Anda di halaman 1dari 4

DICAS WINDOWS XP

01 - Desinstalando o Windows Messenger (e outros programas):


Alguns programas que acompanham o Windows XP no possuem nenhuma forma acessvel de remoo, mas isso possvel. Um desses softwares o Windows Messenger. Para desinstal-lo, abra o Bloco de Notas (Notepad) e por ele acesse o arquivo sysoc.inf, presente em C:\Windows\inf. Na seo Components, remova somente a palavra hide do componente que voc deseja desinstalar. Em nosso exemplo, a remoo do software Windows Messenger e sua linha no arquivo sycoc.inf - msmsgs=msgrocm.dll,OcEntry,msmsgs.inf,hide,7 - ficar assim: msmsgs=msgrocm.dll,OcEntry,msmsgs.inf,,7. Aps isso, salve o arquivo e os componentes escolhidos agora podero ser desinstalados normalmente pelo Painel de Controle / Adicionar/Remover Programas. Vale dizer que a primeira palavra em cada linha indica o programa (Pinball, MSWordPad, etc) e para cada uma delas necessrio remover a palavra hide para que o aplicativo em questo possa ser removido do Windows XP. Antes de executar o procedimento, faa uma cpia do arquivo sysoc.inf, por precauo. Essa mesma dica tambm funciona no Windows 2000.

02 - Mude a pasta Meus Documentos de lugar


O diretrio Meus Documentos fica localizado em C:\Documents and Settings\usuario\Meus Documentos por padro (neste caminho, "usuario" o nome do login usado no computador). No entanto, possvel colocar essa pasta em outro local. Para isso, clique sobre a pasta Meu Documentos com o boto direito do mouse e escolha a opo Propriedades. Clique em Destino e na caixa de nome Local da pasta de destino, escolha o novo diretrio.

03 - Exclua as pastas especiais dentro de Meus Documentos:


No diretrio Meus Documentos, existem pastas que muitos no usam, como Minhas Msicas e Minhas Figuras. Se voc apag-las, o Windows as recria. Para eliminar definitivamente esses diretrios, v em Iniciar / Executar e digite regsvr32 /u mydocs.dll. Para fazer com que essas pastas apaream novamente, em Executar, digite o comando regsvr32 mydocs.dll e reinicie o computador.

04 - Fazendo backup do WPA, para evitar a reativao:


Se voc tiver o Window XP j ativado e funcionando corretamente em seu computador, pode ser que necessite reinstal-lo por algum motivo nesta mesma mquina. Neste caso, voc ter que reativ-lo novamente para que o sistema funcione. Para evitar isso, antes da reinstalao, faa um backup (cpia) do arquivo WPA.DBL que est no diretrio C:\Windows\System32. Aps a reinstalao do Windows XP, coloque o arquivo neste mesmo diretrio e ao est terminada. Vale dizer que o arquivo WPA.DBL onde o sistema armazena as informaes sobre o hardware instalado no computador.

05 - Desabilite os bales de aviso do Windows XP:


Se voc deseja desabilitar aqueles "bales de aviso" que aparecem sempre que o Windows executa alguma funo especfica, faa o seguinte: v em Iniciar / Executar, digite regedit e v na chave HKEY_CURRENT_USER / Software / Microsoft / Windows / CurrentVersion / Explorer / Advanced. Clique no menu Editar, v em Novo / Valor DWORD, digite EnableBalloonTips e

pressione Enter em seu teclado. Se j houver essa varivel ali, altere o seu valor para 0 (zero). Reinicie o computador e os bales no sero mais exibidos pelo sistema.

06 - Como instalar o teclado ABNT2 no Windows XP:


No Windows XP a configurao do idioma e tipo de teclado no feito atravs do cone de teclado. Para fazer isso, v no Painel de Controle / Opes regionais e de idioma / Idiomas / Detalhes / Adicionar, escolha Portugus (Brasil) e Portugus (Brasil - ABNT2) nas opes e clique em OK.

