Anda di halaman 1dari 6

ARTROLOGIA

SISTEMA ARTICULAR (ARTROLOGIA) Articulao ou juntura a conexo entre duas ou mais peas esquelticas (ossos ou cartilagens). Essas unies no s colocam as peas do esqueleto em contato, como tambm permitem que o crescimento sseo ocorra e que certas partes do esqueleto mudem de forma durante o parto. Alm disto, capacitam que partes do corpo se movimentem em resposta a contrao muscular. Embora apresentem considerveis variaes entre elas, as articulaes possuem certos aspectos estruturais e funcionais em comum que permitem classific-las em trs grandes grupos: fibrosas, cartilagneas e sinoviais. O critrio para esta diviso o da natureza do elemento que se interpe s peas que se articulam.

Articulaes fibrosas
As articulaes nas quais o elemento que se interpe s peas que se articulam o tecido conjuntivo fibroso so ditas fibrosas (ou sinartroses). O grau de mobilidade delas, sempre pequeno, depende do comprimento das fibras interpostas. Existem trs tipos de articulaes fibrosas: sutura, sindesmose e gonfose. As suturas, que so encontradas somente entre os ossos do crnio, so formadas por vrias camadas fibrosas, sendo a unio suficientemente ntima de modo a limitar intensamente os movimentos, embora confiram uma certa elasticidade ao crnio. A maneira pela qual as bordas dos ossos articulados entram em contato varivel, reconhecendo-se suturas planas (unio linear retilnea ou aproximadamente retilnea), suturas escamosas (unio em bisel) e suturas serrteis (unio em linha denteada). No crnio, a articulao entre os ossos nasais uma sutura plana; entre os parietais, sutura denteada; entre o parietal e o temporal, escamosa. No crnio do feto e recm-nascido, onde a ossificao ainda incompleta, a quantidade de tecido conjuntivo fibroso interposto muito maior, explicando a grande separao entre os ossos e uma maior mobilidade. Estas reas fibrosas so denominadas fontculos (ou fontanelas). So elas que permitem, no momento do parto, uma reduo bastante aprecivel do volume da cabea fetal pela sobreposio dos ossos do crnio. Esta reduo de volume facilita a expulso do feto para o meio exterior. Na idade avanada pode ocorrer ossificao do tecido interposto (sinostose), fazendo com que as suturas, pouco a pouco, desapaream e, com elas, a elasticidade do crnio.

Nas sindesmoses os ossos esto unidos por uma faixa de tecido fibroso, relativamente longa, formando ou um ligamento intersseo ou uma membrana interssea, nos casos, respectivamente de menor ou maior comprimento das fibras, o que condiciona um menor ou maior grau de movimentao. Exemplos tpicos so a sindesmose tbio-fibular e a membrana interssea radio-ulnar. Gonfose a articulao especfica entre os dentes e seus receptculos, os alvolos dentrios. O tecido fibroso do ligamento periodontal segura firmemente o dente no seu alvolo. A presena de movimentos nesta articulao significa uma condio patolgica.

Articulaes cartilagneas
Nas articulaes cartilagneas o tecido que se interpe a cartilagem. Quando se trata de cartilagem hialina, temos as sincondroses; nas snfises a cartilagem fibrosa. Em ambas a mobilidade reduzida. As sincondroses so raras e o exemplo mais tpico a sincondrose esfeno-occipital que pode ser visualizada na base do crnio. Exemplo de snfise a unio, no plano mediano, entre as pores pbicas dos ossos do quadril, constituindo a snfise pbica. Tambm as articulaes que se fazem entre os corpos das vrtebras podem ser consideradas como snfise, uma vez que se interpe entre eles um disco de fibrocartilagem - o disco intervertebral.

Articulaes sinoviais
A mobilidade exige livre deslizamento de uma superfcie ssea contra outra e isto impossvel quando entre elas interpe-se um meio de ligao, seja fibroso ou cartilagneo. Para que haja o grau desejvel de movimento, em muitas articulaes, o elemento que se interpe s peas que se articulam um lquido denominado sinvia, ou lquido sinovial. Alm da presena deste lquido, as articulaes sinoviais possuem trs outras caractersticas bsicas: cartilagem articular, cpsula articular e cavidade articular. A cartilagem articular a cartilagem do tipo hialino que reveste as superfcies em contato numa determinada articulao (superfcies articulares), ou seja, a cartilagem articular a poro do osso que no foi invadida pela ossificao. Em virtude deste revestimento as superfcies articulares se apresentam lisas, polidas e de cor esbranquiada. A cartilagem articular avascular e no possui tambm inervao. Sua nutrio, portanto, principalmente nas reas mais centrais, precria, o que torna a regenerao, em caso de leses, mais difcil e lenta. A cpsula articular uma membrana conjuntiva que envolve a articulao sinovial como um manguito. Apresenta-se com duas camadas: a membrana fibrosa (externa) e a membrana sinovial (interna). A primeira mais resistente e pode estar reforada, em alguns pontos, por ligamentos , destinados a aumentar sua resistncia. Em muitas articulaes sinoviais, todavia, existem ligamentos independentes da cpsula articular e em algumas, como na do joelho, aparecem tambm ligamentos intraarticulares. A cavidade articular o espao existente entre as superfcies articulares, estando preenchido pelo lquido sinovial Ligamentos e cpsula articular tm por finalidade manter a unio entre os ossos,

