Anda di halaman 1dari 10

Monte sua Rdio Como Montar sua Emissora Livre

Rdio ONZE 98,9 mhz So Paulo, apresenta nesta H.P. algumas orientaes bsicas para quem quer montar e participar de uma Rdio Livre ou Comunitria. Algumas orientaes tcnicas aqui dispostas so conceituais, porm so calcados nos interesses comuns da Democracia na Comunicao. Notamos que o interesse de grupos afins so evidentes, porm, em alguns casos, nota-se algum despreparo dos interessados em constituir minimamente a emissora. Estes textos foram extrados da apostila RADIODIFUSO ALTERNATIVA elaborada por Chico Lobo, tcnico em Radiodifuso especializado em emissoras de baixa potncia e militante no Movimento pela Democratizao da Comunicao via Rdios Livres, desde 1.985. Por trabalhar h 15 anos com instalaes de rdios de baixa potncia, freqentemente solicitado por companheiros de todo o Brasil para responder algumas questes tcnicas sobre manuteno e instalao de Rdios Comunitrias, que acabou por juntar as mais freqentes dvidas e trazendo aqui uma contribuio para os nossos internautas. Maiores informaes sobre essa apostila, poder ser obtida nesta H. P. ou com o autor pelo telefone (0xx11) 6917-6954 - So Paulo SP Brasil. Uma rdio comunitria se faz em equipe. Junte o pessoal interessado, competente e responsvel pela organizao, operao e manuteno. Lembre-se que no comeo tudo pode parecer difcil, (ningum quer ser o pai de uma criana que ainda no nasceu, mas depois que ela nasce, todo mundo quer ser o seu padrinho) e poder aparecer muitas pessoas interessadas em participar do projeto, e a maneira mais adequada para reger essa organizao atravs de uma ASSOCIAO CULTURAL E COMUNITRIA devidamente instituda com estatuto, diretoria e registro em Cartrio Civil. Montar uma Emissora requer muita dedicao e disponibilidade dos participantes. preciso que cada um tenha plena conscincia do que est fazendo e o que quer com isso. Instalem-se em local seguro, vivel tcnica e topograficamente. Lembre-se que quanto mais alta estiver a antena, maior ser a possibilidade da ampliao do rio de ao da rdio. Recomenda-se que a rdio trabalhe em local prprio ao seu funcionamento. J vimos rdios serem instaladas em locais mais absurdos possveis. Funcionam, mas costumam dar incmodos a prpria operacionalidade do sistema. Uma rdio costuma ser freqentada a qualquer hora do dia e da noite dependendo do seu modo de atuao, portanto em residncias familiares nunca foi um bom lugar para mont-la.

DISCOTECA Cada componente da Rdio colabora com discos e fitas que dispem. Para organizar o patrimnio de cada componente, pode se identificar cada disco ou fita com uma pequena etiqueta adesiva com o nome de seu proprietrio. FUNES Distribuir as funes entre os componentes de acordo com a sua disponibilidade e aptides. OPERADOR: mexe tecnicamente a mesa de som durante a produo e transmisso de programas. LOCUTOR: L noticias, notas, vinhetas e faz entrevistas , apresenta os programas. REDATOR: escreve ou revisa tudo o que dito atravs do locutor: REPORTER DE CAMPO: busca as matrias e noticias aonde elas acontecem . Faz contatos e entrevistas; MONITOR DX: ouve as transmisses distncia e informa ao operador a qualidade de gudio diariamente ou em situaes indispensveis; PROGRAMADOR MUSICAL ou DISCOTECRIO: seleciona as msicas da programao e os fundos musicais; organiza a discoteca e seu acervo. No confundir discotecrio com operador PRINCPIOS Todos os componentes formam o "Conselho Editorial da Rdio". Devem se reunir periodicamente para decidir sobre os trabalhos e andamento da Emissora. O Conselho Editorial deve sempre resguardar os princpios bsicos de: a- PARTICIPAO POPULAR: Toda a comunidade tem o direito de se manifestar na rdio. Esse direito deve ser preservado no prprio estatuto da emissora. Uma rdio comunitria que se presa possui uma equipe operacional, mas no tem dono. b- LIBERDADE DE EXPRESSO: Todos tem o direito de se manifestar na rdio com as suas idias e sua prpria linguagem e sem censura desde que no se escondam no anonimato; c- DESCOMPROMISSOS COM INTERESSES COMERCIAIS. Toda a informao deve ser livre de qualquer interesse que o prenda as formas e regras padronizadas pelo sistema. Uma emissora comunitria no mantm vnculos com os interesses de gravadoras comerciais, seus lanamentos ou "paradinhas de sucessos" impostas pelas fbricas de discos ou emissoras comerciais. As emissoras comunitrias priorizam a produo cultural da regio onde atua. Oferece oportunidade aos msicos, poetas, atores, escritores, artistas, cientistas e esportistas locais. Com isto, no queremos dizer que no devemos reproduzir os discos das gravadoras, mas quando o fizermos, conveniente darmos os enfoques e informaes culturais sobre os mesmos.

