Anda di halaman 1dari 15

146 A FAMLIA E O CUIDADO EM SADE MENTAL

Gisele Santin
Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC - Brasil

Teresinha Eduardes Klafke


Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC - Brasil

Resumo Este trabalho discorre sobre o cuidado com o portador de sofrimento psquico dentro do seu ambiente familiar. Ser realizada uma breve reviso terica sobre a reforma psiquitrica e o papel da famlia como cuidadora, sendo abordados aspectos como a sobrecarga e as dificuldades encontradas pelas famlias; as redes de apoio e o suporte aos familiares; o impacto causado pela doena mental na famlia, entre outros. O texto tem como pano de fundo a experincia do Grupo de Familiares existente no Centro de Ateno Psicossocial (CAPS I) de uma cidade de pequeno porte do interior do estado do Rio Grande do Sul. Palavras-chave: Cuidado. Famlia. Sade Mental. Introduo Com os avanos das Reformas Sanitria e Psiquitrica no Brasil, muitas mudanas vm ocorrendo no setor sade. No campo da sade mental, certamente a maior conquista o processo de desinstitucionalizao do portador de sofrimento psquico e a gradual implementao de servios de sade em meio aberto, como os CAPS, os Hospitais-dia e os Residenciais Teraputicos. A partir dessa reformulao, os sujeitos que antes viviam enclausurados nos hospitais psiquitricos, agora podem contar com um tratamento mais prximo de seus familiares e da comunidade onde vivem.

Barbari, Santa Cruz do Sul, n. 34, jan/jul. 2011

147 Porm, nossa sociedade, bem como as famlias, esto pouco preparadas e amparadas para acolher o portador de sofrimento psquico, havendo ainda uma lacuna entre o cuidado que se tem e o cuidado que se almeja ter em sade mental. Por outro lado, muitos so os esforos empreendidos pelos servios e pelos profissionais da sade na busca por reverter a lgica de ateno sade mental arraigada na nossa cultura, em que prevaleceu por muitos anos, a excluso e o preconceito. Ao mesmo tempo em que o mundo muda sua forma de ver e de se relacionar com a loucura, tambm o papel da famlia na sociedade tambm passa por inmeras transformaes. Muda a forma de se pensar a implicao da famlia no aparecimento da doena mental, uma vez que a literatura atual sobre o tema coloca a famlia tanto como a grande causadora do adoecimento psquico quanto como potente meio de cuidado e melhora.

Uma breve apresentao do Processo de Reforma Psiquitrica O sistema manicomial constituiu-se com base num modelo hospitalocntrico que visava a tratar os chamados doentes mentais. Esse modelo foi produzido pelo discurso mdico que adotava como prtica de tratamento dos pacientes o eletrochoque, a convulsoterapia, entre outros. Segundo Foucault (1999), o discurso mdico designava a loucura como anormalidade e desrazo. Assim, foram criados hospitais psiquitricos para conter e tratar os sujeitos acometidos pela doena mental, o que era visto como uma forma de proteo sociedade, uma vez que os loucos eram percebidos como ameaa. A loucura como anormalidade e o aparato manicomial como objeto da razo permaneceram por quase dois sculos. No sculo XX manifestaes de crticos passaram a questionar o tratamento destinado aos doentes mentais e o sistema manicomial. As maiores crticas aconteceram diante do poder mdico e de suas prticas de excluso do sujeito. Vasconcelos (2002, p. 49-50) diz que era necessrio uma reviso dos paradigmas, que reduziram e aprisionaram a loucura como objeto de um saber exclusivamente mdico e a superao das formas assistenciais segregadoras, dentro do sistema pblico de sade, que desrespeitam a cidadania do louco. Dessa forma, surgiram movimentos a favor da reforma psiquitrica, que queriam novas formas de tratamento doena mental, inserindo os doentes na sociedade. A partir desses movimentos, novos discursos e novas prticas passaram a sustentar a relao da loucura com a sociedade.

