Anda di halaman 1dari 2

Antero de Quental

Antero, como activista intervencionista, como pensador e como poeta, marcou a alterao da mentalidade portuguesa a partir do ltimo quartel do sculo XIX. Observando, por exemplo, a sua obra literria, nota-se a revolta e o inconformismo. H uma reflexo profunda sobre o mundo, sobre os problemas sociais e os mistrios existenciais. Mas reflecte para agir. Da o seu carcter forte de lder, que o transformou no mestre e mentor, inspirador e smbolo da Gerao de 70. A poesia de Antero traduz as suas vivncias e anseios. Nela se encontra uma faceta luminosa ou apolnea, tradutora do seu ardor revolucionrio e de grande elevao moral, e outra nocturna, que remete para o pessimismo e para o desejo de evaso. O Antero apolneo exprime a Luz, a Razo e o Amor como fontes da harmonia do Universo; e o Antero nocturno canta a noite, a morte, o pessimismo e um certo niilismo. A poesia anteriana divide-se em quatro fases:

* Na primeira fase, exprime o amor espiritual, maneira de Petrarca, sem a sensualidade da lrica de Garrett, mas cantando a mulher como ser adorvel, uma viso, como sucede em Ideal, Beatrice, Abnegao ou Idlio; * Na segunda fase, traduz as preocupaes sociais, o desejo profundo de construir um mundo novo, considerando que a poesia a voz da revoluo que visa a Justia, o Amor e a Liberdade, como em A um Poeta, Evoluo, Hino Razo, Tese e Anttese, A Ideia; * Na terceira fase, h um grande pessimismo e frustrao a traduzir uma certa decepo da luta, como em O Palcio da Ventura, Despondency, Nox; * Numa quarta fase, parece reconciliar-se e busca o descanso merecido na mo de Deus, como em Na Mo de Deus, Salmo, A um Crucifixo, Virgem Santssima, Solemnia Verba.

A primeira fase: os ideais amorosos, o amor espiritual A primeira fase, ligada produo da juventude, mostra que os ideais amorosos e outros so uma constante quando somos jovens. Sonhamos e idealizamos o ser amado e concebemos o amor como ideal perfeito. Tal como acontece ao comum dos mortais, tambm Antero sonhou e idealizou a mulher e o amor. A segunda fase: o apostolado social: A obra da segunda fase revela a sua grande elevao moral e o seu ardor revolucionrio, que o leva a considerar que A poesia a voz da revoluo. A terceira fase: o pessimismo As dvidas e a verificao de que o seu apostolado no estava a conseguir os objectivos que desejava, aliado ao agravamento da sua doena, conduziram Antero de Quental a sentir-se decepcionado, mergulhando num estado de pessimismo. Quem se empenha como ele, de

Analexandra

forma apaixonada, numa campanha para alterar mentalidades e no sente a promoo do esprito da sociedade moderna, fica frustrado. A quarta fase: a metafsica e o regresso a Deus So muitas as decepes de Antero de Quental. No consegue libertar-se das adversidades. Resta-lhe uma ltima esperana o pensamento divino , embora sempre demarcado das concepes religiosas tradicionais. O pensamento de Deus surge, frequentemente, associado morte, mas de novo persegue uma ideal que agora se confunde com o Bem Supremo.

Analexandra

Anda mungkin juga menyukai