RELIGIO As programaes de cunho religioso, devem ser ECUMNICAS e a emissora deve ter a participao ampla de todas as tendncias de conscincia, no sendo tico qualquer forma de discriminao, desrespeito ou ataques aos demais credos, cultos ou mitos. Devemos lembrar tambm que o rdio no altar, plpito de pregaes ou centros religiosos; que a emissora tem o papel de informar e no formar cidados sob este ou aquele cunho ou segmento religioso, devendo as entidades religiosas participarem com tempo igualitrio com os demais segmentos de conscincia restringindo-se s informaes de suas comunidades MANUTENO ECONMICA Manter uma poltica de efetiva manuteno econmica para a rdio. a- Promoo de festas com a colaborao de grupos musicais da regio para a animao. b- Venda de botons, camisetas e adesivos, trazem recursos financeiros e divulgam a rdio. c- Bnus, rifas e bingos. d- Anncios publicitrios para os pequenos comerciantes do bairro. CUIDADOS JURDICOS Dispor de efetivo contato com assessoria jurdica para trmites burocrticos e legais. Ter conhecimento das Leis que regem as nossas garantias (falaremos disso numa prxima oportunidade) COMUNICAO AUXILIAR Procurar dispor de qualquer outros meios de comunicao integrando-os a rdio (PX, VHF, telefone, fax, Internet, caixa postal, Internet). Desta forma tanto a rdio tem noo de sua atuao quanto os ouvintes tem meios de participar mais efetivamente da programao.

PROGRAMAO BSICA Organizar uma grade de programao com horrios rgidos e regulares distribudos entre os programadores. Procure manter uma variedade na programao distribuindo uma grade de acordo com os horrios de disponibilidade e o interesse do ouvinte. Aqui vo alguma sugestes que podero ser acrescidas de ideias e aptides do prprio grupo. a- Noticirios locais e regionais com anlise - no perodo da manh as pessoas ouvem rdio para saber das notcias e a hora certa. b- Informativos de utilidade pblica - devem acontecer durante toda a programao. c- Musicais independentes e alternativos, com msicos e artistas da regio - uma boa sujesto para os finais de semana a noite. d- Musicais diversos e discografias - um bom programa para as tardes de sbado. e- Roteiros culturais: programao cultural da cidade - este programa recomendado para as sextas feira as 18 horas, quando o ouvinte se prepara para o fim de semana. f- Poesia, trova, repente, teatro - poder ser um programa noturno nos dias de semana, ou nas tardes - Vamos lembrar das rdio-novelas que acompanhavam a vida de muitas mulhers no passado. g - Rdio Popular: A participao da populao no rdio com reivindicaes, crticas, opinies, propostas atravs de cartas, telefonemas, gravaes, ou vivo da rua, etc. h - Rdio Revista - Programa dirio com quadros variados - programa bom para se apresentar das 9 horas at meio-dia. Quanto mais regularidade tiver a programao, mais estar se alcanando os objetivos de audincia. Mesmo que no se v ao ar efetivamente, devemos cumprir as programaes prometidas aos ouvintes com pontualidade.