Barbari, Santa Cruz do Sul, n. 34, jan/jul. 2011

148 Segundo Vasconcelos (2002), a reforma psiquitrica busca transformar o paradigma de saber da sade mental e a assistncia prestada nessa rea. Como os hospitais psiquitricos produziram efeitos antiteraputicos, foram adotadas novas estratgias, como servios comunitrios que atendem s demandas psicolgicas e sociais do usurio em crise. Para esse autor o objetivo da reforma renovar os cuidados prestados em sade mental. A sociedade est sendo convidada a refletir e a reconstruir os (pr) conceitos diante da doena mental. Nesse contexto, existem grandes modificaes como a participao dos familiares no tratamento, quando discutem, trocam informaes com a equipe e com outros familiares e participam/organizam encontros para discutir temas de sade mental. A nova lgica de ateno sade mental requer compreender o sujeito como um todo, como um ser que sofre, que enfrenta momentos desestabilizadores, como separao, luto, perda de emprego, carncia afetiva, entre outros problemas cotidianos que podem lev-lo a procurar ajuda. Dessa forma, este modelo deve prestar uma ateno sade voltada integrao social do sujeito, procurando mant-lo em seu contexto familiar e comunitrio. Assim, famlia e comunidade servem como suporte fundamental para que o sujeito crie vnculos, produzindo novos modos de viver em sociedade revertendo o modelo manicomial. Tendo em vista a organizao e o funcionamento dos servios de sade propostos pelo SUS, os Centros de Ateno Psicossocial (CAPS) constituem uma poltica de reorientao da ateno sade mental em nvel nacional, estando diretamente interligada com os governos municipais e estaduais. De acordo com o Ministrio da Sade (BRASIL, 2004), o CAPS um servio de sade aberto e comunitrio que faz parte da rede que compe o Sistema nico de Sade (SUS), tendo como usurios pessoas que sofrem de psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e persistncia da doena justificam sua permanncia num centro que possibilite cuidado intensivo, interao com os demais pacientes e promoo da vida integrativa na sociedade. O processo de Reforma Psiquitrica tem avanos e limitaes, enfrentando obstculos diante da desconstruo do modelo manicomial. As principais mudanas geradas pela implantao dos novos servios de ateno sade mental esto relacionadas com a cidadania dos usurios, a valorizao da insero dos familiares no tratamento e o processo de desmistificao da loucura junto comunidade.

Barbari, Santa Cruz do Sul, n. 34, jan/jul. 2011

149

Algumas consideraes sobre a famlia e a doena mental Para falar sobre o cuidado em sade mental no mbito familiar imprescindvel que se faa uma apresentao da famlia moderna. Segundo Beltrame e Bottoli (2010), a famlia moderna constitui-se atravs do progresso da vida privada, ou seja, a famlia assume um espao maior em detrimento da sociedade. Assim, importante considerar que, a relao da famlia com o portador de transtorno mental historicamente construda (ROSA 2003, p. 28), sendo que nem sempre foi vista como uma instituio capaz de acolher e cuidar de um familiar que adoece mentalmente. Nas sociedades pr-capitalistas, o cuidado com o louco era remetido famlia; na sua inexistncia, o louco tornava-se uma questo pblica, de justia ou de deliberao do rei (CASTEL, 1978 apud ROSA, 2003). J no sculo XX, com as transformaes e os avanos de saberes como a psicanlise e o movimento de higiene mental, a famlia vista de modo negativo, sendo culpabilizada pelo surgimento de um portador de transtorno mental (ROSA, 2003). Com a culpabilizao da famlilia, em relao ao adoecimento psquico, ocorre que o saber psiquitrico, cada vez mais, procura afastar o paciente do ambiente familiar. Assim, ganham fora as instituies psiquitricas e a cultura do isolamento social do portador de sofrimento psquico. Melman (2008) aponta outra justificativa para o procedimento de isolamento, considerando tambm necessrio proteger a famlia da loucura e prevenir uma possvel contaminao dos demais membros. De uma forma ou outra, a famlia entra para o rol das intervenes dos especialistas. Esse movimento se intensifica no sculo XX, principalmente com influncia das teorias freudianas, que destacam a importncia das relaes familiares sobre o psiquismo dos sujeitos (ROSA, 2003).
Ao penetrar no universo familiar, identificam na determinao da doena ou das disfunes a maneira como os pais conduzem a educao dos seus filhos. A ao psiquitrica tendia a culpabilizar os pais pelas inadequaes do comportamento da criana, orientando sua interpretao de conduta para a m educao ou para a doena (ROSA, 2003, p. 59).

Barbari, Santa Cruz do Sul, n. 34, jan/jul. 2011

150 Conforme a mesma autora, nos anos de 1950, a interveno na famlia passa a ocorrer pela observao sistemtica, pela pesquisa e pela interveo direta em seu meio, onde ganham destaque as investigaes sobre o papel da me. Alguns autores tambm comeam a dar importncia para a funo da patologia dentro do grupo familiar. O portador de transtorno mental passa a ser o paciente identificado, ou seja, o porta-voz da enfermidades de toda a famlia.

