Anda di halaman 1dari 7

Estados Unidos e o Fardo do Homem Branco

Em 1899, o poeta Rudyard Kipling, de volta Inglaterra depois de uma demorada estada nos Estados Unidos, publicou um poema que teve enorme impacto naquela poca e que at hoje ainda repercute. Intitulava-se The white man burden, O Fardo do Homem Branco, que ficou na histria como um chamamento conquista imperialista do mundo pelos americanos e europeus em geral. Para Kipling, o domnio do planeta era uma misso que todos os homens brancos deviam assumir, como um fardo, uma obrigao dos civilizados do mundo para com a parte que consideravam selvagem ou brbara.

O problema filipino
Tio Sam, ambicioso, abraa o

O alvoroo comeou em Manila, capital das Ilhas Filipinas, em 4 de fevereiro de 1899, mundo quando o povo local insurgiu-se contra os norte-americanos. Os filipinos souberam que, pelo Tratado de Paris de 1898, eles simplesmente haviam trocado de dono. Ou, seno, comprados, pois os americanos indenizaram os antigos senhores com $ 20 milhes de dlares. Assinado pelo Reino da Espanha, derrotado pelos Estados Unidos na guerra daquele ano, o documento, retificado pelo congresso norte-americano em 6 de fevereiro de 1899, apenas confirmava a sada dos espanhis vencidos das suas antigas possesses coloniais e a chegada dos ianques vitoriosos. As tropas americanas, que recm-recompunham-se da guerra que haviam travado contra os espanhis em Cuba, Porto Rico e nas Filipinas, no hesitaram em abrir fogo contra uma multido de filipinos em fria. Consta que, no final do motim urbano, trs mil mortos e feridos amontoaram-se pelas ruas e sarjetas de Manila. O Chicago Tribune, comentando o episdio, assegurou entretanto que "O massacre de Manila foi necessrio, se bem que no glorioso. A populao inteira dos Estados Unidos justificou a conduta do nosso exrcito em Manila porque somente com a represso violenta dos filipinos a nossa posio poderia ser mantida. Ns somos os fiadores da civilizao e da paz em todas as ilhas".

Tropas americanas reprimem filipinos, 1899

Embaraos de conscincia
A guerra contra a Espanha - declarada pelos Estados Unidos em 1898, em seqncia revolta dos cubanos contra o domnio colonial ibrico e exploso do encouraado Maine na baa de Havana -, nunca fora uma unanimidade entre os cidados americanos. Havia naquela poca no pas uma forte tradio democrtica antiimperialista que vinha dos tempos do apelo de Henry Thoreau desobedincia civil, quando se dera a guerra contra o Mxico (1846-48). Desta vez, porm, a oposio a que os Estados Unidos assumissem uma posio abertamente imperialista chegou a se organizar num movimento significativo: a Anti-imperialist League, a Liga antiimperialista, fundada, entre outros, por Oswald Garrison Villard, em Boston, em novembro de 1898. Em breve, somou-se a ela a honorvel Society for Ethical Culture, a Sociedade por uma Cultura tica, instituio liberal criada bem antes, em 1876, e que na poca da guerra contra a Espanha era conduzida por Felix Adler, de Nova Iork, e por William M. Salter, de Chicago.

O.G.Villard, pacifista antiimperialista

Contra o tratado de Paris


A primeira demanda dos antiimperialistas foi encaminhar um documento com 50 mil assinaturas para que o Senado repudiasse o tratado (no final, aprovado com a maioria de 61 x 29). A polmica dominou os jornais americanos. A recente poltica colonial assumida pelo governo norte-americano, o que implicava no domnio de um povo sobre outro, no comprometeria, questionavam os crticos, os ideais mais profundos dos Estados Unidos, identificados com o autogoverno numa sociedade de

homens livres? Por acaso, o tratado, no configurou-se um evidente caso de usurpao da liberdade, visto que os cubanos e os filipinos haviam pego em armas bem antes da interveno americana e, no final, viram-se esbulhados em suas legtimas intenes?