MONTAGEM TCNICA
Aparelhagem Uma Emissora Comunitria requer equipamentos adequados, bom que os mesmos estejam em boas condies de conservao e funcionamento. H a necessidade de se usar mixers (mesa de som) prpria para o servio de radiodifuso. Muita gente, por desinformao acaba comprando mesas de som para conjunto musical, s porque tem um monte de canais. Esse o maior erro, pois as mesas mixers para sonorizao de bailes ou conjuntos musicais, por maior que sejam, no dispe dos recursos necessrios operao radiofnica. Um mixer para rdio deve ter entradas estereofnicas e no apenas sadas stereo. Deve ter monitorao (CUE) independente para cada par de linhas e opcional simultneo a todas que esto em operao A mesa mais adequada para esse servio, experimentada e aprovada por mim e por vrios companheiros usurios a GEMINI mod. PS-727. Ela possui 4 canais divididos em 8 linhas pares (Stereo) para serem usadas definitivamente com os perifricos (tocadiscos, deck, CD Players, MD) e mais 3 outras linhas mono, que podero ser usadas com microfones, telefone ou ainda como entrada de processador de linhase no outro modelo. Falando em Processador de linhas, este o mais adequado meio de se instalar microfones e outras entradas de comunicao no mixer. O processador de linhas, equaliza, comprime e nivela corretamente os sinais de microfones antes de serem mixados na mesa. Alm do que facilita bastante a operao final, oferecendo possibilidade at de se transmitir um conjunto musical inteiro ao vivo do estdio. O processador mais indicado, o ONIX mod. MM-800. Os perifricos (toca-discos, CDs, Decks, MD...) devem ser de boa procedncia e de preferncia profissionais, uma vez que estes equipamentos tero um uso mais contnuo do que os fabricados exclusivamente para uso domstico. Muitas vezes so utilizados equipamentos domsticos, at de boas marcas, por uma questo econmica, mas vero que as despesas com a manuteno e as interrupes provocadas acabam por no compensar seu baixo custo. EQUIPAMENTOS 2 CDs Players GEMINI mod. CD-4700 1 ou 2 Tape decks (SANSUI DX) 1 Toca-discos - (GEMINI DB-10) basta um, pois os vinis esto com os dias contados 1 Processadora de linhas (ONIX MM-800) 1 mesa de som processadora de perifricos (GEMINI PS-727) 2 ou 3 microfones de boa qualidade (SM-58) 1 sintonizador para monitorao - melhor se for de sintonia digital e stereo 1 transmissor FM homologado, industrializado e de procedncia confivel 1 antena devidamente construda e calibrada Se o grupo tiver possibilidade, recomenda-se o uso de MiniDisc Record (MDR), pois facilitar bastante a veiculao das vinhetas da rdio.

TRANSMISSOR E ANTENA O transmissor e a antena so respectivamente o corao e a cabea do sinal irradiado. Devem ser de procedncia confivel e imprescindvel que sejam industrializados por uma empresa idnea e reconhecida no mercado com tecnologia de ponta, que possa confiar garantia de funcionamento, assistncia tcnica, alm do que seu projeto no pode ser um prottipo experimental de bancada de escola. Digo isso por que j vimos muitos colegas despenderem gastos e terem problemas tcnicos serssimos sem terem com quem soluciona-los. Por ocasio da proliferao das emissoras de baixa potncia, surgiram repentinamente muitos curiosos de planto com projetos mirabolantes, mas sem nenhum recurso tcnico para mont-los devidamente. Seus transmissores tem provocado inmeros problemas de interferncias, causando at uma pssima imagem no movimento, alm do que, nem sempre oferecem garantias de funcionamento nem qualidade de estabilidade e filtragem adequada para receberem uma homologao. Portanto, procurem saber da procedncia do equipamento de transmisso e antena ao adquiri-los. Recomenda-se que o transmissor seja instalado o mais prximo possvel de sua antena, pois quanto maior for o cabo coaxial que liga o transmissor a antena, maior ser a perda de potncia irradiada, sabendo-se que ambos devem ficar situados em lugar ALTO E ABERTO, como no alto de algum edifcio localizado no centro da rea a ser atingida, ou no topo de alguma montanha prxima da regio. Se as instalaes nessas condies no forem possveis, recomenda-se ento uma antena direcional ou de melhor ganho. Quanto ao equipamento de produo de udio, devem ser instalados em local onde oferece alguma condio de silncio para que no haja interferncias ruidosas durante as gravaes e transmisses por microfone. INSTALAO DO MASTRO E ANTENA Como j dissemos, a antena um dos componentes mais importantes do sistema de transmisso. Sua instalao deve ser feita de maneira precisa e robusta para proporcionar um bom rendimento e agentar vento forte e chuva. Procure instalar a antena sobre um mastro rigidamente fixado no local mais alto do imvel. Existem duas maneiras de se fixar uma antena: Podemos faz-lo atravs de torre ou de mastro. A torre costuma ser (quando vivel) a maneira mais segura para se instala a antena, mas isto no quer dizer que os mastros tambm no possuem suas qualidades. Numa torre, podemos instalar mais de uma antena, ou at mesmo o pra-raios, alm de denotar num acabamento mais slido. Nos altos dos edifcios,.a antena poder ser instalada num simples mastro de 3 metros altura. Ao instalar a torre em imveis trreos, faa-o sobre terreno firme e plano. Faa alicerces de alvenaria para sustentao da mesma. Recomenda-se que quanto mais alta for a torre, mais profundo dever ser esse alicerce, no mnimo um quarto do tamanho da torre de profundidade. Isso quer dizer se sua torre possui 10 metros de altura, o alicerce dever ter ao menos 2,5 metros de profundidade. Alm do alicerce, devemos tambm prever para a torre os estirantes de sustentao. Calcule um jogo de trs estirantes a cada 6 metros de torre. Assim se sua torre possuir 18 metros, ela dever ter trs jogos de estirantes.

