador, dando maior confiabilidade; esclarecer dvidas e outros detalhes coletados. b) til para o fornecimento de idias iniciais e opinies; registro de acontecimentos simultaneamente com sua ocorrncia. c) coleta opinies de especialistas sem que os mesmos sejam contaminados; prev eventos que no so processados de acordo com o modelo racional. d) exige participante com mente sensvel; sofisticada, exigindo conhecimentos especficos. e) respondente pode conhecer o contedo da pesquisa e direcionar suas respostas; os indivduos sob observao tendem a modificar o seu comportamento. 21- As caractersticas que tornam til qualquer um dos servios eletrnicos de notificao corrente variam de usurio para outro. Os critrios que vo pesar, para os usurios, na avaliao desses servios so: a) abrangncia, relevncia e modalidade de acesso. b) custo, atualidade e cobertura. c) flexibilidade, interface e agilidade na transmisso. d) facilidade de busca, agilidade no acesso e no atendimento. e) clareza, tempo de resposta e adaptabilidade. 22- No estudo de usurios, as oito etapas seguintes: problema, necessidade de informao, questo inicial, questo negociada, estratgia de busca, processo de busca, resposta e soluo pertencem a) entrevista de referncia. b) s questes de referncia. c) ao servio de referncia. d) aos servios de informao. e) ao processo de referncia.

b) bibliotecas e centros de informao, diretrios, bibliografia de bibliografias. c) ndices, manuais, tabelas e medidas. d) projetos e pesquisas em andamento, feiras e exposies, museus e herbrios. e) catlogo de bibliotecas, guias bibliogrficos, colees cientficas.

Analista Administrativo - ANA - 2009

Prova Objetiva 2 - rea: BIBLIOTECONOMIA

23- Em termos de buscas on-line, algumas caractersticas da terceira gerao de sistemas de recuperao da informao so: a) interfaces baseadas em comandos; limitao do nmero de sistemas em linha nas instituies e externamente disponveis por meio de servios de busca em linha. b) interfaces baseadas em menus e comandos; recursos de recuperao adicionais como hipertexto e buscas em texto completo; armazenamento e distribuio em CD-ROM. c) interfaces grficas; foco no acesso pelo usurio final; utilizao de multimdia; intermedirio com a funo de instrutor; maior uso no lar e em ambientes de acesso pblico. d) interfaces baseadas em menus e em DOS; previsto o acesso pelo usurio final; sistemas em linha com nfase em CD-ROM. e) interfaces baseadas em usurios, especialistas e intermedirios; dados com texto integral; distribuio em CD-ROM ou em redes de alta capacidade. 24- Segundo o artigo 14 do Cdigo de tica Profissional do Bibliotecrio, compete, originalmente, a) ao Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) o julgamento de todas as questes relacionadas a transgresses de preceitos do Cdigo de tica, praticadas por profissionais bibliotecrios, em qualquer circunstncia. b) aos Conselhos Regionais de Biblioteconomia (CRB), o julgamento das questes relacionadas transgresso de preceitos do Cdigo de tica, praticada por todos os profissionais bibliotecrios, indistintamente. c) ao CRB, em 1a e nica instncia, o julgamento das infraes ao Cdigo de tica, praticados tambm pelos conselheiros Regionais e Federais. d) ao CFB, o julgamento de questes relacionadas a transgresses de preceitos do Cdigo de tica, praticadas por Conselheiros Regionais e Federais, bem como transgresses de bibliotecrios que atinjam diretamente o Conselho Federal. e) ao CBR, o julgamento, em 1a instncia, no s das infraes em geral cometidas por bibliotecrios contra a classe e a profisso, incluindo as infraes contra a profisso e as infraes contra o CFB.