Canho da marinha americana na guerra contra os espanhis

O imperialismo benigno
Os que advogavam a causa do imperialismo diziam que dificilmente cubanos ou filipinos poderiam manter a independncia das suas ptrias por algum tempo. Habitantes de ilhas indefesas, tanto Cuba como as Filipinas cairiam fatalmente no controle de algum outro poder imperial qualquer. Por que ento no permanecer nas mos dos Estados Unidos, j que suas tropas j estavam l acampadas? Devia-se ser realista. Alm ponderaram, as instituies Tio Sam dando remdio colonial disso, democrticas eram atributos de povos a um nativo evoludos, civilizados. Como imaginar que nativos primitivos, "meio-crianas, meio-diabos", como os definiu Kipling, poderiam ambicionar um regime assim? As raas escuras ou mestias que povoavam aquelas ilhas seriam favorecidas por uma boa e honesta administrao do homem branco, que introduziria entre eles costumes de higiene e padres mais elevados de cultura. Talvez, mais tarde, com a evoluo natural das coisas, eles, os nativos, pudessem vir a alcanar um sistema representativo autnomo, mas no naquele momento. Um dos mais estridentes dos porta-vozes da poltica imperialista, o senador Albert Beveridge sintetizou esse sentimento irreprimvel de conquista dizendo: " As Filipinas so nossas para sempre... Ns no vamos renunciar da nossa parte na misso da nossa raa... confiante em Deus, de civilizar o mundo."

O fardo do Homem Branco


Alcanado pela polmica que, atravessando o Atlntico, o pegou em Londres, Rudyard Kipling, que vivera alguns anos em Vermon, nos Estados Unidos, resolveu compor um poema especialmente para a ocasio. Intitulou-o The white mans burden, o fardo do homem branco imediatamente reproduzido no McClures Magazine dos Estados Unidos em fevereiro de 1899 - onde, em sete estrofes, exortou os norteamericanos, tal como os ingleses, de quem eles descendiam, a assumirem R.Kipling, edulcorou o imperialismo o seu papel histrico de povo imperialista. "Enviem para l", para as colnias, conclamou ele, "os melhores de vocs. Dem seus filhos para o exlio para que eles sirvam s necessidades dos cativos, mantendo-os, tal povo confuso e selvagem, nos arreios". Que eles tivessem pacincia em suportar e travar "as selvagens guerras pela paz", pois este o fardo do homem branco. E, como agradecimento por esses anos todos de sacrifcio, frios, disse ele,

apenas contem com a opinio judiciosa dos seus pares. Kipling, dessa forma, transformava as conquistas coloniais na grande misso da raa caucasiana, tarefa nobre da qual ela bem pouco poderia esperar algo em troca - visto que era um fardo que a Providncia determinara que os brancos assumissem. Simbolicamente, ele metamorfoseava uma poltica de agresses e rapinas praticadas pelos europeus colonialistas, numa incumbncia to meritria como a de Atlas, o tit grego punido por Zeus para sustentar o mundo s costas.

A polmica se acirra
Os argumentos de Kipling foram praticamente os mesmos de Salter, o influente lder da Sociedade por uma Cultura tica, que, naquele momento, ainda posicionava-se pr-imperialismo. que com a vitria sobre a Espanha, ponderou ele, os Estados Unidos assumiram uma responsabilidade perante os filipinos, propondo ele um protetorado sobre as ilhas com a tarefa de educ-los para formarem um governo independente no futuro. William James, o famoso escritor, em correspondncia privada com Salter, que era seu cunhado, repreendeu-o dizendo-lhe que um imperialismo benevolente, quase altrusta, no deixava de ser um imperialismo, e que aquela viso otimista de Salter era impossvel de se realizar na prtica. O controle das Filipinas, insistiu James, fatalmente resultaria em guerra, em destruio, no acirramento das rivalidades internacionais, militarismo e no fim das reformas progressistas domsticas (naquela ocasio, na dcada de 1890, os Estados Unidos passavam pela chamada Era das Reformas, que lutavam por reduzir o poder dos trustes e dos chamados bares ladres). De fato, a maioria dos defensores da poltica das reformas converteram-se em ardentes antiimperialistas, entre eles William J. Bryan, um excepcional orador de Nebraska que lanou-se candidatura presidncia dos Estados Unidos em 1896 e em 1900.

W.Bryan e W.James, juntos como antiimperialistas

Guerra nas Filipinas


Entrementes, os filipinos, frustrados pelo fracasso do levante de Manila, especialmente depois de repudiarem a exigncia de jurar fidelidade aos americanos, passaram a organizar-se em guerrilhas. Em inmeras ilhas do arquiplago, focos de resistncia coordenados por Emilio Aguinaldo, um lder filipino que teve um papel similar ao de Jos Mart em Cuba, alaram-se contra as guarnies americanas. Um dos motivos da rebelio era a exigncia dos novos ocupantes de que os povoados e aldeias deveriam pagar taxas a ttulo de impostos. No demorou para que os chefes militares, esquecendo-se da proposta da benevolent assimilation, a "assimilao benevolente", recomendada pelos E. Aguinaldo, lder filipino imperialistas humanitrios que cercavam o presidente William McKinley, ordenassem uma represso brutal contra os filipinos.