07 - Entrando diretamente no Windows:


Caso somente voc esteja usando o computador e, por isso, o login no necessrio, voc pode desabilit-lo. Para isso, v em Iniciar / Executar, digite control userpasswords2 e clique em OK. Na guia Usurios, desative o item Os usurios devem entrar com um nome e senha para usar este computador e clique em Aplicar. Quando o sistema pedir um nome de usurio e uma senha, informe o usurio padro e digite uma senha (no deixe este campo em branco!). Aps isso, pressione OK, v em Iniciar / Configuraes Painel de Controle / Contas de Usurio, clique em Alterar o modo como usurios fazem logon ou logoff e desative os itens Use a tela de boas-vindas e Use a Troca Rpida de Usurio. Com isso, o Windows carregar mais rpido e no ser necessrio passar pela tela de login. Uma alternativa, instalar a ferramenta Tweak UI da Microsoft (ver o item 10 desta pgina) e ir em Logon / Autologon, habilitar a caixa Log on automatically at system startup, escolher um usurio e em Set Password informar uma senha.

08 - Recarrege o Explorer:
Algumas vezes, o executvel explorer.exe (que entre outras coisas, mantm a estrutura de janelas e a Barra de Tarefas funcionando) trava e a Barra de Tarefas (a barra onde se encontra o boto Iniciar) pra de responder ou some. Dependendo do caso, o prprio Windows executa novamente o explorer.exe e este reativa suas funcionalidades. Quando isso no ocorre, existe uma soluo fcil e que evita a necessidade de efetuar logoff ou de reiniciar: simplesmente pressione Ctrl mais Alt mais Del em seu teclado, v em Arquivo / Executar nova tarefa e digite explorer. O explorer.exe ser ento habilitado novamente.

09 - Menu Iniciar mais rpido:


possvel fazer com que o Menu Iniciar do Windows XP exiba seus itens mais rapidamente. Para isso, v em Iniciar / Executar, digite regedit e v em HKEY_CURRENT_USER / Control Panel / Desktop. Selecione MenuShowDelay na lista da direita e clique com o boto direito do mouse em cima. Agora, escolha Modificar e mude o valor para 0 (zero). Aps o computador inicializar, o menu Iniciar estar mais rpido.

10 - Faa alteraes no Windows XP atravs do Tweak UI


O Tweak UI faz parte dos programas chamados "Powertoys". Trata-se de um aplicativo desenvolvido pela Microsoft que permite uma srie de ajustes no Windows XP. possvel, por exemplo, configurar os recursos do mouse, alterar cones e caixas de dilogo, habilitar o logon automtico, mudar as opes do Painel de Controle e do menu Iniciar, entre outros. Por sua variedade de opes, o Tweak UI deve ser usado com cuidado para evitar danos. Seu download pode ser feito aqui. Para saber mais sobre os Powertoys para Windows XP, clique aqui.

01 - Desative o suporte do Windows XP a arquivos .zip:


O Windows XP veio com uma novidade interessante a muita gente: o suporte nativo a arquivos com extenso .zip. No necessrio usar nenhum programa adicional para abrir arquivos neste formato no XP. No entanto, se voc deseja desativar esse recurso, proceda da seguinte maneira: V em Iniciar / Executar e digite regsvr32 /u %windir%\system32\zipfldr.dll. Na prxima inicializao, o suporte a arquivos .zip no existir mais. Para habilitar novamente este recurso, v em Executar e digite regsvr32 %windir%\system32\zipfldr.dll.

02 - Atalhos rpidos para itens do desktop:


Clique com o boto direito do mouse sobre a barra de tarefas do Windows (a barra onde fica o boto Iniciar). Em seguida, selecione a opo Barra de Ferramentas e clique no item rea de trabalho. Ao lado do relgio do Windows, aparecer um boto chamado Desktop. Na seta desde boto, h atalhos para todos os itens que esto na rea de trabalho do Windows. Um recurso interessante para quem trabalha com muitas janelas abertas.