25- O artigo 13 do Cdigo de tica Profissional do Bibliotecrio estabelece penalidades s transgresses ao cdigo. A letra c do referido artigo: suspenso do registro profissional pelo prazo de at trs anos, entendida da seguinte forma: a) a falta de pagamento de anuidades, taxas e multas somente cessar com o recolhimento da dvida, podendo estender-se at 3 anos, decorridos os quais o profissional ter seu registro cassado, se no resgatar o dbito, sem prejuzo da cobrana executiva. b) a pena de multa de 1 a 50 vezes o valor atualizado da anuidade, combina apenas com as letras c e d do artigo 13, podendo ser a multa aplicada em dobro em caso de reincidncia. c) a falta de pagamento da multa no prazo estipulado determinar a aplicao da censura pblica e, no caso do seu descumprimento, acarretar a suspenso por at 3 anos. d) suspenso do registro por at 3 anos caber recurso, dentro do prazo de 60 dias, a contar da data do recebimento da notificao. e) a suspenso do registro por at 3 anos acarretar ao infrator, alm da advertncia reservada, a impossibilidade de reabilitao do registro durante o mesmo perodo. 26- Um tipo de base de dados de fontes a base multimdia, que contm: a) dados numricos de vrios tipos, inclusive dados estatsticos e de levantamentos. b) notcias de jornal, especificaes tcnicas e programas de computador. c) informaes armazenadas, em uma mescla de diferentes tipos de meio, como: vdeo, som, fotografias, textos e animao. d) uma mistura de dados textuais e numricos e de dados manuais. e) uma srie de registros bibliogrficos ligados entre si, onde cada um apresenta uma combinao de diversos componentes.

Analista Administrativo - ANA - 2009

Prova Objetiva 2 - rea: BIBLIOTECONOMIA

27- A transio de peridicos impressos para eletrnicos apresenta desafios em vrias reas de sua produo. Escolha a opo incorreta. a) As editoras precisam desenvolver novas aptides em material multimdia, bem como facilitar a interao entre os cientistas. b) As editoras tero que adquirir um conhecimento mais profundo sobre as oportunidades de direito autoral e licenciamento. c) O pessoal acadmico, particularmente os autores, precisa renunciar s tradies de publicao de resultados de pesquisas relativas aos peridicos impressos. d) As instituies precisam se convencer de que os peridicos eletrnicos tem boa relao custo-eficcia e podem ser colocados em rede. e) A avaliao dos artigos, pelos revisores, continua a mesma tambm para os impressos, ajustando-se s metodologias de avaliao de material multimdia. 28- Escolha a opo incorreta abaixo, sobre o uso das fontes apropriadas de informao, impressas ou eletrnicas em cincias e tecnologia, assim como nas demais reas do conhecimento: a) o uso regular e efetivo a chave para se alcanar o sucesso na pesquisa e no desenvolvimento. b) as fontes impressas e eletrnicas so sempre as primeiras escolhas quando se busca determinado dado. c) o uso efetivo ajuda a evitar a duplicidade de trabalhos previamente realizados. d) ele pode funcionar como uma valiosa fonte de inspirao e serendipidade para o aluno, professor ou pesquisador. e) ele prov benefcios palpveis para quem se esfora por utiliz-la em sua plenitude. 29- De acordo com a NBR 14724, na estrutura de trabalhos acadmicos, so elementos pr-textuais: a) capa, lombada, referncias, prefcio e ndices. b) folha de rosto, agradecimento, epgrafe, lista de ilustraes, sumrio. c) errata, folha de aprovao, apndices, anexos e sumrio. d) dedicatria, lista de tabelas, desenvolvimento, lista de abreviaturas e siglas. e) lista de smbolos, resumo em lngua verncula, resumo em lngua estrangeira, capa.