Matem e queimem!

Filipinos vitimas da represso, 1899

O general Jacob Smith, apelidado de Jake Howling (o uivante Jake), comandante militar das Filipinas, no deixou que pairassem duvidas nas mentes dos seus subordinados: kill and burn, "matem e queimem!" - foi sua clebre ordem. Quando as tropas entraram na insurgida provncia de Samar, recomendou que agissem de tal modo que os nativos locais regredissem para uma howling wilderness, a uma "selvageria uivante". Os mtodos operacionais aplicados por ele nas Filipinas - esta "guerra esquecida" dos norte-americanos, fizeram com que muitos historiadores apontassem-na como a precursora das atrocidades cometidas na Guerra do Vietn, praticadas 60 anos depois. Uma comoo varreu os Estados Unidos quando os jornais souberam que uma outra determinao do general Jacob Smith fora de que seus soldados deveriam kill every one over ten, isto , matar os filipinos que tivessem idade acima dos dez anos! Exasperada com a resistncia ocupao, a Comisso Filipina, composta por autoridades americanas, decidiu criminalizar os que se opunham com armas ao domnio ianque.

Criminalizando a resistncia
Em 1903 anunciou-se o The Bandolerismo Statute, pelo qual o guerrilheiro filipino era classificado como um bandido, desobrigando as autoridades americanas de qualquer considerao ou comiserao para com eles. Para esvaziar o movimento armado do apoio aldeo, os norte-americanos criaram ento os campos dos reconcentrados, locais previamente escolhidos onde obrigavam os camponeses, arrancados das suas paragens, a permanecer pela fora. Ttica de contra-insurgncia que tambm considerou-se uma antecipao das Combatentes chamadas "aldeias estratgicas" impostas bandidos aos indochineses durante a Guerra do Vietn.

filipinos

reduzidos

Reprimindo os muulmanos

Apesar do presidente Theodore Roosevelt, celebrando o incio do seu mandato, ter dado a guerra filipina por encerrada em 1902, e de Aguinaldo ter sido capturado um ano antes, em maro de 1901, os combates ainda continuaram por mais onze anos. Um dos mais terrveis episdios dessa guerra colonial, a mais longa que os Estados Unidos enfrentaram em toda a sua histria (estendeu-se de 1899 a 1916), ocorreu na batalha de Bud Dajo, que, na verdade, foi uma campanha de massacre contra a populao civil da pequena ilha de Sulu, ao sul do arquiplago filipino. Os muulmanos filipinos, chamados de moros (mouros), apesar de serem minoria - eram largamente majoritrios na rea O sulto Jamal Kiram II, da ilha de Mindanao e adjacncias -, esperavam liderou a resistncia dos que com a chegada dos americanos lhes fosse moros assegurado um estatuto especial. Queriam autonomia e total separao da parte catlica do arquiplago, com quem estavam quase sempre em desacerto. Nada disso, entretanto, obtiveram. Os americanos, em nome da integridade poltica filipina, ao ocuparem a Mourolndia (como se chamava a regio autnoma dos muulmanos), trataram logo de aplicar as exaes fiscais sobre a populao local. Deu-se ento, em repulsa aos impostos, a insurreio dos tuasugs, como os habitantes daquelas ilhas se chamavam, liderada pelo sulto de Jolo, Jamalul Kiram II. O general Bates, encarregado pelo governo de convencer o sulto a aceitar o domnio americano, altercando-se com o chefe nativo, disse-lhe que estranhava a negativa dele em aceitar a proteo de uma nao "to rica e poderosa" como eram os Estados Unidos da Amrica. O sulto respondeu-lhe com uma outra pergunta: "Por que", indagou ele, "sendo o seu pas to rico e poderoso, ele deseja tomar um lugar como o nosso?"