Cada vez mais, o portador de transtorno mental visibilizado em seu papel positivo, como um agente catalizador que adoece para proteger o grupo familiar, mantendo sua homeostase, ou invalidado, rotulado e alado a bode expiatrio com a mesma finalidade, impedindo que se processem mudanas nos padres de relacionamento do grupo (ROSA, 2003, p. 61).

Os estudos sobre famlia ganham grande visibilidade na dcada de 1950, atravs do surgimento das terapias familiares, especialmente as de abordagem sistmica que tm seus conceitos oriundos principalmente da teoria geral dos sistemas e da ciberntica. De modo geral, o enfoque das terapias familiares recai sobre as mudanas nos padres relacionais e de comunicao dentro do sistema familiar. Esses conceitos foram incorporados ao trabalho dos profissionais brasileiros, mas a partir do movimento da Reforma Psiquitrica que se passa a dar maior ateno relao da famlia com o portador de sofrimento psquico. A Reforma Psiquitrica no Brasil foi bastante influenciada pelo modelo da psiquiatria democrtica italiana de Franco Basaglia que preconizava o fim dos manicmios e a sua substituio por novos servios de sade mental que no reproduzissem a antiga ideologia psiquitrica de controle e segregao (MELMAN, 2008, p. 58). Com as diversas mudanas de paradigmas na sade mental, muda tambm a relao da famlia com o portador de transtorno mental, pois com a desinstitucionalizao desses portadores de transtorno mental, a famlia comea a ser considerada no cuidado. Mais do que nunca, a famlia passa a ser objeto de estudo, surgindo diferentes vises sobre ela, conforme sua relao com o portador de transtorno mental. Dentre essas vises destacam-se: a famlia vista como mais um recurso, como uma estratgia de interveno (SANTANA; FONTOURA, 1996 apud ROSA, 2003); a famlia como um lugar de possvel convivncia do portador de transtorno mental, mas no o nico e nem obrigatrio (MIRANDA, 1999 apud ROSA, 2003); a famlia como sofredora, necessitando de assistncia e suporte social (MOTTA, 1997 apud ROSA, 2003); a famlia como um sujeito de ao poltica e coletiva, costrutor de cidadania e avaliador dos servios de sade

Barbari, Santa Cruz do Sul, n. 34, jan/jul. 2011

151 (SANTANA; FONTOURA, 1996; PEREIRA, 1997 apud ROSA, 2003) e a famlia como provedora de cuidado, mas sempre com o auxlio dos servios de sade nos momentos de crise e no continuamente (VASCONCELOS, 1992 apud ROSA, 2003). A relao e a implicao da famlia no provimento de cuidados com o portador de sofrimento psquico passou por diferentes etapas, variando de acordo com a realidade sociocultural e econmica no decorrer do tempo e do espao. Para ilustrar como isso vem ocorrendo atualmente, usado o exemplo do Grupo de Familiares que acontece no CAPS I de uma pequena cidade do interior do estado.

O grupo de familiares e o cuidado com o portador de sofrimento psquico O Grupo de Familiares do CAPS composto, principalmente, por mes ou irms de usurios portadores de sofrimento psquico. Esse grupo tem por objetivo oferecer um suporte aos familiares, tanto no sentido de ser um espao para tirar dvidas sobre o tratamento e o manejo com o usurio, como um momento para que o familiar cuidador possa desabafar, falar das suas angstias e do seu cansao, mas tambm falar de si mesmo enquanto pessoa, no somente enquanto cuidador. Para Pontes (2009), nos grupos de familiares ou nos atendimentos de famlia, comum que as discusses girem em torno dos sintomas, e importante que o profissional que coordena o grupo fique atento s possibilidades e ao conjunto de recursos que a famlia apresenta e como cada um se apropria deles ou como fica paralizado diante do momento vivido. Esse um grupo aberto, ou seja, no existe um nmero definido de participantes e nem um controle de frequncia. Embora o nmero de presentes varie a cada encontro, pode-se dizer que participam, com certa assiduidade, familiares de 12 usurios. Os encontros acontecem semanalmente, nas quartas-feiras pela manh, sendo coordenados por uma psicloga e pela autora deste trabalho, estagiria de psicologia. Chama ateno neste grupo que alguns participantes so familiares de usurios que no esto vinculados a nenhuma atividade cotidiana no CAPS, somente s consultas mdicas e aplicao de medicao, sendo usurios que tm dificuldade de aderir s outras propostas de tratamento. Dessa forma, pode-se dizer que o vnculo mais significativo que se tem com esses usurios atravs dos familiares que comparecem ao grupo. Assim, fica clara a importncia de envolver a famlia no tratamento.
Barbari, Santa Cruz do Sul, n. 34, jan/jul. 2011