mas alm disto, impedem o movimento em planos indesejveis e limitam a amplitude dos movimentos considerados normais. A membrana sinovial a mais interna das camadas da cpsula articular. abundantemente vascularizada e inervada, sendo encarregada da produo do lquido sinovial (sinvia), o qual tem consistncia similar a clara do ovo e tem por funes lubrificar e nutrir as cartilagens articulares. O volume de lquido sinovial presente em uma articulao mnimo, somente o suficiente para revestir delgadamente as superfcies articulares e localiza-se na cavidade articular. Alm destas caractersticas, que so comuns a todas articulaes sinoviais, em vrias delas encontram-se formaes fibrocartilagneas, interpostas s superfcies articulares, os discos e meniscos, de funo discutida: serviriam melhor adaptao das superfcies que se articulam (tornando-as congruentes) ou seriam estruturas destinadas a receber violentas presses, agindo como amortecedores. Meniscos, com sua caracterstica forma de meia lua, so encontrados na articulao do joelho. Discos so encontrados nas articulaes esternoclavicular e temporomandibular.

Movimentos das articulaes sinoviais


As articulaes fibrosas e cartilagneas tem um mnimo grau de mobilidade. Assim, a verdadeira mobilidade articular dada pelas articulaes sinoviais. Estes movimentos ocorrem, obrigatoriamente, em torno de um eixo, denominado eixo de movimento. A direo destes eixos ntero-posterior, ltero-lateral e longitudinal. Na anlise do movimento realizado, a determinao do eixo de movimento feita obedecendo a regra, segundo a qual, a direo do eixo de movimento sempre perpendicular ao plano no qual se realiza o movimento em questo. Assim, todo movimento realizado em um plano determinado e o seu eixo de movimento perpendicular quele plano. Os movimentos executados pelos segmentos do corpo recebem nomes especficos e aqui sero definidos, a seguir, apenas os mais comuns: flexo e extenso so movimentos angulares, ou seja, neles ocorre uma diminuio ou um aumento do ngulo existente entre o segmento que se desloca e aquele que permanece fixo. Quando ocorre a diminuio do ngulo diz-se que h flexo; quando ocorre o aumento, realizou-se a extenso, exceto para o p. Neste caso, no se usa a expresso extenso do p: os movimentos so definidos como flexo dorsal e flexo plantar do p. Os movimentos angulares de flexo e extenso ocorrem em plano sagital e, seguindo a regra, o eixo desses movimentos ltero-lateral. aduo e abduo que so movimentos nos quais o segmento deslocado, respectivamente, em direo ao plano mediano ou em direo oposta, isto , afastando-se dele. Para os dedos prevalece o plano mediano do membro. Os movimentos da aduo e abduo desenvolvem-se em plano frontal e seu eixo de movimento ntero-posterior. rotao que o movimento em que o segmento gira em torno de um eixo longitudinal (vertical). Assim, nos membros, pode-se reconhecer uma rotao medial, quando a face anterior do membro gira em direo ao plano mediano do corpo, e uma rotao lateral, no movimento oposto. A rotao feita em plano horizontal e o eixo de movimento, perpendicular a este plano vertical. circunduo, o resultado do movimento combinatrio que inclui a aduo, extenso, abduo, flexo e rotao. Neste tipo de movimento, a extremidade distal do segmento descreve um crculo e o corpo do segmento, um cone, cujo vrtice representado pela articulao que se movimenta.

Classificao funcional das articulaes sinoviais


O movimento nas articulaes depende, essencialmente, da forma das superfcies que entram em contato e dos meios de unio que podem limit-lo. Na dependncia destes fatores as articulaes podem realizar movimentos em torno de um, dois ou trs eixos. Este o critrio adotado para classific-las funcionalmente. Quando uma articulao realiza movimentos apenas em torno de um eixo, diz-se que monoaxial ou que possui um s grau de liberdade; ser bi-axial a que os realiza em torno de dois eixos (dois graus de liberdade); e tri-axial se eles forem realizados em torno de trs eixos (trs graus de liberdade). Assim, as articulaes que s permitem a flexo e extenso, como a do cotovelo, so mono-axiais; aquelas que realizam extenso, flexo, aduo e abduo, como a rdio-carpal (articulao do punho), so bi-axiais; finalmente, as que alm de flexo, extenso, abduo e aduo, permitem tambm a rotao, so ditas tri-axiais, cujos exemplos tpicos so as articulaes do ombro e do quadril.

