Anda di halaman 1dari 8

ETEC Carlos de Campos

rica Moutinho n13 Jssica Mayara n 20 Julia Brando n23 Stephanie Arcos n39 3 ano D

Autores contemporneos: Alice Ruiz

So Paulo 2011

Sumrio Biografia de Alice Ruiz Anlise das Obras Glossrio Referncias 01 03 04 05

Alice Ruiz Alice Ruiz nasceu em Curitiba - PR, em 1946. poeta, escritora e compositora contempornea. O contato com a literatura aconteceu logo cedo: aos nove anos Alice j escrevia contos e, aos dezesseis, versos. Dez anos depois publicou alguns poemas em jornais e revistas culturais e, aos 34, publicou seu primeiro livro. Conheceu o poeta Paulo Leminski, com quem se casou, em 1968. Foi Leminski que mostrou que Alice escrevia haikais, abrindo-lhe espao para pesquisar sobre a forma potica japonesa, que a autora estudou e, inclusive, traduziu livros de autores japoneses. Do casamento tambm surgiu outra parceria. Alice e Leminski integraram o grupo musical A chave. Foi nesse perodo que Alice escreveu sua primeira letra de msica, em parceria com o marido. Hoje em dia, Alice tem mais de 50 msicas gravadas por parceiros e intrpretes, tendo lanado seu primeiro CD, Paralelas, em 2005. Alm disso, a autora j publicou 15 livros, entre poesia, tradues e at histria infantil. Com Leminski, Alice teve trs filhos: Miguel ngelo Leminski, urea Alice Leminski e Estrela Ruiz Leminski. Estrela segue os passos dos pais e j publicou um livro, Cupido: Cuspido e Escarrado. Os escritos de Alice lhe renderam vrios prmios, como o Jabuti de Poesia, de 1989, pelo livro Vice Versos. Bibliografia

Navalhanaliga (1980) Paixo Xama Paixo (1983) Pelos Plos (1984) Hai-tropikai (1985) Rimagens (1985) Nuvem Feliz (1986) Vice Versos (1988) Desorientais (1996) Haikais (1998) Poesia Pra Tocar no Rdio (1999) Yuuka (2004)

Tradues

Dez Haiku (1981) Cu de Outro Lugar (1985) Sendas da Seduo (1987) Issa (1988)

Alice Ruiz e o Haikai Ela criou um livro apenas com haikais, o Desorientais. um dirio potico, uma espcie de haibun (texto curto em prosa, seguido por um ou mais haikai). Nenhuma inveno, nada artificial, nada arranjado, nada forado, nada limado, nada "transpirado". Cada verso expresso sincera e nica de momentos em que ela se deixou entregar com a alma em estado de "grata aceitao". Ainda envolvida com haikai, integrou o jri de oito encontros nacionais de Haikai, em So Paulo.

Anlise das Obras

Modelo de Haikai "roubaram a casa as moscas ficaram s moscas"

Alice Ruiz sempre fez e faz haikais baseando-se em situaes simples, do dia-a-dia. Neste, ela faz uso de metfora para falar de sua casa que havia acabado de ser roubada, mostrando o tamanho do vazio em que nela ficou.

Poema Socorro
Socorro, no estou sentindo nada Nem medo, nem calor, nem fogo No vai dar mais pra chorar Nem pra rir

Socorro, alguma alma, mesmo que penada Me empreste suas penas J no sinto amor, nem dor J no sinto nada

Socorro, algum me d um corao Que esse j no bate nem apanha Por favor, uma emoo pequena Qualquer coisa que se sinta Tem tantos sentimentos, deve ter algum que sirva

Socorro, alguma rua que me d sentido Em qualquer cruzamento Acostamento, Encruzilhada Socorro, eu j no sinto nada

Esse poema foi escrito em 1998, por Alice Ruiz em parceria com Arnaldo Antunes. Aqui vale destacar que o estilo de composio de Antunes concreta, e ele utilizase de clareza cotidiana para suas mensagens, ou seja, todas as palavras so facilmente compreensveis. O poema Socorro foi composto em 18 versos, divididos em 4 estrofes, e foi escrito em 1 pessoa do singular. O texto todo trata da busca por um escape. O eu-lirico procura um escape, h uma necessidade de volta ao exterior. H um anseio em se buscar uma resoluo para seus problemas, uma vontade do eu em estar fora de perigo. Ou seja, o conflito interior do eu consigo mesmo, e o anseio por uma sada o tema desse poema.

Glossrio
Haikai: O Haikai uma pequena poesia com mtrica e molde orientais, surgida no sculo XVI, muito difundida no Japo e vem se espalhando por todo o mundo durante este sculo. Seu modelo poesia de trs linhas e 17 slabas normalmente distribudas na forma 5, 7 e 5 slabas respectivamente em cada linha. .

Referncias

http://musicapoesiabrasileira.blogspot.com/2007/09/msica-e-poesia-de-alice-ruiz.html, acessado em 26/11/2011 http://www.aliceruiz.mpbnet.com.br/, acessado em 26/11/2011 http://pt.wikipedia.org/wiki/Alice_Ruiz, acessado em 27/11/2011

Anda mungkin juga menyukai