152 Outra caracterstica marcante no grupo o fato de a maioria dos cuidadores serem mulheres. Esse fato comumente encontrado na literatura sobre o cuidado de portadores de sofrimento psquico no ambiente domstico. Conforme Rosa, h uma feminizao do encargo de assistir ao portador de transtorno mental (ROSA, 2003, p. 240), deixando claro que o provimento de cuidado para familiares uma questo de gnero historicamente produzida e mantida pela sociedade que v na mulher uma cuidadora por excelncia, tanto para familiares adoecidos ou no. Se de um lado temos a mulher/me cuidadora, de outro temos o filho portador de transtorno mental. Para Rosa (2003), o impacto que a doena mental provoca na famlia est diretamente relacionado posio que o portador de sofrimento psquico ocupa na estrutura familiar. Quando o filho o portador de transtorno mental, a famlia afetada em uma dimenso diferente e bem menor do que quando o pai ou a me adoecem. Isso ocorre pela suposta relao de dependncia que o filho tem com os pais, podendo at exercer uma funo positiva de unir o casal, ou, ao contrrio, e agravar as tenses entre o casal (ROSA, 2003).

O adoecimento mental de um filho abala, frequentemente de forma intensa, a auto estima dos pais. O filho doente parece representar, para muitos genitores, uma denncia das falhas do sistema familiar, que no conduziu com sucesso sua misso de formar os filhos (MELMAN, 2008, p. 32).

No caso deste Grupo de Familiares, a maioria das mulheres que o frequentam so mes e j esto aposentadas, ou sempre foram donas de casa, havendo somente o caso de uma me, uma irm e um irmo que trabalham fora de casa e conseguem flexibilizar seu horrio de trabalho para participar do grupo. Mas essa realidade nem sempre a mais comum. Muitas vezes, surge a necessidade de um familiar, especialmente a me, ter que abandonar o seu trabalho externo para se dedicar ao familiar que adoeceu. Em uma pesquisa realizada no Municpio de Santa Cruz do Sul-RS, Petry (2005) constatou, atravs do depoimento de algumas mes, que havia uma inconformidade frente necessidade de deixar o trabalho para cuidar do familiar portador de sofrimento psquico. A questo do trabalho tambm abordada pelos familiares do grupo em relao impossibilidade ou dificuldade do portador de sofrimento psquico em ter um emprego, havendo somente dois usurios exercendo atividade remunerada. Essa uma realidade

Barbari, Santa Cruz do Sul, n. 34, jan/jul. 2011

153 encontrada com bastante freqncia, sendo poucas as pessoas acometidas por algum transtorno mental grave (em especial a esquizofrenia, que a realidade vivida pela maioria dos familiares do grupo) que esto empregados. Isso parece se tornar ainda mais delicado quando o sujeito adoeceu j na idade adulta, pois, dessa forma, a famlia j estava acostumada em ter aquele indivduo como algum produtivo e que ajudava com as despesas e as tarefas domsticas e, de repente, se v obrigada a arcar com o seu sustento. Para Rosa (2003), a ociosidade constante do portador de transtorno mental compromete sua autonomia e a liberdade do cuidador. Diferentemente do que aparece no Grupo de Familiares, em que o fato de no trabalhar visto como uma perda, um lamento, nos achados de Petry (2005) surpreende o fato de no ter sido detectada a obrigatoriedade de trabalhar ao indivduo portador de sofrimento psquico. Aceita-se que doente, intil e incapaz, comportamento justificado pela imagem de inutilidade que o senso comum confere ao doente mental (PETRY, 2005, p. 79). extremamente presente na fala dos familiares no grupo a infantilizao do portador de sofrimento psquico. Essa infantilizao, alm de dificultar a autonomia do paciente, o tira do lugar de um sujeito que tem sua histria, sua individualidade, suas vontades e desejos. Rosa (2003) aponta que a infantilizao tambm pode trazer alguns ganhos secundrios para os portadores de transtorno mental, pois ele deslocado de suas atividades e responsabilidades habituais (ROSA, 2003, p. 254). Por outro lado, a mesma autora coloca que a famlia tambm pode ter seus ganhos secundrios, pois pode fazer do portador de transtorno mental o bode expiatrio para todos os problemas da famlia. Quando o portador de sofrimento psquico recebe algum tipo de benefcio, a famlia fica um pouco mais aliviada pelo lado financeiro; porm, podem surgir problemas em torno da administrao do dinheiro. No caso do grupo de familiares, as queixas mais frequentes so sobre o uso que est sendo feito do dinheiro, pois j aconteceu e ainda acontece de alguns usurios darem uma parte significativa do seu dinheiro s igrejas ou a pessoas de m-f. Tambm h um grande medo de que eles possam estar comprando bebidas alcolicas ou drogas. O tema da religio recorrente no grupo. Diversos usurios passaram a frequentar igrejas de orientao religiosa diferente e divergente da dos seus familiares, e isso aparece como uma grande preocupao no grupo. Para Velho (1999) citado por Silva e Moreno (2004), comum, em situaes de crise, as pessoas procurarem outras prticas religiosas. Essa temtica j foi muito discutida no grupo, tendo quase todos os familiares relatado alguma experincia negativa da