Classificao morfolgica das articulaes sinoviais


O critrio de base para a classificao morfolgica das articulaes sinoviais a forma das superfcies articulares. Contudo, s vezes difcil fazer esta correlao. Alm disto, existem divergncias entre anatomistas quanto no s a classificao de determinadas articulaes, mas tambm quanto denominao dos tipos. De acordo com a Terminologia anatmica, os tipos morfolgicos de articulaes sinoviais so: plana, na qual as superfcies articulares so planas ou ligeiramente curvas, permitindo deslizamento de uma superfcie sobre a outra em qualquer direo. A articulao acromioclavicular (entre o acrmio da escpula e a clavcula) um exemplo. Deslizamento existe em todas as articulaes sinoviais mas nas articulaes planas ele discreto, fazendo com que a amplitude do movimento seja bastante reduzida. Entretanto, deve-se ressaltar que pequenos deslizamentos entre vrios ossos articulados permitem aprecivel variedade e amplitude de movimento. isto que ocorre, por exemplo, nas articulaes entre os ossos curtos do carpo e do tarso. gnglimo, ou dobradia, sendo que os nomes referem-se muito mais ao movimento (flexo e extenso) que elas realizam do que forma das superfcies articulares. A articulao do cotovelo um bom exemplo de gnglimo e a simples observao mostra como a superfcie articular do mero, que entra em contato com a ulna, apresenta-se em forma de carretel. Todavia, as articulaes entre as falanges tambm so do tipo gnglimo e nelas a forma das superfcies articulares no se assemelha a um carretel. Este um caso concreto em que o critrio morfolgico no foi rigorosamente obedecido. Realizando apenas flexo e extenso, as articulaes sinoviais do tipo gnglimo so mono-axiais. trocide, na qual, as superfcies articulares so segmentos de cilindro e, por esta razo, cilindrides talvez fosse um termo mais apropriado para design-las. Estas articulaes permitem rotao e seu eixo de movimento, nico, vertical: so monoaxiais. Um exemplo tpico a articulao rdio-ulnar proximal (entre o rdio e a ulna) responsvel pelos movimentos de pronao e supinao do antebrao. Na pronao ocorre uma rotao medial do rdio e, na supinao, rotao lateral. Na posio de descrio anatmica o antebrao est em supinao.

condilar, cujas superfcies articulares so de forma elptica. Elipside seria talvez um termo mais adequado. Estas articulaes permitem flexo, extenso, abduo e aduo, mas no a rotao. Possuem dois eixos de movimento, sendo portanto biaxiais. A articulao rdio-carpal (ou do punho) um exemplo. Outros so a articulao temporomandibular (ATM) e as articulaes metacarpofalngicas. selar, na qual a superfcie articular de uma pea esqueltica tem a forma de sela, apresentando concavidade num sentido e convexidade em outro, e se encaixa numa segunda pea onde convexidade e concavidade apresentam-se no sentido inverso da primeira. A articulao carpo-metacrpica do polegar exemplo tpico. interessante notar que esta articulao permite flexo, extenso, abduo, aduo e rotao (conseqentemente, tambm circunduo) mas classificada como bi-axial. O fato justificado porque a rotao isolada no pode ser realizada ativamente pelo polegar sendo s possvel com a combinao dos outros movimentos. esferide, que apresenta superfcies articulares que so segmentos de esferas e se encaixam em receptculos ocos. O suporte de uma caneta de mesa, que pode ser movimentado em qualquer direo, um exemplo no anatmico de uma articulao esferide. Este tipo de articulao permite movimentos em torno de trs eixos, sendo portanto, tri-axial. Assim, a articulao do ombro (entre o mero e a escpula) e a do quadril (entre o osso do quadril e o fmur) permitem movimentos de flexo, extenso, aduo, abduo, rotao e circunduo.

Complexidade de organizao
Quando apenas dois ossos entram em contato numa articulao sinovial diz-se que ela simples (por exemplo, a articulao do ombro); quando trs ou mais ossos participam da articulao ela denominada composta (a articulao do cotovelo envolve trs ossos: mero, ulna e rdio).

Inervao
As articulaes sinoviais so muito inervadas. Os nervos so derivados dos que suprem a pele adjacente ou os msculos que movem as articulaes. As terminaes nervosas sensveis a dor so numerosas na membrana fibrosa da cpsula e nos ligamentos e so sensveis ao estiramento e toro destas estruturas. Contudo, o principal tipo de sensibilidade a propriocepo. Das terminaes proprioceptoras da cpsula - fusos neurotendneos - partem impulsos que interpretados no sistema nervoso central informam sobre a posio relativa dos ossos da articulao, do grau e direo de movimento. s vezes, essas informaes so inconscientes, e atuam ao nvel da medula espinal para controle dos msculos que agem sobre a articulao.

Anda mungkin juga menyukai