03 - Informaes do sistema num arquivo txt:


possvel obter informaes do sistema atravs de um arquivo txt. Para isso, v em Iniciar / Programas / Acessrios / Prompt de comando ou simplesmente v em Iniciar / Executar e digite cmd. Na tela que aparecer, digite systeminfo > infowester.txt. Agora v na pasta onde o arquivo foi salvo (essa informao aparece antes do campo onde voc pode digitar no prompt) e abr-o. O arquivo contm vrias informaes sobre o sistema e sobre o computador. Ao executar o comando, o arquivo txt pode ter o nome que voc quiser.

04 - Convertendo parties FAT32 em NTFS sem perder dados:


Voc pode ter comprado seu computador com o Windows XP j instalado. Se ele estiver usando uma partio em FAT32 e voc quiser converter para NTFS, faa o seguinte: v em Iniciar / Programas / Acessrios / Prompt de comando ou simplesmente v em Iniciar / Executar e digite cmd. Em seguida, digite convert c: /fs:ntfs. A letra c pode ser mudada para a partio desejada. A partir deste comando, o sistema comear o processo de converso. Esteja ciente que aps isso, no ser mais possvel voltar ao sistema de arquivos FAT32. Esta dica no muito recomendada se o Windows j possui vrios arquivos e programas instalados, uma vez que a converso pode trazer perda de desempenho. Essa dica tambm funciona no Windows 2000.

05 - Teclado virtual:
No meio da noite, voc est usando seu computador para finalizar um trabalho importante e no nervosismo, derruba caf no teclado. Certamente algumas teclas ou at o teclado parar de funcionar. Mas voc ainda pode conseguir finalizar seu trabalho. Com o mouse, v em Iniciar / Programas / Acessrios / Acessibilidade / Teclado Virtual. Uma imagem de um teclado aparecer na tela e voc poder clicar com o mouse nas teclas. O problema a lentido que voc ter para escrever, alm do fato de alguns acentos no estarem disponveis.

06 - Diminua o tamanho do cache no Internet Explorer:

Voc pode diminuir o tamanho do cache do Internet Explorer (em todas as verses do Windows). Para isso, v em Iniciar / Painel de Controle / Opes de Internet / Geral / Configuraes e em Espao em disco a ser usado, indique o tamanho que quiser.

07 - Destrave a impressora:
Algo que acontece com freqncia no Windows XP a impresso parar e voc no conseguir cancel-la. Um jeito para lidar com isso sem reiniciar o computador ir em Iniciar / Painel de Controle / Ferramentas Administrativas / Servios. Procure por Spooler de Impresso, clique com o boto direito do mouse sobre ele e escolha Parar. Agora, v em Iniciar / Configuraes / Impressoras e escolha impressora em questo. em Exibir, clique em Atualizar. Se a linha da impresso ainda estiver presente, simplesmente basta cancel-la.

08 - Abrir a pasta All Users do menu Iniciar:


No Windows 2000 e XP, possvel a cada usurio ter um menu Iniciar personalizado. No entanto, h alguns itens que existem no menu Iniciar de todos. Para tirar ou acrescentar um item, v em Iniciar e clique com o boto direito do mouse sobre Programas. Escolha Abrir a pasta All Users e faa as alteraes que quiser.

09 - Mude as letras das unidades de disco:


Voc pode mudar as letras das unidades de disco do seu computador. Para isso, v em Iniciar / Painel de Controle / Ferramentas Administrativas / Gerenciamento do Computador. esquerda, escolha o item Gerenciamento de disco. Na coluna que aparecer direita, selecione a unidade de disco desejada, clique com o boto direito do mouse sobre ela e escolha a opo Alterar a letra da unidade de disco. Agora voc pode escolher a letra que achar mais conveniente.

10 - Usando o Visualizador da rea de Transferncia:


O Visualizador da rea de Transferncia no existe mais no menu Iniciar do Windows XP, mas ele ainda est disponvel no sistema (com o nome de Visualizador da rea de Armazenamento). Para us-lo, v em em C:\Windows\System32 e crie um atalho para o programa clipbrd.exe na rea de Trabalho do Windows.

Anda mungkin juga menyukai