Barbari, Santa Cruz do Sul, n. 34, jan/jul. 2011

154 influncia religiosa sobre os usurios. A questo religiosa bastante delicada de ser abordada exigindo um esforo contnuo dos trabalhadores de sade em no fazer um julgamento preconceituoso, como se houvessem religies certas e outras erradas. Porm, trabalho do profissional de sade intervir quando h algum dano ao tratamento. Procuramos trabalhar no grupo que a religio pode ser um importante apoio social, uma ajuda para o enfrentamento das adversidades, da dor e do sofrimento, mas no a nica soluo para problema do sofrimento psquico (SILVA; MORENO, 2004). Uma queixa que os familiares costumam levar para o grupo em relao agressividade que muitas vezes se faz presente com a doena mental. Conforme Rosa (2003), a agressividade um dos aspectos mais destacados pelos familiares como tpicos da loucura. Quase todas as pessoas do grupo j relataram algum episdio de agressividade, principalmente em situaes de surto, quando a relao da famlia com o enfermo psictico tende ento a ser mais dramtica, pois os sintomas so mais intensos e ameaadores segurana do grupo (ROSA, 2003, p. 262). Essa uma situao que deixa os familiares bastante apreensivos, mas importante destacar que as agresses foram mais comuns no incio do desenvolvimento da doena, quando a famlia ainda no sabia ao certo o que estava acontecendo e o tratamento no estava adequado. O medo de sofrer uma agresso ou, mais comumente, a necessidade de estar sempre vigilante para que o portador de sofrimento psquico no coloque sua vida em risco e faa o tratamento medicamentoso corretamente, entre outros cuidados necessrios, acaba gerando uma sobrecarga na famlia. Todo o ncleo familiar precisa se reorganizar para conviver com a doena. Frequentemente ouvimos no grupo relatos dos familiares que tiveram que alterar drasticamente sua rotina para cuidar daquele que adoeceu. Para algumas famlias esse momento mais dramtico, pois alguns portadores de sofrimento psquico se negam a ser cuidados e a assumir o tratamento. Assim, o cuidador precisa dispor de mais tempo para o seu familiar e acaba comprometendo as demais atividades do seu cotidiano. Estudos acerca de sobrecarga familiar apontaram para a importncia de os profissionais levarem isso em considerao: a existncia de um ente portador de transtorno mental representa para a famlia (PEREIRA, 2002). Segundo Melman (2008), nos ltimos anos, o conceito de sobrecarga familiar foi desenvolvido para definir os encargos econmicos, fsicos e emocionais a que os familiares esto submetidos e o quanto a convivncia com um paciente representa em peso material, subjetivo, organizativo e social.

Barbari, Santa Cruz do Sul, n. 34, jan/jul. 2011

155 bastante comum a equipe do CAPS chamar os familiares para uma conversa sobre o paciente. Infelizmente, algumas vezes, os familiares no comparecem e a responsabilidade pelo cuidado continua sobrecarregando somente um ou dois familiares mais prximos:

O conhecimento desse quadro de sobrecarga por parte dos profissionais de sade sugere que as intervenes teraputicas levem em considerao essa realidade. Ajudar os familiares na interao e na gesto da vida cotidiana dos pacientes alivia o peso dos encargos, facilita o processo de estabelecimento de uma cooperao, diminui os fatores estressantes ativadores de situaes de crise, estimula a criao de possibilidades participativas, melhorando a qualidade de vida de todas as pessoas envolvidas (MELMAN, 2008, p. 80).