O massacre de Bud Dajo


No alto da ilha Sulu, imponente, estava o vulco Dajo (Bud Dajo), local escolhido pelos tuasugs para se defenderem das tropas americanas desembarcadas, comandadas pelo coronel J. W. Duncan, que foram enviadas para reprimi-los. Os nativos, armados com lanas e espadas de madeira e mais alguns trabucos, imaginaram poder enfrent-las por um bom tempo ocupando a cratera do vulco extinto, atrs de uma cerca de bambus. Apoiados por peas de artilharias e mais um barco de guerra que estava ancorado perto do litoral, trs colunas de soldados americanos, num total de 790 homens, subiram em direo ao Bud Dajo. As ordens do general Leonard Woods eram "matem ou capturem esses selvagens". O coronel Duncan, porm, principiando o ataque no dia 5 de maro de 1906, as reservou para o assalto final baioneta. Enquanto isso, um surtido fogo de artilharia, disparado a curta distncia, dizimou com os resistentes. Os moros haviam levado junto suas famlias, o que fez com que as exploses e estilhaos que choveram sobre eles ceifassem a vida das mulheres e das crianas que estavam dentro da cratera. Depois de dois dias de bombardeio, 900 corpos foram contados dentro do matadouro que virara o Bud Dajo. Na contagem final viu-se que somente seis deles sobreviveram.

Americanos contra muulmanos

Reprimindo os muulmanos
Apesar do presidente Theodore Roosevelt, celebrando o incio do seu mandato, ter dado a guerra filipina por encerrada em 1902, e de Aguinaldo ter sido capturado um ano antes, em maro de 1901, os combates ainda continuaram por mais onze anos. Um dos mais terrveis episdios dessa guerra colonial, a mais longa que os Estados Unidos enfrentaram em toda a sua histria (estendeu-se de 1899 a 1916), ocorreu na batalha de Bud Dajo, que, na verdade, foi uma campanha de massacre contra a populao civil da pequena ilha de Sulu, ao sul do arquiplago filipino. Os muulmanos filipinos, chamados de moros (mouros), apesar de serem minoria - eram largamente majoritrios na rea da ilha de Mindanao e adjacncias -, esperavam O sulto Jamal Kiram II, que com a chegada dos americanos lhes fosse liderou a resistncia dos assegurado um estatuto especial. Queriam moros autonomia e total separao da parte catlica do arquiplago, com quem estavam quase sempre em desacerto. Nada disso, entretanto, obtiveram. Os americanos, em nome da integridade poltica filipina, ao ocuparem a Mourolndia (como se chamava a regio autnoma dos muulmanos), trataram logo de aplicar as exaes fiscais sobre a populao local. Deu-se ento, em repulsa aos impostos, a insurreio dos tuasugs, como os habitantes daquelas ilhas se chamavam, liderada pelo sulto de Jolo, Jamalul Kiram II. O general Bates, encarregado pelo governo de convencer o sulto a aceitar o domnio americano, altercando-se com o chefe nativo, disse-lhe que estranhava a negativa dele em aceitar a proteo de uma nao "to rica e poderosa" como eram os Estados Unidos da Amrica. O sulto respondeu-lhe com uma outra pergunta: "Por que", indagou ele, "sendo o seu pas to rico e poderoso, ele deseja tomar um lugar como o nosso?"

Contra os fanticos muulmanos


Sabedor do massacre, Mark Twain comps uma notvel pea satrica contra a ocupao americana das Filipinas (Comments on the Killing of 600 Moros, 1906), o que de modo algum impediu que, transcorridos sete anos daquela tragdia, na semana de 11 a 16 de junho de 1913, o general John Pershing, a repetisse. Desta vez o extermnio deu-se no Bud Bagsak, situado na ilha Lati, onde as baionetas e os balaos dos americanos mataram dois mil moros (entre eles 196 mulheres e 340 crianas), terminado em definitivo com a resistncia filipina. Como

detalhe da cruel psicologia adotada por Pershing, apelidado de Black Jak, no esmagamento do que ele denominou de "fanticos muulmanos", ele ordenara que seus soldados engraxassem suas balas em gordura de porco para que assim os nativos mortos no pudessem entrar no cu islmico.

O general L. Wood, o repressor de Jolo, e o general J.Pershing, o "pacificador" da Mourolndia

Guerras sem fim


Se bem que o sentimento antiimperialista chegara a seduzir por uns tempos o presidente Woodrow Wilson (governou de 1912 a 1920), um intelectual humanista de Princeton, os acontecimentos que levaram ecloso da guerra de 1914 fizeram com que ele tambm se engajasse no destrutivo conflito e abraasse a causa das conquistas. Em abril de 1917, ele declarou guerra s potncias centrais invocando a necessidade de fazer o mundo "um lugar seguro para a democracia". E, desde aquela poca, como bem previra William James, os Estados Unidos nunca mais pararam de envolver-se em guerras, em rivalidades internacionais, destruies, A guia americana com os canhes, e saques, atrocidades, e demais coisas a marinha domina o mundo desagradveis que, inevitavelmente, acompanham aqueles que decidiram assumir o fardo do Homem Branco.

Anda mungkin juga menyukai