Anda di halaman 1dari 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARABA UEPB CENTRO DE CINCIAS BIOLOGICAS E DA SADE CCBS DEPARTAMENTO DE FARMCIA CURSO: FARMCIA GENERALISTA DOCENTE:

E: DAUCI PINHEIRO RODRIGUES DISCENTE: HIARLY GONALVES DOS SANTOS MATRCULA: 092130720 COMPONENTE CURRICULAR: FSICO-QUMICA EXPERIMENTAL

PR- RELATRIO SOBRE DETERMINAO DA ORDEM DE REAO ENTRE TIOSSULFATO DE SDIO E CIDO CLORDRICO - MTODO DE VELOCIDADE INICIAL

Campina Grande-PB, 2011

1- Faa uma distino clara entre velocidade de reao, equao de velocidade e constante de velocidade. Velocidade de uma reao qumica o aumento na concentrao molar do produto por unidade de tempo ou o decrscimo na concentrao molar do reagente na unidade de tempo. Constante da velocidade (k) uma constante de proporcionalidade que relaciona velocidade e concentrao. Tem valor constante a uma temperatura e varia com a temperatura Equao de velocidade (lei da velocidade) uma equao que relaciona a velocidade de uma reao com a concentrao dos reagentes elevadas em certos expoentes.

2- Diga corretamente o que uma lei de velocidade. Lei da velocidade uma equao que relaciona a velocidade de uma reao com a concentrao dos reagentes elevadas em certos expoentes. Para uma reao qumica geral: aA + bB cC + Dd

A seguinte lei da velocidade obtida: Velocidade = k [A]m [B]n

Onde m e n so os expoentes dos reagentes e so determinados experimentalmente. Os valores de m e n so as ordens da reao qumica, portanto esta reao de ordem m em relao ao reagente A e de ordem n em relao ao reagente B, e de ordem (m + n) para a reao total.

3- O que entende por ordem de uma reao? Ordem de uma reao a soma dos expoentes de concentrao, que se apresentam na Lei Experimental da Velocidade.

4- Discuta alguns fatores que alteram a velocidade de uma reao. Fatores que afetam a velocidade de uma reao qumica:

Concentrao dos reagentes. Geralmente quanto mais concentrado mais rpido a velocidade. Existem excees a esta regra; Temperatura. Normalmente a velocidade das reaes aumenta com o aumento da temperatura. Um aumento de 10C chega a dobrar a velocidade de uma reao;

Estado fsico dos reagentes. Normalmente a velocidade segue esta ordem: gases >solues > lquidos puros > slidos. Devido ao aumento da superfcie especfica;

Presena (concentrao e forma fsica) de um catalisador ou inibidor. Catalisador acelera e inibidor diminui a velocidade de uma reao qumica; Luz. A presena de luz de certo comprimento de onda tambm pode acelerar certas reaes qumicas.

5- Quais os mtodos de tratamento de dados cinticos experimentais? Comente sobre eles. Mtodo integral est baseado na integrao da expresso de velocidade de reao. O procedimento geral consiste em se propor uma equao cintica, integra-se esta equao proposta para obter uma equao que relacione a composio da mistura reagente em funo do tempo. A consistncia desta equao resultante pode ser avaliada atravs de procedimentos grficos, os quais nada mais so do que a utilizao do mtodo das tentativas e erros. Mtodo diferencial est baseado na diferenciao dos dados experimentais da concentrao em juno do tempo. Mtodo da velocidade inicial, freqentemente usado em conjunto com o mtodo de isolamento. Ele consiste em medir a velocidade no incio da reao para vrios valores de concentrao inicial dos reagentes. Mtodo do isolamento, as concentraes de todos os reagentes, exceto a de um deles, so adicionados em excesso, de tal forma que, essas espcies praticamente no variam durante o processo, ou seja, elas podem ser consideradas constantes.

6- Comente sobre a dependncia da velocidade de reao com a temperatura. Quando se eleva a temperatura de uma reao qumica velocidade de formao do produto aumenta. Do ponto de vista termodinmico, aumentando a temperatura aumenta a energia cintica mdia das molculas reagentes. De acordo com a teoria das colises, este aumento de temperatura aumenta a energia de impacto da coliso a qual faz com que aumente a probabilidade de mais molculas excederem a energia de ativao, produzindo mais produtos a um aumento da velocidade. Em outras palavras, aumentando a temperatura da reao qumica em 10 graus, a velocidade dobra devido ter dobrado a constante da velocidade.

Anda mungkin juga menyukai