Quanto aos estirantes, devemos prever tambm os seus respectivos pontos de fixao. Recomenda-se que esses estirantes formem um ngulo mnimo de 30 graus em relao ao eixo da torre. o ideal seria que tivesse de 35 a 60 graus. Isso tudo, depende do tamanho do terreno que se dispe para as instalaes. Nos pontos onde se fixa os estirantes no cho, devemos cuidar para que tenha razovel condio de firmeza. conveniente que se chumbe um moero no local onde ir se fixar esses estirantes. Quanto ao pra-raios, procure instalar no mnimo 2 metros acima da antena e um metro longe do seu eixo, pois s assim poder se garantir sua eficincia. MASTRO O mastro costuma ser mais barato e prtico para se instalar, mas devemos faz-lo com todo o cuidado. Da mesma forma como a torre, devemos prever uma base de sustentao tambm segura. Existem duas maneira de se fixar um mastro. Uma atravs de uma parede. a outra atravs de uma base no cho. Mas lembre-se que nas duas maneiras, devemos cuidar tambm dos estirantes, assim como se faz na torre. Fixar um mastro na parede Fixe com abraadeiras metlicas um cano de ferro que supere a altura mxima do imvel a um nvel superior a trs metros. Lembrando que quanto mais alta estiver sua antena, melhor ser seu rendimento. Para manter o mastro seguro de ventanias e de forma firme, prenda-o com estirantes de ao a cada trs metros do cano. muito importante que a antena esteja no mnimo a mais de 3 metros acima dos telhados e obstculos que a circulam, pois s assim teremos segurana de que no haver nada para as ondas transporem para sua propagao, alm do que esta a altura mnima e conveniente parta que a onda seja irradiada pela antena e alcance o horizonte. INSTALAO DO CABO NA ANTENA Quanto instalao dos terminais do cabo coaxial antena, observe com cuidado a limpeza de seus elementos. O uso de uma lixa comum nas partes de contato, limpa possveis camadas de oxidao, tanto nos terminais do cabo, quanto no alumnio dos elementos. Procure parafus-los firmemente com arruelas de estrias junto aos terminais, parafusos de lato e arruelas de presso junto porca. Observe a correta polarizao do cabo nos elementos da antena, ou seja: o positivo (ncleo do cabo) no elemento superior e o negativo (malha do cabo) no elemento inferior. Muito cuidado; Verificando sempre se no h curto-circuito ou mal contato nas soldas do conector, pois isso depender a segurana do transmissor. Aps esta operao, pinte-os com tinta esmalte nos pontos crticos da oxidao. Faa em seguida uma bandagem com fita "TEFLON" sobre os terminais e os isoladores e uma outra camada de fita de auto-fuso. Prenda o cabo junto ao mastro com fita de auto fuso, desa-o verticalmente at alcanar o transmissor. Evite o acmulo ou sobra de cabo enrolado para no provocar a chamada "realimentao" que causa desajustes tcnicos na transmisso.