Alguns dos familiares que participam do grupo j esto em uma idade um pouco avanada, o que tem sido motivo de preocupao, pois chega a hora de pensar em quem ir assumir o cuidado. Mello (1997) em seus estudos de sobrecarga familiar aponta que a presena do familiar doente obriga os cuidadores a refazerem os seus planos de vida e a redefinir integralmente os seus objetivos. medida que a idade avana, as preocupaes com o destino do paciente tornam-se inevitveis. Com o passar dos anos e com a conscientizao da proximidade da morte, os pais acabam aprisionados por uma grande angstia que fruto das incertezas que cercam o futuro do filho. Chama bastante ateno neste grupo a quantidade de familiares que faz uso de medicamentos psiquitricos, em especial, antidepressivos e benzodiazepnicos. Para Rosa (2003), o cuidador tambm segue a tendncia de medicalizar e individualizar o sofrimento. Como nos ltimos anos o uso de medicamentos dessa linha tem aumentado significativamente, fica difcil estabelecer uma relao direta entre a sobrecarga causada pelo cuidado com o portador de sofrimento psquico e uso de medicao psiquitrica por parte dos seus familiares, mas importante fazer o registro pela frequncia com que isso aparece no grupo, confirmado pela fala de alguns familiares. Para amenizar a sobrecarga familiar e alcanar o cuidado em sade mental como preconizado pela Reforma Psiquitrica, necessrio que se construa uma rede de cuidados, no deixando o indivduo somente como responsabilidade da famlia ou dos servios de sade, mas integrando todas as estratgias possveis para atend-lo de forma integral e humanizada. Para Pereira (2002), a interao das pessoas na sociedade, a criao de laos de amizade, culturais,

Barbari, Santa Cruz do Sul, n. 34, jan/jul. 2011

156 de comunidade, de trabalho ou de estudo, que se constituem como importantes bases de apoio ao indivduo e famlia em momentos de crise. Sluski (1997), citado por Melman (2008), usa o termo Rede Social de Sustentao para definir a soma de todas as relaes que um indivduo percebe como importantes ou diferenciadas da massa annima da sociedade. A rede social coloca o indivduo e sua famlia em um determinado territrio social e favorece que os servios de sade mental ampliem seu territrio de interveno. O que se ouve com bastante frequncia a sensao de solido por parte dos familiares em relao ao provimento de cuidado com o seu ente que adoeceu. Alguns relatam que no podem contar com a sua famlia ampliada ou com vizinhos, sendo o CAPS o nico suporte fora da famlia nuclear. Por outro lado, tambm existem relatos de que as relaes sociais que o portador de sofrimento psquico estabelece com as pessoas da comunidade em que vive se constitui como um grande aliado para o seu cuidado, pois essas pessoas, de certa forma, o protegem e procuram os familiares no caso de perceberem alguma situao de risco. Segundo Petry (2005), desde a desinstitucionalizao dos doentes mentais crnicos tem-se percebido a necessidade de que haja uma rede de servios que possa dar suporte ao indivduo e sua famlia para amenizar as dificuldades encontradas no dia a dia, devendo a interveno no ambiente familiar fazer parte da rotina dos servios de sade mental. No CAPS em estudo algumas iniciativas so tomadas para aproximar a famlia do servio e vice-versa, como as visitas domiciliares, e para inserir os usurios em seu meio social, como a participao em eventos do municpio, na organizao de passeios e em confraternizaes dentro e fora do servio. Falar de rede de ateno no SUS ainda bastante complicado. A equipe do CAPS tem procurado, atravs de um trabalho de matriciamento com algumas Estratgias de Sade da Famlia (ESFs), realizar o cuidado em sade mental mais prximo do territrio em que o usurio reside, para que o sujeito possa receber ateno sem sair da sua comunidade, facilitando tambm a aproximao e o comprometimento da famlia e da equipe da ESF no seu tratamento. Este trabalho vem encontrando algumas dificuldades, principalmente quando h a necessidade de se mobilizar a rede intersetorial do municpio. Mas, como lembra Melman, quando pensamos em rede, no devemos esquecer que os vnculos interpessoais que se estabelecem no cotidiano dos servios de sade tambm passam a fazer parte dessa trama (2008, p. 87). As relaes que se estabelecem dentro do CAPS, tanto