30- Aps o levantamento dos indicadores-chaves sobre a comunidade onde a biblioteca est inserida, deve-se diagnosticar os diversos tipos de usurios que ela poder ter. Os usurios naturais so os que a) utilizam os servios de biblioteca de forma pessoal e voluntria. b) frequentam ocasionalmente a biblioteca atrados por alguma atividade especial. c) chegam livremente biblioteca por iniciativa prpria. d) vivem ou desempenham uma atividade permanente no local. e) utilizam a biblioteca como apoio s aes que desenvolvem na empresa. 31- Entre os dispositivos de entrada de um computador, a funo de decodificar e executar instrues do programa, regular e coordenar os movimentos dos dados no processador e entre este e outros componentes do computador refere-se a) unidade aritmtica e lgica. b) aos dispositivos de sada. c) memria principal. d) unidade de controle. e) memria auxiliar. 32- O tipo de microprocessador de memria chamado RAM a) uma memria apenas de leitura, que armazena dados de forma permanente e os dados nela registrados no momento da fabricao do computador no podem ser alterados. b) uma memria no voltil, porm o usurio pode alterar os itens nela presentes, se necessrio, por meio de um gravador. c) empregada para o armazenamento de programas usados com frequncia alm do sistema operacional, de modo que no precisam ser carregados a partir de uma memria secundria. d) uma memria virtual utilizada para armazenar partes de um programa muito grande e que so trazidas para a memria principal, sempre que for necessrio. e) utilizada para gravar programas e dados que sero armazenados temporariamente. Os dados se conservam como estados eltricos temporrios nos microprocessadores e o contedo da RAM desaparece ao se desligar a mquina.

Analista Administrativo - ANA - 2009

Prova Objetiva 2 - rea: BIBLIOTECONOMIA

33- O resumo que uma apresentao concisa dos pontos relevantes de um documento e que informa as finalidades, metodologia, resultados e concluses do documento, dispensando a consulta ao original, chama-se resumo a) informativo. b) modular. c) estruturado. d) indicativo. e) crtico. 34- Em catalogao, o tipo de multimeio que registra sons numa sequncia de milhes de pequenos sinais digitais que representam uma srie de nmeros codificados e que o resultado de leitura ptica, a raio laser, combinado com a reproduo digital, independente da tcnica utilizada para a gravao original do programa, denominado a) vdeodisco. b) compact disc. c) jaqueta. d) fita cassete. e) vdeocassete. 35- O instrumento onde esto registrados todos os detalhes estruturais da biblioteca e que se constitue um verdadeiro auxiliar administrativo, pois nele aparecem a avaliao dos elementos que compem a biblioteca, a indicao dos servios que devem ser prestados, a informao sobre a poltica bibliotecria, a determinao da relao existente entre as diversas tarefas e os diversos setores de trabalho, denomina-se a) smulas administrativas. b) guia da biblioteca. c) manual administrativo. d) diretrio da biblioteca. e) manual de servios. 36- O denominador comum das funes administrativas a informao, pois todo ato administrativo baseado em informao. A funo administrativa na qual a informao demonstra a situao atual e os objetivos da empresa ou biblioteca a(o) a) organizao. b) direo. c) planejamento. d) tomada de deciso. e) controle.

37- Na organizao de unidades de informao ou bibliotecas, os mtodos e dispositivos de acessrios que auxiliam a execuo de tarefas e atividades, visando melhores nveis de qualidade e produtividade, chamam-se a) recursos materiais. b) garantia da qualidade. c) recursos informativos. d) ferramentas de trabalho. e) comunicao administrativa. 38- O Dirio Oficial da Unio rene toda a legislao federal brasileira, dividida em sees. A seo que publica os atos de rgos da administrao descentralizada, ou seja, autarquias, empresas pblicas e sociedades de economia mista a a) Seo I, Parte 1. b) Seo I, Parte 2. c) Seo II. d) Seo III. e) Seo IV. 39- O processo de referncia envolve, por parte do bibliotecrio, uma relao face a face com o usurio, uma verdadeira entrevista com ele. A habilidade do bibliotecrio em fazer uso de conhecimentos, mtodos, prticas e equipamentos necessrios para recuperar a informao solicitada pelo usurio chama-se habilidade a) informal. b) humana. c) instrutiva. d) tcnica. e) processual. 40- A definio de pesquisa bibliogrfica vista como busca de informaes, seleo de documentos que se relacionam com o problema de pesquisa e o respectivo fichamento das referncias para que sejam posteriormente utilizadas entendida no seu conceito a) tcnico. b) catalogrfico. c) restrito. d) revisional. e) amplo.

Analista Administrativo - ANA - 2009

Prova Objetiva 2 - rea: BIBLIOTECONOMIA

Analista Administrativo - ANA - 2009

Prova Objetiva 2 - rea: BIBLIOTECONOMIA

Anda mungkin juga menyukai