Antes de erguer a antena, certifique-se da adequada Relao de Onda Estacionria (ROE), pois se a antena no estiver devidamente calibrada, pode alm de causar incalculveis interferncias, provocar baixo rendimento e at queimar o transmissor. ESTDIO A instalao de estdio requer cuidados especficos exigidos de uma emissora de seu porte. No entanto deve oferecer a possibilidade de obteno de bons resultados tanto na qualidade do som como no raio coberto pela emissora. O estdio poder ocupar uma rea de 9 a 12 m2 que poder ser dividida em: gaiola de locuo, cabina de controle tcnico e cabina de rdio transmisso. Tudo isso em lugar de boa ventilao para melhor refrigerao dos equipamentos. Na verdade, o que observamos ultimamente que esto surgindo muitas emissoras comunitrias que desprezam a instalao de cabinas e gaiolas, e est apresentando bons resultados e diminuindo consideravelmente os custos de montagem, mas aqui vai algumas orientaes para quem quer mont-las. GAIOLA DE LOCUO: Deve ter isolamento acstico, iluminao de filamento (lmpada comum de 60 W), ventilao, mesa que comporte at trs pessoas, viso para a cabina de controle tcnico, piso atapetado ou acarpetado e rea aproximada de 4 m2. CABINE DE CONTROLE TCNICO: No precisa de isolamento acstico, mas deve ter boa ventilao, iluminao de filamento e espao suficiente para o operador e equipe de produo se mobilizarem durante os trabalhos numa rea de 5 a 8m2. Esta cabina pode dispor de uma cadeira giratria, mesa que comporte os equipamentos de udio, mesa para a produo (3 pessoas) prateleiras de ao para discos. ABRIGO DO TRANSMISSOR: No conveniente que o transmissor esteja prximo a cabina de controle tcnico, pois pode causar interferncias (RAMI) no sistema de udio da rdio. Recomenda-se que o transmissor fique numa outra sala separada para evitar essas interferncias. O conjunto de cabina de controle tcnico, gaiola de locuo e abrigo do transmissor podem ser montados com divisrias de madeiras e /ou revestidas com material acstico nas paredes e no teto. Deve-se tomar cuidado na escolha da mesa e cadeiras da gaiola de locuo, para que no sejam barulhentas, no se esquecendo que a mesa requer forro de pano para abafar ruidos desagradveis. Recomenda-se a instalao desse sistema em imvel que disponha de linha telefnica para melhor informao e operao dos servios.

INSTALAES Para fazer a instalao e manuteno, procure ter entre os participantes um tcnico de eletrnica de confiana habilitado em radiofreqncia. Procure fazer as instalaes de maneira perfeita, prtica e o mais definitiva possvel. muito desagradvel trabalhar no meio de um monte de fios e cabos espalhados pr todos os lados ou de maneira confusa e provisria. Isso diminui sensivelmente a operacionalidade do sistema. Eventualmente h necessidade de se calibrar os equipamentos e se estiverem mal instalados podem causar problemas at mesmo no meio de uma produo ou transmisso. Recomenda-se extrair do quadro de luz uma alimentao eltrica independente dos demais cmodos do imvel, mas caso isso no seja possvel pode-se ento utilizar um estabilizador de voltagem e um filtro de linha nas tomadas do equipamento. As tomadas de energia eltrica, devem ter sua fiao embutida. Os plugs devem estar bem conectados. Cabos sem emendas, mesa bem posicionada, iluminao, discoteca, arquivos, tudo deve estar muito bem planejado e distribudo de maneira funcional, levando-se em conta os projetos que se preocupam com a ergometria. Providencie 3 aterramentos independentes e distantes um do outro, sendo um para os equipamentos de som, outro para o transmissor e outro para o para-raios. Todo o sistema em funcionamento no consome mais que 600 Watts/Hora, equivalente a 6 lmpadas de 100 W, mas recomenda-se que a fiao de alimentao eltrica seja n. 12 flexvel. DISTRIBUIO DOS EQUIPAMENTOS Os equipamentos devero ser distribudos em uma mesa de operao tcnica que dever dispor de dimensionamento ergomtrico, ou seja: os aparelhos devero estar ao alcance das mos de maneira confortvel e operacional. A mesa ter o formato da letra "U" com 1,80 m de largura por 1,80 de comprimento (quadrada) e ainda ter um vo interno de 1 metro. Seu tampo dever ento ter 40 cm de largura. Ter tambm a altura mxima de 85 cm e mnima de 80, dependendo do porte mdio dos seus operadores, porm nunca fora dessas medidas. A distribuio dos equipamentos poder seguir a seguinte ordem: -Toca Discos direita, fica mais operacional,. Possibilita a viso das faixas e o posicionamento da agulha no disco. - Mesa de Som e processadores de linhas ao centro. So equipamentos que podem ser operados com qualquer uma das mos e sempre devem estar em posio de fcil viso durante o trabalho. - Tape-Decks, CDs, MDR, esquerda. Torna uma distribuio equilibrada e de fcil maneja. - Sintonizador, Cmara de Eco, Equalizador, Compressor de udio, recomenda-se que sejam instalados debaixo dos perifricos da esquerda.

- Fitas, Discoteca, arquivos. Atras do operador, de maneira que se possa ter acesso sem atrapalhar o servio dos demais. Obrigado por ascessar-nos e esteja sempre com a gente na luta pela Democratizao da Comunicao e na informao livre. Na prxima oportunidade estaremos trazendo outros temas referentes a instalao de emissora comunitria, como por exemplo os aspectos legais, tcnicos e operacionais, equipamentos e at mesmo um captulo especial sobre linguagem radiofnica em Rdio Comunitria com muitas dicas interessantes.

Anda mungkin juga menyukai