Barbari, Santa Cruz do Sul, n. 34, jan/jul. 2011

157 entre usurios como entre os familiares, representam uma grande possibilidade de suporte afetivo para todas as pessoas envolvidas. No grupo, procuramos sempre apontar a importncia das relaes afetivas na qualidade de vida dos indivduos. A proposta de reinsero social do doente mental e a sua aproximao com a famlia no uma tarefa fcil. Ao mesmo tempo em que as famlias anseiam por ter todos os seus membros prximos, elas tambm refletem o medo e o preconceito existente em nossa sociedade, o que, muitas vezes, pode deix-las resistentes a acolher o ente que adoeceu:

A construo de um tratamento pautado tambm pela conquista da cidadania e a confirmao de um outro modo de cuidar no poderia calar a necessidade de um espao de escuta, para que nele pudesse aparecer o sofrimento muitas vezes inerente convivncia com algum que representa na famlia algo estranho (SOUZA; BAGNOLA, 2007, p. 268).

Dessa forma, um grupo de familiares pode funcionar como um espao de acolhimento das experincias de vida dos seus participantes. O estmulo s trocas de experincias tem se revelado uma importante ferramenta para ampliar a capacidade de lidar com os problemas, assim como tem permitido que um familiar possa se abrir para o discurso do seu companheiro (MELMAN, 2008). Percebe-se neste Grupo de Familiares que os seus participantes o reconhecem enquanto um espao teraputico, de ajuda nos momento difceis, de troca de experincias e de fortalecimento, enfim, um espao que cuida daqueles que cuidam.

Consideraes finais A reforma psiquitrica, a temtica do cuidado e as questes familiares nos colocam inmeros desafios. Se o cuidado em sade mental a partir da reforma psiquitrica partilhado entre famlia e servios de sade, as teorias sobre a relao adoecimento psquico e modos de funcionamento familiar precisam ser revisitados. A clssica viso sobre a famlia enfatizando a sua responsabilizao sobre o adoecimento dos seus membros no oferece aos servios possibilidade de aliana para o cuidado e no desperta o desejo de realizar intervenes no modo de funcionamento familiar por estabelecer uma aliana com o usurio e uma coaliso com o restante dos membros. Assim, servios pouco familiarizados com os parmetros da reforma, assumem que j cuidam do usurio e que no tm possibilidade de cuidar tambm das famlias,

Barbari, Santa Cruz do Sul, n. 34, jan/jul. 2011

158 referindo o grande nmero de pessoas que esto nos servios, a dificuldade de envolver os familiares em grupos, a sobrecarga do trabalho, entre outros. O grande desafio nos parece ser a compreenso da indissociabilidade entre indivduo e famlia, estando a compreendidos aspectos de adoecimento e de cuidado. O trabalho com as famlias requer o estabelecimento de relaes de cuidado com o cuidador e no apenas a relao com o familiar no papel de familiar, isto , uma relao que se volta para ouvir como esta pessoa se sente e como est sendo para ela cuidar e conviver numa famlia, onde h a presena de muito sofrimento psquico, e no apenas trabalhar questes de como esta pessoa pode ajudar o seu familiar, o que deve fazer ou no fazer para que ele melhore. Se nos aproximamos apenas dos estudos que estabelecem nexos entre o adoecimento e os modos de viver em famlia, podemos, talvez, com alguma facilidade, adotar medidas de afastamento do usurio da sua famlia, medidas to naturalizadas no perodo dominado pelo pensamento manicomial. Se a reforma preconiza o no-afastamento do usurio do seu meio, ento precisamos ter aproximao tambm com os estudos que apontam para as muitas possibilidades de convvio e de cuidado, mesmo quando h a presena de doena mental na famlia. Assim, outra questo coloca-se: de quem o cuidado? Do servio ou da famlia? O servio cuida do usurio e da famlia? O cuidado partilhado entre o servio e a famlia? Feuerwerker e Merhy (2008) dizem que os modos de cuidar da famlia e do servio respondem a lgicas diferentes de cuidado e que, portanto, entre essas duas instncias se estabelece uma competio pelo cuidado. Uma das expresses da competio a desqualificao ou o no reconhecimento do cuidado realizado pelo outro. Acreditamos que o tema do cuidado em sade mental nos servios substitutivos ao modelo manicomial, portanto, os servios que se pautam pela reforma psiquitrica, ainda emergente, especialmente no que se refere ao segmento famlia. Nesse sentido, escrevemos este artigo uma tentativa de socializar o tema do cuidado e do trabalho com famlias nos novos servios de sade mental.

Barbari, Santa Cruz do Sul, n. 34, jan/jul. 2011

159

THE FAMILY AND CARE IN MENTAL HEALTH

Abstract This paper discusses the care of the patient with psychological distress within the family environment. There will be a brief theoretical review of the psychiatric amendment and the role of the family as caregiver, being addressed issues such as overload and difficulties encountered by families, support networks and support to relatives, the impact of mental illness in the family, among others. The text has as the "background" the experience of the Group of Relatives, which exists in the Center of Phychosocial Attention (CAPS I) in a small town in the state of Rio Grande do Sul. Keywords: Care. Family. Mental Health. Referncias BELTRAME, Greyce Rocha; BOTTOLI, Cristiane. Retratos do envolvimento paterno na atualidade. Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 32, p.205-226, jan./jul., 2010. Disponvel em: <http://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/viewFile/1380/1091> Acesso em: 10 jun. 2010. BRASIL. Ministrio da Sade. Sade Mental no SUS: os centros de ateno psicossocial. Braslia: Ministrio da Sade, 2004. FEUERWERKER, Laura; MERHY, Emerson Elias. A contribuio da ateno domiciliar para a configurao de redes substitutivas de sade: desinstitucionalizao e transformao de prticas. Revista Panamericana de Salud Publica, v. 3, n. 24, p.180188, 2008 FOUCAULT, Michel. Histria da loucura na idade clssica. 6. ed. So Paulo: Perspectiva, 1999. MELLO, Jos Hlio. Esquizofrenia e sobrecarga do cuidador. Introduo de tese de doutorado. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1997. Disponvel em: <http://www.hospitaldepsiquiatria.com.br/menu_03/artigos/art_006.htm > Acesso em: 10 de mar.de 2010. MELMAN, Jonas. Famlia e Doena Mental: repensando a relao entre profissionais de sade e familiares. 3. ed. So Paulo: Escrituras, 2008. PEREIRA, Ivana Carla Garcia. Do ajustamento inveno da cidadania: servio social, sade mental e interveno na famlia no Brasil. In: VASCONCELOS, Eduardo Mouro (Org.). Sade mental e servio social: o desafio da subjetividade e da interdisciplinaridade. 2. ed. So Paulo: Cortez, p. 217-262, 2002. PETRY, Analdia Rodolpho. Esquizofrenia e Representao Social: estudo de casos em Santa Cruz do Sul. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2005. PONTES, Marcos Naime. Famlias e psicoses. In: OSRIO, Luiz Carlos; VALLE, Maria Elizabeth do. Manual de terapia familiar. Porto Alegre: Artmed, p. 343-349, 2009.

Barbari, Santa Cruz do Sul, n. 34, jan/jul. 2011

160 ROSA, Lcia. Transtorno Mental e o cuidado na famlia. So Paulo: Cortez, 2003. SILVA, Lcia; MORENO, Vnia. A Religio e a Experincia do Sofrimento Psquico: Escutando a Famlia. Cincia, Cuidado e Sade, Maring, v. 3, n. 2, p. 161-168, mai./ago. 2004. SOUZA, Sueli Franscisco Moreira; BAGNOLA, Emelice Pereira Prado. O sujeito na sua famlia. In: MERHY, Emerson Elias; AMARAL Heloisa (Org.). A reforma psiquitrica no cotidiano II. So Paulo: Hucitec, p. 267-275, 2007. VASCONCELOS, Eduardo Mouro (Org.). Sade mental e servio social: o desafio da subjetividade e da interdisciplinaridade. 2. ed So Paulo: Cortez, 2002.

Recebido em:10/07/2010 Aceito em:12/07/2011 Sobre os autores: Gisele Santin, Psicloga, foi estagiria do Curso de Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul- UNISC em 2009/2010, atualmente mestranda em Educao na mesma universidade, e bolsista CAPES. Email: gissantin@yahoo.com.br. Teresinha Eduardes Klafke, Psicloga, Mestre em Psicologia Clinica. Orientadora de Estgio do Curso de Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. E-mail: tklafke@unisc.br

Barbari, Santa Cruz do Sul, n. 34, jan/jul. 2011

Anda mungkin juga menyukai